Vicenza e uma lingua bastante estranha…

Ciao a tutti

A primeira pergunta que me fiz quando cheguei em Vicenza foi: serà que eu ainda estou na Itàlia???

Demorei para encontrar uma alma que falasse italiano por aqui. A cidade e linda, tem um parque enorme no meio da cidade, eu caminhando com os pulmoes cheios de ar puro quando começo a escutar em todas as partes:

Dà, dà, dà

Eu pensando: eita, serà que estou ouvindo coisas??? E quando mais eu andava, mais “dà” eu escutava.

Fui cumprimentar um grupo de senhoras que faziam um alegre piquenique no parque:

Eu: Buonasera!
Resposta: Dá!

Sai meio sem entender nada e outro senhor cruzou meu caminho:

Eu: Ciao signore!
Resposta: Dá!

E naõ é o nosso conhecido dãaãããã

É dááááá – com acento agúdo!

Por isso quem quiser conhecer a regiao de Vicenza, vai ter que aprender a dáááá

  • Diego Viguini

    Ciao Fabio ! Afinal você descobriu o significado completo desse dá! ? Será somente uma resposta ao cumprimento? Deve ser dialeto local…

  • Fernanda Pieretti

    Oi Fábio! Grande blog, acompanho tem um bom tempo, parabéns! Mas somente agora decidi realmente ir atrás das minhas origens! Descobri que meu trisavô veio de Vicenza, segui os passos do seu blog para enviar o e-mail ao Comune, mas passou mais de um mês e não obtive resposta. Pela sua experiência, acha que o comune ainda pode me responder, ou devo contratar uma empresa?

  • Nádia

    Olá, estou dando andamento para fazer a cidadania mas ainda estou com a parte do Brasil. Já tirei todas as duvidas, a única coisa que ainda tenho duvida e: eu moro em Londres mas estou ilegal, quero saber o que eu preciso fazer antes de ir pra Itália qdo tiver tudo pronto no Brasil? Estou com medo de não entrar na Itália por causa da minha situação aqui em Londres. Obrigada

    • Ola Nadia

      O fato de voce estar irregular na Inglaterra nao necessariamente te impede de vir a Italia, voce pode ter algum tipo de problema ao sair dai, pois sao inumeros os casos de pessoas deportadas na saida, ou seja, seria interessante, por exemplo voce fazer um novo passaporte brasileiro no consulado, ok?

      Abracos

      • Nádia

        Fabio muito Obrigada pela dica!