Ida ao consulado em SP – 3ª parte (da novela)

Olá amigos

Ufa, já estou em casa após a ida no Consolato em Sao Paolo. Na verdade já faz um tempinho que eu cheguei e resolvi postar só agora pra dar mais emoção…. rsrsrs. Bom vamos aos fatos:

Como sempre a fila já estava formada:

Cheguei às 09:00 da madrugada e encontrei a Ana Luísa já na fila.

Até que hoje a entrada foi rápida. Ao entrarmos o carabinieri pergunta o que iremos fazer: respondemos que queremos legalizar os documentos para cidadania e ele pergunta se é pra estudo ou trabalho. Ou respondo que é pra attesa e é muito engraçado a cara que ele faz.. rsrsrs

Entramos e eu me surpreendi de novo: meu número era 136 e já estava no 133. Será que estava sonhando?? Será que eu perdi a hora, não acordei ainda e estou babando na minha cama??

Tlin tlon. 136. Eu conferi novamente meu papelzinho, olhei pro mostrador e rumei ao sportello.

Fui atentido pela Raffaela que foi logo perguntando o que poderia fazer por mim. Disse que iria pra Itália no início do mês que vem e precisava dos meus documentos legalizados.

Ela repetiu a pergunta do carabinieri: – Vai a estudo ou a trabalho?

– Nenhum dos dois. Sou cidadão italiano nascido no Brasil (adoro falar isso) e estou indo para dar entrada direto no permesso de soggiorno di attesa em cittadinanza.

Ela disse que isso não era possível pois no momento estavam esperando a comunicação do Ministero e a conversão do decreto-lei.

Daí eu não resisti:

– Mas vocês ainda não receberam a comunicação da embaixada?

O Ministro Benedetti enviou as instruções para o embaixador Valensise na quarta-feira, dia 09 antes de viajar para Minsk e a embaixada ainda não informou vocês??

Com quem posso falar a respeito??

Então a mocinha chamou o então Cônsul Adjunto, sr Massimo Sassi que me recebeu.

Bom, antes de mais nada é imperativo dizer que o sr. Sassi foi extremamente gentil e me recebeu super bem.

Eu repeti a ele que estou indo pra Itália em junho e que eu preciso dos documentos legalizados. Ele me explicou que ainda não recebeu nenhuma confirmação da embaixada e que teríamos que aguardar.

Eu repeti o que eu disse pra mocinha do sportello e disse que já estava ciente da publicação da conversão do decreto-lei, que foram suprimidos os artigos que delineavam a eliminação do permesso de breve durata, que já estava sabendo do resultado da reunião do CGIE, etc, etc.

Daí confesso a vocês que foi engraçado a reação dele.

Mesmo sendo uma pessoa totalmente preparada, percebi que ele não esperava que alguém entraria naquele consulado com a quantidade de informação que eu tinha.

Bom, o rumo da prosa mudou: ele disse que as informações entre a embaixada e os consulados não são imediatas, que há a necessidade de um tempo, mas que no máximo em uma semana as coisas voltariam ao normal.

Nisso a Ana Luísa perguntou como ela poderia saber, pois tinha viajado muitas léguas e não dava pra ir ao consulado regularmente.

Ele prontamente anotou o telefone direto dele e entregou a ela, dizendo que poderia ligar a qualquer momento e falar direto com ele.

Como eu não estava acreditando na resposta, perguntei novamente se em uma semana as coisas voltariam ao normal, pois eu já tinha residência confirmada na Itália e… nisso ele me interrompeu perguntando como eu já tinha a residência?

Eu disse que já tinha alugado um imóvel e tal.

Ele disse que residência não é apenas “alugar um imóvel”.

Tinha que… foi minha vez de interrompê-lo dizendo que eu sabia da inscrição anagráfica, e que assim que eu chegar lá eu terei a Carta d’Ospitalita.

Outro choque rs

Então ele me disse que não haveria problemas: caso eu tivesse qualquer permesso de soggiorno válido e a residência confirmada eu poderia legalizar também os documentos por lá, pois é o que diz a circolare 28…

Hein??????????????????????????

Caso eu fosse amanhã pra Itália e, tendo já fixada minha residência eles voltariam a legalizar?

Ele me corrigiu: – Não é que “voltaremos” a legalizar.

Na verdade nunca deixamos de legalizar. Somente algumas regras fora mudadas mas que em breve tudo voltará com antes.

– Simples assim?

– Simples assim.

Eu sorri e gastei meu laaaaaaaaaaaaaargo italiano:

– Grazie sr Sassi. Sei molto gentile.

– Presto! Arrivederci!

ATENÇÃO: As informações contidas neste artigo não são mais válidas, pois tudo isso aconteceu em um momento em que os consulados italianos no Brasil tinham cancelado as legalizações. Atualmente, todos nós devemos traduzir e legalizar os documentos no consulado italiano, antes da vinda à Italia.

  • Anonymous

    Ola Fabio!Eh Muito bom enfrentar os italianos com conhecimentos!Pois estou aqui perto de Milano e estou em guerra com eles!rsrsPor q conforme a lei mudou estou somente com o Codigo Fiscal e a carta de hospitalidade e estou esperando uma circular da lei nova chegar na comune para que ela possa revisar meus papeis e me dar o protocolo para eu puder mandar no correios!Tenho tambem o sobre um pouco diferenciado do Original, porem tem uma lei Italiana que diz que nao e preciso retificar desde que os papeis fazem ligacoes (Corrente sangue)Tenho em maos a lei mostrei para uma MULHER do MUNICIPIO que falou q nao pegaria meus papeis devido ao erro!Ela ficou surpreendido quando mostrei a lei!Ela somente se calou!Agora estou aqui esperando a CIRCULAR da nova lei que leva somente com diz eles UM PAR DE SEMANA"s!!!!!! Alisson Hoffmannalisson.hoffmann@gmail.com

  • ola!! fabio!! valeu mesmo pelas informações, quero ir amanha no consulado, pois esto indo para Italia final desse mes, e com isso fiquei na duvida, se u estabdo lá como turista, e esperando os documentos que estão no brasil para serem legalizados. A partir do momento que eles serão legalizados e pagos aqui, alguem pode mandar os documentos para mim, para Italia?E eu chegando lá, sem os documentos mas falo que estou esperando eles chegarem, eu posso dar entrada no Attesa?e por fim, Eu ja tenho onde ficar lá, que é na casa do meu tio, mas pelo que sei preciso da Carta dell ospitalitá, como faço para faze-la??Obrigada mesmo pela atenção!!!!!!Luciana

  • Anonymous

    oi fábio…valeu muito pela força ontem no consulado….já cheguei aki no fim do mundo….rsrs, mas se precisa de algo pode contar e se eu precisar vou recorrer tá….bjinhos….ana luísa

  • Anonymous

    Fábio, parabéns pela iniciativa!!!Só assim, pressionando e correndo atrás de nossos direitos é que eles são atendidos.Ontem liguei na Embaixada em Brasília e no Consulado de Belo Horizonte para obter informações sobre o retorno normal das legalizações…O cara (italiano) que me atendeu na Embaixada para variar foi muito sem educação e não tinha a menor vontade em ajudar… isso que falo italiano… mas enfim, era de se esperar. Ele perguntou de onde eu falava, disse que de Uberaba – MG, então ele me disse que era p/ eu ligar direto no Consulado de BH, e eu dizendo que a informação que queria era referente a ordem enviada pelo Ministério das Relações Exteriores dirigida àquela Embaixada, e não aos Consulados.Enfim, visto a ignorância do mesmo, liguei então p/ o Consulado em BH. A senhora que me atendeu não sabia me responder sobre a nova mudança, então ela me passou para a Consulesa que, de uma educação inigualável, disse que ainda não tinha nenhuma notícia sobre a nova ordem e o retorno das legalizações.Ou seja, o pessoal de Brasília está fazendo corpo mole!Não satisfeito, enviei dois e-mails ontem, um p/ Embaixada e outro para o Consulado de BH, com aquele teor que vc disponibilizou no blog, inclusive com o link referente à mudança… estou aguardando respostas.Precisamos continuar na pressão!Obrigado pela ajuda.Grande abraço, Bruno Rodrigues da Cunha.

  • Show, informação é poder…por isso entro aqui hehehUMa salva de palmas pro Fabio que corre atras das informações…eeeeeeeee, ta nao da pra bater palma? Entao palmas virtuais…Plac plac plac plac eeeeeeeeeeeeeeeeAgora uma pergunta Fabio, Chegando na Italia tem como dar entrada direto no permesso di attesa? Se sim, mesmo sem ainda ter a residencia fixada? VAleuuuuuuuuuuuuuAbraço!!!!

  • JuParafraseando o Cid Moreira: Você é FANTÁSTICA…Bjss

  • AnnaDepende. Se for o permesso de turismo é melhor esquecer…Sempre recomendo dar entrada direto no attesa pois assim não corre-se o risco do mesmo chegar vencido, uma vez que o vencimento dele é de um ano podendo ser prorrogado.Baci

  • MariaÉ vèro. Temos que nos cercar da maior quantidade de informações possível para podermos argumentar…

  • Flávio, grazie!!!

  • Pois é TalãoVamos aguardar as cenas do próximo episódio. Ou eles voltam a legalizar ou o Infermiere vai levar um kilo de jiló pra cada funcionário rsrsrsrsrs

  • Dalvaboa pergunta: Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?? rsrsrs

  • Fala MarcelãoPois é, fiquei tão emocionado com a notícia que eu esqueci de perguntar ao Capo como seria o critério da fila novamente…

  • Anônimo oláDepende pra onde vc está indo. Posta aí que a gente dá um helpAbbracci

  • Grande Fábio!Vibrei com seu post. Fantástico.Se vc souber de algo sobre o tempo de espera do permesso na Itália agradeço.Os consulados voltarem a legalizar é um primeiro grande passo, mas ainda é grave o problema do permesso estar levando vários meses pra sair, para quem está na Itália…Baci,Anna

  • AH!Eu tinha certeza que ia se sair bem.É isso que todos devem entender:ter as informações na ponta da língua como você fez.Ir preparado como se fosse um vestibular,pois acham que somos "antas" nos procedimentos.Também tentaram me enrolar quando fui lá levar os documentos(isso em 2005).Vamos esperar e da próxima vez que for lá vai ser diferente com certeza.Agora já sabe com quem falar se tentarem enrolar tudo.Parabéns!

  • Graaaande Fábio!!!!Valeu mesmo, cara!! Vc foi ótimo!! Complimenti!!

  • Valeu "Saga"!Também fui atendido pela Raffaela, parece uma papagaia com aquelas baboseiras gravadas na garganta..kkkMas agora eu penso: será que sairam pela tangente? É o que parece! Duvidos que estas coisas não são comunicadas imediatamente.Em todo caso, vamos aguardar 1 ou 2 semanas.Não me canso de parabenizá-lo pelo excelente blog e iniciativa!Abbracci.

  • Dalva

    E agora, esperamos ou vamos???

  • Marcelo Yorke

    Fábio, eu já estava ligando pra produção do Cidade Alerta pra saber do seu paradeiro, ahahahahahahaha…bom, ao que me parece, boas notícias, né não??? Quer dizer então, que pelas palavras do Poderoso Chefão do Consulado, em muito breve as coisas voltarão ao normal? Legaliza aqui e vai pra Itália…?Muito bom saber disso. Mas, vc sabe se a fila vai começar do zero, ou quem estava na fila antes vai ter alguma preferência?

  • Anonymous

    oi fabioto indo dia 27.05 e agora?será q vou conseguir q visionem os doctods? estou na dúvida….

  • Nada como ser uma pessoa informada, hem Fabinho…Adorei o post!!!Bjos