Legalização de documentos – que troço é isso???

Selinhos, autenticação, confirmação, legalização… vários nomes para a mesma coisa. Mas o que é exatamente a tal legalização de documentos?

LEGALIZAR = TORNAR LEGAL

O consulado quando “legaliza” um documento, está atestando que a tradução e a certidão original emitida pelo cartório brasileiro é verdadeira e pode ser utilizada na Itália para fins de reconhecimento da cidadania italiana!!!

Então como o consulado faz isso? Ele junta a certidão brasileira com a respectiva tradução na língua italiana, cola um selo constando os valores consulares, carimba o documento “atestando” que a tradução está em conformidade com a certidão original e então o funcionário consular assina o documento.

Vejam as fotos de um documento legalizado:

Exemplo de legalização realizada pelo consulado geral da Italia em SP

Por que este procedimento é tão importante?

Porque esta é a forma que o governo italiano tem para controlar os documentos emitidos no exterior para utilização aqui na Itália, utilizando para isso a rede consular do país onde os documentos foram emitidos.

Eu posso ir a Italia sem os documentos legalizados?

Poder você até pode, porém vai perder tempo e dinheiro! Nenhum comune vai aceitar documentos emitidos no Brasil sem que tenham sidos legalizados por um Consolato Generale d’Italia in Brasile.

Quanto custa legalizar os documentos no consulado?

Depende do tipo de documento e também da variação real – euro. Entre no site do consulado italiano e procure por Tarifas Consulares – lá estarão descriminados os valores correspondentes, já em reais.

  • edu Villas

    Parece que muda agora em agosto/2016 este sistema de legalização ou não precisa mais legalizar. Esta correto ?

  • Telma Oliveira

    Queria compartilhar uma dica… li que “O ERERIO legaliza somente documentos emitidos no Estado do Rio de Janeiro.” ou seja, certidões emitidas no RJ, porém entrei em contato no nr. (21) 2263-7074 e fui informada que se eu fosse em algum cartório aqui do Rio e fizesse um Sinal Público, reconhecimento da assinatura, eles aceitam e legalizam. Foi o que aconteceu.. fui hoje lá e em menos de 10 min todas as minhas certidões de SP haviam sido legalizadas, carimbadas e assinadas pelo MRE (Ministérios das Relações Exteriores) 😀

    .

  • Dhaiana Gonçalves

    Fabio.. Primeiramente muito obrigada por nos disponibilizar tantas informações preciosas. Pretendo legalizar meus documentos no consulado de Recife, mas vi na internet que o consulado que representa meu estado é o de São Paulo. Sou obrigada a dar entrada em SP??

    • Olá Dhaiana, você só pode dar entrada no consulado onde você é residente, logo se vive em um estado cuja jurisdição é SP, será nele que deverá legalizar seus documentos sim

  • Olá Fernando

    Não sei se você está acompanhando, mas estou publicando um vídeo por dia em nosso canal de vídeos no Youtube, e há alguns dias falei exatamente sobre os óbitos, dá uma olhada: https://www.youtube.com/channel/UCPOT-Yj9x_ehxuA1gOyYxPQ

  • Fernando Gomes

    Boa tarde Fábio, Você poderia confirmar quais são os documentos que tenho que levar no dia da entrevista no Consulado Italiano em São Paulo para legalizar as certidões ? (Seria: Todas as certidões originais em Inteiro Teor legalizadas no ERESP, a tradução de todas as certidões (não precisa ser juramentada), a CNN (Certidão Negativa de Naturalização autenticada eletronicamente dentro da validade de 90 dias), Um comprovante de endereço em meu nome e um documento de identidade recente com foto. Está correto ou tem mais algum documento a ser apresentado ? Pretendo fazer o pedido de cidadania na Itália. Obrigado

    • Olá Fernando

      Isso mesmo, lembrando que todos os documentos brasileiros, incluindo a CNN devem passar pelo MRE, ok? Abraços

  • Ana Tempass

    Bom dia Fábio! Muito boa a sua pagina, esta me ajudando bastante no meu processo.

    Tenho uma duvida que parece boba, mas me veio à cabeça: a tradução precisa ser feito com tradutor juramentado? Se sim, ainda tenho que validar esse documentos com o consolado? Ou posso eu mesma traduzir e levar no consolado para validar?

    Obrigada!

    • Olá Ana tudo bem?

      Em qual consulado italiano você vai legalizar os documentos?

      • Ana Tempass

        Inicialmente, obrigada pela resposta! Pretendo fazer no de Sao Paulo.

        • Neste caso SP não exige que as traduções sejam juramentadas, você pode procurar um patronato para que eles a realizem, como por exemplo o patronato EPASA que fica lá o Edifício Italia. Abs

  • Rafael de Souza

    Olá Fabio tudo bem? Em minha certidão de nascimento escreveram errado o nome de minha avó. O correto é Zuleide Benedet Savi Mondo, assim está nos outros documentos e também em sua identidade. Mas em minha certidão de nascimento escreveram “Suleide”. Enfim, ela não é a pessoa que me passa o direito a cidadania, mas sim o marido dela, meu avô, Antonio Savi Mondo. É preciso retificar minha certidão de nascimento? Obrigado!!

    • Olá Rafael geralmente este tipo de erro é irrelevante, porém verifique sempre com o oficial do comune onde você pretende realizar a sua prática. Abs

  • Vicente

    Ola Fabio! Td bom?
    Em relacao a validade de 1 ano dos documentos, até que momento do processo será verificado/analisado esse 1 ano de validade? Além de todas validações também precisarei viajar a Italia dentro desse um ano? Ou somente até a parte da legalizacao de todos os documentos no consulado italiano no Brasil. Agradeco a atencao

    • Olá Vicente quem exige esta validade são os consulados italianos no Brasil, porém isso pode variar, por exemplo recentemente um leitor do RJ me disse que eles exigiram dele que os documentos não tenham mais do que 6 meses. Já outro leitor de SP disse que o consulado falou a ele que não existe limite e absurdamente outro leitor, também de SP disse que o consulado não aceitou os documentos dele porque tinham mais de 2 anos de emitidos – ou seja como sempre cada funcionário consular dá as informações que quer, quando quer e dependendo do seu humor em determinado dia. Abs

      • Vicente

        Muito obrigado pela resposta Fabio, caso houver algo a acrescentar postarei futuramente aqui para os leitores. Abracos

  • Simone Pedrini

    Estou no processo para fazer minha cidadania italiana na Itália e, seguindo as normas para a legalização dos documentos, enviei um email para o seguinte endereço eletrônico: info.Itbra@vfshelpline.com para agendar um horário no consulado de Porto Alegre. No entanto, hoje recebi uma resposta pedindo que eu entrasse no site da jurisdição de Porto Alegre para verificar as vagas em aberto, porém nao pude achá-las e, sendo assim, gostaria de saber como posso proceder. Como posso verificar essas vagas diariamente?

    Para maiores informações o email enviado pela Central de atendimento VFS está abaixo.

    Begin forwarded message:

    ——Please, Do not delete this line.——–

    Prezado Senhor,

    Obrigado por contatar a Central de atendimento da VFS da Rede consular Italiana no Brasil

    Gostarmar que no momento não existem vagas disponíveis para agendamento. Por favor, entrar no site de seu consulado de jurisdição para verificação de vagas em aberto..
    Estamos em faz de transição,gentileza verificar diariamente se já esta dispinivel o agendamento.

    Observação:
    Para apresentar o reconhecimento de cidadania na Itália é importante reconhecer regras junto ao Comune ou a Questura da cidade
    onde os documentos serão apresentados sobre Permesso di Soggiorno para cidadãos brasileiros, antes de embarcar.
    Sendo solicitação por procurador, deverá comparecer munido de uma procuração reconhecida em cartório.
    Estamos à disposição.

    Atenciosamente,

    Anderson Pardim

    Central de atendimento VFS da Rede consular italiana no Brasil.

  • Leonardo Scodeler

    Ola Fabio tudo bom? Parabéns pela dedicaçao nesse seu trabalho!!! Acompanho todos os seus posts desde outubro do ano passado( mês que iniciei a busca dos documentos) isso me ajudou muito. Semana que vem será finalizado as traduçoes das minhas certidões. Vou agendar a legalizacao no site do consulado de Sao Paulo para fechar meu processo pela Italia, porém estou com duas dúvidas:

    1) a tabela de taxas consulares de SP informa o valor de 9,00 euros referente ao serviço Legalizzazione Atti Stato Civili. Você saberia me informar se esse valor eu terei que pagar por certidão ao consulado?

    2) qual a validade das certidoes brasileiras para apresentacao ao consulado?

    Abraço e sucesso!!!!

    • Olá Leonardo tudo bem?

      Sim, este valor é por cada documento. Abs

  • Alexandre Pellino

    Buon Pomeriggio Fabio.
    Come Stai? 🙂
    Comecei meu processo para a cidadania agora, e como vc bem sabe duvidas assolam minha mente kkk.
    Sou filho de italiano casado com brasileira em SP. Ambos moram na Itália em La villa – Norte da Itália, por esse fato vou dar entrada na cidadania na Itália mesmo.
    Bom pelo que entendi lendo a sua saga… vou precisar do documento de casamento dele + minha certidão de nascimento inteiro teor. Tudo devidamente com as firmas reconhecidas, legalizados pelo ERESP e traduzidos. A certidão do meu pai ele tem lá na Itália.
    Após tudo isso vou no consulado para Legalizar os documentos. Tudo certo até agora?
    Minha duvida se dá a legalização dos documentos no consulado, mais especificamente sobre o prazo para conseguir o agendamento, é o mesmo prazo que o pessoal fala de dez anos? Ou por se tratar apenas de uma legalização eu consigo efetuar de maneira rápida?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Att

    • Olá Alexandre a legalização não dura mais 10 anos, pois os procedimentos mudaram, procure aqui mesmo os artigos sobre o agendamento online. Abs

  • Entre em contato diretamente com o órgão e verifique com eles o tempo médio. Abs

  • michael

    ola fabio..
    quanto tempo demora para a legalizaçao na EREPAR???MAIS OU MENOS…

  • Vinicius Pedrini

    Olá fabio!
    Tenho a seguinte duvida: O certificato di Battesimo ou Certidão de Nascimento do Italiano, deve ser legalizada pelo MRE , traduzida e reconhecia pelo consulado italiano, para quem irá fazer o processo na Italia?

    • Olá Vinicius tudo bem?

      Não, pois o documento já está na língua italiana e pronto para ser utilizado por aqui. Abs

  • Olá Duda a fila não dura mais anos não, agora é utilizado os serviços de uma empresa terceirizada, onde devemos enviar um email para que eles possam nos retornar com o dia e horário para comparecimento. Abs

  • Maria Eduarda

    Olá, Fábio. Parabéns pelo trabalho.
    Minha dúvida, ou melhor, dúvidas, são quanto aos agendamentos. Meu irmão mais velho já tirou a cidadania dele, porém, ele finalizou o processo na Itália.
    Gostaria de saber como funciona o agenda, eu pesquisei e vi que preciso reunir toda a documentação e então enviar ao MRE para eles verificarem. Após isso, eles irão me devolver e então eu preciso traduzir pelo tradutor juramentado e apresentar ao consulado itáliano para eles reconhecerem a procedência. Ok. Mas como eu faço esse agendamento? Eu li que algumas pessoas estão na fila a anos. Procede? Mesmo que eu vá dar sequência a minha cidadania na Itália preciso esperar tudo isso ou no caso de reconhecimento dos documentos e só isso é mais rápido?
    Desde já agradeço.
    Att, Duda.

  • Olá Erika tudo bem?

    Tudo vai depender do comune onde você pretende dar entrada e também da forma como estão seus documentos – recomendo sempre entrar em contato com o comune e perguntar ao oficial se ele aceita documentos legalizados há mais de 6 meses, ok? Quanto ao divórcio dos seus pais, não tem necessidade, pois eles não serão os requerentes, ok? Abs

  • ERIKA

    FABIO,
    SEU SITE ME AJUDOU MUITO ATÉ AGORA PARA REALIZAÇÃO DO MEU PROCESSO DE CIDADANIA. MEUS DOCUMENTOS ESTÃO QUASE TODOS LEGALIZADOS, SÓ QUE FORAM LEGALIZADOS EM 2012. SERÁ QUE TEREI QUE TIRAR TODA A DOCUMENTAÇÃO NOVAMENTE? E TB PAGAR AS TAXAS DO CONSULADO NOVAMENTE? NA ÉPOCA FUI IMPEDIDA DE VIAJAR PELA MINHA OBSTETRA POIS ESTAVA GRAVIDA. TINHA QUASE TODOS OS DOCS, FALTOU A CERTIDÃO NEGATIVA DE LEGALIZAÇÃO DO MEU TATARAVÔ ITALIANO(HOUVE UM ERRO NA DATA), AGORA ALÉM DA CERTIDÃO FALTARIA SOMENTE A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE MINHA FILHA. OUTRA QUESTÃO É QUE DEPOIS DA LEGALIZAÇÃO MEUS PAIS SE DIVORCIARAM, SERÁ QUE TEREI QUE TIRAR OUTRA CERTIDÃO DE CASAMENTO DOS MEUS PAIS? PODERIA ME INFORMAR QUAL O CUSTO APROXIMADO TEREI LÁ NA ITALIA COM DOCUMENTAÇÃO? erikasrcruz@gmail.com

  • Olá Soely

    Neste caso, aqui na Italia funciona como no Brasil: se um documento foi destruído é necessário solicitar a um juiz a restauração dele junto ao comune, peça a sua advogada verificar isso, ok? Abs

  • soely

    Fabio,

    Como estava faltando somente a certidão nascimento do meu nono, a qual o cartório foi queimado, consultei uma advogda que faz esse trabalho. Ela conseguiu a certidão de bastismo, mesmo assim ela disse que não dá. Estou muito triste, pois morrer na praia e desagradável…, será que se eu entrar na justiaça? pois com a certidão de nascimento e óbito não dá? grata

  • Olá Soely

    Tente obter a certidão de batismo, pois sem o documento comprobatório de nascimento do seu nonno não há como obter a cidadania, ok? Abs

  • soely

    Olá Fabio,
    Tenho todas essas certidões, só me falta a certidão de nascimento de meu avô que nasceu em Pinto Bandeira perto de Bento Gonçalves/RS, mas o cartório foi queimado, me disseram que não tenho chances. Tenho algo a fazer?

  • Olá Adriana

    Entre no site http://www.imigrantesitalianos.com.br que lá eles nos ensinam a pesquisar nossas origens e encontrar o comune correto de nascimento, ok?

    Abs e boa sorte!

  • Ivete

    Olá Fábio,

    Uma dúvida, após a legalização das certidões pela Embaixada da Itália no Brasil, quanto tempo tenho para dar entrada ao processo na Itália sem que as certidões estejam vencidas?
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraços
    Ivete

  • Adriana Emi Haramoto Carloni

    Boa noite Fábio,

    Estou dando início ao reconhecimento da cidadania do meu marido.
    Tenho a certidão de casamento do avô dele, que é a única pista para darmos início à procura da certidão de nascimento dele.
    Lá diz: natural da Itália, província de Forlin.
    Tenho a data de nascimento que peguei no túmulo dele.
    Como faço para saber qual a “comune” que ele nasceu para pedir a certidão de nascimento?

    obrigada

  • Olá Gustavo

    Os consulados exigem que a documentação tenha no máximo um ano de emissão. Abs

  • Gustavo

    Olá Fábio, muito legal seu site. Acho q tá ajudando muita gente. Gostaria de saber se as certidões a serem apresentadas para legalização no consulado tem prazo de validade.
    Abraços
    Gustavo

  • Vera Bussolaro

    Fabio, bom dia, teu trabalho realmente é excelente. Mas quando começamos ver tudo ficamos inseguros sobre tantas informaçoes, por isso que consultar sobre o meu caso específico, mas creio que tenha já tais informaçoes. Tenho cópias autenticadas até o meu trisavó, sendo que meu antenato é o tataravó. Minha pergunta é preciso solicitar cópias originais (inteiro teor) de tudo novamente? Quero solicitar para mim, marido e filhos, tenho que fazer um processo para cada um ou entra todos juntos com a mesma cópia dos documentos dos avos, tatarós… Tais documentos tem prazo de validade? Vou dar entrada na Itália, por isso que organizar para marcar data da viagem. A legalizaçao lá tem que ser pessoalmente, ou posso dar entreda para meus filhos>. Aguardo resposta
    Vera

    • Olá Vera

      Os documentos devem ser sempre originais, em 2ª via e em formato inteiro teor, portanto cópias autenticadas não são aceitas não. E cada requerente maior de idade deve realizar o próprio reconhecimento – somente filhos menores adquirem o reconhecimento com os pais. Abs

  • Olá Katiane

    Todas as semanas temos leitores que estão conseguindo agendar no consulado – por isso não me parece exista algum tipo de pressuposto para um eventual processo judicial.

    Sobre a última pergunta, a maioria dos consulados exige um ou dois anos de comprovação de residência – simplesmente transferir o título não resolve o problema. Abs

  • Paulo B.

    Olá Fábio, parabéns pelo excelente trabalho! Gostaria da sua ajuda para esclarecer algumas dúvidas se possível. fiz o requerimento da cidadania em 2004 no consulado de SP onde moro. Segundo o site do consulado eles estão convocando as pessoas através de publicação no próprio site. O último número convocado foi 30.500. Faltam cerca de 2000 números pra chegar o meu. Quanto tempo você acha que isso pode levar?

    Essa convocação é para apresentar todos os documentos para legalização certo? Devo aguardar essa publicação no site ou devo entrar em contato com a VFSglobal para agendar? Depois disso tenho que dar entrada no pedido de cidadania. Posso fazer isso no próprio consulado ou ir para Itália fazer o processo. Caso eu faça por aqui, quanto tempo você acha que leva?

    Por fim, meu irmão e minha prima querem solicitar a cidadania. Eles devem começar o processo do zero ou existe algum benefício se esperarem a legalização dos meus documentos já que compartilhamos o mesmo ascendente italiano?

    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho.

    • Olá Paulo

      Não, você deu entrada no pedido de cidadania – provavelmente dentro de 2 anos vão te chamar para entregar todos os documentos e depois disso levará ainda entre 1 e 2 anos para a finalização do processo – porém você não vai precisar agendar nada com a VSGlobal, ok?

      Já no caso de outros familiares, eles se beneficiam apenas se derem entrada no mesmo consulado, porém vão para o final da fila, tendo que esperar tudo novamente. Se quiserem vir a Italia, deverão reunir novos documentos, mandar traduzir e legalizar.

      Abraços e obrigado pelas palavras

      • Paulo

        Obrigado Fábio. A legalização precisa ser feita no Brasil ou posso fazer direto na Italia. Jà tenho todos os documentos comigo.

        Abraço
        Paulo

        • Olá Paulo

          A legalização só pode ser feita no consulado italiano do país onde os documentos são emitidos – portanto somente no Brasil. Abs

  • Katiane Domingos

    Ciao, Fábio,

    Primeiramente, quero agradecer imensamente o carinho e atenção dispensada em todas as dúvidas que já encaminhei para vc, e as respostas recebidas! Continue com seu trabalho, com responsabilidade e honestidade em tudo que faz! Parabéns.

    O meu processo já está “finalizado” aqui no Brasil.. as minhas certidões já estão todas carimbadas, traduzidas, e legalizadas pelo consulado de Ctba. Mas o processo do meu primo, que vamos fazer juntos na Itália, empacou!!!

    Estou há meses tentando agendar um horário para legalização da documentação no Consulado de SP e nada. Encaminho e-mail todos os dias, e sempre é mesma resposta: “não temos no momento vagas e nem previsão de vagas. Continue entrando em contato” =/
    A minha viagem está agendada para abril, e gostaria muito que a documentação dele já estivesse completa tbm, para que possamos fazer juntos.

    Tem alguma “simpatia” para fazer, para conseguir um agendamento????

    E mais uma vez, obrigada!

    • Olá Katiane tudo bem?

      Antes de mais nada muuuuuuuuuuuuuuito obrigado pelas palavras e pelo carinho 😉

      Bom, simpatia eu não conheço, porém a alternativa que os leitores estão usando para conseguir é literalmente entupir a caixa de emaisl da Vsglobal – embora eu ainda acredite que esta empresa é completamente estúpida em escolher este método como forma de agendamento – mas é atualmente a única forma que existe, ok?

      Tente todos os dias que logo logo vocês vão conseguir!!!

      Abraços e estaremos aqui na torcida 🙂

      • Katiane Domingos

        Fábio!!!

        Tudo bem?

        A “saga” continua na tentativa de tentar legalizar os documentos no Consulado de SP, em alguns grupos que faço parte no facebook estão falando em entrar com ação judicial para conseguir um agendamento. Simplesmente um absurdo.

        Mas surgiu uma outra dúvida, meu primo que está a mais de um ano morando em Roma, vai transferir o título de eleitor dele para lá. Neste caso, ainda tenho que fazer as legalizações no consulado de SP? Não poderia ser para Brasília?

        Obrigada!

  • Polly

    Olá Fabio, eu tenho que legalizar os meus documentos em SP, mas como sera uma outra pessoa a fazer isso por mim o que nescessário??? E alguém sabe informar os valores das taxas consulares?? Ja liguei em varios numeros do consulado e ninguem quis informar. :/

  • Everton

    Olá Fabio. Excelente o site e quantidade de informacoes. Bom início de 2014!

    Estou meio perdido até pelo exceço de informacoes na internet sobre o meu caso. Sou brasileiro casado com uma italiana/brasileira há seis anos. Moro em Paris (França) e estou fazendo o pedido de naturalizacao por matrimonio através do consulado italiano local. Os unicos documentos pendentes sao a certidao de nascimento e antecedentes criminais legalizados… Já tenho os documentos legalizados pelo MRE de Brasília e estao agora sendo traduzidos (por um tradutor juramentado obviamente). Aqui minhas duas perguntas:

    1. como faco para ter o reconhecimento/legalizacao consular desses originais e traducoes? Devo somente me dirigir ao consulado (ou um representante legal/procurador)? Ou tem que agendar a visita? Nao consegui atraves da VFS Global que parece que só faz agendamento para nacionalidade por descendencia e nao matrimonio….

    2. obtendo a naturalizacao italiana, posso trabalhar e morar na Italia com os mesmos direitos e deveres de um italiano, certo? Isso implica na desistencia de minha cidadania brasileira, ou posso ter os dois passaportes (brasileiro e italiano)?

    Obrigado e grande abraço!

    • Olá Everton

      1 – Legalização para fins de matrimonio não necessitam de agendamento – basta levar no consulado.

      2 – Sim, ao adquirir a cidadania italiana você terá o direito de viver e trabalhar legalmente naquele que se tornará o seu pais. E não perderá a cidadania brasileira, poderá ter ambas nacionalidades e consequentemente ambos os passaportes.

      Grande abraço pra você também!

  • Mayra Armani Delalibera

    Olá Fábio, conheci o seu blog hoje e queria te dar os parabéns pois está muito bom, com muitas informações. Eu atualmente moro em Portugal e pretendo dar entrada no pedido da cidadania italina no consulado italiano aqui em Lisboa, porem estou tento alguns problemas de comunicação e espero conseguir rapidamente entender se aqui também precisa das certidões do conjuges como no Brasil ou se não como na Italia e também se as certidões precisam ser de inteiro teor ou simples, o que ninguem consegue entender sobre o que estou falando!
    Mas na verdade estou tento muita dificuldade em conseguir agenda para legalizar os documentos no consulado italiano de São Paulo, agora o agendamento é feito por e-mail e já faz uma semana que estou tentando e não consigo horário.

    abraços,
    Mayra

    • Olá Mayra

      Você tem algum tipo de visto por tempo indeterminado ai em Portugal?

      Quanto a legalização, continue enviando emails até conseguir uma data, ok? Abs

  • alexandre

    Ola saga

    Eu ja li aqui no blog, q onde vc presta assesoria nao necessita dos obitos. Realmente e possivel fazer o processo com vc sem os obitos ????

  • Renato Carrano

    Oi Fabio, parabens pelo site. Seguinte, moro no Rio, mas algumas certidoes para legalizar são de minas. Estas podem ser traduzidas, enviadas ao Ererio e leglizadas aqui no Rio? Obrigado abs

    • Olá Renato tudo bem?

      Não sei se o ERERIO legaliza documentos de outros estados, convém entrar em contato com eles e perguntar, ok? Porém a tradução e legalização deve ser feita sim no RJ já que você é residente ai.

      Abraços

  • giorgio

    Fabio, foi a tradurora que me mandou fazer isso, segundo ela o cartório nao reconheceria a firma se eles nao tivessem grampeados por se tratar de documento de língua estrangeira. Eu ainda falei pra ela mas como eu vou saber a qual documento a tradução pertence pra eu poder grampear ai ela me mostrou um numero do cartorio que fica no verso da certidao e que tava na traducao e a cnn e cac qdo mandei pro mre nao tava grampeada na autenticação e la eles grampearam ai pra nao remover o grampo deles, como eu ja tinha lido seu artigo e sabia que nao podia eu grampiei do lado. Vish será que vou voltar de mãos abanando?

  • giorgio

    Olá Fábio, boa noite. Tenho um agendamento para legalização de documentos no consulado de SP e quanto mais perto
    chega mais ansioso fico hehehe. Gosta de saber se eu fiz os procedimentos corretos e suficientes para legalização.
    Eu tenho todas as certidões de nascimento, casamento e óbito de todo mundo desde o antenato até eu.
    A certidão de nascimento do meu antenato, está do jeito que chegou da Itália.
    As subsequentes são todas em inteiro teor, quando eu recebi elas, eu enviei direto pro MRE (Brasília), não
    reconheci firma em tabelionado de nenhum escrivão, junto com elas eu também mandei a CNN com todas variações de nomes
    constantes nas certidões e a CAC, da mesma forma, sem passar pelo tabelionato. Resumidamente eu peguei tudo e mandei
    pro MRE. Quando elas retornaram eu mandei para uma tradutora pública. As traduções sim eu passei pelo tabelionato, mas
    não enviei as traduções de volta pro MRE.

    Bom, essa é a documentação que eu quero legalizar, minha outra preocupação é também com o comprovante de endereço.
    Eu tenho os seguintes comprovantes, titulo de eleitor expedido em 2006, comprovante de votação da última eleição,
    Certidão de quitação eleitoral acompanhada da respectiva autenticação, mas não levei no tabelião pra confirmar,
    meu local de votação. As contas de água, luz e telefone estão no nome dos meus pais, mesmo assim eu to levando a
    de luz e também tenho as faturas do meu cartao de credito e minha conta de celular, a do cartao e do celular tem
    a mesma cidade, mesma rua, mesmo bairro mas numero da casa diferente porque a prefeitura mudou a numeração e
    ainda nao deu tempo de trocar tudo, só tenho esses comprovante, não tenho IR. Você acha que pode dar algum problema.

    E uma última questão, em um artigo você falou a respeito do grampo do consulado que nao pode ser removido, bom
    esse não é meu caso, mas aconteceu o seguinte, eu pegueia tradução, grampiei no original e reconheci a firma no
    tabelionato da tradutora, mas algumas traduções tinham alguns pequenos erros, então ela corrigiu e me entregou
    a tradução refiticada, ai eu desgrampiei a tradução do original e grampiei a nova tradução pra poder reconher de novo.
    Isso pode dar algum problema?

    Obrigado pela atenção.

    • Olá Giorgio

      Peraí, pára tudo: você grampeou as traduções nos documentos originais? PeloamordeDeus me diga que não foi isso que você fez, e caso tenha realmente feito isso, a pergunta é porque cargas d’água você faria algo do gênero?

  • Carol Cavalzere

    Oi Saga, tudo bem? Precisava de mais uma orientação sua..
    O comune me enviou por email a certidão de casamento e o batismo do meu trisavô. Estas cópias escaneadas são suficientes para eu legalizar minhas certidões no Consulado Italiano de São Paulo, ou o Consulado exige os originais? Se bastarem essas cópias por enquanto é ótimo, porque assim eu já consigo deixar toda a documentação aqui prontinha, e deixo pra retirar os originais no comune e na igreja quando eu já estiver aí na Itália para dar início aos procedimentos. O que você acha?Obrigada mais uma vez!

    • Olá Carol

      Todos os documentos devem ser originais, porém não ser te dizer se o consulado aceitará apenas uma cópia. De qualquer forma, deixar para retirar os documentos aqui é um grande erro, pois muitos comunes não emitem documentos na hora, podendo levar semanas ou meses – imagine estar aqui gastando em euros e esperando estes documentos. Portanto sugiro que você já solicite os documentos e apresente todos originais no consulado, ok?

      Abs

      • Carol

        Obrigada pelas informações! Na verdade a questão do tempo que demoraria não seria empecilho, já que iremos pra Itália com a intenção de permanecer pelo menos 3 anos (meu marido tem cidadania espanhola). De qualquer forma, enviei email pro Consulado questionando isso, quando tiver uma resposta eu posto aqui, assim você também já fica sabendo! 😉 Valeu Saga!

        • 😉

          • Carol

            Saga, conforme prometido segue resposta que recebi do Consulado por email: “o Consulado aceita a copia da certidão de nascimento italiana para fins de lagalização de documentos (em caso de reconhecimento da cidadania na Itália). O caso especifico poderá contudo ser verificado somente no dia de seu agendamento, quando apresentará toda a documentação.” Ou seja, continuo sem saber se tento ou não só com as cópias… Ah, deixa eu aproveitar e pedir outro esclarecimento? Não consigo de jeito nenhum encontrar a certidão de óbito do meu trisavô, e olha que já achei até da mãe dele, minha tataravó… Eles continuam não exigindo as certidões de óbito aí na Itália? Obrigada!!

          • Olá Carol

            Como você pode perceber não queira contar com a sorte ou “humor” do funcionário que vai te atender e apresente o documento original.

            Sobre os óbitos são sim exigidos há algum tempo, principalmente do antenato italiano!

            Abs

          • Marcos Renato Vicari

            Fábio,
            O consulado (em SP) aceita a cópia dos documentos italianos (inclusive bastante antigos) para realizar a legalização de documentos brasileiros.
            Inclusive é necessário levar uma cópia destes documentos que ficará com eles junto com uma cópia dos documentos que serão legalizados.

  • Junior

    Oi, Fabio!

    Seguinte, irmao, tenho todas as certidoes emitidas no RS, so que moro em SC portanto vou legalizar no consulado de Curitiba. Posso enviar as minhas certidoes direto ao MRE de Brasilia, ou tenho que levar primeiro em um cartorio do PR ou SC e depois no MRE? Nao entendí direito essa informacao no site do consulado… fiquei confuso.

    Abs, Valeu!

    • Olá Junior

      Pode sim enviar tudo para o MRE sem problemas.

      Abs

  • kellen margotti de paula

    Olá, necessito de uma ajuda urgente, vou viajar para Inglaterra na sexta-feira e gostaria de deixar uma procuração para o meu pai legalizar meus documento no consulado em SP, só que não tenho nenhum modelo, você teria algum modelo para me enviar. Desculpa pela URGENCIA, mas não sabia que iria precisar desse documento. Obrigada !!! Kellen

    • Olá Kellen

      O modelo é aquele comum que os próprios cartórios dispobilizam, de procuração pública, dndo poder ao seu pai para representá-la na entrega e retirada dos documentos par fins de legalização, infelizmente não tenho aqui comigo nenhum modelo pra te enviar.

      Abs

  • José Ricardo Bortolon

    Olá Fabio, estou em processo de reunir os documentos, só faltando a certidão de nascimento do bisavô, vcs ajuda m nisso também? tenho uma cópia já que uma prima conseguiu a cidadania

    • Olá tudo bem?

      Ajudamos sim, envie os dados que você tem do seu antenato para o meu email que eu verifico e te mando um orçamento pra buscar este doc – o email é fabiosaga@minhasaga.org

      Abraços

  • Luciana S

    Oi Fabio,

    Li aqui no seu blog em uma sua resposta, que o consulado de Curitiba aceita documentos com ate 5 anos. Como depois de anos eu finalmente consegui agendar a legalização pra o final desse mês, me veio a duvida, eu liguei para a secretaria do tradutor onde fiz as minhas traduções em 2007, há 6 anos, com medo de não serem aceitas. Ela me disse que eu não precisaria fazer uma nova tradução porque o consulado de Curitiba aceita documentos com ate 10 anos.
    E agora? No site do consulado não tem nada escrito em relação a isso. São somente 5 anos mesmo??

    E uma outra duvida é que agora no Consulado em Curitiba antes de legalizarem pedem para carimbar os documentos brasileiros no Ministério das Relações Exteriores, mas como eu já avia traduzido as minhas certidões antes de carimba-las, nas traduções esse carimbo não existe. Precisaria constar nas traduções esse carimbo do Ministério em intero teor??

    Agradeço desde já pelo seu tempo!!
    Obrigada, Luciana

    • Olá Luciana

      Os consulados mudaram completamente as rotinas nos últimos meses e agora exigem que os documentos tenham no máximo um ano de emissão, além do carimbo do EREPAR ou ERESC seja no documento brasileiro, seja na tradução, portanto eu recomendo que você entre em contato com o sistema de agendamento via chat e verifique diretamente com eles quais as instruções em vigor, pois a cada dia estão mudando as regras e a coisa está se tornando insuportável de acompanhar e atualizar…

      Abraços

      • Luciana S

        Obrigada Fabio! vou tentar entrar em contato com eles.

  • Anônimo

    Olá Fábio,

    Como faço para legalizar os meus documentos junto ao consulado Italiano de São Paulo se moro no Canadá à 10 anos, ou seja, não sou residente em São Paulo?

    Muito Obrigado

    Vagner Vicentini

    • Olá Vagner

      Neste caso entre em contato com o consulado através do email URP que consta na página deles, e peça a autorização para que você possa legalizar. Eles te pedirão o comprovante de residência no exterior e então te enviarão por email a autorização, ok?

      Abraços

  • Paula

    Olá, Fábio!
    Parabéns pelo site, ótimo trabalho!
    Eu sou do ABC Paulista, meu avô ainda é vivo e o Italiano da família. Ele possui a Carteira de Estrangeiro. Me falaram que pelo fato dele estar vivo, acaba sendo mais fácil. Mas não acho informações ótimas sobre esse processo com a Carteira de Estrangeiro, especificamente. Pode me dar uma luz? rs

    • Olá Paula

      O fato do seu nonno ser vivo e ter a RE não interfere e/ou ajuda em nada no seu processo: da mesma forma que qualquer outro descendente, você terá que reunir todas as certidões de nascimento e casamento, desde as certidões italianas do seu nonno até os seus próprios documentos, além da CNN dele, ok?

      Abraços

  • Olá Fábio, minha saga parte 1, está prestes á terminar, consegui após muita reclamação, muitos e-mail’s, inclusive para o Consul Italiano no Brasil Sr Marco Marsilli, consegui agendar meu atendimento no Consulado Italiano em SP para o dia 28/09/2012. Assim que tiver novidades posto por aqui.

  • Ola Anonimo

    O primeiro passo è enviar os documentos brasileiros ao ERESP.

    Depois que retornarem voce deve envià-los ao tradutor.

    Chegando do tradutor, è necessàrio reconhecer a firma do mesmo num cartòrio de notas da capital de SP (peça jà ao tradutor para que faça isso junto com a traduçao).

    E entao voce poderà levar os documentos no consulado italiano.

    Abraços

  • Anonymous

    Fabio!
    Por favor me auxilie novamente…
    Estou com todas as certidões, agora o próximo passo é traduzir e depois legalizar ou ao contrario? liguei em um lugar e me deram uma informação e em outro me passaram outra informação,me disserem q tenho que enviar ao ERESP primeiro, traduzir e depois enviar novamente o documento traduzido ao ERESP novamente???

  • Anonymous

    Fabio, á localizei as certidoes e vou traduzir e legalizar (ERESP) qual é a ordem?? primeiro tenho q legalizar e depois traduzir? ou ao contrario? cada um diz uma coisa… Estou perdida!!
    por favor me responda?
    Obrigada
    Angela

  • É um saga realmente a obtenção de cidadania.Fui chamada depois de 10 anos pra apresentar a documentação.Quero saber o sequinte, depois que forem legalizados, faz-se o que?No caso vou a Curitiba, dá pra obter a tal cidadania tem mais coisa? Vi que tem que fazer a certificação também.É isso? pra se obter identidade , passaporte como faz ?
    Edna Tokunaga

  • Ola Marcela

    O consulado que atende sua regiao è o consulado de Curitiba – voce deve agendar somente quando estiver com todos os documentos em maos – incluindo o documento do antenato italiano – assim se houver erros e/ou inconsistencias nos documentos, voce terà tempo de corrigi-los.

    Abraços

  • Fabio..
    Sou do Paraná mas moro em Santa Catarina a 2 anos,gostaria de saber qual consulado devo agendar a legalizaçao e se posso agendar mesmo nao estando com todos os documentos(devido a tempo de espera),um grande abraço..

  • Ola Katia

    Voce jà falou com o consulado sobre isso, que sua ultima residencia no Brasil era em BH?

  • oi ,Fabio muito bom seu blog.Tenho q legalizar a minha certidao de nascimento e a certidao de antecedentes criminais no consulado de BH, pra poder dar entrada na minha cidadania italiana por casamento. O q acontece è q o consulado de Bh me pede pra comprovar minha residencia ,mas eu moro na Italia e ja transferi ate meu titulo de eleitor pra Italia ,como eu faço pra comprovar essa residencia em Bh , o meu procurador è a minha mae.Vou dar entrada na minha cidadania aqui na Italia.Agardando resposta

  • Ola Kevin

    Nao entendi bulufas, explique melhor: voce e seu noivo sao ambos estrangeiros? Nao tem residencia aqui na Itàlia?

    Abs

  • oi Fabio!estou na Italia com visto de turista,ja fiz todas as praticas pro casamento,agora estou esperando chegara do meu noivo,o nulla osta,so que venceu o meu visto.o que acontece?

  • Oi Fábio. parabéns pelo blog. Excepcional!

    Recebi um comunicado do Consulado de que os meus documentos estavam aptos para a legalização, solicitando um depósito. Porém, lendo o blog, creio que posso ter cometido um equivoco, pois apresentei só os documentos relativos a minha linha, pois tenho uma prima direta que já teve reconhecida a cidadania no Brasil.
    Eu precisaria legalizar todos os documentos desde me antepassado italiano ou só os que não foram apresentados pela minha prima no processo dela aqui?
    Que dica vc poderia me dar?
    Muito obrigada e parabéns mais uma vez.

  • Ola Davi

    Que òtima noticia, parabèns!!! Os documentos tem 6 meses de validade a partir da data que forem legalizados, porém existem muitos comunes que aceitam documentos acima desta data.

    Abraços

  • Fábio, tudo bom?

    Pois bem, graças a Deus este novo sistema de legalização parece estar funcionando, estava agendado para 2021 e consegui legalizar todos meus documentos nesta terça passada dia (08/03/12).

    Só uma pergunta que esqueci de fazer lá no consulado:

    – a legalização e a tradução tem validade? pretendo ir a Itália em Dezembro/12. É possível?

    Agradeço antecipadamente.

  • Ola Melina

    Sem os documentos legalizados nem venha à Italia – pois nao serao sequer recebidos por nenhum òrgao italiano!!!

    E nem sempre utilizar os documentos de um familiar funciona – escrevi aqui no blog um post sobre isso, ok??

    O conselho que dou a todos è: legalizem e venham com todos os documentos prontos para a pràtica em maos – assim nao dependerao de ninguém para a pròpria pràtica!

    Abraços

  • Mel

    Oi Fábio!
    Estou indo para a Itália agora dia 26 e não sabia dessa questão de legalizar os documentos. Sendo que todos os papéis já foram vistos pelo consulado daqui, já tenho a senha e estou esperando na fila. Minha pergunta é a seguinte: pra tirar aqui eu não teria que ter também estes documentos legalizados??
    Meu irmão mais velho já tem a cidadania e foi retirada pela Itália mesmo. No consulado daqui me disseram que com a cópia dos papéis legalizados dele eu poderia legalizar os meus aqui no RS mais rápido. (sendo que o processo que eu tenho aqui, foi o que ele utilizou na Itália pq devolveram tudo).
    Me dá uma luz por favor!
    Obrigada, Melina.

  • Grande Caio tudo jòia??

    Sempre retifique antes, para que nao perca tempo aqui esperando, pois aguardando em Brasil, voce està gastando em reais e na sua casa; aguardando aqui voce està pagando aluguel e gastando em euros, entendeu??

    Forte abraço!!!

  • ola fabio,

    estas salvando a vida de muitos! Seguinte, gostaria de perguntar uma coisa.
    Estou em Mantova e acabei de pegar a certi dao do meu antenato. Agora estou voltando pro Brasil onde tenho um agendamento no consulado de Ctba pra legalizar os documentos em marco. So que provavelmente vou precisar retificacar pois nas minhas certidoes tem erros como: “Francesco Giorgio Marocchi” na certidao Italiana e “Francisco Marochi” nas do Brasil. Tambem tem erros como por exemplo “Maroqui” em vez de “Marocchi”.

    Gostaria de saber o que tu achas, se devo legalizar e ir pra Italia assim mesmo ou se retifico antes, o que leva mais de 4 meses e eu perderia o meu agendamento no consulado.

    Obrigado!

  • Ola Luiza

    A legalizacao dos documentos serve apena para a utilizacao dos documentos no exterior.

    Em relacao as certidoes, è necessario apenas os documentos daqueles que compoem a linha, nao dos conjuges.

    Abs e feliz ano novo!!!

  • Olá, Fabio,

    Parabéns pelo blog!

    Procuro fazer o reconhecimento de minha cidadania Italiana aqui no Brasil mesmo (RJ), e gostaria de saber se você tem a resposta para algumas dúvidas que surgiram:

    – Preciso fazer a legalização de meus documentos no consulado italiano assim como aqueles que requerem o reconhecimento de cidadania na Itália?

    – Preciso das certidões de óbito de minha avó e bisavó, sendo o direito à cidadania vindo de meu avô e bisavô? E tendo meus bisavós de casado no Brasil, mas sendo ambos nascidos na Itália, preciso da certidão de nascimento dos dois? Conseguir a certidão de nascimento de meu bisavô já foi trabalhoso, imagina se eu tiver agora que procurar a da minha bisavó!!

    Obrigada pela atenção e pelo blog!

  • Ola Marly

    Procure o patronato EPASA:

    PATRONATO EPASA
    Av. São Luiz, 50 – 2º andar Cj 21 A 
    01046-926 SÃO PAULO – SP 
    Telefone 3256 2455 – Fax 3237 2105
    epasabrasil@yahoo.com.br

  • Fábio,
    Por favor, me indique um tradutor juramentado aqui em SP/SP.

    Marly Britto

  • Ciao Fábio, come stai?
    Você deve estar sabendo que o Consulado de SP antecipou os agendamentos marcados lá para 2019 né? Diante disso, a minha pergunta é a seguinte: o consulado tendo legalizado todos os documentos, qual é o prazo máximo que eu tenho para dar entrada na Itália. Essa legalização tem tempo de validade?

    No aguardo anciosa,
    Marly Britto

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Ola amigo

    Pois é, infelizmente o sistema de agendamento adotado pelos consulados atualmente è absurdamente estùpido, de qualquer forma gostei do seu empenho em estudar a lingua, e obrigado pelos elogios 🙂

    Forte abraço!!!

  • Alguns carimbos e uma assinatura, pois e dois meses ceria otimo acabei de marcar meu agendamento e adivinha a data do bendito.
    17/07/2014 um poco de graca aqui pois e o dia do meu aniversario de 32 anos presentao para mim mesmo.Pena e ter que esperar todo este tempo, mas vale apena.
    OP negocio e tocar a vida pra vrente aprender bem a lingua e nao esquecer o meu presente de 32 aninhos. Hahaha!!
    Oh adorei o site muito bom meeesmo.

  • Ola Janaina tudo bem?

    1) Sim, atravès de um familiar ou advogado com procuraçao sua

    2) Nòs prestamos consultoria e busca de documentos, voce tem uma copia do documento de nascimento do seu antenato italiano??? Se sim, nos mande por email: fabiosaga@minhasaga.org que verificamos e te mandamos o orçamento, ok?

    Abraços e sucesso, sempre!!!

  • Oi Fábio, que trabalho admirável você faz aqui. Obrigada.
    Bem, tenho duas perguntas:
    1) As legalizacoes de documentos podem ser feitas por terceiros? Pois moro na Alemanha e precisamos legalizar documentos no Brasil. Como tudo demora muito, vamos ter que pedir a alguém que vá ao consulado(SP), e faca isso por nós.
    2) Como procedo pra retirar a certidao de casamento italiana no comune em Roma? Como acho o endereco de lá? Ouvi dizer que há agências que fazem isso, mediante uma procuracao. Vc saberia me dizer como faco pra pegar esse documento? Só falta ele pra entrar com o pedido de naturalizacao do meu marido. Muito Grata…janaína

  • Ola Fabio

    Este topico que voce linkou trata-se de uma idéia de entrar com processo judicial contra os consulados, proposto pelo patronato UIM.

    Nao concordo com a proposta, pois sabe o que eu ouvi estes dias de um consulado? Nòs temos 90 dias para enviar a non rinuncia… E è um consulado que demorava entre 30 e 45, portanto sò posso pensar que isso deu-se depois da avalanche de processos, afinal de contas se eles tem que legalizar em 90 dias por medida judicial, o que garante que nao demorarao o tempo màximo tambèm para outros procedimentos, como forma de retaliaçao?

    Abs

  • Fábio achei esse topico no orkut, gostaria de saber se vc está sabendo algo sobre isso
    ta uma olhada
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=2535098&tid=5639282713805651170&start=1

  • Ola Pablo tudo jòia?

    Nao è possivel vir com os documentos sem legalizaçao, no passado – por um breve periodo de tempo – alguns consulados aceitavam que os documentos fossem enviados pelos comunes para legalizaçao, porém atualmente isso nao è mais aceito!!! Portanto, infelizmente è necessàrio entrar na fila da legalizaçao pra poder vir à Italia realizar o processo de cidadania.

    Abraços!!!

  • e ae fabio blz, bem encontrei a tao desejada certidao italiana, agora to pensando no processo da traducao juramentada e a tal legalizacao e ir pra italia, o problema eh a “fila” pra essa legalizacao nos consulados do brazil. lendo o seu blog (que encontrei por acaso) nao entendi muito bem, posso ir pra italia apenas com eles (doc)traduzidos pro italaiano e dar a entrar no pedido de cidadania ae a comuni da italia manda meus doc por brasil pra ser legalizado eh isso? ou infelizmente tenho que entrar nessa pequena fila de 10 anos apenas pra legalizar essa doc e so depois ir pra italia.. obrigado e parabens pelo blog

  • Lu

    Infelizmente nao sei como orientà-la neste caso, porém penso que um advogado no Brasil saiba orientà-la exatamente sobre o que fazer neste sentido, portanto siga as instruçoes do consulado em Milano e procure um advogado no Brasil.

    Abrços

  • lu

    ok
    fui ao Consulado de milano registrar meu matrimonio, mas nao deu certo o registro porque meu marido italiano que ja foi uma vez casado com uma brsileira como eu, nao fez a omologazione della separazione, o empregado do consulado de milano disse que ele deveria contratar um advogado no Brasil e o mesmo deveria ir a Brasilia fazer o pedido da omologazione dele, so assim posso registrar meu casamento.porque sem essa omologazione, o registro desse novo matrimonio que é o meu com ele,nao pode ser feito e caso um dia resolvemos morar no Brasil ele nao consegue o visto..ele é divorciado e tem os documentos da separacao.Queria saber direitinho o que devo fazer, para poder passar para o advogado no Brasil.

  • Ola Lu

    Nao entendi nada – voce foi em qual consulado, brasileiro??

    A “omologazione della separazione” nada mais é do que sentença de separaçao, veja o que diz o consulado em Milano:

    6) Nel caso di precedente matrimonio di uno dei coniugi con cittadino/a brasiliano/a, sarà necessario presentare originale del/i certificato/i di matrimonio precedenti con annotazione di divorzio oppure originale dell’omologazione del divorzio presso il Superior Tribunal de Justiça;

    6.1) Se l’ex coniuge è straniero e il matrimonio era avvenuto in Italia, sarà necessario presentare l’omologazione della separazione;

    6.2) Se l’ex coniuge è defunto sarà necessario presentare il Certificato di Morte;

    Portanto procure saber primeiro se seu companheiro efetivamente é divorciado, onde aconteceu o precedente casamento dele, aqui na Itàlia ou no Brasil? E o divòrcio, aqui também? Se sim, ele jà tem todos os documentos necessàrios, ok?

    Abraços

  • lu

    Bom dia Fabio…
    Estou de novo te aperriando..rsrsr
    Bom essa semana fui ao Consulado registrar meu casamento com um italiano, detalhe meu marido ja foi casado com uma brasileira e esta separado dela oficialmente) ..ja estava tudo ok levei toda a documentaçao solicitado no site do mesmo..quando foi para finalizar tudo o empregado do consulado perguntou se ele tinha feito a “omologazione della separazione” com a ex dele..minha resposta foi automatica que nao..pq ela nem ao menos registrou o casamento la, quanto mais ter a preocupaçao de homologar alguma coisa..eu inves entrei no teu blog e vc me disse que eu teria que registrar logo que tivesse tudo ok, foi o que tentei fazer..bem o rapaz do Consulado nao sabe direito como me orientar a fazer essa homologaçao, disse que precisava de uma declaraçao da ex dele, os docuementos do dovorcio, mas para isso teria que contratar um advogado no Brasil e o mesmo iria a Brasilia para fazer a homologaçao, pq se um dia resolvermos morar no Brasil sem isso meu esposo nao conseguiria tirar o visto, nao sei se essa é tua area, mas gostaria que se pudesse me ajudasse dando uma luz de como posso fazer, como fazer o que realmente precisa..o advogado ja tenho no Brasil pra fazer, mas gostaria de estar mais esclarecida desse assunto.
    de ja te agradeço

  • Ola Andrew

    Infelizmente as datas estao em 2020…

    Abraços

  • Ciao a tutti!

    Alguem saber dizer quanto tempo levara a legalizacao pelo consulado de Sao Paulo para um pedido feito hoje?

  • Ciao Giliardland

    Nao pague ninguém para ‘agilizar’ a legalizaçao, pois é impossivel, o consulado tem um sistema rigido e nao aceita sequer que alguém compareça sem o agendamento online. E tem muita gente perdendo dinheiro com estes “atravessadores”, ok? Nao tem alternativa a nao ser aguardar a fila, por enquanto

    Abraços

  • Ola Grazielli

    Em todos os consulados, para legalizar voce tem que comprovar residencia através de contas de consumo. No Rj voce deve apresentar as ultimas 12 além de ter o titulo eleitor daquele estado.

    Abraços

  • Olá Fábio! Dio vi benedica per questo lavoro! Muito bom mesmo, é uma mão na roda para os ítalo-brasileiros desesperados pela cidadania hahaha.

    Consegui todos os documentos desde meu bisavô até mim (exceto a certidão de nascimento que estou pesquisando preços para conseguir, meu bisavô veio da província de Chieti, região de Abruzzo, e até agora o mais em conta fica em R$750,00). E depois disso vem a legalização, e para ajudar estou em São Paulo, uma das assessorias que contatei me disse que a fila está em 2012, é verdade mesmo? Os preços que me passaram para agilizar a legalização variam de 5000 a 12000 reais, com as opções de processo (média de 6 meses) e a mudança de residência para concluir a legalização em outro estado (2 a 4 meses).
    Você poderia me dar uma luz do que eu poderia fazer?
    Após a legalização, há como eu resolver as coisas aí eu preciso de advogados?

    Grazie mile,
    Arrivederci !!!

  • Olá Fabio, sou do interior de sp e já estou com todos os documentos em mãos, gostaria de saber o proximo passo para a legalização dos meus documentos, sei que para tentar legalizar meus documentos em outro estado (no caso no rio de janeiro) tenho q comprovar residencia né, mas gostaria de saber em relação as traduções, posso fazer aqui em são paulo e depois dar entrada no consulado do rio ou tenho q fazer tudo no rio???…..obrigada!!!!

  • Ola Mariana tudo bem???

    Uma vez com os documentos legalizados em maos, voce pode dar entrada a qualquer momento!!!

    Abraços e seja bem-vinda!!!

  • Oi Fábio. Meu nome é Mariana. Acabei de conhecer seu blog por um amigo que me indicou. Muito bom.
    Tenho uma dúvida.. A audiência para a legalização dos meus documentos será em novembro. Isso significa que somente poderei dar entrada em Janeiro ou Fevereiro? Quanto tempo leva para que eu possa dar a entrada no processo na Itália?

  • Ola Renata

    Recentemente muitas pessoas estao me procurando dizendo terem sido lesadas por “assessores” em SP que prometem legalizaçao urgente e quando chegam no consulado descobrem que os ‘agendamentos urgentes’ eram falsos!!!

    Re-lembrando mais uma vez a todos os amigos que os consulados – principalmente o consulado de SP – nao aceita “intermediàrios” na legalizaçao dos documentos: apenas o proprio interessado pode efetuar o proprio agendamento para a apresentaçao dos documentos.

    Abraços

  • Oi Fábio,

    Tenho um amigo que mora no Chile/Santiago, e que está tentando fazer a cidadania da esposa, para posteriormente, obter tbm depois de casado, mas… eles não fizeram agendamento em SP (os doc sao de lá do interior), e ainda estão tentando usar artigo 110lrp pare retificar e disseram que estão com o assessor dos assessores em SP e que podem conseguir porque no caso deles, existe urgencia para legalização, isso é possível mesmo?? para quem mora em outro país???

    Abraço

  • Ola Ronconi seja bem-vindo!!!

    Pois é, seu testemunho é importante para mostrar pra galera que nada é mais garantido do que vir com todos os documentos em maos, nao é?

    Forte abraço e esteja sempre por aqui 😉

  • Ola Caio

    Este documento é para quem vai dar entrada na cidadania diretamente em Curitiba, caso o requerente tenha se casado antes de 1983, pois isso significa que a esposa adquiriu automaticamente a cidadania. Para legalizar nao!

    Abs

  • ola, fabio,, caramba.. este blog eh impressionante, parabens cara,, realmente este passos sao verdadeiros.. li a respeito de um parente ter ja tirado a cidadania na italia e o outro nao consegui na mesma pasta,, passei por isso, meu pai tirou a cidadania em 2002 e em 2004 levei somente os meus dosc e os dele e nao consegui,, este ano retorno a italia mas desta ves vou levar todos os documentos traduidos e legaliazados..tens algum email de contato, abraços att Edmislon ronconi

  • Olá Fábio, tudo bem?

    estive olhando a última guia do consulado de Ctba para entrada no processo de cidadania e lá diz q tb é preciso os documentos das esposas casadas antes de 1983.

    Eu, na verdade, vou dar entrada na Itália, mas vou legalizar em Ctba.

    Vc sabe se pra legalização eles tb exigem esses documentos?

    Abraços!!

  • Ola Rosemary tudo bem???

    Me envie por email (fabiosaga@minhasaga.org) estes documentos escaneados, pois nao sao todos os comunes que aceitam documentos legalizados hà mais de seis meses, eu analiso e te digo se estao prontos para dar entrada no processo por aqui, ok??

    Abraços e Feliz Pascoa!!!

  • Olá Fábio,
    Obrigada por responder. Sou do interior de São Paulo. E toda a família também. Fui fazendo tudo aos poucos. Primeiro fiz a busca das certidões brasileiras de todo mundo, desde o óbito do meu bisavô italiano até o meu casamento. Estas certidoes foram emitidas entre 1999 e 2004. Depois, enviei-as para SP para fazer o reconhecimento de firma do oficial de cada cartório, o que foi feito pelo tabelião de notas da capital. Depois, em 2004, foi feita a tradução e reconhecimento de firma do tradutor. E em 2006 todos esses documentos foram legalizados pelo Consulado da Italia em SP. Gostaria de saber se posso usar estas certidões, que já estão prontas, para pedir a cidadania na Italia, ou, se, pelas datas, já não poderiam ser usadas para dar início ao processo. Mais uma vez obrigada. Um abraço.

  • Ola Rosemary tudo bem??

    Se voce ainda nao legalizou os documentos, verifique no site do consulado italiano onde voce vai legalizà-los, pois cada consulado tem um prazo diferente para os documentos, ok???

    Abraços e sucesso sempre!!!

  • Olá Fábio,

    Achei o teu Blog hoje e estive lendo. É fantástico. Eu estou me preparando para ir a Itália pedir o reconhecimento da minha cidadania, mas comecei a preparar os documentos há muitos anos. A minha dúvida é se as certidões têm prazo de validade. Sem têm, vc sabe dizer qual é esse prazo ? Muito obrigada e parabéns pelo Blog.

  • Pedro

    Sim, todos que vivem na circunscriçao de SP esperam sua data. Sem os documentos legalizados voce pode permanecer por apenas 90 dias, depois disso voce fica irregular.

    Abs e boa sorte!

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Obrigado pela agilidade na resposta…uma pena isso não ser possivel, já que tenho de ir a Italia de qualquer maneira.
    O que resume-se em todos que precisam fazer o procedimento pelo consulado de São Paulo estão sujeitos a enorme fila de espera.
    Mesmo assim irei e tentarei permanecer o máximo possivel.
    quem sabe numa próxima.
    um abraço
    Pedro Zanette

  • Ola Pedro

    O consulado de SP nao aceita legalizar documentos enviados por nenhum comune italiano: sò legaliza os documentos mediante AGENDAMENTO através no site do pròprio!!!

    Nao venha sem os documentos legalizados – pois voce vai vir e com certeza vai retornar ao Brasil sem sua cidadania, pois sem a legalizaçao, os documentos nao valem nada, ok?

    abs

  • Alias, tenho mais uma dúvida.
    Gostaria de saber se é necessário solicitar a permesso di soggirno na mesma cidade onde tentarei entrar com o processo td?
    abraço
    Pedro

  • Olá Fábio, me chamo Pedro Zanette e conheci seu blog recentemente. Meus parabens e obrigado pela ajuda que tem sido dada a todos.
    O meu caso é o seguinte…Estou indo pra Itália, e por isso resolvi tentar fazer o processo por lá. Tenho todas a certidões, inclusive a de batismo de meu bisavô. Mas quando fui atras de legalizar meus documentos no consulado, me disseram que atualmente há uma fila que talvez demore 5 anos para fazer a legalização… Mas fiquei sabendo que existe a possibilidade de tentar fazer a legalização enquanto estiver na Itália. A maneira que fiquei sabendo seria por malote diplomatico enviado de um comune ao consulado(no meu caso o de São Paulo)Estou indo para a região de milano, mas gostaria de saber se algum algum outro comune proximo faz o procedimento de envio de malote diplomatico? Ou até se existe alguma outra maneira de se fazer a legalização?
    Um abraço
    Pedro

  • Grande xarà tudo bem???

    Geralmente depois que voce é chamado para apresentar os documentos demora em média de 2 a 3 meses, envie um email ao consulado perguntando se existe alguma previsao e depois volte aqui para nos contar, ok?

    Abraços!!!

  • Ol fabio td bão!? espero ke sim!

    Me chamo fabinho e tenho uma dúvida.. sera ke vc me ajuda? é assim:

    Mandei tds meus docs pro consulado aki de SP em dezembro e o cara do patronato me disse ke os caras do consulado estariam me chamando para avaliação dos DOCS. tds pra ver se estavam td Ok, para serem enviados a Italia e FIM haha!

    Até ai td bão.. enviei e ele disse ke em janeiro ou no máx. fevereiro eles me chamariam… MAS ATE HOJE nao me chamaram…

    Liguei pro patronato, falei kom o Sr. italiano em italiano haha e ele me disse assim… Beh se eles nao te chamaram FABIO é pque seus docs deveria estar tds Ok (e estavam mesmo), e ja mandaram tutto pra ITALIA, jaja sua cidadania ta ai … chega uma carta por correio… eu fikei feliz sera ke isso e real??? ja tao la os docs? wooow ke bao isso? sera? bao ele disse isso ne! sera ke demora pra vir essa carta tb?

    abração fabiooo! boa sorte ai! fuii!

  • ciao fabio, td bem? olha ha uma ano atras aprox.vc. ja me passou varias dicas, me passou os custos do seu trabalho, td beleza, mas nesse interim nasceu meu filho hj com 08 meses, e obtive a cnn de meu pai, ja traduzi essas 02 certidões, a minha duvida agora é a seguinte: como ja possuo 05 certidões legalizadas pelo consulado de sp, mesmo assim vou ter que esperar todos aqueles anos para poder legalizar?, sera que existe alguma outra forma?, não seria possivel eu ir pra italia sem essas duas certidões, e iniciar o processo?, obrigado pela paciencia, fica com DEUS

  • Ciao Rosa

    Pois é, o problema é que atè pouco tempo atràs era feito normalmente, hà praticamente um ano os consulados começaram a fazer este tipo de controle. Acredito que através de processo judicial aqui na Itàlia utilizando como prova DNA seja possivel, porém nao tenho a menor idéia sobre como isso funcionaria 🙂

    Abs

  • Oi, Fábio

    Li sua resposta sobre as certidões tardias e senti um pouco de pena por ver que algumas pessoas podem não ter reconhecido seu direito. Me veio uma idéia na cabeça: nesse caso, não pode ser feito um exame de DNA para comprovar a paternidade? Ele é aceito no processo?
    É mais por curiosidade mesmo.
    abraço!

  • Ola Vania

    Quando o consulado legaliza os documentos, coloca entre outros um carimbo onde diz: “nao nos responsabilizamos por eventuais erros nos documentos”, pois legalizar nao é analisar documentos.

    Tanto a circolare k28 diz que devem ser apresentadas as certidoes civis de nascimento e casamento e em caso de dùvidas podem ser solicitados documentos adicionais.

    A cidadania jure sanguinis é baseada na transmissao de pai para filho (ou filha), ok? E deve haver explicitamente o reconhecimento de paternidade do pai ao filho. Em uma certidao tardia, nao hà este reconhecimento, pois quem declara o nascimento é o juiz que determinou a reconstruçao da mesma. Isso – aos olhos da lei – nao é confirmaçao da paternidade.

    Recentemente foi efetuada uma consulta ao Ministério em Roma, porque os consulados italianos estavam se refutando a enviar a non rinuncia para processos que continham certidoes tardias de nascimento. A resposta oficial do Minsitério é que – de fato – certidoes tardias nao podem ser utilizadas como confirmaçao de paternidade, portantao sao podem ser utilizadas.

    Abraços

  • Oi Fabio, tudo bem?
    É a Vania de novo. rs

    Mas não é estranho isso?

    Se não é possível fazer processos com certidão tardia, como se explicam algumas coisas?

    Por exemplo, porque o Consulado legaliza documentos sendo que não é permitido fazer a cidadania com esse tipo de documento?

    Outra: na Circular k28 (que é a que regulamenta o processo de cidadania, correto?), não consta qualquer informação de que não é permitido certidão tardia?

    Outra coisa, na internet e até mesmo aqui no seu blog, já li comentários a respeito disso. Se um documento não é encontrado, não há outra forma de comprovar esse tal documento se não for pela certidão tardia, não é? Se um cartório pega fogo, se a cidade foi alagada, ou se por qualquer outro motivo não foi possível encontrar o documento, pq a certidão tardia não valeria? É um documento oficial e legal.

    E mais uma coisa: se não consta na Circular, logo, não há como se determinar que a certidão tardia não seja válida, não é? Até já me informei na Comune e eles aceitam. E não foi em apenas uma que consultei.

    Porque o Consulado impediria? E pq vc diz que não é possível fazer processo com essas certidões?

    Bjs.

  • Ola Vania

    Nao tive problemas pois nao aceitamos nenhum processo assim, exatamente porque sei que nao é possivel fazer o processo com estas certidoes.

    Abs

  • Oi Fabio!
    Referente a certidões tardias, você já teve problemas com o Consulado na hora da Non Rinuncia? Um dos documentos do meu processo foi feito através de um juíz, já que não encontramos a original.
    Como darei entrada em breve diretamente na Itália, gostaria de saber se teria esse problema.
    Se você já teve com seus processos, como ‘resolveu’?
    Grazie!

  • Grande Gabriel

    Segundo as instruçoes do pròprio consulado (me passaram semana passada por telefone) o prazo seriam 180 dias de emitidas!!!

    Forte abraço!!!

  • Fábio,

    Td bem? É o Gabriel de novo! Hehe!

    Como eu já tinha te falado, estou agendado no consulado de SP p/ Junho agora. Tirei minha CNN em Maio de 2010 e tds as outras certidões em inteiro teor em Novembro de 2010. O site do consulado diz… “serão legalizadas exclusivamente certidões apresentadas em original, recentes e com firma reconhecida pelo ERESP em São Paulo – Capital.” Vc sabe me dizer o quão recente seria isso? Tem gente dizendo que O data de emissão das certidões não pode e exceder 6 meses. Outros dizendo 1 ano. Vc sabe algo sobre isso?
    Obrigado um milhão de vezes!! Hehe!
    Abraços

  • Betaniab

    Sò transferindo titulo de eleitor e comprovar 12 meses de residencia através de contas de consumo em outro estado pra conseguir legalizar! Abs

  • OI Fábio!
    Solicitei marcação de horário para legalizar os documentos no Consulado, a data que me mandaram por e-mail foi para 2020!!
    Tem outra forma mais rápida para fazer isso?

  • Ola Anonimo

    Se pode tem como comprovar residencia em outro estado pode sim legalizar. Porém é interessante depois que conseguir sua legalizaçao, enviar um email ao consulado em SP solicitando o cancelamento do agendamento com eles.

    Abs

  • Anonymous

    Olá Fábio, meus parabéns pelo Blog.

    Creio que você seja a pessoa certa para tirar essa dúvida.
    Estou esperando para legalizar meus documentos em SP porém, como é de conhecimento geral, a fila é enorme.
    Seria possível, visto que tenho a possibilidade de comprovar residência em outros estados, dar entrada novamente ou paralelamente em outro consulado?
    Desde já agradeço.
    Abraço.

  • Ola Zoraide, tudo bem???

    No seu caso, entre em contato com a embaixada italiana em Brasilia e pergunte a eles quais procedimentos pra legalizar por là, uma vez que voces nao tem como comprovar residencia no Brasil.

    Abs

  • Oi Fábio,
    Minha dúvida é a seguinte: Já tenho todos os documentos para a cidadania, mas como moramos nos EUA há mais de 20 anos não temos como comprovar residência no Brasil. Como posso fazer a legalização dos documentos antes de ir para a Itália?
    Agradeço antecipadamente.
    Zozo

  • Ola Carol

    Pra passar pode, embora o permesso sò é valido aqui na Itàlia. Isso significa que o oficial de imigraçao britanico pode barrar sua entrada… Abs

  • carol

    posso ir para londra soh com o permesso ?

  • Ola LUISA

    Sugestao: Nao venha à Italia sem os documentos legalizados, pois voce vai perder tempo, dinheiro e paciencia! Ainda mais em Bergamo…

    Voce nao vai conseguir permanecer depois que completar 90 dias, pois nao terà documentos legalizados para isso, pense bem, nao vale a pena!!!

    Abs e recado dado!!!

  • LUISA

    Ola Fabio, tudo bom?
    Estou indo para a Italia daqui a um mês.
    Estou com todos os documentos traduzidos mas falta legalizar. Estou na fila do consulado de Curitiba, mas só para 2012!!!
    Tenho uma residencia em BERGAMO, será que tem alguma chance de eu conseguir mesmo sem os documentos legalizados?
    Eu pretendo ficar menos de 3 meses, é necessario retirar o permesso de soggiorno?

    MUITO OBRIGADA e desculpa pelo incomodo!

  • Ola Antonio tudo bem?

    Para renovar seu passaporte basta ir no consulado com seu passaporte antigo e solicitar outro. Sobre o concorso para a Polizia veja no site deles como isso pode ser feito!!!

    Abs

  • Olá Fabio! Muito legal o seu blog. É muito legal ver um brasileiro sendo solidário com seus compatriotas. Basicamente tenho duas dúvidas que gostaria que vc, se pudesse, me ajudasse: 1ª= Viajei para à Itália em 1993 junto com meu pai que era italiano e na época eu era menor de idade e estava incluido no passaporte dele como figli; acontece que desde então jamais retornei para à Itália e o passaporte italiano expirou, aí a minha dúvida, basta apresentar referido passaporte no consulado para solicitar a retirada de outro ou é necessário uma nova demanda de documentos. PS me recordo que naquela época assinei um documento dito como cidadania, sendo que após a morte de meu pai cheguei a receber os atrasados de sua pensão trabalhista que era pago pelo governo italiano. 2ª Tendo a cidadania italiana posso prestar concurso para a POLIZIA DI STATO? Desde já agradeço a oportunidade e fico a espera de suas respostas. Um grande abraço.

  • Oi Fabio..

    Putz estou mt triste hj, acabei de ligar la no consulado de SP e disseram realmente que nao conseguirei mais legalizar meus doc. em qlqr outro consulado, pq entrou essa tal mudança ai faz um mes….
    Voce acha q msm assim devo pegar td e levar lá??? acho q so consigo chegar la dia 15 com td traduzido!
    :+(

    Vlw

  • Ola Cecilia tudo bem???

    Depende: se o erro no nome da sua bisnonna coloca em dùvida a linha de transmissao, voce deve retificar. Por exemplo:

    O italiano chamava-se Marco e casou-se com Maria.

    Na certidao do filho do casal consta que ele era filho de Marco e Sara. Neste caso, mesmo que nao faça parte da linha de transmissao, pode criar-se uma dùvida, entendeu???

    Bjsssssssssssssss

  • Anonymous

    Olá Fábio parabéns pelo MARAVILHOSO blog e por ajudar a quem precisa.

    Tenho 1 pergunta q naum acho em lugar nenhum! tenho q retificar as certidões pq o sobrenome do meu bisavo tá errado em todas + surgiu a dúvida d se preciso retificar o nome da bisavó tb! pq o dela ta muito errado em varias certidões vai mudando! os comunes ligam pra isso???

    obrigada pelas informações que achei aqui!!

    Bjosss, Cecília.

  • Renata, vamos là:

    1 – Nao, mas geralmente os consulados estao exigindo a apresentaçao da certidao de nascimento do italiano para verificaçao…

    2 – Segundo informaçoes do nosso amigo Cadu basta levar a CNN com a autenticaçao também feita pelo site para traduzir e entao levar pra legalizar

    3 – Nao, a domanda voce vai entregar no dia que for ao consolato levar os documentos!!!

    Abs

  • Fabiao:

    1- neste documento acima q vc me mandou em algum lugar pede certidao de nascimento???

    2- a CNN, ja peguei na internet e imprimi, blza, mas tem q mandar p algum lugar autenticar ou outra coisa?? ou é só traduzir e mandar p legalização??

    3- mando a Domanda servizio consolare, por correio ou levo junto com os documentos de uma vez só, pois acredito q as certidoes e a tradução so ficarao prontos daq uns 15 dias???

    Amigao, desculpa aê, mas…socorro, espero lhe ver em breve e na Italia…rs

    RenataP.
    abraço!

  • Renata

    No site do consulado tem um link INFORMAZIONI SULLE LEGALIZZAZIONI >>>> clicca qui

    Là està escrito

    “Questo Consolato provvede ad offrire questo servizio per gli atti originati in Brasile e solo ed esclusivamente ai cittadini italiani o stranieri residenti nella circoscrizione consolare.
    E’ necessario presentare la seguente documentazione:

    1)Comprovante di residenza (bolletta della luce, prima pagina della dichiarazione dei redditi presentata in Brasile, iscrizione elettorale (‘titulo eleitoral’), ‘espelho do CPF’;
    2)Modulo di richiesta di servizio consolare (scaricabile da questo sito alla sezione ‘Modulistica’) debitamente compilato;
    3)Atto (diploma, certificato etc.) da legalizzare;
    4)Traduzione”

    Imprima este documento, preencha também o documento “Domanda servizio consolare generico da specificare que està na sessao “Modulistica” e compareça no consulado, que funciona:

    segundas, quartas e sextas das 9h30 às 12h00

    Seja ràpida, pois os consulados italianos estao mudando os procedimentos, ao invés de legalizarem por residencia utilizaçao o critério de legalizar por estado onde os documentos foram emitidos, estamos em fase de transiçao, por isso corra!!!

    Abs

  • Fabiao….

    Estou apavorada, moro em Natal a 6 anos e tenho todos os doc. de residencia daqui, mas ontem liguei no consulado de Recife e a “Paula”do setor de legalizações, disse q eu nao poderia mais fazer por la q agora teria q fazer a leg. por SP, pq nasci lá?? isso procede?? estou desesperada….

    abraço, no aguardo!
    Renata P.

  • Ola Anonimo tudo bem?

    Para legalizar em Curitiba voce deve se cadastrar no site do consulado e posteriormente clicar em ‘Agendar Atendimento’. Là constarà as datas disponiveis para comparecimento. Em média o tempo de espera em Curitiba é de dois anos. Abs

  • Anonymous

    Olá Fabio, tudo bem? Me chamo Rodrigo. Fábio, não sei se você tem alguma notícia recente referente as filas para a legalização dos documentos para a cidadania feita na Itália, e já mandei e-mail para lá (Curitiba) mas não recebo resposta alguma. Acabei de enviar meus documentos para os tradutores mas ouvi dizer que a fila em alguns lugares é próxima da fila para obtenção da cidadania diretamente no Brasil. Isso procede? Já estava me preparando para ir no final do ano que vem para a Itália e isso impossibilitaria minha ida. Se souber me dizer pelo menos um sinal ( +-3 meses, + de 3 anos)…. estou desesperado!!! Me ajude!!!
    obrigado ćfio.

  • Ola Ricardo!!!

    Là tà tudo demorado mesmo, mas nao se espante se voce receber um email com as datas pra 2018, 2019…

    Sobre a Raquel essa é a parte que serà mais ràpida rsrsrs

    Forte abraço!!!

  • Anonymous

    Olá Fabio, tudo bem?
    Seu Blog é essencial!!
    Me inscrevi no Consulado Italiano de São Paulo para marcar o dia para as legalizações e eles nem me responderam até agora! Faz uns 10 dias que enviei a solicitação. Tem alguma notícia sobre como andam as coisas por lá?
    Entrei em contato com a Raquel para retificar minhas certidões mas com essa demora não sei se vou dar entrada agora não.
    Bom… grande abraço e muito obrigado pelo blog!
    Abraço! Ricardo B.

  • Pois é, se existe a indicaçao que ele se casou isso pode gerar dùvidas no oficial, que pode pensar que voce nao quis apresentar. Depois de pesquisar exaustivamente, consiga sim um documento negativo de matrimonio para resolver isso, mas certifique-se sempre com o comune. Abs e boa sorte!!!

  • Anonymous

    Oi Fabio, tudo sim!

    Bom, ele “casou-se” aqui no Brasil, interior de SP, na certidão de nascimento do meu bisavô, filho do nonno italiano, diz que ele casou em uma cidade aqui de SP, já entrei em contato com o cartorio dessa cidade e a curia catolica que “gerencia” a região e ambos me retornam dizendo que não há tal registro – refiz os passos da minha familia e entrei em contato com todas as cidades que ele passou e em todas a resposta é negativa.
    Essa é a única certidão que me falta, e estou desesperado atras dela.. mas nada…
    Eu tinha a esperança que uma certidão negativa de casamento resolvesse esse problema..

    Obrigado, abraços e felicidades!

  • Ola Anonimo tudo bem??

    Depende! Se nos outros documentos consta que ele era casado civilmente, entao é obrigatòria a apresentaçao da certidao de casamento, caso contràrio nao. Eu aconselho que caso voce realmente nao encontre o documento, que peça ao cartòrio onde ele nasceu uma certidao negativa, que conste que o cartòrio efetuou uma busca e que nao consta que ele se casou. E mesmo assim converse com o comune onde voce pretende fazer seu processo ANTES de vir pra saber como eles lidam com este tipo de situaçao. Abs

  • Anonymous

    Olá Fabio, tutto a posto?

    primeiro quero parabenizá-lo pelo blog que é muito bom!

    eu tenho uma dúvida: para mim só falta a certidão de casamento do meu antenato italiano que não consigo encontrar, mas na certidão de nascimento do filho dele (meu bisavô) consta que foi o pai quem o registrou no cartorio, há alguma implicação no meu processo por não ter encontrado essa certidão, como devo proceder, já que ela muito provavelmente não existe?

    Abraços

  • Ola Joao

    A diferença Joao / Giovanni nao é considerado erro e sim “abrasileiramento” do nome, portanto nao é necessària a retificaçao, basta constar na CNN todas as variaçoes. Em relaçao aos locais de nascimento e outros dados, tudo vai depender do comune onde voce pretende dar entrada no seu processo. Por exemplo nos comunes onde eu trabalho nao sao exigidos os òbitos e estas diferenças de cidade também nao contam, porém tem comunes que implicam com qualquer errinho, portanto o importante é saber com antecedencia com o comune onde voce pretende dar entrada se estes erros sao aceitos, ok?? Abs e sucesso sempre!!!

  • Olá Fabio tudo bem? uma dúvida a respeito da documentação toda: como proceder a respeito das certificações? Meu exemplo: meu bisavô veio da Itália, se chamava Giovanni, na certidão de casamento ela já era João. Ele nasceu em Melissa, mas no atestado de óbito constava que ele tinha nascido em Taquaritinga. Eu tenho que provar apenas que os nomes são a mesma pessoa ou ir modificando os documentos de modo que se chegue até o atestado de óbito dele e mude João para Giovanni? Outra pergunta: Com todos os papéis reunidos, retificados, traduzidos, só aí eu tenho que marcar com o consulado de minha região (Curitiba) um dia para a legalização? Você tem alguma ideia de quanto tempo em média leva da marcação até a ida ao consulado?
    Obrigado Fábio, seu blog é muito bom!!!!

  • Oi Erica

    Opa, tinha entendido que vc estava hà 2 meses aqui e nao hà 2 meses vencidos… Sobre o casamento: onde seu marido é residente – aqui na Itàlia ou no Brasil. Se ele é residente no Brasil (ou seja, ele é inscrito no AIRE no consulado italiano) o proprio consulado vai enviar a certidao ao comune dele para que seja feita a transcriçao, entendeu? Se ele nao é inscrito no consulado, apenas foi feita a legalizaçao da certidao, entao ele deve leva-la ao comune onde é residente para que seja feita a transcriçao!!!

  • Oi,fabio ..sou eu de novo,mas somos ja casados no brasil e o consulado de s.paulo ja legalizou..a minha pergunta è se a gente dar entrada em napoli nao vai dar problema prke me visto de turista venceu tem 2 meses? outra pergunta..quando o consulado de sao paulo regolariza a certidao nao avisa a comune di napoli ke meu marido se casou? nao è automatico? ou ele resulta ainda solteiro…af nao to entendendo nada…:(

  • Ola Erica tudo bem?

    nao tenho MSN, pois nao dou conta 🙂 Em relaçao ao casamento, vcs devem se casar onde ele é residente, se é em Napoli é là que devem se casar…

  • Oi fabio,me casei no brasil,com italiano tenho tds os documentos ok com o consulado italiano de sao paulo,estamos na italia e keremos regolarizar aki na italia o matrimonio.ele è residente a napoli,mas estamos em milano e eu estou a 2 meses com meu visto de turista vencido…sera ke da problema quando ele for em napoli na comune pedir a regolarizacao do casamento? por favor nos ajude …

  • Oi fabio,me casei no brasil,com italiano tenho tds os documentos ok com o consulado italiano de sao paulo,estamos na italia e keremos regolarizar aki na italia o matrimonio.ele è residente a napoli,mas estamos em milano e eu estou a 2 meses com meu visto de turista vencido…sera ke da problema quando ele for em napoli na comune pedir a regolarizacao do casamento? por favor nos ajude …

  • Oi fabio me pode por favor adiciona no ms n? nao to consueguindo postar…ericapaula54@hotmail.com

  • Ola Anonima tudo bem???

    Vamos às duvidas:

    1. Nao, apenas as certidoes brasileiras devem ser enviadas ao ERESP.
    2. Voce deve enviar apenas as certidoes originais brasileiras sim, as traduçoes nao devem ser enviadas ao ERESP
    3. Sim, normalmente
    4. Italia

    Quanto à apresentaçao dos documentos, voce està corretissima, é exatamente esta a lista!!!

    Porém no caso de divòrcio, cada comune exige determinados documentos. Nos comunes onde eu trabalho a certidao de casamento com a averbaçao de divòrcio basta. Porém comunes que gostam de complicar podem pedir sentença de divòrcio, objeto de pé, etc. portanto verifique sempre com o comune onde voce pretende dar entrada, pra saber como trabalham, ok?

    Outro grande abraço proce!!!

  • Anonymous

    Ola Fabio!

    Tenho algumas duvidas em relacao a legalizacao dos docs.
    1. Tenho que enviar para o ERESP todas as certidoes, incluindo a da ITALIA (a certidao de nascimento do meu bisavo), ou somente as do Brasil?
    2. Tenho que enviar as certidoes originais ja traduzidas?
    3. Tenho que traduzir a CNN tambem?
    4. Quando o ERESP fala: “…pais a que se destinam”, ele se refere ao consulado de Italia no BRasil, onde sera feita a legalizacao, ou a Italia, onde serao apresentados os documentos? No caso e Brasil ou Italia?
    Tenho outra duvida em relacao a relacao de docs a serem apresentados do consulado.
    Quem me transmitiu o direito a cidadania foi meu bisavo, por parte de mae, entao preciso:
    Bisavo: Certidao de nascimento, casamento e obito.
    Mae: Certidao de nascimento e casamento.
    Eu: Certidao de nascimento (fui casada e sou divorciada, minha certidao de casamento vai tambem?)
    CNN.
    E isso que eu preciso?
    Um grande abraco!!!

  • Ola Marly

    Em média em 30 dias o consulado legaliza os documentos, para legalizaçao o RJ é ràpido! Porém demoram meses para responder o pedido de non rinuncia ao comune. Abs

  • Fábio
    Qual o prazo para legalização no consulado do Rio de Janeiro?

  • Fábio
    Qual o prazo para legalização no consulado do Rio de Janeiro?

  • Ola David

    Com a chegada da nova consul em Belo Horizonte, atualmente o consulado està passando por vàrias mudanças e a principal delas é que o consulado està legalizando apenas certidoes no estado de MG, portanto nao é recomendado legalizar por là. Aguarde um pouco as coisas voltarem ao normal por là! Abs

  • Ola Felipe. O consulado de Curitiba aceita certidoes emitidas com atè 5 anos, portanto nao se preocupe em pedi-las agora. E nao é necessàrio que esteam em inteiro teor, porém voce deve verificar se no comune onde pretende dar entrada aqui na Itàlia aceitam certidoes simples ou apenas em inteiro teor. Todos os documentos (incluindo a CNN) devem ser traduzidas para a lingua italiana antes de serem legalizadas pelo consulado geral da Italia. Abs

  • Ola !!! Fabio, fiquei sabendo do seu site faz pouco tempo, ja li ele muitas coisas, porém ainda estou na dúvida. Meu bisavo é italiano da peninsula de PADUA, através de um assessor, obtive o nascimento dele do italiano, com isso fiz a linhagem do meu avo,pai e eu. Agendei minha legalização pra fevereiro de 2013 em curitiba. Temos que tirar as certidões todas em inteiro teor??e mandar traduzir para um adv juramentado certo, porém se fizer agora em 2010 até chegar 2013 vai estar desatualizada correto. E sobre a CNN como que procedo??? Já que pede um monte de documento do meu bisavo. Se fizer agora tambem vai valer pra 2013???

  • David

    Bom dia!

    Gostaria de uma ajuda, a respeito de qual consulado optar para legalização..

    Então, minha duvida é que sou nascido no Paraná e consequentemente todos meus documentos são Paranaenses, minha descendencia italiana vem da familia do meu pai que é paranaense, mas a familia da minha mãe é toda mineira e estou indo pra lá morar na casa da minha vó… e agora? estou apenas esperando minha documentação ficar ok pra eu agendar a legalização em Minas.. a duvida e o medo é que se vou conseguir legalizar esses documentos lá?.. pq a unica prova da minha residencia lá vai ser algum talão de agua ou luz, e o meu titulo que vou transferir pra lá! e se tbm causa algum problema de eu legalizar lá e quando chegar na italia o responsavel pelo processo me questionar por ter feito uma legalização que não é da minha jurisdição?

    espero pela resposta!
    desde já obrigado!

  • Ola Ana Carolina

    Depende do consulado que voce deve apresentar os documentos. Alguns deles exigem que os documentos sejam em formato teor, outros nao. Qual é o consulado? Abs

  • Marly

    Negar o pedido eles nao podem, porém podem complicar querendo que voce apresente documentos de residencia. E o problema é que ninguém estaria pensando em mudar residencia ou tentando criar alternativas se os consulados italianos no Brasil fossem competentes naquilo que fazem…

  • Fábio,

    Queria saber se as certidões para a legalização, e posterior pedido de cidadania na Itália, devem ser de inteiro teor?
    Tenhoas minhas certidões novinhas, com o carimbo do tabeliaão de estado em que vou entrar com o processo e traduzidinhas, mas não são de inteiro teor.

    Tenho pressa, meu horário para a legalização é 15 de setembro !

    Estou em pânico rss

    abraço à todos os irmãos do site

  • Obrigada pela resposta Fábio.
    Eu acho que a Paula blefou, pois no início da conversa ela me disse que eu deveria apresentar o título de eleitor e comprovante fiscal, que deve ser o imposto de renda. Depois ela perguntou de onde eu era e colocou as dificuldades, até ficou irritanda comigo!
    Mais uma dúvida: eu vou me mudar para Pernambuco e vou entrar com o pedido de legalização em maio de 2011; se caso e consulado me pedir outros comprovantes que eu não tenha, eu posso prorrogar a entrega dos documentos (ou seja continuar com o processo de legalização mais tarde) ou eles tem o direito de negar o meu pedido de legalização?
    Abraços.

  • Jaderson

    Poxaaa Fabio… foi mals…

    A resposta esta no comentario que vc deu para Marly…

    Sem querer eu acho que fiz a coisa certa, pois, ja estou aqui a um bom tempo..ehehehehe e soh agora estou correndo atras de meu reconhecimento de cidadania italiana.

    Blz…

    Abraço…

  • Jaderson

    Fala Fabio…. Blz..??

    Cara me tira uma dúvida…

    Eu morava em SP… hj estou em BH trabalhando e estudando…. meus documentos são todos do estado de SP. Eu consigo legalizar eles aqui pelo consulado de BH?

    Fico no aguardo ..

    Abraço..

    Jaderson.

  • Ola Marly

    A verdade é que voce sò pode legalizar no estado onde pode comprovar residencia, e neste caso cada consulado exige documentos especificos, alguns exigem o titulo de eleitor, outros o imposto de renda, e outros apenas comprovantes no proprio nome do requerente. O tempo também varia: pode ser seis meses, um ano e neste caso parece que Recife exige dois anos…

    O que nao é verdade é dizer que os documentos por serem de SP devem ser legalizados là: pois os documentos devem ser legalizados no consulado de residencia do requerente independente de onde foram emitidos os documentos

    Abraços!!!

  • Olá Fabio, tudo bem? meu amigo vai estudar na Itália por um semestre e vai atrás de sua cidadania. De que documento meu ele precisa para poder ir atrás da minha cidadania, fora as certidões traduzidas e certificadas? Precisa de algum tipo de declaração?
    obrigado e até mais!!!

  • Olá Fábio, sou eu outra vez e super angustiada!
    Liguei hoje para o consulado de Recife e a Paula, responsável pelas legalizações foi super grossa comigo.
    Eu liguei para confirmar o prazo para legalização e ela empurrou uma avalanche para cima de mim. Disse que eu deveria ter no mínimo 2 anos de residência em Pernambuco para legalizar por lá e que se as minhas certidões são de São Paulo, eu tenho que fazer o processo de legalização pelo meu estado e não por Pernambuco.
    Que relação com a verdade tem essas informações que ela me transmitiu?
    Por favor me responda, pois estou com as malas prontas para Petrolina/PE e preciso ter certeza antes de mudar a minha vida.
    Novamente conto com a sua ajuda.
    Grata,
    Marly Britto

  • Ola Marly

    Para que os diplomas tenham validade aqui na Italia, eles devem ser “convalidados” no consulado italiano, que procederà também com a legalizaçao dos mesmos, para isso devem estar claro na lingua italiana!

    Sobre a segunda pergunta: todos os documentos para que tenham validade aqui na Italia devem ser traduzidos para a lingua italiana e legalizados pelo consulado-geral da Itàlia!

    Abraços

  • Digamos que eu tenha conseguido todos os documentos legalizados e tenha ido para a Itália e estou aguardando o processo do reconhecimento,a minha irmã pode ir junto e aproveitar o processo levando somente a certidão de nascimento dela? Ou ela terá que traduzir e legalizar antes de ir também?
    No aguardo,
    Marly Britto

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Fábio
    Nossos diplomas acadêmicos tem a mesma validade na Itália?
    Eu sou MBA pela FGV, após a minha cidadania, eu posso continuar a exercer a minha profissão? Terei que fazer alguma adaptação além da fluência no idioma italiano?
    Devo levar os diplomas traduzidos e legalizados também?
    Como funciona?
    Agradeço,
    Marly Britto

  • Fala xarà tudo bem?

    Infelizmente o que voce leu està errado: a legalizaçao dos documentos sò podem ser realizados no pais onde foram emitidos, nao é possivel legalizar documentos brasileiros em outros paises.

    Abraços

  • Ola Simone tudo bem???

    Pois é, o agendamento nos consulados sò pode ser realizado através do site, nao existe outra alternativa. No seu caso, voce deve aguardar a data para poder vir à Italia, infelizmente!

    Abraços

  • Fabio

    Em Primeiro lugar Parabéns pelo aniversário.
    Desde que recebi o e-mail do consulado aqui de SP com a data de legalização para 2017 estou tentando achar outra alguma forma de agilizar essa legalização já pensei em mudar de estado mais como estou na faculdade fica difícil, tenho planos que assim que me formar ou seja o ano que vem realizar um Intercambio não sei bem ainda em qual pais, mais deve ficar entre Canadá, Inglaterra, áfrica do sul e Irlanda, li em algum lugar se tiver morando legalmente em outro pais posso legalizar por lá, minha duvida é se tiver com visto de estudante em alguns desses países que citei será que posso legalizar meus documentos no pais que estiver estudando.
    Muito Obrigado e mais uma vez Parabéns

  • Simone

    Olá Fabio, sou eu, a Simone de volta!
    Então, estive sumida, pois estava atrás de toda a documentação, que semana que vem, deve estar toda em minhas mãos, em seguida vou mandar traduzir, e a questão é…entrei no site do consulado aqui de Curitiba, e segundo, até agora, eu não quis entender, tem horário para 2013????É isso mesmo????E o que vc sugere que eu faça?Estava me programando para ir para a Itália antes de Dezembro…

  • Ola Cassia tudo bem?

    Pra saber sobre nossos serviços escreva pra fabiosaga@minhasaga.org ok?

    Abraços

  • Anonymous

    OLA FABIO,

    GOSTARIA DE MAIS INFORMACOES SOBRE SUA ASSESSORIA ENVIEI UM EMAIL PRA VOCE MAS AINDA NAO OBTIVE RESPOSTA.
    ANOTA AI:CASSIA.BASS@LPNET.COM.BR
    SKIPE:CASSIA.BASSO

    AGUARDO CONTATO.

    SAUDE E PAZ,
    CASSIA

  • Ola Marly bom dia!

    Sim, com esta absurda e incompetente fila inexplicàvel de legalizaçao, acabaria sendo mais fàcil e ràpido fazer o reconhecimento diretamente no consulado SE o reconhecimento durasse apenas este tempo que te informaram, o que sabemos nao ser verdade. Atè poucos anos atràs o tempo para reconhecimento era de 55 ANOS. Apòs a criaçao da força tarefa (que nao està funcionando no Brasil) o prazo caiu bastante, mas ainda continua em algumas décadas!

    Se voce conseguir transferir e comprovar residencia noutro estado, realmente é uma boa alternativa, pois nenhum outro consulado tem esta fila absurda!!!

    Jà respondi seu email, ok?

    Abraços

  • Olá Fábio, parabéns pelo blog.
    Se o tempo para legalização dos documentos em SP demora cerca de 8 anos, que vantagem temos em pedir a legalização ao invés de requerer a própria cidadania no consulado. Quando fui ao consulado e entrei com o requerimento via correia, me informaram que a fila para o reconhecimento da cidadania chega a 2016.
    Não é mais fácil então, pedirmos a cidadania por aqui mesmo?
    Em caso negativo, se transferirmos os documentos que comprovem residência para outro Estado, temos um ganho de tempo, não?
    Por exemplo, se eu transferir meus comprovantes de resisdência para Recife, quanto tempo leva a legalização no Consulado de Recife?
    Um abraço e muito obrigada pelo o que tem feito a todos.
    Vou lhe enviar um e-mail solicitando um orçamento estando na Itália, tá?
    Marly Britto

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Ola Bruno tudo bem?????

    Sim, và no consulado e peça pra legalizar seu documento com base no permesso di famiglia, pois reamente é o ùnico documento que comprova a ligaçao entre voces!!!

    Abraços!!!

  • BRUNO

    olá Fabio! o que eu gostaria de saber é o seguinte!
    estou indo morar com a minha irma na itália, ela é cidada italiana e vai me dar o permesso de familia, iria com todos os documentos já para o processo da minha cidadania lá mais como esta este rolo no consulado aqui em SP deixarei legalizando aqui e vou com o permesso! só que para tirar o permesso de familia lá é preciso de alguns documentos e tal e um documento que comprove que sou irmão dela, pode ser a certidão de nascimento só que tem que ser legalizada pelo consulado aqui para valer lá e não esta por causa deste rolo do consulado, será que eu consigo legalizar esta certidão aqui falando no consulado que não é para a cidadania e sim para o permesso em um curto tempo? e se não, teria algum outro documento que posso usar para comprovar que sou irmão dela?
    obrigado pela atenção e aguardo resposta.
    abraços

  • Anonimo

    E’ a mesma resposta que dei acima, eles estao cautelosos com a comprovaçao de residencia!!

    Abs

  • Ciao Anna

    Os consulados italianos estao passando por um momento de ‘limpeza’, pois depois de diversas denùncias de corrupçao, resolveram colocar ordem! Um decorrencia disso, alguns consulados estao exigindo diversas formas de comprovaçao de residencia pra evitar que pessoas que nao sejam efetivamente residentes naquela circunscriçao consular possam utilizar os serviços “por fora”. Aqora o consulado dizer que o processo demora meses nao é correto, exija a legalizaçao em tempo hàbil, pois nao é assim que funciona nao, ok??

    Abs

  • Ola Anonimo

    Voce agendou no consulado de SP? Demora em média uma semana pra chegar a confirmaçao da data, e com certeza serà uma data absurda, em torno de 2019, 2020… Em caso positivo voce deverà refazer tudo até a data!

    Abs

  • Anonymous

    Oi Fabio.
    Estou com alguns probleminhas ,gostaria de saber de vc o seguinte estou com todas as certidoes e outros doc necessarios pra da entrada com o pedido de legalização,com todos esse doc fui ao consulado e me pediram um comprovante eleitoral,comprovante de residencia e um espelho fiscal, gostaria q vc me informasse se realmente tudo isso e necessario pq quero apenas legalizar a documentação ja q vou da entrada junto com meu pai e meus irmão?Por favos me ajude.

  • anna

    Oi Fabio
    Fui ao consulado em Recife e me pediram um comprovante de Residencia,
    Comprovante fiscal(emitido pela Receita Federal)e um Eleitoral, vc acha q realmente todos esses documentos sao necessarios so pra comprovar residencia ? E para legalização de doc me informaram com as seguintes palavras q “esse processo demporaria meses”q eu deixaria e esquecesse e realmente assim mesmoq tem q funcionar?

  • Anonymous

    oi!!
    então só que assim eu agendei para a legalização e ainda não recebi nenhum email falando nada!! minha duvida é se neste email vai ter uma data absurda pra 2010 para entregar os documentos ou se os documentos serão entregues antes porque se for pra entregar só em 2010 eles ja vão estar vencidos!!!
    obrigado e espero sua resposta!!

  • Ola Karina

    O primeiro passo é reunir tudos os documentos de nascimento e casamento de todos até chegar a voce, e também a CNN. Acompanhe o passo-a-passo que escrevi.

    Eu presto sim consultoria, caso queira receber nossa proposta escreva pra fabiosaga@minhasaga.org

    Outro abraço!

  • Anonymous

    Oi Fabio!
    Gostaria de saber se vc faz esse processo todo ou se pode indicar alguem de confianca. E quanto tempo demora! Detalhe: nao tenho ainda os documentos.
    Se vc quiser entrar em contato comigo: karinapeghi@hotmail.com

    Um abraco!

  • Fabio

    Ainda a mesma porcaria, o consulado de SP nao mudou nada, mesmo com a entrada do novo consul!!!

    Estamos ‘de bituca’ sò observando…

    Abs

  • Ciao Cassia!!!

    Funciona assim: o comune geralmente pede para o consulado onde os documentos foram emitidos!!! Porém, se existem documentos de outro estado (por exemplo foi legalizado em Curitiba mas alguns documentos foram emitidos no estado de Sao Paulo) o pròprio consulado responde a non rinuncia com um carimbo “PEDIR TAMBéM A NON RINUNCIA PARA O CONSULADO DE SP”. Nos comunes onde eu trabalho, jà peço pro oficial mandar a non rinuncia para todos os consulados onde os documentos foram emitidos – e nao apenas o que legalizou – pois assim o cliente nao perde tempo, pois imagine esperar 30 dias para um consulado responder com este famigerado carimbo e ter que esperar novamente pedir para o outro consulado…

    Abs

  • Fabio

    alguma novidade sobre a legalização de documentos aqui em sp, acho que vou ter que esperar até 2017 mesmo

  • Fabio

    Alguma novidade sobre a legalização aqui em sp, to achando que vou ter que esperar até 2017 mesmo.

  • OLA FABIO,

    PARABENS PELO BLOG REALMENTE AS INFORMACOES SAO ESCLARECEDORAS!! ENTRO SEMPRE QUE POSSO PRA SABER DAS NOVIDADES….

    APROVEITANDO A PERGUNTA DO JULIANO GOSTARIA DE SABER SE TODOS OS COMUNES NA ITALIA PEDEM A NAO RINUNCIA DO ESTADO DE SAO PAULO QUANDO AS LEGALIZACOES SAO EFETUADAS EM OUTRO ESTADO..

    O INFORMACAO QUE OBTIVE EH QUE ALGUMAS COMUNES EXIGEM APENAS A NAO RENUNCIA DO ESTADO ONDE AS LEGALIZACOES FORAM FEITAS.. EH VERDADE??

    GRAZIE.

  • Ola Juliano tudo bem???

    Infelizmente nao. Alias até é possivel legalizar em outro estado, colocando uma conta de consumo em seu nome e transferindo o titulo de eleitor. Porém alguns funcionàrios dentro do consulado de SP estao fazendo papel de ‘investigadores’, analisando com isso se a pessoa fez esta mudança de residencia e consequentemente nao enviando posteriormente a non rinuncia. Porém é possivel fazer sim, mas voce deve efetivamente ser residente neste outro estado para futuras comprovaçoes…

    Abs

  • Fabio, existe casos de paulista que conseguiu legalizar em outro estado? Como? Ou casos de paulista que legalizou em Brasilia? Como?

    Por Favor, há meios de mexer os pausinhos para se esquivar do Consulado Lento de São Paulo?

    O email do consulado para 2019 pede pra levar imposto de renda e conta de agua e luz. Eu tenho 21 anos, não declaro imposto de renda, então não preciso levar? Só as contas de agua luz, e comprovante de sitio eleitoral? Alguém sabe?

    Alguém ja conseguiu mudar o sitio eleitoral para qq outro estado e levar uma conta de agua/luz no seu nome, para o consulado de outro estado?

    Obrigado

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Olá Fábio eu morro em salvador mais estou indo para Itália me casar por isso preciso saber tudo que realmente precisa ok!

  • Oi, Fábio, deixei um comentário na outra parte do blog sobre o Permesso de soggiorno, mas queria te contar como ficou a questão da minha irmã, a da legalização. Niente… e ainda levaram bronca, ela e minha outra irmã, na questura, por virem para a Itália sem legalização..rsrs

    É situação bem complicada, porque, na prática, sua vida fica parada por causa do prazo do consulado…
    O último capítulo da novela é: a Questura de Anzio enviou a papelada dela para a de Roma, esperando por alguma resolução.

    Se ela tivesse feito o código fiscal quando chegou, poderia ter feito a residência e a comune daria entrada na codadania. Mas, como não fez, o funcionário também não pode fazer nada…E só nos resta esperar o próximo capítulo.

    Um abração para você e obrigada pela gentileza com que me atendeu. conversar sobre esses problemas com quem entende ajuda muito.

    Ah,a cidadania da minha mãe continua emperrada, mas tenho fé. A funcionária da Comune tem certeza de que ela deveria ter feito uma declaração. Já expliquei que não existe isso, ela foi casada com meu pai por mais de 40 anos e antes de 83, por isso não tem para onde correr, mas tenho de esperar. rsrs
    Nem posso reclamar, na verdade, porque ela foi muito bacana comigo. A minha cidadania estava parada, por causa do não recebimento de alguns documentos de outra comune e ela deu conta de fazer tudo, sem que eu precisasse gastar nada. Só tenho a agradecer. Tive muita sorte!
    Rosa Belli

  • Oi Giselli tudo bem???

    Grazie pelas palavras, sao pequenos gestos como este que me deixam cada vez mais feliz e inspirado a escrever!!!

    Sobre seu caso, as legalizaçoes em Brasilia sao feitas em poucos dias, pois nao existe fila. Quando vc saiu do Brasil vc fez a declaçao de Saide definitiva? Ligue diretamente na Embaixada Italiana através do Tel: 0055 61 3442 9900 e pergunte se é possivel legalizar por là por ter mais de 5 anos de residencia na America. Depois volte aqui pra nos contar, ok???

    Abssss

  • Ciao Giovanne

    Porca miseria, 8 meses?? Os ultimos processos que fiz demoraram de 3 a 4 meses pro RJ enviar a non rinuncia! Infelizmente é o que eu sempre digo: os consulados italianos no Brasil parece que fazem parte de um mundo paralelo, com suas proprias leis e regras, como se nao fizessem parte da Italia…

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Oi Fabio,
    Seu site e absolutamente essencial para quem quer obter a cidadania italiana. Obrigada por nos prover informacoes tao precisas e diversas sobre todo o processo de obtencao de cidadania italiana 🙂
    Eu tenho uma pergunta em relacao a legalizacao de documentos: eu moro e trabalho legalmente ha 5 anos nos EUA, e antes de vir pra ca morava em SP. Gostaria de fazer o pedido de cidadania italiana por aqui, entao agendei a legalizacao pelo consulado de SP mas o agendamento esta para 2018!!!Sera que eu consigo fazer a legalizacao dos documentos pela embaixada italiana em Brasilia? Voce sabe quais documentos eu preciso para comprovar a residencia no exterior?Quanto tempo demora em media para obter as legalizacoes em Brasilia?

    Obrigada novamente pela inestimavel ajuda!

    Giselli

  • fala Fabio! legal este teu blog…estou me orientando por ele para conseguir tudo! cara, um amigo meu fez a cidadania e a non rinuncia vindo do Rio já demorou 8 meses!!! eu vi aí em cima vc dizendo tempo médio 04 meses para o RJ… quando acontece este tremendo atraso, o que pode ser feito? algo pode ser feito? algum órgão pode fiscalizar ou agir com isso? já vi vários casos de processos do Rio de janeiro com problemas… o que tu acha rapaz? obrigado.

  • Ola Liliane

    Em que regiao do Brasil vc mora (ou morava)? Para casar aqui vou escrever um post explicativo, agora que percebi que nunca escrevi sobre isso rsrs

    Bjs

  • Um coisa que o fabio sempre fala, se informa na comune antes, para não perder a viagem e dinheiro, verificar quais documentos necessario e se estão todos legalizados para que tua mãe possa tirar mesmo sendo por casamento, conforme a lei italiana.
    Depois disso liga no consulado e verifica com eles como a tua irmã deve proceder sendo filha de Italiana para legalizar a certidão. Uma coisa que percebi, que o pessoal nao gosta de responder as perguntas com “se”.
    Se precisar de algo aqui no Brasil é só falar que posso verificar.

  • Oi, Neto, obrigada por lembrar do meu caso! Bem, então se eu conseguir fazer a cidadania da minha mãe, que é por casamento, a minha irmã teria direito a uma legalização de certidão mais rápida… Entendi direito? Sempre vale apena tentar, tenho pena de ela ficar com a vida parada esperando por uma coisa a qual ela tem direito. Abraço para vcs! Rosa

  • Fabio,Segue a instrução que recebi do Consulado de São Paulo, por sinal fui muito bem atendido, apesar das dificuldades que temos por aqui que você sabe, eu tenho direito ao dois tipos de cidadania que é por descendência ou por casamento e eu só preciso legalizar minha certidão de nascimento pois a do meu bisavo até os meus pais já estão legalizadas e a minha de casamento já está transcrita na comune, dai vem a novela do agendamento está para 2018, mas… A orientação que me deram, pois quem tem a cidadania é minha irmã, mas minha mãe não. A pessoa me orientou a fazer o processo da minha mãe em uma viagem para visitar o filho querido, ela volta com cidadã italiana e dai posso no consulado solicitar a legalização da minha certidão de nascimento (pode ser por procuração), pois sou filho de italiana e consulado tem por obrigação fazer a legalização no prazo estabelecido, sem ter que fazer agendamento.Segue essa dica para rosa, se ela quiser se informar no consulado também, mas essa a orientação que me deram.Um grande abraço

  • Olà Fàbio! Eu gostria de saber como faço para casar aqui na italia? Pois estou indo para o brasil para da entrada em todos os documentos que precisa mais minha duvida maior è como e onde vou fazer a traduçao dos documentos. E vc pode confirmar para me os documentos necessarios e o que devo fazer com eles? Obrigado espero sua resposta anciosa. Liliane salvador-ba

  • Ola Marcilio td bem?O ERESP serve para atestar que a certidao brasileira é legal, enquanto o consulado italiano atesta que o jogo de documentos (certidao brasileira + traduçao em italiano) sao legais e podem ser utilizadas aqui na Itàlia.Nenhum dos dois òrgaos – ERESP e Consulado Italiano – analisa o conteùdo dos documentos.E em relaçao às datas de legalizaçao do consulado de SP, acho que a palavra 'absurdo' é o minimo que podemos utilizar para esta situaçaoForte abraço!!!

  • Julianoa minha resposta demorou 2 semanas e veio com data pra 03/2019… Muito interessante nao???

  • Ola Fabio, Parabéns pelo Blog, muito legal mesmo, parabéns.Eu tenho uma duvida, apesar de você ja ter comentado, mas ainda não consegui descobrir pq devo mandar as certidões pro ERESP primeiro e depois pro Consulado? Se o ERESP não avalia se tem algum erro, apenas legaliza. Qual e a função do ERESP? E outra coisa, recebi ontem um Email do Consulado confirmando meu agendamento pra 2019. Isso so pode ser piada. Você conhece alguma outra forma de tornar isso mais rápido? Obrigado amigo..

  • Ola Andre tudo bem???Se voce mora no Espirito Santo, o consulado da sua jurisdiçao é o Rio de Janeiro. Provavelmente sua cidadania ultrapassarà 3 meses aqui na Itàlia, pois o consulado do RJ demora até 4 meses para enviar a non rinuncia, portanto venha preparado para ficar de 3 a 6 meses sem trabalhar, enquanto aguarda sua cidadania, ok? Abs

  • Fabio queria esclarecer umas duvidas. Meu primo primeiro foi para Italia faz 1 ano para fazer a cidadania, ele conseguiu no mês de Março/2010, estou querendo fazer a minha e queria saber se algum documento dele serve para a minha. Tenho todos os documentos necessarios, so não tenho a CNN ainda. Moro no Espírito Santo, tenho que ver isso no Rio de Janeiro ou São Paulo para fazer alguma coisa com esses documentos?Uma pessoa me pediu 2 mil euros para fazer minha cidadania, que tenho que ir pra lá. Esse é mais ou menos o preço cobrado? Ele vai me dar 3 meses de hospedagem. E quanto a passagem que a gente compra de ida e volta, se a gente perde a passagem de volta, sabe me imforma? li muito assunto sobre cidadania seu blog foi mais simplificado e objetivo que encotrei no mais muito obrigado e um abraço

  • CiceroAcho que voce està confundindo agendamento para legalizaçao e agendamento para cidadania italiana no consulado!!!Para que os documentos sejam vàlidos e aceitos aqui na Itàlia é fundamental que os mesmos sejam chancelados pela autoridade consular italiana no Brasil. Sem isso, nao existe a possibilidade de dar entrada na cidadania aqui na ItàliaForte abraço e boa viagem!!!

  • Oi Fábio,Muito obrigado pelo rápido retorno! Sim, realmente não há carimbo do consulado (SP), fizemos o agendamento em 2007 e até agora sequer chegou uma cartinha em nossa casa! Pergunto: há como abreviar essa legalização no consulado de SP independente da carta de convocação? Chegar no guichê solicitando tal? Outra questão: essa legalização pode ser feita diretamente na Itália? Realmente os paulistanos estão deveras desanimados com essa lentíssima burocracia. Acho realmente que por hora ir para a Itália só à passeio mesmo…Muito obrigado mesmo e continue seu ótimo trabalho!Abração,Cicero

  • Ola Cicero tudo bem???Somente traduzida nao é suficiente, ela também deve estar legalizada por um consulado-geral da Itàlia no Brasil!!!Abs

  • Olá Fabio, como vai?Seu blog realmente é excepcional, parabéns pelo árduo trabalho. Estou indo para a Itália em maio próximo, de posse da documentação. Porém estou em dúvida se minha certidão, já traduzida, está apta para dar entrada para a cidadania na Itália. Posso enviá-la por email escaneada (são apenas duas páginas) para que você analise?Desde já agradeço, abraços,Cicero

  • Ciao Fabio!Tudo bem com voce?Mais uma vez parabéns pelo trabalho muito bacana que esta prestando a todos nos!Recebi a muito tempo um email do consulado de Sao Paulo marcando a data de 04/11/11 para legalizacao de meus documentos.Voce sabe me informar o que eu necessito depois das legalizacoes pra poder dar entrada no processo da minha cittadinanza na italia? tenho alguem la que pode me receber, mas preciso de comprovantes de renda?Que tipo de visto necessito?Tem ideia de quanto tempo pode demorar em Roma? Pretendo tambem tomar aulas de italiano enquanto espero.Muito obrigada!Um abraco,Ana

  • LacoSe os documentos estao legalizados voce pode sim utiliza-los, porém deve obrigatoriamente legalizar os documentos faltantes para completar a linha, que é sua certidao de nascimento, a certidao de nascimento e casamento dos seus pais, etc.Abs

  • JulianoGeralmente chega em poucos dias, aproximadamente 10 dias chega a bomba :)Abs

  • Oi… Valeu pela ajuda! Tenho uma duvidazinha, se meu primo que é filho da irma da minha vó já tem todos os documentos do meu bizavo que é o Italiano de origem legalizados e tudo… mas chegando na Itália ele nao fez e resolveu voltar! Posso usar os documentos do meu bizavo que sao dele? Mesmo os pedidos estando no nome deles?AJUDA AUHAHUValeu abraço

  • Eu fiz o meu cadastro no site do consulado de São Paulo para o agendamento a semana passada. Eles me enviam um codigo de protocolo e disseram que em breve receberia um email com a data do agendamento. Alguém sabe quanto tempo esse email demora pra chegar?

  • Ciao RosaGrazie!!!

  • Ola Juliano tudo bem???Nao, vc sò consegue legalizar seus documentos no local onde efetivamente comprova residencia, através de contas de consumo, imposto de renda e titulo de eleitorAbs

  • Só para informar a quem precisar, Curitiba está marcando para 2012.Abraço,Rosa

  • Fábio, exite meios de se esquivar da lentidão do consulado de São Paulo pra legalização? Tem como eu alugar um casa no Paraná e agendar a minha legalização por lá?O que exatamente determina que eu TENHO que me submeter ao consulado de São Paulo?

  • Ola GersonSegue os dados de um tradutor:Giovanni Aldino Dell'AnnaAv. Treze de Maio, 47/1306 – CentroTel/Fax: 2524-6838E sobre o tabelionato, pode ser qualquer um desde que seja na cidade maravilhosa!Abs

  • Ola Debora tudo bem?Hum, se todos os outros dados estiverem corretos nao vejo problema, porém entre em contato diretamente com o comune onde vc pretende dar entrada, pois apenas eles poderao te dar 100% de certeza, ok??Bjs

  • Ola Lucas tudo bem???Lembre-se que o importante nao é a mulher ter nascido apos 1948 e sim o filho (ou filha) dela, entendeu?Abs

  • Olá Fábio.Estou já na fase de receber os últimos documentos e logo após vou traduzir os documentos. No seu blog você diz, que antes de traduzir os documentos, os consulados exigem que todas as firmas dos tabeliões que assinaram as certidões sejam reconhecidas num Tabelionato da Capitat. Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber se aqui tem um tabelionato onde eu possa fazer esse reconhecimento e agradeço se puder me dar o endereço.Também queria saber se você indica algum tradutor oficial aqui no Rio de Janeiro.Agradeço sua atenção e no aguarado de uma breve resposta.Um abraçoGerson

  • Olá, Fabio!Muito obrigada pelo esclarecimento. Já liguei para o cartório da Bahia e acho que já sei como fazer =)Bom, mais uma pergunta: na certidão de batismo de meu tetravô italiano, consta que seu nome era Girolamo Francesco Mondaini. Na de casamento, consta que ele casou com Antonia Cleofa Salvatori. Entretanto, em todas as certidões brasileiras (que não são poucas no meu caso) eles são citados como "Jeronimo Mondaini" e "Claudia Mondaini" (ou "Claudia Salvadora"), inclusive nessa certidão baiana (que é o batismo de um filho deles). O processo de dupla cidadania será iniciado na comune de Buccinasco. Esse tipo de erro carece de retificação antes de eu iniciar as autenticações nos cartórios?Obrigada novamente pela sua ajuda!

  • Então Fábio, a no caso é a minha mãe, ela nasceu em 67'. Você pode me indicar algum consultor nesta área?se não, pode onde começo as buscas? pela minha familia?não li todos seus artigos, pois trabalho e estudo… lerei mais alguns quando puder!abraço!

  • oi, FábioAgradeço suas respostas. Quanto ao problema da minha irmã, pelo que você me respondeu e o que eu li no seu blog, creio que o melhor seja marcar nova data para legalizar o documento no Brasil. Estou esperando ser chamada na comune para saber como vai ficar o caso da minha mãe, porque a funcionária não tinha certeza de como fazer o processo dela. Quando tiver alguma notícia, volto para contar, pode ser que ajude outras pessoas. Obrigada mesmo por sua ajuda! Rosa

  • Oi RosaNao acredito que algum advogado consiga resolver esta questao, pois o passaporte da sua irma é apenas o documento de viagem dela, o documento mais importante é a certidao de nascimento, pois somente ele pode determinar legalmente a filiaçao e consequentemente a relaçao entre voces! Jà em relaçao a sua mae, segundo o viceprefetto do Ministero dell'Interno Dott. Claudio Balleta "uma vez 'sposata con cittadino italiano' antes de 1983 adquire automaticamente a cidadania do marido – e a conserva mesmo viùva" como voce pode verificar no link abaixo na resposta dele a uma cidada peruana:http://www.prontofrancesca.it/category/sos-cittadinanza/page/2/Bjss

  • Certo, mas você conhece algum procedimento feito aqui na Itália? Por um advogado, quero dizer. É que não custa barato e eu estou receosa. A legalização dela (da minha irmã) deve ser feita no Consulado de Curitiba….Ela é do Paraná. A minha é do Rio de Janeiro, porque nasci em Salvador.Ah, e se você puder me dar alguma dica de como eu posso saber alguma coisa sobre a cidadania da minha mãe, eu agradeceria. Ela foi casada com meu pai por 40 anos, mas meu pai morreu sem requerer a cidadania. Obrigada!Abraço!Rosa

  • RosaSim, e é exatamente por isso que a questura quer a certidao de nascimento dela, entendeu? Pra comprovar efetivamente o laço entre voces!Porém para que a certidao dela tenha validade aqui na Itàlia deve ser legalizada por um consulado-geral. Em que consulado no Brasil vc legalizou sua certidao?Absssssss

  • Oi, Fàbio, o que eu não entendo é o motivo dessa verificação. A minha certidão de nascimento e a da minha irmã têm o mesmo sobrenome e os pais são os mesmos, apesar de ela ter sido adotada. Uma advogada daqui me disse que poderia fazer a legalização, mas custa caro. será que dá para confiar?Abraço e obrigada pela resposta! Rosa

  • Ola Rosa tudo bem??Provavelmente a questura solicitou a certidao de nascimento da sua irma para provar o parentesco, e pra isso ela deve sempre ser traduzida e legalizada, entendeu?Bjss

  • Ola Débora tudo bem??Nao tem problema que o padre nao tenha firma no RJ, và até um cartòrio de registro da capital, pois o proprio cartòrio pede o 'sinal publico' para poder autenticar a firma do padre, entendeu?Sobre o ERERIO vc precisa sim fazer a legalizaçao là – mas das certidoes brasileiras antes, depois voce manda traduzi-las, autentica a firma dos tradutores e entao legaliza no consulado italiano no RJ, ok?Absss

  • Oi, Fábio, você sabe se para fazer o permesso di soggiorno é necessário legalizar a certidão de nascimento? Para tirar o de minha irmã tenho de legalizar a dela, segundo a questura. Estamos as duas na Itália e eu já sou cidadâ. Outra coisa, como devo proceder para fazer a cidadania da minha mãe? Meu pai faleceu há dois anos e eles foram casados por 40 anos, mas meu pai nunca fez a cidadania. Será que ela pode fazer ainda?Se for melhor posso enviar um mail para vc.Abraço, parabéns pelo blog e muito obrigada! Rosa

  • Olá, FabioConheço seu blog há muito tempo, mas sempre achei que "não era coisa pra mim". Meu antepassado italiano é meu tetravô, e eu demorei muito tempo até conseguir coletar todas as certidões necessárias. Agora finalmente comecei com as dúvidas burocráticas… ficarei feliz se você puder me ajudar.Um dos meus antepassados nasceu na Bahia, Salvador, em 1842. Solicitei a transcrição de sua certidão de batismo à Arquidiocese de Salvador. Agora, preciso reconhecer firma do padre que assinou este documento. Mas eu moro no Rio de Janeiro e darei entrada no meu pedido na Itália. Devo sair do Brasil com as certidões autenticadas, traduzidas e legalizadas, certo? A minha dúvida é com relação a esta certidão baiana… o consulado do Rio vai querer legalizar uma certidão que foi autenticada na Bahia? O padre não tem firma registrada em qualquer cartório do Rio :E quanto à legalização.. não sei se estou falando uma grande besteira, mas algumas pessoas me informaram que eu não precisaria ir ao consulado fazer isto. Bastava ir ao ERERIO (http://www.buscacertidoes.com.br/buscacertidoes24.html). Estou um tanto confusa…Agradeço qualquer comentário que possa ser feito.

  • Mancuso, brunnaNa verdade o prazo para legalizar os documentos em SP é uma enorme excessao à regra, infelizmente!!!

  • Ola Marcio tudo bem???Infelizmente o consulado do RJ é um caos no quesito comunicaçao!!! Geralmente demoram em média 3 a 4 meses para responder os comunes aqui na Itàlia. Eu sugiro que voce entre em contato com a Embaixada Italiana em Brasilia através dos emailsambasciata.brasilia@esteri.itambasciatore.brasilia@esteri.ite também com còpia para o consulado do RJsegreteria.riodejaneiro@esteri.itEscreva no email sua situaçao e cobre uma posiçao oficial da embaixada e do consulado, dizendo que voce espera hà mais de 120 dias uma comunicaçao do consulado do RJ.E depois volte aqui claro pra nos contar como foi…Abs

  • Ola Volpi tudo bem?????No seu caso é muito melhor legalizar em POA por diversos motivos, sendo o principal deles a rapidez na resposta da non rinuncia. Tem levado apenas dois meses para concluir uma pràtica de POA, o que eu sugiro:Escreva para o consulado de Porto Alegre contando seu caso: que sua ùltima residencia foi là, inclusive seu domicilio eleitoral ainda continua là. Diga também que voce pode comprovar sua residencia através de contas de consumo mas que estao em nome da sua mae.Escreva pra urp.portoalegre@esteri.itEles sao super atenciosos, tenho certeza que conseguirao ajuda-lo, depois volte aqui pra nos contar como foi, ok??Abs

  • Olá, querido. Obrigada pelas informações valiosas no blog.Tenho uma pergunta: se eu vou para a Itália para tirar a cidadania exatamente pelo tempo que demora tirar aqui no Brasil porque que mesmo assim eu preciso ir até o consulado para legalizar os documentos? Fiquei sabendo que a espera está para 2018, para LEGALIZAR OS DOCUMENTOS.Isso é um absurdo.Obrigada desde já.

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Oi Fabio, parabéns pelo seu blog!!!Seguinte, eu, juntamente com minha mãe e irmã agendamos o nosso processo emno Consulado de Porto Alegre fazem 5 anos, pelo andar da carruagem, mais uns dois anos e nos chamam para e entrega dos documentos. Minha dúvida é o seguinte: estou morando a trabalho no exterior (Trinidad e Tobago) fazem 3 anos e estou querendo faezr a minha cidadania direto na Itália. pelo que me informei, teria que reunir todas as certidões novamente, pois as que tenho estão desatualizadas, mandar para Brasília (MRE) para legalizar, traduzir e agendar para legalizá-las em POA. Tudo muito claro e tenho que possa fazer todo o trâmite no Brasil por mim, massssss aí que entra um problema, COMPROVANTES DE RESIDÊNCIA. Antes de vir para cá, morei dois anos no Rio de Janeiro, e em POA, por estar morando a mais de dois anos no exterior, teria que conseguir 3 comprovantes anteriores a minha vinda para Trinidad. Tenho o título de eleitor ainda do RS, já que não transferi, e nada mais, veja lista abaixo do que pedem lá:A)- Título de Eleitor com comprovante das duas últimas eleições (obrigatório). B)- Comprovante de matrícula escolar (ùltimos 6 meses); C)- Contrato de Trabalho (Carteira Profissional), com os contra-cheques dos últimos 6 meses; D)- Fotocópia da declaração do imposto de renda do últimos dois exercícios. E)- Fotocópia de documentos de automóvel em seu nome(últimos 2 anos); F)-Fotocópia da conta do seu celular (últimos 6 meses).Imposto de renda e carteira de tranaglo teria com um endereço do Rio, e o resto nada!!! Teria contas de luz e água em nome da mãe, não sei se vale.Não sei o que seria melhor, tentar encaminhar NO RS com o título e contas em nome da mãe, tentar no Rio com os outros documents, ou de alguma maneira encaminhar na embaixada italiana aqui em Trinidad. Se o melhor for a terceira, como faria isso?Um abração!!!

  • Oal Lucas, aqui tudo òtimo!!!Bom, como tem uma mulher na sua linha de transmissao (sua nonna), para que voce tenha direito o filho dela (nao sei se é seu pai ou sua mae) tem que ter nascido apòs 01.01.1948.Se sim, nao tem problemas, vc tem direito à cidadania italiana!!!Abs

  • Graaaaande Mateus, vamos là rsrsrsRealmente vc nao pode apresentar uma certidao que nao tem a ver com sua linha de transmissao.Se realmente seus pais nao casaram-se civilmente, voce deve fazer o seguinte:a) Solicitar no cartòrio onde ele nasceu uma certidao negativa, dizendo que eles nao se casaram civilmenteb) Se seu pai que te transmite a cidadania, deve orbigatoriamente constar na sua certidao que ele foi o declarante. Se for sua mae que te transmite muito provavelmente nao constarà ela como declarante, até porque ela estava no hospital, entao voce deve pedir a ela que faça uma Declaraçao de Maternidade, no cartòrio, eles tem o modelo. Estes documentos também devem ser traduzidos e legalizados juntamente com os outros documentos, para que tenha efeito legal aqui na Itàlia.Eu jà fiz inùmeros processos aqui desta forma (inclusive o meu(, aqui é tratado de "Filhos de Uniao Natural" e nao é impeditivo para a transmissao da cidadania DESDE que o genitor que te transmite a cidadania esteja citado na sua certidao de nascimento, ok????Abssssss

  • Olá Fabio, aqui é o Mateus, de novo! Não sei o que eu faria sem a sua ajuda! hahahahha. Então cara tenho mais uma dúvida que é a seguinte…Sou filho do 2° casamento do meu pai mas ele só fez o registro do casamento do seu 1° casamento. E agora o que eu faço? Não faz sentido eu levar a certidão de casamento do meu pai com uma mulher que não é a minha mãe certo?! hahahahaha.Posso abrir o processo na Itália sem a existência da certidão de casamento dos meus pais certo?!Valeu pela ajuda, valeu mesmo!Um grande abraço Mateus.

  • Boa tarde cara! tudo bem?gostaria de saber se eu, neto de italiana, tenho direito a cidadania. Ouvi dizer que somente a figura do homem transmite a cidadania. É verdade? Se não for, você trabalha como consultor nesta área?

  • Ola LeandroNa verdade é a sua ùltima residencia no Brasil que conta, no seu caso é SP. Realmente as coisas no consulado de SP estao confusas, mas com a mudança do consul que deve acontecer até o final do mes, estamos confiantes que as coisas vao coltar ao normal!!!Abs

  • Ola Fabio,Em Sao Paulo, eu nunca morei em Brasilia.So vi um comentario de alguem nesse mesmo post dizendo que por morar fora poderia fazer isso em Brasilia mas nao tive sucesso quando liguei la.To meio desanimado pois em Sao Paulo o tempo de espera pra legalizacao estao muuuuito longos pelo que ouvi dizer..Alguma dica ou recomendacao?Abraco,Leandro

  • Ola Leandro tudo bem??Sua ultima residencia no Brasil era em SP ou Brasilia???

  • MateusEstamos aqui pra isso: ajudar sempre!!!Abs

  • Ola Fabio,Meus parabens pelo seu blog…Muuuuito informativo e bem escrito.Tenho uma rapida questao caso vc possa ajudar.Sou de SP mas estou morando na Australia a dois anos (tenho visto permanente aqui) e vi em um dos comentarios que eu poderia legalizar meus documentos em Brasilia. Liguei la na Embaixada esses dias e um senhor me atendeu e disse que eu teria que fazer em SP. Vc tem alguma dica de como coseguiria fazer isso em Brasilia.Um AbracoLeandro

  • Olá Fabio, obrigado pela resposta!! Eu moro em São Paulo, espero conseguir resolver meus problemas antes do dia 26 de junho…já estou com passagem comprada!!! Achei um site que possibilta a emissão da CNN via email segue o linkhttp://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJ15F4A0A2ITEMIDB35E4490915A457A810A4B58001DB5A5PTBRIE.htmValeu pela ajudaMateus

  • grande MateusEm comunes "normais" 5 meses é mais do que suficiente para a conclusao do processo, desde que a documentaçao esteja perfeita, traduzida e legalizada!Em que lugar do Brasil voce mora? Pois isso também serà determinante para o tempo do processo, pois pra ter uma ideia geral baseado na minha experiencia aqui na consultoria dos ùltimos processos de acordo com o consulado italiano:Curitiba – em média 2 mesesPorto Alegre – Também 2 mesesBelo Horizonte – Idem – 2 mesesRecife – 2 mesesRio de Janeiro – 4 mesesSao Paulo – No momento 3 a 4 meses, devido as mudanças acontecendo dentro do consuladoE com o visto de studio vc pode sim trabalhar, pois ela determina que o estudante straniero pode trabalhar como dependente (nao pode iniciar uma atividade autonoma, por exemplo) mas o contrato de trabalho nao pode ultrapassar o numero de horas previsto por lei, que pode ser:a) Part time (20 horas por semana por 12 meses)b) Tempo pieno (40 horas por semana) mas apenas por 6 mesesAbs e bons estudos!!!

  • oi VanessaSim, é o que esperamos, que as datas sejam adiantadas!!!Abs

  • Olá Fabio! Primeiro, ótimo blog! Realmente já me ajudou bastante…Estou indo pra Italia com minha familia no meio do ano, eles voltam e eu pretendo ficar por lá para fazer um curso de italiano e para tirar minha cidadania. Meus documentos estão quase todos certos, só preciso corrigir um erro em uma certidão e fazer as traduções. Minha dúvida é a seguinte, primeiro preciso entrar na Italia com visto de estudante pois meu curso será de 5 meses, é possível tirar a cidadania nesse tempo? Outra coisa, com visto de estudante eu não tenho direito de trabalhar 4 horas por dia como estagiario ou algo do tipo para pagar meus estudos ou só é possível com visto de trabalho mesmo?Agradeço a atenção e obridado desde jáAbraços Mateus Chiaverini

  • Se mudar o sistema de agendamento, você acha que as datas vão dar uma adiantada???Obrigada pelos esclarecimentos e parabéns pelo blog!Acompanho seu blog e com certeza me ajudou muito com a busca dos docs!Abs Vanessa

  • Se mudar o sistema de agendamento, você acha que as datas vão dar uma adiantada???Obrigada pelos esclarecimentos e parabéns pelo blog!Acompanho seu blog e com certeza me ajudou muito com a busca dos docs!Abs Vanessa

  • Ola Vanessa tudo bem??E' isso mesmo: as atuais datas estao em 2018…Estao ventilando que o consulado vai mudar o sistema de agendamento, mas até agora nada concreto!!!Sobre permanecer legal, todo e qualquer visto deve ser solicitado diretamente no consulado italiano antes de vir à Italia!!!Abs

  • Outra dúvida Fabio…estava planejando em ir pra italia esse ano….a tia do meu marido ja mora la fazem uns 20 anos…qual a outra opção em morar lá legalmente???….a trabalho???…a estudo???….qual o prazo de permanencia para esses vistos???…ela disse que pode nos dar uma carta se compromentendo a nos hospedar…vc sabe de alguma coisa a respeito???se souber de alguma coisa para me ajudar, agradeço!!!Vanessa

  • Ola FabioParabéns pelo execente blog que ajuda tanto a todos nós!Tenho uma duvida quanto ao agendamento para a legalização dos documentos no consulado de SP…a espera para "só" dar entrada na legalização dos docs esta em 7 anos??? mesmo pra quem vai entrar com o reconhecimento na Italia?VocÊ aconselharia então eu ja deixar agendado o horario, mesmo não tendo todos os docs em maos???…Confesso que depois de ver o comentario da espera para a legalização dei até uma desanimada!GrataVanessa

  • oi JosiFaç o seguinte: no cartòrio onde seu nonno casou-se, peça a 'habilitaçao do matrimonio', que é a fotocopia dos documentos que os noivos apresentaram no ato do casòrio! Com sorte vc conseguirà as informaçoes que vc precisa. Caso nao tenha, peça entao ao cartòrio para verificar o livro de registro em inteiro teor, pois também pode constar além da data do nascimento dele, o local com o nùmero do ato de nascimento!!!Bjsssssss

  • Oi fabio,muitissimo obrigada por me atender..Não,nunca tinha ouvido falar do registro de mórmons,ate depois q li o q vc mando,fui pesquisar,mas ñ consegui entrar no site,pois no cadastro diz q é preciso o numero do registro de membro e a data de confirmaçãocomo devo proceder?Acho q se eu encontrar a certidão de nascimento do nono José Munaretto(na certdão de casamento dele diz q nasceu em 1927 natural de Passo Fundo-Rio Grande do Sul-dele só falta essa),ai vou ter mais informaçãopq sei apenas o nome completo do bisnono(Augusto Munaretto e a bisnona Amabile Maria Munaretto)faleceu no brasilmeu pai diz q quando ele tinha 10 p/11anos o bisnono faleceu(meu pai,Deonildo Munaretto,nasceu no ano 1960)então o bisnono Augusto faleceu por volta 1970 mais ou menossei q é pouca informação,mas qual sua opnião?Ah,em outra pesquisa(dos imigrantes italianos)encontrei q a família Munaretto entrou por Gramado-Rio Grande do Sul(pela linha São Roque42) q ainda havia registros muito obrigada bjão!

  • Oi JosiVamos por parte:Sobre a certidao brasileira, vc jà ouviu falar do registro dos mòrmons? Eles contém o maior banco de dados do mundo, é possivel pesquisar os microfilmes e com isso encontrar o local correto de nascimentoJà sobre o documento do italiano, eu posso fazer uma pesquisa pra vc, porém pra poder te mandar um orçamento eu preciso do maior nùmero de dados, nome dos pais, provavel data de nascimento, etc! Vc tem algum documento dele (casamento ou òbito)Bjss e nao é incomodo nenhum, o importante é dirimir às dùvidas!!!

  • ola fabio,muitissimo importante,tava muito desaminada já sem saber que rumo tomar… encontrei sua pagina,depois que vi sua história…da força,determinação e persistencia,foram uma injeção de animo para eu continuar persistindo. queria te pedir uma luz..falta a certidão de nascimento de meu nono,tô complifusa: porque na certidão de casamento do nono,consta que era natural de passo fundo no rio grande do sul e já na de obito diz que era de bento gonçalves no rio grande do sul..agora onde procurar? ai falta do meu bisnono,mas dele sei apenas o nome completoe procurei no mural dos imigrantes italianos,e nosso sobrenome(munaretto)diz que foi uma das famílias que entraram pelo interior de gramado no rio grande do sul,entre1850á1880,que há registros ainda. e ainda encontrei nosso sobrenome,em outra pagina que dizia assim logo acima:COMUNE DI FIESSO D'ARTICO-PROVINCIA DI VENIZI-VERONA. o quer dizer?tenho que esperar encontrar a certidão de meu nono para depois do bisnono?se sim começo por onde. desculpe te encomodar,e te encher de perguntas já de caramas é a tão sonhada cidadania italiana..tá me absorvendo. aguardo anciosa.. e muito obrigada!

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Ola Susana tudo bem???Eu trabalho com cidadania aqui na Italia, porém nao é obrigatòria a contrataçao de nenhum profissional, porém é importante falar italiano e ter alguem para te hospedar aqui durante o processo. Caso contràrio é recomendàvel sim contratar alguem. Mas apenas para a realizaçao da pràtica aqui na Italia, no Brasil vc pode fazer tudo sozinha, basta seguir os passos a passos que criei aqui no blog, qualquer duvida é so escrever!!!Bjss

  • Ola Leandro tudo bem???Entre no site do consulado para agendar seu atendimento, vc nao precisa pagar ninguem para fazer isso!!! Atè porque o consulado nao aceita 'intermediàrios' para a legalizaçao dos documentosAbs

  • Eu e meu companheiro estamos dando entrada no processo para obter a cidadania dele que é bisneto de italiano, gostaria de tirar uma duvida com você, e mesmo preciso contratar um escritório especializado para cuidar de toda a burocracia com tradução e legalização dos documentos ou a pessoa com muito esforço consegue tirar a cidadania sozinha? você faz esse tipo de trabalho ou pode indicar alguem? Quanto tempo levariamos para tirar os documentos sozinhos? Gostaria de conversar com você.Muito legal seu post!Parabens pela criatividade,susana.

  • Eu e meu companheiro estamos dando entrada no processo para obter a cidadania dele que é bisneto de italiano, gostaria de tirar uma duvida com você, e mesmo preciso contratar um escritório especializado para cuidar de toda a burocracia com tradução e legalização dos documentos ou a pessoa com muito esforço consegue tirar a cidadania sozinha? você faz esse tipo de trabalho ou pode indicar alguem? Quanto tempo levariamos para tirar os documentos sozinhos? Gostaria de conversar com você.Muito legal seu post!Parabens pela criatividade,susana.

  • Anonymous

    Caro Fabio!Vc poderia me indicar um advogado ou despachante consular que poderia traduzir e consularizar minhas certidoes em Sp, sou primo da Ludmila Pontieri, Abracos, se quiser pode me responder no meu e-mail zzsimoes@hotmail.comAbracosLeandro Simoes

  • Ola Fabio tudo bem?Eu também recebi este email, de uma empresa que prestava serviços em cidadania! Realmente estao ventilando um boato que o consulado de Sao Paulo vai utilizar um sistema parecido com o de Curitiba, onde vc clica na data disponivel!Mas ainda sao apenas boatos, esperamos que transforme-se em realidade em breve!!!Abs

  • Fabio

    recebi um e-amil hj com essa informaçãoPrezados Cliente e Amigos. Como todos sabemos os pedidos para agendamento de legalização de documentos para o pedido da Cidadania Italiana diretamente na Itália está com datas absurdas em alguns casos chegando ao ano de 2018.Recebi agora pouco uma informação (extra-oficial) de que o Consulado contratou novos funcionários e deverá começar a fazer agendamentos que terão datas mais próximas a fim de agilizar os processos.Gostaria de saber se vc sabe algo sobre o assunto

  • Ola Anonimo tudo bem???Neste site que vc linkou, a informaçao està desatualizada: o tempo minimo de residencia legal passou de seis meses para dois anos!No ultimo paragrafo também existe uma incorreçao: nao é um erro do funcionàrio em aceitar documentos nao legalizados, desde que o consulado aceite que o proprio comune envie estes documentos com fins de legalizaçao! Hà alguns meses atràs o consulado de Curitiba aceitava este envio, eu mesmo fiz alguns processos desta maneira, mas as regras tambem mudaram e hoje o consulado de Curitiba nao aceita mais legalizar desta forma!!!Abs

  • Ola Katia tudo bem?Vamos as suas duvidas:1 – Nao, vc tem que ter tempo de matrimonio e nao de noivado…2 – No Brasil, pois pra casar-se na Italia ele deve ser residente là! E pra naturalizaçao vc vai precisar do nada consta da policia federal, entao è melhor casar no Brasil3 – Nao sei quais os documentos necessarios para um estrangeiro casar no Brasil, verifique com o consulado chileno no Brasil4 – Nao é verdade, todos os documentos para terem validade na Italia devem ser previamente traduzidos para a lingua italiana e legalizados por um consulado-geral da Italia no Brasil (até pq se vc nao traduzir para o italiano, ninguem vai entender nada do documento, por estar em portugues)5 – ELE deve ser residente no pais para que voces possam casar-se na Italia6 – Nao tem importancia, massss a lei mudou: nao sao mais 6 meses de espera, mas sim DOIS ANOS.7 – Voce pode pedir bolsa, mas ainda serà como extra-comunitària, as regras sao diferentes para comunitarios e extra-comunitàriosBjss e qualquer coisa é so escrever!!!

  • Anonymous

    Fabio encontrei esse site <a href="http://www.polentona.com/duvidas_pedido_cidadania_italia.htmlhttp://www.polentona.com/duvidas_pedido_cidadania… />e ele contém informação interessantes.Confirá e se possível comente.Dúvidas frequentes de quem quer fazer o pedido de cidadania na ItáliaSituação do marido ou esposa do requerente:Inicialmente, o cônjuge pode permanecer na Itália somente durante 3 meses, o tempo máximo permitido pelo visto turístico.Quando o processo de cidadania italiana for concluído com sucesso, o marido ou a esposa terá direito de requerer um visto especial, por motivo de familia.Ademais, será possível para o cônjuge requerer a naturalização italiana depois de 6 meses de residencia na Itália.O processo demora em torno de 2 anos. Possibilidade de trabalho enquanto se aguarda a conclusão do processo:Não será possivel trabalhar legalmente durante este periodo, pois o permesso di attesa di cittadinanza não possui esta caracteristica. Voce pode sair da Italia enquanto aguarda o resultado do processo, mas não pode se ausentar por mais de 6 meses.Para quem precisa ou gostaria de trabalhar, o jeito é trabalhar "in nero", ou seja, sem contrato.Possibilidade de fazer o pedido de cidadania na Itália sem ter legalizado os documentos no Consulado Italiano no Brasil**Não é possIIvel fazer a legalização de seus documentos na Itália, você deve fazer todo o procedimento através do Consulado Italiano aqui no Brasil. As leis italianas estipulam que a legalização de uma certidão estrangeira é de responsabilidade da autoridade consular italiana daquele país.Fazem exceção à esta regra unicamente os países que ratificaram os Tratados e Convenções de Haia e Viena sobre a legalização de certidões estrangeiras.O Brasil, ao contrário de países como a Argentina, não ratificou estes tratados e por isso a legalizaçao no Brasil é o procedimento juridicamente correto.Leve todos os seus documentos já traduzidos, com a firma reconhecida em cartório e legalizados pelo consulado.**Existem casos de pessoas que conseguiram legalizar os documentos na Italia porém, trata-se de um erro dos funcionários do Comune que não poderiam aceitar a documentação.Ademais, somente o Consulado Italiano de Curitiba informou no passado que aceitaria a documentação proveniente de algum Comune da Italia mesmo se nao estivesse legalizada.Atualmente mesmo o Consulado de Curitiba nega esta possibilidade..

  • Anonymous

    Bom dia Fabio, primeiramente parabéns por ajudar tanta gente…Minhas dúvidas sobre conseguir cidadania Italiana são:1 estou noiva a 4 anos ele vem ao Brasil a cada quatro meses pois trabalha em navios…eu posso utilizar esses anos para apressar meu pedido de cidadania Italiana? 2 Meu noivo nesceu na Italia (mãe ITALIANA E PAI CHILENO)mas mudou-se para o Chile ainda pequeno e por isso também têm cidadania chilena.Seria melhor casar no Chile, No Brasil ou direto na Italia?3 Se decidir mos casar no Brasil como eu faço para legalizar meu noivo no Brasil?4 Como ando pesquisando muito sobre ir para a Italia.Li em um blog que não é necessário fazer a tradução dos meus documentos?Isso procede?5 Meu noivo tem tias que residem em Provincia di Brindisi e provavélmente irei ficar por lá ou em chivitavecchia onde o navio que ele trabalha faz as embarcações de passageiros.6 Meu noivo não poderá ficar comigo por 6 messes na Italia pois ele sai um mês de férias a cada 4meses.Isso pode ter problema na hora de pedir a minha cidadania?Eu irei terminar a faculdade de fisioterapia em junho/2010 e pretendo dar continuidade(pós graduação ou especialização) a minha carreira na Italia.Eu entendo um pouco de Italiano mas não falo(Só algumas frases que aprendi quando fui a Italia).Isso pode atrapalhar?7 Se casada com o um italiano eu posso pedir bolsa de estudo na Italia? Super beijo brasileiro e muito obrigada!!!!Katia,katsan69@yahoo.com

  • Ola BeatrizVamos as duvidas:1. Sim, o consulado sò legaliza por agendamento, nao importa se vc jà està de partida ou nao2. Os documentos sò podem ser legalizados por um consulado-geral no PAIS onde eles foram emitidos3. Certidao de inteiro teor é solicitada no mesmo cartòrio que a certidao simples, a diferença entre elas é que a certidao simples contem apenas os dados mais relevantes, como nome do requerente, nome dos pais, datas e locais, enquanto a certidao em inteiro teor é a copia fiel do que està escrito no livro do cartòrio, entendeu?Abs

  • Beatriz

    Olá Fábio,Como muitos já disseram, seu blog é excelente e seu jeito de escrever cativante, PARABÉNS!Muita coincidência o post enviado exatamente acima do meu, pois tenho dúvidas muito parecidas. Sou Brasileira, moro em SP a mais de 5 anos, mas agora consegui meu visto de residente permanente na AUSTRALIA. Tenho em mão todas as certidões para comprovar minha descendência italiana, porém estou com mudança marcada para a AUSTRALIA em Março/2010. Será que você pode me ajudar com algumas das minhas inúmeras dúvidas?1. Mesmo com mudança marcada, devo agendar um horário no consulado de SP para legalizar meus docs? Em 2017, quando minha hora chegar, não estarei mais residindo em SP, será que isso poderá ser um problema?2. Uma vez morando na AUSTRALIA, sabe se seria mais fácil pedir a legalização dos meus docs como Resisdente no Exterior? Tem idéia qual o prazo para conseguir essa legalização via embaixada de brasilia? Saberia se eu preciso das tais certidões de "Inteiro Teor" para dar entrada Brasilia? 3. Pode me explicar melhor o que são e como consigo essas ceridões de "Inteiro Teor" (nunca consegui nenhuma resposta clara sobre esse assunto)?Sei que meu caso é bastante atípico, mas agradeceria qq informação.Beatriz

  • Ola Daniel tudo bem??A embaixada italiana em Brasilia sò legaliza pra quem comprova residencia no exterior, entao vc deve mandar um comprovante de residencia juntamente com seus documentos para que sua irma legalize pra vc. Porém nao sei que tipo de comprovante de residencia eles exigirao, aqui na Italia existe o Certificato di Residenza. Outro detalhe importante é que o consulado sò aceita fazer o processo de reconhecimento para quem tem visto permanente, é seu caso?Abs

  • Anonymous

    Olá, Fábio!Entrei na fila para o reconhecimento da cidadania italiana na Embaixada em BsB, em agosto de 2006. Infelizmente, nunca fui chamado. Já tenho toda a documentação em mãos (completa, inclusive a CNN de meu bisavô). Hoje moro em Montreal, no Canadá. Esta manhã fiz uma visita ao Consulado italiano aqui em Montreal, e a simpática senhora disse que tenho tudo certinho e poderia iniciar o processo por aqui, porém, teria que legalizar primeiramente todas as certidões na Embaixada italiana em Brasília.Pergunto: Para fins de iniciar a prática da cidadania aqui em Montreal, posso pedir à Embaixada no Brasil a legalização de minhas certidões? Como resido no Canadá, posso enviar as certidões para que minha irmã, minha procuradora, solicite a legalização em meu nome? Eles me pediriam algo específico? É rápido ou demora tanto quanto a fila do reconhecimento?Obrigado pela ajuda, aguardo seu retorno!Daniel.

  • Ola Marcia tudo bem?Acho que vc deve é mudar de comune, pois a variaçao Joao – Giovanni nem é considerada erro, e no caso da sua bisnonna, se ela nao faz parte da linha e todos os outros documentos estao corretos o processo deve ser tranquilo, nao vejo a necessidade de retificaçao, pelo menos baseado nestas suas informaçoesBjs

  • Marcia

    Olá Fabio,Estive na Itália ano passado e por acaso consegui os documentos do meu bisavô (nascimento e casamento) Consegui de forma rápida os documentos necessários e tradução. Enviei para a Itália e uma pessoa levou no comune. O único pedido foi mudar o nome do meu bisavô na certidão de nascimento do meu avô de João para Giovanni e do sobrenome da minha bisavó de Bonadesca para Domaneschi. Mesmo com certidões dos irmãos do meu avô comprovando, a juíza não quiz fazer alteração. Ocorre que ele tinha um nome anterior (Gaetano) que não aparece em lugar nenhum. Na Itália ouvi que eles costumam omitir o nome de batismo. Há algum artigo idôneo que eu possa citar para juntar ao processo e convencer a juíza? Ou é melhor tentar em outro lugar com juiz diferente?Desculpe me prolongar. ObrigadaMárcia

  • Ricardo

    oi fabioeu solicitei o agendamento das legalizações aqui em sp, e to pensando em enviar o formulario de requerimento para o processo aqui no brasil.minha duvida é se eu enviar o formulario para o consulado, com meu dados, e depois ir para italia pode ter algum problemaObrigado

  • MarceloCada consulado tem uma forma para a comprovaçao de residencia, alguns exigem 6 meses, outros 2 anos, o importante é entrar em contato diretamente com o consulado pra saber quais documentos eles exigem, jà que mudam toda horaAbs

  • Ola AnonimoSe sua residencia foi cancelada, vc nao tem como realizar sua pratica, vai ter que fazer tudo novamente!!!E a non rinuncia nao é dada em maos, vc deverà esperar que o consulado envie ao comune, e o consulado de Curitiba demora em media 45 dias para enviar a non rinuncia, por isso nao venha à Itàlia esperando que seja rapido, que pode demorar, ok??Abs

  • Ola Anonima tudo bem??O que esta acontecendo com o processo dela, em que pé esta??Bjs

  • Anonymous

    Olá, minha filha está na Itália no processo de cidadania italiana, chegou lá no dia 16/10/2009. Estou muito preocupada com a estadia dela lá, ela está muito nervosa com tudo que encontrou por lá, as pessoas que ela mantém relações para o processo divergem muito quanto às informações do processo,será que é assim mesmo, não sei no que vc pode me tranquilizar, estou a disposição.Obrigada.

  • Anonymous

    Olá, minha filha está na Itália no processo de cidadania italiana, chegou lá no dia 16/10/2009. Estou muito preocupada com a estadia dela lá, ela está muito nervosa com tudo que encontrou por lá, as pessoas que ela mantém relações para o processo divergem muito quanto às informações do processo,será que é assim mesmo, não sei no que vc pode me tranquilizar, estou a disposição.Obrigada.

  • Marcelo

    Olá Fábio, vc sabe oque é necessario para comprovar residencia em recife para legalização dos documentoseu li alguma coisa que diz que é necessario comprovar a residencia de no minimo 2 anos.vc sabe se isso é verdadeObrigado

  • Marcelo

    Olá Fábio, vc sabe oque é necessario para comprovar residencia em recife para legalização dos documentoseu li alguma coisa que diz que é necessario comprovar a residencia de no minimo 2 anos.vc sabe se isso é verdadeObrigado

  • Anonymous

    Olá Fabio.Parabéns pelo Blog.Gostaria que tirasse uma dúvida minha baseado em sua experiência.Eu cheguei na Itália no dia 09 de dezembro de 2007 em BELLUNO, se nao me engano, vicino a VENEZIA. Meu pai já se encontrava lá para fazer sua documentação, a dele saiu em 1 mes e 15 dias, todos brasileiros lá espantaram, meus primos já pegaram, meu irmão mora lá, e eu fui fazer minha cidadania. Tudo certo até o primeiro mes, ou seja, em 1 mes já foi a VIGILLE em minha casa na Itália confirmar o enderenço, ou seja, rápido mesmo. Eu tenho os seguintes documentos:1 – STATUS CIVITAS ITALIANO;2 – UFFICI ANAGRAFE, entrada dos documentos (11/12/2007);3 – CERTIFICATO D'ESONERO DELL'INCORPORAZIONE (Tradução por Curitiba), logo tenho q supostamente estar morando no Paraná;4 – CERTIFICATO DI ATTRIBUIZONE DEL NUMERO DI CODICE FISCALE;5 – Outro documento do UFFICI ANAGRAFE, mas comprovando a residência. no dia 22/01/08. 6 – E fiz um na Questura, UFFICIO IMMIGRAZIONE, que parece que é obrigado a fazer a todos que adentram a Itália em 48 horas….Então, em 1 mes e 10 dias foi comprovada minha residencia, ou seja, 1 mes depois era para eu ter a cidadania na mao, em tese, mas nao foi o que aconteceu…Quando foi dia 7/03/2008 eu precisava voltar ao Brasil, pois sou estudante de direito e eu tinha provas…. Fui nesta data verificar o documento novamente.. E nada, conversei com a mulher do Consulado (Moça que recebe a documentação e faz a cidadania). Expliquei que precisava voltar, e ela disse que esperaria por mim 6 meses no máximo. Ou seja, poderia voltar até 6 meses depois só para pegar o documento. 1 mes depois pedi para uma amiga verificar se tinha chegado o documento, a moça disse pra ela que se eu quisesse mesmo o documento eu nao teria voltado ao Brasil e ficou brava, meu irmao ficou sem coragem de pedir, nao me lembro se ele foi ver e ela disse que nao tinha nada… Entao, nao poderia gastar dinheiro novamente para nada. Agora, tenho grande possibilidade de fazer mestrado em direito em SOURBONE – PARIS, sou formando, e meu irmao verificou hoje pra mim o documento e foi cancelado, palavras da moça…O que eu faço? Ele disse que eu preciso de dois documentos importantes para voltar lá e fazer tudo denovo, mas desta vez será rápido por causa destes documentos, o que você me aconselharia??Os documentos que ele disse são:ato de nascitadichiarazione di non renunciaEu estou pensando em mandar email para a embaixada do Brasil e pedir pra eles que mandem carta autorizando eu pegar meu documento, pois nao acredito qeu tenham cancelado.Fico muito agradecido por toda ajuda a mim disponibilizada. AbraÇao.

  • Anonymous

    Olá Fabio.Parabéns pelo Blog.Gostaria que tirasse uma dúvida minha baseado em sua experiência.Eu cheguei na Itália no dia 09 de dezembro de 2007 em BELLUNO, se nao me engano, vicino a VENEZIA. Meu pai já se encontrava lá para fazer sua documentação, a dele saiu em 1 mes e 15 dias, todos brasileiros lá espantaram, meus primos já pegaram, meu irmão mora lá, e eu fui fazer minha cidadania. Tudo certo até o primeiro mes, ou seja, em 1 mes já foi a VIGILLE em minha casa na Itália confirmar o enderenço, ou seja, rápido mesmo. Eu tenho os seguintes documentos:1 – STATUS CIVITAS ITALIANO;2 – UFFICI ANAGRAFE, entrada dos documentos (11/12/2007);3 – CERTIFICATO D'ESONERO DELL'INCORPORAZIONE (Tradução por Curitiba), logo tenho q supostamente estar morando no Paraná;4 – CERTIFICATO DI ATTRIBUIZONE DEL NUMERO DI CODICE FISCALE;5 – Outro documento do UFFICI ANAGRAFE, mas comprovando a residência. no dia 22/01/08. 6 – E fiz um na Questura, UFFICIO IMMIGRAZIONE, que parece que é obrigado a fazer a todos que adentram a Itália em 48 horas….Então, em 1 mes e 10 dias foi comprovada minha residencia, ou seja, 1 mes depois era para eu ter a cidadania na mao, em tese, mas nao foi o que aconteceu…Quando foi dia 7/03/2008 eu precisava voltar ao Brasil, pois sou estudante de direito e eu tinha provas…. Fui nesta data verificar o documento novamente.. E nada, conversei com a mulher do Consulado (Moça que recebe a documentação e faz a cidadania). Expliquei que precisava voltar, e ela disse que esperaria por mim 6 meses no máximo. Ou seja, poderia voltar até 6 meses depois só para pegar o documento. 1 mes depois pedi para uma amiga verificar se tinha chegado o documento, a moça disse pra ela que se eu quisesse mesmo o documento eu nao teria voltado ao Brasil e ficou brava, meu irmao ficou sem coragem de pedir, nao me lembro se ele foi ver e ela disse que nao tinha nada… Entao, nao poderia gastar dinheiro novamente para nada. Agora, tenho grande possibilidade de fazer mestrado em direito em SOURBONE – PARIS, sou formando, e meu irmao verificou hoje pra mim o documento e foi cancelado, palavras da moça…O que eu faço? Ele disse que eu preciso de dois documentos importantes para voltar lá e fazer tudo denovo, mas desta vez será rápido por causa destes documentos, o que você me aconselharia??Os documentos que ele disse são:ato de nascitadichiarazione di non renunciaEu estou pensando em mandar email para a embaixada do Brasil e pedir pra eles que mandem carta autorizando eu pegar meu documento, pois nao acredito qeu tenham cancelado.Fico muito agradecido por toda ajuda a mim disponibilizada. AbraÇao.

  • Ola MarceloPara a pratica no Brasil vc nao precisa legalizar, porém demoram decadas, dependendo do consulado!!!Independente de um familiar jà ter uma 'pasta aberta' nao é mais rapido, pois a fila é a mesma, infelizmenteAbs

  • Marcelo

    o mesmo marcelo de cimaMeu primo já fez a cidadania na italia.no site de consulad diz que so preciso enviar dos documentos da minha mãe no casa e os meus.Será que meu processo pode ser mais rapido, ou isso não muda nada

  • Marcelo

    Olá FábioGostaria de saber se for entrar com o pedido de cidadania aqui no brasil, preciso legalizar meus documentos, e se o prazo é o mesmo de quem vai solicitar a cidadania na itália.E se vc tem ideia de quanto tempo demora aqui no brasil o processoObrigado

  • Fabio lima

    ninguem merece mesmo,o meu está marcado para27/10/2017

  • Ola Fabio tudo bem???Estao 'ventilando' isso, mas até agora nao existe nada de oficial, esperamos claro que seja verdade, pq agendamento pra 2017 ninguem merece!!!Abs

  • Fabio lima

    Olá Fábio, fique sabendo que o consulado aqui em sp, vai contratar 20 pessoas para o ano que vem para agilizar o processo de legalização, vc sabe alguma coisa a respeito disso

  • Fabio Lima

    Parabéns pela iniciativa do blogObrigado

  • Ola Fabio LimaO consulado de Recife legaliza os documentos em torno de 30 diasAbs

  • Ola FabioVoce deve legalizar seus documentos no consulado da sua jurisdiçao. Infelizmente SP està este caos nas datas de legalizaçao, porém os outros consulados estao atentos a estas mudanças e estao cada vez mais rigorosos em relaçao aos documentos para a comprovaçao de residenciaAbs

  • Ola Anonimoo consulado de Curitiba nao exige a legalizaçao atravès do Ministerio das Relaçoes Exteriores, basta o reconhecimento da firma do tradutor num tabelionato do Paranà ou de Santa Catarina, respectivamenteAbs

  • Fabio lima

    olá Fábio, vc sabe quanto tempo demora a legalização dos documentos em recifeobrigado

  • Anonymous

    olá Fábio, vc sabe quanto tempo demora a legalização dos documentos em recifeobrigado

  • Fabio

    Olá Fábio, meu caso é o seguinte, já tenho toda documentação para dar entrada na cidadania na italia, meu primo ja consegui a cidadania, o grande problema é a legalizaçã aqui em sp que é aonde moro, tenho uma vó que mora no parana, então to pensando em transferir algum documento pro meu nome que possa comprovar que moro no parana, depois transferir meu titulo pra lá, e continuar morando em sp, será que consigo a legalização no consulado do parana realizando esse procedimento.

  • Anonymous

    Ola Fabio, gostaria de saber se alguem sabe me informar se preciso pedir as certidoes de registro civil de inteiro teor,e se elas tem que ter o carimbo do MRE de Brasilia, para poder legalizar junto ao consulado italiano de curitiba, para depois ir para a italia dar entrada pessoalmente?Aguardo resposta.

  • Ola AnonimoGraças a Deus, que nos envia Seus anjos, temos conseguido ajudar muita gente!!!Obrigado, obrigado, muito obrigado!!!

  • Ola Denise tudo bem???Se ele nasceu em Cremona nao é trentino, nao se preocupe!!!Bjs

  • Anonymous

    Que batalhão você conseguiu pra nos ajudar, hein Fabio…Grazie!

  • Olá, achei seu blog excelente e vou aproveitar e te fazer uma pergunta. Como posso saber se meu bisavô era de Trentino, pois ele nasceu em Cremona.Obrigada!

  • Ola Rodrigo tudo bem???Sim, vc pode dar entrada em qualquer comune aqui na Italia, nao necessariamente em Trento, mas o primeiro passo é cadastrar-se no Circolo Trentino! Outra coisa importante é que a cidadania trentina acaba este ano, entao vc deve obrigatoriamente dar entrada até 31.12.2009!!!Abraços

  • Grande EduardoValeu pela informaçao!!! Grazieeee

  • Olá Fábio,Parabéns pelo blog… muito informativo!Me chamo Rodrigo e moro em São Paulo.Comecei no inicio deste ano a juntar toda a documentação para a minha cidadania, desde o meu bisavô… só estou esperando chegar a CNN para traduzir tudo… mas tenho uma dúvida. Meu bisavô era de Trento, ou seja, tenho que buscar a cidadania Trentina… sei que preciso me cadastrar no Circolo Trentino de São Paulo, mas eles não me informar como posso dar entrada no processo na Italia,voce sabe se eu posso dar entrada em qualquer comune Italiana ou precisa ser alguma da região de Trento?Mesmo pra certidão Trentina preciso legalizar toda documentação aqui em São Paulo?Não existe forma mais rapida?Será que já posso "entrar na fila" da legalização de Sao Paulo mesmo sem ter o CNN em mãos?Muito obrigado pela atenção!!!Abraços,Rodrigo Vareschi

  • Oi, só par ao pessoal saber, tive uma dúvida quando a legalização do CNN e de demais documebntos já que o CNN passou a ser emitido online, e, perguntei em um e-mail ao Consulado Geral da Itália em Curitiba, segue abaixo o questionamento e a resposta do consulado:O Consulado não exige reconhecimento do EREPAR.A Certidão Negativa pode ser rerirada pela Internet e não precisa de ulteriores "formalidades", pois será controlada pelo próprio setor de legalização;Atenciosamente,Ufficio Legalizzazioni________________________________ Da: (ocultado)Inviato: giovedì 20 agosto 2009 16.44A: Consolato Brasile Curitiba LegalizzazioniOggetto: legalização de documentosAgora com o Certificado Negativo de Naturalização – CNN sendo emitido eletronicamente me vieram dúvidas quanto a legalização dos documentos pelo Consulato Generale d´Itália a Curitiba.O CNN, segundo eu soube, seria agora emitido eletronicamente e reconhecido sua autenticidade por um tabelião de notas, depois deveria ser reconhecido pelo Escritório de Representação do MRE no Estado do Paraná – EREPAR para dai seguir para o tradutor juramentado que o traduziria e juramentaria, seria reconhecido as firmas e agora surge minha dúvida.A tradução juramentada do CNN e os demais documentos originais e juramentados com reconhecido das firmas por tabelião de notas, deverão, também serem reconhecidos pelo EREPAR para depois serem legalizados pelo Consulato Generale d´Itália a Curitiba ou não?Agradeço desde ja a atenção dispensada, subscrevo-me mui.Curitiba, 20 de agosto de 2009.

  • Ola Patricia tudo bem?Nao conheço nao este comune, infelizmente!!!Bjs

  • Olá Fábio..meu nome é Patricia ..moro no Rio de Janeiro..já tenho todos os documentos, inclusive os de nascimento e casamento dos meus bisavós italianos..falta a legalização no consulado..estou indo pra Itália em outubro..penso em fazer o processo da cidadania em Comacchio (FE)..vc tem alguma informação como rapidez, exigências, dificuldades ou facilidades nesta comune? Desde já gradeço..abraço..Patricia

  • olá fabio eu creio q o Rafael seja algum parente meu pois minhas certidoes e nomes contem os mesmos erros sera q poderia me dar o contato do Rafael > meu email: danielfdaloia@gmail.com Segunda-feira, 22 Junho, 2009 Rafael disse… Ola Fabio, Meu nome é Rafael, gostaria de saber se eh necessario corrigir o nome de meu Bisavo, pois o nome na Certidao de Nascimento da Italia e a de Casamento no Brasil esta Giovanni, porém na de óbito é esta como João e o sobrenome da esposa da trocada uma letra. Segunda-feira, 22 Junho, 2009 Fabio "Saga" Barbiero disse… Ola Rafael Segundo a lei os obitos nao sao necessarios. Porém muitos comunes exigem, entao o primeiro passo seria voce saber do comune onde pretende fazer sua pratica se exigem as certidoes de obito! E outra coisa, Joao / Giovanni nao é considerado erro e sim 'abrasileiramento' do nome, entendeu? Abraços

  • Ola Anonimo!Se ele nasceu em 1839 a certidao esta na igreja e nao no comune! Procure a parrocchia de Alpago, que pode ser que esteja la!Abraços

  • Anonymous

    Olá Fábio! Parabéns pelo blog!Por favor, preciso encontrar as certidões de nascimento e casamento do meu antenato. Só sei ele nasceu em Belluno, Farra D'Alpago, em 1839. Mas não nada sobre o casamento. Como faço para conseguir estas certidões? Vou fazer um curso em outubro na itália e pretendia procurá-las e depois enviá-las para o Brasil e, assim, minha mãe daria continuidade ao processo (retificação, tradução e legalização) e depois mandaria de volta pra mim. Será que isso dá certo? Meu curso terá duração de 6 a 9 meses.desde já agradeço!!!!abraços

  • Ola Patrick tudo bem???Sim, o consulado de BH legaliza somente documentos em 'inteiro teor'. Em relaçao aos prazos tenho amigos que legalizaram em um mes, porém pra garantir certinho entre em contato diretamente com o consulado, pois eles mudam os procedimentos toda hora :)Outro grande abraço!!!

  • Opa Fábio;Tudo bem? Estou interessado em dar entrada no processo pela Italia. Porem, estou no processo de retificacao de alguns documentos.Voce saberia me dizer se o consulado de Belo Horizonte tem pedido certidoes de inteiro teor? E quanto aos prazos para legalizaçao? Voce sabe se as filas estao muito longas quanto as de SP?Um grande abraco,Patrick Moratori

  • Ola Marcelo tudo bem?Voce so consegue legalizar onde tem residencia, que deve ser comprovada através de contas de consumo em seu nome, além do titulo de eleitorAbraços

  • Marcelo

    Olá Fabio,Meu nome é Marcelo e sou de São Paulo, estou correndo atras das certidões para posteriormente legaliza-las, mas lendo estas mensagem vi que o agendamento em São Paulo tá para 2016, de desanimar!, estou pensando seriamente em mudar de estado, vc sabe onde posso ganhar tempo com isto e como proceder?grato

  • Anonymous

    Olá Barbiero!!!Minha mãe é divorciada de meu pai,tenho que fazer alguma coisa para tornar válida esta informação na Itália?O que devo fazer, já ratifiquei todos meus documentos, qual seria meu proximo passo?Obrigado

  • Ola Fabio,Tu ja ouviu falar que Porto Alegre nao esta mais legalizando suprimentos? Tu sabe se eles tem esse direito?

  • Ola RafaelSegundo a lei os obitos nao sao necessarios. Porém muitos comunes exigem, entao o primeiro passo seria voce saber do comune onde pretende fazer sua pratica se exigem as certidoes de obito!E outra coisa, Joao / Giovanni nao é considerado erro e sim 'abrasileiramento' do nome, entendeu?Abraços

  • Ola Fabio,Meu nome é Rafael, gostaria de saber se eh necessario corrigir o nome de meu Bisavo, pois o nome na Certidao de Nascimento da Italia e a de Casamento no Brasil esta Giovanni, porém na de óbito é esta como João e o sobrenome da esposa da trocada uma letra.

  • jorge

    agivilitta ou carta de allogio x trabalho irregulo gostaria que tu pesquizasse sobre esta opçao para que todos posao se beneficiar segundo sei se pode colocar irregulo com estes documentos pois eu meso estou providenciando se conseguir mandarei mais imformaçoes a respeito.

  • Bruna

    Com certeza eu vou receber as ultimas certidoes atá na sexta-feira aí eu lhe mando por email provavelmente na 2° eu já consiga oKBjos

  • Ola Bruna tudo bem?Faz o seguinte: me envia por email seus documentos escaneados, assim eu verifico e ja te mando nossa proposta de trabalho, ok?O email é fabio.barbiero@gmail.comBjsssssss

  • Bruna

    Outra coisa se eu quisesse ir aí onde vc trabalha com estes comunes dá a entrada no processo teria a possibilidade??? Pois eu perderia muito tempo fazendo a retificação apenas disso…Bjos

  • Bruna

    Oiii pela informação que tenho na certidão a cidade é Sovizzo em Vicenza mas não tenho contato com o comune de lá como eu poderia conseguir?

  • Ola Bruna tudo bem?Depende exclusivamente do comune onde voce pensa em dar entrada no seu processo! Aqui nos comunes onde trabalho nao seria um problema, porem comunes como Milano ou Verona por exemplo nao passariam entendeu??Verifique com o comune onde pretende vir e pergunte a eles sobre esta variaçao, é a melhor forma de garantir que nao terà problemas aqui!!!Bjssss

  • Bruna

    Olá Fabio td bem? Parabéns pelo blog tem informações extremamente importantes. Meu nome é Bruna estou fazendo minha documentação para a dupla cidadania italiana pois vou para lá obter. Tenho todas as certidoes já, todas elas estão com datas, sobrenome corretamente apenas a certidão de nascimento do meu avô consta um erro na primeira letra onde está escrito (Jenuino) com J e o certo seria Genuino que é o que consta em todas as demais certidoes (casamento e óbito), fiquei com dúvida se devo retificar ou não pois é tão pouca coisa e o que o consulado que compete o meu estado SC me informou não preciso retificar, mas fico com medo pelo fato de eu dar entrada no processo lá pela Itália, o que vc acha do meu caso? Se estiver que retificar qual é o procedimento??Fico grata se puderes me responderAttBruna

  • Ola Lunatic tudo bem?Infelizmente quem faz parte da jurisdiçao de SP deve agendar via site, e as datas para comparecimento ja ultrapassam 2016…

  • Ola Bloggers e Ola Fabio eu estou ouvindo aee q pra legalizar as certidoes vc tem q esperar ate 2015.. naooeh serio isso Fabio??!! Bem se for assim eu vou ter achar outra alternativa..

  • FABIO Olá. você escreveu para o seu e-mail, mas não obteve resposta. Então, de volta para se comunicar por e-mail. Para legalizar um único certificado, o consulado da Itália em São Paulo, espero que me deu a vez qeu a 2015. Se apenas um certificado pode ser produzida no consulado da Itália em Buenos Aires. Você sabe que eu sou argentino e moro em Buenos Aires. Se uma pessoa vai para o consulado em São Paulo irá legalizar o documento no dia? saludos Miguel.

  • Anonymous

    oi fabio…poderia me ajudar??estou fazendo legalização de documentos em sao paulo.. como sabe demora anos pra fazerem somente a legalização. solicitei a antecipação judicialmente, vc acha q tenho chances?

  • Oi Fabio, obrigada pela rapidez em responder.O meu esposo he Italiano..entao essa Certidao de nascimento he a dele!!!uffa!!! Entao providenciaremos a dele la na Italia (com esse mod.plurilingue9, e a minha no Brasil. Mais uma vez muitissimo obrigada.abçs

  • Ola Alana tudo bem?Este modelo é para o documento europeu, no caso seu marido que adquiriu a cidadania italiana, certo? Neste caso, ele deve solicitar ao comune onde foi feita a pratica, este estratto, no modelo plurilingue, entendeu? E sua certidao deve ser traduzida e legalizada na no Brasil, no consulado italiano competente!!!Bjs

  • Oi Fabio, como vai? A minha duvida(de novo) he sobre Naturalizaçao por Matrimonio. Na minha lista de documentos consta: "Estratto per riassunto dell'atto di nascita completo de tutte le generalita, rilasciato dal paese d'origine su formulario internazionale". Eu entendo q seja a minha certidao de nascimento. Mas e esse formulario internacional? Liguei no meu cartorio e eles nao sabem sobre esse formulario. Devo requere-lo no consulado italiano(no caso, da Suiça, pois darei entrada por la)? Eu li varios comentarios seus, aqui no Blog, inclusive so falava da certidao de nasc. tradicional. abraços e obrigada.

  • OBRIGADO !!!!Le envie un mail a su casilla de correos.Saludos.MEGUEL

  • MiguelO documento legalizado tem um carimbo na parte superior e tambem outro carimbo e etiqueta na parte de tras!Se voce quiser, manda pro meu email uma copia do seu documento que eu verifico se realmente foi legalizado.O email é fabio.barbiero@gmail.comSaludos

  • Oi Fabio. Obrigado por responder tão rápido!!! Comentou um pouco da minha transformação. Como te disse, eu sou argentino e moro em Buenos Aires. Todos os certificados têm pronta a apresentar ao consulado italiano em Buenos Aires. Só se você precisará deste certificado, ou se você tiver que ser legalizado pelo consulado italiano. Para ter uma idéia estou 9 anos atrás com as formalidades. É muito difícil encontrar uma pessoa que faz a papelada no Brasil da Argentina. Para efectuar uma verificação de que eu venho, eu quero comparar algo que é real. Um documento autenticada pelo consulado da Itália deve ter o carimbo na imagem à direita (para cima nesta página). Traga mais alguma coisa? Por favor, preciso de saber é que a legalização especificamente. Tendo.Diculpas pergunto se a língua não é entendida, é que eu uso o Google Tradutor. OBRIGADO! Te dejo mi mail: marianoran@hotmail.com saudações.

  • Holla MiguelNao existe explicaçao, pois deveria ter sido legalizado juntamente com os outros documentos, ja que foi expedido pelo Ministerio da Justiça. Entre em contato com quem levou pra legalizar e verifique o que aconteceu! Peça explicaçoes ao consolado de Brasilia tambem!!!Saludos

  • Oi Fabio. Meu nome é Miguel e eu vivo em Buenos Aires – Argentina. Estou no processo de cidadania italiana. Meu avô italiano viveu no Brasil. Então eu perguntei o papel não naturalizada. Estou fazendo isso através de um gerente através como em Brasília. Tudo estava bem até que: A questão na semana passada para legalizar o documento não naturalizado (traduzido por tradutor juramentado e legalizado pelo Ministério das externas realaciones Brasil), no Consulado da Itália em Brasília e não queria que ela legalizada. Eu não tenho explicação. Apenas não foram legalizadas. Você sabe por que razão isso acontece? Que conselhos podem me dar? Saudações. Miguel.

  • hola amigos tengo un comentario de prueba.

  • Olaa Fabio..me add no MSn lunaticsi99@hotmail.com .. assim fica mais facil pra gente conversa.. valeu!!

  • MarcosEste tipo de 'abrasileiramento' do nome nao é necessario retificar nao, pois nao é considerado erro!!!So nao esqueça que os documentos devem ser legalizados no Brasil, através do consulado italiano, e nao aqui na Italia, ok???Abraços

  • Obrigado por responder meu post.. Eh o nome meio.. o nome dele na italia eh Pietro. eh aqui esta Pedro.. todos as certidões q tenho esta como pedro. eu tenho o certificato de nascita dele do comune de bergamo

  • Ola MarcosQual é o erro apresentado? Nome ou sobrenome??Em relaçao a traduzir aqui na Italia, até pode, porém a legalizaçao deve ser feita de qualquer forma no consulado italiano no Brasil!!!Abraços

  • Ola fabio tutto bene ..Eu tenho uma duvida.. Meu nome eh marcos . eu queria saber se vc poderia me ajudar .. o Nome do meu bisavo ta errado aqui no brasil.. mas eu li pela net q como foi erro aqui no brasil eu deviria retificar ou nao eu tenho todos os documentos.. eu queria traduzir na italia.. Grazie!!Marcos benichio…

  • Ola Adriana, tudo bem?Se voce ja legalizou seus documentos e por qualquer motivo o comune pede documentos adicionais, como foi o caso da Suleide, o consulado legaliza estes documentos adicionais, bastando que a pessoa comprove que ja tem um registro de legalizaçao anterior, entendeu? Mas somente neste caso!!!Outro abraço!!!

  • Fabio,Tudo bem? Li o comentário que fez a respeito do caso da Suleide, e não entendi, como assim legaliza sem filas ?um abraçoAdriana

  • Ola SuleideVoce terminou o nao seu processo? Em relaçao a legalizar os documentos – ok, o consulado disse que legaliza sem fila, porem agora todos os documentos devem ir pro Eresp de qualquer forma, entao nao perca tempo e envie pro Eresp!Lembrando que o consulado nao analisa documentos, apenas legaliza! Se faltaram documentos nao é culpa deles, nao sinta-se injustiçada por isso, ok???Boa sorte!!!

  • Ola Fabio!A 2 anos atraz levei todos os documentos pedito p/a legalizacao e paguei mais de 560 reais e depois fui p/Italia e la verificarao que nao forao legalizado dos meus filhos.Fiz a residencia e dei entrada na cidadania,o consulda de Sao paulo enviou a carta de nao renuncia,ja neste ultimo prossesso descubrirao q o meu certidao de casamento nao foi tbem legalizado….eviando carta com os documento e uma carte espricando,poe causa da demora vim p/ o Brasil aqui o consulado diz que nao recebeu e correi dize de mandou mais tenho todas as provas eles me falarao que eu poderia fazer de novo que eles legalizavao que nao ficaria na fila era so ir la direto.mais um meis depois mme mandarao p/a ERESP que so recebe os meu documentos pelo correiome sinto injutizada vc podera me ajudar?o que eu posso fazer?Obrigada desde jaSuleide

  • Oi Fabio, muito obrigada pela sua resposta, eu fiquei mesmo na duvida…enfim, voce teria algum contacto em ctba, que pudesse 'agilizar' por fora (mesmo tendo que pagar)?Valeu denovo!Leila x

  • Ola Leila tudo bem?Todo e qualquer documento para ser utilizado aqui na Italia deve ser legalizado por um consulado-geral italiano no Brasil. E Curitiba até onde sei nao aceita mais legalizar documentos enviados pelo comune.Faz o seguinte: escreva diretamente ao consulado de Curitiba (legalizzazioni.curitiba@esteri.it ) e pergunte a eles sobre isso, se realmente procede, pra depois nao cair numa fria!Bjssss

  • Ola Fabio, adorei o seu blog.Preciso de sua ajuda.Ja tenho a cidadania desde 2004, feita em Verona.Agora meu pai quer tirar a da minha irma pra passar para os meus sobrinhos (4 de menores).Nosso consulado e em Curitiba.To querendo que ela venha tirar na italia. tem uma mulher que diz que nao precisa legalizar os documentos ai no brasil, porque assim que a minha irma fizer a residencia na italia, ela pode fazer a legalizacao la mesmo.isso eh verdade???Desde ja agradeco.Leila

  • Ola Grasiela tudo bem??Sim, é isso mesmo. Absurdamente devido a quantidade de solicitaçoes a fila ja esta em 2014… Entre em contato com o consulado e verifique com eles se existe alguma possibilidade de fazer um encaixe. Isso se voce pretende vir à Italia em breve…Bjss

  • Olá Fábio, gostaria de informações sobre legalização de certidões, sou de São Paulo fiz o agendamento eletronico no site do consulado em novembro recebi a resposta hoje e me informaram que meu dia será 13/03/2014, o prazo para legalização de certidão é esse mesmo, tem algum outro lugar que eu possa fazer a legalização que seja mais rápido.Obrigada.Grasiela

  • Eu gostaria de compartilhar com a Carol (que escreveu logo acima neste tópico), a experiência de se requerer a cidadania italiana na Bélgica (pois irei mudar para la em maio). Por isso deixo meu e-mail já que pelo perfil dela não é possível se comunicar. Se possível, favor entrar em contato: pigorettoso a r r o b a yahoo.com.br

  • Fabio,parabéns pelo blog. Enviei minhas duvidas que não são poucas para o seu email, se puder me ajudar desde já te agradeço.um abraçoAdriana

  • Fabio, muito, mas muito obrigada mesmo. Não queira saber como essa informaçâo me deixou mais tranquila.

  • Ola Alana tudo bem?A embaixada em Brasilia legaliza em uma semana, nao se preocupe!!!Bjss e boa sorte!!!

  • Oi Fabio,Parabens pelo site!! A minha duvida he sobre naturalizaçao por matrimônio. Moro na Suiça, e em junho/2009 eu completo 3 anos de casada c um italiano. A partir dessa data poderei dar entrada no pedido de naturalizaçao pela Suiça. Do Brasil eu so precisarei da minha certidão de nascimento, e do “certificato penale“( he o da Policia Federal? Precisa tambem do da Justiça Federal?). A duvida he a seguinte: Legalizarei por Brasilia (era residente la), e q eu saiba, a certidao da Policia Federal tem validade de 3 meses. Neste caso, como he possivel o Consulado legalizar em ate 90 dias? A certidão perdera a validade!! Ou neste tipo de documento a legalizaçao he mais rapida? Por favor, se vc puder esclarecer a minha duvida vai me ajudar muito. Muito obrigada.

  • Ola Carol tudo bem?Eles legalizam em até 90 dias!!!Bjs

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Ola MarinaNao, aqui na Italia nao faz-se legalizaçoes de documentos brasileiros, somente um consulado-geral italiano no Brasil è que pode fazer a legalizaçao!!!Infelizamente esta crescendo o numero de brasileiros vindo a Italia sem os documentos legalizados e se complicando por isso, pois a maioria dos comunes sequer aceita fazer a residencia sem os docs legalizados…Bjsss

  • ola Fabio, tenho uma duvida, se puder me ajudar agradeco.Estou com os meus documentos traduzidos, soh faltam legalizar.Eu posso ir para a italia e tentar por la?minha familia toda tem a dupla cidadania, apenas o meu pai nao foi atras, eu sei que a nossa pasta esta aberta na comune em bolate, o que devo fazer?? vou sem legalizar?? consigo legalizar la??obrigado desde ja!

  • Marina

    Oie tudo bem também!!!!já mandei o e-mail tá…..brigadooo!!!

  • Ola Marina tudo bem?Mande-me um email: fabio.barbiero@gmail.com que eu te passo certinho alguns detalhesBjs

  • Marina

    Oi Fabio, moro em goiás,já estou com as certidões e preciso legalizá-las em Belo Horizonte, o consulado pede no mínimo 30 dias,vc sabe me falar o qto mais demora???sabe também me informar qual tabelião de lá é melhor para reconhecer as firmas???ainda preciso traduzí-las,sabe de algum tradutor de BH?…uma pessoa me cobrou 350,00(me passou também valores de cada legalização,tem isso mesmo?) só pelos serviços, sem as traduções e sem as taxas consulares, estou pensando em ir em Bh pessoalmente, pois em abril estou indo para Italia e como sempre deixamos pra última hora né rsrs…Obrigado

  • Rodolfo Davan&ccedil

    Correto Fabio, mas quem me passou a informaçao foi uma mulher que trabalha lá, no setor de legalizaçao.Eu moro em Sobradinho/DF entao eu tenho como comprovar tal fato.

  • Ola VanderleiSe vc faz parte da jurisdiçao de SP ou Curitiba vc tem que agendar sua legalizaçao, nao importa se é residente aqui na Italia ou nao…Abraços

  • Anonymous

    OI PESSOAL ME CHAMO VANDERLEI MORA AQ NA ITALIA QUERO LEGALIZAR MEUS DOCUMENTOS TENHO RESIDENCIA AQUI NA ITALIA TENHO CARTA DE INDENTIDADE E ESTOU EM ESPERA DO PERMESSO DE MAS JA FIZ A IMPRONTI DIGITAL JA FAZ 4 MESES E ATE AGORA NAO VEIO MEU PERMESO MAS TRABALHO AQ COM A ESTRINJA DO PERMESO E A CARTA Q A COMUNE ME DEU Q E O JURIO SANGUINIO QUERO TERMINAR LOGO ESA MERDA DESA CIDADANIA O MAS RAPIDO POSIVEM QUERO LEGALIZAR MEUS DOCUMENTOS SE ALGUEL SABER DE ALGUMA COISA Q SE PODE FAZER PRA LEGALIZAR MAS RAPIDO ENTRE EM CONTATO COMIGO VOU DEIZAR AQ MEU TELEFONE PRA CONTATO AQ NA ITALIA E MEU MSN SE ALGUEM SABER DE ALGUMA COISA ME FALEM 0393891675979 VANDERLEI_CRI@HOTMAIL.COM

  • Ola RodolfoQuem te passou esta informacao esta equivocado, pois temos varios clientes que legalizaram normalmente os documentos pela embaixada, basta comprovar que reside laAbracos

  • Rodolfo Davan&ccedil

    Fábio,Primeiramente parabéns pela modificaçao de seu blog !!!Gostaria de saber qual o novo processo de legalizaçao na embaixada em brasilia.Quarta feira (18/02/2009) tinha um horario agentado, e a informaçao q obitive foi que p/ conseguir a legalizaçao precisaria estar morando na Italia.Somente ai eu consigo dar e entrada na legalizaçao aqui na Embaixada !!!Eles tambem me informaram que tal procedimento eh p/ evitar a açao dos despachantes.E agora, o que devo fazer !!!

  • Oi Fabio! Eu de novo!!!!Seguinte… as certidões da minha familia foram emitidas a bastante tempo quando iniciamos o processo por Porto Alegre. Agora quero entrar diretamente pela Italia e me disseram que estes documentos não tem mais validade e que para solicitar novamente as cidadanias estas devem ser de "inteiro teor". Acontece que ninguém sabe me explicar exatamente o que seria isso e nem se preciso disso para entrar com a documentação pela Italia. Será que tu pode me dar uma luz ai?Beijos

  • FinazziVc pode dar entrada com qualquer visto, desde que ele esteja ainda validoAbraços e sucesso!!!

  • Fábio,Gostaria de saber se para dar entrada na cidadania na Itália,posso utilizar passagem de estudante(destes cursos com menos de 3 meses de duração)?Valeu!Marta

  • Fabio, vamos ver se você pode me ajudar. MInha família já deu entrada no processo de cidadania, minha tia e prima já tê o passaporte há alguns anos. Como faço para iniciar o meu processo?

  • VANESSA

    OláQuanto a legalização, poderia me tirar uma dúvida? Foi legalizado o documento de toda a minha família de uma vez e a certidão de casamento da minha mãe veio com o selo no nome do meu irmão (Rogerio)…isso seria normal ou teria que ter no selo o nome da pessoa do documento?obrigada.

  • Ciao xara!!!Realmente os documentos tem a validade de 6 meses, mas na pratic aja fiz processos com certidoes legalizadas ha mais de um ano e nunca tive problemas. Seria bom vc entrar em contato com o comune onde farà o processo e verificar diretamente com elesE sobre a non renuncia é exatamente o contrario: o comune que deve solicitar ao consulado! Ate os mineiros que vem com a non renuncia em maos esta sofrendo, pois existe uma circular que sugere aos comunes que consultem os consulados em relaçao aqueles que ja vem com ela em maosAbraços e sucesso!!!

  • Prezado Xará (ou será chará, sei lá) !Chegarei na Itália entre 23/6 e 14/7 também para uma saga: uma jornada de aperfeiçoamento em Canto Lírico e Teatro.Ma, sopra e prima di tutto, devo fare i processo di ronoscimento della cittadinanza italiana.Bene, ti chiedo lo stesso dubbio: o bendito assunto da validade das certidões legalizadas ! Agora, o Consulado Italiano me informa que alguns comunes estão aceitando certidões com até 6 meses de legalização. A maioria das minhas é de setembro/2006 … Você saberia me dizer, se na prática, isto está acontecendo ?Outra esclarecimento: é certo que o Governo Italiano divulgou, por volta de 20/05, um nova "circolare", obrigando o aspirante à cidadania levar consgo o Certificato di Non Rinuncia, de seu país de origem ?Obrigado, colega ! Grand abraço xarazesco !

  • Anonymous

    Prezado Fábio,você cativa a todos nós, leitores de seu blog. Está bombando!Diga aí, essa história de contratar serviços de escritórios especializados em busca e legalização de documentos é mesmo só para inviabilizar economicamente o processo ou não?Estamos só começando a batalha da busca da nacionalidade italiana. Imbatível: você é a pessoa certa para esclarecer e orientar.Congratulazione!Claudia

  • Oi fábio, pelo que li no sei blog vc não tem as certidões de óbito dos seus ascendentes…Quais comunes vc indicaria para os que estão na mesma situação?Estou perguntando isso pq pelo que o Matheus (advogado-padova) me falou que as maioria das comunes não aceitam dar início ao processo de cidadania faltando as certidões de óbito…mas pelo que vc disse à pouco tempo na Circolare 28 não há necessidade disso…Estou já me programando para ir pra itália…Se possível em Fevereiro…E estou na mesma situação que vc, só que sem saber para que cidade fazer o pedido de cidadania….

  • Jeisa

    oi Fabiovocê poderia dar alguma idéia sobre os custos (especialmente dos processos burocráticos)para quem vai para a Itália tentar a cidadania? Obrigada!

  • EduardoNenhum problema. Basta vc providencia novas certidões, traduzí-las e legalizá-las.Abraços…

  • O Fabio,Voltando ao caso de quem entrou com processo aqui mas agora quer entrar na Italia: eu quero deixar meu processo andando aqui, pra caso de algum problema na Italia (ex: nao conseguir permesso), eu nao perco meu "lugar na fila"…Tu ves algum problema nisso?Obrigado!!!

  • AnônimoEntão está tudo certo. Basta esperar mesmo, não há o que fazer. Se você fez sua residência e enviou o kit é só aguardar. Estão chamando as pessoas em torno de 90 dias para as impressões digitais.Abraços…

  • AndrérsrsrsÉ o seguinte: as certidões dos cônjuges são necessárias apenas para quem vai dar entrada no Brasil. Na Itália são necessárias apenas as certidões de nascimento, casamento e óbito dos seus ascendentes.Sobre retificação, este é um tema muito complicado pois nunca se sabe como o oficial do comune vai agir. A orientação que eles tem é que para fazer o reconhecimento da cidadania não pode haver dúvidas sobre a ligação do requerente e o antenato que emigrou para o Brasil. Eu sempre sugiro o seguinte: se você pode retificar, tem tempo e dinheiro pra isso não pense duas vezes, retifique todas as certidões. Pelo menos será uma preocupação a menos lá na botaQuanto à tradução não se esqueça que a tradutora quem que ser juramentada ok??Abraços e pode divulgar o blog, tá??? rsrsrs

  • Anonymous

    No portale immigrazione aparece apenas "nessuna anomalia documentale" porém não tem nenhuma data de convocação. Irei dar entrada na comune de Vicenza. Obrigado pela ajuda!

  • Ciao,Creio que viviei no seu blog!Muito obrigado pelas informações sobre a criação dos cartórios na Itália e os sites indicados.Bem, isso fez eu refletir um pouco, pois estava fazendo tudo a partir do meu bisavô, que chegou ao Brasil em 1902 com 12 anos de idade, portanto ele não deve estar na lista do exército.De qualquer forma, mandei o e-mail ao diretor da Provincia de Rovigo com os dados do meu tataravô, pois, sabendo o Comune onde nasceu, poderei deduzir que é o mesmo do meu bisavô.Outra dúvida é: tenho todas as certidões referentes aos ascendentes aqui do Brasil, ou seja, casamento e óbito do bisavô, nascimento, casamento e óbito do avô, nascimento e casamento do meu pai e minha certidão de nascimento.Li em um roteiro do Consulado que é necessário as certidões de nascimento das mulheres que se casaram antes de 1983, no caso, minha bisa, avó e mãe – é isso mesmo?Se for, só a certidão de nascimento? Pq minha bisa e avó são falecidas…As alterações de nome e sobrenome dos meus ascendentes são mínimas nas certiddões que tenho em mãos. É preciso retificá-las para não ter problemas futuros? (Conegliano/Coneglian/Conelian), em algumas faltam o nome do meio (Primo Vicente Conegliano/ Primo Coneglian).O próximo passo seria a tradução; tem uma tradutora numa cidade perto da minha. Vou fazer isso somente qdo tiver a certidão do meu bisavô em mãos e tb a certidão negativa de naturalização.Pois é… agora acesso seu blog todos os dias… viciou!Até!

  • Olá amigoO que aparece no portal immigrazione?? Qual status do seu permesso lá no site?Outra coisa: em que comune vc vai dar entrada??Posta aí que ajudamos daquiAbbraccio

  • Anonymous

    Oi Fábio! Tenho acompanhado teu blog e realmente tem muita informação importante, parabéns! Cheguei na Itália ha um mes, consegui pegar a carta no comune atestando que toda minha documentação está ok, incluvise já estou com tudo legalizado e traduzido. Coloquei tudo no correio e solicitei o permesso de attesa (06), acontece que ninguem sabe informar quanto tempo demora pra ser chamado, conheco pessoas que estao esperando desde janeiro e nada. A própria questura diz que nao sabe precisar quando irão chamar. Alguma sugestão de como proceder? Pois mesmo tendo tudo, se não se tem o permesso nao posso nem começar a prática da cidadania. Um abraço

  • Olá EzaminSim, você pode ir ao consulado, retirar suas certidões traduzidas e legalizadas e ir pra qualquer comune na Itália pra dar entrada por lá. Não há qualquer impedimentoSim, a CNN – Certidão Negativa de Naturalização também deve ser traduzida e legaliada. Aliás quaisquer documentos brasileiros devem ser traduzidos e legalizados.Abraços e qualquer coisa é só chamar…

  • E aí Fabio, tu bem!?Entrei com o processo no consulado há 6 meses, mas agora estou pensando em ir pra Itália. Minha pergunta é se teria algum problema de eu entrar com o pedido em alguma Comune italiana. Qual o comportamento do consulado neste caso (cidadão que já estava na fila "normal" do consulado, mas que acabou indo pra itália e pedindo lá)?Outra coisa: a negativa de naturalização também deve ser traduzida e legalizada?Abraç!

  • AnônimoSim vc pode dar entrada no attesa em qualquer comune. Basta que antes você pegue com o oficial uma declaração onde ele escreva que você esta com todos os documentos necessários para o início da prática (fotocopia della documentazione attestante l'avvio del procedimento di concessione o riconoscimento della cittadinanza italiana). Não esqueça de colocar uma cópia da sua ricevuta do permesso di turismo, pra provar que vc deu entrada nos 8 diasAbbracci

  • Ciao André LuizSim, em 1890 já existiam cartórios. Na verdade foram instituídos a partir de 1871.Na verdade a carta deve ser encaminhada para o Archivio di Stato di Rovigo. Você deve pedir ao Archivio a "lista di leva" do ano de 1890, pois assim saberá o comune correto de nascimento dele.O endereço do Archivio di Stato di Rovigo éVia Sichirollo 9 – 11, 45100 RovigoTel: 0425/24051Fax:0425/25613E-Mail: sro@archivi.beniculturali.itComo vc enviou uma carta, com certeza tem mais resultado do que email, embora eu recebi resposta de dois comuni por carta a pedidos feito por email.O modelo de solicitação da Lista Di Leva está em <a href="http://www.imigrantesitalianos.com.br/modelos_de_cartas.htmlhttp://www.imigrantesitalianos.com.br/modelos_de_… />Abbracci e depois volte aqui para nos contar o resultado…

  • Anonymous

    Fábio,vcê saberia me informar se é possível entrar novamente com o pedido de permesso di attesa, já q pretendo tbem fazer residencia em outro local, e ainda tenho a declaração de presença válida? Entrei com o pedido em Roma e fui informado q até ser convocada demorará pelo menos 2 meses, então como vcê nos informou q na região de Ancona é bem mais rápido pretendo tentar, mas será é possível?

  • Buon giorno FábioMuito bom tudo isso!Conforme a certidão de casmento do meu bisnonno, o mesmo nasceu na Província de Rovigo, Região de Veneto.Enviei uma carta ao Signor Sindaco do Comune de mesmo nome (Rovigo) com os dados para a localização da certidão de nascimento.Pelas datas, meu bisavô nasceu em 1890; a questão é se nesta época já existiam cartório de registro civil ou possui apenas registro de batismo.Este tipo de busca – enviar a carta ao Comune – costuma ter êxito?Bem, por enquanto é isso!

  • AmigaRealmente Roma e Milano são as piores cidades para dar entrada. Por que? Porque a quantidade de pedidos é maior. Tenho uma amiga que está na região de Ancona que está conseguindo dar entrada direto no comune e não na posta. É a Ivette.Escreva pra ela e peça uma luz:ivisalcantara@hotmail.com. O MSN dela é o mesmo. Tem muitos amigos que estão indo pra região dela pois ela teve sorte de conseguir fazer os permessos sem usar a posta.Depois passa por aqui pra nos contar os resultadosBaci

  • Anonymous

    Fabio, ela pediu o soggiorno de attesa, está em Roma, e conforme informações, a convocação para Questura deverá demorar mais uns dois meses. Caso vcê possa nos dar alguma orientação, seremos gratos!

  • Olá amigaSua filha já está voltando?? E que região ela se encontra? Pelo que você escreveu ela pediu o permesso de turismo, certo??Passe estas informações que talvez eu possa ajudá-la por lá.Baci

  • Anonymous

    Oi Fabio, como mãe de uma jovem q esteve na Itália nos ultimos 2 meses, com documentos legalizados,e diariamente em contato com todo tipo de informação, gostaria de alertar aqui, q o momento está bem difícil devido ao soggiorno, estamos inclusive acompanhando os processos de soggiorno pelo site dos correios, e tudo está parado mesmo. É lógico q alguns poucos tem feito sua cidadania através de assessorias e aconselho tbem a terem um bom contato para a residência, sairem do Brasil já com endereço certo para residência. Minha filha está voltando ao Brasil e deverá aguardar um momento melhor!

  • AnònimaIr com as certidões legalizadas é sempre mais fácil pois você não terá que esperar lá. Se possível legalize aqui e vá com elas já prontinhasBaci

  • Anonymous

    Ola, Fabio. Seu blog é ótimo. Se vc puder me dar uma opinião, agradeço: tenho intenção de ir para a Itália nos 2º semestre. Vc acha que convém tentar legalizar os documentos aqui ou é mais fácil solicitar a legalização quando eu já estiver lá? Obrigada!!

  • AnônimoInfelizmente seu caso é igual ao meu: você vai voltar pra fila e aguardar o prazo que estão dando que é de 60 dias para as legalizações ficarem prontas. Sobre a atualização no site, estão fazendo de sacanagem mesmo, pois quando você chega no consulado tem uma placa dizendo que as legalizações voltaram ao normal.Abraços

  • MarlonAdicionado no MSN. Como meu MSN está uma titica de galinha ultimamente vou criar uma conta no Hotmail (harg) pra poder usá-lo e ver se melhora. Abraços…

  • André LuisSeja bem-vindo!!!Você já sabe onde seu bisnonno nasceu?? Já tem a cidade??Posta aí que a gente tenta ajudar nisso também.Abbraccio

  • JullianaVou reproduzir aqui a resposta que te dei lá:"Na verdade ninguém pode responder isso (prazo das legalizações) a não ser o comune onde você vai dar entrada. Eu nunca ouvi ninguém dizer que o comune não aceitou os documentos de ninguém baseados na data das certidões ou legalizações. Veja o exemplo da filha da Martha: as certidões dela eram de 2005. Eu não acredito que você tenha problemas não. Beijos"

  • Anonymous

    OLA FABIO!ESTOU COM UMA DUVIDA??O CONSULADO DE SAO PAULO NAO ATUALIZOU O SITE AINDA;TIREI AS CERTIDOES DO CONSULADO A 2 SEMANAS,NO CASO TERIA QUE LEVA-LAS NOVAMENTE,E ASSIM GERARIA UM NOVO PROTOCOLO?? NAO ESTOU NO BRASIL,ESTOU EM LONDRES,E MINHA MAE SERIA RESPONSAVEL PARA LEVAR AS CERIDOES NOVAMENTE AO CONSULADO;MINHA DUVIDA E:-POR ELES NAO TEREM ATUALIZADO O SITE,ELES PODEM COLOCAR ALGUM OBSTACULO PARA NAO ACEITAR OS DOCUMENTOS NOVAMENTE??ABRACOS..

  • Fábio eu ja estou com meu processo pronto e já tenho meu destino na Italia então gostaria que se possível tu me adicionasse no msn pois tenho algumas duvidas que gostaria de tirá-las ainda..me add marlonroseghini@hotmail.comUm abraço

  • Olá Fábio,Tive contato com seu blog através de uma das comunidades no Orkut. Parabéns pelo seu jeito peculiar de se expressar: uma escrita fácil, didática, agradável, com um senso de humor incrível.Parabéns mesmo!Com relação à cidadania, estou no processo de busca da Certidão de Nascimento do meu bisavô na Itália.Agora sei onde buscar informação rápida e precisa.Grande Abraccio! (ps.: meu italiano se resume basicamente às letras de Laura Pausini, Eros Ramazzotti, Andrea Bocelli, Mafalda Minnozzi…)

  • oi fabio! deixei um recado no seu scrap, mas acho q era legal vc acrescentar aqui se as legalizações tem prazo de validade ou nao…abrs Julliana

  • Ola FabioMuito obrigada pela sua ajuda. segunda feira meu marido vai a Curitiba fazer issoNós estamos indo para uma cidade de divisa com a Suiça.Segunda te digo se eles me emitiram a declaraçãoObrigada AbraçoTaís M. Ponchio

  • Olha Taís, existem alguns problemas aí:Você tem que dar entrada em seu permesso em 8 dias de entrada na Itália. Como você vai pra Portugal antes você deverá pegar o bilhete do trem ou a passagem aérea provando que chegou na Itália em tal data, pois a partir dela serão contados os 8 dias para providenciar o permesso.Sobre Curitiba recomendo que você vá até o consulado e peça uma declaração que diz que eles só estão legalizando pra quem tem residência na Itália. Pra que região vocês estão indo?? Se for Marche ou Veneza eles até sabem pois a Ivette e a Chris estão fazendo assim por lá, apresentando essa 'declaração do consulado de Curitiba'. Sobre os sogros acredito que não haverá problemas: o máximo que pode acontecer é eles serem convidados a voltar pra Portugal, o que é extremamente difícil de acontecer…Outro abraço!!!

  • Taís Malheiros

  • OI FabioMuito legal seu blog. tem nos dado uma enorme ajuda. Olha só, tenho uma dúvidaEstamos com todas as certidoes traduzidas, autenticadas e td mais. Só ta faltando a legalização.Mas acontece que o consulado de curitiba diz q só legaliza, mediante ao permisso de soggiorno ou a carta de rezidencia… portanto heis minha dúvida.Como vamos tirar a cidadania lá na Italia, queríamos já levar essas certidoes legalizadas. Vc acha que se não levarmos as certidoes legalizadas eles podem "encrencar". ou eles já sabem que p processo pelo consulado de Curitiba funciona assim?Outra dúvida, vamos dia 04/06, mas vamos ficar primeiro um mes em portugal antes de ir pra Italia.Como é voo domestico entre portugal e Italia, eles nao tem imigraçao. vou precisar do carimbo da Italia nos passaportes ou basta o de Portugal?E tem outra, meus sogros que ja estao em Portugal ha dois anos e tb vao a Italia pra tirar a cidadania conosco. só que o visto deles de la venceu. vc acha que tem algum problema? Eles tb vao precisar do carimbo na italia?Desculpa ja chegar e te encher de perguntas. Mas como estamos quase em cima da viagem e encontramos seu blog agora estamos meio apavorados. Mas brigada desde ja pela ajuda qie vc tem dado através do seu blogUm abraçoTaís Malheiros ponchio