Texto para envio aos consulados

Olá amigos

Segundo pedido de alguns amigos (em especial a Martha) fiz um texto para que seja enviado por email aos consulados.

É importante que o maior número possível de pessoas envie, para que saibam que estamos cientes dos acontecimentos recentes.

Segue o texto:

Prezados Senhores

De acordo com a reunião do CGIE em Roma foi determinado que os consulados devem voltar a legalizar IMEDIATAMENTE os documentos dos interessados a reconhecer a cidadania diretamente na Itália, uma vez que na conversão do Decreto-Lei nº 10/2007 suprimiu-se as alterações do artigo 5, coincidentemente o artigo do decreto-lei onde o Consulado baseava-se para a não-legalização dos documentos.

Isso pode ser visto diretamente no site do Parlamento Italiano, conforme link: http://www.parlamento.it/leggi/messaggi/c2374a.htm. Neste mesmo link dá claramente para verificar tanto o texto original do decreto-lei quanto a conversão do mesmo.

Além disso já foi emanada a ordem do Ministero dell”Interno diretamente à embaixada em Brasília na quarta-feira, dia 09 de maio de 2007 para que a prática das legalizações sejam retornadas de forma imediata!!!

Gostaria portanto de saber qual dia posso comparecer a este consulado para a legalização de meus documentos

Atenciosamente,

Brasiliano da Silva Sauro

ATENÇÃO: As informações contidas neste artigo servem apenas para fins didáticos, pois tudo isso aconteceu em um momento em que os consulados italianos no Brasil tinham cancelado as legalizações. Atualmente, as legalizações estão sendo feitas normalmente e não é possível vir a Italia sem os documentos todos legalizados.

  • Rodolfo Kaito

    Fala amigo, to adorando o blog, e eu tenho um problema, meu bisavo era italiano, e precisamos da certidão de nascimento dele mas meus avós perderam, agora eu não sei oque eu faço pra conseguir outra certidão, e só sabemos o nome dele, não sabemos região nem nada :/ se puder me ajudar agradeço. o/

  • Fábio, boa tarde ! Gostaria de obter de você informação como faço para
    ter a minha cidadania italiana. Minha mãe adquiriu em 2010, com passaporte
    italiano inclusive. Hoje ela tem dupla cidadania. Eu não consigo agendar,
    para entregar minha certidão de nascimento, original de inteiro teor,
    “oficializada” conforme solicitado, e traduzida. Temos pasta. A família
    toda, quase 40 membros já tem a cidadania. O Consulado é o do Rio de Janeiro.
    Já foi feito o processo todo desde o meu bisavô, começamos um pouco antes de 2000, e eu , a última, estou com esta dificuldade. Peço sua ajuda, agradecendo desde já e tb por esta sua page. Elisabeth

    • Olá Elisabete tudo bem?

      Dando entrada no consulado italiano no Brasil, mesmo que a familia já tenha obtido o reconhecimento, você vai para o final da fila. Quanto ao agendamento qual está sendo a sua dificuldade?

  • Olá NeideQuem é Marcelo? kkkkkkkkkkkkkkSobre o consulado se for o de SP segue os horários:Segundas, Quartas, Quintas e Sextas das 8:30h às 12:30hTerças das 13:00h às 16:30h.Bjss

  • eu de novo, leia traduzido….rssssssssEstou correndo contra o relógio!!!rsssbrigadim.

  • Oi Marcelo!! Por favor estou fazendo a papelada pra meu filho que mora atualmente em Londres, com visto tudo legal,mas que vence em setembro.Quais os dias que posso dar entrada no consulado??Sexta-feira pego tudo tarduzido, prontinho!!grata Neide.

  • MarceloBoa pergunta, essa não sei. Amanhã vou ao consulado e pergunto sobre o documento.Abbracci

  • Oie, já mandei tb…

  • Marcelo Davanzo

    Fabio, qual documento posso levar ao Consulado de SP como comprovante de residência sendo que não possuo contas em meu nome? Sabe me dizer?

  • Já mandei o meu!

  • Juli – a modesta!!!Já arrumado o linkBjsss

  • Mttttttttttt bãoooooooooooo…BAci!

  • Fabinho!!Esse e-mail de BH nao esta funcionando nao. Voltam todos.Melhor colocar o que havia colocado antes, lah na comu: cidadania.belohorizonte@esteri.itBjos..Juli (a gente fina :P)

  • Abraços querido Petruzziello e mais uma vez obrigado pelo seu esforço a nosso favor!!!

  • <a href="http://www.mclink.it/com/inform/http://www.mclink.it/com/inform/<br />Neste link voces podem ver meu intervento no CGIE e tbm a resposta das Autoridades sobre o assunto.Walter Petruzziello

  • Anonymous

    Ma na hora. Jah mandei o meu!