terça-feira, 25 novembro 2014
Últimas Notícias
Capa / Dicas Úteis / Seguro de Saúde Gratuito – Convênio Brasil/Italia
Seguro de Saúde Gratuito – Convênio Brasil/Italia

Seguro de Saúde Gratuito – Convênio Brasil/Italia

Ciao a tutti

Estou repostando (hein?) sobre o acordo do INSS para os amigos que estao vindo pra ca e precisam do tal seguro-saude…

Imaginemos a seguinte situação: estamos lá na Itália, esperando longamente a visita do vigile para confirmar nossa residência e, aproveitando a ociosidade nos ocupamos comendo tudo aquilo que encontramos de diferente por lá – afinal temos que provar que somos italianos!!!

Só que sem avisar, começa aquelas viagens que já conhecemos rumo ao já conhecido BANHEIRO!!! E agora? Fazer o que?

No Brasil bastaria uma visita a um posto de saúde ou hospital mais próximo e ficar algumas horinhas no soro. Mas e lá na Itália?

Cosa facciamo??

Pra nossa sorte o Brasil tem um acordo internacional que garante assistência médica na rede pública no exterior. Pra fazer uso desta assistência é necessário levar o CDAM – Certificado de Direito à Assistência Médica.

Esta semana dei entrada aqui em São Paulo. Vamos aos fatos:

Dirigi-me ao prédio do Ministério da Saúde – Setor de Acordo e Convênios Internacionais na Av. Nove de Julho, 611 – 2º Andar (no site do órgão consta que fica no 6º andar, mas esta informação está errada). Pra quem vai de metrô, descer na estação Anhangabaú – saída Xavier de Toledo. Seguir a av. até o cruzamento com o Viaduto Nove de Julho, entrar à esquerda no viaduto e descer a escada que dá acesso à Av. Nove de Julho. Devo dizer que o lugar escolhido pelo Ministério da Saúde não é nada agradável: ruas sujas, cheirando a urina: bem típico do centro de SP.

Ao entrar o velho ritual de prédios públicos – mostrar o RG e pegar o crachá de visitante. Aconselho subir às escadas até o 2º Andar pois os elevadores demoram séculos, além de serem da época pré-histórica. No 2º Andar o Departamento de Acordos Internacionais fica na sala 202. Cheguei lá e fui atendido pela Denise, super simpática que me orientou sobre os documentos a serem apresentados:

      • RG
      • CPF
      • Passagem Aérea ou Declaração do Período de viagem
      • Passaporte
      • Comprovante de Endereço no Brasil
      • Comprovante de contribuição do INSS

É necessário levar uma cópia simples destes documentos juntamente com o original. No caso do passaporte deve ser copiadas as páginas 1, 2 e 3.

Quem é contribuinte do INSS (empregado) basta levar a carteira de trabalho e o último holerite. No meu caso, como não sou, tive que efetuar o pagamento de uma parcela. SÓ QUE ESTE PAGAMENTO NÃO É FEITO LÁ

Uma observação que a Denise me passou e, que muitos amigos infelizmente tem postado errado nas comunidades é que lá NÃO TEM NADA A VER COM O INSS e sim com o MINISTÉRIO DA SAÚDE.

Para recolher o INSS você tem duas opções: ir até o posto da Previdência Social que fica na Av. Xavier de Toledo (bem próximo de lá) e pegar uma guia para o pagamento ou fazer como eu fiz: baixei o programa GPS do site da previdência:

http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Programas/Previdencia/InstallGPS.EXE

emiti a guia para pagamento (é necessário ter o cartão do PIS. Qualquer trabalhador que já tenha sido registrado tem o cartão. Do contrário você terá que enfrentar as longas filas do posto da Previdência Social).

Com a guia impressa você pode pagar em qualquer banco. No meu caso paguei pelo site do Itaú, imprimi o comprovante e levei junto. O valor para pagamento 20% do salário mínimo (percentual para recolhimento como autônomo, basta fazer as contas).

Ela verifica se as cópias estão corretas e dá um comprovante para retirada. O prazo está sendo de 5 dias úteis. Pode demorar mais alguns dias pois o presidente da nossa repúbliqueta está de férias e ainda não nomeou o novo Ministro da Saúde. Por enquanto quem está asinando as CDAMs é o interino, mas não sabe-se até quando ele terá prerrogativas para assinar o documento.

Sobre a passagem, caso você ainda não tenha comprado basta você fazer uma declaração à mão mesmo lá na hora que você estará viajando para a Itália, no período de _____/_____/_____ a _____/_____/_____. Lembrando que, caso vá permanecer mais do que 6 meses é obrigatório apresentar um endereço no exterior.

É importante lembrar que este seguro de saúde gratuito dá o direito ao atendimento apenas na rede pública de saúde na Itália, não valendo para clínicas particulares. Já li relatos de amigos que até tratamento dentário fez por lá com a carteira, na rede pública de saúde (que eu torço preemptoriamente que seja melhor que nosso SUS)

Bom, acho que é isso, quaisquer dúvidas só mandar.

Abbracci a tutti e boa viagem!!!

Marcados com:

Sobre Fabio Saga

Escritor, professor, conversador e fundador da Minha Saga, vivo desde 2007 na Italia, onde presto consultoria na obtenção do reconhecimento a cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), faço buscas de documentos e também colaboro com diversos outros projetos voltados a vida dos ítalo-brasileiros. Você me encontra também no site Dicas do Mundo, onde sou responsável pelas informações da Toscana ;)
  • Anonymous

    Fabio, até onde eu sei, para cidadão italiano o tratamento médico é gratuito, são pagos apenas alguns exames, mas é um valor baixo. Mas tratamento dentário não é oferecido pela rede pública e é caríssimo por aí. Verdade?

  • http://www.annazuhlke.com Anna

    Oi Fabio! Apenas complementando o seu post.Pra quem não é de SP capital, não há necessidade de ir até o Ministério da Saúde – pode-se pedir o documento por correio e receber de volta por correio tb.Fiz o meu em agosto, falei por telefone com a Shirlei, uma pessoa muito simpática. O telefone de lá é (11) 3291-8973 e o atendimento é das 8h00 às 13h00.O meu não foi feito na hora, levou uns 4 ou 5 dias, por isso é bom se planejar para dar tempo de ter o documento em mãos antes de vir. O meu não ficou pronto e alguém da familia me mandou por correio depois.Aqui na Itália eu validei o documento no hospital da cidade onde moro (só tem 1, rsrs) mas não me deram carteirinha, apenas um outro documento que deve ser o equivalente.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    AnonimoSim, tratamento dentario aqui é uma facada!!! Tanto que rola uma piada por aqui: ir pro Brasil passar ferias e aproveitar pra ir no dentista rsrsrs

  • http://www.blogger.com/profile/03783771847761594881 arthur

    Ae galera, gostaria de saber se este acordo Brasil-Itália substitue a necessidade de seguro que cobre ate 30.000 euros para a entrada de estrangeiros nos países pertencentes ao tratado de schengen. Estou indo pra Itália em dezembro e caso nao precise fayer esse seguro agradeceria pois economiyarei uns 300 dolares. Aguardo respostaobrigado

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ciao ArthurSubstitui sim… E o melhor é que é "di gratis" rsrsrsE tambem é valido por 1 ano.Abraços…

  • Anonymous

    Pra quem é de SC pode pedir o CDAM no Ministério da Saúde em Floripa – Praça Pereira Oliviera, 35 no 3ºandar (fone: 48 3212 2800)Liguei hoje e falei com a Goreti, super atenciosa. Ela disse que o CDAM fica pronto na hora.Levar xerox dos seguintes docs: RG; 3 primeiras págs do passaporte; comprovante de endereço no Brasil; comprovante de contribuição do INSS e comprovante da inscrição no INSS. Não precisa xerox das passagens nem declaração de que vai viajar. Como sou autônoma, devo pagar todo mês 20% do salário mínimo. T+,Kris

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    KrisVc é lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!Bjs

  • http://www.blogger.com/profile/10452365063320532898 Ricardo

    Pagando a 1º parcela eu ja consigo o seguro saude, até ai blz, mas se eu nao continuar pagando, poderei ter algum problema no futuro com a minha aposentadori ? Só lembrando q não pretendo voltar pro brasil para trabalhar, irei morar, estudar e trabalhar em londres depois de tirar a cidadania.tem algum problema em não continuar pagando ?E é preciso comprovar em algum lugar q sou autonomo ou só chegar lá, começar a pagar e tirar o seguro saúde ?Obrigado.

  • Anonymous

    Ricardo.Pelo que sei, tu paga em qq banco o GPS vinculando teu PIS (20% do salário mínimo, preenche como o Fábio explicou em outro tópico). Vai até o INSS e diz que quer te inscrever como autônomo. Ela vai perguntar o que tu faz. No meu caso eu sou artesã e não precisei comprovar. Ela te dá uma guia e com essa guia tu vai até o Ministério da Saúde em Floripa junto com os outros documentos mencionados no meu comentário anterior. Se tu quer ter aposentadoria meu caro, vais ter que pagar todo mÊs. Se não quiser pagar todo mês, pergunte ao MS se isso não vai interferir no momento que tu sentir dor de barriga e precisar usar o CDAM lá fora. Arrivederci e dopo vou cobrar do Fábio a assessoria q eu tô prestando, rsrs…flw!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ricardoé isso ai que o anonimo falou. Como nao sei quem escreveu nao vou pagar a comissao (acho que foi a Kris mas na duvida vou fingir que nao sei rsrsrsrsé so pagar 1 parcela e basta pra retirar o CDAMSobre aposentadoria, se vc ja nao recolhe seu INSS nao fara diferença nenhuma, se aposentara por idade pra ganhar a fortuna do salario minimo brasileiro rsrsrsAbraços…

  • http://www.blogger.com/profile/10452365063320532898 Ricardo

    Obrigado ao Anonimo e novamente a vc Fabio.Forturna da aposentadoria auhauahuhauahuahuah essa foi boa hehe.

  • http://zaratustra.tipos.com.br Gérson Dalla
  • Anonymous

    Pessoal é o seguinte:O cidadão que está atendendo em São Paulo agora é um grande CUZÃO. Só dificulta as coisas. Primeiro a má vontade ao fornecer informações por telefone, depois pessoalmente pude perceber a extrema arrogância com que trata o público. Não só eu mas todos. Rescindi meu contrato de trabalho este mês mas levei meu holerite relativo ao mês de junho (emitido dia 30), e ele não aceitou. Disse que eu tenho que fazer o procedimento com o INSS ou levar a rescisão, que ainda não foi emitida! Detalhe que já eram 17hrs. Tenho certeza que essa ele poderia aliviar, ainda mais porque moro longe da capital.Fica aí mais uma experiência ruim ao solicitar algo do serviço público.

  • Anonymous

    Complementando o post anterior, vou resolver minha situação pagando por um seguro viagem de uns R$215. Que com certeza compensa muito mais que pagar mais R$70 (sendo que o governo já nos rouba mensalmente), viajar mais 2 vezes a São Paulo (não confio que o bolha se encarregue de me enviar) e me estressar mais um pouco…

  • Anonymous

    Olá Galera,Pretendo fazer este processo ainda em Janeiro, para poder entrar na Itália em Fevereiro.Alguém pode relatar se já usou este CDAM na imigração italiana? Especificamente em Milão, alguém teve alguma experiência entrando com este documento?Outra pergunta é se já usaram o serviço gratuito na Itália e se vale a pena ou quebra o galho?Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ola anonimoJa tenho amigos que utilizaram sem problemas o CDAM nao se preocupe!Abracos

  • http://www.blogger.com/profile/01521468637731637210

    oi! adoraria saber se esse acordo do brasil com o exterior ,pagando inss e conseguindo o cdam,é valido tambem na espanha…eu sei que os caras la estao complicando pra ninguem entrar mas quero ir mesmo assim! rssss

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ola MàEntre em contato diretamente com o Ministerio da Saude, tenho quase certeza que é valido sim, mas confirme certinho antesBjssssssssssss

  • http://www.blogger.com/profile/06386021883917530286 Eduardo Sartorato

    Pessoas,Entrei com o pedido do CDAM hoje aqui em Goiânia. Seguem os passos para quem quiser fazer o documento aqui na capital de Goiás.Ir no prédio do Ministério da Saúde, na Praça Cívica, oitavo andar, e levar cópia autenticada dos documentos:- RG e CPF- Comprovante de endereço no Brasil- Carteira de Trabalho (Dados e Contrato de trabalho) + 3 últimos contracheques (para quem ainda estiver trabalhando)- páginas 1, 2 e 3 do passaporteAqui eles não pedem passagem e nem mesmo declaração do prazo de permanência. A carteira vale por um ano, a partir da data de expedição.

  • Anonymous

    Nosso amigo que rescindiu o ctr de trabalho dele aí em cima!!!!o tal CUZÃO que vc disse está CORRETO, aliviar as coisas é coisa de Brasileiro.Vale lembrar que é emitido mediante verificação no sistema do INSS a emissão de documento, se constar que passa de 1 mês que não recolhem, ou vc não paga como autônomo, o tal doc. não sai mesmo.FAÇA AS COISAS CERTAS, JEITINHO SÓ BRASIL E PAÍSES EXTREMAMENTE POBRES "TALVEZ" ACEITEM. SE CONTINUAR A PENSAR ASSIM NEM SAIA DO BRASIL.

  • anagi

    adorei…estas dicas…todas…pois gostaria de ir a italia no proximo ano…meu maior desejo era revalidar meu diploma em livorno..algume sabe como isso funciona….abraçosanagi

  • Anonymous

    OláTenho 67 anos e sou aposentada como funcionaria pública estadual,portanto paguei a vida toda o IPESPEu poderei usar o IPESP ou tenho que fazer o INSSPretendo ir à Italia final do ano e ficar lá até conseguir a cidadaniaobg

  • Anonymous

    Olá…sou funcionária pública…municipal…será que posso usar isso ou tenho que pagar o INSS? Vou à Itália com meu marido (ele é italiano / siciliano) em junho. Será que na Sicilia terei problemas em usar?Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ola Anonima tudo bem?Vc precisa ter algum tipo de seguro, nao importa qual, e também nao precisa necessariamente ser o CDAM, embora seja o mais barato!!!Bjs

  • Anonymous

    Vou a Milão para estudar.Será que estudantes podem requerer este certificado?Para que mora no estado de São Paulo, somente a cidade de São Paulo emite o Certificado de Direito à Assistência Médica?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ola Anonimo tudo bem??Pode sim, sem problemas! Sobre os postos do CDAM nao sei te informar, acredito que somente na cidade de SP mesmo!!!Abs

  • Anonymous

    Estou indo para a Italia em junho para um curso de três meses. Gostaria da indicação de seguro saúde bem aceito na Itália. Além disso, se alguém pudesse me dar o caminho das pedras para conseguir o CDAM no Rio de Janeiro, eu ficaria muito agradecida!!!

  • http://www.blogger.com/profile/09149829856924239708 cristiano

    cristiano ribeirofiz o cdam em curitiba na candido lopes ,208 5 andar,perto da biblioteca publica os funcionarios sao super simpaticos ,nem parece reparticao publica,leve xerox de carteira de trabalho pag 1,2 e ultimo emprego atual ,3 ultimos olerites, reserva da passagem,passaporte pag do numero e dados pessoais do passaporte,e endereco residencial,se tiver endereco onde ficar na italia ,ele valera por um ano se nao so por tres meses.ok

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Bravo Cristiano!!!Grazieeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  • http://www.blogger.com/profile/16449584418550586914 Lele

    Olá,Estou precisando tirar esse seguro de saude, para morar na Italia durante 9 meses. Alguem saberia informar onde é o Ministerio da Saude que cuida dessa parte aqui no Rio de Janeiro? Procurei na internet, mas cada site dá um endereço diferente!Obrigada!Letícia.

  • http://www.blogger.com/profile/12802509622369937586 Karina

    Atualizando as informações do post com informações quentinhas:

    Acabei de ligar no Setor de Acordos e Convênios Internacionais de São Paulo – Telefones: 3291-8975 /8976. Eles me informaram que eu tenho que me dirigir à qualquer agência do INSS e me inscrever como trabalhador autônomo (eu tenho o PIS e tudo o mais) – assim, eu devo pagar a primeira parcela somente e pronto.

    Mas aí eu fiquei com uma dúvida: eu vou ficar endividada com a previdência se eu não pagar todos os meses? Bom, segundo ele me respondeu, só preciso pagar tds os meses se eu for usar o CDAM o ano que vem tbm novamente.

    Bjs, Saga…

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Karina

    Que òtima contribuiçao!!!

    Brigadùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùù

  • Anonymous

    Sobre o CDAM no Rio.
    Rua México,128 – 9º andar Centro
    Rio de Janeiro/RJ CEP: 20.031-142
    Telefone do setor de acordos internacionais: (21)22405868
    Setor de acordos internacionais.
    Sou do ES e vou fazer la,falei por telefone,eles sao muito atenciosos e deixaram minha irma levar meus documentos(copias),desde que autenticadas e mais copias simples,onde eles devolvem as autenticadas.
    E,uma curiosidade:Enquanto outros estados demoram em media 5 dias para entregar,no Dicon do Rio,se o sistema nao estiver offline(acontece!)eles entregam na mesma hora!
    Tem varios funcionarios,mas uma em especial,a Luciene è atenciosissima.
    Recomendo a todos que estao indo para a Italia morar ou a passeio que façam o CDAM ou outro seguro,principalmente se os voos forem de conexao em Barajas (Madri).
    Sao os funcionarios mais xexelentos do universo,encrespam com tudo,sao mal educados e nao podemos dar razao a eles,entao estejam protegidos com toda a documentaçao possivel.
    Baci a tutti e buona Fortuna!!!
    kel

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Grazie kel!!!!!!!!!!!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/05209520297766932322 Uriel

    Fabio,
    Eu ja fiz o CDAM aqui em Porto Alegre. Cadastrei o endereço de um hotel no comune q irei, pois em um dos campos é necessário informar. Botei o prazo de 3 meses, porque a minha passagem de volta está marcada 3 meses após a ida. Ok, o meu voo faz escala em Madri. Será q eu preciso de um seguro saúde internacional tbm por causa disso? Tenho medo q me peçam no aeroporto de Madri e nao aceitem o CDAM. Me ajuda por favor! Grazie

  • http://www.blogger.com/profile/05209520297766932322 Uriel

    Pra quem mora em Porto Alegre, fazer o CDAM é bem simples: tem que fazer a inclusão, preencher os dados no site http://sna.saude.gov.br/cdam/
    Depois disso tem que telefonar para o n° (51) 32132032 e marcar para apresentação dos docs. Eu levei carteira de trabalho, últimos 3 contra-cheques, passaporte, comprovante de residência, RG. E tem que dar um endereço na Itália também. Eu ainda não sabia aonde ia ficar, então dei o de um hotel.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Grande Uriel

    Brigadùùùùùùùùùùù pelas informaçoes!!!

  • Anonymous

    oi!sou do ceara e viajo pra italia e sempre faço seguro!gostaria de fazer esse seguro que é gratis!mas nunca trabalhei e nao tenho nada com inss!como faço?
    ciao!ahhh procuro o ministerio da saude primeiro?

  • http://www.blogger.com/profile/03880139652349219886 Kamila

    Eu não sei como fazer pra consegui esse ducumento pra ter direito a saude gratis na italia!sempre fiz seguro!mas quero muito fazer esse que não me custa nada!gostaria que me ajuda-se com uma duvida,tenho 22 anos e nunca trabalhei,so estudo!e como faço com os docuementos do inss?.
    cião

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Anonimo tudo bem?

    Mesmo que voce nunca tenha trabalhado pode fazer o CDAM, basta seguir as instruçoes, ok?

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Kamila

    Basta seguir as instruçoes à risca que nao tem erro!!!

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/00355140580854585042 gadiego Carraro

    Blz pessoal! Então sou gaúcho e estou indo pra Itália fazer a cidadania tbm, esse convênio Brasil-Itália, evita que tenhamos que comprar o seguro saúde vendido pelas agências de viagem e que é caro pra caramba?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Carraro

    E’ exatamente essa a idéia: o CDAM é gratuito! Abs e boa viagem!!!

  • http://naylabarreto@hotmail.com Nayla Barreto

    Boa noite Fabio!
    Veja se ode me ajudar…
    Meus pais foram pra Itália em 15/10 e não levaram Seguro Saúde por não saber, não fomos informados em lugar nenhum (RJ) no dia 15/11 meu pai sofreu um aneurisma abdominal e está internado até então, só consegui fazer o seguro no dia 22/11, sendo assim, o hospital está cobrando que seja com data do dia 15 ou terermos que arcar com as despesas desse intervalo que é ENORME!!! Sabe alguma coisa sobre isso? Fui onde fiz o Seguro e eles disseram que não podem colocar uma data retroativa… to desesperada!!! Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Nayla tudo bem?

    Infelizmente o hospital nao està errado, quando ele deu entrada nao havia seguro-saude, foi atendido conforme as leis italianas (nao pode-se negar socorro independente da condiçao do cidadao), porém o valor é devido sim…

  • http://www.blogger.com/profile/14461786539345174577 Flavia

    No meu caso, eu saí do meu trabalho em outubro, desde então parei de contribuir para o INSS. Eu preciso pagar os meses atrasados?
    E continuar contribuindo durante o tempo eu estiver na Itália?
    O valor seria de 102 reais?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Flavia

    Se voce contribuiu até pouco tempo, com certeza deverà pagar os meses atrasados para beneficiar-se do CDAM. Uma vez com ele em maos, nao é mais necessàrio contribuir, principalmente quando estiver aqui na Itàlia.

    Claro que isso que estou explicando é para a utilizaçao do CDAM, nada tem a ver com a contribuiçao previdenciària, ok? Abs

  • http://www.blogger.com/profile/03197960637670921769 MauTos

    Olá Fábio e Pessoal!
    Vou postar aqui e também no arquivo “SEGURO SAÚDE – BRASIL – ITÁLIA” de 22 de outubro de 2007:
    Para quem vai retirar o CDAM aqui em Curitiba o endereço é Rua Cândido Lopes, 208 – 5º andar – sala 506 – Centro, com Walter. Pessoa muito atenciosa. Gente fina tal qual nosso Saga aqui. Hoje, 04/01/2011, estive lá falando com ele e levei a documentação para conseguir o tal certificado (CDAM). São fotocópias simples do passaporte, RG, CPF, Carteira de Trabalho. É bom ligar para ele antes para agendar um horário e saber detalhes das fotocópias: 41-32329035. E a época está muito propícia para conseguir o tal CDAM, pois o movimento é pequeno. Para vcs terem uma ideia encontrei-me com ele as 10:30h, ele conferiu as fotocópias e pediu-me para dar uma volta pelo centro da cidade enquanto providenciava o documento e foi o que fiz. As 11:35h ele me ligou para dizer que já podia passar lá para retirar o CDAM. Rápido e sem burocracia. Mas o problema foi que ele disse que como eu ainda não tinha um endereço na itália o CDAM tinha sido emitido com validade de apenas 3 meses a partir da data de hoje e se eu tivesse fornecido um endereço o documento passaria a ter validade de 1 ano. E como eu ainda estou esperando o chamado do consulado para fazer as legalizações, penso que só irei para a Itália após estes 3 meses. Foi aí que eu disse a ele que falaria com vc Fábio e tentaria conseguir um endereço aí na Itália. Pedi a ele para emitir um outro CDAM e o cara foi gente finíssima. Se fosse outro me mandaria a merda, mas ele não, foi até compreensivo E agora Fábio? Será que vc pode me mandar o endereço onde ficarei aí em sua cidade, pois fiquei de passar o endereço ainda hoje. Mande para meu email Fábio, aliás, postei ontem um email sobre dúvidas da documentação que te enviei e que gostaria que vc me esclarecesse. Abraços!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Mauricio

    Vou ver o email e respondo!

    Abs

  • Ninon Rose

    Olá Fabio

    Minha filha viaja no início de fevereiro para Pisa onde ficará até 31/07 estudando na Universidade. Seu Blog tem ajudado muito, parabéns pela iniciativa.
    Tenho uma dúvida, ela fará a inscrição no INSS para ter direito ao acordo de saúde Brasil/Itália. Caso durante este período, ela vá para outro país num final de semana, estará coberta por esse acordo?

    obrigada e um grande abraço

    Ninon

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Ninon

    Nao, o seguro é especifico para o pais onde é solicitado. Neste caso eu recomendo que ela faça um seguro-viagem, que cobre este tipo de despesa, que esperamos nao seja necessàrio :)

    Outro grande abraço!!!

  • http://www.blogger.com/profile/12522284664174198867 angela

    olá a todos!!! por favor onde se tira o CDAM no rio de janeiro? qual o endereço? obrigadooo e abraços…

  • http://www.blogger.com/profile/03480568534778933338 Lucíola

    Olá Fabio! parabéns pelo blog, muito esclarecedor!

    Vou para Italia fazer mestrado de 2 anos e tenho 2 perguntas quanto ao seguro:

    Qual a validade do seguro? Tenho que fazer alguma renovação após o primeiro ano?

    Ainda não tenho endereço, a mestrado é em Catanzaro, cidade que desconheço completamente, será que um endereço de hotel funcionaria para o CDAM de longo período?

    Muito Obrigada,
    Lucíola

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    O seguro tem validade apenas de um ano, nao tenho certeza que é possivel renovà-lo, pergunte diretamente ao Ministério da Saùde. O mesmo serve em relaçao do endereço – geralmente eles pedem um endereço qualquer, nao hà checagem do mesmo

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/03480568534778933338 Lucíola

    Olá Fabio!
    Obrigada pela atenção.
    Fui ao Ministério da Saúde aqui em Fortaleza me informar. O seguro é valido realmente por 1 ano e pode ser renovado. Para isso, vocÊ tem que esta em dia com o INSS. Para os que não tinham registro como eu, basta pagar o primeiro mes, o valor mínimo (que agora é 11% do salario mínimo) e terá direito ao seguro. Quem quiser o seguro por apenas 1 ano, não terá problemas se não pagar as outras mensalidades. No meu caso, que vou precisar renovar, ai sim, terei que ficar pagando.
    Quanto ao endereço, me orientaram colocar o endereço da faculdade.
    Abs,
    Lucíola

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao Luciola

    Grazie mille pelas informaçoes, com certeza vai ajudar a galera do nordeste!

    Brigadùùùùùùùù

  • http://www.blogger.com/profile/01080992972498868704 Renata

    Olá! Fundamental esta informação. Moro em Campos-RJ. Como consigo solicitar este documento?
    Abraço, Renata (renatammarisn@gmail.com)

  • http://www.blogger.com/profile/01080992972498868704 Renata
  • http://www.blogger.com/profile/14518026731551950532 LUMA PRODUÇÕES

    Trabalhei 5 anos na ITALIA será que esse tempo é valido para mim aposentar no Brasil.
    Paguei os contributos INSS QUANDO ESTAVO LÁ ….

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Luma

    Se voce tem os contributos do INPS daqui talvez possa aproveità-los, procure um patronato italiano, que eles sao especialistas em Pensione.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao Renata

    Nenhum carioca ainda veio aqui contar onde fez o CDAM, estamos aguardando :)

  • http://www.blogger.com/profile/15392811845700536019 NAMORO ONLINE

    olha para os cariocas q vão a itália, devem procurar o cdma na rua do mexico, 128-terreo. tel: 3985-7620. minha irmã conseguiu!!!
    bjs e boa sorte!!!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Angel

    Grazie mille pelas informaçoes!!!!!

    Bjs

  • http://www.blogger.com/profile/06723844219661550366 Aurea

    Como será prá quem já é aposentado?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Aurea

    Para quem è aposentado convém fazer um seguro privado que cubra o periodo em que estiver aqui na Europa.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/06485298574993158507 Valéria

    Olá! Com o seguro-saúde CDAM, preciso fazer também um seguro viagem? Muito obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Valéria tudo bem?

    Nao, o CDAM jà è um seguro-viagem para ser utilizado no exterior.

    Abraços e boa viagem!!!

  • http://www.blogger.com/profile/06485298574993158507 Valéria

    Que bom! Assim economizo também…
    Muito obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/02335689899373626093 Catharina Teixeira

    Fabio, boa noite. Vc saberia me informar como conseguir o CDAM para um estudante que irá permanecer na Italia por 3 anos e ainda não tem carteira e número do PIS e tem cidadania italiana? Agradeço a colaboração. Catharina

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Catharina

    Se voce e cidada italiana devera solicitar sua tessera sanitaria aqui na Italia quando chegar, ao precisa do CDAM. Abs

  • http://www.blogger.com/profile/14034394301968333652 João Henrique

    Confirmando o que algumas pessoas já falaram, é preciso cópia do CPF também – seria interessante atualizar o post.

    Para quem precisar dessa documentação em Recife, o posto do Ministério da Saúde fica no sexto andar do prédio da Sudene, a atendente é super gente boa.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Joao

    Obrigado pelas informaçoes – jà atualizei o post ;)

  • http://www.blogger.com/profile/11172563986782604215 Universidades Públicas

    Olá, Fabio.

    Irei para Itália em Agosto e vou tirar o CDAM. Queria chegar em São Paulo já com a Guia de Recolhimento emitida e paga mas não sei como preencher o programa a fim de conseguir o documento. Você poderia me ajudar?
    Eu nunca trabalhei mas já tenho o número do PIS.

    Alias, seu blog é muito legal. Parabéns pela iniciativa!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Universidades Publicas

    Eu recomendo que voce deixe para pagar a guia apos entregar os documentos, o proprio funcionàrio vai te orientar, da mesma forma que fez comigo quando eu fui là.

    Abraços e obrigado pela visita ;)

  • Yara

    Dentista na Itália é realmente muito caro? Pois eu uso aparelho ortodôntico e vou ficar 1 ano na itália estudando na universidade de pisa e não queria retirar o aparelho =\

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Yara

    Infelizmente existem dois problemas com os dentistas na Itàlia:

    1 – Cobram caro
    2 – Nao sao bons profissionais

    Isso se dà porque atè pouco tempo atràs nao existia o curso superior de odontologia – que começou a grosso modo somente em 1980, antes o “dentista” era alguém formado em medicina e cirurgia, imagine!!!

    Portanto, è muito comum o italiano de renda média ir a paises como Romania, Bulgaria e atè Republica Tcheca para tratar dos dentes, pois nestes paises os dentistas sao melhores e o custo è infinitamente menor do que aqui na Itàlia.

    Abraços

  • Anonymous

    Olá Fábio.

    Parabéns pelo excelente blog!!!
    Irei para a Itália ficar um longo período (+ de 90 dias) e portanto terei de fazer um visto. Para o visto precisarei do IB2 e até aí já estou com encaminhado. Chegando na Itália eu farei o Permesso di Soggiono. Com o Permesso eu poderei fazer a Tessera Sanitaria. Meu raciocínio está correto? Se estive, então eu faço a minha pergunta: essa Tessera Sanitaria que eu poderei tirar, é válida em toda a UE?

    Abraço Saga
    Gustavo

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Gustavo

    O raciocinio està ‘quase’ valido, pois a tessera sanitària nao è apenas um documento sanitàrio – aqui na Itàlia ela tambèm tem a funçao de garantir o medico de base – e isso significa que somente os cidadaos residentes podem solicitar a tessera, pois o primeiro documento que te pedirao serà o certificato di residenza e depois o permesso di soggiorno, entendeu? Com base no seu endereço, voce terà que escolher na lista de médicos disponiveis um medico de famiglia, ao qual toda vez que voce precisar de algo ele serà o responsàvel.

    Para entender melhor leia:

    http://www.minhasaga.org/2010/04/saude-na-italia-explicacoes-gerais.html

    Abraços!!!

  • Anonymous

    Legal esses posts Saga! Entendi.
    Mas eu li em alguns comentários que enquanto eu estiver na Itália como estudante (e enquanto o reconhecimento da cidadania não sai) eu terei uma espécie de Tessera provisória! Sabe me dizer se essa Tessera tbm tem cobertura no restante da UE, para eu poder fazer uns passeios mais tranquilamente? =)

    Obrigado Fábio
    Gustavo

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Gustavo

    Nao, esta tessera chamada comumente de ‘provisioria’ eles imprimem numa folha (bem safada rs) como se fosse a tessera normal – porém sò è vàlida aqui na Itàlia.

    Porém pra voce conseguir o permesso di studio è necessàrio jà apreentar um seguro-saude – aproveite entao e faça um privado que cubra o espaço Schengen, assim voce poderà viajar tranquilamente com a cobertura sanitària ;)

    Abraços

  • Anonymous

    Ola Fabio!

    eu sigo ou pelo menos tento seguir todas as orientações que posta em seu blog…
    fui até Dirigi-me ao prédio do Ministério da Saúde – Setor de Acordo e Convênios Internacionais na Av. Nove de Julho, 611 – 2º e dei entrada, vou retirar quarta feira… esis a pergunta: oq fazer quando chegar na italia?? tenho que levar algum protocolo? guia? rsrs sei lá aonde??
    muito obrigadinha
    Angela

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Angela

    Ao vir à Italia voce deverà trazer o seguro-saude que serà impresso pelo Ministerio da Saude jà nas linguas portugues e italiano.

    Abraços

  • Juninho

    De grande ajuda a pagina! Solucionei muitas duvidas.

    Quanto ao pagamento do INSS, é preciso ter carteira de trabalho para pagar como facultativo? Tenho um amigo que esta sem carteira de trabalho para uma viagem no proximo mes, sendo assim nao da tempo de fazer uma e pedir o CDAM. é possivel conseguir sem a carteira?

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Juninho

    E’ necessàrio ter a inscriçao no INSS para poder contribuir, e pra isso penso que seja necessàrio sim ter a carteira, porém depois de tantos anos fora do Brasil algumas regras podem ter mudado, por isso è importante checar as informaçoes atualizadas diretamente com o Ministério da Saude, ok?

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/10206670438400716218 Nana Andrade

    Ano passado eu fu pra Itália e foi graças a seu blog que soube dessa informação, este ano estou indo pra Portugal.

    Liguei novamente no Ministerios de Saude em Bh, porém ele me disse pra pagar 3 parcelas. Será que aumentou?
    Vou ligar novamente pra confirmar?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Nana

    Quem tem carteira assinada deve apresentar as ultimas 3 contribuiçoes, caso contràrio basta apenas 1 contribuiçao para ter direito.

    Ligue sim e depois volte aqui pra nos contar ;)

  • http://www.blogger.com/profile/03227847922876741464 Sconcerti

    Eu liguei agora para o Ministério da Saúde de SP e um cara mal educado me falou que como contribuinte individual preciso apresentar cópia das três ultimas contribuições, sendo que a última não pode ser paga em atraso. Ou seja, A de Agosto tem que pagar até dia 15/9.

    De qualquer modo é preciso apresentar três pagamentos seguidos, sem choro.

  • http://www.blogger.com/profile/02808380086190032615 Simone Sá

    Oi Fabio!

    Estou muito interessada neste post!!!

    Estou indo pra italia tirar minha cidadania e estudar italiano. E lendo seu post me surgiram algumas duvidas…
    Com essa declaração eu não terei nenhum problema na italia? Do tipo quando chegar em Roma nausa deste não serei “barrada” por causa deste seguro?
    O seguro que olhei está +/- 900,00 e se realmente não tiver nenhum tipo de problema vou ter uma boa economia!!!
    Sou de BH e não sei onde ver isso… Vc saberia me dizer??? É seguro ir com este seguro?

    Muito Obrigada

    Bj

    Simone

  • http://www.blogger.com/profile/14927344377356183843 Thatiana Terra

    Olá Fábio!
    Esse seu post foi maravilhoso pra mim! Estou indo para Milão no dia 11 de novembro pra passar um ano estudando. Fui no Ministério da Saúde para tirar o tal certificado IB2. Você sabe se este certificado tem a mesma funcionalidade do CDAM?
    Uma vez com o certificado em mãos, qual a primeira coisa que tenho que fazer quando chegar na Itália? O documento já será automaticamente reconhecido como válido pelos postos de saúde?

    Muitíssimo obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Thatiana tudo bem?

    Me parece que o CDAM e o IB2 è a mesma coisa, veja o que diz o site do consulado brasileiro em Roma.

    Neste link também està explicado certinho o que fazer quando chegar aqui, ok?

    Abraços e boa viagem!!!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Simone, tudo bem?

    Nao entendi bem sua pergunta: qual tipo de problema voce acha que teria?

    Se este seguro nao fosse vàlido, ou houvesse algum impedimento em seu uso, claramente eu nao teria postado aqui, afinal de contas o objetivo do post foi dar a todos exatamente isso que voce procura: uma alternativa aos altos valores que as cias seguradoras cobram – encontrando assim uma opçao vàlida e idonea pra isso.

    Em BH o orgao responsàvel è o DICON/MG, segue os dados:

    MG – Divisão de Convênios e Gestão de Minas Gerais
    Chefe da DICON: Meire Thomaino
    Endereço: R. Espírito Santo, 500 – 13º andar Bairro: Centro
    Belo Horizonte/MG CEP: 30160-030
    Telefones:
    Gab.: (31) 3248.2840/2849
    Prestação de Contas: (31) 3248.2842
    Habilitação: (31) 3248.2843
    Fax: (31) 3224.6611

    Abraços e boa viagem!!!

  • Ana

    Bom dia Fábio,

    eu estou na Itália mas ainda não tenho cidadania e não posso fazer a Tessera ainda também. Eu gostaria de marcar um ultrassom, por conta. Você sabe como funciona? Como encontro um bom médico?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Ana

    Basta procurar uma clinica particular na cidade onde vive, caso tenha dùvidas acesse o site ‘paginegialle’.

    Abraços

  • Luizão

    Olá Fabio!!
    Minhas filha de 13 anos mora na Itália, Verdello, possui cidadania, e terá de por aparelho ortodôntico.
    A mãe dela mandou e-mail do orçamento e quase infartei…5000,00 Euros, divididos em dois anos (período do tratamento).
    Pensei na piada acima, de virem passar as ferias aqui e passar no dentista…mas….problemas, os dentistas não dão a manutenção se não forem eles a colocar o aparelho.
    Minha pergunta é se o governo italiano tem hoje algum benefício social p/ estes casos, ou se há algum em acordo Ítalo-Brasileiro para estas questões.
    Abraços.

    • http://www.minhasaga.org Fabio Saga

      Ola Luizao

      Antes de mais nada um esclarecimento: nao existe acordo italo-brasileiro: se sua filha é italiana, ela tem o beneficio de acesso a rede publica de saude como qualquer outro cidadao italiano.

      Se voces nao pretendem pagar o valor do tratamento privado, é possivel procurar na ASL (Assistenza Sanitaria Locale) ou mais facil ainda é pedir orientacao do medico de familia da sua filha, que poderá verificar qual estrutura publica oferece o servico de ortodonzia, ok?

      Abracos

  • eugenia g. m. ferreira

    Olá, Fábio! Obrigado pelo seu blog, extremamente útil, com informações claras e textos objetivos e bem escritos. Tenho há muito o costume de obter no Brasil a Cedam (parece que houve uma mudança no nome do documento)antes de viajar para qualquer dos países sobre os quais se aplicam os acordos internacionais, e a Itália é um destes. Proximamente, em viagem turística, vou com meus familiares (todos adultos) a Turim e Milão e, posteriormente, à França (que não está incluída nos acordos internacionais para tal fim). Pois bem, em Milão e Turim (ficarei mais tempo em Turim, cerca de uma semana)devo fazer o registro prévio do documento (Cedam ou PB)em alguma repartição pública? Você saberia onde? Muito obrigada, novamente!

    • http://www.minhasaga.org Fabio Saga

      Olá Eugenia seja muito bem-vinda!!!

      Não existe a necessidade de registrar o documento em nenhum órgão aqui não, fique tranquila!!!

      Abraços e boa viagem ;)

  • eugenia g. m ferreira

    Muito obrigada, Fábio! A partir da sua informação, posso compreender que, em caso de necessidade (que Deus nos livre!), basta dirigir-me a um hospital público, portando o tal documento. Se você tiver mais alguma dica complementar sobre o assunto será sempre de extrema utilidade. Aliás, percebi que você é o único blogueiro que se deteve sobre esse assunto tão relevante para turistas brasileiros. Abraços, Eugênia.

  • http://melo quica

    Fabio para deixar de complemento em seu blog…. o acordo de assistencia médica hj somente existe para a Itália (devera ser contribuinte do INSS) e para Portugal (gratuito desde 05/2013).
    – para ser contribuinte do INSS devera ter PIS e poder pagar as parcelas (pelo menos 3 meses) com validade de 1 ano sem direito à renovação. Qq pessoa pode emitir esta guia, desde que tenha inscrição no PIS… site http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html
    – se precisar de miha ajuda, estou a disposição…. trabalho no MS em SC e emito o certificado médico.

  • Pingback: Anônimo()

  • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

    Sem ser contribuinte não é possível fazer o CDAM, você deverá optar por outro seguro saúde. Abs

  • Alessandra S

    Olá!!
    Para ir para a Itália fazer o processo de reconhecimento é obrigatório ter seguro saúde? Pergunto isso pois sei que na Espanha é obrigatório contratar um seguro antes de viajar, porém não vi nenhuma informação a respeito disso no site do consulado italiano de Porto Alegre.
    Obrigada!!

    • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

      Olá Alessandra

      Se você vem com voo direto não precisará de nenhum seguro (para o processo), por outro lado, caso faça escala em outro país antes de chegar aqui, terá que fazer a declaração de presença na questura e então eles a solicitação.

      Eu coloquei os parênteses acima para evidenciar que efetivamente o seguro não serve para o processo de cidadania, porém é sempre recomendável que você viaje sempre com um seguro válido, em caso de problemas, ok? Abs

  • Adriana Stolfi

    Oi Fabio, você tem alguma informação para adicionar? pois nos últimos parágrafos você colocou “Assim que eu for buscar o documento perguntarei a ela qual o procedimento a ser realizado lá na Itália.”
    Você teve que apresentar em algum lugar?
    Obrigada !

    • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

      Olá Adriana

      Nenhuma informação adicional :)

      • Adriana Stolfi

        Que bom, obrigada!

  • Júlia Nunes Cordeiro

    O melhor meio de chegar no prédio é pelo acesso que ele tem (quem frequenta sempre conhece) pela Rua Santo Antônio, 594. É saindo do metrô Anhamgabaú, passando pelo Estadão.

  • Júlia Nunes Cordeiro

    Oi… é possivel sim, eu fiz! Vc precisa ir na Previdencia Social e se registrar (levando os documentos básicos, RG CPF…). É necessário q vc pague pelo menos uma parcela. O comprovante e o número de inscrição são obrigatórios.

Mais em Dicas Úteis, FAQ, Saúde na Italia
supermercato
Lista de Supermercado

Ciao amici Atentendo a centenas de pedidos vou postar aqui o custo dos produtos de um supermercado italiano. Para isso...

Fechar