A vida é feita de escolhas: mudando meu processo para a Toscana

Ciao amigos

Muitos amigos estão me perguntando sobre meu processo e creio que chegou a hora de contar a vocês…

Antes de mais nada quero dizer que nossa vida é feita de escolhas. Elas podem ser boas ou ruins mas sempre temos que faze-las. E, se perceberem a todo instante em nossas vidas estamos fazendo algum tipo de escolha. Escolhemos a cor da roupa que usaremos para ir a uma festa, escolhemos o corte de cabelo dentre tantos que vimos em uma revista, escolhemos até se iremos sorrir de volta ao gatinho ou gatinha que está logo ali, na balada. E dependendo da escolha, pode ser que nada aconteça e cada um viverá a sua vida, ou quem sabe pode começar um romance que durará o resto da vida. Como dizemos em italiano magari…

Escrevo isso para que todos saibam que, mais hora menos hora vocês também terão que fazer suas escolhas. Se serão boas ou ruins deixem que o tempo decida. E saibam que todas elas terão 50% de chance de darem certo… ou errado. O risco existe, mas o que seria da vida sem correr riscos? Quem não se lembra da época da adolescência quando namorávamos escondidos dos pais (geralmente dos pais da garota). Aquela sensação de “estar fazendo as coisas às escondidas” é que fazia valer a pena!

Depois geralmente o namoro tornava-se mais sério e começávamos a frequentar a casa, abrir a geladeira e fazer pipi sem levantar a tampa do vaso – daí sentíamos nostalgia dos tempos das “escondidas”…

Quando estava escrevendo este post começou a tocar em meu note a musica do Charlie Brown Jr. – Senhor do Tempo… Eu realmente não acredito em coincidências rsrsrs. Leiam alguns trechos da musica:

Eu não sou senhor do tempo, mas eu sei que vai chover
Me sinto muito bem quando fico com você
Eu tenho habilidade de fazer histórias tristes virarem melodia
E vou vivendo o dia-a-dia
Na paz, na moral, na humilde, busco só sabedoria
Aprendendo todo dia, me espelho em você
O tempo passa e um dia a gente aprende
Hoje eu sei realmente o que faz a minha mente
Eu vi o tempo passar e pouca coisa mudar
Então tomei um caminho diferente
Tanta gente equivocada faz mau uso da palavra
Falam, falam o tempo todo, mas não tem nada a dizer
Mas eu tenho um santo forte, é incrível a minha sorte
Agradeço todo tempo ter encontrado você

O tempo é rei, a vida é uma lição
E um dia a gente cresce, e conhece nossa essência e ganha experiência
E aprende o que é raiz, então cria consciência
Tem gente que reclama da vida o tempo todo
Mas a lei da vida é quem dita o fim do jogo
E a gente se pergunta por que a vida é assim
É difícil pra você e é difícil pra mim

Vem que o bom astral vai dominar o mundo
Eu já briguei com a vida,
Hoje eu vivo bem com tudo no mundo…
Vivendo nesse mundo louco hoje só na brisa
Viver pra ser melhor, também é um jeito de levar a vida

Bom depois deste prólogo vamos aos fatos do meu processo de cidadania porque já tenho amigos a beira de um ataque de nervos…Como vocês sabem, eu cheguei aqui na Italia no dia 13 de junho. Diferente da maioria dos amigos que já chegam aqui pensando nas libras de Londres eu “vim para ficar” ou seja, desde que cheguei meu pensamento era fazer minha vida na Italia.

Esta foi a minha primeira escolha: tinha sido convidado para vir a pelo menos 3 lugares aqui na Italia. Resolvi escolher a região de Marche, especificamente Ancona porque dentre as opções me pareceu ser a melhor naquele momento, além de conhecer “virtualmente” uma pessoa que trabalhava ali e que havia prometido me ajudar com o meu próprio processo, então à primeira vista – esta escolha não poderia ser melhor!!!

Infelizmente nem tudo é como queremos e tive diversos problemas no comune onde dei entrada na minha pratica, começando pela oficial do comune em questão: ela ficou nada menos do que 40 dias para analisar meus documentos.

Depois disso, a cada semana era uma desculpa diferente: férias do anagrafe, férias da stato civile, férias do vigile, residência não confirmada, entre outras coisas. A oficial chegou ao ponto de alegar que havia demorado para fazer a analise dos meus documentos porque quando eu os protocolei (as fotocópias obviamente) eu não havia feito a fotocopia da parte de trás dos documentos, onde contiam o carimbo das legalizações. Essa foi uma das desculpas para ter demorado mais de 40 dias… (isso só foi feito, porque a pessoa que tecnicamente conhecia o comune me disse para fazer). Ora bolas, eu iria imaginar que uma oficial de stato civile iria fazer toda a pratica da cidadania apenas com “fotocopias”? Alias, curiosidade interessante: dos 46 amigos que eu perguntei (repito: 46 ate ontem, 7 de novembro) que estão fazendo ou fizeram a pratica de cidadania aqui na Italia, nenhum deles deixou fotocópias dos documentos, mas sempre os originais, como manda a lei e o bom-senso… Afinal, como pode uma oficial fazer a analise de xerox de documentos??? Mas enfim, essa foi uma das inúmeras desculpas do comune…

Depois de 4 meses aqui – sem a confirmação de minha residência (alias, o vigile alegou jamais ter recebido meu pedido de residência, estranho, não?) e com a oficial de stato civile sem a menor vontade (?) de agilizar meu processo, com a pessoa que teria prometido me ajudar simplesmente não estando nem ai – estava conversando com outra amiga pela internet, me disse que conhece um italiano que vive na Toscana e que a procurou com um pedido de ajuda para investimento no Brasil (segundo ela o cara tem muuuuito dinheiro rs). Entrei em contato com ele e combinamos de nos encontrar na cidade de Lucca.

Conversa vai, conversa vem, ele me perguntou se eu não queria trabalhar com ele. Eu fiz então uma proposta: poderia trabalhar com ele alguns dias da semana, e não precisaria ganhar muito, mas teria algumas condições (olha a folga rsrsrs)

1 – Trabalhar apenas sexta e sábado, e se acumular serviço ate no domingo, pois não poderia deixar meu trabalho de busca de documentos, que geralmente é feito de segunda a quinta.

2 – Precisava de um lugar pra morar e contei minha experiência, que estou aqui fazendo meu processo de cidadania, que preciso de um lugar que ofereça a possibilidade de fixar residência e realizar o meu processo.

Surpreendentemente ele aceitou e mais: disse que tinha ótimos contatos no comune e que me levaria lá para fazermos a minha prática caso eu necessitasse! Vejam como as coisas acontecem exatamente na hora certa. Certa vez, uma grande amiga minha escreveu: “Fabio, as vezes não entendemos muito bem as voltas que a vida da. Mas saiba que tudo acontece no momento certo e pra tudo Deus dá um jeito…”

então, exatamente há uma semana eu mudei-me para Toscana com meu processo debaixo do braço!

Por isso peço a todos os amigos que zerem seus cronômetros que “Minha Saga” começara novamente do zero…Alias, devo dizer-lhes que não esta no zero. Já dei entrada no meu pedido de residência e pasmem: a mesma já foi confirmada!

Em uma semana o que não fizeram em 4 meses onde eu estava…

Muitos me perguntam se é inteligente começar tudo novamente, até porque – pasmem – minha non renuncia já havia chegado no comune de Loreto, bastava apenas a confirmação da minha residência – que como vocês sabem, nunca aconteceu…

Eu respondo que a vida é feita de oportunidades e que geralmente nós só nos arrependemos daquilo que não fazemos. Se eu não tentasse, jamais saberia como seria.

Por isso não pensei duas vezes: coloquei minha pasta debaixo do braço, peguei minhas coisas e fui…

Fiz a escolha certa? Não sei. Só o tempo dirá… Só sei que existe sempre dois caminhos e, uma vez diante deles não podemos voltar para trás.

Temos que fazer uma escolha – eu fiz a minha!

Começamos uma nova etapa: agora è a “Minha Saga na Toscana” rsrsrs

Baci a abbracci a tutti e espero que vocês continuem torcendo por mim 😉

  • Reginatta

    Esta viagem está sendo muito divertida e emocionante. Estamos muito distantes mas seus relatos nos transportam para a Italia como num filme que no final dá tudo certo….estamos simplesmente amando. Continuaremos a te acompanhar em todos os lugares que voce for e tenha certeza de que voce não está sózinho. Abraços, Reginatta e Francesco.

  • Fernanda

    Fabio seu maluco….Não se preocupe…vc fez a escolha certa não tenha dúvidas disso…já te disse, mas nunca é demais um apoio moral.Muita sorte pra vc nessa nova fase e fico contente de ter te ensinado alguma coisa nessa vida hahaha.Bjao to torcendo por vc.Fê

  • Amanda

    Olá, fábio… Estou me sentindo exatamente como vc, hehe… Vim prá Itália há pouco mais de 2 meses, e entre duas cidades vizinhas escolhi a q não está me facilitando muito a vida (leia-se cidadania, hehe). Ler seu post foi muito importante, pq penso exatamente como vc, e ontem conversei bastante com minha mãe no Brasil e falávamos sobre as mesmas coisas. O meu resumo da ópera ainda não está tão completo qt o seu, hehe, mas resolvi tentar me mudar, ou conseguir a residência nessa cidade vizinha, já q depois de mais de 2 meses enrolando a senhora do comune resolveu rejeitar meu pedido de residência alegando q meus documentos continham erros. Mas resolvi dessa vez fazer as coisas certas, fui no comune vizinho primeiro, perguntei sobre meus documentos, (q é o q tinha dado problema no primeiro comune), e a senhora q analisa me falou q está td bem, é só dar entrada no processo. Ainda estou em processo de procurar casa, hehe, mas a luta continua…Muito boa sorte a nós, e q nossa saga possa ajudar outras pessoas q estão passando ou passarão por problemas semelhantes…Abraços!!!

  • Fernando Inacio (Gov

    Haha, fiquei esperando a tua ligaçao de volta.. nao te liguei pq ja estou sem creditos.. Estou aguardando a resposta do email do Consulado para ver como eles estao aceitando o non-renuncia.. vediamo! Ah mulher do comune falou que depois que os docs chegarem legalizados eu tenho que pagar o bolo de 14,62 por cada certidao. Eu vi um comentario em alguma comunidade assim a algum tempo atras. è vero mesmo?Presto! Saluti,Fernando Inacio (Govinda Sundar das)

  • Querido Fábio,Até mesmo não se fazer escolhas é uma escolha! Capisci?Que Jesus ilumine sempre teu caminho e aqueça teu coração com muita Luz!Tudo dará certo! As pessoas que te amam te darão o suporte nessa tua escolha.As pessoas na Toscana são maravilhosas! Vc vai adorar!Vc ficará em Pisa (PI) ou outro comune?Beijos, e muita sorte, Silvana

  • bergamo@voipitu.net

    Bravo, bravissimo!sei un uomo valente che sempre cammina avanti senza guardare indietro. Magari volevo avere il tuo coraggio!Auguri a te!Gentil Bergamo

  • Anonymous

    Um passo Um passo apenasNão importa a quanto tempo você esteja andando para o Norte – com apenas um passo você é capaz de andar para o Sul. O que é preciso para dar uma volta de 180 graus na sua vida? Apenas um passo.Daqui a um minuto, seus piores problemas podem estar todos atrás de você, em vez de estarem na sua frente. Com apenas um passo, o melhor dia da sua vida pode ainda estar por vir, e não estar perdido em algum lugar do passado. Em um instante, todas as energias negativas na sua vida podem ser redirecionadas para alguma coisa positiva.Apenas um passo é necessário para dar à sua vida o rumo que você relamente gostaria que ela tivesse.Só depende de VOCÊ!Fonte: Revista Motivação

  • Marcelo Bassan

    Fabio…..então tiramos as conclusões que Ancona não é uma boa cidade para fazer o processo. Ah…tb nao entendi uma coisa, vc nao estava sendo acessorado pela Ivette ? Não era obrigação dela a sua residência ser confirmada ?obriagdo !!!

  • Oi Fabio.A sua coragem é entusiasmante..Eu tbm estou aqui na Italia (melhor em Trento) fazendo a minha cidadania…Desejo toda a sorte do mundo para vc…E parabens pela coragem de um novo começo…Beijos

  • Fernando Inacio (Gov

    Nao tenho palavras para dizer o quanto me inspira tudo isso que acabo de ler. Entendo realmente o que vc deve estar sentindo e sei que nao é nada facil, pois muitos assim como eu, tambem estamos nessa saga constante. Mas esta vida é uma escola, e estamos aqui para aprender com nossos acertos, nossos erros, nossas experiencias e como vc disse, com nossas escolhas. Que sem duvida vc fez a sua certa, e que nada vem por acaso.E tambem fiquei feliz em saber que esta mais perto agora, realmente essa Toscana é fantastica. Vou te esperar aqui em Firenze para jogarmos conversa fora. Abbraccio! Fernando Inacio (Govinda Sundar das)Hare KrishnaPS: Ja estou com a carta do comune para mandar para a Questura de FI e pedir o attesa. Hoje ela deixa pronta o pedido de non-renuncia, mas primeiro tenho que ver com o Consulado como eles estao aceitando. Qualquer coisa, te incomodo um pouco ai, rsrs!

  • Fabio, tudo bom ??? Morando na Toscana, esse lugar "muito feio" ???? hehehe… Desejo tudo de melhor pra vc, muita sorte e sucesso na vida ! Estou sempre torcendo para que seu processo seja concluido o mais breve possível, vc merece muito !!!!

  • kris

    Cara! Tu é exemplo de perseverança!!!Parabéns!

  • Anonymous

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  • Fábio, NÃO EXISTE COINCIDÊNCIA, EXISTE "PROVIDÊNCIA". È nisso que acredito, e acredito que por vc ajudar a tantas pessoas mais que merece ser ajudado. buona fortuna Dio sia con te!!!Sambini

  • Fala Fabio! Td bene? Estamos aqui torcendo pra td dar certo pra vc. VC cantav muito de manha, e eu tinha sono. "escusati!" O Joao ta falando que se vc gosta de cantar, pq nao aprende, po!! rs… . BOA SORTE POR AI !!! Joao e Dalva

  • Talão

    Cara eu me arrepio com sua coragem!É um exemplo de garra, isto me fortalece! Obrigado.Vai sim atingir seu objetivo, sem dúvidas!Abraços.

  • Fabio, muito bacana seu post, todo dia entro aqui ver se tem alguma novidade, fiquei bem feliz pelas coisas estarem dando certo para você, sei que você deve ter passado muitos dias difíceis aí, mas seu sacrifício está sendo compensado, sua sinceridade te fez conquistar muitas coisas, e agora, sua escolha começou a render frutos, quando lá no começo do seu blog você diz que resolveu lutar por sua cidadania está aí, 50% chance de dar certo e 50% de dar errado, mas a partir dessa escolha olha quanta coisa boa já te aconteceu, muitas pessoas confiam em você e torcem por você. Apesar de você não saber quem são as pessoas que estão te visitando, com certeza muitas delas acompanham toooodo seu processo, eu sou uma delas, foi por acaso que encontrei seu blog, tinha lido muitos sites falando sobre cidadania, mas continuava beeeem perdida, alguns estão desatualizado, sabe como é, agradeço pelas informações e pelo e-mail que me respondeu uma vez. Parabéns pelo blog e pelas suas conquistas, torço para que dê tudo certo para você e sua família.

  • cade meu nome nos amigos?? to arrabiata! fabio, to em reggio, mas sabe que os primeiros dias èe dificil a comunicacao, mas estou feliz por vc e espero logo te encontrar! abraòossss

  • Cláudia

    ahhh Amigo querido…nem vale a pena se abater…tenha sempre consciência da sua coragem!!!VOCÊ É MUITO FORTE !!!Quanto as suas escolhas…no momento elas são as corretas, sim e portanto será por toda a vida…não existem más escolhas, pois depende da individualidade de cada um e seus destinos…apenas não podemos controlar nossa sorte, mas devemos fazer nosso papel diante as oportunidades… e vc está fazendo como ninguém!!!Fique com Deus…acredite, acredite, acredite…VC JÁ É UM CIDADÃO ITALIANO!!!Muito boa sorte!!!!Cláudia

  • Fábio,Não é fácil para ninguém fazer escolhas. Parabéns pela coragem e buona buona fortuna. E obrigada por este trabalho lindo que tem feito na Itália, o blog, os encorajamentos a todos nós aqui no Brasil e onde quer que estejamos. Uma vez ouvi de uma uruguai que conheci, que pessoas boas atraem coisas boas. Certamente este é o seu caso. Axé! lolAbbraccioMarcela BergamaschiPs: A música que venho cantarolando quando aparecem os momentos dificeis é da Bebel Gilberto :: Tranquilo tranquilolevo a vida tranquilonão tenho medo da mortenão tenho medo da mortenão vou me preocuparnão vou me preocuparque passe por mim a doençaque passe por mim a pobrezaque passe por mim a maldade, a mentira e a falta de pensarque passe por mim olho grandeque passe por mim a má sorteque passe por mim a inveja, a discórdia e a ignorânciaTranquiloLevo a vida tranquiloNão tenho medo do mundoNão tenho medo do mundoNão vou me preocuparNão vou me preocupar

  • Fala Saga,Amei seu post, como sempre, tem forte a tua marca de sinceridade e transparência.Não foi uma decisão fácil, tenho certeza, mas os resultados já estão aí pra mostrar que foi a escolha certa. Estou muito feliz que a sua residência já está confirmada! Che meraviglia.Estou torcendo por vc, desde a primeira vez que vc esteve na Itália e criou este blog e apesar de distante (estou em Trento) torço demais por vc, como se já fossemos amigos de muito tempo. Nada é fácil nesse processo de busca pela cidadania, mas tenho certeza de que isso vai nos preparar para desafios ainda maiores na vida. Vc é um cara de coragem e determinação, tenho certeza de que vai cada vez mais longe. Ninguém cresce num mundinho cor de rosa.Boa sorte na nova vida! Continuarei acompanhando a sua saga enquanto vivo a minha aqui, rsrs. Só uma dúvida: a putaXX do Comune não te deu a Non Rinuncia??? Vai ter que pedir de novo?BacioneAnna

  • Você é um cara a ser admirado por todospela sua luta ai na Itália.Boa sorte na sua nova sagaE torço que de tudo certoAbraços e ate +