sábado, 25 outubro 2014
Últimas Notícias
Capa / A vida na Italia / Diferenças Culturais Brasil X Italia – Banho e Bidê
Diferenças Culturais Brasil X Italia – Banho e Bidê

Diferenças Culturais Brasil X Italia – Banho e Bidê

Ciao amigos

Estava respondendo uma pergunta no Orkut e resolvi trazer pra cà a resposta. Falando sobre diferenças culturais entre o Brasil e a Itàlia surgiu o assunto banho – e que realmente alguns italianos costumam fugir: tanto do assunto quanto do ato em si (claro que sem generalizar ;))

Vejamos:

Os italianos de maneira geral tomam 1 (UM) banho por semana. Eu digo banho como conhecemos – de corpo inteiro.

Nos outros dias da semana utiliza-se o famoso bidê (bidet).

Antes de começarmos a aula sobre o leiam o que diz a Wikipedia sobre o dito:

“In Europa il bidè è utilizzato non solo per il lavaggio intimo personale, in aggiunta alla carta igienica, ma anche per un lavaggio supplementare e opzionale, o per un’igiene corporale giornaliera“.

Isso mesmo que vocês entenderam – o bidê é usado pra higiene diária, dispensando-se assim o chuveiro.

Voltanto à aula – existem dois tipos de bidê: o que tem ducha e o que não tem. O que tem ducha é obvio: utiliza-se a ducha para fazer a higienização das partes.

O outro bidê que não tem ducha (arghhhhh!) utiliza-se assim: você enche e utiliza a agua dali pra lavar as partes. Depois da lavagem escoa-se a agua já com as partes limpas (ou não) rsrsrs


O uso do bidê é algo extremamente normal, já ouvi italianos contando que foram fazer turismo em outros países e ficaram chocados ao saber que as pessoas – apòs fazer suas necessidades – nao faziam uso do mesmo – para muitos italianos isso é considerado falta de higiene…

E façamos uma pesquisa: na sua casa, dos seus pais ou dos seus avós que tipo de bidê existe? Com ducha ou sem? E qual sua opinião sobre o bidê? Só não vale mentir kkkkkkkk

Sobre Fabio Saga

Escritor, professor, conversador e fundador da Minha Saga, vivo desde 2007 na Italia, onde presto consultoria na obtenção do reconhecimento a cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), faço buscas de documentos e também colaboro com diversos outros projetos voltados a vida dos ítalo-brasileiros. Você me encontra também no site Dicas do Mundo, onde sou responsável pelas informações da Toscana ;)
  • http://www.blogger.com/profile/13431563520196559277 Danni

    aqui em casa tem ducha!! graças a Deus!! hahahaFabio, meus parabens pelo blog, sempre demais!! :)Auguri!!

  • Anonymous

    Que luxo isso. Eu mesmo na praia so tomo banho de mar e ta bom, vou me sentir em casa na Italia.

  • Anonymous

    NOSSAAAAAAAAAAA adorei teu blog, escreva mais sobre as diferenças, muito interessante saber disso, pois aparentemente são cheirosos…de perfume….bainho que é bom, só um vero brasileirinho!

  • Anonymous

    Aqui no apt onde moro tem bidê só que é daquele que parece chafariz que lança a agua pra cima! isso pode ser considerado ducha? hehheSe quiser posso mandar uma foto pra sua coleção! lolÀ propósito nunca tentei usar…. acho schifo!abbraccio MaBergamaschi

  • Anonymous

    drerheaphBwgf

  • Italiano83

    Oi. Sou italiano e moro na Sardenha, conhece? Nunca fui no Brasil e amo cada coisa do Brasil, também as coisas ruíns, mas não ando falando mentiras e besteiras sobre o seu povo. Por isso que tem uma diferença entre eu e você…entre nós né…eu não falo por meio de lendas metropolitanas ou por ouvido falar. Gosto de me documentar antes de falar algo sobre um assunto, tá ligado? Moro numa cidade bem pequena da Sardenha, mas com certeza você não teve a sorte de conhecer nem uma esquina da minha ilha…aqui a maioria das pessoas gostam de tomar banho (e digo banho no corpo inteiro, além de lavar as partes intimas no bidet. Uma cidade,uma ilha,um povo, uma nação onde as pessoas com certeza cheiram mais da sua boca e do seu pobre cerebro(é ironico). Já tinha ouvido esta lenda que os italianos tomam banho só uma vez por semana…será verdade? Ou será que voce conhece só pessoas que fedem ou que não tomam banho? Eu por exemplo tomo 2 banhos por dia ou pode ser até mais, isso significa que sao 14 banhos por semana (no inverno)…e no verão chego a tomar uns 3 ou talvez 4 banhos por dia. Nossaaa, serà que sou diferente dos italianos ou você está demonstrando de ter um cerebro muito pequeno e fechado? Com certeza, pelas coisas que você escreve sobre outro assunto, da limpeza da casa, pra vocês brasileiros “tomar banho” é considerado também o momento de limpar o chão né? De tanta agua que vocês botam no chão devem mesmo tomar banho deste jeito. Rsrs. Não tenho outro pra dizer…só que eu amo o Brasil e nunca falo bobagens sobre o seu país!
    P.S. Se você vai deletar outra vez este post, eu vou botar esta mensagem no seu mural da sua página no facebook “Minha Saga”, traduzi-lo em italiano e outras línguas e relatar este site. Tá bom? Você é cidadão italiano…pense antes de escrever mentiras!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Prezado “Italiano”

    Antes de mais nada, nao fui eu quem apagou seus posts, mas sim o pròprio Google que os considerou como ‘spam’. Felizmente eu fui limpar os spams hoje e restaurei este aqui, atè para dizer que:

    agora sim, estou apagando seu post definitivamente, nao por voce descordar daquilo que eu escrevi – pelo contràrio, adoro uma boa discussao – mas pela completa falta de conteùdo da sua critica.

    Alias, nao vou deletar nao, vou atè colocar em evidencia este post, atè para que outras pessoas possam ler o que voce escreve, que eu resumo:

    Italiano que fala “tà ligado” è porque acha que os brasileiros consideram isso bacana, legal. Nao, caro ‘italiano’ nao è legal, da onde eu venho isso è coisa de malandro, ladrao. Pessoas educadas nao dizem ‘tà ligado’…

    Dizer que eu tenho o cèrebro fechado ou pequeno porque mesmo? Porque utilizei a frase que os italianos tomam um banho por semana e nos outros dias apenas utiizam o bide? Ora, ora caro ‘italiano’ se fosse me conhecesse saberia muito bem que eu sò escrevo aquilo que experimentei, que conheci e nao comento sobre aquilo que eu ‘acho’. Antes de escrever isso (embora hà muuuito tempo que eu tenha escrito) naquele momento eu MORAVA com italianos, e sim, eles sò tomavam um banho por semana. Voce teria sido muito mais inteligente se viesse aqui colocar o seu ponto de vista, com respeito e nao faltando com ele, quando diz que para ‘nòs brasileiros, tomar banho è tambèm momento de limpar o chao’. Generalizar atè alguns paragrafos atràs nao era sinal de estupidez? De ignorancia?

    Pra finalizar, eu tenho o grande privilégio de ser brasileiro E italiano, portanto posso falar das duas realidades, pois conheço as duas. Nao gostou? Simples, da mesma forma que voce pode trocar de canal na sua TV, nao precisa dar audiencia para a Minha Saga, vivemos muito bem atè hoje sem sua presença e, com todo respeito, nao sentiremos nenhuma falta!

    Ciao, ciao, ciao… e arrivederci!!!

  • http://www.blogger.com/profile/06069822008723231982 Maria Ortiz

    Fábio,não tinha lido isso e pelo jeito que escreve esse cara não eh italiano nem aqui nem em Cunhunhe…rsrs

  • Italiano83

    Oi, bom dia Fábio. Me desculpa se pensei que você tivesse deletado os comentarios e também pela “ironica falta de educação” de ter usado a expressão da malandragem “tá ligado?”. Parece que você tá esquecendo de onde vem, da ironia e do gosto de sorrir. Pois é, pelo pouco que sei, nem todos que falam estas gírias são malandros ou mau educados.
    Continuando e resumindo, a mensagem que você passou e está continuando passar com o seu texto é a seguinte: < <...muito interessante saber disso, pois aparentemente são cheirosos...de perfume!>> Aliás, que o povo italiano é nojento! Este foi um comentario que escreveram lá em cima. Então você acha que as pessoas perceberam que aquila foi a sua experiência…ou pensam que todo italiano é daquele jeito e não toma banho???
    Se posso comparar o seu site, com os outros que já vi, que falam besteiras sobre a Italia, posso dizer queseu site é muito muito bom; tem coisas bem interessantes também, inteligentes e engraçadas. Você ajuda de verdade nesta área! Mas achei de mau gosto este texto: sem sentido e cheio de mentiras. Pois você deveria ter falado da sua experiência pessoal e não que “os italiano tomam um banho por semana”. Uai, até parece que seja verdade né?
    Continuando: eu fiz ironia sobre o assunto de limpar o chão, mas parece que você não percebeu não, falou? (agora não venha me dizer também que sou malandro, porque escrevi “FALOU” rsrs).

    Você disse também de ter o GRANDE privilégio de conhecer as duas realidades…mas quem te disse que eu não as conheça também?!
    Como se diz na Italia: <>…ou seja…se perdeu num copo d’agua!

    Aceite também os pensamentos alheios diferentes dos seus. Pode ser sintoma que você é sábio de verdade. Ciao.

    P.S. Pela senhora Maria Ortiz, “o tal esse cara” é mais italiano do que a senhora”.
    Tenha um ótimo dia!

  • Italiano83

    Oi, bom dia Fábio. Me desculpa se pensei que você tivesse deletado os comentarios e também pela “ironica falta de educação” de ter usado a expressão da malandragem “tá ligado?”. Parece que você tá esquecendo de onde vem, da ironia e do gosto de sorrir. Pois é, pelo pouco que sei, nem todos que falam estas gírias são malandros ou mau educados.
    Continuando e resumindo, a mensagem que você passou e está continuando passar com o seu texto é a seguinte: < <...muito interessante saber disso, pois aparentemente são cheirosos...de perfume!>> Aliás, que o povo italiano é nojento! Este foi um comentario que escreveram lá em cima. Então você acha que as pessoas perceberam que aquila foi a sua experiência…ou pensam que todo italiano é daquele jeito e não toma banho???
    Se posso comparar o seu site, com os outros que já vi, que falam besteiras sobre a Italia, posso dizer que o seu site(blog) é muito muito bom; tem coisas bem interessantes também, inteligentes e engraçadas. Você ajuda de verdade nesta área! Mas achei de mau gosto este texto: sem sentido e cheio de mentiras. Pois você deveria ter falado da sua experiência pessoal e não que “os italiano tomam um banho por semana”. Uai, até parece que seja verdade né?
    Continuando: eu fiz ironia sobre o assunto de limpar o chão, mas parece que você não percebeu não, falou? (agora não venha me dizer também que sou malandro, porque escrevi “FALOU” rsrs).

    Você disse também de ter o GRANDE privilégio de conhecer as duas realidades…mas quem te disse que eu não as conheça também?!
    Como se diz na Italia: “ti sei perso in un bicchier d’acqua…ou seja…se perdeu num copo d’agua!

    Aceite também os pensamentos alheios diferentes dos seus. Pode ser sintoma que você é sábio de verdade. Ciao.

    P.S. Pela senhora Maria Ortiz, “o tal esse cara” é mais italiano do que a senhora”.
    Tenha um ótimo dia!

  • Anonymous

    Ainda não conheci nenhum italiano que fala linguagem de ladrão e muito menos que diz “uai”. Você pode opinar o que você quiser, mas LEIA e ENTENDA antes de criticar e por favor tenha conteúdo. Respeite as opiniões e se não gostar,
    procure outro site para perturbar.

    Saga não dá corda para um ser deste…nem mentir ele sabe.

    Se cuida,
    Patricia Turdo

  • Italiano83

    Eu não critiquei ninguém. Eu só disse a realidade, a verdade sobre os italianos, ou seja, que é uma grande mentira que tomamos banho só uma vez por semana. E se a senhora acha que usar uma expressão brasileira, que você define e opina ser usada por “ladrão” significa faltar de respeito e não ter conteúdo, deve ser mesmo que a senhora não deve ter lido nada mais além da ponta do próprio nariz! Uai é só uai só…isso também significa que sou mineiro? Ocê tá bem longe fia! Eu sou italiano e não tenho motivo nenhum de mentir. Só contei a verdade para as pessoas que, como você, ainda acreditam nas lendas!
    Como já disse no primeiro post, amo o Brasil, e mesmo com mil problemas, não ando criticando e inventando bobagens sobre o vosso país. Pronto!
    Se cuida também e tenha um dia abençoado. Tchau

  • http://www.blogger.com/profile/18205056332085936618 Aline Rodrigues

    olá Fábio , gosto muito do seu blog e me divirto muito suas histórias , bem Fábio realmente acho que essa sua visão é um pouco equivocada, pois você julgou uma nação inteira baseando-se em dois indivíduos, em toda parte do mundo existem pessoas limpas e porquinhas , inclusive aqui no Brasil , eu conheço várias pessoas que não tomam banho todos os dias, então acho que você poderia se retratar no mínimo e admitir seu erro, bem posso dizer que o “italiano tá ligado” é um legítimo italiano pois o conheço pessoalmente e eu mesma ensinei algumas gírias para ele, garanto que não se trata de nenhum brasileiro sem ter o que fazer mas e um rapaz que ficou verdadeiramente chateado com tal opinião, ah! ele escreve bem porque é muito inteligente mesmo viu! beijos até mais

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Aline tudo bem?

    Quando eu escrevi “Os italianos, de maneira geral, tomam 1 banho por semana” è palese que nao generalizei.

    Ok, poderia ter escrito “Muitos italianos, em geral, tomam um banho..:” porém sei bem que a forma com que eu escrevia em 2007 è muito diferente da forma como escrevo hoje.

    Uma outra consideraçao que acho importantissima para esta discussao e aproveito para criar um ‘paragone': se eu visito um site / blog e leio algo como “todo brasileiro è burro e imbecil porque votou no Tiririca ou colocou Michel Telò nas paradas de sucesso, eu sequer levo em consideraçao, por um simples motivo: nao me sinto chamado em causa.

    Como ambos os lados (sic) jà expuseram suas idéias e deixaram claro suas opinioes, posso decretar o assunto por encerrado e desejo a todos uma òtima semana!!!

  • http://www.blogger.com/profile/13859039982127703616 Cintia Degasperi

    Olá Pessoal!!

    Bom…eu já trabelhei na casa de uma família na Itália e eles realmente não tinham o hábito de tomar banho (doccia)todos os dias, o normal para eles era sim usar o bidè.

    Beijinhos!!

  • Clau Morazzoni

    Fábio.

    Você perde grande tempo respondendo a esses dois brasileiros infelizes. Sua matéria, como sempre, é de extremo humor e muito boa!!! Concordo com você, e acrescento minha opinião de que os italianos são fedidos e que acredito realmente que não tomem banho mesmo. E isso não diminui a estima que tenho por esse povo!!! Porque, por outro lado, possuem infinitas qualidades.

    Apenas me digam qual o povo que está próximo da perfeição?

    Fique tranquilo meu amigo, você não fez nada de errado em seu post e apoiamos você.

    Um beijo grande!

Mais em A vida na Italia
1996-3162399_0x410
Cai o Prodi! Berlusconi em festa

Ciao amigos O presidente do conselho Romano Prodi apresentou sua demissao ao Presidente da Republica Italiana Giorgio Napolitano que aceitou....

Fechar