19 Maio 2008

Pachetto Sicurezza - Verdades e Mentiras

Ciao amigos

Com a vitòria do Berlusconi e consequentemente dos partidos de direita, existe muita preocupaçao sobre o que pode acontecer daqui pra frente, especificamente na questao dos italianos nascidos no exterior

Muitos amigos estao me perguntando sobre o novo projeto de segurança do governo. Gostaria de adiantar aos amigos que nenhum dos pontos do programa tem a ver com nossas questoes.

Nos ùltimos dias centenas de pessoas estao sendo presas e muitas delas estao sendo enviadas de volta ao pais de origem. Porém, sao pessoas que estavam aqui ilegais ou entao pessoas que viviam em acampamentos que se asemelham a verdadeiras favelas brasileiras, com tudo de pior que possa existir: falta de saude, higiene e consequentemente aumento da criminalidade.

Pontos do novo pachetto di sicurezza (pacote de segurança)

1 - Menores e mendigos: Criada uma nova linha de crime: a utilizaçao de menores para fins de esmola, que pode ser punida com ate 3 anos de reclusao. Inclui tambem a perda do pàtrio poder do pai que utiliza o filho para o mesmo fim.

2 - Afastamento por falta de meios de sustento: Se um cidadao estrangeiro comunitàrio (pertencente a Uniao Europeia) permanece em territorio italiano depois de 3 meses sem meios legais de se manter, pode ser afastado.

3 - Armas de brinquedo: Pessoas condenadas por delitos nao culposos serao proibidas de ter qualquer tipo de arma de fogo, incluindo armas de brinquedo

4 - Banco nacional de DNA: Ideia de criar um banco de DNA dos individuos que cometeram crimes especificos, de pessoas desaparecidas e de cadaveres nao identificados. Estas amostras ficariam armazenadas e poderiam ser utilizadas somente por pessoas autorizadas. Os abusos serao punidos com prisao.

5 - Colaboraçao entre vigile urbano e policia: Aumento do poder dos vigili a fim de ajudar o combate ao crime nas cidades.

6 - Confisco: Indroduzir o confisco obrigatorio do produto de roubo e tambem do patrimonio do bandido, principalmente se o mesmo nao conseguir comprovar a procedencia

7 - Confisco preventivo: Introduzir tambem o confismo preventivo de bens, afim de garantir que os comunes ou outros orgaos possam ter acesso aos mesmos, antes de serem destruidos

8 - Contributos financeiros as empresas: Proibiçao de aporto financeiro da parte do Estado a empresas que tenham sido condenadas

9 - Danos aos imoveis: Agravamento de pena aos crimes contra imoveis. A suspensao da condenaçao sera subordinada a eliminaçao dos danos causados ou a prestaçao de serviços a comunidade

10 - Destruiçao de mercadorias apreendidas: Possibilidade de destruiçao das mercadorias apreendidas nao so quando sao pereciveis mas tambem quando seja excessivamente onerosa ou perigosa a custodia das mesmas.

11 - Expulsao: Os procedimentos de afastamento por motivo de ordem publica ou de segurança de Estado serao adotados pelo ministro do Interior, documentado e traduzido numa lingua que o individuo entenda. O procedimento de proibiçao de reentrada no territorio italiano nao podera ser superior a tres anos. O cidadao tem 30 dias para deixar o pais, salvo em caso de urgencia comprovada.

12 - Balanços fiscais falsos e sociedades "fantasmas": A partir de agora tornam-se delitos com reclusao de ate cinco anos

13 - Funçoes de sincados e prefeitos: Aumento de poder aos sincados e prefeitos quando estes precisarem prevenir e eliminar graves perigos aos seus territorios.

Além destes pontos, existem diversos outros que nao acho que vale a pena citar, como tutela de pessoas ameaçadas pela mafia, crimes de maiores com a utilizaçao de menores, crimes sexuais, inclusive pela internet e mais alguns.

O ultimo que vale a pena citar é que as mulheres estrangeiras que forem vitimas de agressao familiar poderao receber um permesso di soggiorno por motivo de "proteçao humanitària"

Se voces perceberem, todas as medidas tem como foco principal:

a) Preservar a sociedade italiana contra os crimes cometidos pelos italianos e principalmente pelos extra-comunitarios.

b) Utilizar as leis italianas para a condenaçao dos réus, para acabar de uma vez por todas com as ladainhas que volta e meia aparece por aqui, quando um cidadao estrangeiro comete um crime violento e exige ser tratado como se estivesse em seu pròprio pais

c) Facilitar a expulsao dos criminosos e - principalmente dos "novos comunitàrios" que estao legalmente na Italia. Como nao se pode mais proibir a entrada de romenos, bulgaros, poloneses e outros povos no pais, a ideia é exigir que qualquer cidadao comunitario para permanecer aqui tenha condiçoes para manter-se, o que todos sabemos se faz através de um trabalho. Esta medida visa combater principalmente os roms, povo cigano que vive em guetos e favelas, nao trabalham e como sao um povo "sem patria" nao tem nenhuma noçao de civilidade.

Enfim amigos, eu nao consegui identificar nenhum projeto ao idéia deste novo governo (e lembrem-se que sou oposiçao a ele rsrsrs) que tenha o minimo de vontade de prejudicar-nos.

E neste meio tempo, vejam que noticia curiosa: o governo espanhol, aquele mesmo que impoe medidas extremamente duras contra o que eles consideram imigrantes ilegais, chamou a italia de "racista" e "xenòfoba", pois nao concorda com a nova politica de segurança italiano

Bom, minha opiniao é que o governo acertou ao propor estas medidas, que visam proteger o interesse dos italianos e dos povos que aqui vivem de forma organizada, que trabalham para manter-se, que educam seus filhos, que pagam seus impostos e que sabem viver em sociedade e dela tirar seus frutos.

E nòs, italianos nascidos na Italia, no Brasil, no Mexico, Argentina ou qualquer outro pais devemos cuidar da nossa Italia, fazendo a nossa parte e honrando cada vez mais a memòria dos nossos antenatos, que tanto sofreram pra que hoje pudessemos dizer: Somos italianos!!!

Abbracci a tutti

15 Maio 2008

Utilidade Publica - Tomadas na Italia

Ciao amigos

Preciso falar com voces sobre um item importantissimo: a diferença entre as tomadas brasileiras e as tomadas italianas!!!

No Brasil estamos aconstumados com as tomadas com os pinos "chatos" como podemos ver abaixo:

Geralmente os carregadores de celular no Brasil utilizam os dois pinos chatos, assim como a maioria dos aparelhos eletricos.

So que aqui na Itàlia nao existem estes pinos chatos" e muitos amigos encontram dificuldades pra utilizar os aparelhos trazidos do Brasil: os rapazes sofrem com os carregadores de celular, as mocinhas sofrem com os apetrechos femininos, como secadores, depiladores e outros "ores" e ambos sofrem com os carregadores das maquinas fotograficas, filmadoras, etc.

Se voces tiverem algum tipo de aparelho que queiram trazer à Itàlia, aproveitem e tragam também um adaptador como mostrado abaixo:


Vejam abaixo o padrao das tomadas italianas. Na verdade existem dois tipos de tomadas, aquelas com dois pinos:

E também aquelas com tres pinos, que sao as mais comuns e mais seguras:



Este é um modelo italiano bastante popular de "T" popularmente chamado no Brasil de "Benjamim"


Outra coisa bastante curiosa é a tomada para conectar o telefone, vejam que diferente:



Aqui na Itàlia também é possivel encontrar adaptarores como a imagem abaixo, sao mais caros, custam em torno de 10 euros. Sei que um adaptador no Brasil nao passa de 1 ou 2 reais, entao ja anotem na lista e nao esqueçam de colocar o seu na mala, ok?



Abraços e uma òtima viagem a todos!!!

12 Maio 2008

Legalizaçoes de documentos - Duvidas Gerais

Ciao amigos

Estou recebendo inùmeros emails com perguntas sobre legalizaçao de documentos e resolvi escrever este post com algumas consideraçoes.

- Todos os documentos devem ser legalizados. Nao me venham pra Italia sem os documentos legalizados, pois esta é a primeira coisa que o comune vai exigir!!!

O ùnico consulado que aceita legalizar a pedido do comune aqui na Italia é o consulado de Curitiba. Nenhum outro consulado aceita receber desta forma, principalmente o consulado de Sao Paolo. Uma amiga enviou atravès do comune os documentos para Sao Paolo, que devolveu ao comune sem legalizar, dizendo que so legaliza a pagamento e somente das pessoas que foram agendadas através da internet.

Outra informaçao importante: vice-consulados nao tem autonomia pra legalizar documentos. Entao nao acreditem se algum funcionàrio "daquele" vice-consulado prometer legalizar os documentos, pois a chance do comune ter recebido a circular dizendo que vices-consulados e consulados-honorarios nao tem poder pra legalizar é muito grande

Esta semana recebi o seguinte email:

- "Fabio, estou indo pra Italia em junho. Sou de SP e meus documentos estao traduzidos e com as firmas reconhecidas. Conversei com o comune onde vou fazer minha pratica de reconhecimento e eles aceitam enviar ao consulado de Sao Paolo pra que eles legalizem e devolvam ao comune. Nao é maravilhoso?"

Infelizmente nao é nao. Pois mesmo que o comune envie, o consulado de SP nao aceitarà legalizar pelos motivos que expus acima. E farao exatamente como fizeram com minha amiga: devolverao os documentos sem a legalizaçao.

No mais, os outros consulados italianos no Brasil continuam legalizando normalmente, somente o de Curitiba e Sao Paolo estao fechados para novos pedidos de legalizaçao. Esperamos que por pouco tempo...

Abbracci a tutti

10 Maio 2008

Filme Sob o Sol da Toscana

Ola amigos

Voces precisam assistir o filma Sob o Sol de Toscana. E simplesmente maravilhoso!!!


A història de uma escritora que vive em San Francsico e tem uma vida perfeita - atè se divorciar do seu marido. Com um livro para terminar, ela ganha de presente uma passagem para conhecer a Itàlia - mais precisamente nossa bella Toscana. Chegando aqui se apaixona (claro, nao tem como nao se apaixonar rsrsrs) e acaba comprando uma casa na campana (casa rural) para recomeçar a vida. Enquanto reforma a casa ve a vida mudar. Eu amo este filme pois lembra bastante a minha història, afinal a Toscana também mudou minha vida :)








Caso nao encontrem nas locadoras voces podem baixar a versao dublada em portugues pelo Emule clicando aqui.

Corram pra assistir e depois deixem aqui o comentàrio, ok?

Abbracci a tutti!!!

Noticia do momento - Ronaldo e os "viados"

Noticias da semana aqui na Italia:

Ronaldo é flagrado com "viados"



Sim é isso mesmo, utilizam aqui a palavra viados pra descrever os transexuais que brincavam com o fenomeno.

"Ronaldo in una intervista trasmessa dalla brasiliana Globo Tv ha detto di essere dispiaciuto, imbarazzato e pieno di vergogna per il suo troppo pubblicizzato incontro di una settimana fa con tre prostituti travestiti, in un episodio che ha definito il più grande errore della sua vita"

Traduzindo: "Ronaldo em uma entrevista transmitida pela Rede Globo disse estar arrependido, embaraçado e envergonhado pelo flagrante na semana passada com tres transexuais, num episodio que definiu como o maior erro da sua vida!

Ai gente, nao aguento mais ir nos lugares e as pessoas perguntarem: E ai, o que vc achou do Ronaldo com os "viados"??? E é muito engraçado a reaçao dos italianos, pois a maioria acha que Ronaldo foi enganado, que os trans que o enganaram, que nao foi nada disso. E como esse assunto esta dando pano pra manga aqui. E o pior é que aqui na Toscana, 100% dos trans que existem por aqui sao brasileiros. Algo como "trans tipo exportaçao"!!!

Ha alguns dias estava na questura e o oficial: Mamma mia, que trans feia aquela. Eu duvido que o Ronaldo "pegaria" uma daquela. Dai eu bem cretino perguntei: - Eita, e existe trans bonita? O cara ficou meio sem graça e desconversou rapidinho...



Saraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiva rsrsrs



Baci a tutti!!!

01 Maio 2008

Video pra rir um pouco mais...

Ciao amigos

Nao é segredo pra ninguem que eu sou fa do grupo de comédia Melhores do Mundo, que entre outros personagens fazem o Joseph Climber.

Estava navegando no youtube e encontrei um video deles no novo show e nao tenho como deixar de compartilhar com voces.

Chama-se Hermanoteu na Terra de Godah...



Divirtam-se!!!