Chega primeira non rinuncia de Porto Alegre…

Ola amigos

Chegou esta semana a primeira non rinuncia pedida pelos nossos comunes ao Consulado de Porto Alegre apòs a mudança de procedimentos do consulado.

Desde outubro de 2008 o consulado està enviando a non rinuncia através de ‘malote diplomàtico‘, pegando todo mundo de surpresa . Fontes nao oficiais creditam esta mudança ao fato de ter vazado a imprensa que um jogador de futebol teria saido do consulado com a non rinuncia em maos, o que teria enfurecido o consul e forçado-o a adotar tais medidas. Até outubro, o consulado enviava as non rinuncias por carta registrada, e demorava em média apenas 15 dias.

Nao sabemos se esta informaçao é verdadeira e desde jà convido o consulado de Porto Alegre a dar explicaçoes ao pùblico, nosso blog està aberto a ouvi-los e publicar a versao oficial deles.

A non rinuncia que chegou a um de nossos comunes é do gaucho Felipe Sabbadini, foi pedida no dia 10 de novembro e chegou no comune nesta terça-feira, dia 13 de janeiro, totalizando 63 dias!

Por isso quem for de Porto Alegre venha preparado para esperar mais 60 dias além do prazo normal, infelizmente!!!

In bocca al lupo!!!

  • Ola Fabio

    A non rinuncia è um documento interno – que deve ser solicitado pelo comune ao consulado italiano no Brasil.

    Abraços

  • Eu preciso solicitar a Non Rinuncia, antes de ir a Itália, ou é solicitado no momento em que dou entrada no processo.

    obrigado!!!!!!!!

  • Suelen

    Ok Paola,vou fazer passo a passo as suas dicas,e se puder divulgar aqui o seu e mail eu te agradeco!Mais uma vez obrigada pela atencao!!Suelen

  • Oi, Suelen. Saga, novela, drama…cada um chama de um jeito mas todos temos lembranças ruins do processo e um alivio indescritivel quando acaba. E acaba, acredite!Respondendo suas perguntas:1)mandei atraves deste link – http://www.esteri.it/MAE/IT/Ministero/Servizi/Ita… coloquei meus dados, Argomento "Stato Civile" e escrevi sim em italiano. Se vc nao souber, melhor pedir para alguem escrever pra vc.2) o email do Ivano eu nao tenho, eles nao divulgam. Eu mandei um email para todos os endereços que achei no site do consulado do Rio (http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RiodeJaneiro)e pedi que direcionassem para o Sr Ivano e para a pessoa responsavel pela Non Rinuncia. Neste caso, pode escrever em portugues mesmo.Sei que tem um cara novo la, que entrou em Outubro. Quanquer coisa, me manda um email direto, ok?

  • Suelen

    Oi Paola, desde ja agradeco as informacoes e principalmente sua atencao, axo que so quem passou por isso sabe do desespero da gente qnd mexe com cidadania.Tenho duas perguntas.1- Se vc pode me dizer exatamente onde entro em contato no site,o que esta escrito,e se devo escrever em italiano tb.2-Se vc tem o endereco de email para eu entrar em contato com esse Ivano Manzan.Muito obrigadasuelen

  • site em italiano, isso mesmo. eles sao mais ou menos responsaveis pelos serviços prestados pelos consulados italianos mundo afora. vc tem que preencher os dados de contato e dizer que o Comune enviou a solicitaçao a x tempo e desde entao nao ha resposta. Outra dica é voce pedir ao Comune que se comunique com o consulado, mandando um email endereçado à pessoa que tratou da legalizaçao. Foi o Ivano Manzan? Se foi, ele costuma gentilmente direcionar o email à pessoa certa.

  • Anonymous

    Oi Paola,muito obrigada pela informacao,entrei no site, pelo que vi eh um site italiano, seria isto mesmo?? Agora preciso saber como vc fez isso, se puder me dar uma orientacao mais esclarecida te agradeco muito.Suelen

  • Suelen, a minha non rinuncia andou quando mandei uma comunicaçao ao Ministero degli Affari Esteri, pelo site deles. Nao sei se foi por isso que me responderam ou nao, mas nao custa tentar colocando o tempo que està aguardando. Boa sorte!

  • Suelen

    Oi Fabio obrigada pela orientacao, mas este e mail como todos os outros que se manda pro consulado acabam voltando pra gente…valeu

  • Ola Suelen tudo bem??Escreva pra statocivile.riodejaneiro@esteri.it que eles te orientam!!!Bjs

  • Suelen

    Ola Fabio vc saberia me responder qual o setor do consulado italiano no Rio de Janeiro responsavel pelo envio da carta mancata? e se existe algum modo de entrar em contato este setor???ObrigadaSuelen

  • Ola PaulaPurtroppo é assim mesmo, o RJ é um caos para enviar a non rinuncia!!! Geralmente levam de 2 a 4 meses para responder. Bjss e vou ficar na torcida pra chegar logo, depois passa aqui pra contar como foi, ok???

  • pelo que o Comune me informou, uma agencia com varios casos juntos. Tipo, o problema nao é comigo, é no Rio mesmo. Mas este tempo nao é normal, é? 3 meses? Ha algo que possa ser feito? contratar um advogado, ecrever a alguem, adianta? obrigada

  • Ola Paola tudo bem???Nao tem nao, infelizmente a non rinuncia do RJ é a que mais demora!!!Como assim "pacote"??Bjs

  • Fabio,Meu pedido de Non Rinuncia foi enviado em 3 de agosto ao Rio e Sp. SP respondeu em 15 dias mas o Rio so deu ok nas legalizaçoes. Vcs sabem se no Rio existe uma Rita, isto é, uma pessoa responsavel pela NR? sao quase 3 meses de espera e tenho medo da resposta ter saido de la e nunca chegado à Siena. Alem do meu processo existe um "pacote" de processos de uma agencia…

  • Ola Jefferson tudo bem???Geralmente demora cerca de 30 dias pro Ministero enviar aos comunes as correspondencias, mas de qualquer forma é um absurdo o consulado demorar 4 meses pra enviar uma NR…

  • Ola pessoal, estou com o mesmo problema, dei entrada na cidadania direto na Italia e em 09 de Junho a comune fez o pedido da carta de não renuncia via fax ao consulado de Curitiba e até hoje 06 de Outubro (passados 119 dias) ainda não tive resposta. Liguei no consulado de Curitiba, falei com a Srta. Lizandra, muito querida e prestativa por sinal, eles pediram que eu enviasse uma copia do pedido via email, então peguei na comune a copia da carta que foi enviada a eles junto com a ricevuta do fax e enviei pro setor de legalização de curitiba, eles me responderam, dizendo que em breve estariam emitindo minha carta de não renuncia, passadas duas semanas liguei novamente e me informaram que minha carta seguiu via malote diplomático no dia 21 de Setembro (ou seja 15 dias atras), agora resta saber quanto tempo esse malote diplomático demora pra chegar e a comune receber, se alguem souber, agradeço

  • Comentando novamente sobre o Consulado de POA, entrei em contato com eles e minha non-rinuncia foi respondida dia 04/02 (sendo que foi enviado o pedido no dia 17/12…) e ateh agora naum chegou! O ultimo e-mail que enviei pro Consulado pedindo alguma explicacao nao foi respondido (jah fazem duas semanas que enviei) e eles nao atendem o telefone de que consta no site para relacionamento com o publico. Soh resta ser paciente mesmo!

  • Ola Mauricio tudo bem?Eles enviam por malote, demora em media 50 diasAbraços

  • Mauricio

    Ola FabioVc tem alguma informacao sobre qual a maneira mais utilizada pelo Consulado do Rio de Janeiro para resposta da Non Rinuncia (malote diplomatico ou fax)?Obrigado!Abracos

  • Ola GlauberInfelizmente sim. Em SP o prazo medio é de 55 anos, imagine o absurdo!!!Abraços

  • Dei entrada no Brasil, mas fazem 5 anos já. Vão demorar 15 ao todo???Abraço

  • Ola Glauber tudo bem?Vc deu entrada pelo Brasil? Se sim, vai demorar pelo menos mais uns 10 anos. Ja aqui na Italia entre 2 e 6 meses, dependendo do consuladoAbraços

  • Eai cara. Gostaria de parabenizar pelo blog primeiramente.Gostaria de tirar um dúvida. Entramos com o processo de cidadania no final de 2004 será que vai demorar muito para eu ser chamado???.Um primo nosso que entro no mesmo processo foi a Italia e já conseguiu e portanto creio que quando chamados realmente vamos receber.Estou na esperança que a cidadania saia antes de eu ir para londres.Desde já agradecido!

  • Fábio, mais uma vez agradeço pela sua pronta resposta. Na segunda vou até o comune verificar o que podemos fazer.Muito Obrigada.

  • Ola AlessandraA 'posta diplomatica' ou 'corriere diplomatico' é enviada pelos consulados e embaixadas italianas no mundo diretamente ao (e pelo) Ministero degli Affari Esteri, através do Ufficio III do Servizio Informatica Comunicazioni e CifraE goza de 'extraterritorialidade', ou seja: nao pode ser aberta por nenhum controle, nem fiscal, nem de segurança por nenhum outro estado estrangeiro.Bjss

  • Muito obrigada, Fábio… o segundo email ao consulado já enviei (sem resposta ainda) mas segunda próxima vou no comune falar com a ufficiale. Tu saberias informar qual o destino desse malote diplomático aqui na Itália, após ser despachado do Brasil? Pode ser útil essa informação.Ti auguro fortuna e gioa in quest`anno, Grazie!

  • Ola Alessandra!Entre novamente em contato com o consulado e peça novas explicaçoes sobre o malote. E aproveite e peça ao oficial do comune onde vc esta fazendo sua pràtica pra que escreva também ao consulado pedindo uma posiçao oficialBjss e sucesso!!!

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Bem, realmente Porto Alegre esta respondendo apenas por malote… Liguei para o Consulado e um funcionario me informou exatamente isso e realmente eh uma ordem direta do Consul, e acho que agora jah sei o motivo… Minha non-rinuncia foi enviada no dia 17 de Dezembro… Vamos lah esperar o final de fevereiro! Boa sorte a todos!