sexta-feira, 25 julho 2014
Últimas Notícias
Capa / Cidadania / O consulado mandou legalizar os documentos no ERESP – O que isso significa?
O consulado mandou legalizar os documentos no ERESP – O que isso significa?

O consulado mandou legalizar os documentos no ERESP – O que isso significa?

Ontem, dia 03/02/2009 quem acessou o site do consulado de São Paulo deparou-se com a seguinte notícia:

Novo procedimento para a legalização de documentos!

03/02/2009 – LEGALIZAÇÃO CONSULAR DE DOCUMENTOS

Todos os documentos oficiais emitidos no Brasil, para serem juridicamente válidos na Itália devem obrigatoriamente ser legalizados, visto que o Brasil não assinou a Convenção de Haya (de 05/10/1961) que supre a exigência de legalização dos documentos públicos estrangeiros expedidos pelos Países que assinaram tal Convenção.

Os documentos brasileiros destinados a este Consulado Geral deverão ser previamente legalizados por via diplomatica e somente depois disso poderão ser completados com a legalização consular.

Para solicitar a legalização do MRE situado em São Paulo entrar em contato com:

ERESP – Escritório de Representação em São Paulo

As modalidades para a apresentação e retirada dos documentos junto ao ERESP devem ser verificadas diretamente pelos interessados, usando os telefones de contacto e/ou e-mail acima indicados.

O Consulado Geral da Itália em São Paulo não tem nenhuma ingerência sobre as modalidades de aceitação da documentação nem sobre os prazos estipulados para a entrega da documentação por parte daquele Órgão.

A partir de 01/04/2009 não serão mais aceitos por este Consulado Geral documentos brasileiros sem a legalização do ERESP; até 31/03/2009 serão aceitos os documentos com o reconhecimento de firma feito em um Tabelião de Notas de São Paulo – Capital.

Os documentos deverão posteriormente ser traduzidos para serem usados na Itália. A tradução em idioma italiano deve ser feita por um Tradutor e deve posteriormente ser confirmada, pelo Consulado, com a aplicação do carimbo “per traduzione conforme”.

São Paulo, fevereiro de 2009.

Ja acessando a pagina do ERESP encontramos a seguinte informação:

O Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP) realiza gratuitamente a legalização de documentos recebidos exclusivamente por via postal para que sejam válidos e produzam efeitos no exterior.

Os documentos a serem legalizados deverão ser encaminhados ao Escritório de Representação em São Paulo (ERESP) exclusivamente por via postal, ao seguinte endereço:

ERESP – SETOR DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1297, 2º andar.São Paulo, SPCEP 04571-010

O(s) documento(s) deverá(ão) ser encaminhado(s) junto com envelope selado e preenchido, no qual devem constar o nome do destinatário e o endereço para onde o(s) documento(s) deverá(ão) ser devolvido(s). A não devolução decorrente de erro no preenchimento do envelope, ou pelo uso de postagem de valor insuficiente, é da responsabilidade exclusiva do requerente do serviço.

Ao remeter os documentos, é importante incluir:

  1. um breve texto (preferencialmente digitado) mencionando o tipo de documento;
  2. a quantidade de documentos a serem legalizados e;
  3. o país no qual serão apresentados.

Solicita-se, igualmente, que sejam informados um nome e número de telefone fixo para contato caso esclarecimentos adicionais sejam necessários.

O referido serviço é totalmente gratuito, e o prazo mínimo para devolução dos documentos legalizados é de 10 (dez) dias após o recebimento destes pelo ERESP.

Não existe limite máximo de documentos a serem enviados pelo correio para a legalização. Contudo, caso uma mesma correspondência contenha número igual ou superior a 5 (cinco) documentos, o prazo para devolução será mais longo.

O ERESP não se responsabiliza por atrasos ou extravios nos serviços prestados pelos Correios, nem por informações incorretas, insuficientes ou imprecisas fornecidas pelos requerentes.

Caso todos os requisitos não sejam cumpridos, o ERESP reserva-se ao direito de negar a legalização de um ou mais documentos, informando ao requerente o motivo da recusa.

OBSERVAÇÃO: o ERESP poderá efetuar a legalização em documentos oriundos de outros Estados, desde que autenticados em cartório do Estado de São Paulo.

Os documentos legalizados pelo ERESP devem ser apresentados ao consulado do país em que irão produzir efeitos. (no nosso caso, consulado italiano!)

Bom, queridos amigos, mais uma mudança nos consulados italianos no Brasil – desta vez no consulado de Sao Paulo.

O que deixou-me particularmente preocupado é a ideia de que em qualquer tempo os documentos podem ser extraviados pelo correio e o ERESP nao responsabiliza-se por este extravio. Eu acabei de ligar no escritorio deles, e fui informado que os documentos podem ser enviados por FEDEX ou DHL sem problemas!!! Isso jà é um alivio pra quem recolheu durante anos os documentos!!!

Agora, o problema é falar com o consulado e saber se realmente as pessoas que jà traduziram seus documentos terao obrigatoriamente que – a partir de 01/04/2009 – legalizar antes no ERESP e retraduzi-las. Amanha tentarei falar com alguem por la e posto pra voces!!!

Vou aproveitar e logo mais escrevo um novo passo a passo sobre os procedimentos atuais

Abbracci a tutti!!!

ATUALIZAÇÃO: O ERESP mudou de endereço, cliquem aqui para ler as novas instruções.

Sobre Fabio Saga

Escritor, professor, conversador e fundador da Minha Saga, vivo desde 2007 na Italia, onde presto consultoria na obtenção do reconhecimento a cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), faço buscas de documentos e também colaboro com diversos outros projetos voltados a vida dos ítalo-brasileiros. Você me encontra também no site Dicas do Mundo, onde sou responsável pelas informações da Toscana ;)
  • http://www.blogger.com/profile/15554868135074173882 lucascorato

    ja cansei de me revoltar com essas coisas, cada noticia nova é um dia tenso para mim, mas deixa isso pra la…!nao entendo porque teriam que ser retraduzidas as certidoes apos a legalizacao no eresp. eu de fato me encaixo nesse caso, tenho tudo prontinho e traduzido para legalizar, so que me marcaram par afinais de 2010…!abracos

  • http://www.blogger.com/profile/02041839629613776586 Move to Italy Projec

    Oi Fabio!Você poderia gentilmente falar dos procedimentos de legalizacao do Consulado Italiano no Rio de Janeiro também?Outra perguntinha: As certidões todas para o processo de cidadania devem ter sido emitidas até quando antes de as apresentarmos na Italia (6 meses, um ano?)Um grande abraço com um Obrigada gigante – Rosaly Torvnes!

  • http://www.blogger.com/profile/02041839629613776586 Move to Italy Projec

    Me lembrei de outra coisa: Qual o orgão no Rio de Janeiro correspondente ao ERSP?Rosaly Torvnes

  • http://www.blogger.com/profile/15554868135074173882 lucascorato

    Fabio, conversando com umas pessoas ouvi dizer que existe a possibilidade de que so essa legalizacao poderia ja suficiente para os comuni daqui da Italia, é verdade? seria otimo, nao?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ola RosalyA certidao deve ter no maximo 180 dias, de acordo com o consulado do Rio de Janeiro.E eles ainda nao estao exigindo a mesma legalizaçao dos documentos brasileiros, como SP começou a exigir através do ERESPBjss

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    LucasNao é verdade! Somente a legalizaçao feita por um Consulado Geral Italiano é reconhecida aqui na Italia pelos comunes. O resto é mentira, das grandes…Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/02041839629613776586 Move to Italy Projec

    Oi Fabio,Cada hora escuto uma coisa sobre a validade das certidoes e cada hora diminui mais :))Agora são só 3 meses? Caramba, o prazo é muito curto e a grana em tirar todas essas certidoes muito alta!! :))São as comunes que exigem esse prazo ou é o consulado do Rio? E vc sabe se o consulado do Rio tb esta agendando legalizacoes com um prazo tao longo como SP, que um leitor do seu Blog mencinou ter sido agendado para 2010??

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    RosalySao 6 meses e nao 3 :)E as legalizaçoes sao feitas em 3 a 4 meses apenas, nao é tao complicado quanto SP naoBjs

  • Anonymous

    Olá Fábio,Meu nome é Juliana e estou no processo pra tirar a cidadania Italiana. Acompanho o seu blog a algum tempo e acho muito legal a sua iniciativa de prestar tantas informações a tantos desinformados.Eu estou morando em Dublin agora fazem 3 meses, mas antes de sair do Brasil deixei todas minhas documentações praticamente certas. Tenho a certidão de nascimento do meu bisavô em Italiano e a aprtir dela fiz todas as correçoes nas certidões do Brasil. Tenho varias dúvidas…mas vou com clama…rsrs…principlamente com essa notícia de mudanças de legalizaçao e traduçao. Eu nasci em SP mas nos últimos 10 anos morei em Minas Gerais, mas não fiz a mudança do meu título de eleitor, falei com o Consulado de Minas e eles me disseram q se eu conseguisse comprovar que residia a mais de 1 ano em Minas conseguiria legalizar e traduzir minhas documentaçoes por la….essa mudança q vc mencionou, sabe se vale pra Minas tbm? Outra coisa, a maioria das certidões q tenho, são de cidades do Estado de SP, pois é de onde minha família veio, Sao Jose do Rio Pardo e Presidente Prudente, vc sabe se eu tenho que reconhecer firma dos tabeliões em Minas pra poder legalizar e traduzir os documentos??Bom é isso…no mais obrigada pela paciência.Abraços Juliana

  • Anonymous

    Olá!Preciso de uma ajuda!Meu cunhado conseguiu a cidadania italiana no dia 15 de janeiro deste ano, la na Italia, quando ele foi em 2007 foi apenas com o carimbo do Itamaraty, e agora preciso saber se o meu namorado indo para Italia nos proximos meses consegue aproveitar a mesma carta non renuncia?? O se ele terá que fazer todo o processo novamente, aguardar o consulado mandar outra non renuncia?? E se consegue aproveitar a mesma como ja ouvi muitos falarem se ele tem que ir com os doc legalizados.Obrigada!Mayara

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ola Juliana tudo bem?Vc precisa sim reconhecer firma dos tabelioes em Minas. Em relaçao a mudança, por enquanto é so em SPAbraços e sucesso sempre!!!

  • Andressa

    Olá!Como faço para acompanhar meu processo pela internet.. não achei nenhum site que diga isso..ObrigadaAndressa

  • Fernanda Fraz&atilde

    Bom dia FabioPedi o agendamento no Consulado Italiano de Sao Paulo para a Legalizaçao dos Documentos. Hoje recebi a data: 11/11/2015.Estou chocada! 6 anos e 7 meses?Voce sabe se todos estao demorando tudo isso, se tem como pedir o adiantamento dessa "reuniao"? Ou se existe a hipotese de legalizar os documentos em outro Consulado, que nao seja o de Sao Paulo?Muito ObrigadaFernanda

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ola Fernanda, infelizmente é isso mesmo! E nao tem como alterar a data no consulado, dizem que é impossivel pela quantidade de pedidos…Para legalizar em outro consulado voce deve apresentar 12 ultimos comprovantes de residencia e o titulo de eleitor, que deve ser do estado onde voce pretende legalizar!Bjss e boa sorte!!!

  • Anonymous

    12 meses não é verdade, conheço gente q provou por 4 meses!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Anonimo!!!O consulado de BH exige sim os ultimos 12 comprovantes…Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/01654005277908651185 Crisleen

    Oi, Fabio!Vc teria uma idéia de quanto tempo o consulado do RJ está levando para legalizar os documentos, atualmente?Gratissima!Crislene.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ola Crislene tudo bem??Tenho amigos que legalizaram em apenas um mes, outros demoraram um pouco mais!Bjs

  • http://www.blogger.com/profile/01654005277908651185 Crisleen

    Opa! Foi rápida a resposta! rs Quem dera o consulado fosse assim tb rsEntão, as coisas não estão muito bem não…Minha situação é a seguinte: Já estou na Italia há algum tempo, pois estudo aqui… e tenho um grandissimo problema que é ter "residenza" em Sampa… Entende? Não sei como resolver esse "pepino". Tenho todas as certidões, tudo certinho.Gostaria de aproveitar que estou aqui pra resolver toda a coisa da cidadânia de algum modo, mas tá complicadex.

  • http://www.blogger.com/profile/01654005277908651185 Crisleen

    ops!cidadania*

  • http://www.blogger.com/profile/01654005277908651185 Crisleen

    Olá (de novo), Fábio!Só mais uma questão:Vc saberia me dizer quantas comprovantes de residência consecutivos precisamos apresentar ao consulado do RJ, além do titulo de eleitor, para a questão da residência?Parece-me que cada consulado faz a sua "reza", né… vc saberia especificamente como funciona este quesito no RJ?Grata!Crislene.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Oi Crisleen!!!Pra provar residencia em SP vc pode utilizar a Certidao de Quitaçao Eleitoral, emitida diretamente no site do TSE!Sobre a quantidade de comprovantes, tenho amigos que apresentou apenas os ultimos 3, sem problemas, porém como as coisas mudam rapidamente nos consulados, peça pra um amigo sondar o consulado pra saber certinho, e depois volta aqui pra contar rsrsBjs

  • http://www.blogger.com/profile/07615833519311595533 stael

    Oi, Pessoal.Estou em processo de entrega de documentação, hoje fui no consulado de Sao Paulo e me informaram que essa nova exigência é para quem entra com processo agora, quem já tem processo aberto e está na fase de entrega de documentação vale o tabelionato de notas e não a legalização no órgão informado por eles ERESP. Gostaria de saber sobre as correções, elas são feitas somente no nome do ascendente ou vale para filiação também?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ola StaelOk, entao as legalizaçoes pelo Eresp servem apenas para quem vem à Italia e nao està na fila em SP, certo??Sobre as correçoes elas devem ser feitas em todos os documentos, até ficarem uniformes com o documento do antenato italiano!Abraços

  • Anonymous

    Olá,Meu marido é filho de Italiano e já possui sua cidadania, todos os documentos estão em dia no Consulado Italiano no Rio de Janeiro, cidade onde moramos ( Rio de Janeiro / RJ ).Agora que fizemos 3 anos de casados, resolvemos dar entrada na minha "Cidadania Italiana por Naturalização".Pegamos a lista de documentos necessários :1) Estratto Dell'atto Di Matrimonio – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - já possuo2) Certidão de nascimento – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - já possuo3) Certidão de Antecedentes Criminas da Polícia Federal – - – já possuo4) Declaração de residência ( aqui está o problema !!!!)Declaração fornecida pelo síndica "OU" Escritura Declaratória passada em cartório.Não posso fornecer uma Declaração do Síndico, porque meu apartamento não tem condomínio nem síndico.Então me sobrou a segunda opção, que custa em média R$ 150,00 (fora a tradução para o Italiano).Então eu gostaria de saber se realmente TENHO que fazer essa Declaração, visto que em 2 cartórios onde fui me informar,os funcionários disseram que nunca viram um caso como o meu, que apenas já haviam fornecido Declaração de residênciano caso de a mulher estar casada com um homem que estava morando em outro país.Se eu e meu marido vivemos juntos aqui no Rio de Janeiro, e se o consulado tem o endereço do meu marido atualizado,realmente tenho que dispender de todo esse dinheiro para fazer essa declaração?Alguém sabe me informar sobre isso? Obrigada, Andrea.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ola Andrea tudo bem??No seu caso, o consulado està procurando uma alternativa para a comprovaçao de residencia, da mesma forma que é feita aqui na Itàlia. Como no Brasil nao é exigida a inscriçao dos moradores na prefeitura (como é feito aqui na Itàlia) o consulado procura alternativas viàveis para talAcredito que o valor é bastante pequeno pelo beneficio que a cidadania te ofereceAbraços e sucesso!!!

  • Beatriz

    Oi Fábio,Já postei uma mensagem em uma outra discussão, mas acho que essa questão do ERESP também pode me afetar. Como já comentei, moro em SP e tenho todos as certidões em mãos prontas para serem legalizadas, porém esterei mudando para a AUSTRALIA em Março/2010. Precisarei também fazer essa legalização pelo ERESP mesmo se eu for dar entrada pela AUSTRALIA?

  • Beatriz

    Já que estamos aqui…mais uma dúvida:Meus pais moram no Rio de Janeiro, pelo que andei lendo parece que os prazos para conseguir fazer a legalização por lá são bem mais "honestos" (se é que vc me entende!!:-)).1. Um agendamento para solicitar a legalização dos docs e o mesmo agendamento de quem vai de fato solicitar a cidadania pelo Brasil?2.Tem idéia de quanto tempo esta levando para conseguir um agendamento no Rio? 3. Sabe se posso pedir para que minha mãe compareça no consulado em meu lugar no dia marcado?4. O consulado do Rio também pede certidões de Inteiro Teor (ou Inteiro TERROR!!)?Gracie Mille,

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Ola Beatriz tudo bem?A legalizaçao no ERESP é um pre-requisito para que o consulado de SP legalize os documentos, independente de onde vc vai dar entrada, entendeu?Sobre o consulado do RJ, nao existe fila, porém para legalizar vc deve comprovar pelo menos 12 meses de residencia, imposto de renda, entre outras coisas, nao é facil legalizar sem que vc de fato more e viva no RJAbs

  • Beatriz

    Oi Fábio, obrigada pela rápida resposta.Meus pais de fato vivem no Rio a muitos anos, então acho que não seria problema comprovar residência lá. Mais ai tenho algumas mais dúvidas: – Como todas as contas estão no nome dos meus pais, acho que quem teria que solicitar a cidadania seria minha mãe (descendente do italiano) e não eu, certo?- Ela poderia, em um mesmo pedido, solicitar a cidadania para ela e para mim ou eu teria que aguardar ela conseguir a cidadania e depois eu deveria solicitar a minha cidadania baseada na dela (filha de italiana, italiana é, não é?..:-))- Acha que é uma boa estratégia?Tks,

  • Beatriz

    Fábio, Mais uma dúvida (elas não acabam):- Se eu for legalizar os docs no Rio o tabelião que reconhcerá as firmas na certidões tem que ser do Rio ou pode ser de Sampa?- E quanto as traduções? o tradutor tem que ser do Rio?Mais uma vez obrigada,

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga&quo

    Oi BeatrizAs firmas devem sempre ser do local onde vc està legalizando. Porém lembre-se que nao é mais necessaria as firmas dos tabelioes, pois a legalizaçao no ERESP ou ERERIO substituem issoAbs

  • http://www.blogger.com/profile/06958727744517388550 Your number 1 In car

    Ola FabioO que a fernanda quis dizer em na afirmacao abaixo? seria um agendamento pra dar entrada na cidadania ou akele q temos q fazer para legalizar os documentos antes de ir pra Italia tirar a cidadania por la?Obrigada"Pedi o agendamento no Consulado Italiano de Sao Paulo para a Legalizaçao dos Documentos. Hoje recebi a data: 11/11/2015.Estou chocada! 6 anos e 7 meses?"

  • Fernanda

    Olá Fabio, gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o processo:

    1. Meu irmão conseguiu sua cidadania italiana diretamente na Itália, em uma cidade na província de Treviso em 2007, gostaria de saber se eu fosse para esta mesma cidade, precisaria levar todas as certidões novamente ou só a minha certidão de nascimento, e eles fariam uso das outras certidões que já constam lá? E se fosse para um outro comune?

    2. Em relação à demora nos prazos de agendamento para legalizações de documentos em SP, se estivesse com intenção de ir para Italia este ano não conseguiria? Não existe outro meio de legalizar estes documentos? Porque sem isso, não se dá continuidade ao processo, certo?

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Fernanda

    Vamos là:

    1 – Tudo depende do oficial do comune onde seu irmao fez o processo! Tem oficiais que aceitam a utilizaçao da mesma documentaçao por outra pessoa, outros nao! E particularmente a provincia de Treviso é conhecida pelas declaraçoes contra imigrantes e brasileiros com direito à cidadania italiana!

    2 – Pois é, se voce mora em SP e nao tem data de agendamento, nao é possivel vir à Italia num curto periodo de tempo, pois as atuais datas de agendamento estao jà em 2018, 2019… Um verdadeiro absurdo!!!

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Your number…

    E’ isso mesmo: as datas em SP para a legalizaçao estao a perder de vista…

  • http://www.blogger.com/profile/03024246681030449151 julio cezar

    Oi Fabio , vc saberia informar se quem está recebendo a data de agendamento para 2018 ou 2019 como vc falou , quando deram a entrada no pedido?
    outra pergunta : eu tenho um primo irmão que já conseguiu a cidadania italiana há algum tempo , no requerimento que fiz em setembro de 2007 , mencionei o numero do processo já aprovado , pois o póprio consulado pergunta ; isso facilita o tramite no consulado? tem alguma forma de acompanhar o pedido pela internet e saber qual a minha posição na fila? pois ainda não recebí a data do agendamento.
    Muitíssimo obrigado
    Julio Cezar

  • http://www.blogger.com/profile/17875544300157791046 The world is mine

    Oi Fábio,

    você sabe me dizer por favor quanto tempo leva para conseguir uma data para legalizar os documentos no paraná, estou em Londrina, acho que tem que ser em Curitiba então?
    Obrigado e parabéns pelo excelente Blog, vc ajuda muitas pessoas!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Julio Cezar

    Este agendamento é para a legalizaçao dos documentos, nao tem a ver com os processos de cidadania no Brasil. Atualmente, basta entrar no site e clicar em “Agende seu atendimeno” para receber uma data aproximada destas ai…

    Sobre aproveitar um processo, voce pode sim utiliza-lo, mas vai entrar na fila do mesmo jeito, demorando décadas para o reconhecimento no Brasil. Abs

  • http://www.blogger.com/profile/17875544300157791046 The world is mine

    Oi Fäbio,

    voce sabe me dizer quanto tempo leva para legalizar os papeis pra quem mora no Paraná? e para emissao da Certidão de nao naturalização?

    muito obrigado,

    MARCELO

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Marcelo, tudo bem?

    A certidao negativa de naturalizaçao agora é emitida pela internet, escrevi hà algum tempo o passo a passo para requere-la aqui no blog mesmo!

    Sobre a legalizaçao em Curitiba, voce deve fazer o agendamento pelo site, demora em média um ano para legalizar. No proprio site tem o calendàrio, voce escolhe os dias disponiveis, qualquer dùvida é sò escrever, ok?

    Abraços!!!

  • http://www.blogger.com/profile/03722234125176205066 Mi piace, ma adesso non mi va!

    Fabio o endereço do ERESP que vc indicou está errado. O correto agora é:

    ERESP
    Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo – ERESP
    SETOR DE LEGALIZAÇÃO
    Avenida das Nações Unidas, nº 11.857 Edifício Nações Unidas, 4º Andar – Brooklin Paulista – São Paulo – SP
    CEP 04578-908

    abs, arthur

  • Lucas

    que nada! ele jà colocou a atualizacao desse endereco por aqui faz tempo! procura aì! alias acabei de receber as minhas de volta de là, veio tudo certinho: carimbaram as certidoes originais e tambem as traducoes. abraço!

  • Anonymous

    ola fabio, poderia gentilmente me dar uma imformaçao sou esposada com italiano faz 3 anos morro aqui na italia peguei o formulario pra dar entrada na cidadinanca, e tenho q pegar a cerdidao de nascimento e atestato de antecedente,porem estou confusa pq na federal digam q posso pegar o atestado na internt, ourtas pessoas dizem de nao q tenho q ir pessoalmente, vc sabe alguma coisa sobre isso, è vero q nao preciso marcar nada e sim andar diretamente no consulado com os documentos legalizados e traduto grazie

  • Anonymous

    fabio me esqueci de pergunta digam q è melhor dar td a um advogado q faz td isso pagando è claro ,mais sera q nao consigo fazer sozinha isso

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Anonimo

    O certificado de antecedentes criminais é feito pela internet, porém na falta de algum dado o sistema nao emite e voce deve comparecer pessoalmente ou através de um procurador. O site é http://www.dpf.gov.br/servicos/antecedentes-criminais Abs

  • http://www.blogger.com/profile/05569231627312585452 Caio

    Fábio, tudo bom?
    Estou há algum tempo lendo os posts e comentários do blog. Muito legal a sua iniciativa.

    Eu tenho uma dúvida, mas que não tem a ver com legalização, mas sim reconhecimento da cidadania no Brasil.

    O meu pai e a minha tia estão prestes a ser convocada para reconhecer a cidadania aqui no consulado de São Paulo (entraram com os pedidos +- no ano de 2003).

    A pergunta é: teria como eu me infiltrar nessa convocação? Ou seja, quando uma pessoa é convocada, ela pode inserir outros familiares no mesmo processo? Eu sou maior de idade, porém na época em que meu pai entrou com o pedido eu tinha menos de 18 anos.

    Agraço imensamento pela ajuda. Ninguém soube me informar sobre isso.

    Grato.

    Atenciosamente,

    Caio Belo Rodrigues

  • FABIO

    Pessoal, eu e minha família estamos dando entrada juntos no processo, temos casa comprava no estado de SP e MG, mas nosso título é de SP, então , antes de legalizar a documentação ( o que deveremos fazer no próximo ano), rola a gnt mudar o título para MG, certo??
    Vocês tem idéia de quanto tempo está demorando o consulado de BH?
    abraços!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Caio

    Ja respondido no outro post :)

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola xarà

    O importante é demonstrar através do titulo de eleitor e também de contas de consumo que é efetivamente residente naquela jurisdiçao.

    Em relaçao ao consulado de BH especificamente, estao passando por diversas mudanças e neste momento é impossivel dizer o tempo que està levando os processos là dentro.

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/14190361215974430544 Erika de Paula

    Olá, Fabio, com vai vc?
    Te mandei um email, mas achei melhor comentar por aqui mesmo. Minha tia está num dilema. ela está na fila do pedido de cidadania italiana desde 2005!! E na carta q ela recebeu do consulado não dizia q ela teria q legalizar a documentação pelo ERESP, até o momento em q teve esta noticia em 2009. Ocorreu q estes dias tivemos q tirar nova documentação, traduzir e temos poucos dias pra legalizar no ERESP (temos data marcada para o dia 22 deste mês) Neste caso poderiamos só reconhecer firma dos documentos traduzidos no tabelião de notas de SP?

  • http://www.blogger.com/profile/14190361215974430544 Erika de Paula

    Se caso não der para legalizar pelo tabelião, poderia então ir ao Rio de Janeiro para legalizar pessoalmente?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Erika

    Jà respondi por email mas vai aqui também: o consulado sò aceitarà os documentos brasileiros legalizados pelo ERESP. Ligue là (no ERESP) e pergunte a eles se é possivel algum tipo de legalizaçao em caràter de urgencia). De qualquer forma, nao deixe de comparecer na data marcada pelo consulado, faça fotocòpias dos documentos e caso ainda nao tenham chegado do ERESP, diga ao consulado que vc enviou e que ainda nao chegaram, provavelmente eles te darao outra data pra apresentar os docs!!!

    Abs

  • Anonymous

    Ola Fabio td bão! vc pode me responder uma coisinha só?

    entaõ fio é o seguinte

    Acabei de legalizar meus docs no ERESP, traduzi-os tdinhos, autentiquei bla bla bla blaa

    Agora sei que devo envia-los ao TASK FORCE CIDADANIA em SP para ser legalizados ne?

    Pelo que li, vi pessoas dizendo que quem entra pra legalizar agora por SP demora de 6 a 10 anos de espera? nao creio o que que e isso?? serio?

    Eu ja esperei 10 anos pra receber a carta do consulado de convocação do task force, pra entregar tds meus processos. e agora MAIs 10 ANOS eu enteni direito? e isso memo?

    outra domanda: Eu to indo morar e estudar nos EUA mes ke vem… morarei com familia…

    se para legalizar os docs no Consulado d SP demora de 6 a10 anos mesmo, ou seja para ter reconhecida a Cidadania, sera que eu posso levar TDS MEUS DOCS TRADUZIDOS , TD O PROCESSO, la comigo pros EUA e por la tirar a cidadania? pode ser feito?

    Abração e mto obrigado! fui

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Anonimo

    No seu caso, voce deu entrada pelo consulado e agora foi chamado para apresentar os documentos, correto? Neste caso voce nao vai precisar legalizar os mesmos, pois a legalizaçao é pra quem pensa em vir à Italia dar entrada, o que nao é o seu caso, ok?

    Basta apresentar os documentos para que seja feita a transcriçao e finalizaçao da sua cidadania e nao legalizaçao, fique tranquilo que em poucos meses voce terà sua cidadania reconhecida!!!

    Abs

  • Anonymous

    Ae fabio Brigadão! mesmo!

    Então eu mandei ao consulado a 10 anos atras a certidao de nascimento do meu vo Italiano e uma ficha dos aspirantes a cidadania.

    Esperei 10 anos pra receber em casa a CArta do Task Force, falando que agora e minha vez de entregar o processo td no Consulado d SP.
    Entao quer dizer que nao vou ter que esperar mais 10 anos nao ne? Nossa que alívio ! Senhor!

    Na hora que eu mandar o Processo td traduzido pro Consulado de SP (pro task force la), O Sr. sabe quanto tepo demora pra minha cidadania ser reconhecida, mais ou menos?
    desculpe-me perguntar td isso!

    Abração parcero fui

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Nao vai nao, fique tranquilo rsrsrs

    Agora vc deve esperar poucos meses, geralmente nao passa de 2 ou 3 meses, pois uma vez que voce entrega os documentos, o consulado faz a verificaçao e manda para o comune de nascimento do seu antenato as certidoes de nascimento dos requerentes para que seja feita a transcriçao dos mesmos. Depois disso voce receberà uma carta em casa dizendo que jà é cidadao italiano reconhecido e que pode fazer seu passaporto italiano!!!

    Forte abraço!!!

  • http://www.blogger.com/profile/00781036114522103383 Hugo Davanso Flores

    Oi Fábio,

    muito legal esse blog… e tenho uma pergunta.

    Minah namorada e eu vamos para Dublin em setembro do ano que vem e estou começando a ir atrás das certidões necessárias para o reconhecimento da cidadania italiana, a qual pretendo entrar com o processo lá na Irlanda mesmo. Tem alguem q vc conheça que tenha feito esse processo? Se sim, qq eu preciso fazer aqui antes de ir?

    Muito obrigado mesmo!

    Abs,

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Hugo tudo bem??

    Para dar entrada pela Irlanda é necessàrio ter residencia permanente!!! Por isso muitos amigos vem da Irlanda pra fazer aqui na Italia, entendeu? Abssss

  • http://www.blogger.com/profile/00781036114522103383 Hugo Davanso Flores

    Oi Fábio… entendi sim , mas caso fixe residÊncia permanente na Irlanda, ai facilita muita coisa né? Ou não?

    Abs,

  • Anonymous

    Ola Fabio td bem, me chamo Fabio tbm!

    Entao meu caso e o seguinte: Recebi a carta de convocação do consulado para entrega do processo diretamente aqui em SP, so que recebi a mesma no endereço errado, pois me mudei daquele local a 7 anos ja!

    Ai entrei em contato com o consulado e eles pediram que os reenviassem a minha Carta de convocação, eu a enviei,e eles mandaram um email falando que PRORROGARAM,e que fosse agil e entregasse td a eles logo, mas eles nao me deram um prazo em meses tipo: 3 ou mais 5 meses! Ja se passaram 3 meses dessa prorrogação, estou prestes a enviar meus docs ao consulao de SP. ou seja entregarei em media 4 meses apos o prazo

    Mas repetindo o prazo no meu caso foi revisto pois mudei de endereço e entrei em contato com eles!

    Fabio vc sabe o prazo que eles dao em geral??? seriam mais 5 meses! pois meu prazo venceu no meio de agosto, ai foi qdo vi a carta, pois retornei a cidade onde morava li e pedi a prorrogação na mesma hora hehe! e eles concederam certinho *so nao me deram os meses a mais).

    Mto obrigado! ciao

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Hugo

    Se voce conseguir o tal Indefinite Leave to Remain, que é o que chamam de residencia permanente por estes lados, entao vc pode dar entrada, nao sei se existe fila, mas com certeza é bem menor do que no Brasil. Abs

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Xarà

    Isso significa que voce deve enviar o mais ràpido possivel!!! Em geral eles nao dao nenhum prazo, por isso voce deve correr, entendeu???

    Abs e depois volte aqui pra nos contar como foi :)

  • Anonymous

    Pode dexar xará hehhe eu vorto aqui sim e digo a vcs como foi!

    bão fazer o que ne to indo o mais rapido possivel!

    abração daqui uns dias posto aqui de novo o que sucedeu! brigado pelas ajudas!

  • Anonymous

    Olá Fabio,
    Como o Consulado Italiano em São Paulo, está agendando a Legalização de documentos “já” para o ano de 2020, o que eu particularmente acho um absurdo e um desrespeito, gostaria de saber como funciona a legalização pelo Recife. Minhas certidões são todas de São Paulo, eu tenho q enviá-las para o ERESP, ou tenho que fazer essa autenticação lá? Vi que preciso comprovar seis meses de residencia, e ter o titulo de eleitor lá. Voce sabe se tem agendamento, qto tempo demora. Pq no site as informações são muito vagas.
    Um abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Anonimo tudo bem???

    Em Recife impera também o caos, nao é muito diferente de SP, pois o povo que trabalha là realmente nao gosta de dar muita informaçao!!! Jà sei que aumentaram o tempo de comprovaçao de residencia de seis meses para um ano, portanto tente conseguir diretamente deles as informaçoes sempre por escrito!!! Abs

  • Anonymous

    meu nome é Julio Cezar , estou chateado , enviei minha solicitação para o consulado de São Paulo , e me enviaram o AR de recebimento dia 16/08/2007 , procurei toda lista de 2007 não encontrei meu nome , agora o amigo “Anonimo que escreveu antes disse que estão agendando “já “para 2020 e eu não encontro nada com relação ao meu nome e nem do meu avô. E eu já tenho um primo irmão já cidadão italiano .Que fazer??

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Anonimo

    No caso do anonimo anterior, ele se referia à legalizaçao dos documentos para dar entrada aqui na Itàlia, no seu caso voce jà entrou com o pedido de cidadania diretamente no consulado, nao é isso? Pois se é realmente isso e voce deu entrada em 2007, ainda faltam pelo menos de cinco a dez anos pra voce ser chamado no consulado, infelizmente a fila é longa. Abs

  • Giselle

    Fabio,boa tarde.

    Estou com dificuldades em Porto Alegre para legalizar um documento de nascimento de um antecedente,pois trata-se de um “suprimento”,ou seja, foi feita uma ação e a juíza mandou registrar o antecedente pois o cartorio sofreu no passado um incendio. È possívelque um Consulado não acate uma decisão judicial?? Vc já ouviu falar sobre este absurdo ou alguem q tenha conseguido?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Giselle

    Sim, os consulados nao aceitam documentos reconstruidos, é um absurdo pois aqui na Itàlia quando acontece isso, o juiz determina e o comune aceita – da mesma forma que o Brasil. Por isso é injustificàvel que aqui funcione e ai nao, uma vez que o consulado é territòrio italiano!!! Tente contatar a embaixada italiana em Brasilia e explique a situaçao a eles, depois volte aqui pra nos contar, ok? Abs

  • Anonymous

    Olá
    me chamo Luis
    Eu vi no vosso site que agora alguns consulados só legalizam documentos oriundos da sua regiao.
    eu nasci em Mato grosso e meu consulado é O de São Paulo que é inviavel.
    E meu Pai é de Rio grande do sul e meu avo(italiano) viveu lá muito tempo tambem. Eu posso pelo menos legalizar os documentos do meu pai e do meu avô no consulado de Porto Alegre?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Luis tudo bem?

    Onde voce é residente? Se voce é residente ainda em MT deve agendar seu atendimento em SP, se voce tem algum familiar residente atualmente em RS pode tentar legalizar por là, porém deve sempre comprovar residencia através de titulo de eleitor, contas de consumo, etc.

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/14708269040392508459 Edu

    Olá Fabio Boa Tarde,Prazer Edu , então fabio assim , eu sou de SP, fui no patronato levar meus documentos para Traduzir eles pra italiano, todos documentos com o carimbo do eresp, em uma certidao do meu bisavó era certidao daqueles tempo que casava na igreja nao de cartorio , só que o rapaz disse que pode da problema , mais pensso eu assim , o eresp é ligado no consulado e só falo para eu reconhecer firma ai reconheci e enviei pra eles da o carimbo , todas certidões esta legalizada pelo eresp , se está legalizado todas ,entao no dia de legaliza pelo consulado nao vai da problema algum correto ? se tevesse algum problema o eresp iria falar pra mim .

  • Anonymous

    Por,favor,minha,cidadania,esta,pronta,aqui,na,Italia,porem,para,pegar,minha,certidao,de,nascimento,italiano,para,fazer,meus,passaporte,italiano,me,pediram,duas,certidoes,que,faltaram,as,certidoes,ja,estao,traduzidas,porem,no,Brasil,mudou,tudo,sou,do,espirito,santo,as,certidoes,precisam,ser,legalizadas,no,Rio,o,que,devo,fazer..,quanto,tempo,o,consulado,do,rio,demora,para,legalizar…Minha,indentidade,italiana,vence,em,dois,mil,e,vinte..Alquem,pode,me,ajudar..

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Edu tudo bem?

    Muita calma nessa hora! O ERESP nao é ligado ao consulado, uma coisa nao tem nada a ver com a outra! Se a certidao de casamento foi emitida apòs 1888 quando foi instituido o registro civil no Brasil, o consulado nao vai legaliza-la!!!

    O ERESP nao analisa o conteùdo dos documentos, apenas verifica a autenticidade dos mesmos.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Anonimo

    Se faltam documentos na sua pràtica de cidadania, nao tem como sua cidadania estar pronta. Na sua carta d’identità consta cidadania italiana??? E tem também o numero do livro e do atto??? Se constar todos estes dados, està tudo certo…

    Porém se consta cidadania “brasileira” quer dizer que ela nao està pronta, apenas que voce é residente na Itàlia. Em relaçao à legalizaçao dos documentos, uma vez que vc jà legalizou os documentos no passado, basta pedir a um familiar que compareça no consulado do RJ com as certidoes traduzidas e legalizadas pelo ERERIO que o consulado do RJ legaliza. Mas isso sò pode ser feito se a pessoa jà tem um registro de legalizaçao, se voce nunca legalizou documentos antes, deve entrar no site do consulado e agendar seu atendimento. Abs

  • http://www.blogger.com/profile/14708269040392508459 Edu

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/14708269040392508459 Edu

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/14708269040392508459 Edu

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/14708269040392508459 Edu

    Fabio encontrei a certidao que faltava de matrimonio de cartorio do meu tataravó , para legalizar no consulado as 2º vias das certidões serve né ? está tudo certinho ,já traduzidas nao esta em intero teor .

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Edu

    Agora sim, leve juntamente com todos os outros documentos pré-legalizados pelo ERESP e traduzidos que o consulado legaliza com os outros. Abs

  • http://www.blogger.com/profile/14708269040392508459 Edu

    só Alegria entao agora fabio , brigadão fera pelas explicações , segunda pego a ultima certidao e ja coloco no correrio , espero que no maximo dia 20 chega essa certidao do eresp viu rsrs . seu blogger é massa , brigado fica com Deus .

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Opa Edu, boa sorte e no que precisar estamos aqui :)

  • Anonymous

    Olá Fabio, meu nome é Celia, por gentileza gostaria de esclarecer algumas duvidas sobre meu processo de cidadania. Meu email é ceci_augusto@hotmail.com, teria como me enviar um endereço seu de email, msn ou skype? Você trabalha com consultoria para o processo de cidadania italiana?

    Muito obrigado pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/14708269040392508459 Edu

    Olá Fabio sou eu de Novo Edu , td bem ? Fabio peguei a certidão de casamento do ascendente italiano meu tataravó , Fabio na certidão de Nascimento dele que veio da italia está Giuseppe Vettorello , já na de casamento está José Vittorelli , e de obito José Victorelli , e em quase todas certidoes esta victorelli , você acha que poderia dar algum problema mais a frente ? por só na certidao de casamento esta vittorelli ? abraço e obrigado mais uma vez .

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Celia tudo bem? Escreva pra fabiosaga@minhasaga.org com suas dùvidas que eu respondo! Trabalho sim com consultoria e busca de documentos. Abs

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Edu

    Com certeza: as variaçoes sao muitas. Contrate um advogado especializado em retificaçao para cidadania italiana e corrija tudo que puder. Se precisar de uma òtima indicaçao, escreva pra Dra. Raquel Puertas – rapuertas@yahoo.com – ela é excelente e jà ajudou muitos amigos da Minha Saga. Abs

  • http://www.blogger.com/profile/14708269040392508459 Edu

    mais ja ta muito em cima fabio, dia 27 de janeiro legalizo ja meus documentos , e ta falando que nao precisa mais das retificações com o passar do tempo teve erro mesmo , ta falando que nao precisa mais retificar , seja o que deus quizer eu vou levar la com os documentos traduzidos e com o carimbo do eresp , seja o Que deus quizer fabio .

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Edu

    Recentemente tentei ajudar um rapaz que teve esta mesma idéia: seja o que Deus quiser…

    Veio pra Italia, gastou com passagem aérea, foi pro norte, ficou quase tres meses batendo de comune em comune e no final me ligou e eu tentei ajuda-lo. Quando vi os documentos nao tinha jeito: nem nos comunes em que eu trabalho que sao tolerantes à pequenos erros aceitaram.

    Portanto, nao deixe de comparecer no consulado para legalizar os documentos, para nao perder a data. Porém verifique com o comune onde voce pretende fazer sua pràtica se eles aceitam as variaçoes, senao vai ser tempo e dinheiro perdido! E tenha certeza que Deus quer que as coisas sejam feitas de forma correta, ok??? Abs

  • http://www.blogger.com/profile/14708269040392508459 Edu

    hum td bem Fabio obrigado pela ajuda , tipo to indo para italia para jogar bola ai tem os adivogados do club vamos ver no que da, mais vou sim no consulado , obrigado pela força .

  • http://220282 Elder

    Ola, FAbio, td bem?

    Primeiro quero lhe parabenizar pelo BLOG, muito legal sua iniciativa!!!
    Bem,meu caso e o seguinte: no site do consulado italiano do Rio de JAneiro diz que eu devo levar: ” original do documento a ser legalizado (ou 2ª via em original) de emissão recente, com a firma reconhecida em um “Cartório” da circunscrição ou no ERERIO”. Os meus docts sao do Parana, porem tenho residencia na BAhia( titulo de eleitor ).
    Entao, para legalizar no Consulado do Rio de Janeiro eu preciso necessariamente ir ao EREIRO? Ou Sera que e possivel reconhecer a firma da minha certidao/PR em qualquer CArtorio da BAhia?

    Outra pergunta…Como consigo a cópia da última Declaração de Imposto de Renda, ja que sou isento? A que orgao deve ir?

    Abracos, Elder

  • http://www.blogger.com/profile/14708269040392508459 Edu

    fabio conhece o rapaz do comune meduna di livenza treviso ? meu tataravô nasceu lá entao minha dupla cidadania vou ter que fazer por lá né ? abraço

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Elder

    Sim, voce deverà entregar os documentos ao ERERIO para que eles legalizem as firmas de todos os tabelioes antes da legalizaòao no consulado italiano. Se voce é isento nao apresentou a declaraçao, entre no site do TSE e imprima a Certidao de Quitaçao Eleitoral que consta seus dados eleitorais e também sua residencia. Além disso, nao esqueça de apresentar contas de consumo junto com este documento.

    Abs e boas festas!!!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Edu tudo bem??

    Voce nao precisa fazer sua cidadania onde nasceu seu antenato, voce pode fazer em qualquer comune da Itàlia. Alias é altamenre recomendàvel NAO IR para Treviso ou qualquer outro comune do Veneto!!! Abs

  • http://www.blogger.com/profile/14708269040392508459 Edu

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/14708269040392508459 Edu

    vixe verona fica em veneto né ? to acertando para ir jogar em verona , agora o bicho pego rsrs . mais brigado pelas informações qualquer coisa falo com os caras lá . um otimo ano novo pra vs fabio tudo de bom fera , fica com Deus.

  • Beatriz

    Olá Fábio, como está?

    Finalmente consegui marcar um horário no consulado do Rio de Janeiro para daqui 4 meses, mas ainda não estou certa de como devo proceder para apresentar os documentos corretamente. Eu já tenho em mãos todas as certidões que comprovam o meu direito à cidadania, mas algumas já tem mais de 6 meses de emissão. Aqui começam minhas dúvidas:
    1. Preciso solicitar certidões atualizadas de inteiro teor para apresentar no consulado do Rio de Janeiro?
    2. O segundo passo seria legalizar os documentos no ERERIO antes de traduzí-los ou devo traduzí-los e depois legalizá-los?
    3. Depois de legalizados e traduzidos, devo reconhecer a firma do tradutor.

    Tem alguma etapa que estou pulando? É isso mesmo?

    Agradeço pela sua ajuda.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Beatriz

    Vamos às dùvidas:

    1. Sim, o consulado exige inteiro teor pra legalizar

    2. Antes de fazer qualquer traduçao, os documentos brasileiros devem ser entregues ao ERERIO

    3. Depois que voltar do ERERIO, voce deve levar a um tradutor e informe-se com o pròprio tradutor se é necessàrio reconhecer a firma dele, em caso positivo basta ir no tabeliao que ele mesmo indicar

    A legalizaçao é a ùltima coisa a ser feita, quando chegar no consulado todos os documentos jà devem estar prontos, apenas para receber os carimbos!!!

    Abs

  • Anonymous

    Fábio, obrigada por confirmar o “step-by-step”!!

    Mais uma dúvida que fiquei pensando depois…todas as minhas certidões foram emitidas em São Paulo apesar de hoje eu morar no Rio. O certo é eu mandar mesmo para o ERERIO ou por serem emitidas em sampa devem ir para o ERESP?
    Obrigada mais uma vez,
    Beatriz

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Beatriz

    Os documentos devem ser enviados para o local da circunscriçao de onde voce vai legalizar os documentos, independente de onde foram emitidos.

  • http://www.blogger.com/profile/18329125217244979568 Sirlene

    Oi Fabio, estou com probleminha é gostaria de pedir a sua ajuda,. quero me casar esse ano ai na Italia em Bolongna., na proxima semana estou indo para o Brasil para resolver as papeladas, a minhas peguntas seria o seguinte.: tenho que ir no consulado Italiano para resolver isso? qual consulado?? j’a que moro em Goiânia/Go li no seu blog o passo a passo mais estou ainda em dúvidas, será que vc pode me ajudar???
    deste Agradeço,
    Sirlene

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Sirlene

    Se voce mora em Goiania, seu consulado é Belo Horizonte. Coloque suas dùvidas que eu te respondo, ok?? Abs

  • http://www.blogger.com/profile/05782699378691738344 Blog da Rê

    Olá Fabio, to começando a me informar sobre a dupla cidadania agora, nem comecei a pegar certidões, essas coisas, mais minha dúvida é o tempo para legalizar os documentos no consulado do RJ, sabe me dizer quanto tempo a pessoa demora? no de SP tá para daki a anos!!!
    no RJ ta assim também??
    obrigada!!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Re tudo bem?

    No RJ é ràpido, a espera dura apenas alguns meses!

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/15083977267412845149 Adriano

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/15083977267412845149 Adriano

    Boa tarde Fábio, tudo bem?
    Em junho de 2003 enviamos a ficha de requerimento p/ reconhecimento da cidadania. Esse mês enviei um email ao consulado e eles me retornaram dizendo que eu havia sido convocado a me apresentar e não me apresentei em 23/02/11. Ocorre que não recebi nenhum tipo de aviso para o comparecimento. Nesse caso como devo proceder? Teria como eu entregar os documentos pessoalmente no consulado, já que eles dizem que agora seria apenas por correio? Outra pergunta. Estou com todos os documentos traduzidos desde 2003, porém os traduzidos p/ o italiano estão sem carimbo de firma reconhecida. Você saberia me dizer se tenho que reconhecer firma e ainda encaminhar ao ERESP ou se o próprio ERESP já faz tudo isso? Agradeço sua atenção e aguardo sua resposta!! Muito obrigado!
    Att.
    Adriano

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Adriano

    O que o consulado te respondeu? Escreva outro email solicitando autorizaçao para a apresentaçao dos documentos novamente!!! E agora todos os documentos devem ter a pré-legalizaçao no ERESP antes de serem traduzidos, ok?

    Abraços!!!

  • http://www.blogger.com/profile/15083977267412845149 Adriano

    Boa tarde Fábio! Esclarecendo, moro em Piracicaba, interior de SP.
    O consulado respondeu que devo enviar tudo via correio em até 5 meses e com reconhecimento do ERESP.
    Ocorre que já tenho todas as certidões nacionais com firma reconhecida desde 2003 e também já tenho as traduções feitas por um agente consular daqui de Piracicaba desde 2003 também.
    Minha dúvida. Esses documentos poderão ser usados ou perdi tudo o que já gastei com eles em 2003?
    Obrigado por sua atenção novamente!!
    Abraço!
    Adriano

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Adriano

    Neste caso reuna novamente todos os documentos (tem que ter no maximo um ano de emissao), envie-os ao ERESP, traduza novamente e envie ao consulado!!!

    De graças a Deus que pelo menos o consulado te autorizou a enviar os documentos e nao se preocupe com o que foi gasto em 2003, pois sua cidadania està pròxima de ser reconhecida, ok??

    Forte abraço e parabèns!!!

  • http://www.blogger.com/profile/15083977267412845149 Adriano

    Muito obrigado novamente pelo rápido retorno Fábio!!

    Ultima perguntinha, sem querer “abusar” da sua boa vontade.Quanto tempo levaria da data que eu enviar os documentos ao consulado, até a obtenção da cidadania e consequentemente o passaporte italiano?

    Muito obrigado e grande abraço!

    Adriano

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Adriano

    Impossivel prever, pois estamos tratando de òrgaos pùblicos, entendeu???

    Forte abraço!!!

  • http://www.blogger.com/profile/10443448943006049270 Marilene

    Meu irmão tem cidadania fui legalizar minha certidão no consulado (um carimbo)e alegaram que tenho que pegar uma fila de 10anos !!!! Estou com tudo pronto para fazer um curso fora e queria saber se eu for para a Itália sem essa legalização consigo tirar a minha cidadania

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Marilene

    Nao, sem os documentos legalizados voce nao conseguirà ter o reconhecimento da sua cidadania, nao importa se é apenas um ou mais documentos, a fila para legalizaçao é a mesma.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/08137088618804731880 ***C

    Fábio, td bem? Vi esta postagem(que segue abaixo) e gostaria de saber se vc possue o nome e email dele, pois, os dados conferem com o que tenho, então, com certeza somos parentes. Se puder me ajudar, meu email é vitor265@yahoo.com.br
    Agradeço sua atenção
    ==segue a postagem:

    Edu disse…
    Olá Fabio sou eu de Novo Edu , td bem ? Fabio peguei a certidão de casamento do ascendente italiano meu tataravó , Fabio na certidão de Nascimento dele que veio da italia está Giuseppe Vettorello , já na de casamento está José Vittorelli , e de obito José Victorelli , e em quase todas certidoes esta victorelli , você acha que poderia dar algum problema mais a frente ? por só na certidao de casamento esta vittorelli ? abraço e obrigado mais uma vez .

    Quarta-feira, 15 Dezembro, 2010

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Vitor

    Infelizmente nao tenho os dados do Edu

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/05814256567234260228 Seek and Destroy

    Olá Fábio,

    Vi em um comentário acima de um colega de MT entrar com pedido de legalização junto ao consulado de Porto Alegre por meio do seu pai, residente na capital gaúcha.

    Visto isto, eu pergunto: eu resido em SC (consulado de Curitiba), mas possuo um tio residente em Recife. No caso, ele poderia entrar com o processo de cidadania para toda a família? Inclusive para seus irmão e sobrinhos?

    Abraços e parabéns pelo blog.
    Túlio

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Tulio

    No caso dele, eu recomendei que ele mudasse a residencia para o RS, pois o consulado vai exigir pelo menos doze contas de consumo no nome dele, e como o pai mora là isso é fàcil!!!

    O mesmo serve para o seu caso: seu tio pode dar entrada, porém todos devem ser residentes naquela circunscriçao consular.

    Abraços!

  • http://www.blogger.com/profile/01594327421017694204 Renato

    Fabio, boa tarde!

    Tenho uma dúvida acho que pode me ajudar.

    As certidões que devo enviar para o ERESP são as originais (em português)? São as certidões traduzidas para o italiano? Ou são ambas?

    []‘s

    Renato

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Renato

    Sim, apenas as certidoes brasileiras devem ser enviadas ao ERESP. Depois que elas retornarem com os devidos carimbos é que devem ser enviadas para traduçao e posteriormente legalizadas no consulado de SP

    Abraços!

  • http://www.blogger.com/profile/02862285539649293654 David Meneguette

    Olá Fábio.
    Sou um novo seguidor de seu blog e tenho uma dúvida.

    Consegui reunir todos os documentos desde o meu ascendente italiano até mim. Qual é o próximo passo agora?

    Moro em São Paulo, tenho parentes em Porto Alegre, vale a pena tentar dar entrada por lá? Pois posso abrir uma conta em Porlo alegre e até mesmo mudar meu cartório eleitoral pra la. Será que após 12 meses feito isso eu conseguiria dar entrada na legalização lá em quanto tempo?

  • http://www.blogger.com/profile/02862285539649293654 David Meneguette

    Olá Fábio,

    Atualmente neste ano de 2011,
    Caso eu vá para a Itália tirar a cidadania por lá, posso ir apenas com a legalização do ERESP?

    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola David seja bem-vindo!!!

    Se voce conseguir comprovar 24 meses de conta de consumo + o titulo de eleitor pode sim legalizar por POA, eles nao exigem ERESP e sim que os documentos tenham a firma reconhecida em tabelionato por là.

    Abraços e Feliz Pascoa!!!

  • http://www.blogger.com/profile/12348991449116581687 fernanda

    Ola Fabio, eu estou com umas duvidas, minha irma concluiu a cidadania em 2008(Verona) eu estou com meus docs no comune de Alessandria, pois tenho um amigo que mora la e por questao de residencia, fui pra casa dele, ele nao eh consultor, esta me cedendo a casa somente, estou fazendo por conta propria, o problema eh que minha nao renuncia ja chegou, mas a Senhora Baratta, responsavel nesse departamento disse que falta a nao renuncia do meu bisavo(italiano que foi da Italia para o Brasil) seria essa nao renuncia o certificado de nao naturalizacao??? ela diz que nao estava anexado no processo da minha irma, mas nao estou entendendo pois se eh esse o documento, porque ela disse que tem q ser pedido a nao renuncia dele pra Sao Paulo??? meus avos e meus pais e eu sempre moramos no Parana. Estou com uma duvida enorme, Sera que vc poderia me ajudar???

    Obrigada, Denise.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Denise

    Volte ao comune e pergunte especificamente o que a oficial precisa, voce tem certeza que a CNN estava na relaçao de documentos em Verona? E outro detalhe: o italiano casou-se ou morreu no estado de SP??

    Està muito confuso, procure saber melhor o que ela quer (voce fala italiano?)

    Abs e depois volte aqui pra nos contar, ok??

  • http://www.blogger.com/profile/12348991449116581687 fernanda

    Ola Fabio, obrigada por responder, sera que eh possivel falar com vc, atravez de email ou telefone?? acho q vou precisar de sua consultoria, nao falo italiano, e esta dificil me comunicar no comune, sera que eh possivel??

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Fernanda

    Escreva para fabiosaga@minhasaga.org

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/03140715169330740155 telo

    Fábio, te contatei por e-mail a respeito da pasta de um primo e vc. me respondeu há menos de uma semana. Não sei se está lembrado

    Vamos lá, ve se pode me tirar uma dúvida.

    O consulado, “milagrosamente”, em poucos dias me respondeu, sendo que encontrou a pasta do meu primo e me informou o nº que não sabíamos. Informou, tb, que não preciso apresentar todas as certidões.

    Okay.

    Ocorre que agora não sei o que fazer…

    1- Já devo requerer as certidões faltantes traduzi-las e mandá-las ao Eresp, antes de enviar a solicitação de processo ao consulado, ou devo apenas mandar a requisição aguardar ser convocado, para tão somente requerer as certidões, traduções etc.??

    2- Em São Paulo temos que o tempo de espera para reconhecimento aqui e para legalização de doctos para reconhecimento na Itália é praticamente o mesmo. O que você sugere ser feito? Dar entrada aqui mesmo? Apenas agendar para validação de doctos e entrar na Itália? Ou fazer os dois?

    Vlw!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao telo

    No seu caso, como pretende também dar entrada pelo consulado, pode utilizar a pasta jà apresentada anteriormente por um familiar, porém o tempo de cidadania e legalizaçao nao é o mesmo, eu sugiro que voce agende seu agendamento para legalizaçao e também entre na fila, ok?

    Abraços!

  • http://www.blogger.com/profile/02595205531702018499 dba_br

    Ciao Fabio…

    Per favore, minha documentação já foi retificada e estou com todas as certidões necessárias em Inteiro Teor…. agora, foi a surpresa da fila de espera em SP (moro no interior de SP)…. tenho amigos em Porto Alegre, Curitiba e no RJ….. na sua opinião para onde devo “mudar” residência para legalizar o quanto antes…. considerando burocracia x tempo espera….

    Grazie mila

    Davi Antonucci

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao Davi

    Todos os consulados agora estao com agendamento online, se voce puder escolher onde comprovar residencia escolha POA, que é o consulado que envia a non rinuncia mais ràpido!!!

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/09480331061084530567 Herminio

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/09480331061084530567 Neto

    Boa tarde! Fábio

    Somente uma dúvida, meu primo que residia no interior de SP já esta na Italia desde de 2008, no mês passado ele me enviou todas as certidões junto com as traduções, reconheci firma no cartório envie ao ERESP e já retornaram, agora ele me disse que o pai dele virá até SP capital para ir ao Consulado, por favor me confirme, se ele não tiver o agendamento irão atende-lo no consulado???
    Pelo que entendi caso ele tenha agendado seria somente o agendamento feito em 2009 então quando ele podera ser recebido hipoteticamente.

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Neto

    E’ isso mesmo: o consulado em SP sò atende as pessoas que tem fizeram o agendamento pelo site e receberam o email com a data e horàrio de comparecimento.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/14419261023892566220 William

    Olá, Fabio. Parabéns pelo seu blog. Gostaria de fazer uma pergunta, sou de São Paulo, capital.
    Eu comecei meu processo de busca de documentos e uma assessoria está procurando as certidões de nascimento e casamento do meu bisavô na Itália. O resto eu já tenho tudo.
    O próximo passo é levar ao tradutor juramentado, depois mandar pro ERESP e depois legalizar, certo?
    Eu pretendo viajar para Itália por alguma assessoria pra fazer o processo de cidadania lá. Vou ter que esperar 10 anos pra legalizar tudo isso pelo consulado mesmo? Ainda não agendei nada.
    Obrigado.
    William

  • http://www.blogger.com/profile/02595205531702018499 Davi Antonucci

    Fabio, vc acha q o processo contra o consulado de são paulo funciona? a advogada (Daniele) me garantiu q a sentença sai em 10 meses e o consulado é obrigado a fornecer a legalização…
    Ver:
    http://www.cidadaoeuropeu.com/novo-site/

    Custo EU$ 3000 parcelados. Grazie

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola William bem-vindo!!!

    Se voce é de SP deve agendar uma data através do site do consulado e infelizmente aguardar a data para comparecimento.

    Cuidado com os ‘atravessadores’ tem muita gente oferecendo serviços para agilizar o tempo de espera e muitas pessoas estao sendo prejudicadas por isso, ok??

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Davi bom dia

    Allora, eu ainda nao me pronunciei sobre este tema (e olhe que tenho centenas de pessoas me perguntando a mesma coisa :)) porque a coisa é bem mais complexa do que parece.

    Uma cidada brasileira entrou na justiça com dois pedidos:

    1 – Solicitar a legalizaçao num tempo hàbil e decente

    2 – Condenar o sistema informàtico do consulado

    Na sentença deferida, ela ganhou a primeira e perdeu a segunda. Porém o que chama a atençao é que foi utilizado e infelizmente lembrado um artigo de uma lei de 1990 dizendo que um processo de cidadania pode durar atè 240 DIAS – 8 meses…

    A questao é: se eu entro contra o consulado para legalizar, quanto tempo vao demorar pra mandar a non rinuncia??? Terei que entrar novamente com um recurso para garantir o envio da non rinuncia???

    Conversei com dois advogados e a resposta foi: nenhnum advogado sério pode garantir o resultado de uma açao, pois nao depende dele e sim de um juiz, pense nisso ;)

    Abraços e logo logo eu publicarei uma matéria completa sobre a sentença do TAR em Roma e seus provàveis efeitos

  • http://www.blogger.com/profile/01305863123112448498 Gu

    Amigos: estou chocado! Desde 2001 que estou na busca pelo documentos para o reconhecimento da minha cidadania italiana. Hoje, agora, acabei de receber minha data para me apresentar no conulado italiano: 2021 !!!!!!!! Sem palavras.

  • http://www.blogger.com/profile/02430936015036753760 Renata Poletto

    Oi Fábio,

    Vê se consegue me ajudar aqui,
    estou pedindo a legalização de títulos (historicos escolares e diploma) para estudo na Italia, ja peguei todos os doc. devo reconhecer a assinatura de todos os diretores e reitores? ou é só enviar pro eresp? outra coisa: devo mandar pro eresp todos os documentos com suas traduções juntas para autenticar as assinaturas e pré legalizar os doc.? ou não?

    Vlew desde já!
    Renata

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Renata

    Voce deve ir no consulado – setor studio, là eles te darao uma lista com os passos a serem realizados para a convalidaçao do diploma, atualmente nao tenho idéia do procedimento!!!

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/18148611172064129712 sirlene barreto

    Ola,Fabio primeiramente parabens pelo seu blog, irei me casar e estou com duvida sobre o documento de declaraçao de solteiro e impedimentos ao casamento,e necessario so reconhecimento das firmas das duas testemunhas no cartorio,ou tbm e necessario levar ao ERERIO,sou do RJ e uma vez q a declaraçao de solteiro esta incluida em um so documento com a de impedimentos e preciso emitir outra pelo cartorio onde esta registrado o meu nascimento?Obrigada,pelo esclarecimento!!!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Sirlene

    A declaraçao de solteiro deve ter apenas o reconhecimento das firmas e nao deve ser traduzido, pois servirà para que voce apresente no consulado brasileiro aqui na Itàlia, verifique no post Casamento na Italia – Passo a Passo ok?

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/04581389558328636535 Palestrino

    Ola Fabio, tudo bem? Antes de mais nada, parabens pelo blog, ele eh sensacional!

    Hoje meu irmao foi entregar nossa documentacao no Consulado Italiano em Sao Paulo.

    Temos tudo “quase certinho” com duas complicacoes:

    (1) Os erros tradicionais de grafia, que porem nao geram ambiguidade (Giuseppe x Jose, Teresa x Thereza, etc.)

    (2) Nao tenho o casamento do meu bisavo. Nos nascimentos de varios dos filhos do meu bisavo (isto eh, do meu avo e de varios tios-avos), consta que ele teria se casado na cidade de Guarani, porem obtive certidoes negativas tanto do Cartorio de Guarani quanto da Igreja de Guarani.

    Meu irmao contou que no inicio da entrevista, a mulher comecou super defensiva, mas conforme ele foi apresentando todos os documentos e argumentos, um a um, ela ficou mais receptiva.

    Ele deixou todos os documentos no Consulado e obteve um formulario onde o Consulado nao pediu nenhum documento adicional. Ela escreveu “Documenti ricevutti da controllare”.

    A mulher leu todos os documentos com cuidado durante a entrevista e nao reclamou dos problemas de grafia.

    Voce acha que temos boas chances de conseguir a cidadania, ou eles ainda podem negar o processo?

    Ela disse que eles iriam nos dar um retorno, mas se negou a dar uma previsao de quando.

    Voce sabe quanto tempo o Consulado demora pra dar retorno?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Palmeirense

    Voces estao fazendo o processo de cidadania diretamente no consulado e foram chamados para entregar os documentos, è isso? Se sim, a partir de agora em média entre 90 dias voces receberao uma carta com a confirmaçao (ou nao) do reconhecimento da cidadania de voces, caso exista algum problema com a documentaçao voces serao informados sobre quais os problemas e como resolve-los, ok?

    Abraços e sucesso!!!

  • http://www.blogger.com/profile/14659349671286219069 Laverson

    Olá Fabio, parabéns pelo seu Blog, simplesmente demais…

    Fabio, depois de alguns anos finalmente esta chegando o dia do agendamento da Minha esposa.

    Só que são tantas as informações que realmente estamos meio perdidos, veja se você poderia nos ajudar com algumas questões.

    O primo da minha esposa, já fez todo o processo diretamente na Italia, a alguns anos; Na epoca a legalização podia ser feito por lá. No entanto agora como sabemos, temos que proceder a legalização pelo Brasil.

    Minha esposa já esta com toda a documentação da parte dela.. ou seja certidão de casamento (somos casados no civil) certidão de nascimento da mãe, e de casamento (com a verbação de divórcio) minha sogra é divorciada.

    As dúvidas são:

    Vamos precisar da documentação do avô dela para apresentar juntamente com os documentos dela, visto que este já foi utilizado no processo de cidadania do meu primo?

    Vamos precisar reconhecer firma no ERESP da documentação dela e da mãe, antes de apresentar no consulado no dia agendado?

    Precisa já fazer as traduções dos documentos delas antes da apresentação?

    Bom seriam estas as dúvidas.

    Só para constar, aguardamos por 4 anos o agendamento… :-)

    Grande abraço, parabens…

    Laverson

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Laverson seja bem-vindo!!!

    Em qual consulado sua esposa vai legalizar os documentos, pelo texto acredito que seja em SP, certo??

    Jamais foi possivel a legalizaçao dos documentos aqui na Itàlia, portanto se um primo fez isso, foi feito de forma irregular. Isso significa que è melhor que sua prima reuna novamente todos os documentos, a partir da certidao de nascimento italiana, pois o consulado agora està analisando todos os documentos para poder legalizar, ok??

    E todos os documentos brasileiros devem estar legalizados pelo ERESP e depois traduzidos por um tradutir juramentado ou patronato, ok??

    Abraços e qualquer dùvida corra aqui pra perguntar, pois se a documentaçao estiver incompleta, ela perderà a legalizaçao, e terà que entrar na fila novamente!!!

    Abraços ao casal ;)

  • http://www.blogger.com/profile/14659349671286219069 Laverson

    Olá Fabio, obrigado pelo Feedback…

    Isso, é no consulado de SP que está agendando…

    Por via das dúvidas realmente estamos reunindo toda a documentação.

    Não queremos correr o risco de chegar lá faltando alguma coisa…

    Uma dúvida, eu tenho uma copia simples da Certidão de Nascimento do nosso AVO.. toda em Italiano… eu poderia apenas apresentar esta copia.. juntamente com todos os outros documentos brasileiros da parte dele, estes claro, certificados e traduzidos? ou precisaria desta certidão de nascimento original?

    Muitissimo Obrigado,
    Fica com Deus,

    Laverson

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Grande Laverson

    Todos os documentos devem ser originais, incluindo a certidao do italiano, pois o consulado farà a analise dos documentos. Se voce jà tem uma copia, peça uma nova certidao ao comune, assim voce jà vai com todos os documentos corretos no dia da legalizaçao!!!

    Forte abraço e fique com Ele também :)

  • http://www.blogger.com/profile/13362760222569867341 Devaneios e Expressões

    Olá, estou levantando os documentos para a tirada da cidadania…
    A minha dúvida é com relação aos documentos do meu bisavô italiano.
    Ele e a minha bisavó nasceram e casaram na Itália e depois vieram pra ca.
    Para apresentar meus documentos aqui no consulado eu já preciso ter os documentos de nascimento e casamento dos meus bisavós?

    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Devaneios

    Seja para dar entrada no reconhecimento no Brasil, seja para legalizar os documentos para dar entrada aqui na Itàllia os consulados exigem a apresentaçao dos documentos do italiano. No primeiro caso basta a certidao de nascimento, para legalizar è necessàrio todos os documentos, que serao verificados pelo respectivo consulado afim de verificar se existe a transmissao e/ou quaisquer impedimentos ou necessidade de documentos adicionais.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/02400955038628176439 Leo

    Fabio, duas dúvidas:

    1 – para legalizar no cons. de SP é preciso autenticar a CNN ou basta o reconhecimento pelo MRE (ERESP ou Brasília)?

    2 – certidões de outro estado devem ser autenticadas em tabelião de SP ou basta a legalização pelo MRE (ERESP ou Brasília)?

  • http://www.blogger.com/profile/02400955038628176439 Leo

    três pequenos adendos:

    1 – caso haja necessidade de autenticação de certidões de outros estados por tabelionato paulista, este (tabelião) deve ser da capital ou pode ser de qualquer cartório do interior?

    2 – autenticação pelo MRE (Brasília) serve para SP? (Obs: eles autenticam documentos de todo território nacional).

    3 – necessário levar algum comprovante de residência específico quando da entrega dos docs. para legalizar? (já tenho data agendada para o mês que vem).

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Leo

    1 – E’ preciso autenticar a CNN e depois envià-la para o ERESP;

    2 – Certidoes de outros estados devem ser enviadas ao MRE em Brasilia para que o consulado de SP aceite legalizà-las

    Sempre è necessàrio apresentar um comprovante de residencia no dia da legalizaçao

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/02400955038628176439 Leo

    Deixa eu ver se entendi, quando você diz autenticar a CNN está se referindo àquela feita no site do Ministério da Justiça, não autenticação em tabelionato (cartório), certo?

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07170119486647913028 Neytali Oliveira

    Ola Fabio!
    Tudo bem?

    Estou com duvidas numa coisa.
    Estou agora na Italia, pela 2° vez, mas na primeira eu era de menor, mas agora sou maior de idade, voltei para morar de vez, sendo que vim com uma carta de 3 meses, como turista no caso, mas metade da minha familia ja sao naturalizadas italianas, menos minha mae que esta ainda no Brasil, entao como faço para legalizar meus documentos aqui, sem ter que precisar voltar para o Brasil? O detalhe, é que nao tenho nenhum documento traduzido em italiano ainda. Sera que vai ser preciso mesmo eu voltar para legaliza-los e tornar com eles traduzidos e legalizados? Desde ja, muito obrigada!! Tudo de bom pra voce!

  • http://www.blogger.com/profile/07170119486647913028 Neytali Oliveira

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    la Neytali

    Aqui na Itàlia nao existe nenhum tipo de procedimento que possa ser feito sem os documentos legalizados pelo consulado italiano no Brasil – voce deverà retornar, preparar tudo e sò assim voltar à Italia para conseguir permanecer mais que 90 dias.

    Abraços!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07056029709968179269 Pianista Marcus Soares

    OLA FABIO TUDO BEM?
    EU FALEI COM VC EM JULHO SE EU NÃO ME ENGANO!
    QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS QUE EU DEVO ENCAMINHAR PRO ERESP(NECESSARIOS PARA O CASAMENTO NO CIVIL E NA IGREJA)?
    PRECISO IR NO CONSULADO AQUI NO BRASIL??
    E QUANTOS DIAS DEMORA PRA SAIR A PUBLICAÇÃO DO CASAMENTO NA ITALIA?
    POSSO MANDAR OUTROS DOCUMENTOS PRA LEGALIZAR NO ERESP(TAIS COMO: ESCOLAR E OUTROS)
    E SE EU CONSIGO ENTRAR DIRETAMENTE DE NAVIO POIS EU TRABALHO EM 1 COMPANHIA ITALIANA E DESEMBARCO EM VENEZA?

    OBRIGADO FABIO!!!!!!!!!!
    SUCESSO
    E MAIL: SOARESKURZ@HOTMAIL.COM

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Marcus

    Nao entendi sua pergunta: voce pretende se casar aqui na Itàlia?

  • http://www.blogger.com/profile/02591864982554868989 Antonio

    Ola Fabio!

    Primeiramente parabéns pelo blog e pela generosidade em compartilhar tantas informaçoes!

    Solicitei agendamento no consulado de SP desde 2001, que so foi computado em 2003, e sou o numero 39952….enfim, sendo que eles estao no 25 mil à 5 mil por ano…rsrsrs…..tristeza…

    Minha questao é: Estou morando na França ha 3 anos, e pensei em dar entrada pelo consulado de Paris, porém o procedimento é o mesmo…preciso legalizar os docs…nao tem como solicitar a legalizaçao das CN em outro consulado que nao o de SP, sendo que nao moro mais no Brasil? enfim, sabendo claro que a maioria das CN sao do estado de SP e meu titulo de eleitor tb….afff…

    Obrigado antecipado e sincèro pela sua atençao meu caro!

    Abraço, Antonio

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Antonio

    Voce so consegue dar entrada no processo de cidadania num consulado no exterior se tiver um visto por tempo indeterminado – pois qualquer outro tipo de visto nao é aceito pelo consulado italiano.

    E a legalizaçao sò pode ser realizada no pais onde os documentos foram emitidos – independente de onde voce estiver fisicamente, ok?

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/02591864982554868989 Antonio

    Ola Fabio, obrigado pela pronta resposta!

    Quanto ao visto c’est bon, ja confirmei com o consulado se posso dar entrada com meu “Titre de Sejour”.

    A questao é, nao estando mais morando em SP ha algum tempo, posso solicitar a legalizaçao no consulado do Rio por exemplo, pois pelo visto é mais rapido?

    E se sim, teria tb que transferir o titulo e apresentar comprovantes de residencia? sendo que nao moro nem voto à 3 anos?

    Enfim, grazie in anticipo!

    Antonio

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Antonio

    Que òtimo!!! Em relaçao à legalizaçao voce deve faze-la no local da sua ultima residencia no Brasil – e atualmente o consulado de SP è ràpido – basta agendar pelo site jà para o mes seguinte – o dificil è encontrar vagas.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/02591864982554868989 Antonio

    Carissimo Fabio, bom dia!

    Obrigado novamente pelas uteis informaçoes!! Creio que haja uma esperança!…?;)

    Afim de recomeçar todos os pedidos de certidoes novamente (pois as minhas ja datam de 2 anos) você poderia me confirmar 3 coisas? :

    1 – Minhas primas de 2° ja tem nacionalidade italiana, ja apresentaram os documentos relativos ao meu bisavô. Eu so possuo um xerox do seu “certifica di nascita” e o numero da pasta no consulado de SP que elas me passaram.
    Pergunta: Pra fins da legalizaçao, devo correr atràs de outra certidao original dele na comuni de origem? E também da negativa de naturalizaçao? Ou elas ja constam do banco de dados consular?
    Pra fins do reconhecimento da cidadania vou confirmar com o consulado da frança se por outro lado é preciso apresentar de qualquer forma a certidao do antepassado aqui caso nao tenham vinculos de dados com o de SP (bem provavel)…

    2- Sei que vc ja postou isso no blog mas queria atualizar depois dos retornos que você teve se as certidoes à apresentar para LEGALIZACAO sao todas em inteiro teor(nascimento, casamento e obito quando houver)

    3 – você sabe se o sistema abre para inscriçoes às 00:00 horas da primeira segunda feira util do mês?

    Enfim, MEGA HIPER MUITO Obrigado Fabio….vc vai pro céu.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Antonio

    Vamos là:

    1 – Para fins de legalizaçao voce pode aproveitar a copia que voce tem, para a analise consular. Porém è importante que voce tenha o documento original recente, pois aqui na Itàlia somente documentos originais sao aceitos.

    2 – Nao, o consulado de SP aceita legalizar certidoes simples – porém se voce pretende dar entrada no consulado italiano, voce deve reunir todas as certidoes em inteiro teor, assim como os òbitos.

    Abraços e obrigado pelo carinho ;)

  • http://www.blogger.com/profile/16082014130845171335 FERRARI

    SALVE FABIO!

    Preciso sanar algumas dúvidas:
    Sou cidadao Italiano, eu e minha esposa estamos no Estado do Mato Grosso no Brasil, Assim sendo o Consulado que nos atende é o de Sao Paulo, queremos dar entrada na naturalizaçao italiana dela aqui no Brasil no referido Consulado. Por acaso voce sabe o tempo medio da naturalizacao por matrimonio neste consulad? Qual o tempo de validade do estratto di matrimonio para apresentaçao no sonsulado? E por ultimo como legalizar no ERESP se o mesmo apenas legaliza documentos de cartorio do Estado de Sao Paulo? (minha esposa nasceu em Mato Grosso)

    Um grande abraço e mais uma vez parabèns pelo otimo serviço prestado.

    Marcelo Ferrari

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Marcelo

    Nao tenho idéia do tempo que pode levar um processo de naturalizaçao no consulado de SP – porém convém voce entrar no site do consulado e ler o roteiro que eles publicaram. Também è oportuno que todas as perguntas que voce fez aqui, faça por escrito ao consulado de SP e depois deixe guardada a resposta – pois em caso de mudanças de procedimentos no consulado, pelo menos voce vai ter como comprovar o que lhe disseram, ok?

    O documento emitido no Mato Grosso deve ser enviado ao MRE em Brasilia ao invés do ERESP.

    Abraços e sucesso, sempre!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07127439139599324211 A.

    Olá Fabio e galera, tudo bom?

    Estou com medo de ter feito coisa errada, agora que andei relendo alguns dos posts.

    Tive que ir a Brasília e aproveitei para levar meus documentos no MRE. Só que eu e todos os documentos dos meus antepassados são de São Paulo… Eu tinha que ter enviado obrigatoriamente ao ERESP? Será que terei problemas?

    Outra coisa: até hoje não consegui a CNN e já devo ter pedido a um mês! Quando conseguir vou ter que enviar ela para o ERESP? Se sim, pode dar problema ter só a CNN legalizada no ERESP e o resto das certidões no MRE?

    Amigos, mais alguém demorou para conseguir a CNN? Tem alguma coisa que possamos fazer?

    Obrigada,
    Ana

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio Barbiero

    Ola Ana

    Fique tranquila em relaçao aos documentos no MRE, legalizando diretamente na fonte voce nao terà nenhum problema nao.

    Em relaçao a CNN, voce entrou no site do Ministerio da Justiça e tentou emiti-la online?

    Abraços!!!

  • Juliana

    Ola, Fabio.

    Não consigo horário no consulado de SP, e me mudo para a França mes que vem. Se levar os docs com a legalização do ERESP, traduções, etc., consigo terminar o processo na Embaixada Italiana na França? Ou a Embaixada Brasileira pode me ajudar?

    Att,

    Juliana

    • http://www.minhasaga.org Fabio Saga

      Olá Juliana

      Nem pense nisso: documentos para fins de reconhecimento da nacionalidade italiana sem a legalização do consulado geral da Italia no pais onde foram emitidos não servem absolutamente pra nada no exterior!

      Embaixada brasileira cuida de documentos brasileiros, não tem nada a ver com o processo de cidadania italiana.

      Abraços

  • Pingback: Novo endereço do ERESP | Minha Saga

  • Juliana

    Olá Fábio, encontrei seu blog hoje e sinceramente é um dos melhores que já vi, só queria ter encontrado antes :/
    Preciso emitir uma certidão suprida/tardia do meu bisavô que nasceu no Brasil (filho de italiano), temos somente o batistério dele e como ele nasceu em 27/12/1889 creio que seja obrigatório o registro civel dele, você sabe me dizer se existe algum problema com isso? Ele tem as certidões de casamento e óbito registrados em cartório, mas a de nascimento não tem, fizeram o casamento através do batistério na época. Sou do estado de SP, vc sabe me dizer se por um acaso esse documento não é aceito aqui ou na Italia?
    Obrigada

    • http://www.minhasaga.org Fabio Saga

      Olá Juliana

      Depende do comune / consulado – via de regra certidões supridas não são válidas para a prática pois nestes casos o declarante não foi o pai e sim o juiz entendeu? Por isso é fundamental ter algum tipo de documento que comprove que o pai reconheceu o filho – como o batismo que você citou.

      Abraços

  • Aline Fontebasso

    Olá Fabio, gostaria de saber se a ERESP faz a legalização dos documentos para a cidadania , porque há tanta procura pelo MRE em brasília?E outra dúvida que tenho é em relação a CNN, ela deve passar por um tabelionato antes de ser legalizada nas Relações Exteriores? Este deve ser o 27º cartório como disse em outro post, pois moro em Jundiaí, queria saber se pode ser outro? Gostaria de agradecer desde de já e parabenizá-lo pelo blog. Atenciosamente.

    • http://www.minhasaga.org Fabio Saga

      Olá Aline

      Porque ao contrário do ERESP que devolve os documentos em até 30 dias, a legalização no MRE é feita na hora. Sobre o tabelionato, isso não é mais necessário, basta que as certidões tenham a firma do tabelião no próprio documento para que o ERESP faça a devida legalização dela. Abs

      • Aline Fontebasso

        Bem, me desculpe mas quero tirar todas as dúvidas para não ter problemas, a negativa de naturalização emitida pela internet juntamente com a autenticação dela no site bastam para ser enviada jundto com as outras certidões em inteiri teor para as relações exteriores? E no caso do MRE se eu mandar os documentos pelo correio demora a mesma coisa que no EREPS correto? Obrigada

        • http://www.minhasaga.org Fabio Saga

          Olá Aline

          Leia as instruções que constam no site do ERESP:

          4.3. DOCUMENTOS EXPEDIDOS POR VIA ELETRÔNICA

          Há duas formas do documento emitido por via eletrônica atender os requisitos de legalização:

          a) Documentos com identificação de autenticidade

          (Certidões de Antecedentes Criminais e de Naturalização, Certidões da Justiça Eleitoral, algumas certidões simplificadas da JUCESP, alguns documentosemitidos pelo Tribunal de Justiça, Documentos escolares de algumas faculdades e escolas, declaração de inscrição no CPF, algumas certidões emitidas pela Receita Federal do Brasil e Ministério da Fazenda)

          i. legalizamos, exclusivamente, os documentos emitidos por via eletrônica que estejam acompanhados da respectiva confirmação de autenticidade obtida em Cartório do Estado de São Paulo ou disponível no mesmo sítio eletrônico da instituição que o emitiu. É preciso imprimir a página contendo a certificação de autenticidade e enviá-la anexa aos documentos.

  • Leandro Abilio de Oliveira

    Olá,
    No site do consulado diz que os documentos devem ser legalizados no ERESP, porém o ERESP diz que só realiza legalização de documentos emitidos no estado de São Paulo.

    Tenho duas certidões que foram emitidas em Poços de Caldas-MG e uma em Ouro Fino-MG.

    Posso realizar a legalização de todos os documentos em Brasilia no MRE mesmo assim?

    • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

      Olá Leandro tudo bem?

      Você pode optar por duas soluções:

      1 – Legalizar os documentos de SP no ERESP e aqueles de MG no EREMINAS

      2 – Legalizar todos diretamente no MRE em Brasilia

      Abs

  • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

    Olá Giuliana tudo bem?

    Não conheço pessoalmente o MRE, sugiro que você entre em contato diretamente com eles para poder obter essa informação, ok? Depois volte aqui para compartilhar o resultado conosco ;)

  • Ferrarese

    Ola Fabio,ja estou com todos os docs para enviar ao ERESP,e traduzi-los em seguida,minha duvida é: como sou de Santos,SP,posso após os 2 primeiros passos,legalizalos no consulado de brasilia?ja que é na hora? seria o MRE?obrigado este blog é tuddoo!!

    • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

      Ciao Ferrarese

      Sem problemas, você pode legalizar tanto no MRE quanto no ERESP, porém verifique com atenção que o MRE tem um limite de documentos diários para legalizar na hora, não me lembro se são 8 ou 10, portanto dependendo da quantidade de documentos que tiver, perderá 2 dias lá, ok? Abs

  • Ferrarese

    FABIO BOM DIA AMIGO ,ME CONFUNDI COM A RESPOSTA QUE DEU AO ANTONIO,,,,,EU PRECISO SABER SE PARA EU LEGALIZAR AS CERTIDÕES PESSOALMENTE NO MRE DE BRASILIA,TENHO QUE LEVAR O NASCIMENTO E CASAMENTO DO ITALIANO PRA SER LEGALIZADO? ,,,,,,,JA QUE ELE FALECEU AQUI NO BRASIL,LEVO APENAS O OBITO DELE CERTO?

    E SE APÓS LEGALIZAR AS CERTIDÕES NO MRE DE BRASILIA,NA HORA( QUE SEJE EM 2 DIAS COMO ME DISSE PELO NUMERO DE CERTIDÕES),TENHO QUE LEGALIZAR APENAS NO CONSULADO DE SÃO PAULO,JA QUE NASCI EM SANTOS? OU PODE SER NO CONSULADO DE BRASILIA TAMBEM?NOSSA OBRIGADOO TA CHEGANDO A HORA GRAZIE

    • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

      Ciao Ferrarese tudo jóia?

      No caso das certidões brasileiras, elas devem ser enviadas ao MRE (ou no seu caso ERESP) e não há a necessidade de mandar os documentos italianos.

      Após os documentos brasileiros estarem com o carimbo do MRE, você deve mandá-los para tradução e depois levar o jogo de documentos (originais italianos e brasileiros + tradução) para legalizar no consulado onde você é residente! Se você mora na região de SP deve legalizar em SP, se mora em Brasilia deve levar a Brasilia, independente do local onde os documentos foram emitidos, entendeu? Grande abraço, falta pouco rsrs

  • Pedro

    Olá Fabio, tudo bem?

    Para enviar ao ERESP a certidão tem que estar com firma reconhecida no cartório?

    Valeu

    • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

      Ciao Pedro

      Os leitores que efetuaram a legalização por lá recentemente disseram que não foi preciso ter a firma reconhecida. Verifiquei agora no site do ERESP e também não consta nada. Grande abraço!!!

      • Pedro

        Ah, então ok. Muito obrigado.

        Uma das minhas certidões está com firma reconhecida. Não vou ter problema com ela na tradução e no consulado né?

        • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

          Não, isso sequer é considerado pelo consulado pra legalizar, fique tranquilo!

  • ana

    oi gostaria de saber se a certidão de antecedentes criminal emitida pela policia federal, que não possui assinatura para ser reconhecido firma, pode ser madado para eresp?

    • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

      Olá Ana

      Sim, entre no site do ERESP que lá constam as instruções para a legalização de documentos emitidos pela internet. Abs

Mais em Cidadania, Dicas Úteis, FAQ
Novas cidadas italianas – Patricia e Giovana Rossi

Ola amigos, quero apresentar a voces a dupla dinamica de Sorocaba - interior de Sao Paulo: Patricia e Giovana Rossi...

Fechar