Puxão de orelhas – Processos em Verona

Amigos, já estou de volta à Italia depois da ida a Londres, tenho um monte de coisas pra contar, as fotos do Sagakontro – que graças a God foi um sucesso! – porém senti a necessidade de escrever antes de mais nada sobre os processos em Verona!
Atualmente o comune de Verona é um dos piores comunes para a realização da prática de cidadania. Depois da residência confirmada, eles ‘agendam’ uma data para a entrega dos documentos e pasmem: geralmente após 6 meses da confirmação da residência!!!
Eu sinceramente não entendo com tanta informação na rede, tantos sites, blogs, comunidades e outras fontes as pessoas ainda escolhem ir à Verona.

E principalmente a galera do Paraná que vai em peso. Dizem que vão porque algum familiar já fez anteriormente (anos atràs) e mesmo assim querem arriscar! O pior é quando alguem me escreve perguntando se Verona é um bom comune, eu respondo que nao e depois de alguns meses recebo outro email da pessoa, geralmente desesperada perguntando se existe algo a ser feito. Infelizmente nao, pois a quantidade de brasileiros por là supera – e muito – a capacidade do comune em desenvolver os processos, pois eles trabalham com um numero limitado de processos por mes.

Vejam alguns exemplos de como funciona o comune de Verona:


e mais um:



Vejam o relato de um de nossos leitores:

“Dei entrada na minha pratica em agosto de 2008 e estou prestes a ser chamado para concluir minha cidadania. Ontem fui no comune de Verona (por sinal pessimo lugar p/a pratica) e eles me disseram que tinham somente duas pessoas na minha frente e que dentro de no maximo 10 dias me chamariam e tambem me perguntaram se eu tinha o permesso di soggiorno…..”

Ele deu entrada em agosto de 2008 e estamos em junho de 2009!!!

Entao amigos, peloamordeDeus fujam do comune de Verona, a Italia tem 8100 comunes (dados de 2009), entao voces tem a escolher ainda outros 8099, ok?

Abbracci a tutti!!!

 

  • Gabriela Galbiatti

    Ola Fabio! sei que esse post e bem antigo, mas foi o que mais se enquadrava para minha duvida. Vamos la…. em Janeiro de 2015 eu minha mae e meu irmao apresentamos os documentos para o reconhecimento da cidadania, todos juntos, no comune de Viterbo. No final de marco, a certidao de nascimento do meu irmao foi transcrita, e a minha, em abril. Mas a oficial do estado civil ate hoje nao concluiu a cidadania da minha mae, e o que ela diz e que pelo fato de minha mae ter se casado, mudado de nome, se divorciado, e mesmo assim manteve o nome de casada, ela nao pode fazer a certidao de nascimento com o nome de casada e se fizer com o nome de solteira, a mae que esta registrada na minha certidao e na do meu irmao, nao existe. Enfim, super enrolada. Entramos em contato com o consulado italiano em Sao Paulo e fomos informados que ela (oficial do estado civil) deve entrar em contato diretamente com eles, para que seja instruida de como proceder, mas que sim, e possivel. E ate hoje (abril 2016) a cidadania da minha mae ainda nao foi reconhecida. Gostaria de saber se existe algum prazo maximo para que o comune complete o processo de cidadania e onde posso encontrar essa informacao. Muuuuuuito obrigada

    • Olá Gabriela, sua mãe apresentou a certidão de casamento com as averbações junto com o processo de divórcio? Nestes documentos já constam todas as informações que o oficial di stato civile do comune precisa para transcrever o documento dela, ok? Abraços

      • Gabriela Galbiatti

        Sim Fabio. Inclusive na certidão de nascimento dela também diz que ela casou, passando a assumir o nome atual, divorciou-se e manteve o nome de casada. Mesmo assim o oficial não sabe como transcrever o atto di nascita. Não há nada de errado com a documentação, e mesmo assim, um ano depois, ela não sabe o que fazer, por isso queria saber se tem um prazo máximo…..
        Muuuuito obrigada novamente

  • Ola AnonimoFirenze é uma cidade grande, os processos costumam demorar por la, procure comunes pequenos, de preferencia com poucos (ou nenhum) brasileiro e fuja sempre dos comunes no norte, principalmente provincia de Belluno, Padova, Milano, Ferrara, Brescia, entre outrosAbs

  • Anonymous

    Oi Fabio.Pela sua persepção, por estar acompanhando e ter acompanhado varios casos,em quais comunes os processos tem andado mais rapido?Tem alguma comune que voce indicaria?Abraso.

  • Anonymous

    Estou pensando em fazer em Firenzi!Alguem sabe como estão as coisas por lá?????Obrigado des de já.

  • Ola Marina tudo bem?Por questoes tecnicas nao utilizo MSN com frequencia, escreva pro meu email que eu te respondo: fabio.barbiero@gmail.comBjssss

  • Anonymous

    e roma tbm!!!

  • Pra quem vai fazer sozinho exclua tb Bergamo e Trento.

  • Oi Fabio!!!Gostaria de falar com vc no msn, q horas vc entra?Meu nome é Marina (manina_ferreira@hotmail.com)já te add viu rsrs…Obrigadooooo!!!!!

  • 8098! excluam também milano!!