Férias na Bélgica e Leste Europeu – Micos Parte I

Ola amigos

Jà faz mais de um mes que fiz minha viagem louca e ainda nao tinha contado pra voces as loucuuuuras!!!
 
Tudo começou hà alguns meses atràs quando estava passeando pelo site da Ryanair e vi a promoçao de passagens a apenas 5 euros com as taxas inclusas! Dai comecei a ver os destinos a partir de Pisa e vi que tinha Bruxelas por aquele valor. Uma dica pra quem queira aproveitar os baixos valores do site é sempre pensar um ou dois meses antes de viajar, assim quase sempre se encontra valores baixos! Enquanto escrevo este post a promoçao atual da Ryanair é 4,99 euros com todas as taxas inclusas, para viajar entre 02/11/2009 e 17/12/2009.

Voltando a viagem, eu fiz o seguinte trecho:

Pisa – Bruxelas – Partindo 10/09 – valor 5,00

De Bruxelas, encontrei outra passagem por apenas 5,00 com destino a Bratislava, dai comprei:

Bruxelas – Bratislava – Partindo 12/09 – valor 5,00

Neste momento, ocorreu um problema: nao encontrava passagem na promoçao de Bratislava pra Pisa direto por apenas 5 euros, mas encontrei de là pra Londres, entao fiz os seguintes trechos:

 

Bratislava – Londres – Partindo dia 15/09 – valor 5,00 (chegando em Londres a meia-noite)
Londres – Pisa – Partindo dia 16/09 – valor 5,00 (partindo de Londres as 6:50 da manha)
 
Com isso, faria uma pequena escala em Londres, dormiria no aeroporto e na manha seguinte voltaria a Pisa, aproveitando a promoçao de 5 euros.
 
Vejam que o valor total da minha viagem seria de apenas 20 euros!!!!!!
 
Claro que tinha que ter um mico, afinal estava muito fàcil pra ser verdade!!! No dia anterior à minha viagem, fui imprimir os bilhetes e percebi que tinha comprado o ùltimo bilhete ERRADO: ao inves de comprar Londres – Pisa pro dia 16/09 comprei pro dia 15/09. Eu sei, dei uma de Renata Pestana…
 
Dai fiquei num dilema se comprava outra passagem ou nao, pois como estava praticamente pra viajar, o valor tinha subido pra 50 libras!!! Bom, o que é uma LISTRA PRA UMA ZEBRA???? Jà que estava na chuva resolvi me molhar, pois eu pagava aquele valor ou desistia da viagem! E desistir é um verbo que nao consta no meu vocabulàrio e là fui eu, 50 libras mais pobre……………

Minha idéia era conhecer os seguintes lugares:

Bruges na Belgica,
Bruxelas também na Belgica e
Antwerpen, ainda na Belgica quase na fronteira com a Holanda;
Bratislava – na Eslovaquia
Viena – na Austria
Praga – na Republica Tcheca e
Budapest – na Hungria

De todos os destinos que preparei, sò nao consegui ir à Budapest, pois nao sobrou tempo. O roteiro ficou:

Dia 10/09 – Chegada na parte da tarde no aeroporto Charleroi, proximo a Bruxelas.

De la peguei o onibus para a estaçao de trem Charleroi Sud, que fica no centro da cidade de Charleroi.

Percebi que o sistema de trem na Bélgica é muito parecido com o italiano, com as famosas placas de destinos e horàrios:

Uma coisa interessante, é que em Charleroi fala-se frances, entao jà imaginem o que sofri ahahahahaha
 
De Charleroi Sud, peguei o trem para Bruxelas, capital da Bélgica pois de là iria pegar o trem pra Bruges (Brugge), pois jà tinha reservado duas noites no albergue em Bruges, o famoso Bauhaus Youth Hostel, que por sinal gostei muito! Paguei apenas 14 euros por noite, em quarto compartilhado e café da manha incluso!!!

BRUGES (BRUGGE)

Bruges é uma cidade encantadora, fiquei maravilhado com a beleza dela, com suas ruas estreitas e casas que pareciam construidas de Lego, vejam que lindo:

Sem contar os monumentos como a prefeitura, a Catedral de San Salvatore, a Torre Civica, entre outros:

Uma coisa interessante da Bélgica, é que existem duas linguas oficiais: da metade pra baixo é frances e da metade pra cima é neerlandes (especia de holandes), entao imaginem os micos e mimicas que tive que fazer, jà que nem ingles direito eu falo |:o)
 
Segundo meu roteiro, eu ainda tinha todo o dia 11 e também o dia 12/09 para ficar na Belgica, entao resolvi que no dia seguinte – 11/09 – eu iria conhecer o norte, mais precisamente a cidade de Antwerpen. Comprei o bilhete na estaçao de Bruges, paguei 27,20 ida e volta!

ANTWERPEN

Depois de aproximadamente 1:30 de trem, cheguei a Antwerpen. Uma das coisas que me chamou a atençao é que diferentemente dos trens italianos praticamente nao ouve-se a voz das pessoas!!! Gente, foi uma experiencia muito estranha, pois quem conhece a Itàlia sabe o caos e a zona que é dentro de um trem, gente falando pelos cotovelos, crianças fazendo bagunça, pais lendo os jornais e comentando com os amigos (e desconhecidos, afinal o importante é falar…). Jà na Bélgica as pessoas sussuram quando conversam com as outras, ninguém socializa com ninguém, ninguém fala com ninguém… Enfim, acho que prefiro o caos dos trens italianos…
 
Bom, a primeira (boa) impressao que tive de Antwerpen foi a estaçao Centraal com seu maravilhoso relògio no centro da estaçao. Imediatamente lembrei-me do relògio do filme 'O curioso caso de Benjamin Button', filme onde Brad Pitt retrata Button, que nasce velho e vai rejuvenescendo com o tempo. Ok, sei que parece horrosa a història, mas até que o filme é bacana, recomendo…


Logo que sai da estaçao (depois de babar bastante), peguei um mapa e fui descobrir a cidade. Cheguei là em torno do meio-dia, e planejei-me pra ficar até 18 hrs. assim poderia pegar o trem de volta a Bruges, chegando à noitinha no meu hostel.

Das coisas que chamaram a atençao na cidade, tenho que destacar a Catedral – em estilo gòtico – e com uma torre imensa – 123 metros de altura!!!

Outro lugar imperdivel é a Grote Markt – A praça principal de Antwerpen, prestem atençao nos detalhes dos prédios:


Engraçado que eu fiquei vàrios minutos embasbacado nesta praça, pois nao é apenas um ou outro prédio, TODOS sao maravilhosos!!!

 

Outro dado interessante: Antwerpen é conhecida como a capital mundial do diamante, que chega a negociar 80% de todos os diamantes do mundo!

 

Logo apòs passar pela Grote, fui até La Schelde, o rio que banha a cidade e é conhecido desde o periodo romano


Jà na volta à estaçao, resolvi parar um restaurante tipico pra saborear uma das famosas cervejas 'belgas', o garçom trouxe-me a famosa Duvel, que confesso foi uma das cervejas mais gostosas que tomei na vida, ainda mais com o detalhe da pipoquinha:


Jà à tardinha, voltei à estaçao Centraal pra pegar o trem de volta a Bruges:

Peguei o trem, chegando là por volta das 20 horas, pensando jà no que fazer no dia seguinte…

Dai o que pensei: Como tinha chegado em Bruxelas e praticamente nao tinha conhecido a cidade, pois tive que pegar rapidamente o trem pra Bruges, decidi que no dia seguinte, eu iria logo cedo para là e aproveitaria para conhece-la, pois meu voo para Bratislava sò partia a noite!!!

Na manha seguinte passei no Panos – conhecidissimo café belga, onde jà tinha tomado meu café-da-manha no dia anterior para despedir-me da cidade de Bruges e ir rumo a estaçao para pegar o trem para Bruxelas.

BRUXELAS – BRUXELLE – BRUSSELS

Cheguei na capital belga também por volta do meio-dia, alguns pontos que me chamaram a atençao:

Catedral de Saint Michael, também em estilo gòtico:

O parque Petit Sablon:

E claro a fenomenal Grand Place, que é a praça principal de Bruxelas, onde fica a Maison du Roi (Casa do Rei) e o Hotel de Ville – dois cartoes postais da Bélgica:




No final da tarde, peguei o trem de volta pra Charleroi, e de là às 17:40 peguei o voo FR2831 com destino a Bratislava – capital da Eslovàquia, mas esse trecho merece outro post…
  • Ola Parisiense

    Que bacana, nao deixe de conhecer Bruges e Antuerpia, sao maravilhosas! Gostei tanto que vou levar minha namorida pra là no aniversàrio dela em fevereiro 🙂

    Bjs e boa viagem proce também!!!

  • À procura de algo sobre o aeroporto de Charlerois vim aqui parar e adorei tudo o que li.
    Foi optimo pois parto amanhã para a Belgica e a minha ideia também é essa ir a Bruges e Antuerpia.
    Gostei das indicações que deste aqui.

    Vou procurar o teu post sobre Brastilava pois o meu filhote quer ir para lá fazer Erasmos.
    Beijinhos e continuação de boas viagens.

  • Olà Fabio…Tambem tenho feito estas viagens aqui na Europa.Em um mes fui pra França, Alemanha, Inglaterra e Espanha; isto tudo por alguns miseros euros.Se fosse no Brasil, ja tinhamos entrado em falencia.Este é o lado bom da Europa.Deixo como dica outras duas empresas aereas low cost que sai da Italia: http://www.easyjet.com e a <a href="http://www.wizzair.comwww.wizzair.com<br />Grande abraço…

  • Olà Fabio…
    Tambem tenho feito estas viagens aqui na Europa.
    Em um mes fui pra França, Alemanha, Inglaterra e Espanha; isto tudo por alguns miseros euros.
    Se fosse no Brasil, ja tinhamos entrado em falencia.
    Este é o lado bom da Europa.
    Deixo como dica outras duas empresas aereas low cost que sai da Italia:
    http://www.easyjet.com e a http://www.wizzair.com
    Grande abraço…

  • Oi fabio,Tambem sou uma grande fa da Ryanair e adoro programas viagenzinhas a 5 euros!!!Muito gostoso acompanhar as suas aventuras por ai!Babi

  • Que demais Fábio! To apaixonado por Antwerpen, aqui conhecida como "Antuérpia". Tudo lindo demais… acabei de acrescentá-la no meu roteiro! =)Esperando por Bratislava!

  • wooooooooww…enbabacado estou *_*