Férias na Bélgica e Leste Europeu – Micos Parte II

Continuando a série de micos pela Europa, cheguei em Bratislava pouco depois das 20:00 horas do dia 12/09/2009.BRATISLAVA

Pra quem nao sabe, Bratislava é a capital da Eslovàquia, faz fronteira com a Austria, Hungria e Republica Tcheca.

Ok, eu sei que voces estao se perguntando: Meu Deus, o que o Saga foi fazer na Eslovàquia!

Gente, o pior é que quando cheguei, comecei a ouvir o povo falando eslovaco, TUDO ESCRITO naquela lingua diferente, pensei a mesma coisa que voces: porque raios escolhi vir pra cá?

Bom, depois do susto inicial, estava saindo do aeroporto quando vi um caixa automatico e pensei:

– Eita, o dinheiro daqui nao é Euro, entao vou tirar um pouco de dinheiro, pelo menos pra pagar o onibus, até chegar no albergue.

Vi que na màquina tinha algumas opçoes: 10 euros, 20 euros, 50 euros…

Pensei: – Bom, 10 euros acho que dà pelo menos pra hoje e pra comer alguma coisa. Escolhi a opçao – 10 euros e cliquei em confirmar a operaçao…

O que saiu da màquina????

UMA NOTA DE DEZ EUROS

Pensei: Putz, mal cheguei no lugar e jà to pagando mico, pois aqui a moeda também é euro rs

Ok, sai do aeroporto dando risada sozinho e fui procurar o ponto de onibus, pois previamente jà sabia que eu precisava pegar o onibus nùmero #61 com destino a Train Station.

Cheguei no ponto e o que eu vejo???

Por incrivel que pareça, isso è o quadro de horàrios dos onibus, que obviamente demorei a entender, qual era o proximo onibus e o respectivo horàrio. Dai eu fui comprar o bilhete, e a coisa piorou:

Todas as informaçoes estavam em eslovaco, a unica coisa que eu conseguia distinguir eram os nùmeros!!!

Perguntei a um grupo de inglesas qual a opçao que elas tinham escolhido, e me disseram que 0,70 centavos.

Dai la fui eu.

Depois de mim ainda apareceram outros ‘perdidos’, que também nao entendiam nada do que estava escrito:

Pouco depois chegou o onibus, que sò entendi que era o meu pelo nùmero, jà que como destino estava escrito: “Hlaynà stanica” que sò mais tarde descobri que significava ‘Estaçao de trem’, imaginem o que ainda estava por vir…

A viagem do aeroporto até a estaçao de trem dura aproximadamente cerca de 30 minutos, e chegando là eu deveria pegar o onibus #93 para chegar no meu albergue – o Bratislava Downtown Backpackers, conforme as instruçoes que eu havia impresso no proprio site do albergue.

Porém nestas mesmas instruçoes dizia que caminhando seriam apenas 10 minutos. E là vai o retardado a pé sem ao menos um mapa na mao…

Claro que me perdi completamente, quanto mais eu andava mais eu me perdia, demorei praticamente uma hora pra chegar no albergue, entre mimicas e desacertos, ruas escuras, desertas e tudo escrito em grego (pelo menos pra mim).

Cheguei no albergue jà pelas 22:00 morto de fome, precisando urgente de um banho e roupas limpas (nao tentem imaginar essa cena dantesca!).

Fiz o check-in, paguei 15 euros pelo quarto compartilhado com mais 7 pessoas e là fui eu pro quarto indicado!

Particularmente achei o albergue estranho, talvez pelo fato de ter ficado no Bauhaus em Bruges – que era super arrumado, novo – e o Downtown fica num predio velho, as beliches sao de madeira e o banheiro pequeno e unissex, diferente do banheiro do Bauhaus que era dividido: homens num e mulheres noutro.

Porém o que salvou o Downtown era que tinha internet free e o melhor: cerveja por apenas 1,49 centavos a caneca!!!

Vixeeeeeeee

Depois de um belo banho, roupas limpas e uma canequinha de cerveja sai à noite pra conhecer as ruas de Bratislava e nao demorou muito pra eu achar o Mc Donald’s

Foi ai que descobri que nao era apenas a cerveja que era barata em Bratislava: os preços das coisas em euro eram ridicularmente baratas!

Um Big Tasty Menu no Mc Donald’s custava algo em torno de 4,90 euros!!! (Aqui na Itàlia custa 7,20)

Forrei o estomago e voltei ao albergue pra decidir qual seria o meu roteiro nos proximos dias, pois minha passagem pra Londres era apenas no dia 15/09 a noite.

Decidi que no dia seguinte (13/09) iria a Viena que era extremamente perto de Bratislava, passaria o dia por là e no final da tarde voltaria e aproveitaria pra conhecer ‘de verdade’ Bratislava e ficar outra noite no mesmo albergue.

E pro dia 14/09 ainda nao tinha planejado nada: iria ou à Praga ou Budapest, mas resolvi viver um dia de cada vez e deixar pra planejar a viagem do dia 14/09 quando chegasse de Viena.

No dia seguinte acordei cedo e fui caminhando até a “Autobusovà stanica” que nada mais é do que é o terminal de onibus, pois no dia anterior tinha visto uma placa que indicava a direçao do terminal:

Antes de chegar là descobri um Tesco, que é um dos maiores mercados aqui na Europa, e é claro que eu entrei pra conhecer:

Uma coisa que me chamou a atençao é que ao entrar no Tesco um segurança praticamente pulou na minha frente e gritou: NO PHOTO!

Eu respondi: – Mas pra que ca**o eu iria querer tirar fotos dentro do mercado?

Bom, depois de me recuperar do susto do doido pulando na minha frente, comprei uma garrafinha de Coca-Light e um fardo de batata Pringles e peguei novamente o rumo do terminal.

Antes de chagar ainda passei na frente do prédio da Oracle e achei o máximo a fachada deles:

Finalmente cheguei no meu destino: o terminal de onibus de Bratislava:

Cheguei no guiche e comprei a passagem pra Viena (Wien).
O onibus saia as 10:25 e chegava em Viena as 12:25, o bilhete custou apenas 14,30 ida e volta.

VIENA (WIEN)

Gente, Viena é incrivelmente linda!

Chega a cansar o dedo de tanto tirar fotos, é um lugar mais bonito que outro!

Cheguei na Wien Sùdtiroler Platz que è o nome austriaco do terminal de onibus (pois é, tudo pode piorar) e resolvi caminhar até o centro de Viena ao invés de pegar o metro.

A primeira coisa que achei maravilhosa foi a Igreja St. Charle’s – Karlskirche

Passei em frente ao predio do consulado italiano:

Infelizmente nao tenho como listar o que eu mais gostei, pois é impossivel saber o nome dos monumentos, igrejas e afins, sò pra voces terem uma ideia, a igreja abaixo chama-se Votivkirche:

Vejam que lugares maravilhosos eu cliquei em Vienna:


Jà no final da tarde, peguei o onibus de volta à Bratislava, e é engraçado como vi uma cidade diferente daquela que tinha conhecido na noite anterior, mas esse é o assunto pra terceira e ultima parte dos micos na Europa, juntamente com o destino do dia 14/09, voces nao perdem por esperar, aguardem!
  • Márcia Marchi

    olá!!!Tudo bem? vc ainda presta consultoria para conseguir documentação italiana? Obrigada!!
    Márcia

  • Grande Fabio! Belo blog este! Estou me mudando com a minha esposa p/ Verona em Dezembro. Boas dicas aqui!Continue escrevendo!@braços!

  • estou aguardando as cenas do proximo capitulo…

  • Nem fale… este eh o mesmo preço da Inglaterra… Se eu contar vcs naum acreditam, mas minhas viagens sao verdadeiramente de mochileiro.sou de passar no mercado, comprar uma baguete, 100 gramas de queijo e presunto, uma bisnaga de maionese, uma garrafa de suco e fazer um lanche em plena praça publica..ahhuuaSem farofagem…

  • Nem fale… este eh o mesmo preço da Inglaterra…
    Se eu contar vcs naum acreditam, mas minhas viagens sao verdadeiramente de mochileiro.
    sou de passar no mercado, comprar uma baguete, 100 gramas de queijo e presunto, uma bisnaga de maionese, uma garrafa de suco e fazer um lanche em plena praça publica..ahhuua
    Sem farofagem…

  • É, eu conheço bem esse café da manhã do Mc…deve ser o Muffin Sausage, bom, eu fui lá atrás do Tasty, como sempre…mas ainda era 9h da manhã, qse fiquei lá pro almoço =p, n me lembro o preço, mas foi caro pro q era =)

  • Caio Villa

    puta merda.. ki inveja do kcttt.. kkkkkk !!! Lembrei dos videos q a Re mostrou do reveillon em bruxelas..!!abcs e bjao fabiao!!

  • Ola LucasJa respondido o email. Abs

  • grande Bruno é isso mesmo, inacreditavel!!!E tem mais: no café da manha eles tem um pao com ovo e queijo sensacional, algo em torno de 1 euro e 20, junto com o café, imagine kkkkk

  • cara to tentando contato por e-mail com vc, mais nao to conseguindo..attLucas P. Gomes

  • "Um Big Tasty Menu no Mc Donald's custava algo em torno de 4,90 euros!!!"Chora! Agora qro conhecer a Bratislava!!!