Como é o natal na Italia

Ciao a tutti

Estava eu pensando hoje, e me dei conta que jamais escrevi sobre o natal aqui na Itàlia, suas peculiaridades e as diferenças do natal brasileiro (sim, existem e nao sao poucas…)

Pra isso, fiquei lembrando dos meus natais no Brasil desde que eu era criança e quais icones natalinos me vinham à mente! Lembrei-me imediatamente do perù de natal (que minha nonna ‘enchia o bucho do bicho com uma mistura estranha). Lembrei-me das castanhas que insistiamos em quebrar no batente da porta – e quando falo de castanhas quero dizer qualquer coisa que tenha casca dura e sementes comestiveis por dentro, pois confesso que até hoje nao consigo distinguir uma castanha de uma avela rs

Também me veio à mente os filmes sobre o natal, como por exemplo A Rena do Nariz Vermelho, devo ter assistido este filme em pelo menos uns 15 natais durante minha vida.

Natal aqui é tempo de festa – e isso significa festa com a família! Não é a toa que existe até um provérbio italiano que diz: “Natale con i tuoi, capodanno con chi vuoi” que quer dizer: “Natal com sua família, reveillon com quem quer que seja

A DECORAÇÃO DAS CASAS

Acho que a primeira coisa que chamou a minha atenção na época de natal na Italia foi a decoração das casas!

natale

É impressionante como os italianos decoram suas casas, suas árvores, suas janelas. Nos supermercados existem milhares de enfeites de todos os tipos, cores, formas e tamanhos!

Não encontrou o que precisava para o seu natal italiano nos supermercados? Não tem importância: em todo território italiano existem os ‘mercatini di natale‘, verdadeiros mercados a céu aberto onde pode-se comprar de tudo e mais um pouco para as festividades.

Tem até site para saber qual o mercatino mais próximo da sua casa.

natale

OS PRESÉPIOS ITALIANOS

presepe

Outra coisa sensacional são os presépios natalinos, uma verdadeira obra de arte! Esta semana eu passei na frente de um presépio lindo em Firenze, e percebi que estava incompleto, faltavam Jesus e os reis magos estavam longe da manjedoura.

Não entendendo nada, fui procurar saber e vocês não vão acreditar no que eu descobri:

Até o dia 25 de dezembro, Jesus não é colocado no presépio, pois ele ainda não tinha nascido!

Aqui na Italia Gesù bambino só é colocado no presépio na manhã do dia 25. E os Reis Magos vão andando dia após dia, e só chegam no local onde Jesus nasceu no dia 6 de janeiro, dia da Epifania (segundo as escrituras, foi neste dia que Jesus revelou-se como filho de Deus aos reis magos).

Outro costume por aqui são os calendários natalinos, também conhecidos como Calendàrio dell’Avvento, e que mostra os dias restantes para a vigília de Natal:

A cada dia que passa, as crianças ganham um chocolate ou pequenos presentes, sempre fazendo a contagem regressiva para o esperado Natal!

A CULINÁRIA NATALINA NA ITALIA

Partindo pra culinária, normalmente semanas antes do natal, já começamos a encontrar nos supermercados várias guloseimas, como panfortes, pandoros, panettones, torrones, lentilhas, zampones e cotechinos.

Calma que eu explico:

Panforte é um dos pratos mais típicos do natal italiano. É uma espécie de torta feita com amêndoas, tradicional de Siena, aqui na Toscana. A sua receita ainda leva chocolate, canela, noz moscada, mel e tudo isso coberto com açúcar de confeiteiro.

Já a massa do pandoro é muito parecida com a massa do panetone brasileiro, porém sem frutas, apenas a massa. É tipico de Verona e geralmente tem o formato de uma estrela com oito pontas.

pandoro

Quando pensamos em panettone pensamos logo na Bauducco, empresa fundada no Brasil pelo italiano Carlo Bauducco que vocês podem conhecer clicando aqui.

Porém o que muitos não sabem é que embora o panettone seja tipicamente italiano – mais precisamente milanese, já que nasceu em Milano há aproximadamente 500 anos atrás – a marca Bauducco não existe por aqui.

Em compensação nesta época podemos nos deliciar com este doce maravilhoso, tipicamente com 30 cm de altura e suas frutas cristalizadas. É muito comum comprar o panettone diretamente do produtor, ainda mais gostoso que aquele industrializado.

O que falar dos torrones italianos, existe uma infinidade deles nesta época: recheados com amêndoas, chocolate, laranja, pistache, etc…

Sem contar os diversos tamanhos que encontramos deles aqui na Italia, alguns verdadeiramente gigantes, que você compra por quilo:

Outro prato mais do que italiano é o zampone e o cotechino. Todos os anos são consumidos em torno de 8 milhões deles durante o Natal.

Tanto o zampone quanto o cotechino são feitos de carne de porco, que é moida e transformada em uma espécie de salame, sendo o zampone considerado de primeira qualidade, e o cotechino de segunda.

 

zampone
cotechino

Zampa em italiano significa pata. Por isso o zampone tem o formato da pata do porco, sendo inclusive ensacado na própria!

Na língua italiana, alguns termos que conhecemos em português ficam assim:

E não poderia esquecer das canções natalinas italianas, que assim como no Brasil fazem bastante sucesso nesta época.

Depois de muita pesquisa, posso listar as três canções de natal mais famosas aqui na Italia:

  • Jingle Bells
  • Bianco Natale – Video
  • Tu Scendi Dalle Stelle – Video

E você, já passou o natal na Italia? Se sim, compartilhe conosco, deixe o seu comentário 😉

Leia mais:
Receitas de Natal por região italiana
Site sobre o natal italiano
Cartões de natal online para mandar aos amigos
Contos italianos de natal

  • Fala Fabio, tudo bom, cara, esse Cotechino eh muito ruim.. ahaha me lembro meu primeiro natal na Italia que me deram isso no trabalho em uma cesta de Natal, passei muito mal.. ahahhaha tudo de bom pra voce, muito sucesso em 2010

  • Fabiao! Como ta a neve ae pelos lados Toscanos?Aqui em Milao ta cruel, uns 30 cm de neve :(Mas eh bonito demais! HeheheAbraço

  • *te mandi um e-mail à respeito de cidadania italiana, no seu endereço do gmail. Aguardo sua resposta.Abraço, Heloisa.

  • Nossa, que texto legal sbre o natal italiano. Muito rico em curiosidades, tá de parabéns! Acho que no fundo, todo mundo adora saber sobre as diferenças culturais e costumes dos nossos antepassados.Abraço, Heloisa.

  • Nossa quanta coisa boa, para de torturar a gente……rsrs Buon Natale pra vc e que Deus te ilumine para que vc continue Iluminando a gente…….Abbracci!!!

  • Anonymous

    Fabio, excelente este post sobre o Natal na Italia. Que você tenha um Feliz Natal e um 2010 cheio de realizações!!! bjs Suamy

  • Salve Fabio(saga, Auguri di buon Natale e Felice Anno Nuovo :)A presto!NISIO

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Grande Fabio,Excelente esse post! Parabéns!Inclusive utilizei algumas informaçoes para mandar aos meus familiares e amigos!Juro que nao fiz Copia…rs…Un Avvolgente Abbraccio di Serenità per Tutta La Famiglia!Buon Natale!