Dica de Pobre – o retorno!!! – Comendo carne na Itàlia

Pois é povo, a ùltima dica de pobre que eu tinha dado foi là em janeiro de 2009, quando apresentei a voces a empresa aérea Ryanair, que oferece voos aqui na Europa a preços excelentes (enquanto escrevo este post, estao oferencendo 1 milhao de voos por € 9,99, cliquem aqui pra conferir).

Porém volto a passar uma dica de pobre que nasceu de uma discussao com alguns amigos sobre o custo da carne aqui na Itàlia. Nao sei bem como começou a discussao, mas num determinado momento alguém disse que aqui na Itàlia o preço da carne é extremamente alto. E claro que là fui eu atràs da dica de pobre pra mostrar a voces!!!

Conversando com os amigos e a familia hoje, me informaram que o preço médio de um quilo de carne custa por volta de 15 reais, valor em Sao Paulo. Andei verificando nos sites de compra online como o Pao de Açùcar e no Buscapé é mais ou menos isso mesmo!!!

Andando pelos supermercados que geralmente faço compras e que sei que tem em toda a Itàlia que sao o COOP e o CONAD descobri uma carne super barata, macia e que custa pouquissimos euros, chamada Punta di Petto que na imagem abaixo do corte italiano do boi é representado pela parte vermelha:

 

Quem entende de carne (e nao é o meu caso) vai perceber que o corte do boi aqui na Itàlia é totalmente diferente dos cortes brasileiros, como podemos verificar na foto acima. Além de nao existir os cortes tradicionais que estamos acostumados como a deliciosa picanha, o corte que corresponde a punta di petto também é diferente do brasileiro, vejam:

Bom, aqui na Saga jà utilizamos a ‘punta di petto’ tanto pra fazer na churrasqueira quanto pra fazer no forno. Jà experimentei também fatia-la em bifes, e é bastante macia. E fica ainda mais gostosa se visualizarmos quanto custa:

Ok, tem algum osso ali no meio, mas por 3,99 euros o quilo està mais do que òtimo nao é mesmo?????

Aqui na Itàlia esta carne é utilizada para bollito (que em portugues podemos traduzir como carne cozida) mas é o melhor custo-beneficio de quem quer comer carne e gastar pouco aqui na Europa!!!

Buon Appetito a tutti!!!

 

  • Anonymous

    Oi pessoal,
    Picanha pode ser encontrada na Itália como codone.. e geralmente custa um pouco menos de 8 Euros o quilo.

  • Anonymous

    Oi pessoal,
    Picanha pode ser encontrada na Itália como codone.. e geralmente custa um pouco menos de 8 Euros o quilo.

  • Meire do céu, que noticia boa!!! Tudo bem que eu tenho que ir à Roma (que dificil hehehe) mas a dica tà anotada, grazie por compartilhar com os pobres aqui da Toscana ahahahahahahaha

  • Meire

    Pessoal….ao ver os comentarios, nao resisti! Pra quem esta em Roma eu encontrei picanha (polonesa) a 8 euros o quilo e é realmente boa! Compro toda semana pois nao vivo sem a carne vermelha!
    O lugar para se comprar é o Box 113 do Nuovo Mercato Esquilino que fica proximo a piazza Vitorio Emanuelle.

  • Anonymous

    Também é conhecida na minha região, no brasil, como ponta de peito.. carne bem barata, o povo de baixa renda adora fazer churrasco com ela…

    Conheço este lugar que o anonimo disse em Milano, lá vc encontra a tal picanha a brasileira, o açougueiro já virou “amigo” dos brasileiros. rsrsr

  • Anonymous

    Caro Fabio, moro na provincia de Milano, e aqui tem um lugar onde se encontra carne com bom preço e sempre fresca, Fica a Via Lombardia numero 109, Parabiago, Milano, chama-se Rigamonti, basta inserir Centro di Carni Rigamonti Parabiago, MI
    salutti a tutti
    fatimagiolo2009@hotmail.com

  • Ciao Corà tudo bem??

    Que beleza, estou procurando um amigo assim que faça churrasco kkkk

    Abs e obrigado pelas palavras 🙂

  • Olá Fábio,

    Vou contrariar a sua informação sobre o “churrasco” na Itália: estive aí em julho e agosto de 2008, e fiquei várias vezes no Ostello Olímpico de Vicenza (recomendo), que me servia de base para explorar os arredores. Acabei ficando amigo do proprietário Andrea (il Barba), e fui convidado para ir com ele e a noiva assistir o pálio de Montagnana. Para minha surpresa, no almoço que foi servido no Ostello de Montagnana (que também é dele, fica ao lado do local do Pálio), comemos um legítimo churrasco feito na churrasqueira que pode ser vista junto ao estacionamento. Tá certo, não era um churrasco gaúcho à caráter, parecia meio paulista (fatias de carne na grelha), mas não dá para colocar a culpa nele, afinal não se acham os cortes certos por lá. Mas estava excelente. Parabéns pelo teu trabalho de orientação aos incautos como eu, se tivesse encontrado o Saga antes não teria voltado sem a cidadania.

    Dorville Corá

  • Olá!
    Estou na Itália há um ano e sempre tenho problemas com as carnes hehehe Hoje resolvi que farei um “bollito”, pois, na aparência nos remete à nossa costela, vamos ver no que que dá. Mas um italiano que mora comigo olhou pro bollito e fez cara feia, que aqui isso é carne pra brodo e que tem que ser fervida….

    Mas estou postando aqui pois queria compartilhar este link com os cortes de carne no Brasil, Itália, Argentina e suas equivalências. Muito útil!
    http://www.slideshare.net/lolovera/cortes-de-carne-286149

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Michaelkkkkkkkkkkkkkkkkkkk realmente nunca comi tanta carne quando na época em que trabalhei no restaurante rsrsrsE isso é verdade: jà vi umas carnes praticamente "verdes" no mercado por um preço òtimo kkkk

  • Fabinho…Carne aqui é sò quando vou a algum restaurante a trabalho…rsSou tao azarado que quando achei um pollo barato e resolvi comprar, quando cheguei em casa animado pra grelhar o bicho, percebi que puzzava…Voltei no outro dia no mercato e peguei o soldi de volta…Aqui na Italia infelizmente é muito comum isto, jogar o valor la em baixo quando a carne ja nao é mais propria para o consumo..rs

  • Ciao MichellePois é, a Lega Nord sai fortalecida a cada nova eleiçao e isso é um alerta, pois até mesmo o Berlusconi anda de orelha em pé, pois realmente as idéias da Lega sao bastante radicais.Porém como moro na Toscana, aqui a Lega nao tem força, tanto que a Toscana é chamada de 'vermelha', pois historicamente é a regiao menos radical da Itàlia, berço da esquerda italiana, mas é um fenomeno que ando estudando bastante sobre a politica italiana, seus partidos e ideais, é bastante diferente do Brasil, um dia destes escrevo sobre isso, quando eu tiver mais "base", ok?Saluti

  • Ola DecoIsso é verdade, até mesmo aqui na Itàlia nao existe esse costume todo, tanto que 'churrasco' tal qual como conhecemos no Brasil nao existe!!!Ciao ciao!!!

  • Ciao Fábio. Tava lendo na internet sobre as eleições da Itália e sobre a Liga do Norte, que teve vitórias em alguns locais. Vc tem contato com essas notícias? Viu algo por aí pelas ruas? Como está sendo noticiado por aí? Porque pelo que vi essa liga é xenófoba e extremamente radical. Saluti.

  • Olá Fabio,Sabe que esse costume de comer tanta carne é recente. E, de certa forma, o brasileiro reclama que não tem dinheiro pra compra seu bife no mercado… mas o brasileiro é acostumado a colocar carne vermelha em tudo!!! Viaja para Portugal ou Espanha, só se come frutos do mar e peixes em geral. Enfim, cada povo com seus costumes. Mas essa é uma ótima dica para os que não conseguem viver sem sua carne vermelha nas refeições…Ciao.