Rafael Fusetti – Novo cidadao italiano!!!

Ciao a tutti

Hoje é dia de homenagear nosso grande Rafael Fusetti, paulistano e morador da cidade de Piedade, pròximo à Sorocaba. Opa, ex-morador de Piedade, atualmente vive em Londres junto da esposa Michele!!!

Torcedor fanàtico do Sao Paulo (ninguém é perfeito hehehe) e também do Milan (realmente ninguém é perfeito kkkk) o cara sabe praticamente tudo sobre futebol. Alias, o Rafael sabe muito de tudo, por isso o apelidamos carinhosamente de Wikipédia 🙂

Mas a verdade seja dita: o amor que ele tem pela Itàlia é bem maior do que qualquer outra coisa, ficamos encantamos com a garra e fervor que ele defende nosso bell'paese.


Pode parecer estranho, mas é muito comum encontrar brasileiros que vivem aqui – com dupla cidadania – e que falam bastante mal da Itàlia, dos italianos etc. Inclusive eu presenciei uma destas conversas, onde alguém falava mal da Itàlia e dizia que o Brasil era melhor, que estava crescendo bastante, que os italianos sao mal-educados, que a Itàlia està afundando, etc, etc, etc. O Rafael – que até entao estava quieto e sem participar do debate – levantou-se e perguntou, na lata: – Ok, sò uma pergunta: se o Brasil é tao bom assim e a Itàlia nao presta, porque voce saiu de là e està aqui buscando o reconhecimento da sua cidadania italiana???

Nem preciso dizer que a conversa acabou no mesmo momento, todos riram e concordaram que ambos os paises tem suas belezas, suas coisas boas e outras nem tanto e que o mais importante é saber respeitar tudo e todos!!!

Tao logo o vigile passou para confirmar a resdencia e a non rinuncia foi pedida, là foi o Rafael passar algumas semanas em Londres, e foi ficando, ficando, até receber a belissima noticia da chegada da non rinuncia dele.

Este momento merece um destaque especial, pois batemos mais um record na Minha Saga – da chegada da non rinuncia até a transcriçao dos documentos do Rafael passaram-se apenas UM DIA ùtil!!!

Vejam a cronologia do final do processo:

O consulado de SP enviou a non rinuncia dele no dia 01 de outubro – sexta-feira.
Na segunda-feira, dia 04 de outubro estive no comune para deixar alguns documentos e tao logo entrei pela porta nosso oficial brincou:

Oficial: – Ehilà, Fabio voce nao morre mais!!!
Eu: – Opa, o que eu fiz desta vez???
Oficial: – O Fusetti jà pode vir assinar, acabei agorinha mesmo de terminar a transcriçao dos documentos dele.
Eu (boquiaberto): – O que??? Como assim??? Mas jà chegou a non rinuncia? E o sindaco, jà assinou???
Oficial: (todo cheio de orgulho): – Sim, chegou na sexta-feira e tao logo recebi o documento, jà mandei ao sindaco os documentos a serem assinados, pois jà tinha adiantado bastante as coisas. Ele assinou hoje pela manha, e eu acabei de terminar a transcriçao da certidao de nascimento e casamento – meu sobrenome é competencia kkkkkkkkkk

Sai do comune às gargalhadas, estàvamos muito, mas muito felizes e no mesmo momento liguei no telefone da Michele, esposa do Rafael mas ninguém atendeu. Tentei ligar novamente e nada! Dai eu enviei uma mensagem, tudo isso ainda na frente do comune ainda

Conteùdo da mensagem que deixei no dia 4 de outubro, às 11:52 da manha no celular da Michele:

FALA RAFAEL BOM DIA, VENHA O MAIS RAPIDO POSSIVEL, QUANDO CONSEGUE CHEGAR AQUI?

Apenas dois dias depois – no dia 6 de outubro – o Rafael jà assinava sua cidadania italiana, confiram abaixo as famosas fotos do momento mais esperado:

Essa è a hora mais esperada por todos os amigos da Minha Saga – a assinatura do novo cidadao italiano!!!

 

Vejam que a carta d'identità tà ali pertinho, ele nao saiu do lado dela kkkkk

 

Um brinde ao novo cidadao italiano!

 

E' claro que ia ter festa com o novo cidadao e com os pròximos! E vejam que a carta d'identità nao sai de perto dele hehehe

Agora é sò curtir essa nova etapa, trabalhar bastante e esperamos que com o tempo voce desista de torcer pro Milan e veja que nada melhor do que ser Interista kkkkkkkkkkkk

Um forte abraço e atè breve, logo logo estaremos novamente ai na Terra da Rainha 🙂

 

  • Ola Leandro tudo bem???

    O consulado de BH andou tendo vàrios problemas, pode ser realmente que nao tenham recebido. Peça ao comune enviar novamente por email a solicitaçao e tambèm anexado uma còpia de todos os documentos, pois o consulado de BH tem que fazer a conferencia dos mesmos, ok???

    Abraços e qualquer problema me escreva: fabiosaga@minhasaga.org

  • Bom dia!
    Meu nome é Leandro e atualmente estou residindo na comune de Corbetta/MI.
    Entrei com o pedido de reconhecimento da cidadania e segundo a comune estou esperando a non rinuncia.
    Porém eu tenho um problema e não sei como resolvê-lo.
    Eu nasci no estado de SP e assim sendo todas as minhas certidões são paulistas, porém residia ultimamente em Viçosa/MG e meus documentos foram legalizados em BH.
    Conforme eu lhes relatei, a comune onde meu processo está tramitando me disse que estou esperando a non rinuncia e que o fax com a sua requisição foi enviado ao consulado de BH em 23/11/2010.
    Sabendo dessa informação minha irmã entrou em contato com o consulado, para saber como andavam os procedimentos porque estou enfrentando inúmeras dificuldades aqui na Itália porque não tenho a cidadania ainda e meu permesso também não saiu, pois existe uma demanda muito grande na comune de Milão.
    No consuldado italiano de BH, no setor de non rinuncia, eles disseram que nunca haviam recebido uma requisição vinda de corbetta e que se tivessem recebido eles já teriam respondido, observando a data que era de novembro do ano passado.
    Com essa informação eu me dirigi novamente a comune e relatei o ocorrido. A pessoa que está fazendo meu processo, me disse que o fax havia sido enviado e inclusive me mostrou o comprovante de envioo. Porém me disse que mandaria uma email para solicitar esclarecimentos. Segundo ele, esse email foi mandano porém não foi ainda respondido. Eu inclusive já enviei tres emails ao setor de non rinuncia e não obtive resposta.
    Alguém pode me dar uma dica do que está acontecendo e o que eu posso fazer pra dar andamento a este processo? Estou escrevendo porque minha situação é um tanto quanto dificil agora, pois não encontro trabalho por falta de documentação e estou aqui na itália a quase seis meses.
    abraço

  • Ola Surya tudo bem???

    Depois que a non renuncia chega, o oficial di stato civile envia ao sindaco do comune um documento que deve ser assinado por ele. Logo apòs isso, o mesmo oficial inicia a transcriçao dos documentos e vc é chamada no comune para fazer sua carta d’identità. Alguns comunes exigem que voce assine o livro de registros, outros pedem que voce assine um pedido de transcriçao, outros nao fazem nada disso e voce jà vai là e faz a carta d’identità e pega o certificato di cittadinanza e a certidao de nascimento e casamento (se houver) italianos.

    Nos comunes onde eu trabalho, o cliente pode retornar e ficar apenas um dia, que é possivel fazer a carta e também o pedido de passaporte. Porém verifique com o comune onde vc està fazendo o processo sobre qual procedimento adotam, ok?

    Abs

  • Oi Fábio!

    Tudo bem? Parabéns por esse novo record aí!

    Eu queria te fazer uma pergunta referente ao que acontece com o processo depois de o consulado responder a não renúncia. Os documentos são mandados pro sindaco primeiro? E depois eu sou chamada pra assinar a transcrição, é isso? E depois disso, o que falta?
    No meu caso, eu dei entrada em todo o processo na Italia, mas por problemas pessoais, tive que voltar ao Brasil. Ainda to esperando o consulado responder a não renúncia, mas queria saber quanto tempo eu vou precisar ter na Italia, depois que isso fica pronto.
    Se puder dar uma força, eu agradeço muito.

    Surya

  • Luiz Cesar Nitsche

    Parabéns Rafael, sou vizinho de sua terra, moro em Sorocaba. É bom saber que o pessoal de nossa região tem espiríto empreendedor e como nossos antepassados partimos a explorar novos mundos e oportunidades. Sucesso.
    Fábio parabéns pelo recorde, mas isso já não é novidade, pois a cada dia voce se supera.

    Luiz Cesar Nitsche
    Sorocaba – SP

  • Anonymous

    Bom dia Fábio!
    Meus parabéns pelo trabalho desenvolvido! Este blog é fantastico! Como faço para entrar em contato com voce para solicitar serviços que voce presta aí na Italia?
    Um abraço e agradeço desde já.
    Ana Tais

  • Beatriz, faço das suas as minhas palavras!

    Não vejo a hora…

    Fábio, conto contigo!!!

    Abss

  • Que ótima notícia para o rapaz!! Logo logo se Deus quiser, experimentarei a mesma alegria que ele: ser cidadã e poder defender a Itália de pertinho, rs!

    É isso aí Fábio, aguardo seus e-mail e vamos que vamos!

    Abs!!