Juliano Cury – Uma història de sucesso!!!

Sempre acreditei que nada acontece por acaso. Tampouco as pessoas que passam pela nossa vida vem ao acaso também.

O universo mais uma vez me provou isso, quando me fez conhecer nosso querido amigo Juliano Cury – o mais novo cidadao italiano da Minha Saga.

Juliano tem uma història bastante curiosa: em 2007 veio à Itàlia pela primeira vez, sofreu as consequencias das mudanças politicas naquele momento e com isso teve que retornar ao Brasil sem sua cidadania italiana depois de passar maus bocados na cidade de Torino??

Essa història é familiar??? Pois é, a història de Juliano assemelha-se com a minha pròpria història naquele mesmo ano, quando vim pela primeira vez à Itàlia e sofri as mesmas consequencias com as mudanças politicas, a bagunça com os permessos na posta e questura, etc…

A diferença entre eu e o Juliano é que eu consegui retornar ainda no ano de 2007 à Itàlia – em junho – ele nao teve a mesma sorte e teve que esperar um tempo maior. E nao teve dùvidas: – volto à Itàlia mas entregarei o meu processo ao Saga, assim terei certeza que tudo vai dar certo!!!

Se deu certo?? Vamos ver:

Juliano chegou na Europa no dia 29 de setembro, acompanhou a Silvinha – sua esposa – até a cidade de Leipzig, na Alemanha onde alguns amigos os esperavam e no dia 04 de outubro o recebiamos na estaçao de trem da nossa cidade. No dia 11 de outubro solicitamos a residencia dele no comune e começava entao a Minha Saga do Juliano Cury…

No dia 13 de dezembro63 dias apòs colocar os pés no comune pela primeira vez – ele assinava sua tao sonhada cidadania italiana depois de tanto sofrimento, tantos planos frustados desde o lontano 2007, e tudo parecia um sonho… Todo sofrimento transformou-se apenas em alegria.

Um processo de SP que tem uma previsao de 90 dias terminou em 63, sabem porque?? Porque desde que chegou, o Juliano sempre manteve o pensamento positivo, acreditando que tudo daria certo. E assim aconteceu desde o inicio: o vigile passou em apenas 7 dias e o consulado de SP respondeu a non rinuncia em 45 dias. Uma semana depois da chegada da non rinuncia, là estava ele, emocionadissimo no dia tao esperado:


E depois de muita emoçao, nada como comemorar mais uma vitòria:


Nos emocionamos junto com a Silvinha quando ela começou a nos contar como tudo aconteceu na vida deles, poucas pessoas torcendo a favor e muitas torcendo contra, a prova de superaçao depois que tudo deu errado, a fé inabalàvel em Deus e a certeza que nao importava quanto tempo demorasse: eles tornariam à Europa e o Juliano realizaria o seu grande sonho: seria cidadao italiano reconhecido!!!

E sao estes momentos em que eu pàro, penso e agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de fazer este trabalho. Pois o meu trabalho nao é apenas buscar as pessoas no aeroporto, leva-las aos lugares, fazer o trabalho de tradutor… Nosso trabalho é muito maior: nòs ajudamos as pessoas a realizar um sonho. Um sonho que muitas vezes transforma suas vidas. Um sonho que faz com que muitas portas se abram e as pessoas possam ter oportunidades que talvez nunca tiveram antes. Um resgate das origens italianas que geralmente começa muito antes de colocarmos os pés aqui na Itàlia, quando começamos a reunir os documentos, brigamos com os consulados para legalizar nossos documentos, sempre com o objetivo de um dia estar aqui, na Itàlia onde nossos grandes antepassados viveram…

Nao poderiamos ter um presente de Natal maior. O sorriso de um cliente, as làgrimas de sua esposa, e o melhor: uma carta d'identità onde consta: cittadino italiano

Um feliz Natal bastante feliz a todos voces!!!

 

  • debukismother

    Nao chegou sua non rinuncia, o consulado pediu os documentos em portugues para verificar se tudo està correto e depois disso vai enviar sua non rinuncia!!!

    Sobre os problema que voce està enfrentando, lembre-se sempre que somos os ùnicos responsàveis pelas escolhas que fizemos, sejam boas ou ruins! Abs e boa sorte!!!

  • oi fabio, tudo bem, preciso falar sinceramtne que esotu trsite em saber que ja chegou a respta da minha non runincia e agora eles amdnaram todos meus doc. originais em portuegues pra la e que a respota diso pode vir dentro de 1 mes ou 90 dias, como facoq eu agora minah grana ja se acabou, esotu num abrio em pessimas condicoes e com uma filha de 8 anos que chora que qer voltarpro brasil e tb o pior que que minhas passagens ja se foram, liguei pro cons. de roma e fiz um pedido de repatriacao e ja me disseram pra mim nao ter esperanca, e como faco pra voltar pro brasil ou senoa vou pedir todos meus doc. de volta pra comune e parar com tudo, pk esse sonho pra mim esta irando um pesadelo, por favor fabio, me de uma palavra de confiaacna por favor, ano foi atoa qeu eu entrei o seu blog nesse moemnto tao trsite pra mim eque estou dando meu gito de socorro, obrg

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Ola Ana tudo bem??

    Se puder envie ao patronato ITAL UIL que fica na Al. Jau que eles fazem suepr ràpido, nao tem erro!!!

    Bjs e um feliz Ano Novo!!!

  • Hoje fui até o consulado de SP para legalizar minhas certidões.
    Foi tudo muito tranquilo e com um ótimo atendimento (fui atendida pela Francesca).
    No entanto, tive um problema que não esperava:

    3 das minhas traduções não foram aceitas pois continham incríveis erros de italiano!!!

    Acreditem ou não, paguei 70 reais por cada tradução e as fiz no PATRONATO ACLI DE CAMPINAS.

    Gentilmente, a Francesca me pediu que retornasse ao patronato, pedisse a correção, e levasse as certidões de volta em qualquer horário e dia de atendimento ao público do consulado.

    Fabio, como as coisas são, imagine se eu tivesse comprado a passagem pra ir no dia 02, domingo agora.
    O pessoal do patronato vai ficar fora e eu vou ter que esperar nem sei quantos dias pra poder corrigir a tradução.

    São tantas coisas no caminho pra atrapalhar, não é fácil!

    Bom, independente desta palhaçada do patronato, as certidões estão todas legalizadas e se demorar muito, eu vou traduzir em outro lugar.

    Att,

    Ana Júlia.

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Ciao Rosana

    Firenze pra quem jà tem cidadania italiana é sim um excelente comune. Porém infelizmente eles pecam muito para reconhecer a cidadania, estive muitas vezes conversando com a oficial là e muitas destas vezes andamos até ensinando e explicando algumas coisas que eles nao sabiam. E é um absurdo um comune capoluogo de provincia nao saber algo, nao é??

    De qualquer forma parabéns e aproveite esta cidade que – a parte sia troppo grande per me rs – é belissima!!!!!!!

  • Anonimo

    E’ verdade, agora é sò alegria!!! Abs

  • Ola Petris

    Infelizmente nao, ainda mais pela quantidade de pessoas na fila trentina. Porém como terminou o prazo, acredito que a fila vai terminar ainda no ano de 2011, portanto voce està pròximo de ser reconhecido!!! Abs e boas festas!!!

  • Grande Mauricio bom dia!!!

    Foi feito num dos comunes do Saga 🙂

    Abs

  • Rita lindaaaaaaa

    Realmente, voce que diga, né??? Lembro que seu processo foi um dos nossos recordes, jà faz parte da nossa història 🙂

    Ainda nao sabemos quando vamos, estamos com muito trabalho, muitos clientes chegando graças a Deus, mas assim que comprar a passagem voce vai receber aquele email rsrsrs

    Bjsssssss e boas festas!!!

  • Fabio, depois de usufruir de tantas dicas de seu blog, nao poderia deixar de dar meu depoimento de como as coisas estao indo aqui em Firenze.Quem sabe alguem aproveita!!
    Eu e minha filha temos cidadania,meu marido nao.Nos duas demos entrada no AIRE na comune sem prrecisar do comprovante de residencia, apenas com Carteira de Identida e “informando” endereço.Com o protocolo fizemos o Tessera Sanitaria e no momento aguardamos o vigile. No caso de meu marido, tambem nao precisou do comprovante de endereço para dar entrada no Permesso ( de familia), o que fez pela Questura ( e nao pela busta gialla).Com o protocolo do permesso fez a Tessera Sanitaria de 6 meses e entrou com pedido de inclusao de endereço na Comune.
    Resumindo: minha filha e eu: Comune , Agenzia Sanitaria e Agenzia de’Entrada(codice fiscale).
    Meu marido: Questura,Agenzia del’Entrada, Agenzia Sanitaria e Comune.
    Muitas caminhadas, idas e vindas, mas tudo certo. E o atendimento aqui em Firenze me surpreendeu, nada muito demorado e alguns atendimentos com agendamento por telefone!!!!
    Uma da dicas que peguei do Blog :sempre acompanhei meu marido e mostrei minha carteira de Italiana logo de cara, isto ajuda pra caramba!!
    OBS:Quanto ao comprovante de endereço,ainda nao tinhamos porque demorou 30 dias para ser registrado o contrato de aluguel!!
    Abraços

  • Anonymous

    Digo mais Saga, a cidadania significa liberdade em muitos sentidos para quem ja mora aqui. vamo que vamo!

  • Anonymous

    Olá já faz 5 anos q assinei a cidadnia no Brasil, mas até agora nada.Tem como adiantar este processo que já esta em Roma?Sou de origem trentina de Borgo Valsugana por parte de pai e mantova por parte de mãe.Abraço e obrigado. E.mail: petrismarcio@hotmail.com

  • Olá Barbiero,

    Poderia me dizer qual a Comuna que fizeram o processo do Juliano? Você saberia qual o tempo médio di risposta da non renuncia do Consulado de POA?
    Não reconheci ainda estas fotos com estes barcos e esta água esverdeada bellissima, onde fica?

    Att.
    Maurício

  • Pensamento positivo e paz no coração. Chave p as coisas boas entrarem pela porta da nossa vida!
    Feliz Natall p vcs! Beijos!
    Qdo vem p o BR?