Festa della Donna – Dia da Mulher

Ciao a tutti

Hoje é o Dia Internacional da Mulher – aqui na Itàlia chamado “Festa della Donna” 

A origem desta festa vem do lontano 8 de março de 1908 quando, poucos dias antes desta data, dezenas de funcionàrias da indùstria americana Cotton entraram em greve por melhores condições de trabalho. Na manha do dia 8, o proprietàrio trancou todas as portas da fàbrica para impedir que as funcionàrias saissem e a fàbrica pegou fogo, matando 129 operàrias.

Aquele episòdio foi o primeiro de uma série de movimentos feminimos contra as péssimas condiçoes e o papel secundàrio da mulher pelo mundo:

O ano de 1975 foi escolhido pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e em dezembro de 1977, as Naçoes Unidas adotou o dia 8 de março oficialmente como o “Dia Internacional da Mulher”

Na Itàlia

Aqui na Itàlia, o dia 8 de março é muito comemorado e existe uma curiosidade: a mimosa!!!


A mimosa tornou-se o simbolo da mulher na Itàlia exatamente porque floresce nos primeiros dias de março. Hoje a cidade de Sanremo é a principal produtora deste simbolo nacional.


Diversas iniciativas acontecem hoje aqui na Itàlia – museus e atraçoes gratuitas durante todo o dia, manifestaçoes politicas e sociais e tantas outras atraçoes. Pra conferir todos os locais, basta clicar aqui e conferir no site do Ministero per i Beni e le Attività Culturali.

Eu desejo um dia especial a todas as minhas queridas leitoras, com muita paz, muita saùde e principalmente muita justiça e muitas oportunidades!!!

  • Gra

    Grazie Mille!