quinta-feira, 31 julho 2014
Últimas Notícias
Capa / A vida na Italia / Bom apetite!!! Conhecendo o menu italiano
Bom apetite!!! Conhecendo o menu italiano

Bom apetite!!! Conhecendo o menu italiano

Ciao a tutti

Neste final de semana fui convidado pela minha querida amiga Valentina para jantar com sua familia em comemoraçao ao aniversàrio do seu pai e também porque ela e meu irmao italiano Alessio finalmente vao morar juntos!!! E claro que eu preciso compartilhar com voces uma série de coisas que aconteceram e que voces merecem saber hehehehe

 

Alessio e Valentina

Aqui na Itàlia quando uma pessoa convida a outra para jantar, isso significa que ela é quem paga a conta. Isso eu jà sabia hà tempos, pois quando minha querida amiga Tina celebrou sua tao sonhada cidadania, me lembro que convidou a sua professora de italiano e no final do jantar, a professora simplesmente levantou-se, agradeceu pela belissima noite e ciao, ciao e arrivederci!!! Dai todos nos entreolhamos e foi a pròpria Tina que perguntou com seu inconfundivel sotaque gaucho: – Mas bàH – a professora nao vai pagar nao? Foi entao que descobrimos essa pérola: convidou alguém para celebrar contigo algo??? Paga voce!!! Acho atè que essa dica poderia facilmente ser incluida na sessao 'dicas de pobre' aqui na Saga kkkkkkk

Voltando ao jantar, todos arrumadinhos e de banho tomado, nos dirigimos a este pequeno restaurante local, em uma das cidades aqui vizinhas que se chama Montescudaio, conhecida por produzir um vino rosso maravilhoso chamado Rosso delle Miniere.

Foi entao que eu lembrei dos meus queridos leitores, pois percebi que jamais contei a voces sobre como se come aqui na Itàlia – principalmente num restaurante.

Antes de mais nada é preciso dizer que o 'ato de comer' aqui na Itàlia nao é simplesmente alimentar-se – é uma verdadeira paixao, pois é no momento do pranzo (almoço) ou cena (jantar) que a familia se reune para compartilhar as experiencias vividas durante o dia, é também o lugar ideal para passar o tempo com os amigos ou com nosso amor. Quando voce chega num restaurante e pede o menu, este é dividido em tres partes principais: ANTIPASTO, PRIMO PIATTO e SECONDO PIATTO. Além destas principais, encontramos no final do menu: DESSERT e DIGESTIVI além da parte das bebidas.

Para que voces entendam melhor, é necessàrio conhecer primeiro alguns conceitos bàsicos e principalmente a diferença da cultura italiana em relaçao à brasileira – experimente dizer a um italiano que no Brasil comemos tudo num ùnico prato e a respota provavelmente serà: – Porca miséria, entao o prato em que voces comem é gigante???

Sim, porque aqui na Itàlia nao come-se tudo junto, a refeiçao é dividida em partes, ou 'portate' (portata no singular), vejam o exemplo de uma mesa arrumada para o pranzo (almoço):

Reparem na foto que existem tres pratos e tres garfos, certo? Agora vamos entender por que…

ANTIPASTO

Tudo começa no antipasto – que significa "antes do pasto" – que no Brasil conhecemos como 'petisco'. O antipasto tem como funçao abrir o apetite e pode ser quente ou frio, a base de carne, peixe e atè mesmo verduras. E' comum nos menus constar os seguintes tipos de antipasto:

Antipasto di terra

Calma, neste caso voces nao vao comer nenhum caramujo – isso significa que virà uma seleçao de produtos da terra, como salame, prosciutto, bruschetta, etc. conforme a figura abaixo:

Aqui temos salame, prosciutto crudo (presunto cru), bruschetta (pao tostado com pate em cima), melao e queijo

Antipasto di mare

Como o pròprio nome sugere, neste caso a base do prato sao peixes e frutos do mar:

Antipasto misto

Neste caso vem de tudo um pouco: cebola, tomate seco, azeitonas, berinjela, funghi, queijo e vàrias outras coisas deliciosas:

Para comer o antipasto, utilizamos o prato menor, juntamente com uma das facas e um dos garfos, seguindo a imagem là em cima, ok?

Imagino que neste ponto do post voces jà estao com agua na boca, porém devo lembrà-los que praticamente ainda sequer começamos a nossa refeiçao rsrsrsrs

PRIMO PIATTO

Agora que abrimos nosso apetite, partimos para o primo piatto que conhecemos no Brasil como prato principal! Assim como o antipasto, existem 'primi' tanto a base de pesce quanto à base de carne, alguns exemplos:

Primi piatti a base de pesce

Spaghetti con vongole (espécie de mexilhao pequeno)

 

Fusilli con finocchi e calamari (macarrao tipo fusili com erva-doce e lula)

 

Tagliatelle ai frutti di mare (macarrao tipo tagliatelle com frutos do mar)

 

Gnocchi con gamberi e zucchine (gnocchi com camarao e abobrinha)

Primi piatti a base di carne

Tagliatelle al sugo di carne (macarrao tipo tagliatelle com molho de carne)

 

Lasagna (essa nao precisa de traduçao rsrsrs)

 

Spaghetti alla carbonara (um dos pratos mais tipicos da cozinha romana)

 

Risotto alla milanese (ainda que nao seja feito de carne, aparece como primo di carne, é preparado com açafrao que dà a cor caracteristica do prato)

Ufa, quase parei de escrever pra fazer uma boquinha, mas vamos continuar que jà estamos no meio da comilança. Pensem que geralemente quando estamos entre amigos aqui na Itàlia num restaurante, neste ponto teriamos passado mais ou menos entre uma e duas horas sentados comendo e tagarelando… E utilizando o outro garfo, a outra faca e o outro prato também!!!

SECONDO PIATTO

Chegamos na mistura! Nao sei se em todas as regioes do Brasil fala-se 'mistura', là pros lados de Sao Paulo sim e nem sei qual seria um sinonimo pra isso, claro que deve existir, entao me ajudem ai quem conhece rsrs

Secondo di pesce

Pesce spada alla griglia (Peixe espada na grelha)

 

Gamberoni al sale (Camaraozao "existe essa palavra?" ao sal)

 

Fritto di pesce (Mistura de vàrios tipos de peixes e frutos do mar fritos)

 

Baccalà fritto (Bacalhau frito)

Secondo di carne

Bistecca alla fiorentina – nao tinha como começar com outro prato de carne – chama-se assim porque é tipico de Firenze e cuidado: nos menus geralmente vem o valor do etto que corresponde a 100 gramas, nao vao achar que o prato custa 4,50 euros por exemplo, pois se chegar no prato um naco de 800 gramas voce vai pagar a bagatela de 36 euros, considerando que custe apenas 4,50 o etto :))

 

Tagliata (também tradicional, consta em praticamente todo menu, trata-se de uma carne maravilhosa, "tagliata" ou seja – cortada em tiras)

 

Saltimbocca alla romana (outro classico da cozinha de Roma, sao enroladinhos de carne e presunto fritos)

 

Spiedini di carne (espetinhos de carne)

Mammamia, tem alguém ainda lendo alguma coisa aqui ou jà correram pra cozinha??? Ok, confesso que parei um minuto – abri a geladeira e ataquei um naco de prosciutto que tinha na geladeira kkkkkkkkkkk

CONTORNO

Voltando ao post, acharam que acabou?? Na-na-ni-na-nao, geralmente com o secondo piatto vem também o CONTORNO, que é o acompanhamento do secondo piatto. Pode ser um prato de batatas fritas ou assadas ou verduras cozidas, como nas imagens abaixo:

Neste caso, a carne é o secondo piatto e o feijao branco (chamado fagioli cannellini) é o contorno

Aqui temos o peixe gratinato como secondo e o contorno è chicòria assada (conhecida aqui como radicchio al forno)

Claro que toda a comilança é servida com muito vinho e àgua – e geralmente cai bem:

- Vino bianco para pratos à base de pesce

- Vino rosso para pratos à base de carne

Chamamos a combinaçao de vinho e pratos de "abbinamento".

DESSERT

Como diz a Lu, depois que nos empanturramos de tanto comer é necessàrio um pouco de açucar para "dar uma baixada", e neste caso chegamos nas sobremesas ou dessert, vamos à alguns exemplos clàssicos encontrados por aqui:

Tiramisu – alguém tinha dùvidas que eu começaria com ele – o doce mais italiano de todos??? feito à base de café e mascarpone (especie de creme de leite)

 

Mousse al cioccolato (mousse de chocolate)

 

Creme catalana – quase o que conhecemos como pudim de leite, mas com variaçoes. O segredo é queimar o açucar por cima com o auxilio de um pequeno maçarico)

 

Sorbetto al limone – o sorbetto é o meio-termo entre a raspadinha e o sorvete, quase um creme. Os mais experientes como eu pedem sorbetto al limone con vodka ;)

CAFFE

Depois do dessert, uma boa pedida è aquele cafezinho, atè pra dar uma acordada, afinal temos que voltar pra casa e depois de comer tudo que comemos estamos bem relaxados, portanto: – Un caffè per favore:

Dica: jamais jogar o saquinho de açùcar dentro do copo pra 'ajudar' o garçom, isso faz com que ele te odeie pro resto da vida, por ter que literalmente enfiar a mao dentro da xicara pra retirar aquele resto de papel nojento kkkkkk

Acabou? Claro que nao, precisamos de um digestivo antes de ir embora, senao quem é que consegue dormir depois de comer tanto????

DIGESTIVI

Geralmente sao pequenas doses de algo superalcòlico, mas que é òtimo. Se ajuda na digestao eu sinceramente nao tenho idéia, mas que é bom é, vamos aos clàssicos:

DIGESTIVI

 

Limoncello (licor feito com a casca do limao, o ideal é bebe-lo geladissimo)

 

Amaro (è algo entre o Cynar e Cinzano, eu particularmente odeio. Porém esse da foto – o Montenegro é suave, muito bom)

Recapitulando o nosso menu:

1 – antipasto

2 – primo piatto

3 – secondo piatto e contorno

4 – dessert ou dolce

5 – caffè

6 – digestivo

Ufa, agora acho que terminarmos nosso delicioso jantar, como escrevi là no inicio, nada como um agradàvel jantar para passar um pouco de tempo com os amigos, por isso escolhi cada um de voces, espero que todos tenham tipo uma agradàvel experiencia e nos encontraremos novamente no pròximo post, uma òtima semana a todos!!!

Sobre Fabio Saga

Escritor, professor, conversador e fundador da Minha Saga, vivo desde 2007 na Italia, onde presto consultoria na obtenção do reconhecimento a cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), faço buscas de documentos e também colaboro com diversos outros projetos voltados a vida dos ítalo-brasileiros. Você me encontra também no site Dicas do Mundo, onde sou responsável pelas informações da Toscana ;)
  • http://www.blogger.com/profile/00004883690644518370 000

    Realmente, uma delícia! Obrigado por essa matéria, amigo. Meu prato preferido: Tagliata. Sem comentários.

  • http://www.blogger.com/profile/14226460307766811668 deco

    nossa…. realmente to com água na boca… e olha que acabei de jantar… acho que comeria de novo. Grande post. valeu

  • http://www.blogger.com/profile/13674732435034640446 Claudinei

    Ciao Fabio,
    Que costume interessante quem convida.paga.
    Aconteceu comigo quando estive ai na Itália convidei um casal de amigos ele italiano ela brasileira e no final morri com € 200, porém a comida estava tao boa que nem liguei.
    O contrário também era verdadeiro, quando ele convidava nao me deixava pagar.
    No fundo nem foi tao caro, porque a genteficava muito tempo no restaurante.
    Parabéns pela explicações dos pratos… Muito legal e útil.

  • http://www.blogger.com/profile/16538154623877392546 Maurício

    Saga,
    Fui almoçar na casa de amigos em Roma a pouco tempo e serviram a salada depois do secondo.
    Foi um almoço simples apenas com antipasto, depois um prato de massa, e em seguida a salada.
    Isso é normal ?
    Aqui no brasil comemos a salada antes do prato principal.

    abs,

    Mauricio

    • jessica

      Sim é normal Maurício, na Itália sem ser o antipasto, o prato de massa é o primeiro prato de todos, depois é que come carne ou peixe e as vezes então a salada. Os italianos não gostam de misturar tudo no mesmo prato, cada alimento a sua vez. Em Portugal já é diferente no mesmo prato esta a carne/peixe com arroz batatas alface ovo.. etc.. No brasil deve então ser parecido com a gastronomia Portuguesa, né? abraços

  • http://www.blogger.com/profile/10421477910056318831 Franco

    Complimenti, un italiano non sarebbe riuscito a spiegare meglio queste cose. Grazie anche per aver fatto notare che noi italiani diamo molto valore sia al cibo, nel senso di mangiare bene, sia a quello che significa stare insieme intorno a un tavolo. Sei veramente tra i migliori nello spiegare i costumi e le differenze tra il Brasile e l’Italia. Ti auguro tante cose buone per il tuo futuro. Un grande abbraccio.

    @Mauricio
    se mi permetti provo a rispondere io alla tua domanda: di solito la salada è un “contorno” quindi viene servita insieme al secondo piatto, che può essere carne o pesce. Da quello che ho capito nel pranzo dei tuoi amici non c’era carne (o pesce) quindi presumo che loro abbiamo preparato quello che noi chiamiamo di “insalatona”, cioè una salada con uova, tonno e altre cose squisite. Quindi era come se fosse un “secondo” completo. Oppure i tuoi amici erano “a regime”… kkk
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/02063067820382580750 Diogo

    Estas fotos são uma covardia! Excelente post, deu água na boca.

  • http://www.blogger.com/profile/15116452171101401504 CAROL SATYRO

    Só de ler este post eu engordei uns 5 quilos. Fala a verdade, como é possível manter a forma por essas bandas aí?

    Outra coisa, isso é assim todo dia ou apenas aos finais de semana?

    Escelente post e saudade das dicas de pobre…hehehe

    beijos

  • http://www.blogger.com/profile/04219617520567854478 Jorge henrique

    CAROL SATYRO, creio que em um restaurante seja assim, mas como você, tambem estou curioso em saber de, durante a correria do dia a dia seja assim também?? Alo Fabio, explica ai!!
    Outra curiosidade que tenho: de onde vem a cultura de comer ao modo italiano, e o nosso, tudo junto…Se alguem souber….
    Un abbraccio!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/04219617520567854478 Jorge henrique

    ….apenas para não restar duvida, quero saber se EM CASA, na correria do dia a dia se come assim também ai na Italia……

  • http://www.blogger.com/profile/08003365502616196467 Patricia Turdo

    Ai que chato…estou babando com estas delícias…me deixou com mais vontade…

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao a tutti

    Que bacana que consegui deixà-los com àgua na boca rsrsrs

    @Mauricio

    Sim, isso é outra diferença – no Brasil comemos a salada geralmente junto com a comida ou atè mesmo antes, nao é? Jà aqui é servida no final, como acompanhamento!

    @Franco

    Bello Franco, mi fa piacere leggere i tuoi commenti, te l’ho già detto altre volte. Prossimamente vi parlerò de un’altra cosa fondamentale della vita italiana – il caffè ;)

    @Diogo

    Essa era a idéia kkkkkk

    @Carol

    Voce pergunta sobre manter a forma pra mim???? Ok, cheguei na Itàlia pesando como um cinghiale (javali) com mais de 93 quilos e perdi muitos, cheguei a 73. Dai o que aconteceu? Vim morar na Toscana e jà estou com 81 kkkkkkkkk Bjs

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Jorge, vou tentar escrever dois comentàrios pra melhor entendimento :)

    Aqui na Itàlia conseguimos viver com tranquilidade, pois a grande maioria das pessoas almoçam em casa. Cada um de nòs tem o horàrio correto de comer, pois geralmente trabalhamos na mesma cidade onde moramos e uma grande parte da populaçao vai comer em casa. Aqui existe a “pausa pranzo” que é o que no Brasil conhece-se como “siesta” ou seja, geralmente entre 12:30 e 16:30 as lojas fecham e as pessoas vao à casa almoçar. Claro que nas cidades grandes e turisticas isso acontece de forma mais branda, mas mesmo em cidades como Roma, Milano, Torino existe este periodo de intervalo e vamos à casa.

    E em casa existem duas figuras importantissimas aqui na Itàlia: a mamma e a nonna!!! E’ comum um filho ou neto que trabalha num negozio ou numa fabbrica chegar em casa e estao là os pratos prontos, preparados com carinho por uma delas, e a resposta é sim: comemos normalmente primo + secondo. Claro que no dia a dia nao temos tempo pra pratos mais sofisticados, serà dificil por exemplo durante a semana voce comer um Pappardelle al Cinghiale (macarrao como molho de javali), mas um Penne al Sugo, um Risotto alla Milanese, um Spaghetti con pomodorini e zucchine (nhoque com tomates-cereja e abobrinha em tiras) è comum acompanhado por uma carne frita ou peixe assado com batatas, dependendo do dia. Porém sempre a mesma coisa: se arruma a mesa com dois pratos um sobreposto ao outro, o de cima come-se a pasta e o debaixo a mistura.

    Agora vou procurar o ‘por que’ se faz assim e volto aqui pra explicar rsrsrs

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/04219617520567854478 Jorge henrique

    Ciao Fabio: ti ringrazio per le spiegazioni, sei stato esauriente….Ti ringrazio ancora per la ricerca, penso che la nostra maniera di mangiare deva venire dagli schiavi africani, non so….
    Io sono andato due volte in Italia, e ho degli amici in diverse citta: in Sardegna, a Taranto (Puglia), Milano, Torino, Udine, Pavia, Roma, Massa carrara e Deruta- Ripabianca….Vedi un po di foto dei miei viaggi su questo link: http://www.flickr.com/photos/jorgehenrique62...
    In Brasile abito a Ribeirao Preto, interno dello stato di San Paolo.
    Ciao un abbraccio!! Jorge

  • http://www.blogger.com/profile/09919667163278416919 Adliz

    Oi Fabio, adorei o post! Adoro as comidas italianas mas na minha opiniao, sempre falta um pouquinho de sal hehehe
    Estou pensando em dar entrada na minha cidadania agora em Agosto, vc acha que vale a pena ou seria melhor esperar Setembro mesmo?
    Sua experiencia sempre me ajudou muito.
    Agradeço por todas as informacoes, vc eh um anjo para todos nos que temos sonhos na itàlia.
    Baci

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao Jorge

    Seguinte: conversando com a italianada, me expicaram que a coisa dos vàrios pratos surgiu na Roma antiga, pois geralmente os imperadores e demais poderosos adoravam um bom “banquete”.

    No periodo da Republica Romana, era comum comer “deitado de lado” numa espécie de sofà. No centro existia uma mesa com os quitutes e a comida era trazida pelos escravos em “portate” ou seja, em diversos pratos entendeu?

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/04219617520567854478 Jorge henrique

    Ciao!! Si, tutto chiaro, ti ringrazio!!
    Se hai un tempo, guardi le mie foto dei viaggi in Italia su questo indirizzo http://www.flickr.com/photos/jorgehenrique62
    Un buon fine settimana a te!!
    Jorge

  • http://www.blogger.com/profile/07354510195668386897 Bia

    Oi FAbio….mto bom o post!!!

    Eu digo, q era quase uma tortura no começo aqui para mim!!! Imagina a familia do meu marido fazendo de tudo e mais um pouco para eu “manjar” e eu ja estava praticamente satisfeita no antipasto!!!! haha

    Depois aprendi….como um pouquinho de tudo e bem devagar, assim eles nao veem meu prato vazio!!! hahha Mas ainda assim, ja engordei 3 kilos em 5 meses….to desesperaaaaaaada!!! hahah

    Um grande abraço

  • http://www.blogger.com/profile/04455363474098513365 Aline Tessesine

    Oi Saga…tudo bem?
    Realmente, achei de grande utilidade este post.
    Estou entrando numa saga pela minha cidadania, rsrs…criei um blog pra mostrar um pouquinho disso tudo, passa lá quando puder.

    http://alinesperanza.blogspot.com/
    Baci!

  • http://www.blogger.com/profile/15471249995053104916 CLEBER

    Ja aqui temos o “saudável” fish and chips……va va!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao Jorge

    Si fà quello che si può :)

    Saluti!!!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao Bia

    Pois é, todo mundo é assim, tipo a pizza: chegando aqui ninguém consegue comer uma pizza inteira, depois de alguns meses jà tà pedindo um antipasto antes da pizza kkkkkkk

    Outro grande abraço proce :)

  • http://www.blogger.com/profile/04219617520567854478 Jorge henrique

    É verdade, Fabio!!!! Eu ja sabia de como é o jeito de comer ao modo italiano, mas como eu estava ai a passeio, nao sabia direito se era por minha causa ou não….O lance da pizza aconteceu comigo, me lembro que quando pedimos, era uma pra cada um, e eu disse: nao vou conseguir rsrsrsrsr De uma maneira geral, percebi que a comilança foi maior na Sardegna, comiamos muito mesmo, de eu quase nao aguentar…Nos outros lugares, não era muita comida não ( em Taranto, em Torino, em Milano, em Udine e em Roma; e eu comia nas casas dos amigos e em restaurantes tambem)
    Uma coisa engraçada: na casa de meu amigo em Torino, tiravamos a “pasta” e apos isto, meu amigo pegava a travessa e comia la dentro mesmo, isto após perguntar se alguem iria repetir rsrsrsrsr
    Un abbraccio!!

  • http://www.blogger.com/profile/11721682148904617303 Catanuggett

    Um prato melhor que o outro. Culinária italiana é muito foda.

  • http://www.blogger.com/profile/16384009139882016438 Iorio

    Como sempre mandando bem no Blog, Saga… ja nem entro mais aqui para falar do meu processo haha!

    Entao, como vc abriu para comentarios sobre as traduçoes/interpretaçoes das fases do jantar ou almoço, vou passar a minha experiencia, dentro das tradiçoes da minha familia paulistana e de pessoas, amigos, que convivi a vida toda em Sao Paulo. Claro que, ao falarmos de Brasil, a diversidade cultural é enorme, os costumes e a cultura miscigenada segmentaram qualquer afirmaçao neste sentido e dizer o contrario seria contradizer a minha propria familia materna, que é mineira e foge completamente à regra abaixo citada, ja que sao de fazenda e possuem a panela de barro e o fogao a lenha como base culinaria – também uma delicia rs.

    Seguinte:

    O “Aperitivo” da Italia sao os “Petiscos” do Brasil [servidos em bares, reunioes, festas, coqueteis, eventos, etc., geralmente servidos com destilados e cervejas]

    O “Antipasto” italiano é o “Aperitivo” brasileiro [em SP, os aperitivos sao servidos antes de irmos a mesa, em uma sala de estar ou mesmo ao sentarmos à mesa, pois é o que vem primeiro, com uma primeira bebida, antes do almoço ou jantar ser servido]

    O “Primo Piatto” é a nossa “Entrada” [com uma bruta diferença, ja que nossas entradas sao saladas, porçoes com peixes escabeches ou ate mesmo massa, so que no formato frio, geralmente com verduras, legumes ou atum, salmao etc..]

    O “Secondo Piatto” é o “Prato Principal” [que sao, na linguagem popular, as "Misturas" rs - expressao de familias migradas de Minas Gerais ou Interior Paulista rs, em Goias, por exemplo, eles chamam de "Carne", mesmo quando o prato principal é peixe rs - ou seja, sao as carnes, peixes e frango, sempre servidos com "Acompanhamento", ou em italiano, o "Contorno"]

    O “Contorno” é o “Acompanhamento” [arroz, batatas, legumes, verdura, ou ate saladas, dependendo da combinaçao]

    Ai o “Desert” é a “Sobremesa” [igual]

    O “Caffé” é o “Café” [igual, mas com suas diferenças, claro rs]

    E o “Digestivo” é o “Digestivo” [também igual, pois no Brasil - le-se SP, mas vi igual quando morei em Goias - usa-se muito o licor de menta, Amareto, ou licor de cacao, cupuaçu, damasco e ate a cachaça (caso tenha sido um almoço/jantar tipico brasileiro)]

    E é isso..rs.. espero ter colaborado com esta materia deliciosa!

    Abraçao, xarà!!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Grande Fabiao

    Grazie mille pela bellissima explicaçao, melhor que isso impossivel :)

    Forte abraço!!!

  • http://www.blogger.com/profile/14674435226288560515 Jefferson Andrade

    Ciao Saga, tutto benne?

    Me diga, se por um acaso eu precisar me retirar durante um dos pratos, caso surja um imprevisto qualquer, eu posso pagar e sair?
    Como o restaurante e até mesmo os garçons reagiriam?

    Um grande abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/04219617520567854478 Jorge henrique

    Ciao Fabio, fiz uma pesquisa e descobri de onde veio o modo de comer à italiana, ou seja, o antipasto, o primo e o secondo…Abraços Jorge

    Cena
    A cena era a principal refeição do dia e iniciava-se à décima hora, o que corresponde às quatro horas da tarde (os Romanos contavam as horas a partir do nascimento do sol), prolongando-se até de noite.

    A cena dividia-se em três partes: gustatio (ou gustus ou promulsio), prima mensa e secunda mensa. O gustatio era composto por uma série de aperitivos: comiam-se cogumelos, saladas, rábanos, couve, ovos e ostras. Para beber, tomava-se o mulsum (daí esta parte da cena ser também chamada promulsio), que servia para abrir o apetite e ao qual se atribuía a capacidade de prolongar a vida.

    A prima mensa era composta por vegetais e carnes e a secunda mensa consistia na sobremesa, na qual se serviam frutas ou bolos.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Bravissimo Jorge, valeu pela contribuiçao :)

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao Jefferson

    Se voce jà ordinou (solicitou) o prato e precisa sair, basta chamar o garçon e pedir a conta, explicando que tem que sair, claro que deverà pagar pelo que pediu (e nao pelo que comeu rsrsrs) mas atè entao nennhum problema.

    Outro grande abraço!!!

  • http://www.blogger.com/profile/05001904711635043956 Cesar Merigo

    Fabio!
    O sorbetto di limone com vodca chama-se Sgroppino!!!!!!!
    Uma delícia de digestivo, típico do vêneto!
    Manda uns litros pra mim…rs…
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Grande Cesar

    Realmente è uma delicia, porém esse nome ai è sò la no Veneto rsrsrs

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/16538154623877392546 Maurício

    Caro Franco e Saga,

    Mille grazie per la spiegazione.
    Ora ho capito tutto.
    `E vero che Non C’era carne o pesce, e per questo l’insalata `e diventata il secondo.
    Altra cosa che adesso `e chiaro. Chi invita, paga !
    I miei amici volevano fare il pranzo a casa sua perche forsi erano al verde.

    grazie

  • http://www.blogger.com/profile/12570249670597200593 Alw

    Faltou a SAMBUCA na parte do DIGESTIVI hahaha
    Particularmente adoro

  • Maurício

    Olá! Muito legal o blog, e o post! Uma pequena correção: é lasagne (no plural) o nome do prato, e não lasagna. Um abraço.

  • joao ulisses claudino

    Ae gostei da pausa pranzo,agora “mistura” minha mulher bahiana diz “coisa de pobre,”
    tbém falo mistura e ela se reta,diz ela é carne, eu agora chamo de proteína animal

Mais em A vida na Italia
Aniversario de 35 anos – em Paris

Ciao a tutti Queridos amigos, inicio este post agradecendo a todos que me escreveram, enviaram mensagens de texto, som, video,...

Fechar