Noticias consulares Porto Alegre

Ciao a tutti

Antes de contar a voces sobre a ùltima fornada de cidadanias que aconteceu na Minha Saga, preciso dar um toque aos meus amigos gaùchos que estao aqui na Itàlia ou que pretendem vir para realizar o reconhecimento da cidadania.

Quem està chegando agora no blog pode nao saber, mas de tempos em tempos as coisas mudam bastante nos consulados, tal qual os comunes aqui na Itàlia.

Por exemplo, quando alguém pergunta se Verona é um bom comune para a pràtica da cidadania, porque um familiar fez là hà alguns anos e foi ràpido, a resposta atual é: NAO, CORRAM DE VERONA, pois infelizmente um comune que era bom antes nao necessariamente continua bom, pelos mais variados motivos.

O mesmo acontece com os consulados: antigamente muitos reclamavam do consulado de Curitiba, que hoje é um dos mais ràpidos para o envio da non rinuncia. Sao Paulo que prezava pela rapidez no envio – em torno de trinta dias – hoje demora mais do que isso…

Dai muitos amigos me perguntam: – Ok, Saga e qual é o motivo da demora?? Boh, essa è a pergunta de um milhao de euros!!!

O que todos nòs sabemos é que nao existe 'lista de non rinuncia', o que os consulados fazem quando chega um pedido è uma grande incògnita, a ùnica coisa que sabemos é que hà alguns meses praticamente todos os consulados italianos no Brasil exigem que o comune onde a pessoa està fazendo sua pràtica mande os documentos escaneados para uma eventual anàlise.

Neste momento. algum de voces me perguntaria:

– Uai, mas nao analisaram quando os documentos foram levados para a legalizaçao???

– Sim, analisaram, mas qual parte de "grande incògnita" voces nao entenderam? rsrsrs

O grande problema nao è a analise dos documentos, atualmente o problema è que cada consulado exige receber os documentos de uma forma diferente!!!

Uns recebem por email normal, outros preferem correio certificado (PEC), outros poucos aceitam por fax, uns peferem o formato .pdf outros exigem em formato imagem, outros querem as certidoes em portugues, outros somente as traduçoes, e claro que toda essa bagunça influencia o tempo nos processos aqui e pior: faz com que muitos comunes literalmente torçam o nariz para os processos de cidadania, pois o que era um trabalho comum para os oficiais tornou-se uma verdadeira Saga 😉

Por isso, quero compartilhar com os amigos gaùchos (calma paulistas, mineiros, cariocas e demais, a hora de voces vai chegar, em outros posts :)) a forma que o consulado de Porto Alegre exige que sejam enviados os documentos.

Vejam a imagem abaixo:

Neste documento, o consulado de Porto Alegre solicita as prefetturas para que informem seus comunes o seguinte:

De acordo com as instruçoes ministeriais, e afim de otimizar os multiplos pedidos provenientes de outros consulados e comunes, os documentos devem ser exclusivamente enviados por PEC (email certificado), em formato PDF ao seguinte endereço:

con.portoalegre@cert.esteri.it

Para os pedidos de non rinuncia, no motivo do email deve constar: Riconscimento jure sanguinis della cittadinanza italiana, RICHIESTA DI MANCATA RINUNCIA, nome, sobrenome, local e data de nascimento do requerente.

Junto com o pedido de non rinuncia devem ser anexados (em formato PDF)

X linha ascendente desde o antenato italiano atè o requerente;

X certificado de residencia do requerente;

X certificado negativo de naturalizaçao do antenato italiano;

X certidao de nascimento com a devida traduçao do requerente;

X todas as certidoes dos ascendentes do requerente.

Portanto meus queridos amigos gaùchos, passem isso aos comunes onde voces pretendem dar entrada na sua pràtica, pois se nao forem enviados neste formato o consulado nao responde ao comune, ok?

Alguns dizem que isso seria uma forma de dificultar o trabalho dos comunes, desestimulando que as pessoas viessem à Italia, e voce caro leitor, o que acha??

Um forte abraço a todos e atè o pròximo post!!!

 

  • Ramon Casagrande

    Fabio, isso ainda está valendo para o consulado de Porto Alegre?

    Obrigado!

    • Fabio Barbiero

      Olá Ramon tudo bem?

      Sim, na verdade isso agora é regra para todos os consulados: envio por PEC com os documentos em anexo no formato .pdf Vou aproveitar para atualizar este artigo, corrigindo os erros e acentuação 😉

      • Ramon Casagrande

        Olá Fábio, mas com respeito a esse formato que tu exemplificou acima, o consulado de Curitiba exige o mesmo modelo de documentação para non-rinuncia?

        Obrigado!!

  • Matheus Barbin

    Olá Fábio,

    Preciso de algumas informaçõe, gostaria de saber se pode me ajudar respondendo as perguntas abaixo:

    1 – Qual é o modo correto do Comune solicitar a Mancata Rinuncia ou Non Rinuncia ao Consulado Italiano em São Paulo??

    2 – Existe uma circular do consulado de São Paulo com os procedimentos corretos a serem feitos pelo Comune para a solicitação da Non Rinuncia?

    3 – Existe um prazo limite para o consulado de São Paulo enviar a Non Rinuncia?

    4 – Existe alguma forma de saber se o consulado recebeu e ACEITOU, ou seja, se está de forma correta o pedido do Comune pela Non Rinuncia?

    Agradeço imensamente sua disposição!!!

    Grazzie!!!!!!

    • Olá Matheus procure aqui mesmo no blog o artigo sobre o email PEC, além disso tenho certeza que também já escrevi um artigo sobre o envio correto da mancata rinuncia aos consulados, ok? Abs

      • Matheus Barbin

        Ok Fábio, mais uma dúvida!

        O oficial do stato civile do comune onde deixei meus documentos aceitou os documentos mesmo com pequenos erros nos nomes. Mas não exigiu marca da bollo, nem nada, fez a domanda mas não entregou nada pra mim, só agora está aguardando o consulado enviar a non rinuncia e depois disse que poderia partir pro proximo passo q é a transcrição do nascimento, e confecção da carta de identità. Também disse que não passa pelas mãos do Sindaco. Mesmo dessa forma, se o comune transcrever o meu nascimento, significa que serei reconhecido cidadão italiano, e não poderá haver mais problemas???

        Obrigado

        • Então ele está fazendo errado, pois não pode aceitar a domanda sem bollo, provavalmente até o final do processo vai se dar conta e te pedir, eu no seu lugar já compraria a marca da bollo de 16 euros e levaria a ele, pois mesmo que seja realizada a transcrição dos atos, se o oficial ou qualquer outra autoridade se der conta que o processo foi realizado de maneira irregular, a cidadania será suspensa até que os problemas sejam solicionados, portanto ANTECIPE-SE aos eventuais problemas e já resolva tudo, ok? Abs

          • Matheus Barbin

            Ok… desculpe a quantidade de perguntas, mas ainda tenho duas dúvidas:

            o marca da bollo deve ser colado na domanda??

            Este processo deve ou não passar pelo sindaco??

          • sim, o bollo vai colado na domanda e não necessariamente o processo deve passar pelo sindaco

          • Matheus Barbin

            Devo agradecer imensamente sua disposição em ajudar aqueles que buscam seus direitos e seus sonhos!

            Por acaso, Fábio, você já leu esta oração:

            “Oração para Reconhecimento Cidadania”
            Cidadania nossa que estais no sangue
            Santificado seja o nosso nonno
            Venha a nós o seu reconhecimento
            Que seja atendido os requisitos
            Assim no Consulado como no Comune
            A Non Rinuncia da família nos dai hoje
            Perdoai nossa ansiedade
            Assim como nós perdoamos a demora do Vigile
            Não nos deixei cair na retificação
            E livrai nos dos feriados Amém!

            …rsrsrsrs, muito boa!

            Um forte abraço, e mais uma vez OBRIGADO!

  • Maria Clara Cavalini

    Boa noite, Fábio. Gostaria de saber se a responsável pelo setor de non renuncia em são Paulo continua a marina rusca?

  • Ola Rodolfo

    Neste caso và imediatamente ao comune e solicite o envio exclusivo por email PEC com os anexos, nenhum consulado recebe o pedido da non rinuncia por fax hà muitos anos!!!

    Abraços

  • Anonymous

    Ola Fabio,

    Tenho visto nos comentarios que o pedido da nao renuncia e feito atravez do PEC com copia dos docs. em PDF, porem o meu Comune fez o pedido da minha nao renuncia por FAX e eu to esperando a mais de umes a resposta. O que voce me diz disso?
    Rodolfo

  • Ola Carolina

    O formato è sempre o mesmo: PDF e a resposàvel pelo envio das non rinuncias chama-se Marina Rusca.

    Abraços!!!

  • e qual o formato q o consulado de sp pede para o envio dos documentos?

    e vc saberia dizer quem é o responsavel desse setor no consulado de sp?

    abraços!!

  • Ola Carolina

    Infelizmente nao sabemos porque os consulados demoram demais pra responder o pedido para outros consulados – temos acompanhado casos em que os consulados italianos no Brasil demoraram praticamente um ano para responder ao consulado italiano no exterior, quando aqui na Italia eles demoram poucos meses (as vezes poucos dias).

    O consulado de SP nao tem nenhum tipo de criterio: podem responder em 25 dias, como podem levar 90, ate o momento nao entendemos qual “formula magica” eles usam.

    Abracos

  • oi, fabio!!
    to pedindo minha cidadania pelo consulado italiano de paris pq moro aki na frança.
    a moça do setor cidadania disse q ela tem um dossiê de um brasileiro que ela mandou em janeiro pro consulado de sp e até agora nada.. vc sabe atualmente +- qto tempo o consulado de sp tah demorando pra mandar a non rinuncia? e qual é o formato de envio e os documentos exigidos pelo consulado de sp?

    muito obrigada!!!!!!!!!!

  • Ola Felipe bom dia

    Infelizmente o consulado em BH ultimamente tem piorado (outra vez) os pròprios serviços. Eu recomendo que voce escreva um email para a embaixada – ambasciata.brasilia@esteri.it

    com copia para

    ambasciatore.brasilia@esteri.it,

    segreteria.brasilia@esteri.it

    e tambèm para a responsavel em BH pelo envio da non rinuncia

    lidia.milani@esteri.it

    Neste email, conte toda a història, o tempo que voce està aqui e solicite providencias da embaixada, aposto que em poucos dias irao começar a se movimentar, ok??

    Depois volte aqui pra nos contar o resultado 😉

    Abraços

  • ola fabio, tudo bem? espero q sim!

    entao, por favor me de uma luz…

    espero a resposta do consulado de belo horizonte a 6 meses e nada ainda…

    sempre vou ao comune para saber se tem alguma novidade, e inclusive pedi a responsavel pela minha cidadania pra mandar email perguntando pq esta demorando…

    e o pior eles nao respondem nem a meus emails e nem aos emails da comune…

    tem alguma coisa que posso fazer?

    muito obrigado
    grande abraço!

  • Ola Marie

    O pedido de non rinuncia è um documento interno que è realizado entre os òrgaos publicos: comune x consulado – e nao existe nenhum tipo de site que seja possivel acompanhar isso.

    Abraços

  • Oí Fabio,

    Em algum comentário, eu li que existe um site onde se pode acompanhar o andamento do envio da NR. Isso e verdade? Mandar um familiar no consulado pode ajudar ou vai deixar o vespeiro mais nervoso?

    Um abraço e obrigada.

    Marie

  • Ola Marie

    O consulado pode levar atè 90 dias – dependendo de como estiver o humor da pessoa que vai responder o email…

  • Fábio,

    Quanto tempo SP esta demorando para enviar a NR?
    Obrigada.
    Marie

  • Ola Ricardo

    – O consulado falou que o pedido foi protocolado, isso significa que foi enviado corretamente pela Comune?
    Nao sei o que isso significa, parece que receberam o pedido do comune sim.

    – O consulado de PoA me disse que leva em média 40 dias para enviar a Mancata para a comune, há possibilidade ou alguma coisa que eu possa fazer para agilizar isso?
    Nao è verdade, o consulado de POA està demorando atè 90 dias para responder os comunes – nao existe muito que fazer – a nao ser aguardar. No màximo voce pode pedir a um familiar ir atè o consulado, nao custa tentar.

    Abraços

  • Olá Fábio.

    Estou esperando a Mancata aqui perto de Milão e tenho algumas perguntas:

    – O consulado falou que o pedido foi protocolado, isso significa que foi enviado corretamente pela Comune?
    – O consulado de PoA me disse que leva em média 40 dias para enviar a Mancata para a comune, há possibilidade ou alguma coisa que eu possa fazer para agilizar isso?

    Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho.

  • Ola Felipe

    O consulado de BH demora em média 45 dias para responder – e è sempre uma òtima idéia pedir a algum familiar para tentar agilizar sim!!!

    Abraços

  • ola Gleyce e grandissimo Fabio!
    sabem noticias do consulado de BH? tambem espero resposta da NR, e ate agora nada…
    è recomendavel pedir alguem da familia pra dar uma passada no consulado pra saber o porque da demora?
    grande abraço pra vcs!

  • Oi Fábio
    A primeira vez que enviamos foi fim de agosto/começo de setembro. Daí eles entraram em contato falando que faltava comprovante de residência. Nosso email mais a moça do comune enviou um email perguntando sobre o status do processo. Nada de resposta até agora. Eu sugeri que ela copiasse a embaixada, mas ela nao quis. escalar ainda… Eu já estou angustiada, desde julho nessa vibe… grrrrr
    É possível eu enviar email diretamente para consulado e embaixada ou teria que ser a moça mesmo?
    Obrigada pela resposta!

  • Ola Gleyce

    SP està uma novela – envie email para nonrinuncia.sanpaolo@esteri.it com copia para a embaixada sim – faça mostrar a eles que o consulado ‘faz de conta’ que nao recebeu!!!

    Quanto à BH tudo normal, quanto tempo vc està esperando a NR de là??

    Abraços!!!

  • PS: no post acima eu me refiro a NR….

  • Oi amigos do Saga!
    Como andam os consulados de BH e SP para vocês?
    Eu já re-enviei algumas vezes e estou aqui na angústia, como muitos de vocês, me perguntando: será que eles receberam e está indo pra algum lugar ou está perdido no limbo?!
    Fábio, depois de enviar 1, 2, 3 (….) vezes, tem alguma maneira especial de proceder? Ligar no consulado? Copiar a embaixada no email? Copiar o Min Affari Esteri? Procurar uma macumbeira de primeira “catigoria”?!!! oO

    Cosa facciamo, amico Fabio?!

    Abraci

  • Ciao Mirela

    Que òtima noticia, tenho certeza que todos que acompanharam sua saga tambèm estao felizes 🙂

    Agora è sò comemorar!!!!

  • Olá Saga,

    Finalmente, a minha NR chegou !!! Pessoal obrigado pelo apoio, semana que vem serei cidadã italiana reconhecida. Valeu !!!
    um abraço,

    Mirela

  • Olá Saga,

    A minha novela (7 meses de espera) continua por aqui, o Consolato enviou um e mail informando que a minha nr será enviada nos próximos dias…, isso foi no último dia 14, aí pensei, finalmente uma luz no fim do túnel. Hj re enviei um email solicitando uma posição e adivinha ? caixa postal lotada. Que situação, não ? fico pensando o quê eles ganham com isso, qual é a justificativa para tanta demora ?
    um abraço, Mirela

  • Oi Fabio… so para constar na minha novela, publicada capitulo a capitulo aqui no seu blog, semana passada vivi os ultimos momentos de sofrimento, com a chegada da declaraçao da nao-renuncia.

    Levou-se mais algumas horas para conseguir abrir, mas ao entenderem o procedimento la no comune, as certidoes foram transcritas e a ja estou com tudo em maos, graças a Deus.

    Uma coisa que me chamou a atençao foi que, no PEC enviado, constava como orgao responsavel pelo envio o tal Ministero degli Affari Esteri e nao o consulado italiano de SP.

    Nao sei se esta informaçao é nova e util, mas como vi vcs falando que estavam entrando com açoes no mesmo, porem em Roma, deve mesmo ter uma coerencia quando se deseja fazer o sistema deles funcionar.

    Abraços e obrigado por tudo… agora estou tirando o passaporte… como diga, posta ai o passo a passo de como fazer o documento junto à questura e, aproveitando, outra dica seria falar sobre, ao nos tornarmos cidadaos italianos, quais documentos podemos fazer, se existem beneficios, deveres.. o que podemos correr atras enquanto novos cidadaos, pois falta muita informaçao nos meios de comunicaçao e literaturas neste segmento.

    Valeu!!!

  • Olá Fábio,

    O fato é que felizmente tive apoio de amigos e familiares durante esses anos de espera…, imagino
    a dificuldade de outros que vieram na esperança de ter tudo em mãos em 3 meses. Mas tem sido muito desgastante todo esse tempo de incertezas somada a essa falta de prazos e pro atividade consular. Passei por todos esses períodos turbolentos: 2008|2009 (suspensão das legalizações), implementação da equipe task force, e agora essa novela da non rinuncia…, por aqui, os orgãos públicos se mostraram eficientes e continuam respondendo em 48 h., único probleminha a falta de intimidade digital e telemática dos funcionários, e claro para eles é difícil entender toda essa lentidão e descaso em São Paulo, sem contar que continuam achando que Sampa é Buenos Aires, é duro !!! Espero que consigamos resolver esse descaso. Pois precisamos trabalhar para ganhar a vida !!! um abraço, Mirela

  • Ola Mirela

    O consulado està cada vez complicando mais sua pròpria vida, esta semana comecei a colher os primeiros frutos de uma açao junto à Roma e que tao logo seja possivel eu divulgarei, pois nao è porque è um “òrgao diplomàtico” que nao è sujeito as leis italianas.

    O que acontece è que durante DECADAS foram criadas verdadeiras redes de corrupçao consular – em grande parte sendo sustentada por funcionàrios diplomàticos, seja de carreira ou nao. E descobrimos que nao adianta brigar com os bois – temos que brigar com o dono da boiada, entendeu???

    O que falta infelizmente è uma pessoa – seja ela politico ou nao – que tenha voz ativa na comunidade italiana no exterior, infelizmente elegemos politicos que nao representam nada a nao ser a si pròprios, sò aparecendo quando precisam de votos, e isso cria uma dificuldade ainda maior, mas nao desistiremos: com apoio institucional ou nao, seguiremos em frente!!!

    Abrços

  • Olá Saga,

    Olha eu aqui de novo…, obrigado mais uma vez pela resposta e espero que as futuras solicitações encontrem uma situação mais propícia, não é mesmo ?
    Ontem e Hoje enviei mais um e mail ao Consolato (ontem não me responderam) e finalmente o Consulado (Ufficio non rinuncia) me respondeu:

    In riferimento alla richiesta di non rinuncia in nome della signora FUMAGALLI, si informa che questo Ufficio è ancora in attesa di quanto richiesto con mail del 26/08/2011.

    e na sequência enviaram este outro…

    Si prega codesto COMUNE di inviare quanto richiesto con mail del 26/08/2011. Si prega, inoltre, di spiegare all’interessata che la comunicazione avviene sempre tra Comune e Consolato.

    Importante: o Comune RE TRANSMITIU os documentos dia 2 de setembro !!! e isso eu já sabia pois sempre recebo o C/C de todos os e mails.

    Prontamente respondi ao consolato que tomei a liberdade de me comunicar já que pelo o que me consta existe uma falta ou falha de comunicação entre os orgãos competentes apesar de toda a tecnologia que temos a disposição, afinal 7 meses são 7 meses. E para piorar a situação… o meu 4 rinnovo di Permesso de Soggiono está in trattazione desde maio deste ano.

    Amanhã ligarei novamente para o Comune, a fim de resolver este caso com a ajuda do Ministero degli Affari Esteri, onde já tenho desde agosto um número de ‟pratica” referente a minha non rinuncia.

    um abraço, Mirela Fumagalli

  • Mauricio

    Constava atè recentemente que os documentos deveriam ter até UM ano de emissao, porém nao encontrei mais esta informaçao no site, convém escrever para o email urp.portoalegre@esteri.it e solicitar diretamente a eles o prazo màximo que os documentos devem ter, ok?

    Abraços

  • Ola Mirela

    O consulado de SP està um verdadeiro caos novamente: a desculpa da vez è que a caixa postal PEC està cheia, estamos solicitando formalmente a intermediaçao do Ministero degli Affari Esteri em relaçao aos processos em SP, principalmente quando eles dizem nao ter recebido pedidos dos comunes, enquanto existem comprovantes em maos, entendeu??

    Temos que fazer com que este pèssimo governo que està atualmente no poder caia o mais ràpido possivel, para que possamos mudar algumas peças dentro do governo e com isso conseguirmos a atençao que merecemos…

    Abs

  • Bom dia Fábio,

    Recebi uma informação e gostaria de saber se é “vero” ou não.
    É verdade que o consulado de POA só aceita documentos para legalizar se estes forem recentes (pela data de expedição do cartório), caso contrário eles nem legalizam?

    Gostaria de saber “o quanto” mais recente estamos falando….????

    Obrigado
    Att.
    Mauricio

  • Olá Saga,

    Caso tenham alguma idéia, sugestão ou qualquer coisa que possa ajudar…, nós pobres paulistanos a espera (mais de 6 meses) da non rinuncia, por favor, nos envie um sinal de fumaça…, afinal de contas não se trata de nenhum abeas corpus de um criminal, não é mesmo ? um grande abraço, Mirela Fumagalli

  • Certo Fábio,

    Sendo assim, então, tão pouco importa a “data di rilascio” que estão nos documentos anagráficos italianos, mesmos sendos por exemplo do ano de 2000 e passam a valer os 6 meses após a legalização deles, isto né?
    Você tem algum tópico relacionado com a legalização de documentos no Minha Saga, para obter maiores informações?

    Obrigado Fabio
    Att.
    Mauricio

  • Ciao Mauricio

    Os documentos anagràficos (certidao de nascimento, casamento, obito) aqui na Itàlia tem validade de 6 meses, pois sua emissao è gratuita e voce pode solicitar ao seu comune em qualquer tempo.

    Quando os documentos brasileiros sao legalizados por um consulado geral da Itàlia – automaticamente passam a ser considerados como ‘documentos italianos’ e tambèm passam a contar com a mesma validade – o que significa SEIS meses da data da legalizaçao.

    A maioria dos comunes entendem que esta suposta validade nao deve ser aplicada aos documentos brasileiros, e aceitam documentos acima desta data – porém quando um comune quer complicar, utilizam os critérios que citei acima, portanto o ideal è sempre consultar o comune onde voce pretende dar entrada antes mesmo de vir à Italia, para nao ter problemas!!!

    Forte abraço!!!

  • Fala xarà

    Hoje vou tentar uma ‘cartada’ que caso de certo te passo, estou em contato direto com Roma pra tentar resolver estes “absurdos consulares”, com sorte em breve conseguiremos corrigir esse boicote branco que os consulados estao fazendo…

    Abraços

  • Olá Fábio,

    Aproveito o tópico para lhe pedir uma informação sobre legalizações. Qual é o período de validade dos documentos já legalizados, para dar entrada no reconhecimento da cidadania direto na Itália? Cada consulado tem sua validade específica ou é uma padrão para todos? A partir de quando esta data começa a contar/valer?

    Fico agradeçido pela sua atenção.

    Mauricio

  • Essa é boa: hoje fui no Comune, depois de MAIS um mes de espera pela resposta do consulado italiano de ao meu pedido por um atestado de nao renuncia e, ao constar que o mesmo NAO CHEGOU, vim tentar entrar em contato via e-mail MAIS UMA VEZ, a fim de pressiona-los NOVAMENTE e, para a minha surpresa, a caixa postal do departamento – nonrinuncia.sanpaolo@esteri.it – consta como LOTADA, nao podendo assim receber novas mensagens. Vou colar aqui para vc ver, Fabio:

    Delivery has failed to these recipients or distribution lists:

    Dep. de Non Rinuncia
    The recipient’s mailbox is full and can’t accept messages now. Microsoft Exchange will not try to redeliver this message for you. Please try resending this message later, or contact the recipient directly.
    Sent by Microsoft Exchange Server 2007

    Diagnostic information for administrators:

    Generating server: intranet.mae.dom

    nonrinuncia.sanpaolo@esteri.it
    #550 5.2.2 STOREDRV.Deliver: mailbox full. The following information should help identify the cause: “MapiExceptionShutoffQuotaExceeded:16.18969:BE000000, 17.27161:0000000094000000000000000000000000000000, 255.23226:71040000, 255.27962:FE000000, 255.17082:DD040000, 0.26937:0E000000, 4.21921:DD040000, 255.27962:FA000000, 255.1494:00000000, 255.26426:FE000000, 4.7588:0F010480, 4.6564:0F010480, 4.4740:05000780, 4.6276:05000780, 4.5721:DD040000, 4.6489:DD040000, 4.2199:DD040000, 4.17097:DD040000, 4.8620:DD040000, 255.1750:EC030000, 0.26849:0F010480, 255.21817:DD040000, 0.26297:0F010480, 4.16585:DD040000, 0.32441:DD040000, 4.1706:DD040000, 0.24761:DD040000, 4.20665:DD040000, 0.25785:00000000, 4.29881:DD040000”. ##

    Original message headers:
    Received: from exedge02.esteri.it (192.168.2.79) by exhub02.intranet.mae.dom
    (10.173.119.27) with Microsoft SMTP Server (TLS) id 8.3.106.1; Mon, 5 Sep
    2011 13:12:04 +0200
    Received: from smtpauth01.esteri.it (192.168.2.104) by exedge02.esteri.it
    (192.168.2.79) with Microsoft SMTP Server id 8.3.192.1; Mon, 5 Sep 2011
    13:12:01 +0200
    X-IronPort-Anti-Spam-Filtered: true
    X-IronPort-Anti-Spam-Result: Ah4DAKmtZE5BNj1hfGdsb2JhbAA+BIJNhCORco9mFAEBCwkLBxQFI4FGAQEFKWAcAwECJAspJggGE4d1qFyHEYktg1KCOGAEhzyDLocQAYZLgR+DRYcS
    X-IronPort-AV: E=Sophos;i=”4.68,332,1312149600″;
    d=”scan’208,217″;a=”28346797″
    Received: from snt0-omc2-s46.snt0.hotmail.com ([65.54.61.97]) by
    ironsmtp01.esteri.it with ESMTP; 05 Sep 2011 13:12:03 +0200
    Received: from SNT137-W31 ([65.55.90.71]) by snt0-omc2-s46.snt0.hotmail.com
    with Microsoft SMTPSVC(6.0.3790.4675); Mon, 5 Sep 2011 04:12:02 -0700
    Message-ID:
    Return-Path: fabioiorio@hotmail.com
    Content-Type: multipart/alternative;
    boundary=”_83d7b78a-e61b-49fa-9fca-9dbd41ea4c83_”
    X-Originating-IP: [95.227.196.211]
    From: Fabio Iorio
    To: “Dep. de Non Rinuncia” , “Embaixada
    Italiana do Brasil”
    Subject: =?iso-8859-1?Q?Solicita=E7a?= =?iso-8859-1?Q?o_Urgente_?=
    =?iso-8859-1?Q?-_RE:_R:_P?= =?iso-8859-1?Q?OSTA_CERTI?=
    =?iso-8859-1?Q?FICATA:_in?= =?iso-8859-1?Q?vio_certif?=
    =?iso-8859-1?Q?icazioni_T?= =?iso-8859-1?Q?EIXEIRA_IO?=
    =?iso-8859-1?Q?RIO_FABIO_?= =?iso-8859-1?Q?RENATO_-_P?=
    =?iso-8859-1?Q?OSIZIONE_P?= =?iso-8859-1?Q?G/2011?=
    Date: Mon, 5 Sep 2011 12:12:01 +0100
    Importance: High
    In-Reply-To:
    References: ,,
    MIME-Version: 1.0
    X-OriginalArrivalTime: 05 Sep 2011 11:12:02.0186 (UTC) FILETIME=[A3224EA0:01CC6BBC]

    Enviei o mesmo email para a embaixada italiana em Brasilia e outros emails do consulado – estes ultimos me responderam automativamente nao responderem solicitaçoes que nao cabem a eles.

    E agora, o que pode ser feito? Voce tem alguma sugestao, meu caro colega?

    Abraços,

    Fabio

  • ó Fábio,

    Mille grazie pela informação bruxo!

    Abraço

  • Hey Fábio!

    Obrigado pela dica! Vou fazer isso… Postarei os resultados aqui.
    Abracos.

  • Entao, comentando sobre a sua resposta acima… No ultimo envio, via PEC, eles confirmaram terem recebido tudo agora, mas ai foi a vez do Comune entrar de ferias, e so a senhora responsavel pela minha cidadania é que pode abrir a caixa de e-mail delas para verificar.

    Estou esperando ela voltar, dia 5 de Setembro, para saber se a novela entra nos ultimos capitulos ou é tirada do ar, pois eu, particularmente, ja gastei todos os recursos que tinha, nao tenho mais de onde tirar dinheiro, so tenho mais tres semanas de moradia, minha carteira consegue pagar uma refeiçao por dia, e olha laaaa, e a unica saida que encontro é abandonar tudo, depois de mais de 6 meses de batalha, por falta de respeito e imprudencia alheia, incompetencia humana e o pior, representantes de um ESTADO que trata a sua propria lei com descaso. [desculpa o desabafo]

    Abraços,

    Fabio

  • Roberticus

    Mesmo que um familiar jà tenha obtido o reconhecimento, em questoes de prazo e tempo em nada ajuda – a ùnica vantagem nestes casos seria a desobrigaçao de apresentar os documentos jà apresentados pelo familiar, apenas complementando a pasta com documentos restantes – isso sempre para os processos realizados via consulado.

    Abraços

  • Ciao Alex

    O problema è que se o consulado jà demora pra enviar a NR, imagine o tempo que demoram para responder solicitaçoes. Marque em cima no consulado, peça para o oficial em Berlino para qual endereço email ele fez a solicitaçao e envie emails ao mesmo endereço, pedindo gentilmente uma resposta para a finalizaçao do seu processo!!!

    Abs e sim, haja paciencia!!!

  • Ola Mirela

    Com perdao do trocadilho mas seu caso è o exemplo do descaso, nada justifica demorar seis meses para responder a non rinuncia…

    Abs

  • Oi Fabio,
    Realmente estaríamos perdidos sem a grande força de tua ajuda!
    Cara, eu tenho uma dúvida que trata de esses casos em que algum parente já fez um processo que foi bem sucedido.
    Logo que ele teria recebido algum número, verdade?
    Será que e possível aproveitar desse numero para agilizar um novo processo por qualquer das duas vias, tanto a) aquele empreendido na Itália …quanto b) aquele dentro do Brasil só ??
    Agradeço qualquer ajuda,
    Abraço

  • Pois é Fábio, já argumentei sobre este lance de que se já mandaram a minha non rinuncia é porque meu documentos estão considerados como originais pelo consulado. Mas o senhor em Berlin diz que ainda espera um retorno de SP. Se quiser eu te mando o e-mail do consulado em Berlin relatando isso.
    No mais, fico no aguardo, espero um mês e escrevo novamente. Como sempre faço, e ainda o senhor pede pra eu ter calma… Haja paciência, não?
    Abraços e obrigado por responder!

  • Olá Barbiero,

    semana retrasada entrei em contato com o Ministero degli Affari Esteri, me responderam prontamente, e sem perda de tempo enviaram um e mail para o Consolato de São Paulo, resultado: o “dept. non rinuncia” finalmente mandou sinal de vida (estou esperando a non rinuncia desde março) e solicitaram ao Comune o envio da minha certidão de nascimento em português, muito bem…, certidão re enviada por e mail (não PEC eletrônica) pelo Comune, e pasmen o Comune recebe um outro e mail perguntando
    quem me registrou…, mas está escrito claramente na certidão que foi minha mãe, casada com o meu pai ITALIANO. Como assim ? há dois meses a minha família tentou entregar TODAS as minhas certidões (obviamente aquelas legalizadas) xerocadas no balcão do Consolato e infelizmente não quiseram olhar, não aceitaram e se recusaram dar qualquer tipo de informação, deixaram claro que a comunicação é exclusivamente entre Comune e Consolato, não conseguimos nem mesmo o nome do funcionário ou equipe responsável pela emissão das tais, na sequência publiquei um albúm com as tais certidões e re enviei ao urp e nonrinuncia, isso foi em julho…Seria mais prático o Consolato entrar em contato com os Comunes ou publicar uma circular deixando claro que tipo de documentação é necessária a partir de agora. Seis meses de espera me parece uma eternidade. um abraço, Mirela Fumagalli

  • oi fabio
    minha non rinuncia foi enviada em pdf com imagem para bh e foi respondida em 7 dias.
    ainda bem rsrs
    bjs a todos

  • Ola Carol

    Sim, è uma excelente alternativa entregar os documentos jà no formato, porém pra que isso aconteça voce deverà ter uma òtima relaçao com o oficial do comune, pois geralmente eles è que devem fazer isso, atè pra controlar os documentos, entendeu?

    Nòs jà fazemos isso nos comunes onde trabalhamos: entregamos um CD com todos os documentos escaneados e jà no formato que os ‘benditos’ consulados pedem, claro que facilita, porém jà temos um relacionamento que nos permite fazer isso, entendeu?

    Bjs

  • Ola Alex

    Mammamia, eles pediram pra SP pra avaliar os documentos? Tente argumentar que se a NR chegou è porque os docs estao ok, senao o consulado nao teria mandado! Escreva pro consulado (de cada um milhao, um eles respondem) e peça pra eles gentilmente responderem o consulado em Berlino, que està apenas dependendo disso para finalizar seu processo!

    E nao deixe de retornar aqui pra nos contar, estamos todos torcendo pro aqui 🙂

  • Xarà

    Sabe a nova? O endereço PEC està cheio ou o arquivo è muito pesado! Porca miséria – se voce pede dezenas de imagens em formato PDF è OBVIO que vai ficar pesado o arquivo…

    Eu acho que isso è uma forma de ‘boicote’ branco dos consulados

    NAO DESISTA jamais!!!

  • Ai Ai…

    Vou dar entrada no meu processo aqui por recife para a legalização, mas as minhas certidões são todas de são paulo. Espero que não demore tanto.

    Na via das dúvidas, não facilitaria já entregar no comune junto com a documentação física um pen drive com toda essa documentação digitalizada em pdf e imagem separada em pastinhas para eles reclamarem menos e fazer mais rápido?

    Acho que vale a pena…

  • Mais uma vez gostaria de lhe agradecer! Como sempre nos dando informações essenciais e valiosas. No meu caso, passei dessa fase de Non Rinuncia, SP enviou a minha Non Rinuncia em Fevereiro. Porém até agora minha cidadania não ficou Pronta, pois o Sr. em Berlin (onde eu dei entrada) diz que está esperando uma resposta de SP com relação à validade dos meus documentos. Escrevo pra SP e nada, escrevo para Berlin e o senhor me pede calma que tudo vai ficar pronto logo. Sinceramente eu não sei o que está acontecendo. E nem o que fazer. Você teria um conselho?
    Muito obrigado!
    Alex.

  • Aff… prolongaram a novela. Ainda estou aqui, esperando a minha nao renuncia, depois de ter enviado o pedido trezentas vezes, cada vez de um jeito, atendendo uma solicitaçao nova, diferente da feita anteriormente e assim vai. A impressao que da é que estao querendo ganhar tempo com algo, porque nao é possiiiivel, cara!!!

    Enfim, estou quase desistindo, pois o que estou perdendo aqui nem deve compensar mais os ganhos de tudo isso… #revoltado rs

  • Gra

    Obvio, que é…. Mais uma dificuldade..