domingo, 23 novembro 2014
Últimas Notícias
Capa / Notícias dos Consulados / Mudanças na legalizaçao de documentos no Consulado Italiano em SP
Mudanças na legalizaçao de documentos no Consulado Italiano em SP

Mudanças na legalizaçao de documentos no Consulado Italiano em SP

Queridos leitores

Nas ùltimas horas centenas de leitores receberam um email que parece ser advindo do Consulado de SP (o remetente è “stage2.sanpaolo@esteri.it“) explicando que mudaram as regras para a legalizaçao dos documentos para quem pretende vir à Italia reconhecer a cidadania.

Este email teria sido enviado a todas as pessoas que estao na famigerada fila de espera. Segue abaixo a transcriçao do mesmo com os meus comentàrios em vermelho:

Prezado Sr./Sra

Informamos que as pessoas com agendamento para a legalização de certidões, com a finalidade de obter o reconhecimento da cidadania italiana na Itália, podem enviar – exclusivamente pelo correio – até 15 de janeiro de 2012 (será considerada a data de postagem) a própria documentação a este Consulado ( Consulado Geral da Itália em São Paulo, Avenida Paulista, 1963, CEP 01311-300, São Paulo – SP).

Dentro do envelope, deverá ser incluído o email originário, mediante o qual esta Sede comunicou sobre o primeiro agendamento (mensagem eletrônica que contém o código do agendamento); a presente mensagem eletrônica e a indicação do endereço email atual do interessado.

Ok, o remetente explica que todos aqueles que se cadastraram no site e receberam o email com a data e hora para comparecimento nao precisarà aguardar o tempo previsto! Basta enviar por correio toda a documentaçao atè o dia 15 de janeiro de 2012!!!

Reiteramos que cada agendamento é individual e vale somente para o reconhecimento da cidadania do interessado. Não será legalizada  ulterior documentação.

No paràgrafo anterior diz que nao adianta colocar documentos de parentes e/ou outros familiares juntamente com os pròprios documentos.

Este novo procedimento implicará considerável esforço por parte deste Consulado – que certamente será apreciado – e foi implementado com o objetivo de melhorar ao máximo o serviço prestado, eliminando uma espera que se estendia por vários anos.

Desculpem a sinceridade – o esforço se darà por culpa do pròprio consulado, nao è um favor para os requerentes mas sim è obrigaçao tratar todos com o minimo de dignidade!!!

Por razões óbvias de organização e visto que os requerentes são milhares, não será possível prorrogar os prazos para o envio. Portanto, todos os envelopes enviados posteriormente à data indicada não serão legalizados e permanecerão disponíveis para a retirada junto ao Consulado até 15 de maio de 2012.

Postou depois do dia 15 de janeiro, o consulado nao vai legalizar.

Da mesma forma, a documentação que não pode ser legalizada – porque não diz respeito ao requerente ou porque incompleta, sem legalização pelo ERESP, constituída por documentos que não sejam certidões de registro civil, ou ainda sem tradução etc. ou porque o requerente não era agendado para a legalização – não será legalizada e ficará disponível para a retirada junto a este Consulado até 15 de maio de 2012.

Isso pra mim parece pegadinha: o consulado està repassando para o ERESP a responsabilidade, pois todos sabemos que o ERESP demora em média 30 dias para devolver os documentos legalizados, coincidentemente o prazo que o consulado deu è de… 30 dias. Estranho, nao?? 

Se a documentação puder ser legalizada, o interessado receberá uma comunicação por email até 30 de abril de 2012, no endereço email  indicado, a qual o convidará a comparecer a este Consulado para a retirada, mediante pagamento prévio dos direitos consulares.

O consulado vai demorar 90 dias para entregar os documentos legalizados.

O não recebimento de qualquer comunicação até 30 de abril de 2012 significará que por algum motivo a sua documentação não poderá ser legalizada e permanecerá disponível para a retirada, como já mencionado, até 15 de maio de 2012.

Aqueles que não conseguirem enviar a própria documentação nos prazos estabelecidos poderão, a partir do dia primeiro de fevereiro próximo, solicitar novamente a legalização dos documentos, que será efetuada respeitando os prazos previstos por lei.

Ok, isso è uma verdadeira luz no fim do tùnel – pois se nao existe mais a famigerada fila, outra começarà a partir de fevereiro, a pergunta è: o sistema serà mais inteligente ou continuarà da mesma forma que a anterior? Pois da forma que estava, em poucos dias a fila jà estarà em 2020 novamente…

Os agendamentos concedidos anteriormente serão cancelados. Uma recente sentença do TAR da Lazio estabeleceu que tais agendamentos eram irregulares. Portanto, os mesmos não poderão, de maneira alguma, ser mantidos em vigor.

Portanto os amigos que tinham agendado pelo site, atençao: SEU AGENDAMENTO NAO EXISTE MAIS!!! Ou consegue traduzir e legalizar (milagrosamente) no ERESP em 30 dias ou deverà solicitar outro agendamento a partir de fevereiro.

Reiteramos que este email não dá direito ao serviço de legalização, que será prestado somente às pessoas regularmente agendadas para o serviço em questão. Dessa forma, se V.Sa. recebeu esse email por erro (porque, por exemplo, entrou neste sistema por engano, para o agendamento de outro serviço), pedimos desculpas.

Esclarecemos, enfim, que este Consulado se limitará a legalizar a documentação encaminhada com a finalidade de proceder ao reconhecimento da cidadania italiana na Itália. Todo e qualquer procedimento relativo ao processo de reconhecimento caberá ao Comune italiano ao qual V.Sa. se dirigir.

Esta é uma mensagem automática, por favor não responda esse e- mail. Atenciosamente,

Consulado Geral da Itália em São Paulo

CONCLUSAO (E PITACO)

A primeira coisa que eu recomendo è que voces enviem os documentos o mais ràpido possivel para o ERESP – conforme expliquei aqui.

Apòs os documentos chegarem de là, rezando para que nao demorem tanto, embora è quase impossivel pensar que exatamente às vèsperas das festividades de Natal isso serà feito de forma humanamente ràpida, entrem em contato com um tradutor ou patronato, como o EPASA:

PATRONATO EPASA
Av. São Luiz, 50 – 2º andar Cj 21 A 
01046-926 SÃO PAULO – SP 
Telefone 3256 2455 – Fax 3237 2105
epasabrasil@yahoo.com.br

Se neste momento voce ‘teve sorte’ e os documentos ficaram prontos antes do dia 15 de janeiro de 2012, mande tudo pelo correio para:

Consulado Geral da Itália em São Paulo
Avenida Paulista, 1963, CEP 01311-300, São Paulo – SP

=============================================================

E’ isso amigos, nao tenho a confirmaçao oficial do consulado de SP, pois este texto nao consta no site do mesmo e nao consegui ligar diretamente ao mesmo para conferir. De qualquer forma, – como parece verdadeiro e o teor è algo de extrema urgencia – corri aqui para postar a voces!!!

Tao logo voces também tenham noticias corram aqui para postar, assim vamos mantendo o assunto atualizado, ok???

Abbracci a tutti e boa sorte a todos!!!

Sobre Fabio Saga

Escritor, professor, conversador e fundador da Minha Saga, vivo desde 2007 na Italia, onde presto consultoria na obtenção do reconhecimento a cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), faço buscas de documentos e também colaboro com diversos outros projetos voltados a vida dos ítalo-brasileiros. Você me encontra também no site Dicas do Mundo, onde sou responsável pelas informações da Toscana ;)
  • http://www.blogger.com/profile/07986050172101049651 Gra

    Fábio, acho que é quase impossível, pois os documentos exigidos pelo consulado de SP é de inteiro teor com tempo menor de 1 ano, ou seja pra quem tava agendado para 2018, 2020 ,não tirou o de inteiro teor, e para tirar esse demora cerca de 15 dias no cartório pq precisa de autorização judicial..
    é necessário ainda inteiro teor ?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao Gra

    O consulado de SP nunca exigiu que os documentos fossem em inteiro teor para legalizar – sempre ‘sugeriu’ pois muitos comunes italianos por ai exigem sò pra dificultar a vida.

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/07986050172101049651 Gra

    Grazie….:D

  • http://www.blogger.com/profile/02003116127242569760 Jonathan Turetta

    Bom, mudanças virão no ano que vem, espera-se que para melhor… Veremos!

  • http://www.blogger.com/profile/07986050172101049651 Gra

    Outro detalhe,dia 15 é domingo, ou seja fique pronto no dia 13..rs

  • http://www.blogger.com/profile/13112591163918961741 Victor

    mediante pagamento prévio dos direitos consulares.

    olá fábio, vc saberia informar qnto seria o valor ?

  • http://www.blogger.com/profile/13112591163918961741 Victor

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/13112591163918961741 Victor

    No roteiro para reconhecimento de cidadania disponibilizado pelo consulado em seu site, é exigido as certidões em inteiro teor, será que para a legalização não seria mesma coisa ?

  • http://www.blogger.com/profile/15788243750078308116 Douglas Miglioretti

    Agora que o Marcelo lá da EPASA vai trabalhar que nem louco rsrs

    DICA: tirem um xerox da certidão qndo for mandar pro eresp e já peçam pro tradutor traduzir, assim qndo a certidão voltar do ERESP a tradução já estará feita.

    os valores da legalização: http://www.conssanpaolo.esteri.it/NR/rdonlyres/95B48E7B-5CC8-4175-BFCB-527FA3795202/40783/TabConsIVtrimestre2011.pdf

    Serviço público federal no brasil tem recesso de 20/12 a 06/01, trabalhando em escala de plantão, o que dificulta ainda mais a legalização pelo ERESP, mas a tentativa é mais que válida!
    E quando abrir a nova fila em fevereiro, será diferente.

    Só uma coisa, que o Fabio sempre fala, com pensamentos positivos o universo conspira a seu favor.
    Minhas certidões traduzidas voltam do EPASA semana que vem.. Impressionante!

    Boa sorte a todos

  • http://www.blogger.com/profile/05569231627312585452 tttttt

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/05569231627312585452 tttttt

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/05569231627312585452 tttttt

    Amigos,
    também recebi este e-mail.
    A)É necessário que as certidões brasileiras de nascimento, casamento e óbito desde o antepassado até o requerente sejam atualizadas e estejam em bom estado? Ou seja, preciso mesmo solicitar no cartório a segunda via de todas essas certidões?
    B) Precisa ou não ser “inteiro teor”?
    C) Precisa da certidão de nascimento, casamento e óbito do antepassado nascido na italia para fazer essa legalização ou só é necessário dos antepassados brasileiros?

    PS.: Vai ser impossível conseguir juntar toda essa documentação até o dia 15/01/12. Isso é sacanagem

    Caio.

  • http://www.blogger.com/profile/07857377280830857224 Prit

    A1) É preciso que todas sejam de inteiro teor? Até a minha própria?

  • http://www.blogger.com/profile/07986050172101049651 Gra

    Reparei q n fala nada de documentos de autenticação de endereço e etc…estranho..

  • http://www.blogger.com/profile/14219712367391727886 David

    E quem tem agendamento agora pra Janeiro/12 e viagem já marcada para Itália em Março/12, como no meu caso? Eles vão me atender pessoalmente?

    Pois pra quem tem agendamento antes de 30-abril não é interessante esse novo procedimento por carta.
    Alguém está no mesmo caso que o meu? Ou conhece alguém que esteja? Ou ao menos sabe como ficarão esses casos?

    Estou pensando em ir até o consulado amanhã, pois depois de umas 10 tentativas por telefone, descobri que todas as linhas estão “ocupadas”.

  • http://www.blogger.com/profile/02443080597535254828 Nathaly Coroker

    Ninguém atende o telefone do Consulado…ai, ai…

  • http://www.blogger.com/profile/02443080597535254828 Nathaly Coroker

    David, pelo que entendi todos os agendamentos anteriores foram cancelados conforme texto….””Os agendamentos concedidos anteriormente serão cancelados. Uma recente sentença do TAR da Lazio estabeleceu que tais agendamentos eram irregulares. Portanto, os mesmos não poderão, de maneira alguma, ser mantidos em vigor””…

  • http://www.blogger.com/profile/14219712367391727886 David

    Nathaly,

    Pois é, eu vi isso, de qualquer forma, eu espero bom senso para o tratamento desses casos.
    A propósito, teu caso se enquadra nessa mesma situação?

  • http://www.blogger.com/profile/00160134393747320424 Alex Cantador

    Também recebi o e-mail, meu agendamento estava marcado para 2020…srsrsrsrs… mas será que é sério ou é algum tipo de trote? No consulado não atendem o telefone, e-mail eles respondem depois de 1 mês, se responderem… No site do Consulado não fala nada… além de que, para qualquer pessoa em sã consciência, é muito fácil perceber que é totalmente impossível conseguir certidões inteiro teor, legalizar no Eresp e traduzir em 30 dias, ainda mais no final do ano… isso não faz o menor sentido…

  • http://www.blogger.com/profile/01305863123112448498 Gu

    Olá Fábio. Por quanto tempo vale essa legalização? Ou seja, depois de legalizados os documentos, quanto tempo terei pra levá-los a itália?

  • http://www.blogger.com/profile/17267365880297194212 Mary

    pessoal, o agendamento em ‘ serviços consulares’ n consta mais no site

  • http://www.blogger.com/profile/15788243750078308116 Douglas Miglioretti

    O comunicado é sério, gente. Não é trote nem hacker que invadiu o sistema do Consulado.
    Eu sempre consegui falar e fui muito bem tratado pelo Consulado, seja por telefone, e-mail ou pessoalmente

  • http://www.blogger.com/profile/05404058625922160144 Dominique Camarotto

    Oi Fabio, o que nao esta muito claro pra mim eh: Porque terei que legalizar os documentos antes nesse tal de ERESP? Isso nao sera feito pelo proprio consulado? Qual eh a parte deles nessa historia entao? Na minha ideia essa fila enorme sempre foi pra poder legalizar os documentos ou nao? Realmente to muito confusa, se voce puder me ajudar, eu agradeceria. Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    @Victor

    O valor de cada leglalizaçao è de 15 euros, aproximadamente 40 reais pela tabela do consulado. Abs

    @Douglas

    Pois é, se eu nao estou dando conta de responder os emails, imagine o EPASA ou o ERESP kkkkk. Abs e brigadùùù pelas dicas

    @tttttt

    A) Sim, o consulado exige que os documentos tenham no maximo UM anod e emitidos

    B) O consulado nunca exigiu certidoes em inteiro teor para os processos aqui na Itàlia, somente para os processos realizados pelo Brasil. Porém sò Deus pra saber se mudaram isso ou nao

    C) Sim, è necessàrio apresentar os documentos italianos para analise do consualdo

    PS. Sem comentàrios…

    @David

    Todos os agendamentos foram cancelados, voce vai ter que fazer os ‘novos procedimentos’. Và sim no consulado e depois volte aqui pra nos contar como foi.

    @Nataly

    Jà tentei ligar, mandar email, fax, pombo-correio, coruja do Harry Potter e nada…

    @Alex

    Parece trote mas nao è. E concordo quanto a nao fazer sentido…

    @Gu

    Legalmente os documentos tem 6 meses de validade, porém muitos comunes nao consideram este tempo como limite

    @Mary

    Consta sim, agora hà pouco absurdamente consegui efetuar um agendamento, inclusive com o còdigo do mesmo…

    @Douglas

    Voce è ‘abençoado’ kkkkkkkk

  • http://www.blogger.com/profile/00160134393747320424 Alex Cantador

    Saiu agora no site do Consulado um texto igual ao e-mail enviado, realmente não é trote… vou juntar meus documentos e tentar fazer em 30 dias, pelo menos já estarão prontos se adiarem o prazo ou se permitirem levar lá pessoalmente (como era antigamente) a partir de fevereiro… vamo ver… Abraço

  • http://www.blogger.com/profile/00160134393747320424 Alex Cantador

    Amigo Fábio e outros leitores, por favor dêem uma olhada neste link:

    http://www.conssanpaolo.esteri.it/Consolato_SanPaolo/Archivio_News/AVISO+IMPORTANTE.htm

    De acordo com esta página, referente aos documentos para legalização com finalidade de reconhecimento de cidadania direto na Itália, está explícito que as certidões devem ser em INTEIRO TEOR e também que AS TRADUÇÕES PODEM SER REALIZADAS NA ITÁLIA.

    Provavelmente seguirão esta mesma regra, qual a opinião de vocês ?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao Alex

    O ideal è obter do consulado italiano uma resposta escrita se seriam aceitas as certidoes simples ou apenas em inteiro teor, pois sabemos que as certidoes em inteiro teor sao ùteis para evitar falsificaçao de documentos, porèm sao mais custosas e mais dificeis de serem obtidas.

    Quanto à traduçao, também è verdade que os documentos podem ser traduzidos aqui na Itàlia, mas isso nao tem o menor sentido – pois os comunes exigem que as certidoes estejam traduzidas – e è mais fàcil e barato fazer isso no Brasil do que deixar pra fazer aqui. Um exemplo simples: uma traduçao no Brasil custa em média R$ 30,00 enquanto aqui na Itàlia custa em média 60 euros (cerca de 150 reais) CADA DOCUMENTO.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/01464826832926775345 dagasaga

    Claramente agindo de má-fé na malandragem política, o Consulado Italiano quer vender a imagem de que está se esfalfando para acelerar os processos, mas provavelmente pouquíssimas pessoas vão de fato conseguir. Todas as pessoa restantes vão reiniciar outra fila enorme sabe-se-lá como depois do dia 15/jan/2012.

    E eu que estava ansioso pelo meu agendamento em 2019. Provavelmente vou me naturalizar francês antes disso (5 anos trabalhando aqui).

  • http://www.blogger.com/profile/08142093671504880366

    + dúvidas no ar, diz o email:
    “Aqueles que não conseguirem enviar a própria documentação nos prazos estabelecidos poderão, a partir do dia primeiro de fevereiro próximo, solicitar novamente a legalização dos documentos, que será efetuada respeitando os prazos previstos por LEI.”
    Pergunta: Qual o prazo previsto por lei para conseguir a legalização dos documentos?

  • http://www.blogger.com/profile/15788243750078308116 Douglas Miglioretti

    Atenção que o e-mail que mandaram diz, tanto em italiano como português, que as CERTIDÕES SEM TRADUÇÃO NÃO SERÃO LEGALIZADAS.

    Alex, onde vc leu naquele aviso que aceitam somente certidões em inteiro teor?

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    O prazo è de 90 dias, foi isso que decidiu o TAR Lazio – Tribunale Amministrativo Regionale – condenando o consulado a respeitar este tempo e consequentemente ilegitimando a fila absurda que jà chegava a 2021…

  • http://www.blogger.com/profile/08142093671504880366

    Fabio,
    Obrigada pela resposta acima…

    vc respondeu: “C) Sim, è necessàrio apresentar os documentos italianos para analise do consulado”

    Então quando mandar os docs para legalização preciso incluir a certidão de nascimento do meu antenato.. mesmo que ela esteja em italiano?

    Achei que era só as que eu peguei aqui no Brasil…

  • http://www.blogger.com/profile/02489528112144494799 Fabio

    EU NÃO RECEBÍ ESTE E-MAIL (???) E agora meu povo? rs
    O meu agendamento estava previsto para o dia 22/02/2012. =/
    Bom, mesmo assim, vou levar no tradutor amanhã meus docs e tentar mandar no ERESP ainda amanhã.

  • http://www.blogger.com/profile/15012478941979926918 Giliardland

    Olá Fábio! Eu ainda não tenho a certidão de nascimento do italiano (apenas óbito, casamento, etc), isso acarretará algum problema?

    Os documentos a serem enviados ao Eresp são somente os originais, sem tradução, correto?

    Obrigado pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/08440015567530394250 Pedro L P Sanchez

    Este texto aqui conta um pouco da história.

    http://www.jornaldapaulista.com.br/site/page.php?key=2811

  • http://www.blogger.com/profile/08440015567530394250 Pedro L P Sanchez

    Desde o mes de maio, várias decisões foram prolatadas pela primeira seção do TAR Lazio.

    Elas são, no que interessa, todas semelhantes. A fundamentação é que a Lei vale para o cidadão italiano, seja ele reconhecido ou não como tal. Na parte dispositiva, todas determinam que o consulado legalize os documentos em até 90 dias. Todas as decisões também enfatizam que o prazo total para o processo de reconhecimento da cidadania não pode tomar mais que 240 dias.

    Assim é que, salvo melhor juízo, entrando as coisas em fluxo contínuo em fevereiro, a regra vai ser esperar 90 dias pelos carimbos. Sem estresse.

    De minha parte, no fim de semana vou catar o trompete e ir para a praça tocar o Hino de Mameli, em honra dos que ainda estão vivos e dos que já se foram, alguns deles esperando na odiosa fila.

    Baci a tutti.

  • http://www.blogger.com/profile/02489528112144494799 Fabio

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/02489528112144494799 Fabio

    Douglas Miglioretti, Por favor, esclareça uma coisa para mim.
    Você disse uma dica importante que seria enviar uma cópia (autênticadas presumo eu) das certidões que tenho (que são apenas 3)para o tradutor para agilizar, e enviar as certidões originais para o ERESP, é isso mesmo? Isso é permitido? Li no site do ERESP que é permitida a cópia autênticada mas não compreendi perfeitamente se adequa ao meu caso, ou como então eu deva proceder para agilizar isso… Obrigado. =/

  • http://www.blogger.com/profile/01305863123112448498 Gu

    Olá Fabio. Eu di nuovo! Eu sei que todas as certidões devem ter menos de 1 ano mas isso vale também para a Certidão Negativa de Naturalização??? Porque a que tenho é 2000!!!!!! Desculpe se essa pergunta já está em outro post é que to na correria pra ver se dá tempo!! Mais uma vez Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/00160134393747320424 Alex Cantador

    Olá amigo Douglas,

    Esta informação de inteiro teor não está no e-mail, está na página de legalização de documentos do Consulado, no link:

    http://www.conssanpaolo.esteri.it/Consolato_SanPaolo/Archivio_News/AVISO+IMPORTANTE.htm

    Realmente no e-mail ele fala isso de certidões sem tradução, sem legalização no ERESP, etc… então não sei se aceitariam somente as certidões originais com carimbo do Eresp e sem a tradução para realizar a tradução na Itália… como o amigo ilustríssimo Fábio Saga comentou, o preço não compensa, a diferença é absurda… tem mais um problema, provavelmeente para legalizar uma tradução seja necessário que esta também esteja carimbada pelo Eresp, o que inviabilizaria a idéia de mandar as originais pro Eresp enquanto se prepara a tradução…

    Quero agradecer ao amigo Fabio Saga pelo blog e por todo seu trabalho de divulgação (livros, dvds). Parabéns! O esclarecimento desse assunto é de extrema importância para a população! Acompanho seu trabalho há pelo menos 6 anos e tenho seus livros, excelentes! Parabéns, obrigado

    Um abraço,
    Alex

  • http://www.blogger.com/profile/00160134393747320424 Alex Cantador

    Amigo Gu,

    Se eu puder ajudá-lo, vc pode conseguir facilmente uma Negativa de Naturalização atualizada no site do Ministério da Justiça

    http://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do

    Vc já imprime na hora, pela internet e ela sai com a data de hoje. Depois precisa verificar sua autenticidade em um cartório antes de mandar para o ERESP.

    Abraço,
    Alex

  • http://www.blogger.com/profile/14219712367391727886 David

    Galera!

    Conforme prometido cá estou eu dizendo como foi minha visita ao consulado hoje(16/12) pela manhã.
    Em resumo, ele disseram que todos os agendamentos até 30-janeiro-2012(o meu se enquadrava nesse caso) estavam mantidos, que era pra eu retornar na data do meu agendamento que tudo seria feito. So fiquei com medo, quando no final a moça disse:
    “ahh.. se não der certo teu agendamento, você ainda tem alguns dias até 15-jan pra colocar a carta.. “
    Perguntei se era brincadeira, neh!?!? Enfim.. Minha dica, quem tem agendamento até 15-janeiro-2012, chega lá na boa, como se nada tivesse acontecido (segundo eles essa pessoa nem deveria ter recebido esse “famoso” email). Quem tem agendamento posterior a essa data e até 30-janeiro-2012, perca uma manhã até 15-janeiro-2012 e vá ao consulado para garantir que seu agendamento tá certinho.
    As outras pessoas que tem agendamento mais pra frente, aproveitem pra correr e tentar aproveitar essa antecipação, ou aguardem o dia 1º de fevereiro, que é quando começa o novo sistema de agendamento, que, pelo que entendi, exigirá que você esteja com a documentação pronta(ERESP, tradução, etc.) para procurar datas disponíveis dentro de uma janela de 90 dias(algo parecido com o agendamento de passaporte da policia federal brasileira.

    Bom é isso galera.. Agora com relação ao atendimento no consulado, três pontos:
    1) Não queriam me deixar entrar, falaram que era pra seguir o email, e ponto final. Insisti bastante até que me deixaram entrar. Afinal meu caso não se enquadrava bem na situação do email, acreditava que eles deveriam uma explicação sensata pra mim, por isso insisti…
    2)Conseguindo entrar, fiquei das 9h as 11h pra ser atendido
    3) Em compensação o atendimento foi excelente e bem atencioso, não tenho do que reclamar..
    PS.: Tinham mais duas pessoas lá querendo saber como ficava a história do email.. Mas o agendamento delas era pra 2019(data muito longe).. ou seja. tudo que já comentamos aqui é válido.. Pra quem tá nessa situação, acho que não compensa ir até lá.. vai perder tempo..sigam as dicas aqui do pessoal, que vocês ganham mais…

    Valeu!!

  • http://www.blogger.com/profile/17257712433455780481 Fernanda Gatti

    @David

    Minha grande dúvida (e estava esperando alguém voltar do consulado com esta resposta, ja que estou longe da capital :/) é se as certidões precisam ser de inteiro teor ou não…
    Como estão as suas? Ouviu o pessoal que estava lá a respeito do email/carta até 15 jan falar alguma coisa?
    Se tiver esta informação vai me ajudar (e acredito que a outros) bastante :)
    Obrigada!

    Fernanda

  • http://www.blogger.com/profile/14219712367391727886 David

    @Fernanda

    Eu escutei a mulher do consulado dizendo que não era necessário ser inteiro teor(para legalização, cidadania é outra história), que isso era uma exigência de alguns comunes na Itália. Ou seja, pra quem já sabe em qual comune vai fazer o processo, obtenha essa informação e o processo aqui no Brasil vai ser uma consequência da exigência de lá. Pra quem não sabe ainda em qual comune vai fazer, aconselho a tirar a certidão de inteiro teor, isso pode não atrapalhar a legalização, mas, pode atrapalhar o processo na Itália. Enfim, pensando bem, meu conselho para TODOS é o mesmo do consulado, já que vai fazer, faça com a documentação mais completa possível, e que não vai levantar dúvidas. Emitir uma certidão de inteiro teor vai custar alguns reais a mais(inclusive na tradução), e um ou dois dias a mais no processo, mas vai te deixar mais preparado para esse processo que muda constantemente e que nunca temos garantia de nada até receber o reconhecimento da cidadania….

  • http://www.blogger.com/profile/15788243750078308116 Douglas Miglioretti

    @Fabio (não o Saga, o outro que perguntou diretamente pra mim rs): pro eresp tem que ser a certidão original, vc vai mandar uma cópia simples, ou msm escaneada, pro tradutor ir traduzindo enquanto a certidão original tá no eresp. ai qndo ela voltar legalizada do eresp vc leva a certidão original no tradutor e, como a tradução já estará pronta, no mesmo dia (creio) vc já estará com a certidão original + tradução. vc economiza o tempo das certidões chegarem do eresp, vc enviar pro tradutor, ele conferir, traduzir, reconhecer firma. Explica a situação pro tradutor :)

  • http://www.blogger.com/profile/01305863123112448498 Gu

    Ciao a Tutti. Muito obrigado Alex.
    Gente se alguém souber, assim como o Alex o fez, por favor ajudem-me! Dúvidas:
    1. A certidão italiana do meu bisavô tem validade de 1 ano como os documentos brasileiros (ela é de 2001)?
    2. Precisa do certificado de reservista?
    3. Mando todos os documentos ao ERESP, depois eles serão traduzidos e depois eles devem retornar ao ERESP novamente ou somente reconhecer a firma de quem traduziu?
    4. Como sou solteiro seria melhor fazer a declaração por um cartório de que realmente sou solteiro?
    Por favor, se alguém souber e puder ajudar agradeço imensamente!

  • http://www.blogger.com/profile/03024246681030449151 Unknown

    Não recebi nenhum e-mail , e vendo a lista do consulado só vi nomes com datas inferiores a 2005 , eu entrei com a solicitação em 2007 , então nem meu nome consta na lista , imaginem… , mas não vou desanimar , tenho hoje 55anos quem sabe com uns 70 anos já tenha conseguido ,ou morrido… isto mais parece fila de precatórios .
    Abraço à todos e um feliz natal.

  • http://www.blogger.com/profile/03024246681030449151 Unknown

    Não recebi nenhum e-mail , e vendo a lista do consulado só vi nomes com datas inferiores a 2005 , eu entrei com a solicitação em 2007 , então nem meu nome consta na lista , imaginem… , mas não vou desanimar , tenho hoje 55anos quem sabe com uns 70 anos já tenha conseguido ,ou morrido… isto mais parece fila de precatórios .
    Abraço à todos e um feliz natal.
    Julio Cezar

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao a tutti

    Ainda estou fora de casa, amanha pela manha vou escrever as novidades!!!,

    Ja adiantando, consegui falar no consulado e (acho) que encontrei uma saida pra todo mundo ;) – coitados dos cardiacos kkkkkkkkk

    So passei pra dizer que estou profundamente orgulhoso com toda a ajuda que voces estao dando aqui – toda troca de ideias e experiencias, as noticias que o David foi buscar, as dicas do Gu, do Douglas, alem claro da participacao ce todos!!!!

    Parabens e obrigado, obrigado, muito obrigado!!!

  • http://www.blogger.com/profile/15788243750078308116 Douglas Miglioretti

    @”Unknown”,
    esse e-mail era pra quem estava na fila pra legalizar documentos e fazer o processo diretamente na Itália. Vc tá confundindo com a lista para fazer o processo no Brasil, que continua na mesma.
    Vc pode sim consultado seu nome da lista, elas estão organizadas por ano, após 2005, aqui: http://www.conssanpaolo.esteri.it/Consolato_SanPaolo/Archivio_News/Lista+Requerimentos.htm

  • http://www.blogger.com/profile/17507387966525613003 Aparecida Antonia

    Será que o TAR de Lazio tomou conhecimento do prazo generoso estipulado pelo Consulado de SP?
    Ora, todo mundo sabe que essas certidões tem um prazo de validade
    de no máximo 01 ano para as de INTEIRO TEOR. Imagina quem está
    agendado para 2018 como é o caso de
    todos os meus familiares, nem sonha
    sequer no momento, de fazer as devi
    das correções em tais certidões.
    Isso parece piada de mal gosto, ou
    acham que somos os verdadeiros babacas.
    Bom, desejo um Feliz Natal a todos
    e muita sorte pra enfrentar a longa caminhada que vem pela frente!
    Abraços
    Cidinha

  • http://www.blogger.com/profile/09446599886315258387 kRt

    Porque o Consulado SEMPRE gosta de ser polêmico e todas a suas decisões são desta forma meio estúpida?
    Acho que eles gostam de aparecer, essa é a única explicação.
    Pô meu, coloca a Mulher Melancia pra rebolar na frente do Consulado que aparece mais.
    Sai até na Globo!!!

  • http://www.blogger.com/profile/13931907121593087539 Gava

    Fábio, meu tio e primo já tem passaporte, ou seja, meu avô teve sua cidadania reconhecida automaticamente qdo a pasta foi aberta no consulado através do processo deles. Para que eu obtenha minha cidadania através do processo na itália preciso mostrar todas as certidões até o meu trisavô (que nasceu na Itália) ou mostrar o passaporte do meu tio e as certidões até o meu avô já bastam?

    Sei que você está com muitos comentários aqui, mas ficaria muito feliz se pudesse responder o meu.

    Muito obrigada,
    Roberta

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Roberta

    Processos realizados no Brasil nao tem relaçao com os processos aqui na Itàlia e vice-versa. E nao necessariamente um requerente quando tem sua cidadania reconhecida seus pais também tem, ok?

    Se voce pretende vir à Italia reuna todos os documentos – desde seu antenato italiano atè as suas proprias certidoes, para nao ter surpresas :)

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/16486602824507061116 André

    Bom dia Fábio,

    Muito bacana sua atenção e dinamismo com seu site.

    Eu ainda não entendi se caso não consiga postar os documentos até dia 15 de janeiro, se em primeiro de fevereiro vou poder levar toda documentação ou apenas ir para fazer um novo agendamento. Afinal falta apenas um documento, que são as cópias do meu processo de divórcio e o Forum está em recesso e voltará apenas em 9 de janeiro , ficando assim bem apertado para legalizar e traduzir este ultimo documento.

    Muito bom descobrir o MINHA SAGA! Você faz acessória quando a parte na Itália?
    Um Abraço,
    André

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Andre

    Se voce nao conseguir postar os documentos, a partir do dia 01 de fevereiro deverà fazer um novo agendamento, ainda nao sabemos pra quando o consulado vai marcar as datas.

    E prestamos sim assessoria aqui na Itàlia.

    Um forte abraço e um Feliz Natal!!!

  • http://www.blogger.com/profile/13931907121593087539 Gava

    Caro Fábio,

    Obrigada pela sua resposta. Logo após escrever meu comentário reli seu site de cabo a rabo e achei um post sobre o exato teor da minha pergunta, rs! sorry! de qq forma, tem algo acontecendo com os comentários do site, viu? às vezes entro e aparece q o post tem 16 comentários, às vezes 56.

    Mas vamos lá, pq tenho mais uma dúvida: vi que você recomenda enviar a certidão original e atualizada do italiano junto com as demais certidões para provar o direito ao reconhecimento da cidadania junto ao consulado. A questão é que, embora eu more na frança, fica difícil ir até a itália neste momento pra pegar uma certidão atualizada. O que você acha? Citando o número da pasta da minha família q está aberta no Consulado de SP já e mostrando uma cópia de 1998 da certidão de batismo consigo provar para o consulado que tenho direito? Sei que isso não me impede de ter que pegar outra certidão para dar entrada no processo na Itália, seria só para a legalização no consulado mesmo…

    Obrigada de novo! Um abração!

  • http://www.blogger.com/profile/18087629655041158395 Limera

    Galera, desculpa nao ler todos os comentarios, mas posso mandar “Boas Noticias”:

    Madei todos meus documentos para o ERESP dia 19 e eles chegaram hoje(26/12). Já estão na mão do tradutor.

    Mandei as certidões de casamento/nascimento/óbito de todos que eu precisava. Agora a pergunta é: preciso mandar mais algum documento alem dessas certidoes?

    Grato

  • http://www.blogger.com/profile/03756296443990407622 Geraldo Ferraresi

    gente dia 15/01 cai no domingo, os caras estão de brincadeira mesmo

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Gava

    Eu estou aconselhando a mandar a certidao do italiano, pois nos ultimos meses muitos clientes nossos que chegaram de SP nos diisseram que eles estavam exigindo o documento italiano para a verificacao da transmissao da cidadania. Se voce tem a copia, mande junto, pois penso que o consulado consegue verificar do mesmo jeito.

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Limera

    Que boa noticia, o ERESP ta andando super rapido rsrs. Quanto aos documentos, voce deve mandar tambem a CNN, ok?

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/13527761051176892971 AlexAvancini

    Pessoal,

    Liguei para o ERESP agora, também estou na fila, recebio email e estou na luta, minha data era para julho de 2013 (peguei 5 anos de fila)

    Eu mandei para o ERESP meus documentos no dia 21 de dezembro, por incrível que pareça a atendente me disse que meu documento já estava para ser despachado (achei incrível) quis tirar algumas dúvidas se eles estão trabalhando normalmente e se estão dando conta da demanda devido essa confusão com o consulado de são paulo e ela disse sim, o prazo maximo é de 20 dias, o meu por incrível que parece foi mandado dia 21 de dezembro por sedex 10 e já estava pronto para voltar… a dica é! tenha confiança e mande logo os seus documentos!

    mais era isso.. liguei lá e a atendendo disse que está tudo normal por lá.

    Abraccii a tutti!!

    Alex

  • http://www.blogger.com/profile/10656162674461648577 EMPORIO MARAGNO Perfumaria

    Desejo de verdade que todos tenham conseguido mandar os documentos ao Consulado. No meu caso consegui, e foi na trave,rsrs postei dia 13 e receberam no dia 16, agora é só pedir a Deus que ajude para que ninguém do consulado queira arrumar pêlo em ovo,kkk Mas só consegui porque descobri sobre a possibilidade de legalizar os docs diretamente no MRE em Brasília, tive que fazer um bate e volta, pois lá legaliza os docs na hora… É isso grande abraço…

  • http://www.blogger.com/profile/15526484571539873573 caipira

    Prezado Fábio,
    Seu blog é realmente incrível! Vc está de parabéns! Sempre que eu tenho alguma dúvida eu dou uma olhada aqui e sempre consigo esclarecer. Porém, eu tenho uma dúvida (urgente!! rs…) que não estou conseguindo esclarecer, por isso estou aqui mais uma vez e agora para pedir sua ajuda. Eu já providenciei todas as certidões (em inteiro teor) e tb a certidão negativa de naturalização. Agora é que vem a parte que eu não entendo: o que eu tenho que fazer primeiro? Enviar tudo ao ERESP ou traduzir as certidões e depois mandar ao ERESP??? Juro que não consegui entender isso até agora… porque veja: se eu mandar primeiro ao ERESP, as posteriores traduções vão ficar sem legalização do ERESP; e se eu traduzir as certidões antes e mandá-las ao ERESP junto com as traduções, os carimbos e assinaturas do ERESP ficarão sem tradução. Entendeu o drama? rs. Desculpe escrever tanto e insistir tanto, mas estou muito preocupado pq meu prazo de entrega dos documentos no consulado já foi prorrogado e o novo prazo já está quase acabando.
    Agradeço imensamente sua atenção e sua ajuda, e desejo muito sucesso a vc e ao seu blog.
    Abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Grande caipira tudo bem???

    Opa, brigadùùùùùù ;)

    Os passos sao:

    1º Enviar os documentos brasileiros ao ERESP

    2º Depois que voltar do ERESP mandar a um tradutor, que deverà também traduzir o carimbo do ERESP – as traduçoes nao devem ser legalizadas no ERESP

    Em termos gerais: o objetivo do ERESP è confirmar se as certidoes civis brasileiras sao verdadeiras e nao as traduçoes, entendeu???

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/15526484571539873573 caipira

    Grande Fábio!!

    Muitíssimo obrigado pela ajuda rápida e clara! Agora sim eu consegui entender.
    Super obrigado.
    Abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07189322108167177633 lucas

    Fabio, bom dia, estou em processo de legalização, não tenho ainda um assessor, mas gostaria de saber quanto +ou- gastaria para conseguir minha cidadania. Já tenho todos os documentos corrigidos, + não tenho ideia de quanto vou gastar ai na Itália, se possivel adianta alguma coisa para mim.
    Desde já agradeço

    Lucas

  • http://www.blogger.com/profile/17507387966525613003 Aparecida Antonia

    Lucas!
    Nunca use a palavra gasto. Tenha sempre em mente de que você estará fazendo um investimento. Lute pelo
    seus objetivos e vá em frente!
    Sucessos!…

  • http://www.blogger.com/profile/07189322108167177633 lucas

    Cidinha, obrigado pela força, mas eu tenho um problema, fui criado desta forma sempre examinando antes de poder entrar, e é por isto que solicitei p/ Sr Fabio referente gastos, sei tambem que e um investimento e que não vou perder com isto, mas mesmo assim eu tenho esse problema de insegurança, por isso eu pesquiso

    Abraço

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Lucas tudo bem???

    Voce pretende fazer seu processo sozinho ou com consultoria?

    Se quiser nossa consultoria, basta escrever pra fabiosaga@minhasaga.org que te enviamos nossa proposta, ok??

    Se pretende vir sozinho, verifique o post que escrevi sobre o passo a passo 2011, là tem bastante coisa sobre os valores e respectivos gastos, ok?

    Forte abraço!!!

  • http://www.blogger.com/profile/17507387966525613003 Aparecida Antonia

    Lucas,
    É isso mesmo, vc precisa ir atrás dos seus sonhos, mas tem que se programar para que tudo saia perfeito. Olha, meu filho deu entrada com o Fábio em meados de junho de 2011 e tudo correu muito bem e ele já está com o passaporte vermelho. Você vai gastar em torno de 4.500 a 5.000 euros incluindo assessoria, aluguel, taxas, alimentação e alguns passeios, excluindo a passagem. Foi o que gastamos. Estou torçendo por vc.
    abraços
    cidinha

  • http://www.blogger.com/profile/17507387966525613003 Aparecida Antonia

    Lucas,
    É isso mesmo, vc precisa ir atrás dos seus sonhos, mas tem que se programar para que tudo saia perfeito. Olha, meu filho deu entrada com o Fábio em meados de junho de 2011 e tudo correu muito bem e ele já está com o passaporte vermelho. Você vai gastar em torno de 4.500 a 5.000 euros incluindo assessoria, aluguel, taxas, alimentação e alguns passeios, excluindo a passagem. Foi o que gastamos. Estou torçendo por vc.
    abraços
    cidinha

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Cidinha linda

    Como anda o ‘bimbo’? rsrs

    Bjssssssssssss

  • http://www.blogger.com/profile/17507387966525613003 Aparecida Antonia

    Olá Fábio, saudades de vc.
    O Bimbo está com a corda toda, agora está na Petrobrás, viu que chique! rsrs
    Estamos nos preparando para a ida do
    Bimbo II e eu tb. claro! rsrs Nos aguarde que logo teremos novidades!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ciao Cidinha linda

    Que beleza, o bimbo tà crescendo!!!!!

    Opa, estamos aguardando o reso da trupe kkkkk

    Bjs e um òtimo final de semana!!!

  • http://www.blogger.com/profile/15616645725479433506 JOSIANE

    OLA FABIO,estou acompanhando seu blog , esta bombando!! e que ferias heim…vc ja falou q nao posso ficar na italia,mas minha irma mora em oslo,SE eu conseguir um visto la eu posso morar aqui? ou se eu ficar uns dias la,terei meu visto renovado aqui qdo voltar? obrigada SEMPRE.

  • http://www.blogger.com/profile/10949243972561382857 MORGANADNO

    Olá Fabio,Parabéns pelo Blog, fantástico mesmo!! Me ajudou á pacas!!! Fabio,estou indo para Italia no final do mês,e eu vou ficar em Salerno.Minha amiga que mora lá vai me hospedar, ela me disse que o comuni pede que os documentos,traduções e legalizações estejam com até seis meses de validade,isto é,eu legalizei em outubro do ano passado,então eu tenho que dar entrada na cidadania até Abril? Está correto? Pq no seu blog eu nunca li que agente tem um prazo para dar entrada na cidadania depois que legalizar…. por favor me responda por e-mail: morganadno@hotmail.com
    Essa duvida ta me matando! Outra coisa tbm,minha certidão negativa de naturalização é de 2009,mas o consulado legalizou do mesmo jeito! Na ITALIA eles não vão recusar né???
    Meu Deus…vou morrer de tanta ansiedade! Beijos e Obrigada!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Morganadno

    Se o comune onde voce pretende ir jà disse que aceita documentos emitidos no màximo a 6 meses, sua CNN nao vai ser aceita!!!

    Nao è porque os documentos estao legalizados que um comune vai aceitar, porém è sabido que o comune de Salerno nao è um dos melhores comunes para a pràtica – portanto verifique certinho ANTES de vir à Italia – para que voce nao tenha problemas.

    Bjs e sucesso, sempre!!!

  • http://www.blogger.com/profile/10949243972561382857 MORGANADNO

    Olá Fabio,então beleza,eu peço outra certidão negativa de naturalização,mando traduzir..até aí ok…mas como eu consigo que o consulado Italiano de Curitiba legalize para mim? Pq se eu tiver que agendar uma nova legalização..vai demorar 3 anos!!! E eu já estou com todos os documentos retificados,traduzidos e legalizados! Nossa..o que eu faço? Acabei de mandar um e-mail para o consulado perguntando se eu posso legalizar de novo somente a certidão negativa,mas não sei se eles vão responder…por favor me dá uma luz do que eu posso fazer…já comprei a passagem para Italia! grande abraço

  • http://www.blogger.com/profile/10949243972561382857 MORGANADNO

    Oi Fabio..graças a Deus o consulado de Curitiba me respondeu,eles legalizam pra mim sim,é só eu ir lá com a certidão antiga que ta legalizada,e a nova,traduzida que eles legalizam para mim…só que existe um problema, eu tenho que pedir uma nova cnn,e me parece que está demorando meses pra Brasilia enviar pra mim! e aquela que agente emite on line pelo site do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA,eu não sei se o consulado aceita,e se aceitar, o que eu faço para ela ter validade na hora de legalizar? Por favor..me responda com urgencia para mim poder ir atras!!!! Beijooooo

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Sim, voce pode legalizar outros documentos sem fila – pois jà tem um numero de protocolo consular.

    A CNN deve ser emitida sim online que è aceita – nao existe outra forma de solicità-la, a nao ser que conste a naturalizaçao. Bjs

  • http://www.blogger.com/profile/10949243972561382857 MORGANADNO

    Olá Fabio,Obrigada pela ajuda! Mas vou te pedir mais uma informação…pq eu já procurei na internet e não achei a resposta…

    Eu emiti a Certidão Negativa de naturalização on line,e tbm já autentiquei no cartório,agora como eu faço para o EREPAR legalizar a assinatura do escrevente do cartório?É preciso mandar a cnn por correio com algum formulario ou copias ddas certidões do meu nonno?

    E não querendo abusar…mas já abusando..kkkk
    EXISTE ALGUMA LEI OU CIRCOLARE QUE DIZ QUE OS DOCUMENTOS TEM VALIDADE DE DATA NAS COMUNES? PQ AS MINHAS CERTIDÕES(CASAMENTO,OBITO,ETC) SÃO DE AGOSTO DE 2011, AS TRADUÇOES E LEGALIZAÇÕES DE OUTUBRO DE 2011! E ESTOU COM MEDO DE CHEGAR NA ITALIA, E A COMUNE DE SALERNO NÃO ACEITAR!!!

    SEI QUE SALERNO NÃO É BA PARA PRÁTICA…MAS INFELISMENTE É ONDE MINHA AMIGA QUE VAI ME HOSPEDAR MORA!!!

    Fabio,desculpa por tantas perguntas, mas vc é o CARA,tenho medo de perguntar para os outros e me responderem errado…kkkkk

    Super Beijoooooo

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Morganadno

    O consulado de Curitiba nao exige que a CNN esteja autenticada, pode levar as duas folhas (CNN + autenticaçao online) com a respectiva traduçao que eles legalizam.

    Sobre a validade dos documentos: no ordenamento juridico italiano, as certidoes civis tem SEIS meses de validade e alguns comunes utilizam esta regra também para as certidoes para fins de cidadania – nao podemos dizer que estao errados, uma vez que um documento ‘legalizado’ passa a ter a mesma equivalencia de um documento emitido aqui. Jà tivemos dois ou tres clientes que fizeram conosco pois nos comunes onde tinham ido nao aceitaram os documentos acima de seis meses.

    Boa sorte!!!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/11721682148904617303 Impermeável

    Boa tarde Fabio

    Cara, somente agora que vi isso, e entrei no desespero aqui.
    Como já lhe disse antes, já tenho os documentos legalizados, e me faltaram apenas duas certidões de casamento para legalizar.
    Diz ai que é preciso enviar junto com a documentação traduzida, ´´
    Junto com a documentação, no mesmo envelope, deverá ser enviado o email impresso com o qual este Consulado Geral comunicou sobre o primeiro agendamento (mensagem eletrônica que contém o código do agendamento); a carta enviada por e-mail e a indicação do atual email do interessado.´´
    Ok o email impresso do primeiro agendamento eu tenho, mas esse email falando sobre o novo sistema de legalização eu não recebi, e pelo que entendi eles estão pedindo pra enviar também. E agora estou mais perdido que cego em tiroteio cara.

  • http://www.blogger.com/profile/08937834178268842081 Fabio "Saga" Barbiero

    Ola Impermeàvel

    Se voce nao recebeu o segundo email, provavelmente è porque sua data de legalizaçao està pròxima e neste caso basta comparecer diretamente no dia agendando, entendeu?

    Quem tinha agendamento para fevereiro e março nao recebeu o email.

    Abraços

  • Rebecca

    Oi Fabio, parabéns pelo site. Achei tantas informações aqui que estão me ajudando. Incrivel mesmo.
    Gostaria de te perguntar umas coisinhas, se possivel, e agradeco desde ja sua ajuda:

    * Infelizmente não consigo mandar a documentação pro consulado ate dia 15, entao soh em Fevereiro. Alguma ideia de quanto tempo isso levaria pra ficar pronto? Pq fato eh que estou morando na Inglaterra, e em uns dias me mudo pra Italia, enquanto minha familia legaliza e traduz os docs. Sei que nao eh la a forma mais ortodoxa, mas, a volta pro Brasil agora nao eh ideal.

    * Inconsistência nos nomes: Meu biso quando chegou no Brasil, foi registrado: VICENTE DI POLITO, e a familia toda carrega o sobre DI POLITO desde entao, mas aparentemente o nome original na Italia que ele esta registrado eh VICENZO D’IPPOLITO. Serei obrigada a mudar meu nome?

    Obrigadissimo pela ajuda.

    • http://www.minhasaga.org Fabio Saga

      Ola Rebecca seja bem-vinda!!!

      Primeiro em relaçao às variaçoes nos documentos, minha sugestao è retifique e uniformize todos eles, para nao ter problemas aqui na Italia! Sobre o envio da documentaçao ao consulado, nao entendi – estes documentos sao para legalizaçao para vir à Italia realizar o processo? Explique melhor o que precisa que eu te oriento, ok?

      Abraços

  • Leandro

    Olá Fabio,

    Tenho a minha legalização ja marcada no consulado italiano para o dia 29/04.
    A CNN foi emitida online e a autenticação também, enviei as duas a ERESP e recebi a CNN autenticada pelo ERESP ( somente a CNN a autenticação veio grampeada junto) A pergunta é, se eu traduzir as duas o consulado ira aceitar? Ou preciso da CNN autenticada no Tabelião?

    Obrigado

    • http://www.minhasaga.org Fabio Saga

      Olá Leandro

      A legalização no ERESP substitui a necessidade da autenticação no cartório, portanto no seu caso basta traduzir da forma que o ERESP devolveu, ok?

      Abraços

  • Ricardo

    Marcaram meu agendamento para o mês q vem, em SP, para legalizar os documentos… está tudo ok com minha documentação, já tinha retificado, tirado 2ª via, reconhecido pelos tabeliães e ERESP.. etc. Ocorre que marcaram pra daqui 3 semanas!!! E essas certidões eu tinha feito tudo em Outubro do ano passado, na esperança de me chamarem antes… E agora com 3 semanas não dá tempo de tirar todas as 2ªs vias de novo e enviar para o ERESP… O que eu faço??? Mes q vem elas vão ter 8 meses! E agora??? Será q isso vai dar certo ??? Por favor, me ajudem

    • http://www.minhasaga.org Fabio Saga

      Olá Ricardo

      Qual é o problema com os seus documentos? Se já estão legalizados pelo ERESP e traduzidos, é só comparecer no dia marcado.

      • Ricardo

        mas esses documentos foram tirados a 2ª via ano passado, reconhedo pelo ERESP tudo no ano passado… (em junho eles vao ter mais de 6 meses)… E agora?? Vai ter problema??

      • Ricardo

        Enfim, minha dúvida é… documentos brasileiros emitidos há 8 meses, podem ser legalizados? vai ter algum problema futuramente?

  • Ana Carolina Caputo

    Bom dia,

    Meu nome é Ana Carolina e meu
    problema vem se estendendo desde o dia 21/03/2014.

    Eu tenho um sonho que é legalizar
    minha cidadania italiana, como sou neta de italianos a Itália me concede esse
    direito, que é adquirido e irrevogável. Eu optei por estudar como se retira a
    cidadania por conta para não ter que contratar o serviço das conhecidas
    empresas de consultoria que cobram caro pelo serviço prestado, sendo este
    relativamente simples.

    Eu reuni toda a documentação
    necessária e fiz as devidas traduções para o italiano como manda o figurino,
    após esse processo finalizado eu sou obrigada a passar por uma empresa para
    legalizar esses documentos, que nada mais é do que um carimbo que vai afirmar a
    veracidade das minhas certidões brasileiras (nascimento, casamento etc.), nesse momento se iniciou meu grande problema. No Brasil
    existe apenas uma empresa chamada VFS GLOBAL CIDADANIA ITALIANA, essa empresa é
    uma espécie de prestadora de serviço do Consulado Italiano no Brasil, e sem a
    aprovação desta empresa meus documentos não são válidos para dar entrada no
    registro de minha dupla cidadania. Eles tem um site http://www.vfsglobal.com/italia/brasil/consularservices.html
    , nesse site a empresa pede para que um email seja enviado
    para poder agendar um dia para os ítalo-brasileiros levarem seus documentos,
    este serviço não é gratuito, é pago, desde o dia 21/03 estou tentando agendar
    uma data diariamente e só recebo e-mails
    automáticos comunicando a inexistência de vagas, no telefone divulgado no site
    não existe uma pessoa para atender, trata-se apenas de uma gravação, e eles não
    divulgam um endereço físico para que eu possa me dirigir pessoalmente. Existe
    também um e-mail de reclamação, ao mandar minha reclamação esse e-mail volta
    automaticamente com erro, como se ele não existisse.

    Em pesquisas na internet sobre a
    empresa meu desespero só aumentou, pois existem diversas pessoas que estão a
    meses tentando e não conseguem agendar, e por outro lado, existem advogados e
    despachantes com promessas (eu não sei se verdadeiras ou falsas) que se a
    pessoas disponibilizar certo valor (muitos euros, estes garantem um
    agendamento).

    Acredito que a empresa como uma terceirizada
    da embaixada consular italiana e responsável por legalizar documentos
    brasileiros, tem a obrigação de prestar esse serviço sem ninguém ter que pagar
    por um lugar na fila. Além de oferecer um serviço onde seja POSSÍVEL esse
    agendamento antes de 1 ano, já que após 1 ano essas certidões expiram e o
    pedido tem que ser feito todo novamente, serviço este que é caro e burocrático,
    pois demorei 6 meses para reunir todas as certidões exigidas pela Itália.

    Acredito que essa postura da VFS GLOBAL
    seja um desrespeito que acaba afetando a relação diplomática entre Brasil e
    Itália, pois ela se consolida em território brasileiro e não respeita a
    legislação vigente para o consumidor que necessita dos seus serviços.

  • JULIANA

    Bom dia, Fabio!
    Eu gostaria de saber se temos que enviar as traduções ao ERESP tbm. Eu só enviei as certidões, mas fiquei com essa dúvida agora e deu aquele frio na barriga, sabe?
    Obrigada,
    Juliana

    • http://www.minhasaga.org Fabio Saga

      Olá Juliana

      Não precisa não ;)

Mais em Notícias dos Consulados
Noticias consulares Porto Alegre

Ciao a tutti Antes de contar a voces sobre a ùltima fornada de cidadanias que aconteceu na Minha Saga, preciso...

Fechar