Consulado de SP abre novamente as legalizaçoes para fins de cidadania na Italia

As informações contidas neste artigo estão desatualizadas e foram mantidas apenas como referência. As informações atualizadas você encontra clicando aqui.

Nas ùltimas horas estava na escola e quando sai fui bombardeado de mensagens, telefones, recados na minha caixa postal (mais uma vez agradecendo o nosso querido amigo Magri) e claro muitos emails dizendo que o consulado de SP reabriu as datas para legalizaçao de documentos para quem pretende vir à Italia realizar o seu processo!!!

Todos aqueles que estao entrando percebem que o mes inteiro de fevereiro tem vagas disponiveis, portanto quem precisa agendar com urgencia clique no neste link, faça o cadastro e depois clique na data disponivel.

Sò lembrando a todos que somente aqueles que tem certeza e pretendem vir à Italia em breve è que deve efetuar o agendamento, por favor suplico a quem nao tem interesse ou nao pensa em vir em breve que nao ‘tome’ a vaga de alguém que realmente precisa vir.

Aproveito pra agradecer o Magri e também a leitora Andressa Gatti que foram os primeiros a me comunicar do ocorrido, toda a comunidade da Minha Saga agradece 😉

Abraços a todos e agendem com moderação!

ATENÇÃO: As informações contidas neste artigo servem apenas para fins didáticos, pois tudo isso aconteceu em um momento em que os consulados italianos no Brasil estavam alterando as regras para o agendamento das legalizações. Atualmente, as legalizações estão sendo feitas normalmente e não é possível vir a Italia sem os documentos todos legalizados.

  • REtificando: ela mandou todos os documentos para o Consulado de SP e já faz 10 meses. Tudo que pediram na entrevista ela pegou o que faltava e enviou tudo…

    abs

    FG

    • Ola Fabio

      Pelas ultimas indicacoes de leitores, o consulado tem demorado até dois anos para a finalizacao do processo, após a entrega dos documentos.

      Se possivel, assim que voce conseguir o seu reconhecimento, volte aqui pra compartilhar conosco, ok?

      Forte abraco!!!

      • Muito obrigado pela resposta. Pode deixar que assim que sair voltaremos a postar….

        GRande abraço

        Fabio

  • CAro Fabio, parabéns pelo blog.
    Minha esposa já enviou todos os documentos para Itália. Ela ficou na fila 8 anos, chamaram para recolher os documentos e tal. Depois de tudo pronto ela enviou os documentos e já faz 10 meses.
    Você acha que demora mesmo esse tempo todo para voltar ou pode ter acontecido algo ?
    Grande abraço e obrigado

  • Ola parabens pelo Blog !
    Tenho que renovar meu passaporte italiano vcs sabem se tenho que apresentar o passaporte brasileiro tb? abcs Peter

  • Não sei o motivo mas a data que apareceu na minha postagem acima está errada. Hoje é dia 03/10/2012.

  • URGENTE: Para quem precisa agendar legalização no consulado de São Paulo.

    Tem data aberta para dia 6/12/2012 (média disponibilidade).

    Acabei de agendar, se entrar logo, pode ser que consiga também.

    Abraços a todos.

  • Ola Dri tudo bem?

    Sim, as certidoes devem ter sido emitidas no maximo hà um ano e devem estar em inteiro teor (alguns consulados aceitam atè certidoes emitidas hà mais tempo, porém 6 anos è muito tempo rs)

    Abraços

  • Dri

    Nossa, esta impossível mesmo o agendamento… Tenho duas certidões de 2006, é melhor renová-las?
    Obrigado pelo blog, muito útil…

  • Ola Tati

    Muitos estao enfrentando as mesmas dificudlades – infelizmente o jeito è entrar diariamente no site atè encontrar uma data disponivel.

    Abraços

  • Tati…

    Meu email thatyrdsreis@hotmail.com

    Se vcs sabem como posso agendar a visita quando chega no calendario por favor me informa como fazer ..

    Um abraço…

  • Tati…

    Hola Sou Tatiane…

    Por favor alguem pode me ajudar agendar a visita no consulado,quando chega no calendario nao deixa eu clicar em nada….

    como faço….

    Muito obrigado a todos….

  • Ah… só complementando meu comentário acima, não é “desconfiança” em relação às pessoas que como eu estão tentando uma data, mas sim em relação ao Consulado, seria muito cômodo pra eles dias resguardados, não? #pequeno desabafo# aff…

  • Olha… sou que nem São Tomé, só acredito vendo! Eu e meu marido estamos desde às 19h do domingo entrando no site, inclusive durante a madrugada da segunda e nada… passamos a manhã toda da segunda tentando e como num passe de mágica às 14h50 já estava tudo lotado!! Ainda estamos tentando pra ver se conseguimos alguma data disponível, mas sinceramente estou muito “desconfiada” desse agendamento!

  • Ola Priscila

    Recentemente interpelei o consulado italiano em SP sobre este tema e a resposta foi:

    Prezado Sr. Barbiero,

    em atençaõ à sua solicitação, informamos que o serviço de agendamento para legalização de certidões úteis ao reconhecimento de cidadania diretamente na Italia não foi desativado: todos os agendados que aguardavam atendimento foram convocados em dezembro p.p. para entregar seus documentos e, com um enorme esforço por parte deste Consulado, foi eliminada uma longa fila de espera. A partir de janeiro de 2012, foi implantado um novo sistema de agendamento que funciona mensalmente, disponibilizando a agenda do mês seguinte.

    Garantimos que este Consulado faz o possível para atender a enome demanda de nossa circunscrição e contamos com sua compreensão.

    Atenciosamente

    URP – Ufficio Relazioni con il Pubblico
    Consolato Generale d’ Italia
    San Paolo – Brasile

  • Priscila

    Passei a manhã toda de plantão no site do Consulado Ita SP e setembro 2012 estava em branco…sem ainda abrir datas…por míseros 10 minutos que desconectei…ao voltar…ficou tudo em VERMELHO!!!! SERÁ POSSÍVEL????

  • Muito obrigado pela atenção, Fábio! Vamos aguardar enquanto puder…Valeu mesmo pelas dicas e colaboração! Forte abraço!

  • Ola Vanderley

    Infelizmente o consulado està demorando atè DOIS anos para enviar a documentaçao ao comune – infelizmente o problema nao è o comune e sim o consulado – jà estive em diversos comunes a pedido de clientes para verificar o andamento da pràtica – hà mais de dois anos e nao receberam nada do consulado.

    E a melhor forma para entrar em contato com um òrgao publico e via telefone – nao desperdice tempo utilizando outro canais, que nao sao apropriados, ok?

    Và ao consulado e solicite a eles que enviem o quanto antes os documentos ao comune.

    Abraços

  • Fabio, por gentileza,você que conhece bem os tramites, após o consulado italiano em São Paulo enviar a famosa “cartinha”, dizendo do envio dos certificados para transcrição no comune, quanto tempo demora o comune, ou seja, anagrafe/ Stato Civile para enviar alguma noticia por menor que seja sobre a Inscrição no AIRE ou dar um simples “Ciao, benvenuto”? Existe algum prazo legal para isso? Recebi a sonhada “cartinha” depois de uma década do consulado italiano em SP, em 21 de Novembro do ano passado, dizendo que os documentos haviam sido enviados ao Comune di San Biadio di Callalta, provincia de TREVISO. Envio Cartas, e-mails, até pelo “facebook” do Comune envio pedidos para ver se pelo menos receberam algo do Consulado… ou se afirmativo, enviem os meus Atti di nascita e matrimonio transcritos. Grazie! Vanderley – Itatiba – SP – Brasil

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Ciao Ana

    Huhuuuu parabèns!!!!!!!!!!!!!!

  • A.

    Olá galera,

    Bem, finalmente fiz meu agendamento e estou muito feliz!!! Vou no consulado no final de julho. 🙂

    Para quem não conseguiu ainda, quero dar uma dica. Não sei se é só coincidência ou não, mas entre às 16h e as 17h, foi o período em que eu entrei no site e que apareceram dias vagos! E isso aconteceu pelo menos umas 3 ou 4 vezes. 2 delas na mesma semana! Não sei se isso faz sentido, mas ACHO que esse sistema deles passa por algum tipo de atualização das 16h às 17h.

    E outra galera, não caia nessa história de que é só toda primeira segunda-feira do mês que o sistema atualiza e que você vai entrar no site nessa segunda e conseguir! O negócio é entrar todo dia, umas 3 vezes ao dia! Uma coisa que eu fiz foi favoritar a página e toda vez que eu entrava na internet, já clicava no link e dava uma conferida lá nas datas.

    É isso! Espero que essas dicas sejam úteis!

    Boa sorte!
    Ana

  • Ana

    GRAZIEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

  • A.

    Se alguém ver essa mensagem a tempo, corre para o site de agendamento que no dia 02 de julho tem média disponibilidade! Eu não agendei para mim porque estou esperando um documento ainda!

    Ana

  • Fabio, aproveito o espaço para postar meu último contato com o Consulado a respeito deste problema.

    Prezados, tendo em vista o prazo legal de 90 dias para meu atendimento, venho pela 5ª vez reclamar meus direitos junto á este Consulado.

    Há exatos 127 dias venho aguardando e tentando utilizar o novo método de agendamento por este site, fui informado pessoalmente no consulado como proceder:

    Toda primeira segunda-feira do mês eu deveria acessar este site e “tentar” efetuar meu agendamento. Pois então foi exatamente o que venho tentando sem sucesso.

    Espero que minha reclamação chegue aos responsáveis pelo “agendamento virtual” e que MEUS DIREITOS SEJAM PRESERVADOS e as devidas providências sejam tomadas!

    Aproveito e comunico que este “manifesto” será compartilhado em diversas redes sociais para o devido conhecimento de todos.

    No aguardo.

    Jonas M. Cardomingo
    06/06/2012

  • Ola Marcio

    Depois que andei trocando alguns emails com autoridades, politicos e com o proprio consulado de SP muitos clientes conseguiram vagas disponiveis – porém nao è fàcil…

    Abs

  • Oi, Fábio. Vc tem notícias de como está o agendamento on-line pra quem quer fazer diretamente na Itália. Pq os dias aparecem sempre preenchidos. Existe algum segredo pra conseguir fazer o agendamento??? Aiutoooo! Abraço. Marcio

  • Obrigado Fábio, com tudo, Sou Brasileiro (ainda) e não desisto nunca”, fui ao consulado com meus Documentos para SIMPLES CHANCELAMENTO, pois meu irmão já é cidadão…. Pois bem, realmente este agendamento é furado,,,,, tinham 5 pessoas ao abrir o Consulado…. apenas 2 para legalizações….e a atendente me disse que para ela poder chancelar meus Documentos precisará da cópia de todo o processo de meu irmão…… MAMA MIAAAA!!!!!

    Vamos lá, vou levantar a Documentação e mantenho todos informados sobre as dificuldades enfrentadas!!!

    Gracie

  • Muito obrigada pelas informações, Fábio! Acho que minha situação se complicou um pouco dessa forma, pois já tenho toda a documentação pronta e teria que começar do zero, inclusive viajando 1000km pra pegar nova certidão de casamento e recomeçar todo o processo… minha viagem é pra julho, logo não conseguirei retirar o passaporte por São Paulo a tempo… É uma pena que seja tão burocrático renovar um passaporte. Mas agradeço muito sua atenção.

  • Ola Jonas

    Estamos jà entrando em contato com diversas autoridades para que possa ser ‘apurado’ o novo agendamento, pois assim como voce, muitas outras pessoas jà perceberam que algo està muito errado…

    Abraços

  • Fábio, é com um enorme sentimento de negligência que comento neste “post” sobre agendamento eletrônico no Consulado de SP.

    Por centenas, de milhares, de BIlhares de vezes fiz contato com o consulado aonde fui informado de que o agendamento eletrônico será aberto toda 1ª segunda-feira do mês para agendamentos no mês subsequente, no caso, as inscrições abririam dia 2 de abril para agendamentos para Maio, no entanto mesmo depois de tentar muitas vezes agendar meu atendimento não apareciam datas disponíveis passei o “tal” dia 2 realizando diversas tentativas, maior ainda foi minha surpresa ao ver no dia seguinte (dia 3 de abril) que todas as datas BEM NO ESTILO MISTER “M” apareceram preenchidas como lotadas para todo o mês de Abril……
    Eis a questão: devo esperar até a 1ª segunda-feira de maio, atraso minha ida para Italia, e conto com a sorte “eletrônica” novamente????
    QUE FIQUE REGISTRADO AQUI MINHA INDIGNAÇÃO PELO DESCASO E PÉSSIMO ATENDIMENTO DISPONIBILIZADO PELO CONSULADO DA ITALIA, QUE PARECE ESQUECER QUE DURANTE A 2ª GUERRA MUNDIAL RECEBEMOS SEM “ATENDIMENTO ELETRÔNICO, VISTO E NEM RECONHECIMENTO ALGUM” MILHARES DE IMIGRANTES EM NOSSO PAÍS.

  • Ola Makeli

    Vamos por partes:

    Se voce è cidadao italiano e reside em Piracicaba è fundamental que voce faça sua inscriçao como residente no consulado de SP. Apòs a conclusao da residencia, voce deverà enviar sua certidao de casamento para que seja transcrita – se o documento nao è de SP (parece que voce se casou em outro estado, certo?) voce deve envia-lo ao MRE em Brasilia – pois o ERESP sò legaliza documentos emitidos no estado de SP. Este procedimento substitui a antiga obrigatoriedade de ter a firma do cartòrio – portanto neste caso voce nao precisarà ir atè SP para isso. Jà a traduçao deve ser feita por um tradutor do estado de SP e depois disso basta levar o documento no consulado em SP para que eles procedam com o envio para o comune italiano.

    Sobre os outros documentos necessàrios para a emissao do passaporte, recomendo escrever um email diretamente ao consulado.

    Forte abraço!!!

  • Boa noite! Tenho dupla cidadania brasileira/italiana e estou com meu passaporte vencido. Preciso renová-lo por motivo de estudos na Alemanha. O meu processo foi através do consulado italiano em Curitiba, pois residia em Santa Catarina na época. Nesse intervalo de tempo, me casei e estou residindo em Piracicaba. Enviei a documentação para o consulado em Curitiba para atualizar meu registro AIRE e recebi a devolução dos mesmos, indicando que devo me registrar no consulado de São Paulo. No site desse consulado, encontrei que a certidao de casamento assinada pelo oficial do registro civil deve ser reconhecida pelo ERESP da cidade de São Paulo e que os documentos devem ser traduzidos por tradutores juramentados com assinatura também reconhecida pelo ERESP. 1) Preciso ir até São Paulo reconhecer minha certidão de casamento? 2) E se ela já foi reconhecida em Curitiba, pode ser a mesma? 3)A tradução também foi feita em Curitiba, com tradutor juramentado de lá. Preciso fazer outra tradução em São Paulo? Além disso, pedem o “certificatto di citadinanza” caso tenha sido retirado em outro consulado. Não me lembro de ter esse documento. Nao sei se meu pai o tem. Não basta o passaporte italiano mesmo vencido? Agradeço muito se puderem me responder.

  • Ciao Max

    Sim, è necessària ter a certidao que deve ser apresentada junto com os outros documentos e como comprovante de residencia caso oce nao declare imposto de renda, entre no site do TSE e imprima a Certidao de Quitaçao Eleitoral – o documento preferido dos consulados italianos para demostrar residencia.

    Abraços!!!

  • Ciao Equipe

    Grazie mille por dividir a experiencia conosco – com certeza este è o espirito do blog!!!!!!!

    E valiosa a informaçao de que è obrigatorio a apresentaçao da certidao do antenato, exatamente para evitar perda de tempo 😉

    abs e mais uma vez a comunidade Minha Saga agradece 😉

  • eu levei a folha de rosto do meu imposto de renda do ano passado, ela disse que bastava…levei a certidão tb.

  • Max

    Ciao Fabio!!

    Parabéns pelo blog..nos ajuda muito!
    Tenho duas dúvidas para a legalização dos documentos:
    – É necessário ter o “estratto di nascita” atualizado para apresentar no cunsulado?
    – Qual documento eles aceitam como comprovante de documento? Conta de telefone serve?

    Distinti saluti

  • ****LEGALIZANDO
    fiquei numa pequena fila, a mesma de quem cola um selo no passaporte italiano pra viajar. Na minha vez, o atendente italiano e muito simpático perguntou se eu falava italiano: “piu meno!” respondi. Aí ele me disse que a documentação estava certinha, mas que era 11h15 e ele faria um lanchinho! não entendi muito bem, achei que era brincadeira, rss, aí ele me disse pra esperar ali mesmo sentada no guichê. Pegou embaixo da mesa um mamão (!) e foi pra outro local comer. E eu: buon pranzo! ele deu risada…e a fila não acreditou quando eu disse: ele foi fazer um lanchinho..rss faz parte! Logo ele voltou, após uns 10 minutos e começou a imprimir uns selos e colar em cada certidão, carimbando também. E foi isso, estou com tutti i miei documenti legalizzati! grazie a Dio! É bom falar algumas coisinhas em italiano, eles tratam melhor mesmo, são mais simpáticos se vc está com tudo certinho.

    resumindo………..
    chegada: 7h40
    entrada-abertura: 8h35
    atendimento: 9h30
    banco-xerox: 10h00
    retorno – carimbo dos documentos: 10h45
    legalização final: 11h30
    saída: 12h30
    estacionamentos: de R$ 24,00 a 40,00 reais a diária, nas travessas da av paulista.
    após 12h30 parece que eles fecham as portas e atendem somente quem está lá dentro até umas 15h pelo que ouvi.

    Fábio, desculpa o imenso post, mas eu queria muito ter lido a experiência de alguém que já esteve no consulado, mas não achei na net.
    Grazie Mille!

  • então, eu também entrei no dia 15 de fevereiro e tava tudo lotado.Porém continuei a entrar todos os dias, várias vezes e semana passada, consegui agendar num dia em amarelo (média disponibilidade)um horário para o dia 7 de março, HOJE!!
    _______
    Vou contar como foi pois não achei ninguém na internet falando sobre isso…
    _______
    *****CHEGADA
    meu horário estava marcado para 8h37 da manhã, detalhe eu moro no interior. Saí antes das 6h da manhã e cheguei no consulado as 7h40. Já havia uma pequena fila de 6 pessoas. Porém somente 2 pessoas para fazer a legalização, isso na minha frente. As portas foram abertas precisamente as 8h35.

    ****ENTRADA
    mostrei o agendamento feito pelo site (levei impresso) ao atendente que me deu uma ficha amarela e disse para eu ir ao guichê 1. Esperei as 2 pessoas que estavam na minha frente serem atendidas.

    ****ANÁLISE DOS DOCUMENTOS
    havia um moço antes de mim que estava debatendo com a atendente que questionava o sobrenome da família dele. Ela lia, relia, olhava os documentos e fazia sinal de “não” com a cabeça. Comecei a ficar nervosa. Em seguida ela disse que era para ele aguardar. A segunda da fila era uma senhora, aconteceu o mesmo. A atendente lia todos os documentos, balançava a cabeça, a senhora anotava o que ela dizia…Enfim minha vez. A perna tava até bamba a essas alturas! Como levei tudo organizado e na ordem, a certidão de nascimento do meu avô era o primeiro documento do meu monte. Ela disse: “ah vc trouxe a certidão de nascimento” (era a original…e não era pra levar mesmo?) Na hora ela abriu um sorriso (!!), lia as certidões brasileiras, conferia nas traduzidas e balançava a cabeça com sinal de “sim” tá certo! Ao final ela me disse: não precisa de mais nenhum documento, está comprovado! Devolveu o processo e pediu que eu tirasse xerox das certidões brasileiras pra ela arquivar. Pediu xerox do RG, eu já tinha levado junto com a folha de rosto do meu IR (para comprovar residência). Fez um boleto no valor de R$ 374,00. Isso tem que pagar na boca do caixa com dinheiro ou cartão do banco que vc tiver conta. Mas na frente do consulado tem vários bancos, vi santander, itau, bradesco, citibank. Tirei xerox na banca do outro lado da rua também, tudo prático.

    ****CARIMBOS
    voltei, esperei a atendente ficar livre e segui para o guichê 1 com os documentos e o boleto pago. Ela disse com sotaque italiano: “vc foi a única hoje que trouxe os documentos certos” e sorriu. Aí pegou uma caixa com um montão de carimbos e começou a grampear cada certidão brasileira na tradução, dobrar a ponta, carimbar 3 vezes cada folha…depois pediu pra eu seguir ao guiche 7 pra retirar com outro atendente os documentos.

  • A.

    Entrei no site mais uma vez hoje a tarde e continuava se jeito de fazer o agendamento. Mas acabei de entrar de novo agora a noite e apareceu que está tudo lotado!!! Estou sem entender! Alguém tem alguma novidade ou informação?

    Ana

  • A.

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Eu tentei agendar a legalização no link que o Fábio passou, inclusive liguei lá no consulado e o atendente informou que o agendamento abre entre os dias 10 e 20 de cada mês para agendar para o mês seguinte, como já foi informado nas mensagens. Mas não consegui, as datas não aparecem disponíveis nem ocupadas. Tentei ligar no consulado, mas não consegui. Alguém sabe o que aconteceu?

  • Fábio, convido a ti e a teus leitores para conhecerem e participarem com suas produções literárias do Urbanasvariedades, o modo long play do Urbanascidades, blog cultural de produção coletiva. Visite urbanasvariedades.blogspot.com. e solte o verbo.
    Um abraço,
    Paulo Bettanin.

  • Ciao Antonio

    Se voce jà tem os documentos – mesmo antigos – pode sim apresentà-los no consulado. Fique atento somente na certidao de nascimento do italiano, que deve obrigatoriamente conter o nome dos pais dele, ok?

    Abraços

  • Fábio,
    eu nao expliquei direito…
    eu possuo as certidões italianas, porém c/ data de 1992 e 1996… tenho que “atualizar” essas certidões italianas para apresentar aqui no consulado, ou posso apresentar a que tenho em mãos, aqui no consulado?
    []´s
    Antonio

  • Ola Antonio

    Sim, è necessàrio apresentar a certidao italiana, pois o consulado està analisando os documentos antes de legalizar.

    Abraços

  • Fábio,

    Preciso ter as certidoes italianas (batismo/casamento) c/ data recente, para apresentar no consulado?

    []´s
    Antonio

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Oi Veronica

    Sim, todos os documentos para serem validos no exterior (do Brasil) devem estar legalizados pelo consulado italiano.

    Abraços

  • Nao è obrigatòria a apresentaçao das certidoes de òbito para a pràtica da cidadania. O que acontece è que muitos comunes exigem para dificultar – mas a lei jamais citou este documento, pois ele nao prova absolutamente nada para a linha de transmissao!!!

    Em relaçao às dùvidas e/ou variaçoes dos documentos – a unica pessoa que pode te dizer com 100% de exatidao è o oficial do comune onde voce pretende dar entrada na sua cidadania! Se voce jà sabe qual comune vai dar entrada – convém verificar com o oficial quais documentos ele exige, e como ele trabalha em relaçao aos erros, ok??

    Abraços e sucesso, sempre!!!

  • Oi Fábio!
    Obrigada pela atenção!! Muito legal da sua parte!!!
    Já verifiquei essa questão com o cartório. Me disseram que quando se trata de um documento italiano eu preciso legalizar no consulado Brasileiro na Itália e traduzir para depois abrir um requerimento e eles tentarem fazer por via administrativa e não judicial. Na verdade, o mesmo procedimento que temos que fazer para usar os documentos brasileiros na Itália.

    Entretanto, penso se é mesmo necessário isso pois em duas certidões constam a mesma data de falecimento e na certidão de casamento do antenato consta o mesmo nome dos pais que na certidão de batismo(não consegui identificar o ano de nascimento dele no livro de casamento pois não fazem a transcrição digitalizada, apenas tiram a cópia do livro)tudo isso prova que se trata da mesma pessoa e o fato da idade de falecimento ser incompatível com o ano de nascimento é apenas erro de cálculo. Além disso, imagino (talvez pensamento leigo) que a pessoa ao conferir os dados não vai ficar fazendo contas matemáticas para saber a idade de falecimento, vai apenas conferir a data para ver se se trata da mesma pessoa.

    Outra coisa que me preocupa são as variações do sobrenome da esposa do antenato. São três variações (Bonconi-Boncani-Rocani, parecidas entre si e em apenas uma certidão está correta (sobrenome Ronconi, duas certidões constam a mesma variação ROCANI) As variações fazem muito sentido quando se olha a certidão de matrimônio do antenato pois como é cópia do livro, percebe-se que a dificuldade está em decifrar aquelas letras que se usavam na época. O próprio escrevente de um dos cartórios leu errado o sobrenome pois ano passado tirei a mesma certidão (sem ser em inteiro teor) e naquele o escrevente colocou BONEONI, e na desse ano de inteiro teor colocou BONCONI. Logo, nem o próprio escrevente conseguiu chegar a um concenso)

    Penso que isso não deveria ser um problema, afinal quem transmite a cidadania é o próprio antenato então não faz diferença o nome da mulher. Entretanto, também me vem a dúvida: o filho do antenato só pode ser ele mesmo se vier do mesmo pai e da mesma mãe mas se tem variações do nome dessa mãe, penso que fica a dúvida quanto ser a mesma mulher e, portanto, se tratar do mesmo filho. Essa dúvida cruel está me consumindo!!rs
    Já marquei com o patronato mas estou com medo de me passarem informação errada e quando eu chegar na Itália ter a cidadania negada por causa dessas coisas. Porém, retificar esse sobrenome é algo bem difícil e complexo que além de dinheiro vai consumir muito tempo e eu preciso tirar a minha cidadania antes de Agosto pois preciso estar de volta ao Brasil.

    Obrigada de novo pela ajuda Fábio!! Fico feliz em saber que existem pessoas dispostas a ajudar os outros e não apenas tirar vantagem da complexidade desse processo de cidadania! 🙂

  • Ok Fábio, entendido. Só mais uma perguntinha: a certidão de nascimento do antenato consta o ano de 1859, porém na de óbito consta que ele faleceu aos 58 anos o que é incompatível com o ano de nascimento. Como funciona nesse caso a retificação? Eu devo apresentar o documento italiano no cartório em que a certidão de óbito foi emitida e fazer o requerimento para a retificação?

    Obrigada!! 🙂

  • eu

    Oi Fabio,

    Pretendo dar entrada na documentacão direto na Italia e estou com uma duvida…
    Depois que eu fizer a legalizacão dos documentos no ERESP eu preciso legalizar no consulado de SP???
    Obrigada!!!

    Verônica

  • eu

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Qualquer erro de data deve ser retificado. Retifique sim e aproveite para retificar estas variaçoes – pois quando a variaçao è apenas de nome pode passar, mas suas variaçoes sao de nome e sobrenome – retifique tudo para nao correr nenhum tipo de risco aqui na Itàlia, ok??

    Abraços

  • Ciao Peregrina

    Voce jà consultou o comune onde pretende fazer seu processo pra saber se eles exigem a certidao de òbito? Se nao exigem, voce nem precisa se perocupar com isso – caso contràrio deverà enviar sim ao EREMINAS este documento, pois o ERESP sò legaliza documentos emitidos no estado.

    Abraços

  • Oi Fabio!
    Obrigada pela resposta! Agora que peguei as certidoes em inteiro teor surgiu outra duvida: a retificacao. A data de nascimento da minha avo(ainda viva)saiu errada na certidao de casamento dos meus pais (ela nasceu 15/08/1930 e na certidao esta 20/08/1930), nas outras certidoes do pai da minha avo (brasileiro, obviamente ja falecido)a data de nascimento esta 13/04/1896 enquanto na de nascimento dele esta 17/04/1896. Alem disso tem as variacoes de nomes: Vergina Roncone (esposa do antenato) – Virginia Bonconi – Virgina Boncani e obviamente o classico Giovanni Delpasso (antenato) para Joao Dalpaso. Eu preciso retificar esses erros?? Obrigada novamente!!

  • Fabio,

    Sempre leio este blog, mas nunca comentei, gostaria de uma informação. Estou legalizando as certidões para fazer meu processo mas tem uma informação que esta desencontrada. A certidão de obito de meu avo é de MG pq ele morreu la e foi enterrado la. Eu sou de SP e todas as outras certidões do processo são daqui de SP tambem, e vou fazer no consulado daqui. A certidão do meu avo deve ser legalizada no EREMINAS e se for, sera aceita no consulado aqui em SP. Obrigada.

  • Olà Cà

    O ERESP è o primeiro passo – pois sò sao enviados os documentos brasileiros que jà devem estar retificados judicialmente caso contenham erros!!!

    Depois que voltarem do ERESP voce manda para traduçao.

    Abs

  • Oii Fabio!!
    Fiquei com uma dúvida? Devo enviar a documentação para o ERESP antes da retificação e tradução ou depois?
    Abraços!!

  • Grande Douglas

    E’ sempre bom “ve-lo” por aqui 😉

  • Oi Richeli

    Para vir à Italia voce terà que reunir novamente a documentaçao, mandar traduzir e legalizar pelo consulado – pois processos realizados no Brasil nao tem relaçao com processos aqui na Itàlia e vice-versa, ok?

    Quando voces deram entrada no consulado, nao foi apresentado nenhum documento – somente uma copia dos mesmos – os originais sò sao apresentados depois da convocaçao do consulado, portanto de qualquer forma voces deverao providenciar os documentos originais, em 2ª via nos respectivos cartòrios 🙂

    Abraços e um excelente 2012 🙂

  • Fábio,

    Nossa, como vc responde rápido, rs… obrigada! Pois é, demora tanto q a gente até esquece! Fiquei com uma dúvida aqui… quando eu for pra Itália, posso pegar o processo no Consulado pra levar?
    Pq lá já tá tudo certinho, por acaso eles me devolvem? Ou eu teria msm q reunir os docs com meu irmão?

    Um abraço!

    Richeli Zanato =]

  • Ana, segundo a página do consulado será aberto pra agendamento no mês seguinte sempre “entre os dias 10 a 20 do mês anterior”, ou seja, a partir de 09/02 as 21h00 (00h00 em Roma) é bom já ficar atualizando a página esperando eles liberarem o calendário 😉

  • Ola Richeli seja bem-vinda!!!

    Pelo visto seu irmao optou por fazer o reconhecimento diretamente no consulado – o que realmente demora décadas.

    Este agendamento que o consulado abriu, è para quem pretende vir à Italia efetuar aqui o reconhecimento, que ao contràrio das longas décadas no Brasil demora apenas poucos meses.

    Porém eu recomendo que voce espere a resposta do seu irmao, caso voce pretenda vir à Italia reùna novamente todos os documentos, incluindo a certidao do italiano e faça os procedimentos necessàrios para vir à Italia, ok??

    Abraços e muito obrigado pelo carinho e pelas palavras 🙂

  • A.

    ah, meu nome é Ana.
    e já agradeço a atenção!

  • A.

    Já esgotou!! 🙁
    Será que abre agora em fevereiro para agendar em março? É assim que vai funcionar?

    E Saga, quanto tempo tá demorando a Non Rinuncia em São Paulo? Será que consigo tirar em 3 meses a cidadania na região da Calabria?

  • Olá Fábio!

    Conheci seu blog faz poucos dias, ainda não tive tempo de espiar tudo. Na verdade, é a primeira vez q vou comentar em um blog, nem sei como faz, mas ‘vamo q vamo’, rs…

    ANTES DE TUDO, PRECISO TE PARABENIZAR PELO PROFISSIONALISMO DO SEU TRABALHO E PRINCIPALMENTE PELO SEU ESPÍRITO GENEROSO! QUE DEUS ABENÇOE INFINITAMENTE SUA VIDA E FUA FAMÍLIA!

    Em breve vou te mandar um email, estou só aguardando umas informações. Preciso de uma luz, e acho q não tem ninguém melhor do q vc pra isso.
    Por hora, gostaria de saber se preciso fazer esse agendamento. Assim q vi o post, fiquei preocupada, pela aparente urgência. Bem, resumindo… em 2001, meu irmão foi pra Itália atrás dos docs de nosso tataravô, voltou, reuniu tudo o q precisava, pagou a tradução (e acho q legalizou tb, lembro de uma conversa parecida) e deu entrada com o processo no Consulado de SP em FEVEREIRO DE 2002! Já são quase 10 anos na fila! Porca miséria! A minha intenção é ir pra Itália no ano q vem (se Deus quiser!) e conseguir a cidadania aí, por isso fiquei preocupada com esse tal agendamento. Confesso q não estou por dentro de tudo, foi meu irmão quem fez tudo. Mandei um email pra ele pedindo todas as informações, mas como ele esta viajando, tenho q aguardar. Só me lembro dele sempre dizer q só nos resta esperar!

    Agradeço desde já!
    Um abraço! Fiquem com Deus!

    PS: Meu nome é Richeli. =)

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Ola Douglas

    Nao me parece que quem mandou acabou sendo prejudicado nao, pois acredito que a quantidade de pessoas que enviaram è superior à quantidade de vagas disponiveis em fevereiro – por exemplo – entao sairam no lucro 🙂

    E parabèns!!!!!!

  • Grande Deco

    Bravissimo!!!!

  • Ola Camila

    Neste caso voce deve fazer no seu nome e incluir a certidao dos filhos menores.

    Abraços

  • OiFabio …
    eu te mandei um email, mas nao sei se teve tempo de ver…
    De qualquer forma, se alguem mais puder me ajudar com algumas duvidas que tenho, ficarei eternamente grata!!
    Tenho toda a documentacao, exceto a certidao de casamento do meu bisnono que foi no Brasil, mas aconteceu em uma epoca onde casamentos eram realizados e somente documentados em igrejas … Vcs sabem se consigo tirar a cidadania na Italia sem ter esse documento? Alguem me indica alguma Comune?

    O meu bisnono foi registrado em seu nascimento como Giuseppe Camillo Giovanni ‘Blablabla’ e quando se mudou pro Brasil todos os seus documentos se resumem a Camillo ‘Blablabla’. Ainda quando morava na Italia, em uma cidade diferente da sua de nascimento o nome dele ja aparece nos documentos do Census somente como Camillo ‘Blablabla’. Alguem sabe se eh necessario fazer a retificacao do nome dele em todos os documentos brasileiros? ou posso ir adiante com os nomes da forma em que estao, pois sao aceitos casos como esse?

    Como disse la em cima, tenho toda a documentacao e eu estou prontissima para me mudar para italia, mas por conta dessas duas pendencias/duvidas que tenho decidi nao fazer o agendamento ainda. Espero que todos tenham essa mesma consciencia!!

    Fabio, aquele patronato que voce indicou a galera a fazer a traducao, eles fazem assessoria para verificar se todos os documentos estao em ordem para comecar o processo tambem?

    Muitissimo obrigada pelo post, Fabio!
    E galera .. obrigada pela ajuda 🙂

  • Parece sonho o consulado mais enrolado resolvendo os problemas assim, por meios eletrônicos.. alguém me belisca? rsrs

    A galera agora tem que ter consciência, pegar o horário só se realmente estiver com tudo pronto e disponibilidade de viajar pra Itália.

    Dá pra agendar até 1 mês após a data de hoje, por enquanto.

    É impressão minha ou quem mandou a documentação via correios se deu mal? Quem não mandou pode marcar pro dia 01 de fev. e pronto, quem mandou tem que esperar até abril?
    (não que eu esteja reclamando, já que no meu caso só posso viajar em maio, mesmo rs)

    Ah, hoje é meu aniversário.. meu inferno astral foi todo ao contrário, começou com o e-mail do consulado lá em dezembro, terminou com o sistema de agendamento heheh

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Pois é Fábio, é bom que fique bem claro isso à todos. QUEM NÃO VAI AGORA PRA ITÁLIA NÃO FAZER AGENDAMENTO. Que é o meu caso. Eu até pensei em correr com os docs pra mandar pelo correio semana passada ou correr para agendar, mas esse ano não conseguirei ir para a Itália esse ano, só ano que vem. Então depois eu vejo isso, depois eu faço o agendamento quando tiver mais certeza. Boa sorte a todos!

  • Olá Fábio,

    Tenho interesse em fazer o processo de legalização para os meus dois filhos, que tem 16 e 13 anos, e estou com uma dúvida no agendamento, se devo fazer só para mim, já que os dois são menores de idade e poderei inclui-los, ou se devo fazer 2 agendamentos, um para cada.

    Obrigada

  • Se todo mundo tiver consciência e quem não for esse ano ou esperar os próximos agendamentos, todo mundo consegue legalizar os docs em um bom prazo 🙂