Nossa homenagem a um grande profissional: Augusto Vaccaro – Consul de Porto Alegre

Hoje a 'prosa' è com meus amigos gaùchos!!! 
 
 
 
Fiquei sabendo recentemente de uma noticia maravilhosa (cuja fonte nao posso revelar rs): o consul em Porto Alegre – Augusto Vaccaro – uma das pessoas mais competentes da diplomacia italiana, tendo trabalhado diretamente no Ministerio em Roma com politicas externas e migratòrias – sendo um dos responsàveis por diversos acordos em matéria de cidadania – resolveu inovar e ajudar a nossa causa – hà algumas semanas modificou o sistema dentro do consulado italiano em Porto Alegre: quando o requerente vai legalizar os documentos, aquele consulado faz o trabalho de verificaçao dos documentos para confirmar o direito à cidadania italiana e melhor: uma vez que os documentos estejam perfeitos, o consulado envia o email ao requerente para que possa retira-los com o seguinte (((e maravilhoso paragrafo))):
 
"Informamos também que este Consulado Geral entregará também ao Sr. a Declaração de Mancata Rinuncia, mediante pagamento de um valor de R$ 29,00 no dia em que for retirar os documentos no Consulado."
 
O objetivo – queridos leitores – sempre segundo o dr. Vaccaro è de "contribuir com a diminuiçao do tempo que os requerentes deverao permanecer na Itàlia".
 
Isso nao è sò uma otima noticia para os meus queridos amigos gaùchos, mas tambèm è a prova de que quando uma pessoa è competente naquilo que faz e trabalha naquilo que tem prazer – pode fazer a diferença!!!
 
Por isso, eu deixo aqui publicamente meus mais sinceros agradecimentos ao Consul Augusto Vaccaro pela honestidade, competencia e principalmente pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos ultimos anos – e tenho certeza que farà do consulado de Porto Alegre um dos melhores do mundo, assim como fez junto ao consulado italiano em Spalato – que nao tenho dùvidas jà sente a sua falta…
Termino este artigo com uma frase do proprio dot. Vaccaro na ocasiao do término do seu trabalho junto ao consulado italiano na Croàcia:
 
"Todas as Comunidades Italianas (ao redor do mundo) sao importantes, porque tutelar a cultura e a consciencia italiana è um desafio inquantificavel".
 
Fonte: http://www.znet.hr
 
Un grazie di cuore da parte di tutti noi!!!
  • Anônimo

    Questiono tal conpetência do Sr. Consul de Porto Alegre, uma vez que o consulado esta a quase 2 anos sem chamar números agendados pra o proc. de reconhecimento e as legalizações estão suspensas por tempo indeterminado. O que fazer????

  • Maravilhoso…,excelente!!!quem dera todos foss iguais a ele!!!Aqui em MG e um saco!

  • Ola Paulo

    Infelizmente voce foi para um comune ‘complicador’. Este método que alguns comunes utilizam – e que infelizmente encontra basamento na legislaçao – serve para desencorajar outros requerentes a irem naquele mesmo comune. Eu mesmo ouvi este ‘conselho’ de um profissional que dà palestra a oficiais de comunes sobre o reconhecimento da cidadania.

    Abraços e boa sorte!!!

  • Paulo

    Fábio, aconteceu comigo, me deram este documento em Porto Alegre (estou desde maio na Itália) e o Comune confirmou a veracidade dele. Mesmo assim, no comune alegaram que de acordo com uma “nova lei” eu sou obrigado a esperar fecharem 3 meses de residência aqui na Itália pra só então reconhecerem minha cidadania e entregarem meus documentos. Está correto isso? Obrigado.

  • e por essas e outras que comparo o norte da italia com o sul do brasil.tudo funciona melhor,

  • Ola Mauricio

    Se o comune aceita – depois da confirmaçao da residencia, e consequentemente da analise da documentaçao – o comune pode iniciar a finalizaçao do processo, que consiste da transcriçao dos documentos e as respectivas comunicaçoes, hà muitos anos atrès, quando o consulado de BH entregava aos requerentes a non rinuncia, chegamos a fazer um processo completo em apenas 25 dias – da chegada do cliente no aeroporto atè a assinatura e retirada da carta d’identità 😉

  • Olá Fábio,
    Tudo bem?

    Ou seja, caso o Comune aceitar este documento do consulado de POA, como Non Renuncia, a cidadania ficará pronta muito mais agil do que com o processo comum?

    Esta etapa da non renuncia, ela vem logo após qual etapa? o protoco dos documentos no comune (isso considerando já residente na cidade)…

    Grazie mille!
    Mauricio

  • Ola Mauricio

    Trata-se do mesmo documento. Porem nem todos os comunes vao simplesmente aceitar o documento, muitos que nao sabem trabalhar vao solicitar a confimacao de veracidade do documento junto ao consulado, mas mesmo assim ainda sera mais rapido que tem sido atualmente.

    Abs

  • Isso é perfeito!

    Neuh sant’Ana

  • Olá Fábio,

    Bom, resumindo esta notícia: esta “Declaração de Mancata Rinuncia” substitui a “Non Rinuncia” e consequentemente todo o trabalho dos Comune de solicitar para o consulado de POA este documento?

    Grazie

    Att.
    Maurício

  • Acredito que futuramente o Consul de SP e outros irão seguir os passos de Vaccaro, pois todo trabalho que é bom e eficiente tem que servir de exemplo a ser seguido… Sim ! pois essa medida de Vaccaro, implica em menos trabalho para os comuni em exigirem a NR e em menos trabalho para os consulados terem que receber fax, correspondências e/ou emails do comune solicitando a NR para depois este envia-la a Itália.. Já pensaram nisso ?

  • Que maravilha!!!!! será que ele pode ensinar algumas coisinhas para o consulado de BH??? 😉
    Uma atitude dessa… deveria ser copiada!!!!!
    Bjo
    #FicaaDica

    • Simone…como o consulado em BH e triste,né???Vou encaminhar essa noticia a Consuleza pois tenho k contato dela…quem sabe né!

  • Viva ao Sr. Augusto Vaccaro! Que pessoas assim como ele trabalhem em outros consulados. Parabéns!

  • Mas que maravilha. Pena que isso jamais acontecerá aqui em SP.