Mais um italiano na Saga – Eduardo Bastos

Ciao a tutti

Jà estavam com saudades dos novos italianos aqui Saga, nao è mesmo? Entao se preparem que nos pròximos dias teremos muitos posts por aqui – nas ùltimas semanas sairam do forno nada menos do que 6 novos cidadaos italianos – demorei para escrever porque foi festa apòs festa kkkkkk
 
Começo apresentando a voces nosso grande Eduardo Bastos – mais um 'garoto de programa' (calma, significa que ele trabalha com informàtica ;)) e là està ele firme e forte com seus projetos na Irlanda!!!
 
E como agora o Eduardo è cidadao do mundo – a comemoraçao nao poderia ter sido num lugar melhor: num restaurante japones rsrsrsrs
 
 
 
 
 
 
 
 
Por causa do Eduardo, a vontade de conhecer Dublin que jà nao existia mais, agora voltou com força total!!! Teremos que fazer este sacrificio e dar um pulinho là 😉
 
Agora è sò aproveitar as maravilhosas filas de europeus nos aeroportos e curtir a nova fase 😉
 
Forte abraço e sucesso, sempre!!!!!
  • Na verdade aqui em Siena tanto o ufficio di stato civile e o ufficio anagrafe são no mesmo lugar, eles são separados por baias, mas realmente eu vou ter que reclamar com a mulher do ufficio anagrafe. A última vez que eu fui lá ela gritou comigo, por isso eu procuro resolver tudo com a do stato civile, que é boazinha rs rs…

    Dei entrada na residência dia 11 de junho, a última circular já estava em vigor.

    Obrigada

  • Izabela

    Nao è com o ufficio di stato civile que voce tem que reclamar, è com o ufficio anagrafe – sao locais e pessoas diferentes!

    E se voce deu entrada na residencia apòs a entrada em vigor da ultima circular, sua residencia deveria constar depois de 2 dias, caso contràrio nao se aplica.

    Abraços

  • Obrigada pela resposta Fabio

    Ainda estou no mesmo imóvel e o vigile não passou novamente. Inclusive, após a visita descobri que ele é amigo do dono do imóvel, que mora comigo.

    De acordo com a nova lei eles tem 2 dias úteis para fazer isso, certo? Respondi o email questionando a demora, com a circular em anexo e esse trecho colado no corpo do email. A resposta foi:

    non so che dirle sentiro’ i miei colleghi dell’uff.anagrafe pero’, per ora, non sono in grado di stampare il “certificato di residenza” che devo inviare al Consolato di Belo Horizonte. Le faro’ sapere

    Abs

  • Ola Izabela

    Està acontecendo que o comune onde voce està ainda nao inseriu seu nome no sistema, voce ainda està no mesmo imovel? Pergunto porque o comune pode mandar o vigile mais de uma vez, è estranho que o anagrafe ainda nao tenha terminado sua pràtica – và atè o ufficio anagrafe e pergunte a eles se houve algum tipo de problema com a confirmaçao da sua residencia.

    Abraços

  • Oi Fabio, tudo bem? No dia 11/06 eu fiz a residência e no dia 12/06 o vigile passou na minha casa. No dia 19/06 eu entreguei a domanda para protocolar. Hoje recebi um email do comune dizendo:

    “L’ufficio anagrafe non ha ancora definito la sua pratica di residenza e pertanto, anche se ho gia’ tutto pronto, non ho potuto stampare il certificato che occorre al Consolato di Belo Horizonte.

    Non appena possibile le invio la comunicazione di avvio del procedimento.”

    O que está acontecendo? Devo fazer alguma coisa?

    Obrigada

  • Ola Zanin

    O Leo tem razao: o documento que o consulado emite é a non rinuncia, a CNN serve para comprovar que o italiano nao naturalizou-se brasileiro antes do nascimento do filho.

    Leo, quando nascer o bimbo, voce devera traduzir a certidao dele e levar ao consulado italiano onde for inscrito como residente (caso nao seja residente aqui na Italia) e o proprio consulado vai mandar o documento para ser transcrito no comune onde seus documentos foram transcritos.

    Abracos

  • Leo

    Zanin, acho que o que lhe falta é a non rinuncia que, de fato, é pedida pelo comune ao consulado… Mas, o Fabio poderá lhe responder melhor essa dúvida.

    Fabio, se eu fizer o processo na Italia e, posteriormente, tiver um filho, ele será registrado no comune que fizer meu reconhecimento ou no consulado de onde eu resido no Brasil?

    Grato desde já.

  • Olá Fábio, sem teu blog não teria feito nada sozinho. Valeu mesmo! Hoje dei entrada com meus docs na comune. A moça verificou tudo e tudo OK. Porém ela disse que um dos documentos não era bem aquele.

    O certidão negativa de naturalização do meu avô. Ela disse que é o consulado que tem que emitir e não o ministério da justiça brasileira. Porém ela disse que ela irá pedir ao consulado isto.

    Acabei de fuçar por tudo no seu blog e não achei isso. Tem alguma circular que fala disso?

    Um grande abraço e obrigado mais uma vez…

  • Ola Cà

    Meu email è fabiosaga@minhasaga.org

    Abraços

  • Fábio, posso te fazer algumas perguntas? Pode me passar seu email por favor…não estou conseguindo acessá-lo pelo site!! Obrigada!

  • Obrigada, Fabio, vou indicar você pra ela, quem sabe ela pode contar contigo pra alguma coisa por aí 😉
    Eu tenho feito alguns processos por Portugal, se precisar alguma coisa, tamos aí!
    Abs.,

  • Ola Tita

    O reconhecimento da nacionalidade nao pode ser feito por procuraçao – o que pode ser feito è deixar uma procuraçao para um profissional / advogado cuidar de partes do processo, porèm existem etapas que exigem a presença do requerente.

    Abraços

  • Oi, Fabio!
    Te achei pesquisando pra uma amiga e queria saber se necessariamente o requerente da cidadania tem que ir à Itália do início ao fim do processo ou o requerimento pode ser feito por procuração como se faz aqui em Portugal?
    Abs.,