Novo recorde na Minha Saga: cidadania italiana em pouco mais de 30 dias!!!

Ciao a tutti

Ainda estamos em férias – e entre um descanso e outro – corri aqui para ‘prosear’ com vocês e contar a verdadeira e magnifica experiência recente que tivemos com o maravilhoso consulado de Porto Alegre (já agradeci aqui publicamente o novo cônsul).

Pergunto: qual o sonho de todos nós que viajamos à Italia atrás do reconhecimento da tão sonhada cidadania italiana???? Isso mesmo: que o processo seja tranquilo e de preferência rápido!!!

Entao vamos conhecer a querida Camila Vanin – que em apenas 36 dias depois da sua chegada já comemorava a tão sonhada cidadania italiana!!!

ISSO MESMO QUERIDOS LEITORES – A CAMILA è o mais novo recorde da Minha Saga desde que os consulados mudaram todos os procedimentos!!!!!!!

<

Vamos recapitular: a Camila è prima da nossa querida Carol Vanin – que obteve o reconhecimento através da Minha Saga há algumas semanas também!!!

Inclusive foi a Carol quem indicou a Camila, e tão logo liberou-se uma vaga aqui na Saga (estamos tão chiques que tem fila de espera rsrsrsrs) recebemos a Camila, exatamente no dia 20/06.

No dia seguinte, ela já estava com o códice fiscale em mãos, a comunicação na policia feita e até a residência já tinha sido solicitada no comune – tudo isso menos de 24 horas da sua chegada aqui conosco.

Após a residência confirmada, o comune não precisou solicitar a non renuncia – pois graças ao nosso querido cônsul de Porto Alegre lá estava ela com o documento lindo e maravilhoso em mãos – e pronto: o comune iniciou a finalização do processo e no dia 23/07 jà era cidadã italiana!!!!!!

Vamos contar:

Chegada: 20/06
Assinatura: 26/07

Tempo total, desde o dia em que a buscamos no aeroporto de Pisa até a sua assinatura: 36 dias!!!

E que consultor não se sente satisfeito quando o seu cliente vira e declara: – Poxa vida, até gostaria que tivesse demorado mais, nem deu pra curtir direito a Italia!!! kkkkkkkkkkkkkkk

Abaixo deixo vocês com as belas imagens do dia da assinatura da Camila e também da comemoração!!!

 

Barbaridade gaúcha, obrigado pelo carinho, pela confiança e pelas gargalhadas rsrsrs

Logo logo nos encontraremos pra mais um Sagakontro em Londres 😉

  • Marcelo Caletti

    Olá Fabio
    Estou interessado em fazer meu processo direto na Itália já tenho as documentações em mãos pretendo viajar em junho gostaria de salario com vc sobre seu trabalho e saber como funciona estou interessado em fazer com vc

  • bborsatti

    bom dia Fabio
    eu e minha familia temos os documentos para a cidadania mas temos o desejo de ir a italia para agilizar o processo vc da assistencia

  • Felipe Bellinatti de Angeli

    Olá Fabio. Estou esperando minha Não Renuncia do Rio de Janeiro ja faz 3 meses. Tem ideia de quanto tempo esta demorando? Tem algo que posso fazer pra agilizar? Obrigado

    • Olá Felipe veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=liysnsas1EU

      • Felipe Bellinatti de Angeli

        Obrigado! Tenho outra dúvida. A não renuncia foi pedida por um Comune na Sicilia. Depois, pedi transferimento total pra um Comune na Lombardia. Esse Soleccito, eu peço no Comune transferido? Na Lombardia? Obrigado

        • Olá Felipe

          Se a non rinuncia foi pedida na Sicilia, o consulado vai mandar o documento para quem pediu, não existe duplicidade no envio da non rinuncia – mesmo que você tenha mudado de comune. Isso aconteceu comigo, eu troquei de comune durante o meu processo e o comune onde eu obtive finalmente a minha cidadania teve que solicitar ao (péssimo) antigo, pois o consulado em SP se negou a enviar novamente, explicando isso que eu citei acima, ok? Abraços

  • Fábio Selva Stelzer

    Olá, Fabio. No texto não ficou claro como a Camila conseguiu a não renúncia antes do comune fazer a solicitação. Você poderia explicar esse ponto?

    • Olá Fábio, ela teve a felicidade de aproveitar uma “janela temporal”, onde o consulado em Porto Alegre entregava as non rinuncias em mãos aos requerentes, antes da vinda à Italia. Porém isso durou poucos meses apenas, pois outro consulado italiano no Brasil entrou com um pedido formal junto à embaixada italiana em Brasilia pedindo para que este procedimento fosse cancelado, com a informação de que o envio da non rinuncia a quem ainda não é residente na Italia é irregular. A embaixada então acatou a decisão e o consulado em POA deixou de fazer este procedimento.

  • rog8

    Parabéns pelo fantástico trabalho, Fábio! Mas fica uma pergunta absolutamente fundamental… Qual foi a Comune em que a Camila foi atendida?

    • No comune onde trabalhamos e por questões profissionais, trata-se de informação sigilosa. Abraços

  • KAREN BOLZAN

    Fábio, tudo bem?

    Seu blog é incrível e incentivador! Esse post acima então é realmente uma alegria para meus olhos e coração, já que em São Paulo é de 10 anos a busca.

    Bom, sou trisneta de Giuseppe Bolzan, de Fontana Fredda, por parte de pai. De lá para cá ninguém tem a Cidadania Italiana, apenas eu estou atrás da correria.

    1. Preciso que meu pai tenha cidadania par eu tirar a minha?
    2. Estou com Nascimento, Casamento e Óbito (e CNN no caso do Giuseppe) da linhagem toda: Giuseppe Bolzan > Orestes Bolzan > Nelson Bolzan > Antônio Bolzan (vivo) > Karen Bolzan (eu). Faltaria algo? E como posso traduzí-los… vc faz esse trabalho de tradução ou indicação?
    3. Residência na Itália: gostaria de indicação de onde posso fixar residência, valores e o prazo médio de tempo que tem levado, para me programar em grana.
    4. Existe um melhor período para ir para aí atrás dessa saga? Tenho um bebê. Ele poderia ir comigo? Meu marido não vai.
    5. Não falo uma palavra em italiano. Chegando aí, como fazer? Não rola comunicação em inglês ou espanhol (rs), né…?

    Obrigada! 😉
    (Desesperada tb!)

  • Talles

    Olá Fabio, acho esse site espetacular.
    Eu moro atualmente na Inglaterra e já até pensei em dar entrada no consulado daqui porém seria necessário minha residência que ainda não está pronta e acredito que seja mais demorado, enfim…
    Eu já pesquisei muito sobre os documentos necessários, logo tenho:
    .minha certidão de nascimento original
    .certidao de nascimento de minha mãe autenticada
    .certidao de casamento de meus avós autenticada
    . Certidao de óbito de meu avô materno (apenas cópia)
    .certidao de casamento e óbito do bisavô (originais)
    . Que meu bisa não se naturalizou brasileiro

    Minha dúvida é: as certidões de nascimento faltantes são necessárias mesmo eu tendo as de casamento ( que no Brasil substitui a de nascimento) ?

    Perderam a original de óbito de meu avô, isso é um grande problema? Alguma coisa em especial deve ser dada entrada no consulado italiano no Brasil?

    Perdão por todo esse enredo Rs, ficarei muito grato se puder me ajudar! Um abraço.

    Meu bisavô se naturalizou argentino e brasileiro ( morreu no Brasil) , o nome também foi registrado na Itália e por normas na época em vez de João ficou Giovanni primeiro nome italiano continuou o mesmo porém falta o segundo nome o qual estou dando entrada no processo. Porém tenho um primo que não finalizou o processo de cidadania no Brasil que obteve dois documentos vindo da Itália do Comune di ponte in Valtellina uma contendo sua certidão de nascimento ( com nomes diferentes) e outra dizendo acreditar se tratar da mesma pessoa de acordo com data de nascimento e dois nomes em comum.

    Resposta generalizada: falta alguma coisa? As autenticações brasileiras são válidas? A tradução dos documentos podem ser feitas na Itália? O único documento como citado de óbito de meu avô não é se quer autenticado… Algum problema?

    • Fabio Barbiero

      Olá Talles tudo bem?

      São necessárias todas as certidões de nascimento e casamento. Os dados contidos em um documento não substitui a obrigatoriedade da apresentação do outro. Baixe o manual Sagabook Brasil para entender melhor como tudo funciona, o link é http://www.minhasaga.org/materiais-educativos.

      Grande abraço!

  • Roger Nicolodi

    Fabio, ótimo blog está de parabéns, tenho saudade dos vídeos mas isso não é o principal, beleza uma duvida que tenho é a seguinte, você havia comentado em um dos vídeos que eles estavam querendo alterar a “lei trentina” há alguma novidade sobre isso? Pois tenho descendência de Aldeno.

    • Fabio Barbiero

      Olá Roger

      Em breve vou reformular completamente o nosso canal no Youtube, fique ligado que vem novidade por aí rs

      Sobre a lei trentina, infelizmente nenhuma notícia, parece que nossos magnânimos representantes italianos no Brasil só vão começar a se mexer quando as próximas eleições estiverem chegando…

  • Matheus Barbin

    Ciao Fábio,

    Preciso muito de ajuda com algumas informações.

    Cheguei no comune, eles farão a minha residência e o Stato Civile já análisou os meus documentos e disse que terei o direito, porém, eles querem a certidão de não-renúncia de todos desde meu avô (pois o do meu bisavô eu já possuo) até mim.

    Eles disseram que sou eu quem tenho que solicitar junto ao consulado italiano no Brasil (são paulo).

    Li em diversos lugares que é o próprio comune quem deve solicitar estes documentos junto aos consulados.

    Como devo fazer? Existe uma normativa, Circular que diz que quem deve solicitar são as proprias autoridade italianas??

    Por acaso você poderia me passar seu contato telefônico para conversarmos rapidamente? Pode enviar por email? matheus.sofiatti@gmail.com

    Grazie

    (estou desesperado!)

    • Olá Matheus

      Basta explicar a eles que este pedido deve ser feito por eles através de email pec, em qual comune você está fazendo a prática?

      • Matheus Barbin

        Olá Fábio,

        Em Bagheria, Palermo.

  • Gilberto Hildebrando

    Olá Fábio. Seus textos são muito elucidativos e muito bem escritos. Tenho as seguintes dúvidas, caso possa me ajudar: 1) pretendo ir à Itália em breve dar início ao processo de registro da cidadania e como tenho uma filha menor e um filho de 23 anos, gostaria de saber se posso representá-los do início ao fim ou se o processo dele deverá ser independente, por causa da maioridade; 2) vou retificar meus documentos para acrescentar o sobrenome italiano mas há uma diferença de grafia entre o sobrenome do antenato e o de minha mãe, que possui um “c” a mais. É preciso corrigir o dela? 3) A assinatura final, após o registro nos livros do comune (etapa final do processo) poderá ser feita por procuração, caso eu não possa permanecer todo o tempo na Itália?
    Grazzie tanto!

    • Olá Gilberto tudo bem?

      Vamos lá:

      1 – Somente o filho menor, aquele maior deve providenciar o próprio reconhecimento, estando presente;

      2 – Por que acrescentar o sobrenome italiano? Isso não fará diferença e no final do seu processo seu nome italiano será aquele que recebeu no seu nascimento, pois o reconhecimento da cidadania é retroativo ao nosso nascimento, qualquer alteração posterior é inútil. Já no caso de erros materiais no sobrenome devem sim ser corrigidos para que fiquem uniformes ao original italiano.

      3 – Depende do comune, aqui onde trabalhamos exigimos a presença do cliente no final, pois nos cansamos de ver e ouvir casos de problemas futuros no processo de cidadania. Pensamos que a cidadania de nossos clientes não é apenas presente, mas também futuro. Porém este é apenas o nosso humilde pensamento, muitos outros comunes pensam de outra forma, não existe certo ou errado.

      Abs

      • Gilberto Hildebrando

        Obrigado Fábio! De qualquer forma, se eu alterar o nome e agregar este documento (com transcrição) no conjunto de documentos a serem legalizados no Consulado em Curitiba, não deverá haver maiores problemas, ok? Quanto ao processo no teu Comune, eu e meu filho teríamos que estar no começo (até a expedição do certificado de residência) e depois ao final, para a retirada do documento de registro? Mandei um pedido de orçamento pra você. Veja lá, quando puder.

        Um abração
        Gilberto

        • Não sei, somente o consulado poderá responder esta dúvida, no momento da análise dos documentos. Abs

  • Anonimo

    Olá Fabio!

    Gostaria de saber qual o tempo médio que o fiscal demora para visitar sua residência.
    Tem como agilizar esse processo??

  • Gabriel Squillantte Vieira

    como toda gaucha, com ela não eh diferente.. ela eh linda!! rs mas aqui vai um ponto, pois ela deu muita sorte, recentemente fui no consul em SP e lah a atendente me falou que seria impossivel eu já levar a non renuncia comigo, que eh o comune que solicita.

    Fabio só para relembrar, por favor, a sequencia dos procedimentos são juntas as certidões de inteiro teor, legalizar no eresp, tradução simples por um tradutor juramentado e legalizar no consulado correto?

  • Joana

    Uma dúvida: todos os documentos são do estado de SP, mas moro no Rio então vou legaliza-los no consulado do RJ. A non rinuncia virá do consulado de SP ou do RJ? Obrigada

    • Olá Joana

      A non rinuncia deve ser pedida a todos os consulados envolvidos, portanto RJ e SP. Abs

  • Laryssa

    Bom Dia Fabio..
    Tenho uma dúvida, dei entrada na minha cidadania a quase dois meses aqui na comune de Castelvetro Piacentina! Minha família quase inteira já possuía cidadania italiana, primas, tias, etc.. Meu Tataravô nasceu na Itália, meu bisavô nasceu no Brasil em São Paulo, meu avô, meu pai e eu nascemos no Paraná! Meus documentos já estão todos na comune, ja possuo o código fiscal, a minha carta renuncia foi pedida em Curitiba e já chegou.. Fui na comune e falaram que estao esperando o consulado de São paulo manda todas as certidões e a carta renuncia! Não entendi o porque desse pedido e por que o pedido da carta renuncia em São Paulo se ja avião pedido em Curitiba e ja havia chegado..

    • Olá Laryssa

      O pedido de non rinuncia deve ser feito a todos os consulados italianos responsáveis pelos documentos. Se no seu processo você tem pessoas que nasceram em SP e outros no PR é normal que o comune solicite o pedido para ambos os consulados e é necessário que todos respondam – a resposta de um consulado não substitui a de outro.

      Abs

  • kleyton

    eae fabio blz?? to em torino fiz o pedido na anagrafe de torino dia 10 de setembro para porto alegre curitiba , porem porto alegre respondeu em 30 dias e até hj ainda curitiba nao respondeu a minha nao renucia, oq vc me diz disso oq posso fazer ?? ou sera q esta chegando?? hehee abraço

    • Olá Kleyton tudo bem?

      Peça ao comune para escrever ao consulado pedindo informação sobre o seu pedido, geralmente funciona, ok?

      Abs

      • kleyton

        hj me ligaro q chegou.. valeu fabio. abraço cara

  • Anônimo

    Boa tarde Fabio, como vai?

    A minha dúvida é referente ao prazo que são paulo esta demorando para responder a non rinuncia atualmente?

    Voce saberia me informar a media atualmente?

    Abraços e parabens pelo blog
    Alexandre

    • Olá Alexandre, por aqui tudo jóia!

      O consulado tem demorado em média 45 dias para responder o pedido.

      Abraços e obrigado pelas palavras e pelo carinho 😉

  • Maria Antonia Antonelle

    Parabens pelo forum de discussoes. Preciso de ajuda. em 2009 entreguei toda a documentacao para um advogado requere a nossa cidadania italiana. Somente agora descobri que ele nem sequer entrada deu.
    Tenho que comecar tudo novamente. Peco a gentileza de me informar de entro com o requerimento por SP, ou RJ, ja que tenho residencia nos dois Estados. Queremos requerer a cidadania aqui, sem morar na Italia.
    Muito obrigada desde já.

    • Olá Maria Antonia, seja bem-vinda!!!

      Em qual dos estados está o seu título de eleitor? Pois é naquele estado que você deverá dar entrada. De qualquer forma, para dar entrada você não precisa contratar ninguém: entre no site do próprio consulado, baixe o formulário, siga as instruções e mande pra eles. Depois é só aguardar o tempo do processo, que serão longos anos, pelo Brasil, ok?

      Abraços

  • Marcos Rogério Michielin

    Qual é valor para assessorar, levando minha esposa, ela não fará.
    Qual comune trabalha?
    Semana que vem vou legalizar as certidões no consulado SP?

    • Olá Marcos, tudo bem?

      Aqui na Minha Saga não é permitida a vinda de pessoas estranhas ao processo de cidadania, portanto neste caso não temos como ajudá-lo. Todavia, caso queira vir somente você, que é o requerente e queira contratar os nossos serviços, envie um email para fabiosaga@minhasaga.org que eu te mando nossa proposta de serviços, ok?

      Grande abraço!!!

  • Raphael

    Boa tarde gostaria de pedir a ajuda fiz meu processo ha um ano e meio e ainda nao responderam minha nao renuncia o que devo fazer alguem me ajude por favor

    • Olá Raphael tudo bem?

      Explique melhor o seu caso que eu te oriento. Você deu entrada na sua cidadania a um ano e meio?

  • Juliana

    Olá Fabio tenho uma curiosidade tenho um duvida o que posso levar o que não posso levar para italia para não ser barrado no aeroporto você pode me da uma dica um exemplo: posso levar notebook essas coisas

    obrigando ser poder me ajudar um abraço

  • MARIA Fernanda Tossolini

    .. sinto muito pela sua decepção com a região, ou com um comune específico da região, mas como diz o ditado, não podemos generalizar né? eu adorei toda experiencia e voltarei seguramente. Ciao caro e in bocca al lupo. 🙂 abçs

  • Ola Fernanda tudo bem?

    Eu nao conheço especificamente o comune de Castelraimondo, porém conheço (infelizmente) alguns comunes daquela regiao – atè porque precisei denunciar um deles à prefettura de Ancona – portanto eu nao recomendo a regiao Marche, ainda que eu và pelo menos duas vezes por ano visitar grandes amigos que tenho por là.

    Repito: nao conheço o comune especifico de Castelraimondo, porém posso te garantir que quando um comune pede ‘comprovaçao’ de que a NR è verdadeira uma vez, è por precauçao, se pede sempre, è pra dificultar. Dai vem à pergunta: se sou gaucho, todo feliz porque tenho a non rinuncia em maos, nao vou escolher este comune para a minha pràtica, se eles tem que entrar em contato com o consulado, nao è mesmo?

    Abraços a voce e a todos os amigos de Castelraimondo que acompanham o blog 🙂

  • MARIA Fernanda Tossolini

    Oi Fabio, somente sendo honesta e respondendo ao Paulo sobre o comune de Castelraimondo, eu e minha familia também fizemos nosso processo de cidadania nesta cidade e adoramos tudo. O Comune realmente comprova se a MR é verdadeira por causa de uns poucos brasileiros babacas que antigamente falsificavam. Mas eles avisaram assim que chegamos que isso iria ocorrer. Sou testemunha que muitissimas vezes o consulado diz ter mandado uma resposta e não manda, aconteceu comigo. O pessoal do comune é muito bacana e prestativo e valeu a pena ter feito minha cidadania lá. E assim como eu muitissimas pessoas que conheci lá estavam muito satisfeitas. Acho que não podemos ser tão duros com o comune tendo somente uma opinião. E todos lá gostam muitissimo do seu site. 🙂

  • Gabriela Manfredini

    Olá Fábio

    Estou fazendo o meu processo em Carbonia (Sardegna). Cheguei na Itália dia 15 de Maio e tive alguns problemas para iniciar o processo, já que era algo totalmente novo para os funcionários do Comune daqui. Além disso tive que esperar a certidão de nascimento do meu trisavô italiano chegar da Comune de Ferrara (O que demorou um mês por conta do terremoto).
    Consegui fazer meu pedido da cidadania no dia 18 de Junho.
    Mas o consulado de São Paulo ainda não enviou o certificado de não renuncia. Gostaria de saber se está dentro do prazo, pois estou ficando preocupada, pensando que, talvez, o Comune de Carbonia não tenha feito o pedido para o lugar certo (Já que não conheciam o processo).

    Você tem alguma informação de prazo sobre o Consulado de SP?

    P.s: Gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Ajuda muita gente. É um trabalho super bacana que você faz. Sucesso sempre!!!

    Agradeço desde já!

    • Flavio

      Oi Gabriela,

      Estou com o mesmo problema. Entrei o meu processo em Scalea (Calabria) no dia 31 de Julho de 2012 e até agora o Comune não recebeu o certificado de não renuncia do Consulado Italiano de São Paulo. Amigos meus que fizeram o processo deles no mesmo Comune em Agosto de 2012 receberam a cidadania faz 2 meses. Eles eram do Sul e usaram o Consulado Italiano de Curitiba.

      Voce tem alguma noticia do seu processo?

      Oi Fábio, voce tem alguma informação sobre o prazo máximo para o envio do certificado de não renuncia emitido pelo Consulado de São Paulo?

      Agradeço antecipadamente!

      • Flavio

        E’ altamente improvavel que o consulado nao tenha enviado o documento em tanto tempo assim, é muito mais provável que o comune sequer tenha feito o pedido, e se o fez, fez de forma incorreta – o envio deve ser feito por email certificado, com todas as certidoes em anexo, em formato .pdf – portanto vá no comune e certifique-se sobre a forma que foi feito o pedido, peca gentilmente para o oficil te mostrar as datas e os envios, caso contrário seu processo nao vai sair do lugar.

        Abracos

        • Flavio

          Oi Fabio,

          O comune enviou via PEC de forma correta (pdf).pelo que vi. Tenho até o número PEC. Enviei 3 emails para o Consulado de SP e somente recebi uma resposta depois do ultimo email. Eles escreveram que não vão responder para mim e sim para o Comune. Também pediram para não enviar mais mensagens. Como disse amigos (3 pessoas) que foram para o mesmo Comune receberam a cidadania em Novembro (Consulado do Sul), penso que o Comune sabe bem como fazer o processo. Estou esperando 6 meses pela não renuncia. O que posso fazer? Você sabe o que esta’ ocorrendo com o Consulado de São Paulo? Minha cunhada foi pessoalmente para o Consulado de São Paulo e eles disseram que a área que cuida disso não fala com o publico e que não podiam dar informação alguma.
          Como pode me ajudar?
          Agradeço qualquer sugestão!
          Flavio

          • Ola Flavio

            Efetivamente nao è voce que deve enviar emails ao consulado: è o comune que deve pressionà-los para que respondam o pedido de non rinuncia. Seis meses pela non rinuncia è algo inconcebivel nos dias de hoje, voce tem certeza que o comune enviou o pedido corretamente hà seis meses? E’ importante verificar nao o numero do PEC mas sim o recibo de confirmaçao de que o consulado recebeu o arquivo. Além disso certifique-se que foram enviados todos os seus documentos em formato .pdf junto com o certificato di residenza, ok?

            Abraços

  • Ola Edesio

    Para que seja possivel dar entrada na cidadania voce deve ser residente: ou seja, deve aguardar a visita do guarda municipal e depois que ele vir e for confirmada a residencia voce entao dà entrada na cidadania.

    Sobre retornar às atividades, viajar, sair da Italia è muito importante saber como o comune onde voce pretende fazer seu processo trabalha: existem centenas de comunes (maioria no norte da Italia, mas muitos no sul e tambèm aqui no centro) que ao ficarem sabendo que o requerente nao està mais no imovel onde declarou residencia, mandam o vigile novamente e caso nao encontrem a pessoa, cancelam a residencia e também o processo.

    Por isso è impossivel que eu te diga algo, pois nao conheço o comune em que voce pretende fazer sua pràtica.

    Abraços

  • Edesio Giroto

    Ola Fabio, tudo bem?!
    Parabéns mais uma vez pelo seu blog, seu trabalho tem sido de grande ajuda!!
    Fabio, estou com uma dúvida e agradeço se puder esclarece-la, estou indo para Itália agora em outubro e ficarei na casa de um tio. A minha dúvida é parecida com a da Família Guerra, eu estou morando atualmente na Irlanda e gostaria de saber se depois do processo visto pelo oficial eu posso voltar e esperar que meu tio me avise se o comune entrar em contato por carta?

    Obrigado pela sua atenção!

    Abraços

  • Ola Anonimo

    A carta d’identità italiana è o correspondente ao RG brasileiro e por isso sò è vàlida no territòrio nacional.

    Assim como o Brasil faz parte do Mercosul e o RG pode ser utilizado nos paises que fazem fronteira, aqui na UE os cidadaos podem circular livremente pelos paises utilizando apenas a carta d’identità ao invés do passaporte.

    Pelos motivos acima, a carta d’identità italiana sò è emitida:

    1 – Aqui na Itàlia para os cidadaos residentes

    2 – Nos consulados italianos aqui na Europa, onde a carta d’identità è valida como documento de viagem.

    Fora da Itàlia e Europa – como è o caso do Brasil – os consulados nao emitem a CI porque ela nao è documento vàlido de identificaçao e nao tem nenhuma aplicaçao vàlida, conforme explicado acima

    Abraços

  • Ola Paulo

    Neste caso nao preciso nem comentar – a sua propria experiencia jà nos dà uma base sobre porque nao ir pra Marche. Abraços e boa sorte!!!

  • Anonymous

    Fabio, vc sabe pq quem faz o processo pelo consulado aqui no Brasil não recebe a carta d’identità?

  • Paulo

    Oi, Fábio, obrigado pela resposta. Eu estou no Comune de Castelraimondo, na região de Marche. Realmente não aconselho ninguém a vir pra cá.
    Recebi e-mail de dois setores do Consulado de Poa garantindo que a resposta havia sido enviada. Levei esses e-mails no Comune, o oficial segue dizendo que precisa de uma confirmação direta do Consulado. Tem alguma coisa errada.

  • Ola Paulo seja bem-vindo!

    Seria importante voce compartilhar aqui com a comunidade qual comune voce està fazendo sua pràtica – pois infelizmente è um comune a ser evitado, pois nao è possivel que atualmente um comune solicite a um consulado-geral da Itàlia algum tipo de confirmaçao de veracidade: das duas uma:

    a) Ou o comune jamais fez um processo de cidadania iure sanguinis e faz isso porque tem medo de errar;

    b) Jà fez muitos processos iure sanguinis, nao aguenta mais e agora faz isso para dificultar e dar um ‘recado’ a outros pretendentes de que este comune nao è bom e com isso desestimular a vinda de outras pessoas.

    De qualquer forma, è dificil dar um conselho neste caso, eu sugiro que voce converse com o oficial e peça a ele para verificar outra vez com o consulado. Por outro lado, escreva ao consulado e pergunte a eles se è possivel que eles enviem a resposta ao comune com copia ao seu email – assim voce terà a certeza de que chegou e caso o comune continue insistindo que nao recebeu, voce vai là e mostra o email – sempre na lingua italiana, ok??

    Abraços e boa sorte!

  • Paulo

    Boa tarde, Fábio. Parabéns pelo blog, é definitivamente o melhor blog sobre o assunto. Pena que só descobri o blog e a tua empresa depois de já ter dado início ao meu processo.

    Te peço gentilmente um conselho, pra isso vou contar minha história:

    Sou de Porto Alegre e trouxe a declaração da mancata fornecida pelo Consulado. Cheguei na Itália em maio para dar entrada no meu processo. Passei por todas as etapas e logo após EU TER IDO AO COMUNE ME APRESENTAR AO VIGILE (por que ele não fez a visita), o oficial responsável fez um pedido de “Confirmação de Veracidade” da declaração. Como o visto de minha esposa está vencendo, minha sogra foi ao Consulado em Porto Alegre pedir brevidade de resposta e foi muito bem atendida pelos funcionários, que asseguraram que enviariam a resposta ao Comune o mais rápido possível. Ontem recebi um e-mail do Consulado informando que a resposta havia sido enviada. Hoje pela manhã, no Comune, me informaram que não receberam resposta nenhuma. Como eu devo proceder? Não sei mais em quem confiar. Não acredito na possibilidade do Consulado ter inventado uma mentira, pois eles foram muito solícitos em ajudar. Aguardo resposta, muito obrigado.

  • Ola Familia Guerra

    Antes de mais nada agradeço as palavras e o carinho 😉

    Em relaçao às perguntas:

    1 – Voce sò deve deixar a Itàlia se for contratar uma empresa e/ou advogado para representà-lo durante sua ausencia, caso contràrio nao terà como saber sobre o andamento do processo e se o comune entrar em contato (geralmente por carta) e voce nao responder, automaticamente eles cancelarao a residencia e o processo serà suspenso. Jà vi inumeros casos acontecerem, principalmente no norte da Italia

    2 – Estamos aguardando algumas NR do RJ hà mais ou menos 30 dias, portanto ainda nao sei dizer quanto tempo estao levando.

    Forte abraço e sejam bem-vindos!

  • Ola Mauricio

    Aqui tudo na mais absoluta tranquilidade – nao existe porque solicitar a confirmaçao de um documento emitido pelo proprio consulado e com as mesmas caracteristicas dos demais documentos legalizados.

    A diferença aqui na Minha Saga è que eu participo de cursos junto com diversos oficiais de comune, e todos jà sabiamos que POA iria fazer isso, porque nossa instrutora jà havia nos alertado.

    Quanto à sua segunda colocaçao nao è verdade: o fato do consulado ter legalizado e emitido a non rinuncia nao significa 100% de certeza que um comune italiano aceitarà a pràtica: pois cada oficial criou sua propria forma de aceitaçao – uns exigem obito, outros certidoes em inteiro teor, outros nao aceitam nenhum tipo de variaçao nos docs, etc.

    Abraços!!!

  • FAMILIA GUERRA

    OLA FABIO, SEU BLOG É UM VERDADEIRO MAPA DA MINA KKK ONDE O POTE DE OURO E O RECONHECIMENTO DA CITADADANIA ITALIANA.

    SERA QUE VC PODERIA DISPOR DE UM TEMPO E ME RESPONDER DUAS PERGUNTAS ?
    OBIVIAMENTE JA FIZ UMA PERGUNTA MAS AINDA PRECISO DE MAIS ALGUMAS KKK

    MEU QUERIDO GOSTARIA DE SABER SE, DADA A ENTRADA NO PROCESSO DEPOIS DE TD VISTO PELO OFICIAL PRECISO PERMANECER NA ITALIA ATE O PERMINO DE TODO O O PROCESSO, OU POSSO ESPERAR A CONCLUSAO EM OUTRO PAIS ??

    EU TAMBEM GOTARIA DE SABER SE VC PODE DIZER COMO ESTA A QUESTAO DE, NON RINUNCIA PARA QUEM E DA JURISDIÇAO CONSULAR DO RIO DE JANEIRO, ELES ESTAO DEMORANDO MUITO PARA ENVIA-LAS ??

    DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇAO FIQUE COM DEUS .

  • Mauricio

    Olá Fábio,

    Ah princípio como está esta aceitação da “mancata rinuncia” em seus comunes? Estão aceitando de boa, ou ainda estão trabalhando pelo método normal (solicitar novamente a non rinuncia)?

    Esta declaração entregue pelo consulado de POA, já significa que você irá “certamente” conseguir a cidadania? ou seja, os documentos estão 100% corretos?

    Abraços

  • Rogerio

    Infelizmente o consulado tem demorado outros 2 anos a partir da entrega da documentaçao para enviar os documentos aos comunes para a transcriçao.

    Abraços

  • Ola Alice bom dia

    Nao è verdade que o consulado nao tem enviado as non rinuncias – recebemos 3 delas na ùltima semana e nao demorou mais do que 45 dias.

    Abraços e boa sorte!

  • Anonimo

    Nao trata-se de sorte e sim de competencia!!! No seu caso o consulado de POA nao tem nenhuma responsabilidade: o comune onde voce està fazendo sua pràtica è que deveria saber que o documento è verdadeiro – nao existe isso de pedir ‘veracidade’ de documentaçao para consulados, quem faz isso sao comunes péssimos, com o objetivo de dificultar os processos.

    Abraços e boa sorte!

  • Boa tarde, por favor, Já que o Consulado Italiano de São Paulo não responde meus e-mails, alguém pode tentar responder a minha pergunta? Em janeiro 2004 meu nome foi colocado na Lista de requerimento de reconhecimento da cidadania italiana, em 2011 fui convocado para comparecer ao Consulado, no dia 04/11/2011 fui ao Consulado com a documentação, fizeram a conferencia e exigiram um documento complementar do meu filho, no dia 15/12/2011 receberam via Sedex o documento complementar. Até o momento não recebi nenhum aviso do consulado , segundo o Patronato, meus documentos foram colocados em uma fila, que deve demorar mais ou menos 1 ano para ser conferido novamente, ai sim será enviado a Itália, caso nessa conferencia exigirem outros documentos complementares voltarei a fila novamente por mais 1 ano e assim consecutivamente, quando toda a documentação estiver correta, enfim será enviado para Itália, lá chegando terão 90 dias para responder , positivamente ou negar. Será que até 2020 conseguirei uma resposta do task force? Essas informações de fila estão corretas ? se forem , isso é para mim um descaso total. Enviei 2 e-mail ao Dep.Fabio Porta, também nenhuma resposta. Task Force para mim é uma palhaçada pior que ás repartiçoes Publicas.

  • Eu to esperando o Consulado de SP, ouvi dizer que a funcionária está de férias e que o consulado não manda nada há 30 dias. A funcionária do Comune também está de férias, volta dia 27/08, mas não sei se o Consulado de SP mandou ou não, pois aqui na Itália eles não colocam ninguém no lugar do funcionário de férias.

    Fábio, você tem alguma notícia confiável sobre o consulado de SP? Pois já enviei 2 e-mails para o nonrinuncia.sanpaolo@esteri.it
    e só recebo uma resposta automática.

    Obrigada.

    Alice

  • Anonymous

    Essa moça teve muita sorte! Eu estou em outro comune, também trouxe minha mancata. Estou há 3 meses na Itália esperando o “excelente” consulado de Porto Alegre responder a solicitação do comune pra atestar a veracidade da mancata. O Consulado não envia nada há mais de 45 dias pro Comune onde estou, não responde e-mails nem solicitações. Mancatas do Rio e São Paulo estão chegando em 20 dias. Definitivamente o Consulado de Porto Alegre não é exemplo pra Consulado nenhum!

  • QUE BLZ HEIN!!!!!PARABENS CAMILA!!!!PARABENS AOS COMPETENTISSIMOS CONSULTORES!!!!PARABENS AO ILMO.SR CONSUL DE PORTO ALEGRE!!!!QUE ISSO SIRVA DE EXEMPLO AOS DEMAIS CONSULADOS!!!!!!