Viajar na Zoropa com os pais

Ciao a tutti

Hà algumas semanas os pais da Luciana estao aqui na Itàlia passando as férias conosco: jà conheceram vàrias cidades da Toscana, como Livorno, Pisa, Lucca, Isola d’Elba além de Treviso e a belissima Venezia (nao queriam nem voltar de là kkkkkkk).
 Venezia sempre maravilhosa!!!
Amanha serà a vez que levà-los ao norte da Europa: Paris, Amsterdam e Bruges. Quando retornarmos iremos à Roma, Assisi, Firenze e mais um bocado de cidades.
Atè na comemoraçao de clientes da Minha Saga eles participaram, vejam là os dois bonitinhos junto conosco na comemoraçao do novo record da Saga – a Camila:
Flavia, Juliana, Camila, Lu, Lèia e Inàcio
Porém o que eu queria compartilhar com voces è a imensa falta de informaçoes sobre o assunto ‘viajar com os pais’ – eu nao encontrei nenhuma informaçao sobre isso, sejam em blogs, seja em sites especializados!!!
 Consegui informaçoes com amigos que moram aqui na Europa e tiveram a visita dos pais, algumas delas:
* O ritmo è diferente: se nòs fazemos um passeio em apenas um dia, pense que com os ‘velhinhos’ voce farà em dois;
* Eles acharao tudo lindo – inclusive aquilo que pra voce jà è normal: sacadas de casas, coisas no supermercado, etc;
* Prepare-se para engordar: eles irao querer provar tudo que encontrarem pela frente – e voce vai junto kkkkk (jà engordei 2 quilos depois que os pais da Lu chegaram).
Por isso queridos leitores, estou anotando cada coisa que tem acontecido com a experiencia de receber os pais na Zoropa – e em breve publicarei um artigo com o roteiro que fizemos – e que achamos interessante que eles conhecessem com o pouco tempo que temos – os lugares bacanas e também aqueles que eles nao curtiram, pra que todos voces possam se preparar caso tenham a alegria de receber os veinhos aqui na Zoropa 😉
Abraços a todos e um òtimo final de semana (((nao adianta me xingar caso eu nao responda os emails nos pròximos dias, estarei là no norte da Zoropa ;))))
  • Ola Ieda

    Dà uma olhada: http://it.wikipedia.org/wiki/Clima_della_Toscana

    Abraços

  • Bom dia! Estou adorando o seu blog. Me diz uma coisa, qual a variação média da temperatura na Itália. Chegarei no início de novembro em Paris e estamos pensando em alugar um carro e descer até Roma… ou descer para Barcelona. Nossa dúvida ainda é com relação à temperatura, nossa vontade é realmente desfrutar cada detalhe italiano.. Obrigada. Ieda

  • Ola Cristina

    Infelizmente voce nao tem direito, porque sua nonna nao recebeu a cidadania da mae Margarida por ter nascido em 1923.

    Abraços

  • FABIO!! ENTÃO…O MEU ANTENATO ITALIANO SE CHAMAVA FRANCESCO LUIGI,DEPOIS NASCEU SUA FILHA MARGARIDA EM 1901,DEPOIS MINHA AVÓ EM 1923 E DEPOIS MINHA MÃE EM 1950…GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A CIDADANIA PARA COMEÇAR A JUNTAR TODOS OS DOCUMENTOS E QUANDO CHEGAR NA ITALIA,ENTRAREI EM CONTATO COM VC ,MEU EMAIL É ACLUIGGI@HOTMAIL.COM,OBRIGADA!

  • Giuseppe

    É bastante verdade o que vc escreveu sobre achar bonita a sacada e coisas simples do cotidiano.
    Eu fiz minha primeira viagem ao exterior aos 46 anos e fui direto a Florença.
    Cheguei a noite e logo pela manha fui caminhar ao lado do rio Arno.
    Não conseguia dar dois passos sem parar e ficar olhando tudo o que via..e é por aí…construções, mercados, feiras, tudo estava em pé de igualdade com as maravilhosas obras de arte locais. abraços…

  • Ola Douglas bom dia

    Nao conheço nenhuma escola de intercambio, recomendo que voce procure a Central de Intercambios no Brasil ou alguma empresa similar.

    Abraços

  • Ola Tata

    Vamos às perguntas:

    1. Nao, as certidoes de nascimento dos conjuges nao sao necessàrias para o processo.

    2. Comece reunindo os documentos de tràs para frente, iniciando pela sua propria certidao de nascimento: là contém informaçoes de duas geraçoes anteriores – o nome dos seus pais e o nome dos seus nonnos. Depois solicite a certidao de nascimento do seu pai: là conterà as informaçoes dos seus nonnos e bisnonnos e assim por diante. Logo, voce conseguirà ter todas as informaçoes que voce precisa da sua linha ascendente e conseguirà as informaçoes importantes – nome do italiano, nome dos pais do italiano e com sorte, atè a data e local de nascimento dele.

    Para receber nossa proposta de trabalho, escreva pra fabiosaga@minhasaga.org

    Abraços

  • Ola Cristina

    Nao conheço a cidade que voce se refere, porém conheço a regiao, que è Parma e que historicamente nao è indicada para a pràtica da cidadania italiana!!! E muito cuidado com a palavra “amigo” – aqui na Itàlia o conceito de amizade è bastante diferente do Brasil – eu por exemplo eu conheço vàrios prefeitos e autoridades das cidades onde vivo e trabalho – porém isso nao significa que eu posso interferir no trabalho deles, entendeu?

    A Italia sò reconhece o matrimonio civil, portanto se seu marido pretende vir contigo (nao recomendàvel) è melhor que voces jà venham casados e tragam a certidao de casamento jà traduzida e legalizada junto com os outros documentos.

    Abraços e boa viagem!!!

  • Ola Gallo

    Em relaçao à residencia sempre foi assim: independente da data da confirmaçao pelo vigile – a residencia è istituida no dia do pedido.

    Sobre o seu processo parabèns!!! Porém nao deixe de fazer tudo que voce precisa antes de viajar – afinal de contas sei que nao deve ter sido fàcil chegar atè aqui, e portanto nao deixe nenhum tipo de detalhe atapalhar seu processo – no final, quando voce jà estiver com todos os documentos transcritos, faça sua CI, solicite sua certidao de nascimento e ai sim poderà curtir a nova vida rsrs

    Abraços e parabèns!!!!

  • Ola Marcella

    Aqui mesmo no blog tem um artigo intitulado “Como fazer sozinho em 2011” basta seguir as recomendaçoes e correr pro abraço 😉

    Abraços e sucesso, sempre!!!

  • Ciao fabio olha eu de novo aqui quero sua ajuda tenho um duvida para fazer Intercâmbio na Itália passar melhor o meu italiano a pessoa pode escolher o tempo que pode passar ai na italia ou nao me sim você poder me edicar alguma escola eu agrandeço ajuda ai um abraço

  • Olá Fabio!

    Cheguei no seu blog atraves de uma amiga que esta tentando tirar a cidadania italiana. Li so algumas coisas porque seu blog é muito grande, e so o conheci hj. Enfim…

    Gostaria de te fazer duas perguntas a respeito do processo.
    1. Eu tbm estou tentando tirar a cidadania, mas ainda estou no inicio, juntando os documentos. Já nesta parte surgiram duvidas. Meus antepassados foram todos homens, e ja achei quase todas (falta 1) certidoes deles. Mas agora nao sei se vou precisar dos documentos das mulheres. Ou seja: meu avô que era filho do italiano. Eu ja tenho a certidao de nascimento, casamento e obito dele. Mas eu vou precisar tambem da certidao de nascimento e obito da minha avó? ou bastam só as certidoes dos homens?
    (Ela nao tem nada a ver com os italianos da familia, a familia dela era espanhola)

    2. Minha segunda pergunta é a seguinte. Estou tendo uma certa dificuldade para conseguir achar a certidao de nascimento do italiano. Minha tia-avó contou que ele veio de Napoli, mas nao é uma informacao 100% certa. Fora isso tbm nao tenho a data exata do nascimento, isso pq em seu tumulo consta que ele nasceu em 1869, no documento de entrada no pais consta q ele nasceu em 1871, e na certidao de casamento, que ele nasceu em 1872. Como eu faço, alguma dica ou conselho? Ja escrevi pro comune de Napoli, ja faz mais de 4 meses e nao obtive resposta.

    Pergunta extra: quais sao os seus valores como assessor?

    meu email é: tab2903@msn.com

    Obrigada desde já pela ajuda!
    Tata.

  • fabio,
    a minha vó nasceu em 1923 na cidade de quipapa, ainda viva gaças a deus, sei que esta de ferias merecidas e estou apenas aguardando sua resposta para viajar denovo para quipapa para pegar agora a certidão de nascimento do meu bisavo, gostaria de saber tambem se vc conhece fornovo ti taro ? os nossos amigos italianos são poprietarios do restaurante La_Curva_dei_Baci,veja link: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&sqi=2&ved=0CGcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.tripadvisor.it%2FRestaurant_Review-g2135852-d2307640-Reviews-La_Curva_dei_Baci-Fornovo_di_Taro_Province_of_Parma_Emilia_Romagna.html&ei=khAlUJKhEoXV6QGGiIHIBw&usg=AFQjCNFqYn6eY_EaWkTKQA5r1yZN9Bnknw&sig2=x8neyvqdnjwyn9gVQET3rA, aguardo ansiosa por uma resposta sua para podermos partir.
    ps. meu marido nao e casado comigo legalmente seria melhor ele se casar comigo ai na italia ?
    ps2. o paolo e muito amigo do prefeito, sei que aqui no brasil vale muito isto pode ajudar ai ?
    um forte abraço e divirta-se.
    cristina e hilton.

  • Ola Fábio ! Atualizando os fatos, o processo aqui em Gênova vai indomsurpreendente bem, fiz o pedido de residência dia 17/07, aguardei a carta de confirmação em casa e nada chegou depois de 1 mês, portanto fui a comune e ” surpresa” já era residente dêsde o dia 17/07! Deixei então os docs para a NR. Hoje, recebi uma visita surpreendente do vigile as 7:15 da manha, para confirmacao de residencia, aí como eu já havia programado fui a comune para informalos que iria para a toscana por 10 dias, se poderia solicitar já o permisso de soggiorno e surpres! “quantas surpresas no mesmo dia” minha NR tinha acabado de chegar. Preenchi o documento com meus dados e dados dos meus pais e bisavó, assinei, a moca tirou copia do meu passaporte, disse que receberei uma carta dizendo para eu retornar para providenciar meu rg, certidao de nascimento e passaporte, me disse q 90% que quando retornar da toscana já esteja pronto. Perguntoa você, como eu retorno dia 21, e tenho viagem marcada para Portugal dia 30, você acha possível de confeccionar pelo menos o Rg para eu poder ir a Portugal e retornar depois no dia 9/09 a Itália? Fiquei tão empolgado com tudo que esqueci de perguntar o principal motivo de minha ida lá! Kkkkkkkk. Entrei aqui na Itália dia 08/07. E isso obrigado pelas informações que sempre acompanho no blog!
    Guilherme Gallo

  • Anonymous

    Oi Fabio,

    li varios de seus posts e a minha duvida é a seguinte. Meus avós são italianos e a minha mãe foi registrada no comune de benevento, não sei se isso torna a minha vida mas facil..rs…
    Mas o meu problema são dois, o meu italiano é intermediario eu entendo muito bem e falo +-, só que não poderia contratar um serviço pois eles estão em media 2600 euros, então queria saber como posso fazer para tirar a cidadania por minha conta mas com um pouco mais de instrução.
    Até onde sei a unica certidão que eu precisaria é a do meu nascimento e de nascimento e casamento da minha mãe, voce saberia me dizer?
    e também tem o problema da casa, estou na Irlanda desde o inicio do ano, e tenho o GNIB que até onde sei me permite livre circulação na europa, o meu processo seria como o de qualquer um que vem por outro pais europeu?

    Grata desde ja,

    Marcella

  • Ola Perigoza

    Retifique, sempre! Assim voce jamais terà qualquer tipo de dùvida se seu processo serà aceito, ok?

    Abraços!!!

  • Ola,

    meu caro, a muito visito seu blog para ver td seu processo para reconhecimento de cidadania, muito bom msm muito mais informações que o consulado do Rio kkkk, tenho duas duvidas terminei de juntar td minha documentação e vou estou entrando na justiça para a retificação de duas certidões, de obito d meu bisavô, e nascimento na minha avó, pois o nome do meu trisavô italiano esta errado nelas assim com estava errado nas certidões anteriores dele tb, porem vi um outro erro o nome da mae do meu trisavô tb esta errado aparece escrito de 3 formas diferentes, vc me aconselha a retificar tb o nome dela em todas as certidões?? sei que um primo em 2 gral meu fez todo o processo mas a falta de contado não me permite saber se os documentos dele foram aceitos com o erro no nome da mãe do meu trisavô, tb tenho uma duvida depois que dou entrada no processo td certinho se ele for aceito posso esperar a conclusão dele em outro país ex: a Suiça

    Desde já agradeço muito seu blog já tirou muitas duvidas, quebra um galinho tira mais essas duas kkkkkkk, fique com Deus

  • Maurício,
    como o Fábio acertadamente disse, é bom viajar com todas as garantias, pq vc nunca sabe se o funcionário da imigração acordará de mau humor ou não no dia em q vc chegar lá. Normalmente é muito tranquilo mesmo… tipo carimbador de repartição pública. Abraço e boa viagem.

  • Germano, muito obrigado pelas suas informações. Penso que muita gente tem esse tipo de dúvida. Vou continuar na batalha por uma vaga! Mas o fato q vc também encontrou essa dificuldade em Porto Alegre me deixa desconfiado q aqui em SP os dias agendados estão sendo disputados “a tapa”.. hehehehe… Brincadeiras à parte… boa sorte pra todos nós.. abraços.

  • Anonymous

    Marcio
    Em Porto Alegre eu consegui marcar fora do dia que abre as vagas, que é nas segundas as 20:00 se não me engano. Um dia entrei e pronto, tinha uma vaga para o dia seguinte que alguém tinha desistido.

    Abcs Germano

  • Valeu, Fabio.. agradeço pela força! Abração!

  • Marcio

    Enquanto muitos dizem que a agenda sò abre na primeira segunda-feira do mes – muitos leitores tem conseguido agendar em outros dias da semana – pois ‘misteriosamente’ segundo eles, abriram vagas para comparecimento nestes dias.

    Abraços e boa sorte, ficaremos aqui torcendo pra que voce possa conseguir uma vaga logo!!!

  • Fabio e Germano, obrigado pelas respostas. Gostaria de perguntar a vcs, caso saibam, se existem dias ou horarios certos para conseguir esse agendamento? Pq cada um diz uma coisa. Abraços.

  • Grande Marcio

    Misterio…

    Segue o email que recebi do consulado quando os interpelei sobre o tema:

    rezado Sr. Barbiero,

    em atençaõ à sua solicitação, informamos que o serviço de agendamento para legalização de certidões úteis ao reconhecimento de cidadania diretamente na Italia não foi desativado: todos os agendados que aguardavam atendimento foram convocados em dezembro p.p. para entregar seus documentos e, com um enorme esforço por parte deste Consulado, foi eliminada uma longa fila de espera. A partir de janeiro de 2012, foi implantado um novo sistema de agendamento que funciona mensalmente, disponibilizando a agenda do mês seguinte.

    Garantimos que este Consulado faz o possível para atender a enome demanda de nossa circunscrição e contamos com sua compreensão.

    Atenciosamente

    URP – Ufficio Relazioni con il Pubblico
    Consolato Generale d’ Italia
    San Paolo – Brasile

  • Ciao Mauricio

    Sim, como turista voce precisa de um seguro-saude que cubra o tempo que voce permanecerà aqui. E também deverà ter dinheiro – recomendo um cartao de credito internacional no sue nome.

    A imigraçao aqui na Itàlia è bastante tranquila – porém è importante que voce siga as regras e cumpra os requisitos, recentemente escrevi aqui um artigo sobre isso.

    Abraços

  • Ola Cristina

    Em que ano nasceu sua avò??

    Abraços

  • Ola Artejose seja bem-vinda!!!

    Que chique, lua de mel na Italia e França 😉

    Bjs

  • Ola Sandra

    kkkkkkkkkkkk adorei a parte da paciencia rsrs

    O Leo ficou em casa aproveitando pra fazer bastante bagunça rsrsrs

    Bjs

  • Anonymous

    Marcio, passei pela mesma coisa que vc esta passando agora. Eu estava tentando agendar em Porto Alegre pra legalizar meus docs. O problema é que existem programas que automatizam o click marcando horários. Por isso é muito rápido quando abre vagas em milésimos de segundo está tudo preenchido. O que eu consegui fazer é ficar entrando no site do consulado diariamente e pesquei uma vaga que alguém desistiu. Foi assim que eu consegui minha vaga para de um dia para o outro. Fique tranquilo é assim mesmo.
    abcs Germano

  • Oi, Fabio. Queria so fazer um desabafo.. é um absurdo esse sistema de agendamento on-line… tenho tudo pronto pra fazer meu processo de cidadania na Italia, mas nao consigo agendar nesse “bendito” site do Consulado. Hoje, primeira segunda do mes, passei o dia inteiro conectado, acessando o site do Consulado… e, de repente, tudo completo… Assim fica dificil.. abraço. Marcio

  • Mauricio

    Olá Fábio,

    Deixa eu te pedir uma coisa: pretendo ir a Itália em dezembro, mas estou preocupado com a viagem. É verdade que precisa de seguro-saúde para entrar na Itália (uns dizem que sim, outros que não)?
    Quanto a imigração é tranquilo? Eles pedem para vc mostrar quanto em dinheiro tem com vc?

    Abraços

  • Fabio! estou precisando de orientações para dar entrada na cidadania ,vi o teu site e comecei a seguir passo a passo,fui em busca da certidão de nascimento da minha avó,depois da minha bisavò que era filha de italianos,então descobri que eles eram de nápoles,inclusive o primo da minha avó tinha a cidadania,mas ninguém nunca procurou saber como ele conseguiu isso…sendo que o nome do meu tataravô era francesco luigi la salvia,só que quando foram registrando seus filhos foram tirando o la salvia e deixando somente o luigi,aí que complicou,o nome dele ta na certidão de nascimento da minha avó como francisco luigi,pior ainda,foram abrasileirando…estou reunindo tb alguns documentos que se encontram no batisterio da cidade que ele chegou aqui em pernambuco,será que servem?
    preciso da sua orientação!agradeço demais
    então,é como você disse no site,agora estou buscando isso porque estou indo para italia,meu marido está indo agora em setembro e eu vou com meus dois filhos em novembro,quando terminam as aulas aqui no brasil!aguardo contato

  • Artejose

    Que legal Fábio.
    Achei seu Blog por acaso e estou adorando, pois estou preparando para ir pra Itália no final do ano passar a lua de mel e o ano novo na França, e seu blog está ajudando muito.
    Esta sua matéria est´s show de bola, depois coloque os trajetos e o que curtiram.

    Abraços
    Artejose

  • Sandra

    E bem assim mesmo!!!! Tive a sorte de minha familia vir 2 vezes me visitar,os passeios sao interminaveis…..rsrsrrs….entao paciencia e muita risada pra aproveitar bastante.Fabio,boa viagem e abraços a tua familia. E o Leo?????? Foi junto???? Amassos(em portugues) pra ele.