Cambista de domínio – proposta de “alugar” domínios para a Minha Saga

Queridos leitores, vejam cada situação que acontece conosco!!! Recentemente recebemos o seguinte email:

Estou entrando em contato para perguntar a vocês se vocês gostariam de serem meus parceiros e alugarem os meus domínios que há algum tempo registrei…

www.minhasaga.com.br
www.minhasaga.com
www.minhasaga.net
www.minhasaga.net.br

Como não respondi o email do cambista, vejam o conteúdo do outro email que chegou alguns dias depois:

Venho através deste contanto informa-los que entrei em contato com vocês a alguns dias e ninguém me deu uma reposta. Se não houver o interesse me avisem pois tenho profissionais que estão que me perguntando se quero negociar os domínios.

Naquele momento, resolvi responder ao cidadão:

Caro Fulano boa tarde

Sò pra entender: você registrou todos os domínios que teriam algum tipo de relevância pra mim, como:

minhasaga.com.br
minhasaga.com
minhasaga.net
minhasaga.net.br

E gostaria de me ‘alugar’ estes domínios, pois existem outros profissionais querendo comprar e/ou alugar os mesmos – ou seja: ou eu “alugo” os mesmos de você, ou eu corro o risco de outros profissionais – talvez ate mesmo mal-intencionados a utilizar de forma indevida a nossa credibilidade – terem estes endereços, é isso mesmo?

A resposta dele foi tão surreal que eu não demorei ate pra digerir o próprio conteúdo:

Também sou ítalo, e sempre acompanhei o trabalho de vocês, aprecio o que vocês fazem, por isso os parabenizo!

Quanto aos domínios que estão registrados pela minha empresa sim. Acredito que sejam de grande relevância para a instituição de vocês sim, por isso jamais utilizei nenhum deles para uso indevido e no entanto desde os dias que foram registrados até hoje, estão redirecionados para o site de vocês: minhasaga.org sem a intenção nenhuma de prejudica-los, posso garantir isso.

A minha intensão jamais será alugar estes domínios para profissionais mal intencionados, principalmente por eu gostar do trabalho de vocês. Por isso entrei em contato com vocês para conversarmos a respeito do que poderíamos fazer.

Gostaria de alugar estes domínios a vocês, e também me propor a prestar algum trabalho em T.I que vocês precisam

 Bom, além do assassinato do português na palavra “intensao” – que já bastaria a não contratar alguém para prestar qualquer tipo de trabalho para nós – ele estava dizendo que quer ‘alugar’ estes domínios e que só os registrou porque gosta do nosso trabalho? No primeiro email ele ameaçou negociar a outras pessoas, agora diz que quer ser parceiro e que só registrou os domínios para nos ajudar? será que eu to entendendo bem ou to ficando louco???

Então a minha última e derradeira resposta ao cidadão foi o seguinte:

Muito bem, Então eu estava correto: após existir já a Minha Saga você registrou todos os domínios que eu poderia me interessar, e – sem nenhuma intenção de nos prejudicar, porque você è uma boa pessoa – entrou em contato conosco “para ver o que podemos fazer”.

Caro Fulano, eu recomendo que você faça um ótimo proveito destes domínios, pois nós não fazemos nenhum tipo de parceria com pessoas e/ou empresas deste tipo, principalmente com cambistas, pois acreditamos que o trabalho vem do suor do nosso trabalho, e não obtemos lucros e/ou vantagens a partir do trabalho dos outros, isso deixamos para que os medíocres façam uso…

Fique a vontade para fazer o que quiser com os SEUS domínios – dentro daquilo que a legislação lhe permitir – só tenha em mente que qualquer tipo de tentativa de utilizar de alguma forma o trabalho da Minha Saga – seja criando sites falsos ou ‘parecidos’ com o nosso a fim de tentar obter algum tipo de vantagem e portanto induzir o leitor ao erro ou ainda permitir que isso aconteça com os SEUS domínios – eu terei pessoalmente o maior prazer em colocar todo o nosso aparato de profissionais colaboradores para – através da justiça – mostra-lo efetivamente como è o mundo dos negócios: não aquele onde “nada se cria, tudo se copia” conforme um dos vídeos que você tem na sua página e que mostra um pouco do que realmente você acredita – mas lhe mostraremos o mundo dos negócios, aquele verdadeiro, onde as pessoas, para conquistarem seus objetivos, sabem que para chegar ao sucesso, è necessário um passo de cada vez, sem derrubar ninguém da escada, apenas pedindo licença e ocupando o seu espaço.

A propósito – esta ‘carinhosa’ troca de mensagens entre a Minha Saga e você, será devidamente publicada no Portal Minha Saga, conforme idéia de um dos nossos queridos colaboradores – a fim de garantir a nossa tutela em relação ao futuro, pois imagine se um dos seus locatários resolver utilizar um de SEUS domínios de forma incorreta sem o seu conhecimento, por isso uma vez publicado e visível a quem quiser ver, será um pouco Difícil dizer que – de repente, você não saberia de eventuais problemas que poderiam ocorrer, não é mesmo?

Mas estamos todos tranquilos quanto ao isso, afinal de contas, você gosta do nosso trabalho e por isso entrou em contato, somente “para ver o que podemos fazer”.

Abraços e sucesso, sempre!

cambista de domínio

Pois é, utilizei o termo cambista de domínio, pois quando registrei o domínio da Minha Saga no formato .org jamais pensei que eu teria que me ‘precaver’ e registrar também os outros domínios, para evitar que algum mal-intencionado fizesse isso. Obviamente que não necessariamente alguém que vai registrar um domínio como ‘minhasaga’ necessariamente vá utilizar para falar de cidadania italiana, porém isso me fez pensar um pouco e foi Então que eu descobri este termo “cambista” numa matéria do UOL, na sessão Olhar Digital – e vejam a ironia: estes domínios oferecidos pelo cidadão foram registrados também através do UOL.

Coincidência estranha a parte, a matéria fala sobre isso: o internauta registra um domínio com nome atrativo ou que pareça com um que já exista (no caso minhasaga.org) e aguarda que o site cresça, apareça e Então plof! – a pessoa oferece os seus préstimos aquele site, através da venda do domínio.

Nesta mesma matéria do UOL, se fala também do mercado negro dos domínios, afinal de contas, “quem registrar primeiro, leva“.

E’ irregular ou ilegal fazer isso? Claro que não, cada um faz da vida aquilo que consegue: uns estudam, trabalham e crescem através da própria capacidade; outros menos felizardos precisam da capacidade dos outros para conseguir ganhar alguns trocados, até ai nada de errado – afinal o que seriam dos inteligentes não fossem os medíocres, não è mesmo?

E não, não comprei nenhum dos domínios, espero até que façam bom proveito e fico feliz quando alguém tenta de alguma forma ‘tirar uma casquinha’ da Minha Saga – seja tentando copiar as formas de comunicação, o jeito de escrever, a dinâmica dos vídeos, etc. pois há muito tempo um grande professor me ensinou: – “Fabio, não fique preocupado se alguém tenta copiar aquilo que você produz, tenha em mente que somente aquilo que è bom, è copiado”.

Abraços a todos e ate o próximo post 😉

shadow-ornament

PS. Ia esquecendo de mostrar o último email do rapaz, depois da minha ultima mensagem - dizendo que seria publicado aqui o conteúdo dos emails, vejam a resposta dele (com meus comentários rs):

Flávio, bom dia, (quem è Flavio?)

Eu acho que você teve dificuldade de compreensão, e me interpretou totalmente errado referente ao que te disse. (Claro que eu tive dificuldades de compreender o que o cidadão queria...)

Em momento algum eu mencionei valores, e em momento algum quero ter ganhos lucrativos sobre a Minha Saga. Respeito e admiro o trabalho de vocês, mas se você for um pouco mais sensato verás que entrei em contato com vocês amigavelmente para conversar sobre parcerias e não sobre ganhos financeiros para com a Minha Saga! Não tenho interesse em ter 1 real de vocês, principalmente porque a nossa empresa não trabalha desta forma. (Uè, alguém já viu aluguel sem pagamento?)

Veja;

Se você parar e pensar um pouquinho verás que todo domínio tem um custo para os órgãos de registros de domínios, e que todo servidor tem custos de hospedagem e isso NÓS estamos pagando e em momento algum eu cobrei quaisquer valores de ninguém, muito pelo contrário, estou fazendo com o maior prazer, e na época que foram registrados, como vocês não tinham registrado, eu me prontifiquei a fazê-lo, e redirecionei para o site de vocês. A minha intensão foi somente em ajuda-los! Compreende? (Opa, olha de novo minha capacidade de compreensão: o cara è tão legal que tà pagando uma série de domínios do próprio bolso - mas em nenhum momento teve a brilhante idéia de entrar em contato e dizer: - Opa Saga, beleza? Olha só, porque você não registra os outros domínios que envolvem a minha saga, assim você evita qualquer espertinho de aproveitar e um dia tentar te vender ou alugar". E outra curiosidade: estes registros foram feitos há mais de UM ano, e só agora ele entrou em contato, quando o novo portal foi ao ar e está arrebentando de receber visitas...)

Se você se interessar em conversar comigo, por favor, não me interprete mal e vamos conversar. (Difícil né amigão, se queria conversar, deveria ter feito isso ANTES e não depois de derrubar polenta da panela, né?)

Aguardo um retorno, (se posso te dar um conselho, visto que você parece um rapaz jovem e que está começando agora no mercado de trabalho, com sua empresa de TI - mude completamente sua atitude: não coloque vídeos no seu site com títulos como "nada se cria, tudo se copia", pois isso demonstra incapacidade, e ninguém quer ter ao seu lado pessoas incapazes, que não acrescentam em nada e ainda sugam o nosso sucesso. Mude seus conceitos e procure uma forma correta de ganhar direito, pois, com a experiência de quem já está no mercado de trabalho há mais de duas décadas - desta forma, você está fadado ao fracasso... )

  • Isso já um bom começo! Precisamos melhorar cada dia mais..
    Abraços

  • Gustavo Vello

    Olá Fabio!

    Também trabalho com Internet há muitos anos, e só de profissão tenho aproximadamente 20 anos. A internet aqui no Brasil é recente, e desde que atuo na Net, posso dizer e muito bem que a comercialização de domínios é muito comum, principalmente após o ano de 2000, este mercado se tornou um mercado crescente aqui no Brasil, não só aqui, mas assim como na América do Norte, Sul e Europa. É como o nosso amigo Vinny Campos comentou acima, é muito comum, pois é um mercado crescente. Este ato não é nenhum pouco errado, e pelo pouco que pude acompanhar esta pessoa deste post conforme você menciona queria se tornar um colaborador, ( é o que eu acho ), posso estar errado, mas é o que me pareceu. Há, um ponto muito importante que nós Webdevelopers, Webdesings e WebMasters utilizamos é: ” Na Natureza Nada se Cria Tudo se Transforma – Por isso surgiu a seguinte frase: ” Na Internet Nada se Cria, Tudo se Copia. ” – só para encerrar meu comentário, eu não vi cópia de nada. Assim é o meu pensamento…

    • Olá Gustavo, tudo bem?

      Sua mensagem contém dois argumentos que considero bastante pertinentes.

      O primeiro é em relação ao rapaz que sonhava em ser colaborador da Minha Saga. Sinceramente existem formas muito mais eficazes de iniciar uma conversa de colaboração do que a utilização de palavras como “alugar” por exemplo, ou dar ‘ultimatos’ sobre uma eventual proposta de colaboração. De qualquer forma, concordo quando você diz não ter havido cópia, tanto que eu cito no post, cada um faz o que quer da vida e de seus domínios, basta não querer utilizá-los de forma indevida, como por exemplo , criado (ou deixando criar) páginas semelhantes que induzam o leitor ao erro, como se estivesem entrando na Minha Saga verdadeira, ao invés de outro site qualquer.

      Sobre o outro argumento, trabalho com internet desde os tempos que o acesso era discado, com apenas um provedor existente do Brasil (grande abraço a Aleksander Mandic), já fui programador (clipper, delphi, visual basic, etc) e jamais concordei com essa máxima de que “na internet nada se cria, tudo se copia”. Talvez por sempre ter tido a habilidade em ser criativo – e que talvez por esse motivo eu não tenha paciência em lidar com pessoas que pensam que copiar o trabalho alheio é sinal de inteligência. Respeito sua opinião, mas pra mim existe uma colossal diferença entre inspirar-se no trabalho de outra pessoa (depois da criação do nosso blog, explodiu na internet milhares de outros, com o objetivo de compartilhar a experiência aqui na Italia) e simplesmente copiar (já tiramos do ar dois blogs de pessoas que copiavam o conteúdo do nosso blog e depois colavam em seus próprios, como se estivessem sido escritos por eles). Graças a Deus que existe a lei do direito autoral, pra evitar injustiças sobre o trabalho dos criativos.

      Lembre-se que só se copia algo que já existe. E se já existe, é porque alguém teve a capacidade de criar, gastando tempo e energia, e por isso, nada mais justo que este tipo de profissional seja tutelado e defendido, com unhas e dentes.

      Abraços e obrigado pela sua colaboração.

  • Daniel PC

    Eu fui registrar um dominio .com no UOL, ja era meu o .com.br
    Escolhi pagar com boleto bancario e assim foi.
    Passam 3 dias e descubro que alguem registrou antes de mim.
    Detalhe: quando fui fazer o registro o dominio estava livre.
    A explicaçao: alguem dentro do UOL (funcionario), faz essas maracutaias.
    Como o boleto demora 2 dias para efetivar o pagamento, o cara vai là e registra antes.

    Contatei o UOL que disse nao saber de nada. Empresa de m*****

  • João Guilherme P.Pucci

    Inacreditável. Ou melhor, infelizmente, a cada dia que passa, mais acreditável ainda…

  • Marcio

    O mundo é cheio desse tipo de gente, carniceiros oportunistas. Mas fique tranquilo Fábio, o Minhasaga.org já está nos favoritos de muita gente, e garanto: não há como cair numa errada! Abraços e parabéns pelo sucesso.

  • Fábio, trabalho com internet, e para te ajudar a saber quando ele fez o registro desse endereço, segue o link do registro.br com as datas, nomes e tudo mais…domínios é um mercado mesmo…infelizmente…

    https://registro.br/cgi-bin/whois/?qr=minhasaga.com.br

    Abs