Italianos pelo Mundo: Henrique Bricchese Peinado (Irlanda)

Ciao a tutti

É com muito prazer que publico a primeira história da nossa novíssima sessão ITALIANOS PELO MUNDO, onde conheceremos o Henrique, que vive na Irlanda e vejam que coincidência – eu já havia criado o questionário praticamente junto com aquele da sessão Brasileiros na Italia, porém estava esperando o momento certo de divulgar.

Na semana passada, enviei vários emails a amigos e conhecidos que se enquadram neste tema, quando recebo um email do Henrique, perguntanto se eu não iria criar uma sessão aos italianos, pois ele queria muito compartilhar a história dele com os leitores da Minha Saga. E claro, não poderíamos deixar de iniciar exatamente com ele, nosso pai babão:

kissing daddy

1. Identifique-se: nome e pais onde vive
Henrique Bricchese Peinado, Irlanda

2. Quanto tempo você vive neste pais?
Mais de 3 anos

3. Você é inscrito no consulado italiano como residente (AIRE)?
Sim

4. Quais os passos que você teve que fazer para conseguir sua residência no pais? (como cidadão italiano)
Como a Irlanda faz parte da Comunidade Européia, já automaticamente pude ir atrás de trabalho, tirando meu PPS number (Número do Serviço Social).

5. Foi fácil? Quanto tempo durou o processo burocrático de inscrição consular?
O processo de inscrição consular foi simples. Tive que preencher o formulário que baixei na internet e providenciar um comprovante de endereço. Fui ao consulado em Dublin e no mesmo dia fui registrado no AIRE.

6. Você já se sentiu beneficiado pelo fato de ser cidadão italiano? Compartilhe conosco as situações em que isso aconteceu
Sim, claro! Oportunidades de trabalho, livre acesso na imigração, entre outros.

7. Por outro lado, em algum momento você já se sentiu discriminado pelo fato de ser cidadão italiano? Já teve algum tipo de dificuldade por isso?
Trabalhei com italianos aqui e no começo tive certa dificuldade. Não foi muito fácil para os nativos “engolirem” um naturalizado por sangue como eu, mesmo falando italiano.

8. Você conhece ou convive com outros cidadãos italianos? Como é a comunidade italiana no país onde você vive?
A comunidade italiana aqui é pequena e basicamente formada por jovens que vem à Irlanda fazer algum dinheiro e aperfeiçoar o inglês.

9. Deixe aqui seus comentários e sugestões aos nossos leitores sobre como é a vida de um italiano no exterior e tudo mais que julgar importante pra comunidade da Minha Saga
Ser italiano me abriu muitas portas, mas creio que é essencial falar a língua italiana também ou pelo menos se comunicar razoavelmente bem em italiano, principalmente se precisar de assistência do Consulado. É um pouco estranho no curriculum se você coloca que é italiano e nas línguas você não tem Italiano. Automaticamente os empregadores perguntam à respeito, portanto “ser” italiano passa também pelo “dever” em saber a língua. Abraços!!

shadow-ornament

Pelo que pudemos entender pelo relato do Henrique, chegar a Irlanda como cidadão italiano é fácil e descomplicado: basta tirar o PPS e já começar a procurar emprego. A inscrição no consulado também parece ser simples e o consulado em Dublin parece ser eficiente, afinal não são todos que inscrevem o italiano já no mesmo dia!

Parabéns ao Henrique pela determinação e toda a comunidade da Minha Saga agradece sua disponibilidade em vir aqui compartilhar conosco sua história!


É Você também é italiano, vive no exterior e quer compartilhar conosco a sua história? É só clicar aqui.

  • Fabio

    Parabens pela iniciativa, gostei muito e que continue assim! Abraço

  • Mauricio

    Muito boa idéia, parabéns.

    Aproveitando o espaço preciso de uma pequena orientação Barbiero, se puder me ajudar agradeceria muito pois ainda desconheço os detalhes burocráticos italianos e estou iniciando meu aprendizado na língua italiana.

    Meu registro civil foi efetuado recentemente numa Comune da regione autonoma Friuli Venezia Giulia. Segundo consta automaticamente você estaria inscrito no AIRE e na lista eleitoral do consulado, no entanto na última eleição o consulado não me enviou a cédula. Essa semana recebi três cartas do Comune (aparentemente consta envio de cópia ao consulado – raccomandata AR a mim e p.c. al Consolato) a primeira carta informando que fui inscrito no AIRE – Consulado , outra informando que estou inscrito na lista eleitoral do Comune e uma terceira, que na verdade é uma cartão com um aviso para votar nas eleições regionais de 21 de abril para escolha do presidente da região e do conselho regional, não sei se entendi bem mas o cartão dá direito a passagem ida e volta da minha residência em território italiano até a comune, via trenitalia.

    Minhas dúvidas:
    1- só agora foi oficializada a minha situação perante o consulado (aire e inscrição na lista eleitoral)? o Comune apenas gentilmente teria realizado a comunicação?
    2- Da mesma forma que a eleição geral receberei também as cédulas, via consulado, para votar nas eleições regionais e locais? ou nesse caso (eleições regionais e locais) só posso votar se me deslocar até o município, dái a explicação de terem enviado o cartão-aviso?
    3- O cartão-aviso que vale como um bilhete de viagem é um direito para os cidadãos que residem no exterior ou outra cidade italiana?
    3- È facultativo o voto em todos os níveis?
    4- Caso seja obrigatório o voto, tenho que justificar o não comparecimento como no Brasil?

    Muito obrigado pela atenção!

    transcrição do miolo das cartas

    1- oggeto: comunicazione di inscrizione nelle liste elettorali
    si comunica che, a norma dellá art32 del T.U approvato con DPR 20 marzo 1967, n223, lufficiale ellettorale con verbale n 16 del 22.3.2013 ha deliberato di iscriviere la S.V. nelle liste elettorali di questo comune.

    2- oggetto: transmissione notifiche AIRE
    Allegata alla presente si trasmette la notifica di inscrizione all´AIRE di questo comune relativa al nominato in oggetto.
    “la presente notifica viene disposta in execuzione dell´art 15, comma 2, del DPR 30 de maggio 1989, n223. Avverso il provvedimento di inscrizione/cancellazione è ammesso ricorso al prefetto di questa provincia entro 30 giorni dalla notifica della presente comunicazione. Quando il recorso `e inviatto a mezzo posta la data di presentazione.
    Si richiama la cortese attenzione della S.V. Sull´obbligo di fornire direttamente a eusto ufficio oppurre a mezzo dell´autorià consolare i seguenti aggiornamenti di notizie anagrafiche: transferimento di residenza, constituzione di nuova famiglia o di nuova convivenza, ovvero mutamenti intervenuti nella composizione della famiglia o della convivenza, cambiamento di abitazione, cambiamento dell´intestatario della scheda famiglia, cambiamento della qualifica professionale, cambiamento del titolo di studio
    Previsti dall´art13 del nuovo regolamento anagrafico della popolazione residente approvato con DPR 30 maggio 1989, n223 ciò anche nel suo interesse per avevolare l´eventuale rilascio di certificati

    3- oggeto: l´ezione diretta del presidente della regione e del consiglio regionale
    La presente cartolina – avviso dà diritto a tutte le agevolazioni di viaggio concesse agli elletorri per la votazione. Per il ritorno, il biglietto di viaggio dovrà essere esibito insieme com la tessera elettorale, sia per ottenere le agevolazioni di viaggio, con la presente cartolina-avisso dovrà essere esibito il passaporto o un altro documento di riconoscimento. (vale per il rilascio sui percorsi Trenitalia di un biglieto A.R. ridotto)

    • Olá Mauricio

      Sim, apenas agora a sua inscrição consular foi realizada. Sobre a modalidade de votação, aqui mesmo na Minha Saga tem artigos sobre como votar no Brasil: em nenhuma hipótese você precisa vir até aqui, o voto não é obrigatório na Italia.

      Sobre o voto, você não deverá receber nenhuma cédula, pois os cidadãos italianos no exterior votam apenas para as eleições majoritárias (deputado e senador), além disso pelo que você passou sobre a passagem, ela não é um bilhete gratuito: ali está escrito que você tem direito a comprar um percurso de ida e volta com a tarifa REDUZIDA (ridotto) aqui dentro da Italia, ok?

      Abraços!!!

  • Rafaela souza

    Muito legal! infomações claras e conhecimentos diversos.

  • Henrique

    Olha eu no site do Saga!!

    Pô, que honra em inaugurar a sessão!!

    É bem isso mesmo, Fábio. Não tenho no que reclamar do Consulado Italiano daqui da Irlanda. Sempre foram atenciosos e eficazes comigo. Mas vale lembrar: falar em italiano com eles é essencial.

    A coisa é diferente quando você fala de Consulado Brasileiro. Não é culpa dos funcionários, mas a “burrocracia” emperra a máquina. aff…

    Abração!

    PS: Ah, como você não colocou “sessão dos micos”, vou te contar um: Fui tirar o passaporto aqui. Ficou tão bonito que eu andava com ele pra cima e pra baixo no bolso da camisa. Um dia cheguei tarde em casa e precisava lavar a roupa antes de dormir… então, imaginou o que aconteceu? O passaporto ficou com cheiro de Confort!!! hahaha
    Daí toca ir de novo no consolato pedir um passaporto novo… precisava ver a cara da signorina que me atendeu. Ela riu na minha cara… rsrsrsrs Depois dessa tirei a Carta d’Identità e ando só com ela na carteira..

    • kkkkkkkkkkkkkkk passaporte com cheiro de Confort, quase cai de tanto rir rsrsrs

    • Henrique, tb sou italiano na Irlanda.. Eu gostaria de tirar a minha Carta d’Identità. O Consulado de Dublin faz isso? Tb nao sou registrado na AIRE. Vc poderia me ajudar?

      • Rick

        Sem ser registrado como italiano no consulado, você não pode usufruir de nenhum serviço consular – como solicitar sua carta d’identità por exemplo. Faça primeiro sua inscrição no AIRE e em seguida poderá solicitar o seu documento, ok?

        Abraços