10 trabalhos rentáveis que ninguém que fazer na Italia

Ciao a tutti

Recentemente no site studenti.it saiu uma matéria muito interessante, sobre os 10 trabalhos rentáveis que dão muito dinheiro aqui na Italia, mas que os italianos simplesmente não querem ou não pensam em fazer!

Resolvi escrever este artigo antes de falar da tal crise na Italia – que posso adiantar que não é nada parecida com a crise que estamos acostumados no Brasil – pois sei que quando escrever aquele artigo gerará muita polêmica.

De qualquer forma meu objetivo ao escrever este artigo é mostrar a quem pretende viver aqui na Italia que existem muitas profissões que podem passar por cima de qualquer crise financeira que seja, portanto vejamos quais são:

1 – PANETTIERE (PADEIRO)

Fazer pão é uma arte – e pra quem sabe, pode ser muito em remunerado por isso. Aqui na Italia um ‘panettiere’ qualificado pode ganhar entre 2500 e 3000 euros por mês – trocando o dia pela noite, mas é um sacrifício que vale a pena!!!

2 – SARTA (COSTUREIRA)

Você sabe usar agulha e linha? Confeccionar roupas e vestidos sob medida pode dar muuuuito dinheiro – mas atenção: não basta saber apenas pregar um botão.

Esta atividade é tão requisitada por aqui que até quem se aposenta no ramo geralmente continua a trabalhar para as empresas, que por sua vez tem dificuldade em encontrar outras pessoas competentes.

3 – CUOCO (COZINHEIRO)

Se cozinhar é uma paixão, por que não fazer disso a sua profissão?

Nem preciso dizer que a Italia tem milhões de restaurantes, osterias, agriturismos e mais um bocado de lugares – sem contar que sair para jantar num restaurante aqui na Italia não é um capricho; é uma questão cultural!

4 – FALEGNAME (MARCENEIRO)

Ser marceneiro é cansativo? Sim, e é por isso que quase ninguém quer trabalhar com isso.

Porém algumas gotas de suor podem render muitos euros – se calcula que uma empresa italiana demora até 7 meses para encontrar um marceneiro!

5 – MECCANICO (MECANICO)

Ok, pode não ser uma das profissões mais ‘limpas’ do mundo, mas e daí?

Se no final do mês você conseguir ganhar um bom dinheiro que te permita pagar as suas contas e ter uma vida bacana na Europa porque não fazê-lo?

E não apenas de carro, mas uma ótima idéia é aprender a consertar também motos – já que em toda familia italiana existe pelo menos um motorino (Vespa, Garelli, etc).

6 – IDRAULICO (ENCANADOR)

A pior coisa que pode acontecer aqui é precisar de um encanador – eles simplesmente demoram dias, pois tem muito trabalho e quase nunca tem disponibilidade para vir imediatamente.

Sem contar que no final do trabalho – geralmente você tem que vender parte do rim para pagá-lo.

7 – ESTETISTA (ESTETICISTA)

Imaginem que uma noiva italiana geralmente paga 500 euros pela sua maquiagem, quando vai se casar.

Se você sabe fazer unhas, maquiagem, cortar cabelos e montar penteados a Italia precisa de você!

8 – ARTIGIANO (ARTESÃO)

Os italianos valorizam muito os artigos feitos pelos artesãos – como jóias ou móveis em lenha por exemplo.

Geralmente este tipo de trabalho era passado de pai pra filho e aos poucos isso está cada vez mais raro, portanto quem tem o ‘dom’ de realizar trabalhos manuais pode fazer um bom pé de meia.

9 – CONCIATORE DI PELLI E PELLICCE (QUEM TRABALHA COM ARTIGOS DE COURO)

A Italia é conhecida pela grande qualidade em seus artigos de couro.

Basta andar pelas ruas de Firenze (um dos pólos de excelência nesta arte) para encontrar bolsas, carteiras, luvas, sapatos e mais um monte de coisa chique e de bom gosto fabricados sempre em couro.

E obviamente quem sabe trabalhar com este material, aqui fará a festa.

10 – VALIGIAIO (QUEM FABRICA BOLSAS E SIMILARES)

Trabalhos rentáveis

Mulher adora bolsa – ah vá!

E italiano adora mala (de viagem) – não sei bem explicar este fenômeno, mas é verdade – esperar a mala num aeroporto italiano é como estar parado na vitrine de uma loja de malas – você vai ver malas que jamais pensou que sequer existiam.

E geralmente elas estão “combinando” umas com as outras: uma enorme, outra média, outra menor e ainda tem a necessaire (de mão) – todas bonitinhas e… caras!

DICA DO SAGA – TRABALHOS RENTÁVEIS

Muitos leitores me perguntam sobre a tal crise aqui na Europa e minha resposta sempre foi a mesma: desde que eu comecei a trabalhar, com meus 14 anos, jamais fiquei desempregado, seja no Brasil, seja aqui na Italia – mesmo quando todos ao meu redor reclamavam da crise, da falta de oportunidades, da falta de emprego, etc.

Qualquer pessoa vai encontrar um trabalho de acordo com as competências que possui!

Porém atenção: quando emigramos, não só o fator competência é importante, a língua e adaptação também são.

Se estamos num pais que fala italiano, e somente falamos português e/ou inglês, obviamente que as chances de sucesso diminuem consideravelmente!

O que eu quero dizer com isso?

Que se você pensa em vir morar na Italia, não adianta ser o melhor profissional do mundo se você não falar a lingua italiana!

Porém uma coisa é certa: ter as competências necessárias em uma destas 10 profissões listadas acima já é um grande diferencial aqui na Italia, pois além de serem bastante rentáveis, são profissões que os italianos em maneira geral não querem fazer, o que significa menos concorrência – pensem nisso 😉

GUIA COM DICAS EXCLUSIVAS PARA TRABALHAR NA ITALIA

guia prático da vida na italia

Falando em emprego, você já conhece o Guia Prático da Vida na Italia?

Nele eu ensino a fazer o seu currículo italiano, dou dicas comprovadas para conseguir um emprego por aqui, e muito mais.

Se ainda não o conhece, basta clicar aqui para conhecê-lo melhor 😉

  • Rosana

    oi Fabio. Nao sabe dizer como e a revalidação de diploma? Sou cidada italiana, me formei em Odontologia aqui no Brasil e penso em ir para Italia. Obrigada Rosana

  • Sarah Nobre

    Fabio boa tardeee… andei pesquisando bastante mas infelizmente não vi nada com relação a artistas (musica e dança) na Itália. Meu esposo é cantor profissional (sertanejo) com dvd e cd e eu sou professora/bailarina de dança do ventre, ainda não temos filhos e temos muita vontade de passar uma temporada (alguns meses) trabalhando nessa area, meu esposo ainda trabalha no ramo de construção civil (gesso/decoração/ reboco/forro) e eu sou tecnica de enfermagem…. obrigada abraços

  • Daphny Hellen

    Fábio, você sabe sobre a área do Design de Produto? Não consigo achar nada no google.

  • Laura Barros Mazzulli

    Só não esqueça de dizer que 99% dos anúncios de emprego na Itália pedem idade máxima tantos anos (nunca ví oferecerem emprego para pessoas com mais de 35!!).Isso é assustador e desumano.Muita gente competente não consegue emprego porque está acima da idade “ideal”.Fora que a experiência que a pessoa teve no Brasil não valerá de nada na Itália, essa é a verdade!

  • Jonathan Lucas

    Olá Fabio, Tudo Bem ?
    Eu gostaria de saber mais sobre o ramo Automotivo, pois estou estudado Martelinho de Ouro aqui no Brasil entre outras coisas associadas na Pintura Automotiva.
    Pretendo ficar mais uns tempos aqui no Brasil para adquirir mais experiências.
    Como é conhecida essa área na Itália ? É muito Concorrido esse ramo ? A renda e muito boa ?

  • remy martins

    EMPRÉSTIMO OFERTA URGENTE !!! don, t cair nas mãos do scammer e têm diferentes scamer se encontram na linha me dizer sobre o empréstimo e nem sempre acreditam em seguida, não até que o Sr. James que me dirigido a uma empresa empréstimo hoje, posso dizer-vos estou entre a pessoa mais rica meus sentimentos para a forma como a empresa de empréstimo tem usar o empréstimo para me abençoar hoje, se você quer que sua vida se transformar hoje você pode entrar em contato com o Sr. Martins em seu gmail{remymartinsloanfirm@gmail.com} !!!.

  • remy martins

    EMPRÉSTIMO OFERTA URGENTE !!! don, t cair nas mãos do scammer e têm diferentes scamer se encontram na linha me dizer sobre o empréstimo e nem sempre acreditam em seguida, não até que o Sr. James que me dirigido a uma empresa empréstimo hoje, posso dizer-vos estou entre a pessoa mais rica meus sentimentos para a forma como a empresa de empréstimo tem usar o empréstimo para me abençoar hoje, se você quer que sua vida se transformar hoje você pode entrar em contato com o Sr. Martins em seu gmail{remymartinsloanfirm@gmail.com} !!!

  • LUICANO ZAMPIERI

    Ola Fabio, Tudo bem?
    O que vc pode me dizer sobre vagas para profissional de artes marciais,o MMA e o Muay Thai, como é aceito ai na Itália?

  • Cassio Morais

    Olá Fábio, td bem!?
    Sou publicitário de formação, mas gostaria de fazer algo mais positivo pelo futuro do planeta, das pessoas, dos meus filhos – qdo tiver, de preferência longe do Brasil, num país onde se tenha mais cultura. Você sabe de algo sobre a área de alimentos/agricultura orgânica aí na Itália?
    Se puder ajudar, ficarei mto grato. Topo até trabalho pesado, não me importo de ser peão/coadjuvante/formiguinha em um projeto grandioso.
    Abraço

    • Olá Cassio infelizmente não conheço esta área, me desculpe. Abraços

  • GL Caper

    Boa tarde. Tenho algumas formações e também um pequena empresa de venda e instalação de ar condicionados. Já conheço a Itália por turismo, falo um pouco de italiano e gostaria de saber as chances de me instalar na Italia!

  • trabado villaspin

    Olá, eu sou o Sr. villaspin anderson, um emprestador empréstimo privado que dá empréstimos oportunidade de tempo de vida. Você precisa de um empréstimo urgente para limpar seus débitos ou precisa de um empréstimo de capital para melhorar o seu negócio? Você já foi rejeitado pelos bancos e outras entidades financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou hipoteca? Não procure mais, porque estamos aqui para todos os seus problemas financeiros no passado. Nós emprestar fundos a pessoas que necessitam de assistência financeira, que têm um mau crédito ou necessidade de dinheiro para pagar as contas, para investir em negócios a uma taxa de 2%. Quero usar este meio para informar que prestar assistência confiável e beneficiário e estarão dispostos a oferecer-lhe um empréstimo. Então, entre em contato hoje por e-mail para: (villaspinanderson@outlook.com)

  • Ciro Furlanetto

    Olá Fabio, eu tenho a cidadania italiana, você saberia me dizer como está o mercado de trabalho hoje na Itália? se possivel na area de Tecnologia da Informação?

  • Tito Lamberti

    Ola Fabio, gostaria de saber como funciona a parte de borracharia ai na Italia, pois tenho experiencia na profissão e não consigo achar nada relativo a isto na internet, tipo se é junto com a mecanica, como funciona. Pq pneus italianos também furam neh, rsrsrsrs. Obrigado.

    • Olá Tito não tenho este conhecimento pra responder, me desculpe. Abraços e feliz 2016!

  • Luciana Di Riti

    Oi Fabio, tudo bem ? eu e meu marido trabalhamos no brasil com decoracao de festa infantil com temas de personagens infantis, meu marido tem cidadania e minha sogra uma pequena casa na regiao do abruzzo, nos temos muita vontade de ir embora vc acha que este tipo de servico daria certo ai na Italia? gostaria de uma sugestao sua desde ja agradeco

  • Tiago da silva

    Se eu casar com uma mulher que possuem dupla cidadania no caso italiana como faço pra tirar a minha como esposo eu posso trabalhar na europa?

    • Fabio Barbiero

      Olá Tiago

      O primeiro passo, é ler e baixar o manual Sagabook, para entender como funciona, ok?

      Abraços

  • Olá, muito interessante esse blog, esse post tá rolando a muito tempo! Eu sou graduada em design gráfico, trabalho como ilustradora e gostaria muito de saber se é viável essa profissão na itália. Já fui figurinista por 3 anos também. Tenho família lá, gostaria de conseguir um emprego. Como é o mercado gráfico de lá?

  • Andre Bignotto

    Buona Sera Singnor Fabio, come va?! Então Fabio, tenho dupla cidadania e pretendo ir morar na Italia proximo ano se Deus quiser, e encontrei seu blog pesquisando pelo google, o qual achei otimo. Primeiramente claro estou ralando para dominar a lingua e segundo queria ver se você pode me direcionar ou talvez vc mesmo me ajudar. Tenho a 25 anos a profissão de Relojoeiro, aí chamado de Mestre Orologiaio, mas segundo informações eu preciso de um certificado Italiano para trabalhar aí na área, queria saber onde consigo este certificado ou onde posso ter estas informações, vai que vc conhece alguem que trabalha nesta area?!.. Grazie

  • Rafael Marques

    Olá Fabio! Tudo bem?

    Estou terminando meu curso de “Chef de Cuisine” aqui no Brasil, e pretendo me especializar na culinária italiana, bem provavelmente até eu conseguir a cidadania italiana eu já terei pelo menos 1 ano de experiência, gostaria de saber, caso você tenha conhecimento sobre o assunto, qual a média salarial de um cozinheiro, e como residente, eu irei colocar meu nome na lista de desempregados da prefeitura, demoraria muito para arranjar um emprego?

    Obrigado!

  • Roberto Ferro

    Sou químico especialista em fermentação alcoólica,professor de biotecnologia em universidade e agora sommelier de cervejas.Conheço a Italia e todos meus avos tem descêndencia italiana,mas gostaria de trabalhar numa dessas profissões que tenho.Seria muito dificil conseguir ?

    • Fabio Barbiero

      Olá Roberto tudo bem?

      Infelizmente é impossível responder sua dúvida, pois somente você tem elementos para verificar como é a sua profissão aqui, ok? Abraços

  • nadia brusadelli

    Olá Fábio,

    gostei muito deste artigo flando sobre 10 trbalhos rentáveis que ninguém quer fazer na Itália e também estou gostando bastante dos artigos mais recentes a respeito de estudo na Itália. Escrevo para saber se você pretende falar também sobre Cursos técnicos, em todas as áreas. Se não, fica a dica.

    Um abraço.

    Nádia.

  • Andersson

    Oi, tudo bem? Então…tenho namorado na Itália na cidade de la goggia, sou cozinheiro, acabei de vender meu restaurante, pretendo morar se, sendo que já tenho onde morar, sou descendente de português, o qUE devo fazer pra consegui morar se? Me ajude por favor.

  • Ola amigo Fabio , como esta?
    Gostei muito deste artigo sobre profissões, gostaria de saber se você tem alguma informação sobre Food Truck, (street Food), na Itália, Sobre as profissões listadas por você gostaria de saber se é preciso estar ligado a algum sindicato ou órgão do governo para trabalhar em áreas como por exemplo marceneiro, encanador ,

    Aqui no Brasil sou professor e Técnico em segurança do trabalho
    Agradeço sua atenção

    Claudinei

    • Fabio Barbiero

      Olá Claudinei

      Não tenho conhecimento. Abraços

  • José carlos sartori adao

    Bom dia
    Eu trabalho marceneiro mais não acabamento de moveis ,também com Drywall
    Motorista proficional
    Açougueiro
    E sou cidadão italiano quero ir com minha família esposa é uma filha 11 anos para estudar
    Eu já morei 6 meses em 2004 em belluno gostaria de ir p belluno você ajuda ou da dica de trabalho

    • Fabio Barbiero

      Olá José tudo bem?

      Eu ensino como procurar trabalho através do Guia Prático da Vida na Italia, que é um dos nossos ebooks oficiais, para conhecê-lo melhor acesse aqui.

      Abraços

  • Pamela Silva

    Olá!

    Primeiramente, parabéns pelo seu blog! Muito organizado e com assuntos curiosos.

    O que gostaria de saber, se puder me ajudar, é se é fácil ou possível trabalhar em um curto período na Itália, mas precisamente em Marche.
    No mês de Novembro estou me programando para fazer um curdo na escola Campus Magnolie, Castelraimondo. E como o valor do euro não está nada atraente, gostaria de conseguir um trabalho de meio período, preferencia a noite, para conseguir ganhar um extra.
    Vi seu artigo sobre as oportunidades no McDonalds, mas vi que não há nenhum próximo de Castelraimondo.

    O que você poderia me sugerir?
    Não tenho preconceito com o que fazer, da Pulizia a receptionist dell’hotel, qualquer coisa que possa me ajudar.

    Grata!

    • Fabio Barbiero

      Olá Pamela

      Sem um visto que te permita trabalhar, você não tem como efetuar nenhum tipo de atividade remunerativa aqui na Italia.

      Abraços

  • Bruno

    Olá Fabio, bacana! Já trabalhei com público, no momento trabalho com Marketing, como está a situação dessa área por ai??? eu adoro a Italia e gostaria de me casar com uma Italiana porque elas são mulheres simpáticas e bellissimas!!XD Se você puder me ajudar, queria que você fizesse um test de italiano, eu fiz um teste naquele site do EF e deu 65% Intermediate então será que estou pronto? Valeu!! Ho imparato tante cose, sono contento de avere un’opportunità di essere un nuovo Italiano! Grazie!!

  • Wilton Pacheco Lima Martins

    ola fabio , eu tenho profissão. pedreiro. carpinteiro . soldador. montador de estrutura metalicas, ceraleiro. garço, barmar,chabeiro, sera que concigo trabalho ai ???

  • FAbio M Salgado

    Ola Fabio….
    Boa noite….
    Sou marceneiro, gostaria de saber como eu consigo um bom trabalho de marcenaria por ai…

  • Maria Carolina

    Sou maquiadora, microdermopigmentadora, designer de sobrancelha e cílios e cabelereira. Se houver alguém com contatos na area por favor me indiquem! Grata!

  • Wagner Clerk

    Você precisa de um empréstimo? Você já foi à procura de onde conseguir um empréstimo? Você foi a tentar obter qualquer tipo de empréstimo? em seguida, aplicar agora em? (carlosellisonfinance@outlook.com) se quiser obter um empréstimo acessível. Empréstimo é oferecido aqui em um muito baixa taxa de juros de 2%. Contacte-nos agora se você estiver interessado..

  • MARCOS

    OLA FABIO.
    TENHO A CIDADANIA ITALIANA E GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA EMPRESA INTERESSADA EM CONTRATAR PROFISSIONAIS DE COMERCIO EXTERIOR, BEM COMO REPRESENTAÇÃO COMERCIAL.

  • Rafael Italiano

    Sensacional Fabio! Posts com dados estatísticos são fundamentais para tomada de decisões mais racionais, e são ainda mais relevantes quando se trata da questão, (provavelmente) mais preocupante para a maioria dos imigrantes: o TRABALHO.

    Grazie tante!

  • Ricardo Masson

    Olá Fábio também sou escritor, e publicitário e faço bicos de fotógrafo e cinegrafista, acredita que posso conseguir trabalho nessas áreas? Com cidadania?

  • Giovanni F. Castagna

    Fábio, ouvi dizer que ser Soldador, também não é nada mal por ai. Já ouviu algo a respeito?

  • Juliana Fragetti

    Oi Fábio, tudo bom? Uma pergunta, você disse que um artesão ganha bem aí. Sou mosaicista. Tem mercado? Tem feiras de artesanato onde podemos vender etc? Adoraria saber porque em breve quero ir prai.

    • Olá Juliana

      Procure o artigo onde explico porque não tenho como responder perguntas sobre mercado de trabalho. Abs

      • Juliana Fragetti

        Ah ok
        Obrigada

  • Boa tarde Fábio,…Somos de Marília, interior SP,….gostei muito sobre a matéria,….meu marido (Aurélio Fiorini), Restaurador de antiguidades e tbm na área de construção do móvel,…..já trabalhou como orives e desde 1192 começou na restauração de móveis e objetos antigos,….temos toda a documentação da cidadania e gostaríamos muito de uma chance do conhecimento dele,….aqui está nossa página do face Restaura Brasil, entra e conheça nosso trabalho, e é com muito orgulho q fazemos tal.
    Obrigado por enquanto!!!!!!!!!!!!!!

  • Daniele Roda

    Ola meu nome é Daniele e gostaria de saber como é aceitação na area de beleza?

  • Evandro Silva

    Bom dia caro. To em bassano di Grappia passando fome. Preciso de algo pra ganhar algum. Tem alguma dica?

  • David Campos

    Olá Fábio
    Trabalho no ramo de financeiras(emprestimo consignado) a mais de 5 anos. Ai na Itália eu conseguiria alguma neste ramo?
    Obrigado
    David Campos

  • Robson De Castro Soares

    ola sou projetista e tenho vontade de trabalhar na Itália por conta da arquitetura italiana
    gostaria de aprender mais sobre ela mais morando no brasil fica um pouco dificio gostaria de passa apenas uma temporada la mais no momento nao esto achando um meio como faço

  • Francine

    Ciao…

    Alguém consegue me indicar um professor particular ou uma boa escola para aulas de Italiano no Brasil? Cidade São Jose dos Campos. Quem sabe alguém dessa Região..rsrs.

  • Augusto Cercasin

    boa tarde, sou cozinheiro, e já sou cidadão italiano. gostaria de saber qual a melhor epoca para ir morar na italia. Em relaçao a moradia, você aluga, ou tem contato com pessoas que alugam casas para pessoas sem declaraçao de rendimento ou contrato de trabalho?
    agradeço desde já.

    • shyrley

      ola sr.Augusto Cercasin, poderei lhe dar mais info. para voce e sua esposa. se poder entrar em contato shyrley_ripardo@hotmail.it

  • Fabiane Lombardi

    Desculpe… mexer!!!!

  • Fabiane Lombardi

    Ciao Fábio!

    Sou professora de inglês há uns bons anos…moro em Portugal onde leciono inglês. Já dei aula pra uma ampla faixa etária… e tenho ascendência italiana por parte de pai(algo q só mais pra frente vou mecher). Como é o mercado de trabalho nessa área? Há mais profssionais que a demanda ou é contrário? Como é o mercado de trabalho na região de Milão e arredores? Os italianos com os quais já conversei em inglÊs costumam ter uma certa dificuldade na pronúncia. Eu falo italiano(não no mesmo nível do inglÊs – aprendi sozinha) e consigo me comunicar, com alguns errinhos, mas nada de tão grave…e com imersão facilmente eu conseguiria consertá-los!

    Grata.

    Fabiane Lombardi.

  • Wanderley Barbosa

    Ola Fabio, Gostaria de saber se você sabe a media salarial de um marceneiro com experiencia? e se você sabe qual região da Itália onde se concentra a maior parte deste profissionais? Desde já fico muito agradecido.

  • Alexandre Silva

    Olá Fábio,sou torneiro mecânico(metalúrgica industrial),poderia me dar algum auxílio sobre regiões nas quais eu poderia me aprofundar na pesquisa de carência de mão de obra ,grato.

  • Olá Thais

    Não tenho conhecimento prático sobre este assunto, quando conseguir informações sobre isso escrevo um artigo, ok? Abs

  • Thaís

    Oi Fábio,
    Gostaria de saber quais são os direitos de um empregado que possui contrato de trabalho.
    Exemplo:Férias (se possui,e se são remuneradas), 13º salário…etc.

  • Guest

    Oi Fabio, tudo bem?
    Gostaria de saber quais são os direitos de um trabalhador na Itália, que possua contrato de trabalho.
    Por exemplo: Férias, 13º…

  • Rodrigo

    Ciao, Fabio!
    Sou mecânico automotivo á mais de 13 anos, tenho a cidadania italiana porém aqui está a minha dúvida. O coração pede para que eu fique e tente emprego na “terra del mio cuore”, mas também tenho amigos morando na Inglaterra sujerindo minha ida para lá. Se tiver alguma informação de empregos na profissão e, quais locais são melhores, em termos de salários…
    Não querendo ter perturbar, mas quero tirar esse grande ponto de interrogação da cabeça.

    Grazie, Ciao!

  • Olá Fábio como vai?
    Esse artigo é realmente muito bom, gostaria de saber se há algum outro atualizado, ou ainda, falar mais de sua visão como local, sobre esses e outros trabalhos que ninguém quer…
    Obrigada
    Mari

  • Daniel Worm

    Boa tarde, Fabio, estou me terminando em dez/13 o Tecnólogo Superior em Logística, e tenho vontade de trabalhar na área marítima no porto de Livorno, como faço pra conhecer a Itália?

  • Gabriel

    Certeza que há boa demanda para mecânicos? Por ser a terra dos supercarros, de Ferrari, etc, achava que era uma área bastante concorrida.
    Sabe se há algum curso técnico de mecânica automotiva aí, que você possa me recomendar? Já tenho curso técnico aqui no Brasil, mas sei que é difícil o reconhecimento do diploma aí e também tenho pouca experiência profissional, pra dificultar ainda mais.
    Já tenho cidadania italiana e estou pensando em tentar a sorte na região de Milão ou então Trento.
    Qualquer dica será muito bem vinda.
    Abraço

  • Anônimo

    Olá Fabio,
    Sou recem formada de enfermagem, sabes como é a aceitação ai para ser validado o diploma é preciso ter experiencia também ou é possivl iniciar carreira desde que validada??
    Grata
    Ana

    • Olá Ana tudo bem?

      Infelizmente não conheço a sua área, não sei te dizer como proceder neste caso, mi dispiace 🙂

  • Sou Técnico em Mecânica, facilidade eu tenho de arranjar um trabalho aí ? Falo inglês, português e aprendendo italiano. Minha namorada mora aê, é Italiana 😉

  • Tania Puccetti

    Tania Puccetti
    Fabio uma orientação. Tenho uma empresa aberta no Brasil. Moro na Italia.Já sou cidadã italiana. Quero trazer turistas para esta região ( norte da Toscana) .Qual seria o procedimento correto aqui na Italia? Tenho todo o projeto pronto.///Desde já grata////Tania Puccetti

    • Olá Tania

      Para exercer qualquer atividade aqui na Italia é necessário contratar um commercialista que te indicará qual a modalidade correta em relação a abertura da empresa assim como o melhor regime fiscal.

      Abraços

  • Alessandra Ferraz

    Querido Fabio, tenho algumas dúvidas, e vi acima seu email vou lhe escrever e com certeza c suas experiencias poderá nos ajudar e muito!!!

  • Luiz Henrique Mamede

    Fabio, bom dia !

    Sou descendente de italiano e tenho toda documentação para cidadania;
    Li em um resumo sobre as dez profissões que os italianos não querem fazer, sou tecnico de edificação e tenho facilidade com madeiras e os italianos não gostam de fzer estes tipos de serviços e umas destas profissões é a de marceneiro;
    Como posso conseguir uma oportunidade nesta area ?

    abraço.

  • Cristina Conti

    Fabio, como vai? Muito bom seu post. Bem, queria muito seu contato para conversarmos sobre cidadania Italiana. Vou ver com meu pai tudo sobre nossos documentos e queria te escrever e pedir sua ajuda em como prosseguir. Pode ser? Obrigada Cristina Conti

  • alexandra teresa gomes onodera

    ah sou cabelereira formada com diploma faço unhas progressivas e quimicas em geral to no ramo a pouco tempo mas e so me adaptar aos cortes da italia ne

  • alexandra teresa gomes onodera

    meus bisa vos sao italianos mas nao sei como encontrar os documentos meu marido e nissei e eu brasileira ele e padeiro e eu sou motorista de onibus teriamos alguma chance de irmos a italia e ficarmos residindo por ai

    • Olá Alexandra tudo bem?

      Te dou uma dica: comece reunindo os documentos de trás para frente, iniciando pela sua própria certidão de nascimento: lá contém informações de duas gerações anteriores – o nome dos seus pais e o nome dos seus avós. Depois solicite a certidão de nascimento do seu pai: lá conterá as informações dos seus nonnos e bisnonnos e assim por diante. Em pouco tempo você conseguirá ter todas as informações que você precisa da sua linha ascendente e conseguirá as informaçoes que mais precisa: o nome do italiano, nome dos pais dele e com sorte você encontrará até a data e o local de nascimento, ok?

      • alexandra teresa gomes onodera

        Muito obrigada pela dica, estou começando a reunir os documentos. agora uma questao e se eu for pra italia e como turista e começar a procurar os documentos la. porque aqui nao tenho quase nada. e que nossa familia e um pouco desunida entende.
        abraços super

  • Fabia Sousa

    Fabio, é um prazer lera tua pagina, e o que diz sobre abrir restaurante na Italia? é totalmente descabido ou uma ideia a ponderar?
    Obrigada

    • Olá Fabia

      Eu sou empreendedor, portanto jamais deixaria de sugerir a alguém que abra uma atividade, porém como qualquer empreendimento é necessário avaliar o mercado, as condições, o público alvo, etc.

      Abraços e bons negócios 😉

  • Denny

    Bom dia Fabio, entendo.
    A documentação do meu filho, foi encaminhada para a embaixada de Recife, acho que em média um mês, será encaminhada para o Comune. Quanto tempo mais ou menos leva para ser transcrito? Devido há alguns problemas pelos quais estamos passando, não posso me casar aqui, e não pude regularizar a situação do nosso filho antes.
    Muito obrigada. Esse espaço é uma grande ajuda.
    Abraço.

  • Denny

    Obrigada Fabio por me auxiliar, estou preocupada e perdida. A transcrição do nosso filho já esta em andamento. Estarei levando as cópias e o número do protocolo, mas não sei se ficará pronta neste período. Há algo que eu possa fazer, para permanecermos próximos ao meu marido após esses 3 meses, caso a transcrição não tenha sido concluída?

    Abraço.

    • Se você não é casada civilmente com o pai da criança e o seu filho ainda não é cidadão italiano (não existe transcrição em andamento: ou está transcrito ou não!) você não terá direito a nenhum visto, pois não terá os requisitos para isso, ok?

      Se puder, já venha a Italia com o seu filho já reconhecido cidadão italiano OU casada civilmente com o seu companheiro.

  • Denny

    Oi Fabio,
    eu e meu filho de 11 anos, estamos nos mudando para a Itália por motivos familiares. Meu companheiro e pai do meu filho, é italiano, mas não somos casados legalmente. Receio que nossa documentação não fique pronta a tempo, e o visto para turista é apenas de 3 meses. Há alguma possibilidade de permanecermos na Itália após esse período, sem estarmos ilegal?

    • Olá Denny

      Sim, bastará pedir um permesso di famiglia, porém neste caso através do seu filho e não do seu companheiro, desde claro que a certidão de nascimento do seu filho tenha já sido transcrita aqui na Italia, pois se ele é filho de cidadão italiano, automaticamente também é italiano e pode te dar este permesso.

      Abs

  • Anônimo

    tche, mais um post muito interessante!!
    E quanto ao mercado de TI, ai na italia, ou na europa, voce tem alguma informação? Visto que alguns programadores ja passaram pelo minha saga.

  • Muito legal esse post! Concordo plenamente que tu dizes que mesmo com a crise se acha trabalho, a questão é estar aberto às oportunidades. Baci!