Entrevista ao Vivo na Rai News

Hoje pra mim é um dia muito especial, pois estou neste momento no trem indo para Roma participar de um programa ao vivo na maior rede televisiva da Italia – a Rai.

Tudo começou com a minha insatisfação com as noticias aqui na Italia sobre as manifestações que estão acontecendo no Brasil – enquanto milhões de brasileiros estão indo as ruas para protestar contra décadas de sofrimento, corrupção e falta de vergonha dos políticos, aqui na Italia os jornais noticiavam coisas completamente diferentes, como a violência dos manifestantes (meia dúzia entre milhões), e a maioria deles não conseguia entender porque um pais maravilhoso e de crescimento econômico fortíssimo, a população estava reclamando…

Tive então a idéia de gravar um vídeo, em italiano, onde eu dizia a minha opinião sobre o assunto – exagerando em alguns aspectos, como por exemplo comparar o Brasil com a Turquia.

Fiz isso, pois a imprensa italiana declarava que os brasileiros estavam “destruindo o pais por causa de vinte centavos” e ao mesmo tempo diziam que na Turquia estava acontecendo um dos movimentos mais lindos do mundo, com a população revoltada e oprimida pela força policial enquanto gridavam por melhores condições de vida.

A reação foi imediata: um dos maiores portais do mundo – o Huffington Post – publicou o meu artigo (veja aqui que orgulho!) não somente anexando o vídeo que eu havia feito, mas também adicionando fotos e também inseriram um video do Hino Nacional Brasileiro com a respectiva legenda em português.

Fabio Barbiero na Rai News

No dia seguinte, recebo uma mensagem do Franco – italiano que vive em Sorocaba, interior de SP, me dizendo que uma jornalista da RAI o teria confundido comigo já que ele também havia replicado o meu artigo em seu blog e me passou então o contato da jornalista.

Naquele mesmo dia, liguei pra ela, que me disse que estavam me procurando feito loucos, pois queriam que eu participasse ao vivo de um programa onde o assunto seriam as manifestações no Brasil e no meio da conversa me perguntou:

– Como o seu artigo foi parar o Huffington Post?

Respondi que eu havia enviado a eles, que gostaram e então decidiram publicá-lo integralmente, sem retoques ou edição.

– Porca miséria, por que você não enviou também pra mim?

– Porque eu não tinha o seu contato… respondi meio tímido, ainda tentando digerir tudo aquilo que estava acontecendo por causa da repercussão do meu video e também do meu artigo.

Daquele momento em diante, foram várias trocas de email, vários telefonemas e finalmente conseguimos combinar a minha participação no programa – eis que aqui estou indo pra lá neste momento, dentro da primeira classe de um trem chiquérrimo Frecciabianca – com todas as despesas pagas pela produção do programa.

A IDA À ROMA PARA A ENTREVISTA AO VIVO NA RAI NEWS

Fabio Barbiero na Rai

Resolvi começar a escrever este artigo antes mesmo de chegar lá, sem ter a menor idéia do que vai acontecer.

Embora não seja a primeira vez que participo de um programa televisivo (no passado representei a franchising da empresa onde eu trabalhava no programa Domingo da Gente do Netinho de Paula, no quadro da princesa), desta vez é completamente diferente: vou estar ao vivo, num outro pais, numa outra língua, falando de um assunto extremamente complexo e pior – parece que o programa é em formato talk show, onde eu ficarei sentado numa cadeira no centro do estúdio, sozinho!

Claro que estou felicissimo e orgulhoso de ter chegado até aqui – tendo criado um blog e um canal de vídeos do Youtube, seria completamente falso dizer que eu não queria e/ou esperava chegar neste momento, afinal de contas se fosse tímido ou não quisesse aparecer não teria escolhido as ferramentas que escolhi, não é mesmo?

Porém a felicidade maior foi conversar com a minha mãe ontem, quando eu contei o que estava acontecendo, pude perceber nas suas palavras o imenso orgulho que ela estava sentindo.

Logo ela, que foi a principal responsável pela minha vinda a Italia – foi ela que me ajudou com a compra da passagem, ela que me motivou a procurar uma vida melhor, e lá estava ela – sempre presente nos momentos em que mais precisei.

Muito bem, daqui a poucos minutos chego em Roma Termini, onde pegarei um taxi que estará me esperando e que me levará diretamente aos estúdios Saxa Rubra – considerado o principal e mais importante da Rai por aqui, haja coração rsrsrs

E quando estiver retornando para a Toscana, continuarei este artigo e esperamos que nas próximas linhas eu esteja contando a vocês coisas boas e divertidas que tenham acontecido, pois o maior medo é que eu sei da minha altissima capacidade em cometer gafes e micos rsrsrsrsrs.

O RETORNO PARA CASA

Muito bem senhoras e senhores, eis que aqui estou dentro do trem retornando de Roma – quer dizer ainda estou em Roma, pois acabaram de anunciar que o nosso trem, que ainda nem partiu da estação, sairá com 40 minutos de atraso…

De qualquer forma, consegui finalmente não cometer nenhum tipo de gafe durante o programa! Quer dizer, EU não cometi, porém vejam só o que aconteceu:

Cheguei na RAI sequinho (ou seja, sem nenhuma bola – ou pizza – de suor debaixo do braço e isso já foi uma vitória rsrsrs). Ali fui recebido pela assistente de produção do programa que me conduziu diretamente ao estúdio onde o programa já estava acontecendo.

Fabio Barbiero na Rai News

Fabio Barbiero na Rai News
Foto feita pela assistente do programa

Enquanto esperava a minha vez, outra assistente “instalava” o microfone de lapela em mim e acertávamos os últimos detalhes. Conheci então a apresentadora Silvana Pepe que foi extremamente simpática e confesso que isso me ajudou bastante, fazendo que com toda a pressão do “programa ao vivo” diminuísse bastante.

Poucos minutos antes do início, entrou a responsável pelo programa avisando que um grande político italiano tinha morrido e que o presidente da república faria um pronunciamento ao vivo sobre o assunto – porém ninguém sabia ao certo quando e quanto tempo demoraria para o presidente falar – como estávamos na Rai News 24 – qualquer notícia de última hora teria prioridade.

Pensei: – Porca miséria, o velhinho viveu tantos anos, não poderia ter esperado mais um dia para partir desta pra melhor?

Enfim depois de muito impasse, fomos ao ar, e dai o coração começou a bater mais forte, pois na minha cabeça tocava uma musiquinha: vou cometer um mico, vou cometer uma gafe, vou cometer um mico, vou cometer uma gafe…

Tre due, uno, ESTAMOS NO AR!

E eis que eles começaram a entrevista mostrando um trecho do meu vídeo, do canal da Minha Saga – vixeeee, consegui levar a Minha Saga na Rai, porca miséria!

Enquanto passa o video, a apresentadora faz um gesto rápido pra que eu vire minha cadeira mais pra fente e logo em seguida a câmera abre e ela dispara:

– Estamos aqui com o blogger Fabio Barbiero (e na tela aparece Fabio Barbieri rs) que gravou este belíssimo video, com um apelo ao povo italiano…

Depois disso eu não tenho a menor idéia do que aconteceu, sério, eu não lembro das perguntas e tampouco das minhas respostas, por isso espero que eu realmente não tenha cometido nenhum mico rs

Com a pressão da notícia da morte do tiozinho, a apresentadora não sabia o que fazer, pois ao mesmo tempo que tinha que conversar comigo, ela também ficava esperando o corte, tanto que depois que eu respondi rapidamente que o movimento não era sobre os 20 centavos, ela cortou para outra notícia e quando ia retornar pra mim – que então ia explicar que os 20 centavos tinha sido somente o início – ela teve que me dispensar, agradecendo minha presença e deixando também registrado que queria que eu voltasse novamente em breve para conversarmos novamente sobre o assunto.

Terminei a entrevista, agradeci e quando estava saindo, a responsável pelo programa também de agradeceu e perguntou se eu estaria disponível para retornar outras vezes, nem preciso dizer qual foi minha resposta rsrsrs

Como eu não estava em casa e nem a Luciana (que ficou trabalhando enquanto o “aparecido” estava na televisão) não conseguimos deixar gravando, porém já pedi a produção do programa para me enviar o vídeo na íntegra da minha participação, para que eu possa ver como foi!

Mas graças a nossa querida amiga Beatriz Altimari – que estreou na Rádio Fiesole um novo programa – e que também participei via telefone hoje a tarde ao vivo – eu posso mostrar a vocês alguns momentos desta minha histórica participação, vejam que beleza:

 

E não poderia deixar de agradecer também a grande mulher que está do meu lado, pois sem ela nada disso seria possível, ti amo amore mio!

Agradeço também as mensagens e os emails de carinho que todos me enviaram depois do programa, grazie mille a tutti voi 🙂

  • Tito

    Parabens Fabio, quem manda ficar por ai disseminando informacoes e conhecimentos de graca…isso que da……mereces isto e muito mais

  • Que legal, Fábio!
    Tinha visto o video que rolou por todo lado mas não sabia da entrevista na Rai.
    Liga para eles disponibilizarem o vídeo.
    Parabéns!!!
    🙂

  • Excelente.
    Segue uma contribuição como a mídia “Globo” liberou seus apresentadores para falar sobre o assunto, mais para o povão acaba sendo uma indicação da indignação geral do pais com a corrupção reinante de nosso governantes:
    http://outrocanal.blogfolha.uol.com.br/2013/06/25/fausto-silva-sente-nas-ruas-a-repercussao-de-seu-desabafo-no-domingao/
    Fausto Silva sente nas ruas a repercussão de seu desabafo no “Domingão” POR KEILA JIMENEZ

    Fausto Silva está impressionado com a repercussão de seu desabafo no domingo (23) sobre a onda de manifestações no país.
    O apresentador tem recebido elogios nas ruas de pessoas que gostaram muito de seu discurso durante o “Domingão do Faustão”. Ele se sente aliviado por ter dado a sua opinião sobre os protestos que estão parando o país, pois é conhecido por sempre dizer o que pensa, doa a quem doer.
    Fausto afirmou que não recebeu nenhum tipo de advertência da Globo e que sempre teve liberdade para se manifestar em seu programa.
    “Ao contrário do que dizem, sempre tive essa liberdade, que é uma característica da família Marinho, desde a época do dr. Roberto (Marinho). É por isso que trabalho na Globo e me orgulho da emissora”, falou ele.
    O apresentador abriu o programa de domingo saindo em defesa dos manifestantes e criticou a atual situação política do Brasil.
    “Muitas vezes eu ouvia falar que o jovem brasileiro fica na internet, o jovem brasileiro é alienado… Alienado é o cacete! Esses garotos foram inteligentes, foram corajosos, motivaram todo mundo. Começou com a passagem de ônibus. Mas isso é um pingo de água que transbordou. Aqui cada um tem um assunto pra falar, contra a corrupção, pela honestidade e competência… Outra coisa, acabou aquele negócio no ano que vem: ganha a Copa, você ganha a eleição. Copa do Mundo é uma coisa, eleição é outra coisa. Tem que ter proposta. E agora, com essa virada da página do Brasil, todo mundo vai se informar mais para votar melhor. Por isso eu falo aqui há 500 anos: urna não é penico. Se todo mundo tiver consciência, como a grande maioria que foi às manifestações, vamos fazer o Brasil um país digno para todo mundo”, disse Fausto Silva.
    O apresentador deve tocar no assunto novamente, no próximo “Domingão do Faustão” (30).

  • HP

    Uau!!! Grande Fábio!

    Quero ver no youtube!

    Abs!

  • Margareth D’Onofrio Magalhães

    Auguri! Meraviglioso!
    Muito bom vê-lo galgando novos degraus!
    Sucesso…

    • Gabriel Bertelli

      Caramba!!!! ainda bem que já pagamos vcs, pois depois dessa heinnn kkkkk!!!!
      Falando serio, meus parabéns pelo sucesso, estamos muito orgulhosos de vc!!!!!

      Um abraço

  • Angela Preis

    Parabens Fabio,quero depois assistir a entrevista.

  • Um máximo! Parabéns Fábio por levar nosso Brasil no coração! Mesmo sendo Italiano e vivendo a Itália há tantos anos você não deixou para trás sua Brasilidade e está sempre interagindo com nossa cultura e nossas lutas diárias, isso é perfeito! Grande Abs.

  • Rodrigo Passarelo

    Ola Fabio, meus parabens e que abertura, de se poder falar!!

    Abraco,

  • Anônimo

    Cara, PARABÉNS! E se não teve mico…kkkkkkkkkkkkkk….parabéns X 2! Tá louco, situação muito tensa!! Acho que eu não encarava. kkkkkkkkkkkkkkk Abraço! =)

  • Cleber Arduini

    Parabens Minha Saga, Nos clientes amigos estamos muito orgulhosos……. Mãe to na RAI….RSRS

  • Olá colega;

    Não tem como disponibilizar o vídeo do youtube aqui? da sua entrevista?

    • Olá Fernando

      Ainda não cheguei em casa, porém já pro pessoal da Rai me enviar o link.

      Abs