Saga ao vivo na TV Italiana RAI News 24

Ciao a tutti!

Por causa do video que eu fiz explicando aos italianos o que está realmente acontecendo no Brasil, fui convidado pela equipe de jornalismo da tv italiana RAI NEWS 24 a participar do programa “in Mattino” que irá ao ar amanhã a partir das 10:15 do horário italiano (5:15 horário brasileiro)!

Pra que não conhece, este canal é uma espécie de Globo News – o dia inteiro fica passando as principais noticias da Italia e do mundo.

O programa que vou participar chama-se “in Mattino” que estreou hoje e é conduzido pela jornalista Silvana Pepe, uma das apresentadoras da rede.

Saga ao vivo na TV Italiana
Silvana Pepe apresentando o telejornal (Foto TELEGIORNALISTE FANS FORUM)

O mais interessante é que desde anteontem a emissora estava me procurando para participar da estréia do programa que foi ao ar hoje (que orgulho rs).

E veja como são as coisas: foram me procurar lá no blog Brasil – Italia: Dois Corações e uma História do meu caríssimo amigo Franco, pensando que ele era eu (ou o contrário) que por sua vez me repassou os contatos com a RAI e finalmente hoje – depois de vários telefonemas para acertar os detalhes, amanhã irei a Roma com tudo pago pela equipe jornalística da RAI para contar a minha (nossa) versão dos fatos que estão acontecendo no Brasil.

Há algumas horas, postei na nossa página no Facebook pedindo aos leitores que me enviassem artigos e matérias sobre os protestos e recebi dezenas de mensagens muito bacanas, aproveito para agradecer todos que estão contribuindo – grazie mille!

MAS SAGA, O QUE VOCÊ VAI FALAR?

Antes de mais nada, muitas pessoas assistiram o video e ficaram preocupadas com o meu apelo aos italianos para não irem a copa no Brasil ou quando comparei o Brasil com a Turquia – tanto o primeiro argumento quanto o segundo foram exageradamente inseridos para chamar a atenção da mídia italiana – e agora posso dizer que “funcionou pra dedéu” 🙂

Aproveito para responder aqui publicamente ao meu grande amigo Waldir Strazza que agora, com o absurdo de dinheiro que já foi investido nos estádios – elefantes brancos, também concordo que seria um deserviço com o pais pedir para não irem ao Brasil na copa, porém nem por isso temos que nos resignar e deixar de protestar contra todo o restante de patifaria que continua acontecendo!

Também é desnecessário dizer que não apoio nenhum tipo de depredação ou violência.

Todavia como sempre fui um grande defensor de que a população fosse as ruas, seria ingênuo acreditar que os jagunços e demais serviçais daqueles que estão radicados em suas poltronas larguem suas armas e entreguem ao povo o poder que é seu por direito sem lutar por isso.

E aí é que mora o perigo, pois excessos acontecerão inevitavelmente neste jogo de poder entre aquele que oprime e aquele que é oprimido.

Porém voltando ao assunto do artigo: espero não cometer nenhuma gafe ou mico durante a transmissão, embora que já me acompanha sabe que existe 99% de chance de isso acontecer – ainda mais num programa ao vivo!

De qualquer forma estou muito tranquilo (tá, nem tanto) pois meu objetivo é contar ao povo italiano a verdade: que nossa luta não é por causa de 20 centavos, o que queremos é dignidade!

E isso significa transporte público de qualidade, saúde de qualidade, educação de qualidade e principalmente políticos de qualidade (embora este último item não depende de protestos, mas sim do cuidado de cada cidadão no momento do seu voto).

Protesto da galera em Roma

Espero mais uma vez que esta minha “piccola” contribuição sirva para representar o sentimento de mudança de cada um de vocês de forma digna e honrada – e se depender de mim, todos vocês ficarão orgulhosos!

E quem conseguir madrugar no Brasil, pode acompanhar o programa ao vivo diretamente no site da emissora, basta clicar aqui.

Um grande abraço a todos e até o próximo post 😉

  • Henrique

    Grande Saga!!

    Mete a boca lá em rede nazionale! E pede pra Luciana gravar a parte que você fala pra colocar no Youtube mais tarde.

    Orgulhoso de você!

    Abraço!

  • Ferrari

    Fabio è isso mesmo vai e fale por todos os Italo-brasileiros, pois nos que saimos do Brasil fomos os primeiros a abrir os olhos e ver as diferenças gritantes entre Brasil e europa mesmo pagando tantos impostos,.,.,.,.saluti

  • É como alguém já te escreveu: nada como a boa e velha verdade. Abraço.