CNN passa a ter validade de apenas um ano da emissão

Ciao a tutti

Recentemente um dos comunes onde trabalhamos recebeu o seguinte comunicado de um consulado italiano: “Atenção: a partir de agora sugerimos que os comunes verifiquem a data da emissão da CNN – Certidão Negativa de Naturalização – este documento deve ter no máximo um ano de emissão

Obviamente ficamos todos boquiabertos, afinal de contas, qual seria a motivação do consulado em exigir que a CNN tivesse no máximo um ano de emissão, já que em 99,99% dos casos o italiano já partiu desta para melhor e consequentemente não pode “ressurgir das cinzas” e se naturalizar brasileiro?

Confesso que estou a mais de 30 dias consultando todo mundo que eu conheço, debruçado em livros, circulares, revistas até que consegui conversar com um funcionário que trabalha em um dos consulados italianos no Brasil e eis que ele esclareceu completamente as dúvidas sobre este assunto e que agora faz todo sentido, a sua resposta foi a seguinte:

Saga, você percebeu que houveram mudanças no site do Ministério da Justiça no Brasil em relação a emissão das CNN's? Pois bem, essa mudança se deu pois nos últimos anos muitos cidadãos estrangeiros que efetivamente se naturalizaram não apareciam na base de dados do próprio Ministério e consequentemente algumas certidões eram emitidas como negativas quando na verdade o cidadão havia se naturalizado. Por este motivo aos consulados está sendo sugerido a verificação da data da emissão da CNN na hora da legalização, da mesma forma que os comunes também estão sendo orientados”.

E vejam a coincidência: semana passada ao analisar os documentos de um leitor – que enviou juntamente a CNN constando que o antenato não havia se naturalizado, percebi que na sua certidão de óbito constava que ele era eleitor, e inclusive citava a zona eleitoral onde ele era inscrito! Isso significa que ele era naturalizado brasileiro, pois somente cidadãos brasileiros tem direito ao voto, ao contrário dos cidadãos estrangeiros.

CONCLUSÃO E PITACO DO SAGA

Sinceramente continuo achando um tanto quanto descabida essa informação, mesmo fazendo sentido o que o funcionário disse. Realmente quem acompanha o site do Ministério da Justiça percebeu que várias mudanças foram feitas, e que nos últimos meses está existindo um controle maior, com muitas certidões não sendo emitidas automaticamente e o sistema solicitando ao requerente o preenchimento de maiores informações para verificação de um funcionário do próprio ministério.

É complicado também saber sobre a veracidade das informações, pois acredito que jamais alguém no Ministério diria que realmente houveram problemas no passado com o seu sistema – isso seria como assumir a culpa por uma lambança enorme.

SUGESTÃO: O SEGURO MORREU DE VELHO…

Como todo cuidado é pouco a minha orientação atual é que todos aqueles que tenham a CNN emitida há mais de um ano (vejam que não se trata da data da legalização, mas sim da data da emissão do documento) planejem certinho a sua viagem e caso percebam que a apresentação no comune será superior a este ano da data de emissão, solicite um novo documento, mande traduzir e legalize novamente (aqueles que já legalizaram documentos anteriormente no consulado não pegam mais fila: basta comparecer com os outros documentos previamente legalizados e o respectivo documento adicional a ser legalizado.

Como diria um dos oficiais dos comunes onde trabalhamos em relação aos documentos: “é sempre melhor sobrar do que faltar” – e graças e este pensamento é que já realizamos mais de 200 processos todos eles com 100% de sucesso – pois o risco das coisas não darem certo podem ser resolvidas ANTES da vinda a Italia, na preparação da documentação. Vir pra cá com documentos mais ou menos, incompletos ou vamos ver no que vai dar é quase sempre sinônimo de que realmente as coisas realmente não vão dar certo, pensem nisso!!!

Abraços a todos e até o próximo post 😉

  • Luciana Cetrangolo

    ola Fabio .. sou naturalizada a mais de 20 anos e agora quero passar para os meus filhos .. e marido .. gostaria de saber se preciso reunir todos os documentos ou s[o a certidao de obito do meu avô e avó são suficientes ??ou preciso buscar a certidao de nascimento .. já possou a CNN ,,,junto claro dos documentos de todos filhos , maridos e meus

  • Marcelo Bragagnolo

    Olá Fábio, como vai? Ao emitir a CNN e autenticá-la online, é necessário fazer mais alguma coisa? Obrigado!

  • Camila Dio

    Olá Fábio! Gostaria de tirar umas dúvidas com relação à CNN. Meus nonnos paternos são italianos e vivos. Então, gostaria de saber se posso fazer a CNN de um deles para fazer o meu processo ou se é preciso outro tipo de documento?
    Outra coisa é que não há nenhum tipo de variação nos documentos, mesmo assim tenho que por possíveis variações no site para emitir CNN?

  • Juliana

    O site para a e-certidão só dá erro ao final do input dos dados… Alguém tem alguma informação?

  • Guilherme Ernesto Fontanella

    Boa tarde, Fábio, tudo bem?
    Fiquei com uma dúvida, poderias me ajudar?

    É com relação ao seu comentário de que, quem já realizou a legalização no consulado e precisar legalizar novamente um documento não será necessário pegar fila novamente.

    Isso vale também para o caso de eu querer legalizar NOVOS documentos? Por exemplo: eu ainda não levantei todo o dinheiro para traduzir todas as certidões, mas, se eu já possuir uma certidão traduzida eu poderia me adiantar e fazer o agendamento no consulado de Curitiba e, consequentemente, a legalização deste único documento traduzido, a fim de que quando eu conseguir traduzir todos os outros documentos eu não precise realizar um novo agendamento?

    Desde já agradeço.

    Att.

    • Olá Guilherme é isso mesmo: se você observar na etiqueta dos seus documentos legalizados, ali consta um número de registro. Isso significa que você pode ir com estes documentos lá, e solicitar a legalização daqueles que por algum motivo não foram legalizados anteriormente, sem filas. Dezenas de clientes e leitores já fizeram isso e jamais tiveram problemas não. Abraços

      • Guilherme Ernesto Fontanella

        Muito obrigado, Fábio.
        Eu estava pensando em fazer isso até conseguir juntar o resto da documentação, mas ontem aconteceu algo muito estranho, não sei se você ficou sabendo: o consulado de Curitiba abriu as vagas para o ano inteiro ontem, descobri por causa de um grupo no whatsapp, mas quando fui no site só consegui agendamento para agosto.
        Estais sabendo se foi algum erro no sistema ou eles fizeram isso de verdade?

        Att.

        • Olá Guilherme provavelmente foi um erro do sistema sim. Abraços

          • Guilherme Ernesto Fontanella

            Obrigado. Abraço.

  • Henrique Schmitz

    Estou pensando em assinar a área vip, mas eu li que eu preciso das certidões de inteiro teor para você proceder a análise das possíveis retificações. É que é muito frustrante… eu acabei de gastar uns 300 reais com certidão.. eu peguei a versão normal de todas. Você consegue proceder a análise nas normais, ou eu realmente preciso da versão em inteiro teor?

    OBS: Quero fazer o processo pela Itália.

    • Fabio Barbiero

      Olá Henrique

      A única forma de verificar se um documento tem erros ou variações que necessitam correção é através das certidões em inteiro teor.

  • Leandro

    Fabio Bom dia !!!

    Estou com um problema muito parecido. Meu avô veio da Itália e se naturalizou brasileiro ( possuo a certidão positiva original em mãos). Enviei uma carta ao Ministerio da Justiça para emissao de 2 via da certidão e estou aguardando a emissão. Acontece que ontem entrei por acaso no site do ministerio da Justiça e consegui emitir uma CNN no nome dele com todas as variaveis possiveis e imaginarias, depois fui e autentiquei. Tenho consulado na semana que vem e minha estimativa de ir para Italia é em Janeiro. Agora nao sei oque faço, se uso a CNN que possuo ou aguardo a Positiva ou se levo as duas.

    • Fabio Barbiero

      Olá Leandro

      Pela legislação italiana, se você apresentar um documento incorreto, sabendo que ele é incorreto, estará cometendo um crime. Portanto não se deixe enganar e faça o que é certo: compareça normalmente ao agendamento levando consigo a certidão original e explique ao funcionário que ainda está aguardando a emissão da 2ª via. Ele legalizará todos os documentos e te deixará comparecer posteriormente para legalizar a CPN faltante, ok?

      Abraços

  • Erivelton Paes

    Fabio, no meu caso a CNN vai dar positiva, porém a data de naturalização do antenato foi depois do nascimento dos filhos, inclusive eu tenho o registro de naturalização. Esse documento já não seria suficiente para comprovar a naturalização? É porque a CNN está demorando muito.

    • Olá Erivelton se ele se naturalizou com certeza jamais sairá uma CNN, mas sim uma CPN e sim, este documento é suficiente, fique tranquilo.

      Abraços

  • Ramon Baptista

    Ciao Fabio,
    Meu antenato mudou de nome por isso tenho seria desconfiança de que ele se naturalizou,
    por isso tenho medo de depois de tirar todas as certidões descobrir que ele se naturalizou e
    ter perdido tempo e dinheiro,
    posso solicitar a CNN antes das certidões? mesmo elas tendo validade de um ano?
    se passar esse tempo posso solicitar outra vez?
    Grazie

    • Olá Ramon tudo bem?

      Sim, a CNN é o segundo documento que você deve solicitar, depois que estiver com a certidão do seu antenato em mãos, ok? Abs

  • Fernanda

    Emiti hoje (28/07/2015) à noite (ás 21:04) a CNN, mas não autentiquei. Ela não será processada, correto?

  • Thaiane Assumpção

    Oi, Fábio!
    Sabe me dizer se o mesmo é válido pra Certidão Positiva de Naturalização?

    Abraços!

    • Não, somente para a CNN.

      • Thaiane Assumpção

        Obrigada pela ajuda!!

  • Ricardo

    Alguém tem idéia de quanto tempo leva para receber a CNN quando pedem mais dados por já haver algum pedido ou homônimo?
    Obrigado!

    • Lais

      Ricardo sua Cnn ja foi emitida? eu solicitei a minha 15 de Outubro até agora nada…

      • Fábio

        Olá Lais, eu tb estou com esse problema. Pedia a minha em fevereiro e ate agora nada. Vc ja conseguiu a sua? abs

    • Thaiane Assumpção

      Também gostaria de saber isso. Você já recebeu a sua?

  • Giovanni F. Castagna

    O Consulado Italiano como sempre, fazendo de tudo para burocratizar e dificultar ainda mais a cidadania. Já basta sermos tratados como presidiários, tendo que falar com eles através de janelas blindadas e por microfone, de irmos lá com toda boa vontade do mundo para falar de uns dos assuntos mais importantes de nossas vidas e eles nos tratarem com pressa e rispidez. E agora, além de tantas, mais essa…

  • Olá Bruno

    Se saiu negativa mesmo com todas as variações fique tranquilo 😉

  • Bruno Santi

    Prezado.
    Realizei o pedido da CNN, foi verificado linha por linha de todos os documentos as variações do nome do meu antepassado. Foi pedida a CNN com todas as variações dos documentos brasileiros e italianos (Do italiano, seu filho e neto onde mencionam o dito cujo). A CNN foi emitida. Porém, a certidão de óbito do meu antepassado diz que ele era eleitor. E agora, dormir com uma coisa dessas na cabeça … hehehe. Obs: CNN emitida ontem (18/09/2014).

  • Não Deise, sem a certidão italiana você não tem como solicitar a CNN, pois ela deve ser solicitada com os dados do documento italiano

  • deise

    Oi Fábio! Faltam 2 certidões de nascimento p mim ,a do antenato e do avô. Ja posso pedir a CNN ?
    Não sei se entendi direito, mas é ela q demora ou a legalizacao?
    obrigada !
    deise

  • Marcus

    Boa Tarde Fabio!!

    Tenho uma dúvida, estou começando a buscar as certidões em inteiro teor, e como vi, alguns consulados só aceitam documentos com no máximo 1 ano de emissão para legalizar.

    A minha dúvida é, se eu tenho 1 ano para terminar o processo inteiro de cidadania, ou 1 ano para legalizar os documentos no consulado? pretendo legalizar no consulado de Porto Alegre, RS.

    Também quero lhe agradecer imensamente pelo seu projeto, são raras pessoas que disponibilizam do seu tempo livre a ajudar o próximo!!!
    Grazie!!

  • Luiz Saraiva

    Fabio bom dia,

    Vi que você mencionou:

    “aqueles que já legalizaram documentos anteriormente no consulado não pegam mais fila: basta comparecer com os outros documentos previamente legalizados e o respectivo documento adicional a ser legalizado”

    Se vou diretamente no consulado de SP com todos documentos já legalizados, apresento as duas certidões que quero actualizar (quero dizer voltar a legalizar la com uma data recente de emissão) eles do consulado realizariam a legalização sem ter que voltar a fazer o agendamento pela VFS.Global?

    E caso que necessite realizar a legalização de uma procuração (no caso seria um documento adcional que não havia apresentado anteriormente) eles do consulado me realizariam essa legalização?

    Muito Obrigado!!!

    Parabéns pelo blog e videos, tudo me vem ajudando muito!

    • Guilherme Ernesto Fontanella

      Boa tarde, Luiz. Eu também fiquei com essa dúvida. Você encontrou resposta?

      Agradeço se puderes me responder.

      Att.

  • Olá Homero

    Depende do consulado que você pertence: a maioria deles aceitam documentos emitidos há no máximo um ano. Abs

  • Fabio bom dia!
    Necessito saber sobre o prazo de validade das certidões brasileiras, eu as tenha, para evitar gastos novamente, gostaria de me inteirar sobre isto. Também estou necessitando de uma certidão do meu bisavô nascido na italia, mandarei tudo certinho prá você via email.
    Obrigado!!

  • Nilza

    Fábio, boa noite! Qdo o entepassado teve o nome abrasileirado, precisa de fazer retificação judicial?
    Obrigada!!

    • Ciao Nilza

      Neste caso não, pois Pietro/Pedro, Giovanni/João, Giuseppe/José etc não é considerado erro e portanto não precisa ser corrigido 😉

      • Fabio, o nome do meu antenato italiano é Giulio. Sabe me dizer se no abrasileiramento do nome viraria Julio? Pois em sua certidão de óbito está assim, porém, quando registrou seu filho veio escrito Giulio. Em todos os outros documentos está Julio.

        Já vi que vou ter um bom trabalho hehe inclusive pelo nome que foi registrado com dois t’s. Aliás, mandei-lhe um email como primeiro contato para o meu processo de reconhecimento.

        Obrigado.

  • Cassia

    oii fabio,quero saber o seguinte: eu tirei ja as segundas vias das minhas certidoes todas com inteiro teor e ja foram traduzidas…posso ir assim pro eresc e consul?,ou tem que ser so segunda via,sem ser inteiro teor? e como faço pra agendar no consulado?? é por telefone (call center) ou aqui pelo site ja tentei inumeras vezes e nao consigo…me esclareça ppor favor…ahhh e tem alguma validade pra esses documentos que ja estao prontos meus??? obrigada

    Cassia

  • Cris

    É um absurdo, né Fábio! Isso porque a validade dos documentos em SP é de apenas 06 meses, mas para tentar legalizar tudo pode levar anos!!! Estou muito frustrada porque estou na reta final… Falta apenas agendar uma data no consulado e aí vem esse balde de água fria!!

    Mas vamos lá, vamos torcer!!! Obrigada! =)

    • Lais

      Cris, vc conseguiu agendamento?

  • Cris

    Olá Fábio!

    Mais uma boa postagem… Cada vez mais e mais detalhes para ficarmos atentos!!

    Tenho uma pergunta a você ou ao pessoal de SP que frequenta o Saga: alguém sabe me dizer se o consulado de SP está novamente fechado para o agendamento de legalizações? Procurei informações no site e não encontrei nada (inclusive no site do serviço terceirizado deles), mas dois amigos disseram que foram informados que o consulado não está agendando a legalização de documentos no momento e é por tempo indeterminado.

    Por favor, se alguém puder tirar essa minha dúvida, agradecerei muito!

    Abraços!

    • Olá Cris

      Está sim fechado, estamos aguardando a liberação de novas vagas em outubro, estamos torcendo rs

      Abs

  • Ciao Fabio!!!

    Estou com uma dúvida, estou em andamento com minha legalização.
    As certidões depois de legalizadas não perderão a validade (no caso das certidões que foram emitidas pelos cartórios aqui no Brasil)?

    Grato pela atenção!

    • Olá Leandro

      Depois de legalizados, os documentos tem oficialmente 6 meses de validade.

      Abraços

    • Lais

      Alguém mais esta tendo problemas em emitir CNN? Ja fiz minha solicitação a tempão quando ligo lá dizem que esta sem tempo indeterminado.

  • Liziane

    Fabio bom dia , Emiti minha CNN agora em Junho de 2013. E coloquei os nomes dos pais do meu bisavô e sua data de nascimento porque sabia. Mais esses campos não são obrigatórios. Depois vi no site do consulado daqui de porto alegre que é apenas para preecher campos obrigatorios. Tenho que tirar outra?. Esta traduzida e legalizada. Obrigada. Liziane

    • Olá Liziane

      Se já está traduzida e legalizada não precisa se preocupar não.

      Abs

  • Matt

    Fabio, gostaria de fazer uma pergunta que nao coincide com o topico, e a resposta seria mto apreciada… Existe algum banco na italia que abra conta pra brasileiros durante o processo sem cobrar taxas mensais/anuais de cartao de debito? Se sim, qual?

    muito obrigado. Matheus

    • Olá Matheus

      Procure aqui o artigo sobre o cartão Postepay, acredito que é exatamente o que você procura.

      Abraços

  • Lais

    Sobre o prazo para quem nao consegue gerar na hora, sempre foi assim?

  • Lais

    Fabio, quando coloco nome brasileiro do meu antenato ele acha, porém quando coloco italiano ele manda preecher o outro formulario, é possivel que com nome italiano ele esteja naturalizado?
    Fazem 3 meses que estou esperando esta certidao será normal isso?

    • Olá Lais

      Pode ser sim um caso de naturalização ou apenas a existência de outras pessoas com o mesmo nome, porém você deve colocar o nome italiano com as respectivas variações.

    • Débora Leoni

      Oi Lais,
      Estou com o mesmo problema que o seu, não tenho a resposta ao certo de quanto tempo estão demorando para emissão não automâtica da CNN. Entrei aqui e vi seu post. Queria saber se você já conseguiu sua CNN, em quanto tempo levou e como eles enviam esse documento: via email ou correio. Te agradeço desde já a atenção!

  • Antonio Monteiro

    Fabio, tenho uma dúvida…e em relação ao nome dos pais do antenato italiano, pois no nome do italiano devemos clicar no “+” para acrescentar as variações, porém nos pais do antenato italiano podem ocorrer diferenças entre o nome em italiano e o “abrasileirado”, e no site não temos opções de colocar as variações. Como proceder?

    • Olá Antonio

      Neste caso devemos colocar o nome tal qual está na certidão italiana

      • Anônimo

        Obrigado Fabio.

  • Fabio, mais uma informação valiosa, isso ajuda muito na nossa preparação.
    Aproveitando, gostaria de lhe perguntar por qual nome de meu antenato solicito a CNN? Digo isso porque o nome no Certificato di nascita de meu antenato consta como Giorgio Appi e nos documentos nos quais aparece o nome dele aqui no Brasil, houve o abrasileiramento do nome passando a ser Jorge Appi. A emissão da CNN pelo nome constante do Certificato di nascita, foi feito na hora, via sistema do site do Ministério da Justiça, porém, a consulta pelo nome abrasileirado solicitou mais informações para ser possível um funcionário do ministério fazer a consulta, porém, já fazem quase 6 meses que estou na espera e nada de informação a respeito da CNN.

    • Olá Marcio

      O nome que deve ser colocado é aquele italiano: Giorgio – depois você deve clicar no botão “+” e inserir as variações que constarem nos documentos brasileiros, como Jorge.

      Aproveito a sua dúvida para avisar aos leitores que mesmo nos casos em que o requerente retificou os erros, é necessário constar as variações anteriores na CNN

      grande abraço!

  • E eu aqui tomando café eis que leio a noticia e fico desesperado, pois pensei que fosse mais um empecilho….rsrsrsr…
    Mas fazendo a consulta novamente graças a Deus tudo em ordem!
    “O Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça,
    CERTIFICA, a requerimento de LEANDRO MAGALHÃES, que NÃO CONSTA, até a
    presente data, registro de naturalização em nome de ITALO BEANI ou ITALO BIANI,
    filho(a) de GESUALDA NERI e de ANGIOLO BEANI, natural de(a/o) Itália, nascido(a) em
    05/03/1872”

    Ufa!!!!!