Finados e Ognissanti na Italia

Ciao a tutti!

Hoje pela primeira vez em todos estes anos me dei conta que jamais expliquei a vocês que o dia de finados aqui na Italia não é feriado, porém o dia anterior sim!

Calma, vou explicar melhor: tanto no Brasil quanto na Italia observa-se o seguinte:

Dia 1 de novembro é dia de Todos os Santos (em italiano Ognissanti)

E no dia 2 de novembro é Finados (Giorno dei Morti)

Ok, e qual é a diferença?

Que aqui na Italia o feriado é para o Ognissanti enquanto que no Brasil o feriado é no dia de Finados!

A ORIGEM DO FERIADO DE OGNISSANTI

Diz a lenda que a festa para todos os santos se comemora desde os primórdios do cristianismo e era comemorada dia 13 de maio. Não se sabe ao certo como a festa foi parar no dia 1 de novembro, parece que lá pros idos de 800 o papa Gregorio Magno escolheu essa data para 'cristianizar' a festa pagã de ano novo dos celtas que caía exatamente neste dia.

OGNISSANTI NA EUROPA

A constituição italiana inseriu o dia di Ognissanti como feriado, assim como a Austria, a Bélgica, a Espanha, a França, a Grécia e Luxemburgo também comemoram o dia 1 de novembro como feriado.

FINADOS NA ITALIA

Da mesma forma que no Brasil, o dia de finados é aquele onde as pessoas visitam os túmulos dos seus entes no cemitério, levando flores e fazendo orações.

Também é comum em várias regiões italianas preparar doces típicos deste dia, como por exemplo “le fave dei morti” que são biscoitos feitos geralmente com amêndoas e frutas cristalizadas:

Fave dei morti

E uma última curiosidade é que no dia de finados, embora todos trabalham normalmente aqui na Italia, nas escolas as aulas são suspensas.

Um ótimo feriado a todos no Brasil e na Italia 😉

 

  • Ortencila Fuzintto Dall’Agnol

    Eu lembro, quando criança, tb era comemorado como na Itália. Certamente por influência de lá, uma vez que o povoado era, a maioria, italianos.