Dia dos Namorados na Italia – San Valentino

Ciao a tutti

Hoje é dia dos namorados na Italia – ou melhor, é dia de San Valentino!!!

A história de San Valentino é belíssima (pelo menos a mais conhecida) – o imperador Cláudio II durante seu governo proibiu a realização de matrimônio com o objetivo de formar um grande e poderoso exército – pois pensava que se os homens fossem solteiros, se alistariam com mais facilidade às tropas.

O que ele não contava è que naquele mesmo momento, um bispo romano chamado Valentino – continuou a celebrar os matrimônios em segredo por causa da tal proibição. Porém quando o imperador descobriu, Valentino foi preso e condenado à morte.

Enquanto aguardava a execução da sentença, muitos jovens jogavam flores e bilhetes, dizendo que acreditavam no amor e que não deixariam que nada os impedisse de amar. De qualquer forma, Valentino foi decapitado no dia 14 de fevereiro do ano 270, e por isso esta data é comemorada aqui na Itália como o Dia dos Namorados.

DIA DOS NAMORADOS

A data não passa despercebida – algumas semanas antes da data, os supermercados e lojas de presentes iniciam a venda dos mais diversos tipos de regali (presentes) para os apaixonados- de caixas de bombons a jantares românticos – os italianos procuram a cada ano um presente diferente para seu amor.

Apaixonados por Arte

Uma das idéias para os apaixonados por arte é aproveitar a campanha do Ministero per i Beni e le Attivita Culturale – que nos dias 12 e 13 de fevereiro oferece em todos os museus, monumentos e sítios arqueológicos estatais a entrada do casal pagando apenas um ingresso!!!

Cena di San Valentino

O mais tradicional dos presentes italianos é levar o seu amor para um jantar romântico à luz de velas ou cena a lume di candela… Claro que existem os mais variados preços, porém geralmente é o mesmo: inicia-se com o antipasto, primo piatto (entrada), secondo piatto (principal), dolce, café e bebida, como no exemplo abaixo, de uma Enoteca de Assisi na Umbria:


Ou ainda este apaixonado menu de um restaurante em Roma:


Idéias de presente

A joalheria Swarovski lançou um presente bastante original: um coração que contém uma mensagem de amor:

Chocolates da Lindt em formato coração:


E não existe San Valentino sem flores:



Quem estiver na Toscana no dia de San Valentino, recomendo um lugar bastante especial para passear com o seu amor:

Em Firenze – na Piazza Santa Croce acontece a Feira do Chocolate Artesanal, com expositores de toda a Itália

fiera-cioccolato-firenze

SAN VALENTINO NÃO É SOMENTE PARA NAMORADOS

Ao contrário do que ocorre no Brasil, o dia de San Valentino não é comemorado apenas com os namorados ou namoradas – é um dia que festejamos com as pessoas que amamos – como familiares e amigos também. É comum trocar mensagens com amigos do tipo “auguri di san valentino, ti voglio bene” ou “amico mio, buon san valentino” juntamente com alguma lembrancinha, como por exemplo um bombom ou chocolatinho 😉

E é claro que eu não poderia deixar de desejar a todos os nossos leitores e amigos un Buon San Valentino!!!

  • Oi Fabio, sou apaixonada pela Italia, e pretendo ir morar ai no ano que vem. Já sou cidadã italiana, gosto muito de tudo que você escreve, acho que conheci o seu blog a um mês, já devo ter lido todas as suas postagens. Por mim você podia escrever todos os dias, fico com a sensação que já estou chegando ai. Obrigada por escrever. Beijos,

  • Ola Paulo

    Seu marido e seu filho pensam em realizar o processo aqui na Italia? Se sim, basta que seu filho quando for legalizar, levar os documentos que o pai jà terà legalizado em BH e explicar que està legalizando apenas sua propria certidao de nascimento devido ao fato de ser residente naquela circunscriçao consular, ok??

    Abraços

  • OLá Fábio,
    acompanho seu blog desde que meu esposo resolveu tirar a cidadania italiana dele. Ele vai dar entrada dos documentos pelo Consulado Italiano em Belo Horizonte, mas meu filho dará entrada pelo Consulado de São Paulo, pois o titulo de eleitor dele é de SP, eu posso dar entrada no Consulado de São Paulo com xerox autenticada das certidões de seu avô e de seu pai? pois as mesmas originais já vão estar legalizadas por Belo Horizonte?
    Obrigada, fico no aguardo de uma resposta

  • CAROL querida

    Acabei de postar, com certeza seus pensamentos positivos ajudaram bastante 🙂

    Abraços!!!

  • Saga fofucho… pra mim aparece a atualização que fizestes do novo passo a passo, mas não consigo abrir… vem para a postagem do são valentim…. tem alguma ideia do porque de isto acontecer?

    Detalhe, eu escrevi um coment ontem te cobrando dessa atualização mas deu pau no meu micro e perdi o coment…hehehehe

    Acho que meu pensamento positivo serviu pra vc postar hoje..
    Estou avançando nas buscas… e já consigo comprovar residencia em recife… bom né

    Abraços

  • Ciao Fabio!
    Adorei seu post, vi várias reportagens referente ao dia dos namorados, muito legal, e estou ak na espera de sua resposta, e o se não entender meu e-mail, manda outro rsrsrsrs tentanto explicar melhor kkkk, ah comprei um guia de italiano estou achando bacana chama italiano em 15 minutos conhece? baixei tbm o curso do seu blog muito bom ainda estou perdida pq a traduação so em francês fica dificil rsrsrs mais o dicionario esta firme e forte do meu lado via a dica ai do nosso amigo Douglas e vou dar uma olhadinha, deve ser bom ouvir diretamente da fonte rsrsrsrs
    Fabio abraço fica com DEUS!

  • Grande Douglas

    Excelente dica, também descobri estes dias que no site da Rai passa ‘in diretta’, é muito bom tanto para saber o que acontece quanto para aprender a lingua.

    Abraços e atè breve, estamos te esperando 🙂

  • Ola Vinicius tudo bem???

    Brigadùùùùùùùùùùùù

    Com certeza visitarei seu blog também, forte abraço!!!

  • Ah, lá no site, vá em “videos”, na parte superior direita do mesmo.

  • Ciao Fabio!!
    Enquanto fico esperando uma decisão aqui do trabalho pra saber qndo posso ir a Itália fazer a cidadania aí com você (serviço público é uma burocracia só!), fica a dica pra quem está tentando aprender italiano como eu: em http://www.tg1.rai.it tem os jornais (TG1) para se assistir online, em versão integral como passam na RAI (não tenho o canal aqui, só na casa do meu pai). Me ajudou bastante a pegar o accento.
    Aí vocês ficam informados e ainda praticam italiano 🙂

    PS:o mais importante: tem uma apresentadora bionda, mamma mia, la ragazza più figa d’italia

    Douglas Miglioretti

  • Olá!!

    Cheguei por acaso no seu blog, tudo perfeito por aqui!

    Ver que a agenda é cheia datas lotadas de tudo o que é bom, da vontade de pegar um avião… (risos)

    Bom eu realmente gostei muito!

    Venha conhecer meu blog, Alma do Poeta.

    Vinicius.