Visto de cônjuge de cidadão italiano

Ciao a tutti

Muitos amigos que entram em contato comigo perguntam sobre a possibilidade de vir a Italia juntamente com o marido ou esposa para o reconhecimento da cidadania italiana!

Eu sempre recomendei (e ainda recomendo) que o cônjuge permaneça no Brasil até a conclusão da cidadania, pois se o processo ultrapassar 90 dias, este cônjuge deverá deixar o território italiano pois não será possível fazer nenhum tipo de permesso di soggiorno para que ele continue aqui.

Uma vez que a cidadania seja reconhecida, este cidadão italiano poderá dar ao seu cônjuge um permesso di soggiorno conhecido como carta di soggiorno – que permitirá a ele viver aqui de forma completamente tranquila, gozando de todos os benefícios de qualquer outro cidadão, incluindo o direito de estudar e trabalhar normalmente.

O QUE DIZ A LEI

Segundo a legislação italiana, os familiares estrangeiros de um cidadão italiano gozam de um status especial, que permite a eles o direito de entrar na Italia e solicitar uma permissão de estadia com a primeira validade de 5 anos e em seguida poderá ser renovada por tempo indeterminado.

QUAIS FAMILIARES TEM ESTE DIREITO?

Os familiares que direito a carta de soggiorno através do cidadão italiano são: o cônjuge, os filhos menores de 21 anos (incluindo os filhos do cônjuge), os pais e sogros.

Outros familiares conviventes com o cidadão italiano (de até segundo grau) também tem direito a um permesso, porém neste caso é por motivos familiares e tem duração de apenas um ou dois anos e válidos apenas no território italiano e não tem nada a ver com este tratado aqui.

CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA OBTER A CARTA DI SOGGIORNO

É imprescindível e obrigatório para a emissão da carta di soggiorno que o cônjuge seja convivente com o cidadão italiano aqui na Italia.

Isso significa que ambos devem viver sob o mesmo teto! Isso deverá ser comprovado através da denúncia da cessione di fabbricato e/ou pedido de residência no comune.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

O primeiro passo para facilitar a vida de todos é que o cônjuge que vem a Italia para fazer o reconhecimento apresente ao seu processo de reconhecimento a certidão de casamento já traduzida e legalizada.

Desta forma quando a cidadania for reconhecida, o oficial do comune fará a transcrição desta certidão e emitirá o “Certificato di Matrimonio” já na língua italiana que será um dos documentos necessários para o pedido.

A pergunta mais comum sobre este assunto que me fazem é se é melhor se casar antes de vir a Italia ou deixar para se casar aqui.

Não tem sequer o que pensar ou discutir: É SEMPRE MELHOR VIR A ITALIA JÁ CASADO.

Por que? Porque no Brasil ambos estão no seu pais e não existe nenhuma regra ou ninguém precisa se adequar a legislação daquele país para realizar o matrimônio, enquanto que aqui na Italia, um dos dois será estrangeiro e por isso tudo complica!

Abaixo a lista completa de documentos:

        • Fotocópia de todas as páginas do passaporte brasileiro
        • 4 fotografias em formato tessera
        • Fotocópia da carta di identità do cônjuge italiano
        • Documento comprovando o pedido de residência no comune onde vivem (imprescindível ter em mãos a certidão de casamento italiana para que o comune aceite o pedido de residência do cônjuge)
        • Certidão de casamento (emitida pelo comune italiano OU traduzida e legalizada pelo consulado italiano no Brasil)
        • Algumas questuras exigem o preenchimento deste formulário pelo cidadão italiano, comprovando que vivem juntos no mesmo imóvel.
        • 1 Marca da bollo

Junto com os documentos, é necessário preencher o formulário oficial para o pedido do permesso:

[scribd-doc doc=”207248596″ key=”1j4cpvuoqmchw50szx8f” ]

Com todos os documentos prontos, basta comparecer a questura da região onde vocês são residentes, procurando o ufficio stranieri. Lá vocês poderão obter as informações mais detalhadas, principalmente em relação aos documentos exigidos por eles.

Isso é necessário pois todos os passos contidos neste artigo são aqueles determinados pela legislação atual, porém cada órgão público tem suas próprias rotinas burocráticas administrativas, por exemplo:

  • Tem questura que pede documentos do comune, enquanto outras aceitam a declaração de próprio punho do italiano;
  • Algumas aceitam apenas 2 fotos, enquanto outras exigem 4;
  • Alguns poucos oficiais exigem a presença do cônjuge italiano, a maioria aceita apenas a documentação assinada por ele;

ESCLARECIMENTOS

Este artigo nasceu das dúvidas de muitos de nossos leitores e clientes, que depois de obter o reconhecimento da sua própria cidadania quer trazer o seu companheiro ou companheira para viver aqui.

Porém tenho que deixar claro que nós não prestamos este tipo de serviço, o objetivo deste artigo é ensina-lo a fazer tudo sozinho, sem ter que pagar ninguém para isso.

Portanto, caso você ainda tenha dúvida e precise de qualquer tipo de informação complementar sobre o permesso di soggiorno procure o ufficio stranieri da questura da sua região.

Fonte:
Linea Amica Governo Italiano
Polizia di Stato

Ps. Originalmente o assunto deste artigo era a obtenção do visto de cônjuge de familiar de cidadão italiano ainda no Brasil.

Porém desde o final de 2013 este procedimento deixou de ser realizado nos consulados italianos e por este motivo reescrevi o artigo com as informações sobre o procedimento diretamente aqui na Italia 😉

  • Rafael Paganini

    Olá Fábio, a questão é o seguinte, fui reconhecido italiano a poucos dias porém minha esposa e minha filha de 6 anos ficaram no Brasil, estou com a intenção de traze las em março, a dúvida é a seguinte eu posso comprar passagem só de vinda ou tenho que comprar ida e volta?se eu comprar só de vinda existe alguma forma, tipo documentos para ela apresentar na imigração para não ser barrada que comprove o ligamento comigo,? Sei que a certidão de casamento é esse documento, mas além de traduzir oque tenho que fazer?
    Obrigado.

  • Cleber Augusto

    Boa Noite, Agradeço desde já..

    Gostaria de tirar uma duvida, estou para ligar no consulado e começar o
    processo, porém gostaria de ter uma opinião antes para que eu possa
    ficar mais informado..

    Bom, minha mãe mora na italia a 7 anos, ela é casada com um italiano,
    tem residência, Passaporte europeu, leva uma vida normal. Estou querendo
    ir morar lá com ela, porém, sou casado e tenho uma filha, gostaria de
    saber se tenho direito de permanecer na italia sem problemas (direito ao
    soggiorno per familiare), tenho 23 anos e uma filha de 4 rs e
    obviamente levar minha família.. Muito obrigado!

  • Sheila

    Olá Fabio, tenho que entrar com o pedido em até 8 dias da entrada na Itália?
    Tenho quanto tempo antes de vencer os 90 dias para entrar com pedido da carta de soggiorno?
    Meu marido já possui a cidadania, nosso certificato di matrimonio já está pronto, mas moramos no Brasil, vamos em 2017 em definitivo, tenho dúvida se consigo fazer o registro do endereço e depois dar entrada no pedido da carta em até 8 dias.

  • Antonia T

    Oi!
    Esse processo tem que ser feito diretamente na Itália? Não posso realizar no consulado daqui? Só por segurança, para já chegar lá com tudo certinho.
    Mais uma dúvida: para o meu cônjuge obter esse visto existe um tempo mínimo que devemos estar casados?
    Obrigada!

    • Sim, somente na Itália – os consulados italianos não emitem mais visto para cônjuges e a segunda resposta é não, não existe um tempo mínimo de casamento, desde que ele seja civil

      • Antonia T

        Obrigada Fabio! Mais uma pergunta: eu, como cidadã italiana, posso morar em vários países diferentes na Europa, tu sabe se o meu cônjuge também poderia ou esse visto existe só pra Itália mesmo?

  • Daniel

    Oi Fábio! Sou casado com uma italiana e vivo nos EUA. Queremos nos mudar para a Itália. Entendi que para que ela me dê um permesso di soggiorno ela precisa estar morando na Itália e empregada. Qual é a solução então? Nos mudamos para Italia, ela arruma emprego e só ai me dá o permesso di soggiorno? Tenho que tentar conseguir um visto de entrada antes de chegar na Itália então, enquanto espero ela arrumar moradia e emprego, correto? abs!

  • Viviane Lino

    Olá Fabio!
    Escrevi um email para a Questura de Firenze explicando que sou casada com cidadão italiano, que meu casamento já se encontra transcrito no comune italiano tal, e perguntei quais documentos seriam necessários para eu requerer meu permesso di soggiorno quando eu chegasse na Italia.
    Ele elencou:
    – quattro fotografie;
    – passaporto in corso di validità;
    – documentazione originale riguardo il legame parentale ( certificato di matrimonio rilasciato dal Comune di residenza, se celebrato all’estero tradotto e legalizzato dalla Rappresentanza Diplomatica nel Paese di origine) ;
    – lettera di garanzia da parte del coniuge;
    – copia documento d’identità del coniuge cittadino italiano;
    – copia della presente nota.

    Allora…. ele não mencionou a necessidade de comprovação de renda na Italia do meu esposo italiano. Essa comprovação de renda é uma regra nova? Porque estas informações que ele me passou foi em Setembro/2015.
    Em 2016 isso mudou? Regra geral para todos os comunes? Se for lascou, pq eu pretendia ir antes dele arranjar emprego…… Se mudou deverei mudar os planos….

    Desde já agradeço sua simpatia e sua boa vontade em ajudar tanta gente!
    Abração!
    Viviane

  • Mariana Cláes

    Oi Fábio, você sabe me dizer se posso fazer um passaporte italiano por estar casada com um italiano? Possuindo apenas o permesso, pois ainda não sou naturalizada.

    Obrigada!

  • Rafhael Braga

    Boa tarde Fábio!!

    Parabéns pelas dicas no site e no canal do youtube!! Gostaria de saber o seguinte: minha esposa possui a cidadania italiana e queremos nos mudar ano que vem para Itália. Com a carta di soggiorno eu poderei trabalhar e estudar normalmente? Eu precisaria de visto para entrar no país, ou indo com ela eu posso entrar sem visto? Quantos dias eu tenho para solicitar a carta de soggiorno? Tem que pagar algum valor por ela ou somente a comprovação de renda? Essa Comprovação de renda pode ser autônoma (conta bancária)? Desde já agradeço sua atenção!!

  • Cristhiani Menel

    Ciao Fabio!!! Tenho uma dúvida. Estamos mexendo para reconhecer a nossa cidadania(no caso eu e minhas irmãs e seus filhos). Porem gostaria de saber, se minha mãe que foi casada com meu pai do período de 1977 a 2000. Tem o direito de ter alguma documentação. Mas o meu pai não vai mexer na dele. é que gostaria muito e já ouvi falar que pelo período ela tinha direito. Obrigada desde já.

  • Rodrigo Sobral Franchi

    Olá Fabio. Uma duvida por favor. Tenho cidadania mas minha esposa não. Mudaremos a Milão em Março e não encontro informações sobre passagens ida-volta ou somente ida. Posso comprar apenas ida para mim que já tenho a cidadania? E para minha esposa, obrigatoriamente ida e volta? Agradeço a atenção.

  • Brenda Rosa

    Olá Fábio. Minha dúvida em relação a esse assunto é a seguinte: Meu marido vai para a itália solicitar a cidadania italiana sozinho, depois de todo o processo feito ele pode solicitar a carta di soggiorno para que eu possa morar com ele certo? Devo ir com qual tipo de visto? Ou entro como turista e damos início ao processo? Esse post é muito esclarecedor, somos fãs do teu canal. Desde já Obrigada!

  • Willian Bertuola

    Olá Fabio!
    Estou indo morar na Itália, já tenho a cidadania e minha certidão de casamento emitida pelo comune em mãos. Como meu cônjuge terá a carta di soggiorno depois de todo o procedimento acima é possível comprar apenas a passagem de ida ou é melhor comprar ida e volta caso a imigração implique?

  • Eduarda Barros

    Olá Fabio! Tudo bem?
    Minha dúvida de hoje é o seguinte: Meu marido já tem a cidadania italiana, no momento ele está trabalhando na Alemanha. Eu no Brasil, porém, irei para Alemanha este ano. Já tenho minha certidão de casamento traduzida e legalizada no consulado alemão, para poder apresentá-la na imigração. Enfim, minha passagem eu compro ida e volta e me apresento como turista e depois sigo morando normalmente, ou compro só de ida, pois eu tenho direito de permanecer no território europeu?
    Obrigada desde já!
    Abraços

  • Danielle Bispo

    Oi Fabio
    Obrigada por compartilhar conosco informações tão importantes. Sou casaca com cidadão Italiano e já temos o certificato di matrimonio registrado no comune há um ano. Estamos indo morar na Itália, vamos viajar juntos e lá dar entrada no pedido da carta de soggiorno. Você sabe se ter o bilhete aéreo de retorno (uma vez que estarei com ele e toda documentação do casamento?) obrigada
    Dani Bispo

  • Priscila Manzela

    Olá Fabio, obrigada pelos escarecimentos mas ainda tenho uma duvida, sou cidadã italiana agora, porem meu marido está para chegar do brasil no proximo e quando fui a questura me informar o que devo fazer eles me exigiram junto com os documentos listados um comprovante de renda no valor de 8300 euros mensais em meu nome para que eu possa comprovar que tenho condições de sustenta-lo. Dessa forma que vc ensinou precisa disso?

    • Olá Priscila, na verdade são 8300 euros anuais, e não mensais. E sem isso, não há como obter o permesso dele, vocês tem que abrir uma conta bancária na Italia e depositar este valor lá. Abraços

      • Danielle Bispo

        Fabio sabe me informar se esse valor é o mesmo em toda Itália? Ou muda de Comune para Comune?
        Obrigada

  • Beatriz Santana

    OI Fabio, tudo bem?

    Obrigada por este artigo! Tenho uma pequena dúvida.
    No caso do cônjuge tirar essa permissão, ele terá os mesmos direitos de estudo e trabalho de um cidadão europeu?

    Pergunto isso porque muitas universidades tem descontos para cidadão europeus. O cônjuge teria este direito também?

    Obrigada!

    • Olá Beatriz infelizmente nos casos de estudo não, existe a distinção entre cidadãos comunitários e extra comunitários em várias escolas e universidades

  • Bruno Alexandre

    Ola Fabio. Primeiramente, parabens pelo seu trabalho aqui no blog, esta sendo muito util durante esta mudança na minha vida: vir morar na Italia, com minha futura esposa, italiana. Estamos juntos ha mais de 2 anos e meio e acabamos de tomar uma decisao grande!

    Nos casamos no proximo sabado, 13-08, na Comune!

    Porem, tenho algumas duvidas a respeito do DEPOIS, hehe.

    Devo me dirigir com ela a Questura e solicitar a Carta di Soggiorno, ok.
    Existe alguma taxa alem da marca da bollo?
    Devo solicitar a residencia na Italia antes de ir ate la ou bastaria a Dichiarazione di Presenza?
    Quanto tempo ficaria pronta em media? (Provincia di Treviso)

    Obrigado desde ja!

  • Salvatore Adam

    Oi Fábio! Seu texto me trouxe uma dúvida (e uma esperança); Como funciona no caso dos pais? Explico minha situação: Sou cidadão italiano por parte do meu pai, mas o processo de cidadania foi feito depois que meus pais já eram divorciados, ou seja, minha mãe não tem a cidadania. A pergunta é, é possível ela obter a cidadania, ou o permesso di soggiorno por parte minha? Se ela fosse pra europa viver comigo, ela pode obter as documentações necessárias para ficar legal no país (seja na Italia ou em outro pais da UE)? Se em algum lugar do blog existirem mais informações sobre isso, te agradeço, pois nao consegui encontrar. Muito obrigado!

  • Junior Orazio T

    Fabio, boa tarde!
    È necessário que eu faça o código fiscale?! sanitário?!
    Que documentos são necessários e como se faz para a filha da minha esposa (19 anos) obter a carta de soggiorno?!
    Obrigado!
    Abraços!!

  • Gabriela

    Olá Fabio! Eu possuo a cidadania italiana e esta sendo bem difícil para meu namorado conseguir fazer a dele esse ano por causa do atendimento em curitiba que ja esta lotado. Estamos pensando em nos casar para conseguir o permesso di soggiorno para ele quando formos para itália. É possivel eu fornecer esse documento pra ele? E devo fazer o requerimento na itália ou aqui no brasil? Eu tenho cidadania italiana mas pretendo morar na alemanha pois tenho trabalho la para nós dois, e com esse permesso é possivel de viver lá sem ser a itália? Obrigada!!

    • Olá Gabriela tudo bem? Para que você possa dar um permesso a um familiar, você precisa ser residente na Italia, com renda fixa, pois deve comprovar que tem meios pra sustentar a si mesma e também o familiar que quer dar o permesso. Porém se você pretende morar em outro país, não é o permesso italiano que você deve solicitar, mas sim o respectivo visto daquele país, ok? Abraços

  • Clever e Pazu

    Oi Fabio!! Meu caso também é diferente e curioso. Resumindo: (1) Já tenho cidadania italiana há mais de 10 anos. (2) Estou morando na Itália há 2 meses com minha mulher. (3) Meu matrimonio já foi registrado pelo Consulado de São Paulo na comune de Roma em 2007, no momento em que renovei meu passaporte Italiano. (4) Porém, quando solicitei a transferência de “residencia” para a comune de Tredozio, onde estou morando, Roma informou à Comune de Tredozio que não seria possível, pois o consulado de São Paulo havia cancelado meu AIRE em 2007????
    Alguma sugestão do que fazer? Quem contactar aqui na Italia?

    Desde já agradecemos! Abraço

    Clever

    • Olá Clever, volte ao ufficio anagrafe e pergunte a eles especificamente qual é o problema com o seu AIRE e principalmente: o que você deve fazer para solucionar isso. Depois volte aqui para compartilhar conosco, pois precisamos saber qual é o problema principal, ok? Abraços

      • Clever e Pazu

        Oi Fabio!! Não descobri ainda qual é a solução do problema, mas já descobri no Consulado em São Paulo que o meu AIRE foi cancelado em 2006 porque não atualizamos nosso endereço. Mas o problema é que em 2007 renovei o passaporte, apresentando toda a nova documentação referente ao novo endereço e ao novo estado civil. O AIRE não deveria ter sido automaticamente reativado nessa ocasião? Fiz essa pergunta ao consulado!! Assim que tiver mais informações aviso!!

        • Exatamente! Se novos documentos foram apresentados no momento da renovação do documento, tudo está certo – até porque se houvesse algum problema com a residência, o próprio consulado não teria emitido os passaportes. Fique em cima deles, pois parece que alguém por lá andou fazendo besteira 😉

  • Gabriely Mariana

    Olá Fabio!
    O meu caso é um pouco diferente…

    Olá, sou Brasileira e dia 29/07 retorno ao Brasil depois de 85 dias na itália com visto turistico, Porém vou me casar daqui a duas semanas,e vou passar 15 dias no Brasil e retorno pra itália dia 15/08 já com documento de casamento. Eu teria algum impedimento ao passar na cabine da fronteira nesse retorno? mesmo com documento de casamento ou com codice fiscale? (o codigo fiscale não se vai chegar a tempo até o dia que eu embarcar ao brasil)

  • Anderson

    Fala Fábio, como vai? Me diga uma coisa, não encontrei um artigo que explicasse os passos para o cônjuge do cidadão italiano pedir o permesso, se não tiver aqui é possível me dar algumas dicas, por onde começo? Peço residência? corro na questura pedir o permesso? Abraço!!!

  • Laffayete Alvares Jr.

    Olá Fábio, td bem? E no caso de casais gays, legalmente casados no Brasil ? Sei que a Itália reconhece apenas a união estável. Como ficaria pra requerer a permissão de permanência?

    Obrigado.

  • Juliano Boscaro Marsaro

    Olá Fábio tudo bem!? Primeiramente gostaria de agradecer por todos as informações, posts, videos, enfim! Tudo é muito importante e válido para nós.
    Minha dúvida é: ainda moro no Brasil e tenho dupla cidadania, minha futura esposa é brasileira tbm. Vc disse que para solicitar o visto para cônjuge é necessário residir na Itália e comprovar renda. Existe um tempo mínimo que devo estar aí para solicitar? E quanto devo comprovar?
    Muito obrigado, abraço!

    • Olá Juliano não existe um tempo mínimo não, basta que vocês estejam vivendo sob o mesmo teto, ok? Abraços

    • Juliano Boscaro Marsaro

      Obrigado Fábio. ok , é necessário eu comprovar renda para que possamos dar entrada no visto para ela? E quanto tempo aproximadamente leva para adquirirmos? Abraço.

  • Anderson

    Fábio, uma duvida: Minha esposa tendo a cidadania reconhecida, posso pedir meu permesso de família em um consulado italiano no Brasil antes de ir para a Itália??

    • Olá Anderson não, os consulados não emitem mais este tipo de permesso, ele deve agora ser solicitado diretamente na questura da região onde vocês estiverem morando. Abraços

  • Ricardo Torres

    Oi Fabio, boa noite. Tenho dupla cidadania Brasil Itália. Residencio no Brasil e estarei me casando esse ano ainda. Minha noiva e futura esposa tem direito da dupla cidadania?

  • Taianny Gerbasi

    Fabio, é necessário dar entrada no permesso com até 8 dias de chegada na Italia?

  • Felipe Gianei

    Oi Fábio, não acho minha resposta em nenhum lugar.. Estou tirando cidadania na Itália, e minha namorada mora no Brasil. Se eu quisesse ir morar em outro lugar da Europa, como amsterdam ou Paris, como faria pra ela ter permissão para ficar comigo? Eu já sei que é claro que teríamos que casar. Mas como faria com a permissão para morarmos em um país sem ser a italia?

    • Olá Felipe neste caso você precisa entrar no site do departamento de imigração deste eventual país e ver quais critérios que eles exigem para a emissão desta tipologia de visto, ok? Cada país tem as suas regras. Abraços

      • Felipe Gianei

        Muito obrigado! Por ela ser casada com um cidadão europeu, ela já não teria direito a um visto de estadia para ficar legalmente em qualquer país europeu?

        • Não, o simples fato de ser casado não dá nenhum direito “automático”. É sempre necessário fazer o pedido do visto específico, e cada visto tem suas exigências. Abraços

  • Flávia Baldini

    Fábio, tudo bem? Dúvida. Posso sair da Itália em viagem para o Brasil antes de sair o permesso e retornar? Permesso por motivo de matrimônio. Grazie!

  • Pati

    Fábio,
    Estou indo com meu marido a Itália em setembro fazer minha cidadania e depois solicitar o permesso dele.
    Como tenho que comprovar renda? Preciso estar empregada, ou tenho q comprovar uma renda de quanto para isso?
    Outra coisa, entre o pedido do permesso e a saída dele de fato, quanto tempo leva?

    • Green Tea

      oi, Pati, também estou indo no mesmo período Vamos trocar informações?

      • Pati

        Oi Oiii, claro. Me add no face, Pati Bogno.

        • Taianny Gerbasi

          Pati, adicionei você também!

  • Aline

    Bom dia,
    É bem complicado tirar o permesso, é necessário comprovar renda, senão não é possível!!!
    Permesso é só para marido ou esposa e filhos. Mãe, tio, tia vó, vô, etc não pode mais.

    • Pati

      Tu mora na Itália? Quanto preciso comprovar para pedir o permesso do meu marido?

  • Mari

    Oi Fábio. Seu post está ótimo e muito elucidativo. Porém, fiquei com uma dúvida: eu casei recentemente com um cidadão italiano aqui no Brasil, já levamos os documentos para atualizar o estado civil dele no consulado e nos disseram que teríamos que entrar em contato diretamente com o Comune di Roma para solicitar a “certidão de casamento italiana”, caso quiséssemos viver no país. Sabe como funciona isso? Precisamos enviar nossa certidão de casamento traduzida também para a Comune?

  • Patricia Trevisan

    Olá, Fábio!
    Meu namorado e eu pretendemos morar em algum país da UE ou até mesmo fora do acordo. Ele está finalizando a cidadania italiana e iremos em Junho/2016 para a Itália fazer isso. Para ter os mesmos direitos que ele como cidadão europeu, teríamos que casar antes dele finalizar o processo ou tanto faz?

    Obrigada!

  • Barbara Gama

    Fabio Help me! sou Italiana e meu marido tem o permesso di soggiorno, e estamos querendo morar na Irlanda, posso ir com o Permesso, e pode usar normalmente, ou tenho que tirar o stamp 4? me ajuda por favor!

    • Olá Barbara o permesso di soggiorno italiano é válido apenas aqui na Italia, em outros países você deve solicitar o respectivo visto. Abraços

      • Valmir

        Fabio tudo bem? Tenho carta di soggiorno por motivo familiar eu posso trabalhar na Alemanha com minha carta?

        • Olá Valmir, o permesso di soggiorno italiano é válido apenas na Italia, se quiser viver e/ou trabalhar na Alemanha ou em qualquer outro país, deve solicitar o visto específico deste país, ok? Abraços

  • Samira Montini

    Olá Fábio, como o texto fala sobre o visto para o conjuge de tem teve a cidadania reconhecida. No caso do cidadão italiano já ser casado no Brasil e o casal está mudando para Itália. É só o brasileiro entrar na Italia como turista e depois pedir o permesso de soggiorno na comune onde vamos morar? Obrigada.

    • Olá Samira

      Não é tão simples assim, pois para que um cidadão italiano possa dar um visto para seu cônjuge, ele deve ser residente aqui, e ter meios financeiros para manter a si e também o cônjuge. Abraços

  • Rogério Chateaubriand

    Boa tarde Fabio, parabéns pelo trabalho que faz, é de muita ajuda!
    Tenho um duvida: eu sendo cidadão italiano, no momento em que minha esposa for requerer o seu permesso di soggiorno, nos documentos necessários, temos necessariamente que comprovar renda?
    Muito obrigado!

  • marinaramos

    Boa Tarde, minha duvida é que meu marido tem cidadania e ja esta vivendo na italia por motivos de estudo, so que nos temos uniao estavel no brasil, sera que consigo o permisso mesmo assim? Aguardo seu retorno e muito obrigado

    • Olá Marina peça ao seu marido para ir na questura da região onde ele mora e pergunte a eles se existe esta possibilidade e em caso positivo, quais os documentos necessários. Se puder volte aqui para compartilhar conosco 🙂

  • Júlia Frantz

    Boa tarde, meu marido está providenciando a sua cidadania italiana. Estamos com planos de morar na Itália, temos um filho de 3 anos. Gostaria de saber se eu vou ter direito a cidadania junto com ele, já que somos casados e temos um filho. Obrigada, Júlia Frantz

  • AVP

    Oi, primeiramente obrigado pela oportunidade de lhe fazer alguma pergunta a respeito desses assuntos. Sobre o assunto vc foi bem enfático “É SEMPRE MELHOR VIR A ITALIA JÁ CASADO”. Querendo insistir nessa opção, quais são as dificuldades que vc vê (não ficou bem claro) e os documentos necessárias pra realização desse casamento de brasileiro com brasileira com dupla cidadania italiana?

    Aproveitando, após esse suposto casamento realizado na Itália, poderei realizar o pedido do visto como conjuge como vc explicou. No entando pensando muito sobre a pergunta da “Carolina C” ali em baixo a minha namorada vai a Italia, da entrada no processo, eu chego, nos casamos e queremos pedir o visto, ela ainda nao tem emprego pois recem tirou a cidadania. Eu só posso tirar o visto e procurar trabalho só depois que ela já estiver trabalhando e podendo arcar com todos os custos para duas pessoas? Qual seria esse valor hoje suficiente para isso? Desde já agradeço e desculpa o texto grande.

  • Rafael Augusto Galdino

    Olá Fabio, gostaria de saber se com a Carta di Soggiorno (visto no passaporte) o cônjuge do cidadão italiano pode viajar pela Europa ou ele só é válido para Itália?? Digo isso porque o Reino Unido apesar de fazer parte da União Européia tem sua imigração própria ao contrário da maiorias dos países europeus que é possível viajar sem passar por imigração!!!

  • Olá Vinicius

    Neste caso entre no site do departamento de imigração austríaco e veja quais os passos para obter um visto por lá, não conheço a legislação daquele país. Abraços

  • Olá Juliana

    Tecnicamente não existe “viagem para matrimônio”, logo você entrará como cidadã estrangeira e turista, tendo que apresentar todos os documentos necessários para tal condição. Abraços

  • Olá Carolina

    Após o visto de cônjuge, ele poderá viver e trabalhar aqui normalmente, pois o visto dá sim este direito. Abraços

  • Olá Dayane vá até a questura da região onde vivem e obtenha com eles as informações necessárias para o seu caso. Abraços

  • Olá Carolina

    Não existe nenhuma obrigação em relação ao tempo de casamento não, porém é necessário que você já seja residente e tenha como comprovar que tem meios financeiros para sustentar a si mesma e também ao seu marido, ok? Abraços

  • Ligia Vidal Peixoto Villarinho

    Fabio,

    Uma duvida, no caso de conjuge de cidadão para solicitar a carta di soggiorno o casal deve morar na Italia ou em qualquer pais da União europeia?

  • Marcos Aylon

    Caro Angelo Pagani,
    sua pergunta eh exatamente a duvida que tenho, estamos no mesmo barco, minha esposa conseguiu a cidadania italiana, e vamos nos mudar para londres porem nao sei o que fazer para eu poder ficar legalmente la pois somente eu nao tenho a cidadania, te pergunto se voce conseguiu descobrir algo a respeito
    grato

  • bianka

    meu marido vai dar entrada na cidadania e pretendemos ir pra Inglaterra. Ele consegue o passaporte italiano e NO MEU CASO ? VOU TER UMA IDENTIDADE ITALIANA? QUAL DOCUMENTO VOU TER PRA ENTRAR NA INGLATERRA? Desde já muito obrigada.

    • Fabio Barbiero

      Olá Bianka

      No seu caso, uma vez que seu marido obter o reconhecimento, você passará a ter o direito a solicitar a naturalização italiana, porém não tem direito a nenhum documento italiano, pois ele é descendente, não você. Abraços

  • Sarah

    Bom dia Fábio

    Tenho duas perguntas.
    1- Para fazer a carta de soggiorno para o conjugue precisa comprovar renda? Como é feita essa comprovação?
    2- Uma pessoa trabalha numa empresa aqui no Brasil e recebe por aqui, como fazer essa comprovação de renda para um permesso de soggiorno por motivo de familia (para filho maior de 21 anos)?

    Obrigado

    • Fabio Barbiero

      Olá Sarah

      Sim, é necessário comprovar que tem meios financeiros para sustentar a si mesmo + o cônjuge. Cada questura tem as suas próprias exigências: já vi casos onde eles pediram comprovantes de salário mensal (sempre aqui na Italia, claro), já outros aceitaram uma declaração do cônjuge italiano (com as devidas ressalvas previstas na lei italiana, de falso testemunho). Porém jamais vi algum caso onde um órgão público italiano tenha aceitado comprovantes de outros países como prova. Abraços

      • Sarah

        Fabio,

        Como seria essa “declaração do cônjuge italiano (com as devidas ressalvas previstas na lei italiana, de falso testemunho).” Tem um modelo? Como é feita esse tipo de declaração? seria aquela auto certificação que todo o italiano pode fazer?

        • Fabio Barbiero

          Olá Sarah

          Sim, é a autocertificazione, dá uma procurada que aqui mesmo no blog eu escrevi um artigo sobre a falta da certidão de casamento e lá eu passo o modelo, ok? Abraços

  • Layla

    Olá Fabio,

    Tenho uma duvida, meu marido esta em processo de tirar a cidadania Italiana, por tanto terei direito num é mesmo? então mais minha duvida é a seguinte tendo visto ai que minha mãe como sogra do meu marido também tem direito, gostaria de saber após quanto tempo ele tendo pego a cidadania dele poderá dar o direito para minha mãe também?

    • Fabio Barbiero

      Olá Layla

      O único direito que você terá é solicitar a sua naturalização, somente adquire a cidadania italiana de forma automática se vocês se casaram antes de abril de 1983. E só uma correção: cidadania não se pega, o que se pega é gripe! Abraços

      • Layla

        Ok, kkk Obrigada pela correção, mais sobre os meus pais eles também terão direito a esta naturalização ?

        • Layla

          completando a pergunta acima …..quanto tempo depois eles terão o direito a naturalização, será junto com a minha? obrigada.

          • Fabio Barbiero

            Não, somente você terá direito a pedir a naturalização, porque ela é concedida a cônjuges de cidadão italiano

  • Renata

    Oi Fabio…
    Tenho a cidadania italiana por matrimônio, hoje sou divorciada. Minha mãe mora comigo aqui na Italia e tem o permesso de família q passeia à ela. Gostaria de saber, pra quem mais da minha família consigo passar esse permesso? Gostaria de trazer meu sobrinho pra morar comigo… Tem como? Obrigada!

    • Fabio Barbiero

      Olá Renata

      Não, o permesso di famiglia pode ser dado apenas a pais, filhos e irmãos. Abraços

  • Rafael

    Olá Fábio,

    Estou em processo de ter a minha cidadadania italiana. A minha dúvida é a respeito do visto se cônjuge. Tenho um relacionamento estavel de quase 7 anos com outro rapaz e temos a documentação de união estável, emitida a mais de 4 anos atrás no Brasil. Ele poderá obter este visto de conjuge após eu ter a minha cidadania? O processo é feito na Itália?

    Obrigado!

    • Fabio Barbiero

      Olá Rafael, a Italia não reconhece nenhuma união que não seja a civil entre pessoas do sexo oposto. Abraços

  • Guilherme Chiaramonte

    Ciao Fabio! È una domanda dificultosa. Tenho intenções de me mudar pra italia num futuro, mas junto com meu companheiro, do mesmo sexo. Vou reconhecer minha cidadania italiana em breve na Italia, e planejamos nos casar no Brasil, o que é possível, ao menos como União Civil. É possível que ele se mude comigo para a italia após o casamento?
    obrigado desde já.

    • Fabio Barbiero

      Olá Guilherme

      Infelizmente a Italia ainda não reconhece a união de pessoas do mesmo sexo, procure aqui mesmo o artigo onde eu explico sobre isso. Abraços

  • Olá, Fabio! Primeiramente, parabéns pelo site!!! Eu sempre passo por aqui para me atualizar!
    Dei entrada no meu processo de naturalização por casamento no Consulado de São Paulo e agora tem aquela espera de mais de dois anos.
    Queria saber se eu fosse morar na Itália enquanto a minha naturalização não é efetivada, eu teria que solicitar um permesso? Digo isso, pois pretendo ficar mais de 3 meses e gostaria de levar uma vida normal, trabalhar, abrir conta, etc…
    Em 2009 quando morei lá, toda vez que ia viajar para fora da Itália eu tinha que mostrar a minha certidão de casamento e era sempre um desgaste.
    No consulado me passaram uma informação que achei um pouco estranha. Disseram que no meu caso não é mais necessário fazer o permesso e quando o meu marido for fazer a residência é só me incluir passando o número do meu processo.

    Minha segunda dúvida: Independente do permesso, se eu estiver na Itália por mais de 3 meses e for para a Alemanha sem o meu marido, por exemplo, possivelmente vão falar que o meu visto de permanência na Europa está vencido. Como eu faço?
    Minha última dúvida: Chegando na Itália com o meu marido, posso chegar só com a passagem de ida?
    Um super obrigado, Fábio!!!

    • Fabio Barbiero

      Olá Daniela tudo bem?

      Sim, vivendo aqui legalmente junto ao seu marido, ele poderá te dar um permesso di coniuge, porém existem alguns critérios a serem observados, como viverem sob o mesmo teto, ele ter meios financeiros demonstráveis, para comprovar que pode sustentar a si mesmo e também você, entre outras coisas.

      Em relação a sua última pergunta, você não tem absolutamente nenhum direito sem a presença do seu marido. Abraços

  • Filipe Carvalho

    Oi Fábio, tudo bem?

    Minha mulher vai conseguir a cidadania dela em breve. No momento somos casados no civil a 3 meses (mas juntos a 9 anos). Minha dúvida é: Caso formos morar na Itália, quanto tempo depois consigo pedir cidadania italiana também? Abraço!

    • Fabio Barbiero

      Olá Filipe tudo bem?

      Aqui na Italia não conta-se o tempo de matrimônio mas sim o tempo de residência do requerente. Por isso, você só conseguiria dar entrada depois de 2 anos de residência legal, e depois de dar entrada terá que esperar os outros 2 anos do tempo de duração do processo. Abraços

  • lilia

    Ola Fabio , meu nome e Lilia sou casada a 24 anos com um italiano e temos filhos juntos, me casei na Suiça e vivi la por 24 anos mas hoje tem 1 ano e meio que estamos vivendo no brasil , gostaria muito de sabe se posso aver o passaporte italiano atravez do casamento. Meu casamento tbm e registrado na comuni da italia. Posso ou nao aver o passaporte italiano?? E qual os documentos que preciso para dar entrada???

    • Fabio Barbiero

      Olá Lilia tudo bem?

      Entre na página dos materiais educativos e inscreva-se para ser avisada quando eu lançar o manual prático sobre a naturalização por casamento, ok? Abraços

  • Léticia

    Olá Fábio temos llido seu trabalha e gostamos muito.
    Se eu fizer todo processo aí na Itália depois de terminado,meu marido pode me encontrar aí e depois irmos para Londres, estamos querendo morar lá, já que ele tem uma prima lá e ficaremos na casa dela no começo.
    Meu tio mora na Itália em Parma, seria possível você dar alguma assessoria nos procedimentos lá para mim? Eu tendo residência na casa dele e quanto sairia? Me mande um e-mail por favor.

    Obrigado

  • Leticia

    Olá Fábio.
    Vou me casar agora é já irei dar entrada no processo de cidadania. E pretendo finalizar ele na italia. E queria ir com meu marido para já ficarmos por lá. Meu tio mora lá ja será que meu marido não consegue um permesso di soggiorno pelo meu tio? Para se caso o processo demore mais de 90 dias?

    Obrigado.

    • Fabio Barbiero

      Olá Letícia

      Infelizmente isso não é possível. Aproveite para procurar o artigo onde eu explico porque vir com cônjuges é uma péssima ideia, ok? Abraços

  • Caroline

    Bom dia Fábio.

    Sobre o meu processo de eleição de cidadania já tenho tudo pronto, agora estou pesquisando o caso do meu marido.
    Vamos para Itália em março solicitar a minha eleição de cidadania, e estando com a CI na mão quero pedir a carta de soggiorno dele. Só que fiquei com algumas dúvidas.
    1- Quem solicita essa carta é ele ou eu na questura?
    2- Tem que fazer teste de italiano na hora?
    3- Pra ele solicitar essa carta de soggiorno tem que comprovar renda? de que forma isso é feito?
    4- Com a carta ele tem direito a tessera sanitaria?
    5- A emissão da carta demora?

    Vamos morar com a minha mãe, numa casa alugada no nome dela. Isso interfere em algo?

    Me ajude por favor

    Carol

    • Caroline

      Mais uma dúvida.

      Ele entrando como turista (sem ter que ir no consulado solicitar visto), chegando de avião diretamente em ROMA. Ele tem os 90 dias para solicitar a carta di soggiorno?

      Vi falando sobre os 8 dias e fiquei confusa com isso

  • Lucas

    Olá Fábio, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente site!! Muito obrigado por todas as informações e pelo excelente guia que voce nos proporcionou!!!

    Minha situação:
    Eu tenho cidadania italiana, sou casado há mais de 3 anos , já enviei minha certidão de casamento ao consulado, que já a encaminou ao comune. Pretendemos, eu e esposa, passarmos 5 meses pela itália e europa. No consulado italiano fui informado que minha esposa não precisaria de visto uma vez que estaria me acompanhando pela itália. Só será necessário pedirmos um permesso di soggiorno para ela que poderá ficar na itália juntamente comigo. Eis as dúvidas:

    – Sem residencia fixa (vamos a turismo, provavelmente com aptos alugados via AirBnB) existem problemas para pedir o permesso d soggiorno para ela?
    – precisaria do Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio para pedir o permesso di soggiorno. Consigo este e documento aonde? Daqui do Brasil e possível?
    – Gostaríamos de viajar bastante pela Itália e depois passarmos por outros países da europa. Quando estivermos em outros países da europa, possivelmente já terão se passado os 90 dias desde a nossa chegada na Comunidade Europeia (e expirado o visto de turista para o passaporte brasileiro dela). Com o permesso di soggiorno válido, podemos viajar para outros países ou somente ficar na itália?

    Mais uma vez, agradeço à sua preciosa disposição!!!
    Abs,
    Lucas

    • Fabio Barbiero

      Olá Lucas

      Sem residência você não faz absolutamente nada, pois o seu direito a dar algo a alguém (como o permesso di soggiorno) passa a existir após a sua residência. O estratto per riassunto é a sua certidão de casamento transcrita pelo comune, portanto o pedido deve ser feito no comune onde você obteve o reconhecimento (se foi feito aqui na Italia) ou ao comune de nascimento do seu antenato (se a cidadania foi realizada no Brasil).

      Por fim, nenhum permesso dá direito a permanecer em outro país por mais de 90 dias, além disso, sem que ela seja residente aqui, não poderá permanecer na UE por mais de 90 dias.

      Abraços

  • Carina

    Olá Fabio,

    Meu marido tem a cidadania italiana, gostaríamos de morar na Itália ano que vem, e vamos precisar pedir esse visto de conjuge pra mim. Com relação ao pedido de residência, conseguimos fazer isso alugando um apartamento por temporada através de sites como o airbnb?

    Agradeço desde já
    Obrigada

  • Ricardo Ribeiro

    Oi Fabio,
    Minha esposa só possui o passaporte italiano e nosso casamento está regularizado junto ao Consulado em São Paulo e também na Comune. Vivemos no Brasil e pretendemos mudar para a Itália daqui a 1 ou 2 anos. Porém a ideia é adquirir um um motorhome para morar nele, sem ter uma residência fixa. Nessa situação é possível pedir todos os documentos necessários para nós? (meu permesso di soggiorno, CI,codice fiscale, tessera sanitaria, etc..).
    Ou teremos que, primeiro, nos fixar em uma residencia alugada para emitir todos os documentos e depois adquirir o motorhome?
    abraços,
    Ricardo e Cristiane

    • Fabio Barbiero

      Olá Ricardo

      Para fazer qualquer coisa aqui, incluindo a compra de um veículo, é necessário ser residente, portanto sem fixar a residência nada é possível.

      Abraços

  • Felipe Vier Peccin

    Ola Fabio. Uma duvida, se eu e minha mulher não formos casados? Existe alguma possibilidade de ele viver comigo (tenho cidadania) legalmente na Itália?

    • Felipe Vier Peccin

      De ELA perdão, errei ao digitar rsrsrs

    • Fabio Barbiero

      Olá Felipe

      Não. Abraços

  • Ramon Bett

    Boa tarde
    Estou fazendo a minha cidadania italiana e quero morar na Itália com minha esposa, somos casados a 6 meses. Há a possibilidade de fazer a CARTA DI SOGGIORNO para ela aqui do Brasil? Ou só da para fazer quando chegar la?

    • Fabio Barbiero

      Olá Ramon

      Não, a carta di soggiorno só pode ser solicitada aqui na Italia, e somente depois que você obter o seu reconhecimento, não antes. Abraços

  • Ricardo

    Olá Fábio, gostaria de uma ajuda, dependendo até poderemos ver o caso de me ajudar na solicitação o contratando, meu caso é no geral simples, mas tenho algumas dúvidas, nasci no Brasil e sou filho de Italianos, sou registrado no consulado dês de que nasci., sou casado com uma Brasileira há 6 meses no civil, que já está registrada no consulado Italiano, e temos um filho que também já está registrado e com cidadania Italiana.
    Estamos na Espanha dês do dia 13/07/2015, minha esposa com visto de turista, eu e meu filho entramos com passaporte Italiano, provavelmente vamos para a Inglaterra daqui uns meses.
    Eu gostaria de ir a Itália para tirar o seu Permesso di Soggiorno para que ela não fique Ilegal, minhas dúvidas são:

    – São 8 dias da data da entrada na Europa, ou entrada na Itália para dar entrada ao Permesso?
    – Vou precisar de novo traduzir e legalizar a certidão de casamento ? sendo que já está registrado no consulado Italiano e tenho um documento di famiglia emitido pelo mesmo.
    – Em quanto tempo em média demora para tirar o permesso?
    – Enquanto aguardamos o processo, podemos aguardar fora da Itália e voltar quando minha esposa for convocada?
    – Não tenho um endereço específico na Itália, porém posso colocar um endereço de uma tia minha alegando que estamos morando com ela ?

    E também quanto me cobraria para me ajudar neste processo, me mande um e-mail por favor

    Abs e Sucesso !

    • Fabio Barbiero

      Olá Ricardo tudo bem?

      Na verdade, o permesso di soggiorno italiano é válido apenas aqui ne Italia, no caso de vocês ele não teria validade nenhuma fora daqui. Vocês devem solicitar o visto de permanência no país onde pretendem morar, ok? Abraços

    • Ricardo

      Fábio, obrigado por me responder, sábado dia 26/09 estou indo para Milão para morar, a princípio vamos ficar na casa da minha tia, gostaria de reforçar a pergunta á cima.
      – São 8 dias da data da entrada na Europa, ou entrada na Itália para dar entrada ao Permesso?
      – Vou precisar de novo traduzir e legalizar a certidão de casamento ? sendo que já está registrado no consulado Italiano, e tenho um documento di famiglia emitido pelo consulado Italiano.
      – Eu não tenho identidade Italiana, somente Passaporte e Códice Fiscale, terei que fazer uma antes de pedir o Permesso dela? E se tiver que fazer, saberia me dizer quanto tempo demora ?

      Obrigado e Sucesso!

  • Angelo Pagani

    Boa Noite!
    ja estou tirando minha cidadania, assim que terminada meu plano é ir para Londres juntamente com minha esposa, para que possamos viver la.
    Minha pergunta é a seguinte, oque eu preciso fazer para assim como eu ela ter o direito de trabalhar e estudar, e ter os beneficios, pois vamos viver la, somos casados a 3 anos!

    • Marcos Aylon

      Caro Angelo ,
      sua pergunta eh exatamente a duvida que tenho, estamos no mesmo barco, minha esposa conseguiu a cidadania italiana, e vamos nos mudar para londres porem nao sei o que fazer para eu poder ficar legalmente la pois somente eu nao tenho a cidadania, te pergunto se voce conseguiu descobrir algo a respeito
      grato

      • Angelo Pagani

        Infelizmente ainda nao, sei que tem como fazer uma documentação que permite a permanência no pais com todos os direitos, mas ainda nao sei qual é e como fazee para conseguir.

        • Vocês devem entrar no site do Home Office e buscar as informações sobre o Family Permit

  • Nelizy

    Boa noite Fabio, me chamo Nelizy, sou Brasileira casada com Brasileiro descendente de Italiano, estou em Londres com um visto de 6 meses, meu marido mora na Holanda, eu vou pra la no final do mês, o que você me aconselha fazer pra conseguir o visto?

  • Iaci Lopes

    Oi Fábio! Eu de novo te enchendo! Rsrsrsrsrsrs! Juro que a gente queria te contratar, mas você não consegue agora, então vou te perguntar mais algumas coisinhas. Hehehe!
    Meu marido e eu estamos indo para Italia para o reconhecimento da cidadania italiana dele. Sei que não recomenda isso, mas ainda sim vamos arriscar, pois vamos com os documentos bem completinhos, do jeito que você ensinou, dando entrada em uma comune bem pequena para o processo correr o mais rápido possível. Sabemos também que é bom ele, assim que chegar, já tirar o Permesso di soggiorno di attesa di cittadinanza, caso o processo dure mais de 90 dias. A dúvida é a seguinte: eu, casada no civil com ele, consigo pegar também algum tipo de permesso para aguardar o processo com ele? Agradeço imensamente toda ajuda que tem nos dado nessa árdua jornada. =)

  • tatiane

    ola Fabio tudo bem ?
    estou quase finalizando meu processo aqui no Brasil e apos algumas pesquisas gerou muitas duvidas.
    sobre o Eu e meu marido para podermos ir morar em londres para ele obter o visto que pode trabalhar e permanecer junto mais vi algumas postagens sua e vi que é um pouco mais complicado..( pois tem um video que você fala que tem q ter 3 anos de casados e casamos recentemente para continuar o andamento do processo, pois foi o conselho do advogado do Brasil) esse procedimento serve so para quem mora na Italia? para quem vai morar em lodres é diferente, qual procedimento tomar?

    • Olá Tatiane para pedidos fora da Italia é necessário que o casal tenha no mínimo 3 anos de matrimônio civil. Abs

  • Gilmar Bergamin

    Junto com os documentos, é necessário preencher o formulário oficial para o pedido do permesso:

    [scribd id=207248596 key =key-1j4cpvuoqmchw50szx8f mode=scroll]

    O que seria isto? Não abre !

  • Fabio Zanatta

    Buongiorno Fabio!
    Parabéns pelo site! Já esclareci diversas dúvidas graças a dedicação de vcs!
    Eu e minha esposa estamos nos passos finais da nossa viagem, já possuo cidadania e estou inscrito no AIRE, com meu endereço do Brasil.
    Estamos com a certidão de casamento em inteiro teor traduzida e a legalizaremos no consul semana que vem. Minhas dúvidas são a partir do momento que chegarmos aí:
    – Antes de ela poder pedir a carta di soggiorno é preciso ter a residência?
    – Fizemos um contrato de aluguel turistico, e eu ainda não tenho um emprego certo, portanto imagino que não poderemos entrar com o pedido de residência.. Confere?
    – Ela terá o prazo de 8 dias para dar entrada na carta di soggiorno ou pode fazer dentro dos 3 meses?
    – Como eu não tenho um emprego certo, pode ser que mudemos de cidade quando eu conseguir um, por isso pensei em pedir a residência depois de ter um emprego garantido. Faz sentido/é correto?
    Desde já, obrigado pela ajuda!!

    • Olá Fabio você chegou a comprar o guia que eu lancei recentemente sobre a vida aqui? Pois no caso de vocês seria bastante interessante, pois lá eu explico os pormenores do aluguel do imóvel, residência e tudo mais relacionado a vinda de um cidadão italiano para morar aqui, ok? Abs

  • Jéssica Oliveira Tieghi

    meu marido possue cidadania italiana e residimos no brasil. E queremos viajar para londres
    Eu (conjuge) e minha sogra ( mae do europeu) sendo cidadao extra-comunitario, entramos na fila de cidadao europeu junto com meu marido na imigracao de londres? Para evitar a burocracia toda de mostrar dinheiro, passagem de volta, etc.
    Abc obrigado

  • Anselmo Ferreira

    Bom dia Fábio… estou um uma grande dúvida pq as repartições públicas (questura e anagrafe) da nossa comuna não falam a mesma língua. Moramos na cidade de Como, meu marido é brasileiro com cidadania portuguesa, logo cidadão europeu. Eu sou brasileira e somos casados no Brasil. Meu marido ja foi regularizado na Anagrafe consta o registro e temos uma declaraçao da Anagrafe com marca di bollo afirmando q recebemos a visita da policia e q ele está registrado na comuna, mas a policial da Questura diz q não é esse o papel. Vamos a Anagrafe e dizem q não há outro papel. Fui ao setor da imigração da Questura e o atendente disse q está ok e pra eu voltar dia 24. Estou com medo de chegar novamente lá e dizerem q não é isso e minha data limite dos 90 dias chegou ao fim. Afinal vc sabe me dizer q papel é esse? teria foto? Gostaria de saber tbém se eu preciso pedir o permesso ou seria a carta de soggiorno? obrigada

    • Neste caso seu marido não é italiano, mas sim cidadãos comunitário e por isso as regras são diferentes! Ele precisa comprovar renda ou ter uma empresa para que seja possível a solicitação da residência, e somente depois da residência dele ser confirmada é que poderá te dar algum tipo de visto. Veja que cidadãos europeus podem circular livremente entre os países, porém fixar residência é outra história, ok? Abs

      • Anselmo Ferreira

        Olá Fábio, já fizemos esse procedimento de comprovar renda e etc. O policial já veio em casa e comprovou que moramos lá, ou seja, para o meu marido está tudo certo. Nós recebemos um documento comprovando a residência na Itália e o policial da Questura nos recomendou pedir na Anagrafe outro documento, e lá na Anagrafe nos foi dito que esse documento é o Atestado de regularização de cidadão comunitário. O problema que estamos tendo é a confusão de informações, um policial da questura diz que o documento que temos é o certo, outro diz que é o errado e a Anagrafe nos informou que o documento é esse mesmo. A nossa ida para a Questura está marcada para 24/07, ou seja, no mesmo dia que vence o período de 3 meses que eu e meu filho podemos ficar aqui legais. O que eu gostaria de saber é se você sabe que documento um europeu deve levar para a questura para pedir a carta de soggiorno (não é o caso de permesso aqui) para a família
        .

        • Seguem as instruções:

          Carta di soggiorno per i familiari stranieri di un cittadino dell’Unione

          Alla richiesta è necessario allegare:

          la copia del passaporto, ed eventuale visto d’ingresso, o documento equivalente in corso di validità;

          un documento rilasciato dall’autorità competente del Paese di origine o provenienza che attesti la qualità di familiare e, qualora richiesto, di familiare a carico ovvero di membro del nucleo familiare ovvero del familiare affetto da gravi problemi di salute, che richiedono l’assistenza personale del cittadino dell’Unione, titolare di un autonomo diritto di soggiorno;

          l’attestato della richiesta d’iscrizione anagrafica del familiare cittadino dell’Unione;

          quattro fotografie, in formato tessera;

          e, nel caso la richiesta sia presentata dal partner con cui il cittadino dell’Unione ha una relazione stabile, la documentazione ufficiale attestante l’esistenza della stabile relazione con il cittadino dell’Unione.

          La carta di soggiorno ha una validità di cinque anni dalla data del rilascio e mantiene la propria validità anche in caso di assenze temporanee del titolare per un periodo non superiore a sei mesi l’anno, oppure fino a dodici mesi per motivi rilevanti (es: gravidanza, maternità, malattie gravi, studio, eccetera).

  • João Vitor Nardi

    Bom dia Fábio tudo bem?
    Fábio, estou com uma dúvida sobre a documentação se você puder me ajudar… tenho a certidão de nascimento do meu antenato italiano emitida pelo comune onde nasceu, porém consta na declaração uma validade de 6 meses após a emissão, a qual já expirou. Gostaria de saber se com os demais documentos devidamente traduzidos e legalizados juntos ao eresp e consulado posso ir à Itália dar entrada no processo indo ao comune buscar uma nova certidão, ou é necessário ter a certidão nova em mãos antes de ir.
    Desde já agradeço e parabéns pelo seu trabalho.
    Um abraço

    • Olá João, dependerá do comune onde você vai dar entrada no seu processo, via de regra os comunes considerados “normais” não se importam com o limite de 6 meses, porém aqueles que querem dificultar podem utilizar isso para barrar o processo até que você solicite um documento com uma validade menor. Sempre pergunte ao oficial do comune onde você pretende dar entrada como ele trabalha, ok?

      Abraços

  • Danieli

    Boa Noite Fábio! Tudo bem? Me chamo Danieli
    Olha só, tens como me dar algumas informações? Andei vendo e tenho direito a cidadania Italiana, mas tenho várias dúvidas. Não dei entrada em nada ainda, mas gostaria de saber, minha pretenção é de morar na Finlândia, ví que ele faz parte da União européia, eu posso fazer tudo por aqui e quando eu for posso ir direto do Brasil pra lá ou preciso ir na Itália? Ah sou casada há 3 anos já aqui, e tenho uma filha de 1 ano, o meu marido e minha filha recebem a cidadania junto comigo? Consigo fazer todo o trâmite aqui do Brasil? Inclusive a minha cidadania Italiana? Obrigado, aguardo contato…Boa Noite

    • Olá Danieli tudo bem?

      A primeira coisa que você precisa fazer é baixar e ler o manual Sagabook, lá vai encontrar todas as respostas às suas dúvidas, ok? Abs

  • Carlos Henrique

    Olá Fábio, Bom dia.
    Me casei no Brasil com um cidadão italiano que reside na italia e eu no brasil, são muitas viagens de la pra cá e daqui pra la, por isso resolvi morar na italia, porém tenho uma grande dúvida. É possível solicitar um visto de familia para cônjuje no meu caso? tendo em vista que o casamento gay ainda não é permitido na itália?

  • Fabiana

    Ola, esqueci de lhe perguntar duas coisas, eu preciso dar entrada no local de nascimento do meu bisavo ou em qualquer local da Italia e e necessario provar que voce fala italiano? Obrigada

  • kahue e daniela

    Oi fabio boa noite.

    Meu nome é Daniela tenho cidadania italia tirada recentemente( foi reconhecida em tempo recorde 12 dias graças a deus ) aqui em mantova .

    A questao é meu marido veio essa semana para mantova e demos entrada no permesso soggiorno por motivo familiar …Só que nao temos renda ,e a questura pediu essa declaraçao.

    Estamos hospedados na casa de um amigo italiano( é a mesma casa que tenho residencia e dei entrada na minha cidadania).

    Esse nosso amigo fez uma DECLARAÇAO DE HOSPEDAGEM E RESPONSABILIDADE FINACEIRA POR NÓS DOIS(ele é bancario e tem boa renda fixa .junto da carta esta comprovante de renda dele) ..a questura aceitou mais ficou de analizar.

    A questao é TEM ALGUMA LEI OU VOCE JA OUVIU FALAR SE AMIGO QUE TE OSPEDA E SE RESPONSABILIZA POR VOCE FINACEIRAMENTE e EMITE ESSA CARTA É VALIDO ???

    Estou com medo que eles rejeitem pedido quando questor analizar.

    abraços e parabens pelas informaçoes valisosas.

    • Olá Daniela tudo bem?

      Até onde sei, quem tem que demonstrar meios financeiros é o cônjuge italiano que pretende dar o permesso ao familiar estrangeiro. Porém somente a questura poderá responder se o documento vai ou não ser aceito, aguarde a resposta deles. Abs

      • kahue e daniela

        Vamos aguardar Fabio ….com pensamentos positivos…muito obrigado e parabens pelo blog.

    • Fabiana

      Boa Noite Daniela, seu processo foi muito rapido, voce ja deu entrada no passaporte? Voce foi sozinha? Esse local e mais rapido ou voce deu muita sorte? Voce fez tudo sozinha ou contou com a ajuda de alguem? Agradeco pela ajuda.Fabiana

      • kahue e daniela

        Oi Fabiana ….Eu acho que foi muita sorte meu caso….Nao dei entrada sozinha naum,um amigo italiano me ajudou…Nao aconselho em nenhuma situaçao vir sozinha para italia ,e sem aconselhamento de algum qualificado na situaçao….Esse local hoje esta muito organizado e fui muito bem atendida pelo pessoal da comuna ….abraços e boa sorte.

        • Erica Andrade

          Oi Daniela! Vc saberia me informar se pode solicitar o permesso soggiorno por motivo familiar para um filho(já sendo casada há mais de 4 anos com italiano e morando na Itália),ou só apos dar entrada na cidadania? obg!!!

  • Giovanna

    Olá Fabio, boa tarde!
    Meu marido possui a cidadania italiana e há 4 anos vivemos em união estável e temos um filho de 1 ano. Descobrimos que para eu ter direito a cidadania por matrimônio apenas o casamento civil é valido. Logo, iremos formalizer nossa união.
    O ponto é que decidimos sair do Brasil e residir na Inglaterra. Por ele ter a cidadania não precisa de visto para residir/ trabalhar. Como ainda não tenho a cidadania, quais os trâmites temos que realizer para que possa acompanhá-lo (residir, trabalhar, acesso a seviços de saúde, etc)?

    • Olá Giovanna tudo bem?

      No caso de vocês entrem no site do departamento de imigração inglesa e vejam quais os critérios para obter o visto de esposa, ok? Abs e boa viagem!

  • Larissa

    Olá Fábio. Uma dúvida, no caso, vou fazer minha cidadania, após concluída meu esposo tem direito a carta de soggiorno, mesmo sem ter 3 anos de casados (ou 2 de residência), ou isso não?
    Caso não, ele consegue pedir o visto por motivo de familia, para me acompanhar no processo de cidadania?
    Obrigada.

    • Olá Larissa

      Sim, não existe tempo mínimo ou máximo para que o cônjuge possa solicitar a carta. Já em relação a um eventual permesso di familia que citou por último não, pois durante o seu processo, você não pode trabalhar, e sem um trabalho e comprovação de renda aqui na Italia não tem como dar um permesso di familia, ok? Abs

  • Lilian

    Olá Fábio. Tenho dupla cidadania e há um tempo atrás estive no consulado de Porto Alegre para fazer a transcrição da minha certidão de casamento. No momento não me liguei de fazer uma legalização da certidão para carregar comigo quando formos viajar. Como faz alguns meses já, meu estado civil deve estar atualizado no comune? Se sim, é tranquilo solicitar permesso para o meu marido em outro comune? Obrigada!

    • Olá Lilian

      Se a certidão foi deixada no consulado, provavelmente já foi enviada e transcrita pelo comune italiano, entre em contato com eles e peça o seu “estratto per riassunto dell’atto di matrimonio”

  • Bruna

    Olá Fabio,

    Meu marido tem a cidadania Italiana, e agora nós resolvemos nos mudar, do Brasil para Barcelona, ele sendo italiano, pode morar lá. Eu já fiz a transcrição da certidão de casamento, para o comune dele na Italia. O que eu devo fazer para regularizar minha situação de visto para morar legalmente em Barcelona? Quais procedimentos eu devo fazer agora? Muito Obrigada!

    • Olá Bruna

      Ele deverá se inscrever como cidadão residente (AIRE) Em Barcellona e com isso você poderá pedir um visto de cônjuge. Porém entrem no site do departamento de imigração de lá para saber quais documentos eles exigem, ok? Abs e boa viagem!!!

  • Juliana

    Olá Fabio!
    Gostei muito das informações! Queria apenas tirar uma dúvida, os conjuges de pessoas que tem a cidadania italiana tem algum tipo de visto ou estabilidade para viver nos países da união européia? O conjuge que tem a cidadania ser o responsável legal dele?
    Pois em alguns países o conjuge que tem um visto de trabalho por exemplo, é o sponsor do outro. Existe isso no caso de o conjuge ser cidadão italiano?
    Obrigada.

    • Olá Juliana tudo bem?

      Sim, o cônjuge de cidadão italiano tem o direito de obter um visto de familia para que possa viver e trabalhar normalmente. Cada país tem as suas regras e critérios para emiti-lo, portanto neste caso você deve entrar no site do departamento de imigração do pais onde pretendem morar e verificar ali quais são estes critérios, ok? Abs

      • Juliana

        Fabio muito obrigada pela pronta resposta!!
        Vou buscar as informações com a imigração!!
        Muito Obrigada!!

  • Olá Cristina tudo bem?

    Muito obrigado pelas palavras e pelo carinho 😉

    Sobre as suas perguntas:

    1) Não, pois somente as mulheres casadas antes de 1983 adquirem a cidadania com o marido, o inverso não acontece;

    2 – Também não, pois os processos são individuais e cada requerente maior de idade deve obter o próprio reconhecimento; o fato de um familiar ter obtido não os ajuda em termos de tempo;

    Me mande um email que eu te respondo com a nossa proposta de trabalho: fabiosaga@minhasaga.org

    Abs e que Ele abençoe a todos nós 😉

    • Cristina Bento

      Mandei o email.

  • Olá Lina tudo bem?

    Procure aqui mesmo o artigo sobre a naturalização por matrimônio – lá você vai encontrar a lista dos documentos, ok? Outra forma é ir diretamente na prefettura da região onde você vive, lá eles também poderão te dar a lista 😉 Abs

  • Olá Igor

    Trazendo a certidão de casamento juntamente com os outros documentos, no final do processo o comune emitirá o certificado di matrimonio e com ele em mãos você poderá se mudar para Londres e neste momento sua esposa poderá ir te encontrar e solicitar o family permit diretamente na Inglaterra, não há nenhuma necessidade de fazer nada aqui na Italia, apenas a transcrição da certidão de casamento, por isso é importante apresentá-la no seu processo, entendeu? Abs

  • Lilian

    Olá Fabio, já tirei algumas dúvidas com você sobre o assunto, mas sempre surgem outras. Sei que como cidadã italiana, além de ser residente, preciso comprovar renda para que meu marido consiga o permesso. Num outro momento um rapaz comentou aqui que ele sendo estudante, sua esposa conseguiu o permesso por um ano. Gostaria de saber se eu for estudante de um curso da língua italiana eles consideram ou se somente cursando ensino superior, mestrados e afins. Obrigada!

  • Massy Karla

    Muito obrigado o seu blog me ajudou muito mesmo, casei ontem no comune de bussolengo, estava nervosa pelo fato de esta ilegal aqui mas deu tudo certo. desejo a voce tudo de bom por que voce merece muito por ajudar muita gente abs

  • Olá Marisheila tudo bem?

    Vou responder por partes:

    1 – Qualquer atividade profissional exige que você tenha documentos e/ou algum tipo de permissão para realizá-la, portanto você só conseguirá algum tipo de trabalho aqui se tiver documentos para tal fim

    2 – Sobre a crise vou gravar um vídeo em breve para explicar minha opinião sobre isso

    3 – Para solicitar a sua cidadania, você terá duas opções:

    a) vivendo aqui na Italia é necessário ter pelo menos 2 anos de residência legal ou

    b) no exterior basta ter 3 anos de matrimônio civil.

    Abs

  • Massy Karla

    Olá Fábio casei aqui na italia agora vou para essa parte do visto a minha duvida è preciso pagar algo para fazer esse visto?

    • Olá Karla tudo bem?

      Não, a emissão deste permesso é gratuita 😉

  • Olá Estevão tudo bem?

    Após se casarem, deverão aguardar 3 anos para que sua esposa possa ter o direito de solicitar a naturalização, procure aqui mesmo no blog o artigo sobre a naturalização passo a passo no consulado, lá você encontrará todas as dicas sobre como fazer,ok? Grande abraço!!!

    • Estevão

      Muito obrigado Fábio!

  • Alexsandra Ortolan

    Oi, Fábio! Tudo bem? Me tira uma dúvida: todas as certidões devem ser de inteiro teor ou somente as certidões de nascimento? Eu mandei um e-mail para o comune de onde vou morar, mas não me responderam. É melhor eu me prevenir e tirar todas de inteiro teor ou pode acontecer de exigirem a certidão simples? Agradeço desde já! Abs!

    • Olá Alexsandra

      Todos os documentos devem estar em inteiro teor, não apenas os nascimentos, atualmente não são apenas os comunes que exigem, os consulados também. Abs

      • Alexsandra Ortolan

        Grazie, Fábio!

  • Fantino Angelo

    Boa tarde, Fábio! Desejo tirar uma dúvida (não encontrei local adequado, mas vamos lá). Tenho em mãos o passaporte italiano do meu pai. Ele tem dupla cidadania. No passaporte dele consta os dados me legitimando como filho. O passaporte foi tirado quando eu tinha 4 anos. Para o consulado italiano, eu já possuo a cidadania reconhecida, bastando apenas solicitar o meu passaporte? Ele não se recorda se levou ou não a minha certidão de nascimento, mas minha mãe diz que sim.

    Abraço!

    • Olá Fantino tudo bem?

      Se você consta no passaporte do seu pai, é porque provavelmente ele já entregou sim os seus documentos quando era menor e por isso você adquiriu automaticamente a cidadania junto com ele.

      Entre em contato com o consulado e faça o agendamento para obter o seu passaporte italiano, desta forma terá certeza se está tudo certo ou não, ok? Abs

      • Fantino Angelo

        Muito obrigado!!

  • Olá Jonas tudo bem?

    Podemos sim buscar este documento pra você, me envie um email que eu te mando um orçamento, o email é fabiosaga@minhasaga.org Abs

  • Alexsandra Ortolan

    Oi, Fábio! Parabéns pelo blog, é maravilhoso! Meu marido e eu estamos indo à Itália para reconhecer a cidadania Italiana dele. Eu pretendo conseguir um visto de trabalho, já que, se passarem os 90 dias, não poderei ficar por lá. Mas com o visto de trabalho de 1 ano não terei este problema. A minha dúvida é a seguinte: mesmo com o visto de trabalho, precisarei apresentar a minha passagem de volta para não ser barrada? Mais uma dúvida: um casal de amigos nossos também vai à Itália com a mesma finalidade. Eles podem ficar na nossa casa e usar o nosso endereço, se a casa tiver três quartos? Ou o Comune só aceita um processo por vez para cada endereço? Agradeço desde já!

    • Olá Alexsandra tudo bem?

      Se você obtiver um visto de trabalho no consulado italiano não precisará se preocupar com a passagem de retorno neste momento, de qualquer forma o próprio consulado te orientará sobre isso no momento que o visto for emitido. Sobre a quantidade de processos por imóvel, não bastam ter 3 quartos, cada comune tem as suas regras em relação a “abitabilità” portanto é necessário verificar com eles quantas residências o imóvel onde vocês pretendem viver comportam, com base nas medidas e regras estabelecidas por eles, ok? Abs

      • Alexsandra Ortolan

        Muito obrigada, Fábio! Mais uma vez, parabéns pela iniciativa. Abs!

  • Netto Pavezi

    Ah sim! Pra agendar no consulado pra legalizar acredito que tenham que ser dois agendamentos, correto? Um p mim e um p ele?

  • Netto Pavezi

    Olha eu de novo Fábio haha.

    Cara o meu processo E do meu irmão Bruno estamos pensando em fazer na Itália, portanto, juntos na mesma comune pra dar entrada. No caso, já sei quais os documentos e certidões obrigatórios. Porém minha dúvida é: preciso DOBRAR o número de certidões quando as for pedir? Não sei se seriam processos apartados entende? seria:

    SILVIO E. TURBIANI (2 brasileiras) > MARILDA TURBIANI PAVEZI (2 brasileiras) > ROBERTO PAVEZI JR (2 brasileiras) > ROBERTO PAVEZI NETTO (eu – 1 certidão de nascimento) E BRUNO PAVEZI (meu irmão – 1 certidão de nascimento).

    O total seriam 8 certidões ou 14 certidões?

    Obrigado mais uma vez!
    Netto

    • Ciao Netto

      Depende do comune onde você pretende realizar a sua prática: existem comunes – como aqueles onde trabalhamos – que aceitam a utilização da mesma documentação por vários familiares, outros comunes exigem que cada um apresente a própria documentação.

      Todavia, mesmo que queiram utilizar a mesma documentação, cada um deve ter um agendamento em seu nome.

      Abs

  • Camila Paradiso

    Adorei o post era exatamente o que eu estava procurando só ficou uma dúvida, se eu posso pedir a carta/visto no consulado Italiano de Dublin por exemplo?! Ou somente na Itália?!

    • Oi Camila

      Só aqui na Italia, pois esta carta é um documento italiano 😉

  • Ana Carolina

    Parabéns Fabio, como sempre… um artigo impecável. Todas essas dicas me ajudaram muito quando precisei fazer meu permesso di soggiorno aqui na Itália. E graças a Deus, aos italianos e a Saga deu tudo certo. 🙂

  • Marcos Nesi

    Olà Fabio…Minha duvida é parecida com a do Matheus, mas queria saber se eu chegando na Italia começando a trabalhar e fazendo a residencia rapidamente eu sendo cidadao eu consigo pedir o permesso para minha esposa? E se tiver como o que preciso levar aqui do Brasil…Te agradeço forte abraço.

    • Olá Marcos

      Ao ser residente aqui na Italia e comprovando que tem meios financeiros para sustentar a si e a sua familia não existirá impedimentos para obter o visto para sua esposa não. Abs

    • Marcos, se o teu casamento já está registrado na Itália, ela vai precisar somente do passaporte. Os demais documentos a serem apresentados são teus. Eu estive no consulado pra levar minha certidão e me aconselharam a levar uma certidão legalizada pra lá também pra facilitar!

  • Matheus Vinicius dos Reis

    Ciao Fabio,

    Tudo bem ?

    estou com uma duvida, sou casado com uma brasileira – naturalizada italiana, ela tem todos os documentos de italiana, ( todos documentos), casei com ela a 1 ano e estamos querendo ir embora pra italia agora em Dezembro de 2013. quero saber se eu sendo casado com ela eu consigo dar entrada no recongiugimento Familiare la na Itália???
    Pois já tirei a via de casamento de inteiro teor, Fiz a tradução por um tradutor juramento aqui no paraná. fiz o reconhecimento do EREPAR e já fui no Consulado Italiano de Curitiba para autenticar no Consulado. este processo já finalizei. eu consigo dar entrada la italia com este documento ?

    Abraço.

    Desde já Agradeço.

    • Olá Matheus tudo bem?

      Não basta ser casado com uma cidadã italiana para obter o visto, é necessário que ela seja também residente aqui, pois uma coisa é condicionada a outra, entendeu? Além disso, além de ser residente, vocês devem viver sob o mesmo teto aqui na Italia e ela deve ter um trabalho aqui, pois deverá demonstrar que tem meios de se manter e também mantê-lo economicamente aqui, ok?

      Abs

  • mara nocilla

    Pois e isso sim e uma falta de respeito com o cidadao como pode depois de pagarmos as despesas para o consulado em salvador enviar a nossa documentaçao para a Embaixada de Recife esperamos um ano e dpois o que acontece? Nada ai quando bem querem alguem resolve responder um e-mail fazendo da gente palhaça. Desculpe a minha raiva eu e o meu mardo gastamos tanto com os erros do forum do tal cartorio de notas pois so um cartorio aceitava os documentos dele em Salvador gastamos tanto que nem tivemos grana pra compra um bolo de padaria com coca-cola saimos do forum e fomos direto a policia federal pois tivemos que pagar as taxas de permanencia dele por erros dos outros por nao saberem os procedimentos de um casamento de uma cidada braisleira com um extrageiro. Desculpe-me mas uma vez a minha raiva agora estou ainda aqui e meu marido la na Sicilia agora eu pergunto casei pra que pra ele ficar la e eu aqui? So por causa dos erros dos outros?

  • mara nocilla

    Fabio bom dia eu me casei aqui no Brasil meu marido e italiano foram tantos erros confuoes que ate agora estos gastando o que nem podemos o tal do visto que o site da embaixada informa e tudo errado apgamos para enviar a nossa documentaçao para a embaixada do Recife para que fosse enviado os documentos do nosso casamento ate hoje nao chegou em catania Sicilia o tal do visto depois de esperamos um ano de casados eu ainda aqui e meu marido voltou pois nao desistio de morar no brasil pois nao tinha condiçoes de viver aqui durante um ano esperando a tal da visita da policia federal para confirmar que o nosso casamneto nao era uma farsa pois nos nos casamos em 19 de outrubro de 2012 a policia federal chegou na minha casa no dia 20 /10/2013 e voltando ao visto depois de tudo feito olha ai a resposta da embaixada agora eu te pergunto por que eles dao infirmaçao maluca desencontrada fazendo agente gastar,gastar pois eu moro no interior tinha que resolver tudo na capital Salvador-Ba mas deixo aqui o que informaram para nos sobre o pedido de visto por uniao familiar:

    Gent.Sig. Nocilla,
    a seguito comunicazione ministeriale è stato abrogato l’obblico di visto nazionale per i familiari di cittadini UE , definiti dall’art.2 comma 1 del D.L. n.30/2007 la cui nazionalità risulta non soggetta a visto ai fini dell’attraversamento delle frontiere. Gli stessi possono recarsi in Italia ed avanzare un’eventuale richiesta di lungo soggiorno (oltre i 90 giorni) direttamente alle Questure e ai Comuni competenti.
    La richiesta della ‘’Carta di soggiorno di familiare di un citadino dell’UE’’deve essere fatta presentando la documentazione che attesti la qualita’ di familiare e, qualora richiesto, di familiare a carico.
    Pertanto la domanda di richiesta, con la relativa documentazione, è stata restituita al V.Cons. di Salvador.

    Cordialmente,

  • Fabio, apenas informando, a partir de agosto deste ano (2013) não é mais possível solicitar o visto junto ao consulado italiano aqui no Brasil. Pelo que me informei nos próprios consulados (depois de muito esforço porque nas minhas experi6encias não fui bem atendida), agora se solicita diretamente na Itália, quando se está lá! :/

  • Eduardo

    Olá Fabio, tudo certo? Primeiramente queria agradecer vc por colocar tantas informações legais no seu site, tenha a certeza que me ajudaram bastante no meu processo de cidadania!
    Enfim, meu caso é o seguinte (perdão se já perguntaram isso, mas sinceramente não achei ninguém em situação idêntica): eu tive minha cidadania reconhecida diretamente na Italia em 2010, voltei para o Brasil, e agora eu casei aqui no Brasil, atualizei meu estado civil no consulado, e estou voltando para a Italia em Setembro, com minha esposa. Minha pergunta é: podemos viajar juntos, e na chegada eu requerer um permesso para ela enquanto procuramos um apartamento para alugar? Ou eu preciso viajar antes sozinho, fixar residência, e fazer todo esse procedimento antes dela poder viajar?
    Desde já agradeço!

    • Olá Eduardo

      O pedido de permesso não é tão simples assim e somente pode ser solicitado quando vocês já tiverem um imóvel aqui, pois a emissão deste permesso é vinculado ao cidadão italiano residente aqui, entendeu?

      Abraços e boa viagem!

      • Eduardo

        Ciao Fabio! Agora escrevo diretamente de Milano, só pra deixar o pessoal a par do que se passou. Fui ao consulado algumas semanas antes de viajar (era final de Julho), e me informaram que, realmente, para pegar o visto de “Ricongiungimento Familiare” eu deveria viajar sozinho, fixar residência, pedir a idoneità allogiativa ao comune, e só então minha esposa poderia viajar. Então me informei com a universidade onde estou estudando, e me disseram que eu poderia viajar com ela tranquilo, ela entrando como turista, e aqui eu pediria o permesso de “Coesione Familiare”, e que muita gente já fez isso e não tem stress nenhum. O Ricongiungimento e a Coesione são rigorosamente a mesma coisa, a única diferença é que o último se faz DIRETAMENTE NA ITÁLIA. Coisa que o pessoal do consulado de POA não me mencionou em nenhum momento! Enfim, estamos aqui há quase um mês, e na próxima semana vou ao comune buscar os documentos que faltam, e já darei entrada no permesso da minha esposa. Não sei por que não me disseram isso no consulado desde o princípio… mas tudo bem. Então talvez isso confirme o que a Lila falou no comentário abaixo: agora não se pede mais Ricongiungimento Familiare, e sim a Coesione Familiare!

        • Oi Eduardo, pra pegar informação, pelo menos no consulado aqui de POA é bem complicado. Já que vocês já estão com o permesso da tua esposa em andamento, poderia me dizer qual foi o passo a passo e que documentos foram necessário? Obrigada!

          • Eduardo

            Desculpe a demora pra responder Lila, mas assim: os documentos necessários são exatamente os mesmos que o Consulado pedia: identidade do italiano, passaporte do familiar estrangeiro com visto válido, certificado de residência do italiano, e comprovação financeira de que vc pode sustentar o seu familiar (comprovante de renda ou extrato de conta bancária). Eu ainda não fui à questura pois só estou esperando confirmar minha residência, mas o vigile já passou então deve sair nos próximos dias.

          • Lila

            Obrigada pelo retorno Eduardo. Sobre a comprovação financeira, tu já tem um emprego aí ou uma reserva financeira numa conta bancária basta? Tem um email para que possamos nos comunicar? Obrigada novamente!

          • Eduardo

            Eu sou estudante, então apresentei extrato bancário e de cartão de crédito pra comprovar disponibilidade financeira. Porém, nesse caso, o cônjuge recebe um visto de 1 ano. Se vc apresentar comprovação de renda na Itália (como contracheques de empresas italianas ou algo assim), eles dão um visto de 5 anos. Mas aí durante esse ano vc ou seu cônjuge podem conseguir um emprego, e daí na hroa de renovar o visto, pega de 5 anos. Não é difícil, é só providenciar os documentos necessários, estabelecer sua residência na Itália, e ir confiante na Questura, que não tem erro.

          • Lila

            Ah ok. Mais uma coisa, hehehe. Vocês não precisaram apresentar a certidão de casamento e aquele certificado penal do Brasil onde diz que a pessoa não foi condenada por nenhum crime?

          • Lila

            O extrato bancário e de cartão de crédito são de bancos aqui do Brasil mesmo?

          • Eduardo

            Não precisa nada de certificado penal, e os extratos são do Brasil mesmo. Não se estresse: se vc é cidadã italiana, o pior que pode acontecer é eles darem um visto de 1 ano pro seu cônjuge!

          • Grande Eduardo

            Obrigado por compartilhar sua experiência 🙂

  • Anônimo

    Oi Fabio!

    Eu e meu namorado vamos fazer um intercambio pra Irlanda e teremos um visto de um ano pra permanecer na Europa, e enquanto estivermos na Europa ele vai tirar a cidadania Italiana dele.E depois a gente deve continuar morando lá. A minha pergunta é: pra eu permanecer com ele na Italia a gente deveria se casar aqui no Brasil antes de viajar, ou tudo bem de a gente esperar a cidadania dele sair pra depois casar e assim entrar com meu pedido de permanencia na Italia? Lembrando que durante um ano eu vou estar na Irlanda, pra não ter que ficar sozinha no Brasil enquanto ele resolve o processo da cidadania dele.

    Obrigada!

    • É sempre melhor se casar no Brasil e inserir a certidão de casamento junto com os outros documentos no processo, pois no final o comune já emitirá a certidão italiana e com ela você poderá então pedir um visto.

      Abraços!!!

  • Alcides Melo

    Fabio, se já perguntaram me desculpe ser repetitivo, mas e como faz se o cônjuge foi junto com o cidadão Italiano, como é para ele solicitar o visto já na Itália? É um processo demorado, se ele tiver todos os requistos? Os requisitos são os mesmos?

    Obrigado.

    • Ola Alcides

      Aqui na Italia é possivel solicitar o permesso di soggiorno de conjuge italiano – porém isso sò pode ser feito apòs o reconhecimento deste conjuge.

      Abraços

  • Ola Marta

    Seja sendo turista, seja outra modalidade seu marido nao poderà utilizar os serviços do consulado italiano de nenhuma forma – pois ele è brasileiro e nao italiano!

    Voce deve solicitar o seu certificato di matrimonio no comune onde realizou sua pràtica – que è o documento de casamento transcrito – e com este documento voces deverao ir no Home Office na Inglaterra solicitar o visto dele. Veja que nao è no consulado italiano e sim no home office, ok???

    Abraços e boa viagem!

  • Marta

    Olá,

    Eu acabei de obter minha cidadania, porém, meu marido que veio comigo, por ter passado o prazo de 90 dias, foi para Inglaterra, com visto de turista.

    Sendo turista lá, não pode usar os serviços do consulado Italiano da Inglaterra para requerer visto…

    Como faço para ele vir me encontrar sem um visto?

    Fui na Prefettura (não na comune) e me falaram que eu teria que trazer para eles a certidão de nascimento dele e nosso matrimonio, traduzidas e legalizadas, que a pessoa faria com que ele ficasse regular aqui.

    Porém, ambas as certidões foram entregues na comune que fiz o pedido de cidadania… Eu posso pedir a transcrição da de matrimônio, porém, a de nascimento não… pois ele não é Italiano…

    Existe como eu solicitar para a comune uma cópia autenticada da certidão de nascimento? Como eu peço isso? Meu italiano não é bom!!!

    Obrigada,
    Marta.

  • Ola Sophie bom dia

    Sim, brasileiros sò podem permanecer na Europa atè 90 dias como turista.

    Cidadao italiano pode viver, morar e trabalhar em qualquer pais da Europa SE (E SOMENTE SE) comprovar que tem meios de sustento, seja atravès de um contrato de trabalho, seja comprovando meios financeiros.

    E’ uma versao erronea que muitas pessoas tem que qualquer pessoa aqui na Europa possa viver em qualquer outro pais, simplesmente chegando là e procurando trabalho – isso nao è verdade!!! Foi emanada uma circular onde descreve quais condiçoes sao necessàrias para que um cidadao comunitàrio (pertencente a comunidade europeia) possa permanecer noutro territorio apòs os 90 dias estabelecidos pela UE – basicamente trata-se de ter ‘cobertura sanitària’ e ‘meios financeiros’ entendeu??

    Abraços

  • oi fabio, muito abrigada pela atençao!!

    eu nao entendi direito
    brasileiros nao podem ficar mais que 90 dias certo???
    cidadao italiano pode morar em qualquer pais da europa tanto trabalhando ou estudando, certo?

  • Ola Sophie

    Vistos italianos sao validos apenas na Itàlia, e assim por diante!

    E’ importante pra quem pensa em viver num determinado pais da UE verificar diretamente no site dos respectivos consulados destes paises, qual o critério que adotam em relaçao aos conjuges de cidadao europeu.

    Se voce tem uma carta di soggiorno na Itàlia nao poderà utilizà-la para viver na França. Deverà fazer o visto especifico naquele pais.

    E lembrando a todos que a um cidadao italiano è permitido CIRCULAR por toda a comunidade europeu, porém nao pode permanecer por mais do que 90 dias em qualquer um destes paises – e vice-versa!!!!

    O mesmo para seus familiares e/ou conviventes

  • eu tenho uma dúvida parecida com a da lais

    esse visto de conjuge que tiramos no consulado italiano da direto a morar somente na italia ou em qualuqer pais da europa?

    no caso nós esposas temos direito de trabalhar em outros paises ???

    ou no caso tiramos ou visto italiano e mudamos para frança o visto italiano é valido ou temos qaue solicitar um visto novo na frança…

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Lais

    EEA permit è o visto familiar na INGLATERRA e consequentemente deve ser solicitado no consulado britanico ou no Home Office se o casal jà estiver em solo britanico.

    Segue o link: http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/eucitizens/eea-family-permit/applying/

  • o visto que a esposa ganha do consul italiano do brasil dá o direito de morar em qualquer lugar com o marido??? esse seria o EEA permit?

  • Ola Lais

    Nao conheço os procedimentos na Inglaterra, recomendo neste caso que voce procure o consulado britanico para saber qual tipologia de visto eles dao para conjuges de cidadaos europeus, ok? O mesmo em relaçao ao trabalho.

    Abraços

  • Esse procedimento, por exemplo tirar o visto no consulado italiano do brasil, a esposa precisara ir pra italia? ou ela pode ir direto pra Inglaterra onde o casal ira morar??

    chegando na inglaterra o que sera necessario fazer pra trabalhar?

  • Mary

    Se voce é de Recife sò pode fazer em Recife. Quanto a levar pessoalmente ou através de um familiar entre em contato diretamente com o consulado para obter estas informaçoes.

    Abs

  • Sò posso fazer isso pessoalmente,ou se eu mandar um familiar fazer por mim e me enviar,pode???a minha regiao de Consulado è Recife, mais posso fazer em Sao paulo???grazie..

  • Ola Gonza

    Basta voce seguir os passos que escrevi neste post e emitir o visto diretamente no consulado italiano no Brasil, ok?

    Abraços

  • Fabio voce é fera, muito obrigado pelas dicas. Eu to com algumas duvidas e se possivel gostaria que voce me ajudasse.Eu pretendo ir morar em londres e depois de um mes minha esposa ir com minha filha de 8 meses, eu já tenho passaporte italiano porem elas nao, qual o melhor procedimento para emitir um visto para elas?? teria que fazer um ( convite )desde já muito obrigado pela atençao.

  • Grazie, Fábio!
    Tudo certinho, como sempre!

    abração!!

  • Ciao Rosa

    Arquivo jà restaurado!!!

    Abraços

  • Oi, Fábio!

    Será que tem como vc postar de novo os arquivos dos itens 2 e 3 lá no Easy-Share? Eles não estão mais disponíveis.

    Abraços! Rosa

  • Ola Ron

    Para dar entrada na naturalizaçao por matrimonio, voce deve residir legalmente por dois anos aqui na Itàlia para entao dar entrada. Depois disso, deve aguardar ainda outros dois anos para a conclusao do processo…

    Abraços

  • Olá.
    Talvez minha pergunta esteja respondida no artigo, mas confesso que não encontrei a situação.
    É o seguinte: me caso em abril e minha noiva já é cidadã italiana. Nos mudaremos para a Itália em agosto. Entraremos com o pedido de reconhecimento de matrimônio tão logo estejamos com a papelada brasileira em mãos. Confesso que não encontrei como devo proceder no caso de estarmos no Brasil e de mudança para a Itália, e eu já casado com uma cidadã italiana.

  • Rafael (loris)

    Sò uma observaçao importamtissima: a cidadania italiana nao se pega. O que fazemos é reconhecer nossa cidadania italiana através dos documentos que nos ligam ao nosso antenato italiano – ou seja aquele que emigrou da Itàlia ao Brasil. Parece apenas um jogo de palavras mas é muito mais do que isso.

    Sobre a certidao plurilingue, nada mais é do que um modelo de certidao utilizado na Europa que contém diversas linguas, e pode ser utilizado em qualquer pais aqui na Europa, sem a necessidade de qualquer tipo de traduçao. Sobre vir com sua esposa jà respondi pra voce no outro tòpico, dà uma olhada là.

    Forte abraço!!!

  • Fabio,

    Pretendo pegar a cidadania italiana e depois ir para a Inglaterra com minha futura esposa.
    Gostaria de mais informações sobre a certidão de nascimento/casamento plurilingue.
    Pretendo ir para Londres. Porém, vou priomeiro à Italia para pegar a cidadania. Pretendo também levar minha noiva/esposa.

    Obrigado

  • Ola Lucas

    Se o conjuge estiver na Itàlia legalmente, com permesso di soggiorno vàlido, uma vez que voce tenha sua cidadania reconhecida basta trocar pela carta di soggiorno baseado no artigo 19 (coniuge di cittadino italiano). Porém se ela estiver irregular, nao hà como solicitar a carta, ela terà que sair e retornar apòs 6 meses. Abs

  • lucas

    Oi Fábio, tudo bem? Sobre essa questão do visto que trata este post: como funciona se o conjuge já estiver aqui? Essa seria a situação: estamos eu e minha mulher morando na Itália, com PdS regular já há três anos; enquanto isso estou, como já sabe, no processo de legalização e espero no fim do ano iniciar a pratica aqui no comune. Caso vada tutto bene, como fazemos depois? Não queria que minha mulher precisasse voltar pro Brasil, esperar o visto e só depois vir de novo, é isso mesmo?
    Obrigado de novo e um abraço!

  • Fabião.
    Deu tudo Certo com o Visto, tirei sem problemas. Mandei um email para ti.
    Um grande abraço
    Neto-

  • Ola Priscila tudo bem?

    Escrevi um post recentemente sobre o visto de entrada que pode ser feito ainda no Brasil, no consulado italiano, dà uma olhadinha, é muito mais fàcil, ok??

    Abraços e boa viagem!!!

  • Olá, vou a Europa entrando por Amsterdã, sou brasileira e meu marido tem o passaporte italiano , gostaria de saber se nossas entradas na Europa são separadas , se eu posso entrar com ele e se ainda nesse caso é necessario o Seguro de 30mil eruors?
    Obrigada…
    Priscila

  • Grande Jaderson

    Nao tenha dùvidas que no final tudo vai dar certo!!!!!!!!!

    Abs

  • Jaderson

    Ola Fabio…BLz?!?..

    Sou de Americana, estou juntando os doc para reconhecimento da cidadania italiana. Ja consegui todos, agora o que pega é a legalizção em SP apenas para 2018 complicado neh.

    Mas espero postar um dia no blog a minha vitoria.

    Abraços..
    Jaderson Bolonha

  • Gabao

    Uma òtima viagem e grazie pelas palavras!!!!!!!!!!

    Forte abraço!!!

  • Grande Fabricio tudo joia???

    A traduçao até pode ser feita aqui, mas a legalizaçao deve ser feita sempre no pais onde foi emitido o documento!!!

    Veja se por ai eles emitem a certidao em formato “Plurilingue”, assim vc pode utiliza-la em qualquer pais da UE.

    Abs

  • Fabio estou chegando em milão dia 20 e gostaria de agradecer por todos os posts muito informativos no seu blog, li vários, estou comentando só nesse mais recente pq se fosse em todos já ia ate ser flooder demais 😀

  • Fala Fábio! Tudo bom?

    Será que essa tradução não pode ser feita na Itália também?

    Digo isso por vou me casar julho agora em Moscou, e, pelo que a oficial russa disse pra minha noiva, eu preciso ter os documentos legalizados, no ERESP e no Consulado Russo, porém a tradução eu faria lá mesmo na Rússia, com algum tradutor juramentado de lá.

    Um abraço!

  • Ola Michel

    Acabei de responder o email. Essa semana està uma correria pq temos clientes indo e outros chegando 🙂

    Abs

  • Ola Fabio, eu mandei um email pra voce a alguns dias atras… voce recebeu? Voce prefere que eu coloque minha duvida aqui no seu blog? Um grande abraco, Michel Gandra

  • Lucas

    O consulado nao exige, apenas aconselha por entender que alguns comunes aqui na Itàlia solicitam!

    No seu caso – em relaçao ao ERESP – voce deverà obrigatoriamente refazer tudo, pois deverà sim ter a legalizaçao no ERESP e depois a traduçao novamente!!!

    Absssssss

  • Fabio, todas as vezes que fui eles pediram de acordo como estava o site.
    http://www.conssanpaolo.esteri.it/Consolato_SanPaolo/Menu/I_Servizi/Per_i_cittadini/Cittadinanza/
    Diferente de curitiba que eles pedem a documentação esteja pronta antes do agendamento.
    O problema é que se tiver faltando algo eles complicam.
    Outra coisa que eles pediram foi legalização da Eresp em todas as certidões e nas traduções do reconhecimento de firma do tradutor, meu conselho pedi para o lucas seguir a risca, para que eles possam fazer e darem desculpas. Abraço José Neto

  • Fábio, obrigado pela resposta! Então acha que não preciso das certidòes de inteiro teor? Meu problema é o seguinte: emiti e traduzi as certidões em meados de 2008, antes der marcar a data da legalização, e estou com medo de chegar no consulado na minha única chance e dizerem que é tudo velho e não vale mais, pensa que isso pode acontecer? Outra coisa: fiz tudo isso antes da coisa do ERESP, preciso refazer as traduções depois de legalizar as certidões no ERESP? Imagino que não, certo? O que você me aconselha a fazer? Tento do jeito que está ou faço tudo de novo? Obrigado! Abraço!
    LUCAS

  • Grande Lucas tudo joia???

    O roteiro é este mesmo:

    Certidoes (nao necessariamente inteiro teor em SP)
    Legalizar no ERESP
    Traduzir
    Reconhecer a firma do tradutor
    Legalizar no consulado italiano

    Absssssssssssssssssss

  • Oi Fábio! Ótima explicação, pra variar!!! Espero que ano que vem eu precise disso pra minha mulher, pois espero ser já cidadão… Aliás, meu appuntamento no Consulado em SP está chegando – dois anos depois – e vou a partir da semana que vem refazer todas a certidões e traduções, para evitar surpresas (as minhas são simples e foram emitidas e traduzidas há dois anos…). Gostaria de saber então se o roteiro é o mesmo de sempre, ou seja: certidão de inteiro teor, legalização no ERESP e tradução (ou o contrário?) e finalmente a legalização no consulado, certo?
    Obrigado!
    Abraço
    LUCAS