Nova fornada de cidadanias: Caio, Emerson e Tamara

Ciao a tutti

Não é porque estou no Brasil esta semana que deixaria de compartilhar com vocês a alegria que tivemos ao participar do sonho de três novos cidadãos italianos reconhecidos aqui na Minha Saga: o Caio, o Emerson e a Tamara, participantes da mais recente fornada de cidadanias aqui na Minha Saga!!!

 CAIO CECCON

Carioca da gema, nosso querido Caio veio para engrossar o pequeno time de clientes que permanecerão na Italia após a conclusão do processo: já abriu conta em banco e até já procurou casa para morar com a esposa Nathália, quem também tivemos a honra de conhecer 😉

E palmas para o consulado do RJ, que colaborou para que o processo dele terminasse em pouco mais de 2 meses da sua chegada!!!

E falando em término do processo, vejamos as fotos do momento mais esperado, a assinatura:

Eita alegria!!!
Sério que acabou? Sou cidadão italiano!!!

EMERSON STIGLIANI

Também quero apresentar a vocês nosso caro Emerson, de SP e que fez parte do mesmo grupo das Anna’s e também do André Buzzulini, chegando por último na bagunça rsrsrsrs

O Emerson fez parte da turma de clientes que tiram 30 dias para realizar o processo e tão logo passa o guarda municipal e confirma a residência volta aos afazeres no Brasil, retornando pra cá apenas no final do processo.

Por isso tivemos pouco contato, mas nem por isso deixamos de trocar inúmeras experiências e dar boas risadas rsrsrs

Vejam só a alegria do menino no dia da sua assinatura:

 

Alegria, alegria!

TAMARA

Sorocabana como a Luciana, a Tamara também nos deu a honra de participar do reconhecimento da sua cidadania italiana! Infelizmente também foi pouquíssimo tempo juntos, pois seu processo durou apenas 2 meses, mas mesmo assim adoramos conhecê-la. Acompanhem as fotos do momento mais do que esperado:

AGRADECIMENTOS

Não dá pra deixar de agradecer estas três pessoas tão especiais, que confiaram em nosso trabalho e colocaram este projeto tão importante em nossas mãos. Que a partir de agora possam desfrutar de todos os benefícios que o vermelhinho pode proporcionar, e tenham ainda mais sucesso na vida de vocês!

Obrigado, obrigado, muuuuuuuito obrigado 😉

  • Gilberto Hildebrando

    Olá Fábio. Se vou montar 2 processos (para mim e para meu filho que tem mais de 18 anos) devo requisitar ao comune duas vias da documentação do antenato ou um dos processos poderá ser aberto com cópia autenticada? Grato.

  • Márcio Garruti

    Aqui verificando alguns posts quando de repente… Vejo o nome Emerson Stigliani. Penso: “Ué, será?!” E quando vejo as fotos… É ele mesmo… Trabalha na mesma empresa que eu! Que surpresa! haha

    • Olá Márcio que beleza, mande um grande abraço a ele!!!

  • Anselmo Meira

    Bom dia Fábio, primeiramente parabéns pelo site! Está me ajudando bastante no esclarecimento das dúvidas.
    Outra coisa bastante legal que tenho visto no site é o reconhecimento da cidadania das pessoas, bem motivante.
    Gostaria que retirasse algumas dúvidas que ainda não encontrei no site, são essas:
    1 – Vi que o prazo que consta no site do consulado italiano para as certidões em inteiro teor podem ter mais de um ano. Se eu apresentar as minhas, com um período maior (1,5 ano) o oficial no Brasil vai encrencar?
    2 – Na minha familia a linha Italiana segue: Eu-Pai-Avó-Bisavó ou Bisavô e antenatos.
    A minha avó nasceu em 1938, então tenho direito a cidadania, certo?
    Na sua opinião, qual dos bisavós você recomendaria, a Bisavó ou Bisavô?
    3 – Neste caso eu, meu pai e minha madrasta vamos fazer o processo de reconhecimento, Posso apresentar a documentação toda apenas UMA vez para os três requerentes?
    4 – Quanto é o tempo médio de espera para o reconhecimento do processo na Itália? Nós três trabalhamos e queremos ver certinho essa etapa para nos programar.

    Obrigado desde já!

  • Thaiane Assumpção

    Oi, Fábio,

    Estive lendo o site do consulado italiano em São Paulo, em “Serviços consulares >Cidadania” e me deparei com a seguinte informação:
    “ATENDIMENTO AO PÚBLICO

    O requerente será recebido pessoalmente num primeiro
    momento para que a documentação seja analisada. Se a documentação
    estiver completa e dela emergir o direito ao reconhecimento da
    cidanania, será entregue um protocolo por meio do qual se informa que
    dentro de 730 (1) dias o interessado receberá o reconhecimento da
    cidadania italiana.
    1. Conforme estabelecido pelo Decreto do presidente do
    Consiglio dei Ministri n. 33, de 17/01/2014, na Gazzetta Ufficiale n.
    64, de 18/03/2014.”

    Se no próprio decreto citado no texto eles dizem que o prazo é de 730 dias (2 anos), esse prazo não deveria ser respeitado, em vez de demorar uns 10 anos pra sair a cidadania aqui no Brasil? Sabe me dizer algo sobre isso?

    Obrigada desde já!

    • Olá Thaiane

      O tempo de espera de 10 anos é devido ao grande número de requerentes. Após a entrega da documentação (onde efetivamente você dá entrada no pedido), a análise dos documentos e a devida conclusão do processo não passa de 2 anos. Abs

      • roberta della noce

        olá Fabio,
        em meados de 2013 entregamos nossos documentos no Consulado de SP. No ano passado, em junho, solicitaram mais um documento que estava faltando (segundo eles) e prontamente foi enviado.
        já mandei vários emails e eles me respodem que o reconhecimento está em fase de conclusão. Já inclusive me pediram para não enviar mais emails pois isso “atrapalha o bom andamento do trabalho interno e atrasa o fluxo”. Ri de raiva quando li isso, mas enfim… eles não dão notícias concretas sobre o caso e eu não sei se está tudo bem.
        será que em 2 anos, contando a partir de 2013, quando entregamos os documentos, terei o direito reconhecido?
        esse prazo eles costumam cumprir? Estamos aparados em alguma lei? Posso cobrar a resolução do caso até setembro deste ano, quando completa 730 dias da apresentação dos documentos?
        o que devo considerar como prazo? A primeira entrega em 2013 ou essa que aconteceu ano passado onde solicitaram mais uma certidão do meu bisavô?
        eles comunicam via email ou por carta o reconhecimento?
        agradeço desde já seu retorno e parabéns pelo trabalho em ajudar a todos nós, ítalo-brasileiros, na tão sonhada conquista da cidadania!!!
        abraços

        • Olá Roberta, depois da entrega dos documentos, o consulado tem demorado exatamente em torno de 2 anos para concluir o processo e comunicar o interessado. Abs

          • roberta della noce

            olá, Fabio!

            grata pela resposta. Hoje recebi uma comunicazione do consulado italiano em São Paulo informando que os documentos foram enviados ao comune Sesto Ed Uniti (Cremona). Vc tem ideia quanto tempo demora para o reconhecimento de fato acontecer e se há algo que eu possa fazer para agilizar o processo? (enviar carta ao comune, falar no consulado). Esse comune é bom?
            quais são as etapas posteriores a essa fase e quanto tempo demora até a emissão do passaporte?
            muito obrigada mais uma vez por sua ajuda!

            abs

          • roberta della noce

            Fabio,
            liguei no consulado italiano em Jundiaí – SP e me informaram que com essa carta já posso solicitar a emissão do passaporte italiano. Isso é verdade?

            grata

          • Olá Roberta é isso mesmo, você foi reconhecida cidadã italiana, parabéns!!!!!!!!!!

          • roberta della noce

            que alegria!
            agora só não consigo agendar a visita pelo site para emissão do passaporte. Fiz todos os procedimentos conforme orientações. Entrei hoje às 00h30 de Roma (19h30 aqui) e já não há mais datas. É isso mesmo?

  • Tamara Brunelli

    Fabio e Luciana, eu é que tive a honra de conhecê-los. Adorei o texto. Grazie mille!