Mudam os agendamentos em SP de novo

As informações contidas neste artigo estão desatualizadas e foram mantidas apenas como referência. As informações atualizadas você encontra clicando aqui.

Quem entrou no site do consulado italiano em São Paulo nos últimos dias encontrou a singela mensagem sobre os agendamentos:

LEGALIZAÇÕES DAS CERTIDÕES

A partir de hoje, 20 de março de 2015, as legalizações necessárias para o reconhecimento da cidadania italiana junto a um Comune na Itália deverão ser agendados online, através RESERVA UMA VISITA.

Isso significa que acabou a era do agendamento pelo telefone / email através da empresa que o consulado tinha contratado, a tal empresa de call center, que cá entre nós era completamente incompetente e inútil!!!

RETORNO NO TEMPO – MUDAM OS AGENDAMENTOS  DE NOVO, DE NOVO, DE NOVO…

 Se você estiver lendo este artigo em 2020, você está ferrado meu amigo! Sim, pois eu imagino que nestes 5 anos, provavelmente os consulados irão mudar pelo menos 3 vezes novamente a bendita forma de legalizar os documentos para fins de cidadania aqui na Italia. E o fato que eu estou escrevendo isso é pra deixar registrado que ainda neste ano de 2015 estou escrevendo isso e em 2020 vou poder dizer: Ahhhã, não disse que ia mudar pelo menos 3 vezes…

Por que estou falando isso? Recapitulemos as vezes que eu já escrevi aqui sobre mudanças consulares em relação aos agendamentos para legalização de documentos, contem comigo:

  1. No dia 3 de abril de 2007 (entre a minha primeira e última vinda a Italia) – escrevi neste artigo que o consulado em SP suspendia as legalizações (quem acompanha este blog desde aquela época sabe que nós fomos protestar na frente do consulado, abrimos faixas, fomos recebidos pelo vice-cônsul, etc);
  2. No dia 11 de maio de 2007, depois de muita pressão (inclusive tenho orgulho de dizer que contribuí pra isso) escrevi neste artigo que o consulado tinha recebido ordens para voltar a legalizar;
  3. Em 21 de outubro de 2007 o consulado em SP mudava mais uma vez a forma de agendamento, adotando o sistema que voltou novamente;
  4. Por causa da quantidade de pedidos (muitas vezes feito por pessoas incoerentes, que clicavam em agendar apenas para “garantir vaga”, a fila de espera chegava a 10 anos de espera para legalizar documentos!!! Por isso em 2011 o consulado mudava mais uma vez, conforme vocês podem ver clicando aqui;
  5. Depois disso fechou para novas legalizações por tempo indeterminado…
  6. Em janeiro de 2012 reabriu, contei neste artigo;
  7. No final de 2012 adotou o sistema e quem quisesse legalizar tinha que fazer fila na porta do consulado;
  8. E por fim, em março de 2013 iniciava a era do agendamento terceirizado pela péssima empresa VSF Global.

Viram só, tenho certeza que muitos acharam que eu estava exagerando, né? OITO mudanças (estamos falando apenas dos procedimentos para legalização) aconteceram entre 2007 e 2013, se quiserem conferir todas as mudanças também de outros consulados e outras notícias, basta clicar aqui para ir a sessão Notícias dos Consulados (sim caros, este humilde blog é dividido por assuntos)

VOLTANDO AO ASSUNTO DOS AGENDAMENTOS

Portanto caros leitores, quem precisa vir a Italia em um tempo breve, tem a oportunidade de entrar no site do consulado (por enquanto a notícia está apenas no site em SP, veremos se os outros consulados vão seguir) e agendar a sua visita. Hoje tinha datas para maio, ou seja para apenas 2 meses – porém atenção:

PeloamordeDeus não vão sair clicando em agendar e destruir o sistema, como aconteceu em todos os últimos anos!!! Somente quem estiver com os documentos todos em inteiro teor, legalizados pelo ERESP e já traduzidos é que deve agendar, caso contrário você estará sendo um grandíssimo figlio di una porca troia, porque não só não vai conseguir, mas vai tirar a oportunidade de alguém que realmente precisa vir a Italia em um tempo breve.

Porém de qualquer forma, vejamos como é que esta novela vai se desenrolar, e aguardemos a próxima mudanç… ops, as cenas do próximo capítulo 🙂

  • Renata Pimentel

    Olá Fábio, tudo bem? Fiz todo o processo com a Euroitalia, um escritório em Presidente Prudente. Os documentos foram entregues em 2013 pelo próprio escritório, só que eles mudaram os contatos e estou na dúvida qual é o procedimento agora, o Consulado entrará em contato? Com quem entrará em contato? Você conseguiria me dizer? Eu moro em São Paulo – Capital e ainda gostaria de ter a minha “tão sonhada cidadania italiana”! rs um abraço, Obrigada!!

  • Andre Bellato

    Olá Fábio, obrigado pela resposta. Tenho outra dúvida. Estou em São Paulo – Brasil – e preciso tirar o Extratto di Matrimonio , para eu dar entrada no processo de naturalização por matrimonio. O comune é San Nicola de Crissa. Como devo fazer ?

    • Baixe o Sagabook 2016 que lá eu ensino a solicitar os documentos italianos, ok? Abraços

  • Andre Bellato

    Boa Noite,Caro Fábio

    Acompanho seu site e através de suas orientações e dicas atualizei meus dados no AIRE ,pois tinha a cidadania desde 1978 e só tomei conhecimento, infelizmente esse ano.
    Desejamos agora a naturalização por Casamento de meu marido.Somos casados desde 2003 e temos um filha de 11 anos
    Estamos seguindo as suas orientações,mas como conseguir o Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio junto ao Comune?
    Depois que enviei meus documentos recebi ,inclusive ontem, e- mail do Consulado italiano em São Paulo, a confirmação de que tudo encontra-se atualizado ou seja meu cadastro ,meu casamento e o nascimento da minha filha.Portanto não tenho nenhum documento a não ser esse e- mail.
    Tenho um filho de 24 anos que, infelizmente já sei, não posso inclui-lo “automaticamente” como fiz com minha filha menor,mas devo incluir seus dados no meu cadastro para que ele faça seu processo de cidadania?
    Aguardamos suas orientações

    Abraços

    • Olá Andre no caso do seu filho, ele deverá realizar o processo de forma independente do seu, portanto não é necessário qualquer passo da sua parte, ele mesmo que terá que reunir todos os documentos novamente, e dar entrada no próprio reconhecimento. Abraços

  • Rodrigo Carvalho

    Há 02 dias que não abrem vagas no Consulado de São Paulo. Fábio ou alguém saberia informar o motivo?

  • Eduardo Fernandes

    A corrupção se instalou nos consulados italianos no Brasil, a máfia se instalou. Ninguém consegue mais agendar nada. Os sites de serviços têm as datas de disponibilidade e cobrar 380,00 reais por um agendamento em consulados nos estados e 140 em SP. Só quem estiver a fim de pagar recebe agenda, caso contrário o serviço de atendimento fechou. Estou pensando em julho ir a Itália e vou denunciar isto as autoridades e tornar público está vergonha. O Brasil não pode aceitar este tipo de atitude por parte da embaixada italiana. Estou escrevendo ao Itamaraty exigindo uma resposta.

  • João Alberto

    Gentile Sig. Barbiero.

    Acabei de receber, 21/03/2016, um emal do Ufficio Relazioni con il Pubblico, Consolato Generale d’Italia in San Paolo que em um trecho diz o seguinte:

    Capiamo il disagio da parte di chi, come lei, non riesce a prenotare immediatamente, ma al contempo, con le risorse disponibili, questo è il massimo che possiamo fare, considerando anche il fatto che tale legalizzazione è necessaria unicamente perché il Brasile non ha ancora aderito alla Convenzione dell’Aia circa la legalizzazione di documenti, ma che, in base alle informazioni diramate dall’Itamaraty, potrebbe adottare il sistema delle Apostille già nel prossimo mese di agosto.

    Parece que existe uma luz no fim do túnel, só espero que não seja um trem em sentido contrario 🙂

    abbracci

  • Dhaiana Gonçalves

    Olá, vi no site do consulado de SP que existe um limite de legalização de 12 certidões. É isso mesmo?? Com a certidão de naturalização, a copia de autenticidade e a certidão de minha filha somam 18 certidões. Por que um limite de documentos se não tem limite de descendência??

  • SANDRO CARTEGNI

    Boa noite, se alguém souber me informar… meu irmão tirou a cidadania na década de 90, devia ter feito junto, mas não fiz… achei que a pasta pronta de nossa família no consulado em SP ajudaria quando eu precisasse (na época não podia imaginar como isso seria no futuro). Nunca achei uma forma de obter alguma facilidade aproveitando um processo praticamente pronto, pois nossa família, pais e avós já tiveram toda a documentação analisada e aceita. Estou na lista desde 2008 e nem sei se já fui chamado ou se um dia serei, rsrs… alguém sabe de alguma dica neste meu caso? Super obrigado por qq informação !

    • Bruna

      A fila de espera está girando em torno de 10 anos. Ou seja, você provavelmente será chamado em 2018. Fique atento ao site do consulado, mostra os ultimos e os próximos que serão chamados. Atualize seus dados para contato, pelo proprio site ou ligue. Fique atento, se chegar sua vez e vocÊ não comparecer volta para o final da fila, mais 10 anos.

  • Rodrigo Chaves Tozzi

    Boa tarde pessoal,
    Parabens pelo livro Sagabook 2015! Contem ótimas informações que estão auxiliando e muito no processo.
    Em 2010 eu enviei apenas a Certidão de Nascimento do meu antenato italiano. Fui conferir hoje e meu nome consta na “Lista dos pedidos de agendamento para reconhecimento da cidadania italiana” no site do consulado de SP.
    Isso que dizer que meu agendamento está certo, mesmo tendo mandado só esse documento?
    Obrigado pela ajuda.

  • Regiane

    Bom dia! Neste início de ano consegui informações que me possibilitam requerer os documentos na Itália e estou me preparando para iniciar o processo no Consulado de São Paulo. Li no site do Consulado dias atrás que para iniciar o processo o requerimento é feito através de formulário enviado pelo correio ao Consulado acompanhado dos documentos do antepassado italiano. Lendo os comentários abaixo, principalmente o do Fernando Fernandes, pergunto: são todos os documentos, não só do antepassado italiano mas até chegar no requerente? É este agendamento que segundo o site é feito para no máximo dali a 05 (cinco) semanas? Não moro em São Paulo, moro em Mato Grosso, por isso caso eu precise de algum órgão em São Paulo para ajudar na preparação destes documentos peço que me informem qual. Agradeço muito a atenção.

    • Regiane

      consegui acessar o site do Consulado agora (não estava conseguindo antes) e não sei de onde tirei 05 semanas kkk acho que sonhei. Mas aguardo respostas com informações e dicas de como dar entrada.

    • Olá Regiane, baixe o manual Sagabook Brasil, que lá ensino os detalhes para solicitar a cidadania diretamente no consulado, ok? Ele está na página Materiais Educativos. Abraços

    • Dhaiana Gonçalves

      Regiane, você já foi a São Paulo? Sou de Rondônia e terei que fazer a legalização lá e estou preocupada com a burocracia. Obrigada

      • Regiane

        Oi, Dhaiana. Não fui a São Paulo. O que fiz foi enviar um requerimento em janeiro deste ano para entrar na fila para o reconhecimento por São Paulo mas demora muito! A fila de espera tem uns 10 anos! Provavelmente daqui uns 5 anos vou para a Itália fazer o processo lá

  • Eu e meu filho já temos cidadania. Falta 2 filhas e uma neta. Que quando chamar já vai estar maior de 18 anos. Ela vai poder fazer junto com a mãe ? Aquardo resposta.Obrigada.

    • Fabio Barbiero

      Olá Rosângela tudo bem? Se a mãe a incluiu no pedido original sim, caso contrário infelizmente não. Abraços

  • bruno

    Alguém que ja legalizou os documentos no consulado da italia, existe alguma taxa ‘a ser paga?

    • Fabio Barbiero

      Olá Bruno

      Sim, entre no site do consulado e procure “tarifas consulares”, lá constam os valores com o câmbio em reais. Abraços

  • Eduardo Franceschini

    Poderia me tirar uma dúvida?

    Após eu ter em mãos meus documentos todos legalizados, qual seria o meu prazo máximo para iniciar o processo da Itália?

    • Fabio Barbiero

      Olá Eduardo

      Dependerá do comune onde você vai dar entrada, pois legalmente os documentos legalizados tem 6 meses de validade (pois eles se equiparam aos documentos civis italianos, que tem esta mesma validade). Porém muitos oficiais entendem que este prazo não deveria existir para os documentos legalizados, logo no final das contas, é o oficial do comune que decidirá se os documentos podem ou não ser aceitos com mais de 6 meses de legalizados. Abraços

  • Carol

    Olá pessoal, estou tentando agendar há 5 dias. Porém, somente em 1 dia apareceram datas disponíveis mas quando cheguei na ultima etapa recebi a mensagem de que já estava lotado. Alguém saberia me dizer se é normal o consulado não abrir vagas por vários dias seguidos?

    Obrigada

  • Rosineide Consolaro Dos Santos

    Hoje dia 28 Agosto de 2015 – 22:45 ainda não abriu vagas e no site do consulado de SP eles dizem que abrem vaga diariamente no horário de Roma……me poupe.

  • Rosineide Consolaro Dos Santos

    Ontem dia 27 de Agosto de 2015 abriu vaga on line exatamente ás 19:17 horas.
    Não tem nada a ver com primeira segunda-feira do mês.

  • Silvio Dalmolin

    prezado, tenho uma dúvida quanto a entrega das certidões para legalizar no Consulado Italiano, tem que ser o próprio requerente ou outra pessoa ppde ir, por exemplo com uma procuração?

  • Gabriel Bagatin

    As certidões em inteiro teor precisam ter firma reconhecida em cartório? Ou somente pelo ERESP? No site do consulado só diz assim:
    Todas as certidões de registro civil (nascimento, casamento, óbito), em segunda via original e em inteiro teor, desde o italiano que transmite a cidadania até o último dos requerentes. Tais documentos deverão ter firma reconhecida pelo ERESP ou MRE-Brasília e tradução para a língua italiana.

    Obrigado

    • Olá Gabriel, todos os últimos clientes que tivemos não reconheceram a firma nos cartórios, bastou a legalização pelo ERESP. Abs

      • Gabriel Bagatin

        Obrigado

  • Fernando Fernandes

    Pessoal, Só para divulgar a informação: Para quem está tentando conseguir um horário no consulado para legalização de documentação para cidadania Italiana, as vagas já estão abertas novamente desde o dia 20. Mas ao contrário do que é informado no site de agendamento, novas vagas são liberadas todos os dias e não a cada 1º segunda-feira útil do mês. Essa semana consegui fazer meu agendamento. A dica é: se você já tem TODA a sua documentação em mãos (Veja que digo: TODA documentação – autenticada pelo ERESP e com a tradução juramentada feita, e seu processo analisado por um profissional da área). Esteja com a tela do computador aberta na tela do calendário de agendamento exatamente as: 18:58 e fique constantemente atualizando a tela de agendamento, seja rápido ao clicar quando uma vaga for disponibilizada. Eu perdi a oportunidade em um dos dias pois todas as vagas foram tomadas em exatamente 1 minuto a partir da liberação. No dia seguinte foi diferente 😉
    Explicação lógica por traz desse horário: Novas vagas são abertas a meia noite (Na Itália), que no presente momento, com o término do horário de verão aqui no Brasil, dá exatamente 5 horas de diferença (para menos). Então isso quer dizer 19:00 aqui no Brasil.
    Como se trata de um sistema automático que libera novas vagas eu acredito que o processo seja ativado 5 minutos antes da meia noite (na Itália), portanto, contando com o tempo de processamento e atualização dos dados via internet o processo todo está sendo concluído poucos minutos antes da meia noite (Itália).
    Espero ter ajudado.
    Não seja um tolo egoísta de fazer o agendamento sem ter sua documentação preparada pois isso atrasa o processo de quem já tem tudo em mãos.
    Um abraço a todos!

    • Bravíssimo!!!!!!

    • Vanessa Rizzate

      Nossa, faz 2 semanas q eu estou fazendo exatamente como vc indicou e sempre quando vou confirmar a vaga da msg de erro. Será que minha internet é muito lenta ?

      • Fernando Fernandes

        Olá Vanessa, vc já conseguiu reunir toda sua documentação? Desculpe-me se vc já tem essa informação mas não adianta ter data no consulado se não tiver a documentação completa em mãos. Eles não estão lá para tirar dúvidas… esse agendamento só serve para autenticar os documentos já validados pelo ERESP é com a tradução juramentada feita.
        enfim, se vc já tinha essa informação, me desculpe.
        sobre o problema com o agendamento, só tem uma semana que novas vagas vem sendo liberadas. é estranho vc dizer que recebe uma msg de erro. Acredito que exista algum problema com seu computador/ navegador. Garanta que seu sistema esta atualizado. Se quiser compartilhar a msg de erro aqui eu posso tentar ajudar. Tente uma das seguintes opções:
        Atualize a versão do seu browser/ navegador;
        Ou simplesmente instale um diferente. Eu particularmente fiz meu agendamento usando o Google Chrome.
        Sim, pode ser que sua Internet seja muito lenta. Tente ir até a casa de um amigo ou café com Internet rápida. A Av. Paulista está cheio.
        espero ter ajudado.
        []s

        • Vanessa Rizzate

          Oi Fernando, sim eu já tenho toda a documentação pronta e validada pelo eresp. Está em processo de tradução e o prazo acordado com o tradutor foi para entrega foi 15/05, por isso queria agendar para o final de maio. Hj vou tentar de novo e se der erro eu te mando a msg para vc ver ! Essa ideia de ir num café é boa ! Muito obrigada pela ajuda !

          • Adriana DallIgna

            Pessoal, consegui agendar hoje em SP, que eh minha jurisdição !
            Desejo sorte a todos…e perseverança! Obrigada pelas dicas Fernando!

          • Parabéns!!!

        • Adriana DallIgna

          Fernando, eu estava no site, consegui uma data, consegui colocar no horario, cliquei em confirmar. Apos isso, apareceu uma mensagem dizendo que as vagas ja tinham sido preenchidas. Fiquei indignada. Como proceder, vc sabe?

          • Fernando Fernandes

            Olá Adriana, Passei por isso tbm quanto estava tentando fazer meu agendamento.
            Primeiramente estou assumindo que vc já tem TODA sua documentação em mãos. O Consulado não está lah para tirar dúvidas ou ajudar com seu processo. Existem outros orgão que fazem isso gratuitamente.
            Sobre a dificuldade que vc está encontrando:
            Acontece que o computador trabalha com requisições e, como nós ja sabemos, tem muita gente tentando fazer o agendamento ao mesmo tempo.
            Se varias pessoas clicam no botão confirmar no mesmo milisegundo mas só tem 1 ou 2 vagas disponiveis o Servidor (Computador que processa os pedidos) vai ter que descartar/ favorecer algumas pessoas e o criterio será mesmo os milisegundos.
            Sugestões:
            1. Seja paciente
            2. Clique apenas uma vez e seja paciente (Não fique clicando varias vezes no mesmo botão
            3. Procure uma internet rapida isso vai te ajudar a fazer sua solicitação chegar “lá” mais rápido e tbm ajudar o seu computador receber a resposta mais rapido.

            Como saber se a internet que vc está usando é rápida:
            1. digite no google: Speed test. Um dos primeiros links leva a um site que mede a velocidade de download/ upload da sua internet
            2. Clique em iniciar teste e aguarde o resultado.
            Entendendo o teste:
            Quando maio o numero “Velocidade de download”, “velocidade upload” melhor.
            Na minha casa o download mede 30mbps e o upload 17mbps e isso foi o suficiente para conseguir o agendamento em uns 3-4 dias tentando.

            Espero ter ajudado.

            Um Abraço a todos!

          • Adriana DallIgna

            Boa noite Fernando, agradeço muito sua resposta. Vou continuar insistindo então …Sim, minha pasta esta totalmente pronta, legalizada pelo SLRC de Brasilia e traduzida. Minha velocidade de upload esta baixa, apenas 4, 14 mbps. Será que isso esta interferindo ?
            Obrigada novamente!!

          • Fernando Fernandes

            Boa noite Adriana,
            É dificil afirmar que o problema é a capacidade de upload aqui em casa o pico foi de 17mbps mas existe uma variação grande tbm.
            Se você conseguir acessar de um lugar com a banda maior é melhor, mas em todo caso, eu tentaria mais uma vez seguindo a risca a questão de estar pronta faltando poucos minutos para abrirem as vagas (entre 18:55 -19:00). Fique atualizando a página (tecla f5 do computado) e clique rapidamente, porem apenas uma vez em cada botão (Selecionar data e confirmar).
            Nos avise aqui se deu certo! 🙂
            Um abraço,

    • Dhaiana Gonçalves

      Fernando, você já conseguiu legalizar seus documentos no consulado? Vai dar entrada no Brasil ou Itália? Demorou muito?? Pergunto pq não moro em SP e terei que ficar em casa de amigos. Obrigada

  • Paula Gomes

    Olá Fabio, adoro o seu trabalho. Ajudando os desesperados. Estou desesperada com isso da legalizacao dos documentos e ainda nao entendi direito. As vagas abrem no primeiro dia útil do mes? Se ñ, por que nao aparecem vagas disponiveis no calendario deles ?

    Ah, mais uma duvida. Se o Consulado Geral de Sao Paulo está lotado, posso tentar em outro estado, ou sem chance?

    Grazie

  • Diogo

    Só uma correção (sei que a empresa merece o trocadilho), mas o nome é VFS Global, e não VFS.

  • Adriana

    Meu agendamento (email mandado em outubro de 2014 para a empresa VSF) foi respondido mês passado e agendado para o Consulado de Curitiba na semana passada dia 1° de abril. Fui até lá entreguei toda a documentação me deram um papel para fazer um depósito identificado do valor total das 10 certidões mais a CNN legalizadas ( o que fiz assim que sai do consulado, atravessei a rua e paguei em dinheiro o depósito identificado) mas a retirada das certidões legalizadas ficou marcada para dia 5 de maio de 2015, isto é mais de 1 mes após eu entregar os documentos no consulado no dia do agendamento que demorou nada mais nada menos que quase 6 meses para conseguir marcar… Isto é normal? Demorar mais de 1 mes para pegar as certidões legalizadas? Só me deram o papel do depósito identificado e outro com uma data da retirada, não tem problema deles perderem por lá minhas certidões,né? O que você acha? Já ouviu falar numa demora destas para entregar as certidões legalizadas? Tenho motivo para ficar preocupada ou nada a ver? Obrigada, Adriana

    • Oi Adriana, eles deram alguma justificativa pra demorar tanto? Em SP eles entregam no mesmo dia, não faz sentido mesmo demorar um mês pra carimbar e selar alguns documentos…

      • Adriana

        Pois é …Nenhuma justificativa e eles são tão impessoais que eu nem perguntei pois a gente se senti até meio intimidada com o jeito deles… A pessoa que me atendeu pegou as certidões, perguntou pela certidão do “Italiano” que dá inicio ao processo e eu disse que tinha deixado em casa pois me orientaram que não precisaria passar pela legalização já que é um documento Italiano, daí ele começou a inserir meus dados no computador e me deu o depósito identificado e um papel preenchido a mão com a data para a retirada das certidões já legalizadas(35 dias após a entrega das mesmas…)… Perguntei aqui na esperança que você ou de repente alguém que tivesse usado o consulado de Curitiba pudesse me dizer algo pois sempre vejo só comentários sobre o de São Paulo…O que eu vi lá foi gente chegando indignada porque já estavam a muitos meses tentando o agendamento pela tal empresa VSF e não conseguiram e lá eles dizem que agora é pelo site do consulado e o pessoal bem revoltado dizendo que não está funcionando…Vou aguardar e depois conto no que deu, obrigada…

  • Mauricio Arantes

    Acabei de clicar na URP e li que estão suspensos os agendamento para legalização….

  • Fernando Fernandes

    Olá Fabio, a informação de que novas vagas são abertas a cada 1º segunda-feira do mês procede? Eu li em algum lugar que novas vagas são abertas todo 1º dia útil do mês. Não sei se por que hoje é 1º de Abril isso não aconteceu. 🙂 Vou ficar atento no dia 6 de Abril para ver se consigo. Tenho tentado todos os dias desde 26 de Março mas as datas não mudam, o site diz “Tutto Occupato de: 21 de Abril até 15 de Maio”. Já tenho toda documentação legalizada pelo ERESP e a tradução juramentada fica pronta na semana que vem. Parabéns pelo site e obrigado pelo empenho.

    • Olá Fernando, não procede não! Isso é uma das lendas que se perpetuaram nas redes sociais e as pessoas vão reproduzindo como se fosse verdade, sem nunca ter visto a fonte oficial… Somente nesta semana tivemos 2 leitores que conseguiram o agendamento, o que prova que isso é uma grande bobagem! Abraços

      • Fernando Fernandes

        Obrigado pela resposta Fabio.
        Eu liguei no ENAS e fui informado que os agendamentos para legalização dos documentos está suspensa no momento para atender as solicitações feitas pelo sistema antigo. Aparentemente no final do mês de Abril novas vagas voltarão a ser abertas.
        Um abraço!

    • Vanessa Rizzate

      A msg d erro é “fascia occupata da altro utente, riprovare più tardi. grazie.” Depois dessa msg eu clico no f5 e dai aparece “ocorreram os seguintes erros: não é possível agendar, foi superado o máximo de solicitações “

  • Carlos Eduardo Pagano Collato

    Boa noite Fábio,

    Penso que fui um dos últimos a legalizar os docs pelo agendamento da VSF.

    Realmente, o sistema era estranho. Fiquei uns 4 dias tentando sem sucesso, enviar os e-mails de solicitação. Até que automatizei meu Gmail para enviar e-mails periódicos (por 3 dias).

    Daí, quando cheguei no Consulado de SP (18/03/2015) para legalizar as certidões, não tinha nem 20 pessoas na fila! Fiquei mais tempo no banco (e na Starbucks) do que no Consulado…

    Conversando com o atendente, cheguei a conclusão de que, por mais que tenham 10 guichês para atendimento diários, cada um deles não consegue verificar/protocolar/carimbar mais que 10 casos por dia (cada caso pode ter até 12 certidões e traduções) sem deixar passar detalhes importantes… É um trabalho bem maçante.

    Pergunta: A contar do dia 18/03, tenho exatos 06 meses p/ viajar à Itália – correto? A presto.

    (DICA: No Consulado de SP eles aceitam pagto via cartão de débito. Como eu não sabia, levei tudo em dinheiro e tive que esperar o banco abrir. Se você for correntista do banco privado azul e laranja, pode atravessar a Paulista e pagar o boleto antes da abertura do horário bancário. Não são aceitos pagtos feitos em lotéricas ou internet banking. Tem que ser na boca do caixa. Apesar da região ser bem policiada, não recomendo carregar dinheiro – melhor pagar no débito lá na hora ou ir até seu banco mais próximo e sacar na boca do caixa enquanto paga o bendito)

  • Renato Oliveira

    Bom dia Fabio,

    Li uma afirmação no site do consulado:

    “Gli appuntamenti tramite il predetto
    prenotaonline consentono la legalizzazione di un massimo di dodici atti di una
    stessa famiglia. “

    Isso significa que se eu tiver mais que 12 documentos não consigo levalizar em um único agendamento?

    Obrigado!

    • Carlos Eduardo Pagano Collato

      Sim, máximo 12 certidões com suas respectivas traduções.

  • Rafael Rossignoli

    Fábio, só pra constar, mas ouvi um boato de uma tal lei que será votada em setembro deste ano que limitaria o reconhecimento da cidadania apenas para os netos de italianos. Ouviu algo sobre isso?

    • Tiago Guarnieri Feracioli

      Rafael, isso é preocupante. Você conseguiu confirmar essa informação?

      • Rafael Rossignoli

        Tiago, um usuário comentou sobre isso em outro site sobre cidadania italiana. Pesquisei a questão e não achei nada, acredito que seja infundado, mas seria conveniente, é claro, o esclarecimento dessa informação.

  • Beatriz Covelli

    Olá Fábio, boa tarde! Parabéns pelo site! Vc realmente trouxe notícias quentinhas. Estou com um problema, pois estou com minha documentação pronta e minha passagem comprada para Itália para o dia 05 de maio. Vc sabe se o consulado atende casos urgentes como esse, em que a passagem já está comprada? Tenho um curso lá e não posso alterar minhas datas…
    O site do consulado está travado, não estou conseguindo checar esse novo procedimento…

    Obrigada,

    Beatriz

    • Olá Beatriz

      Infelizmente o que é urgente pra você não é urgente pro consulado. Na verdade ninguém em sã consciência compra uma passagem para vir a Italia realizar um processo sem antes ter os documentos legalizados – este será o pensamento de qualquer funcionário consular e por isso não existe favorecimento ou mudança na forma de recebimento de requerentes, todos devem agendar pelo site. Abs

      • Beatriz Covelli

        Oi Fabio, obrigada. O que acontece é que não estou indo a Itália apenas para isso. Estou matriculada em um curso e portanto, não posso alterar minhas datas. Essa é a urgência… Se eu pudesse, obviamente não teria comprado a passagem. Teria esperado a legalização. Mas o curso não espera. Isso não pode ser levado em consideração?

        • Alexandre Entendeu Muniz

          Beatriz, te falo por experiencia, Segunda feira estive no consulado, fiz plantão la, e mesmo com todos os guiches de legalização livres, eles se recusaram a legalizar sem agendamento, também estou com passagem comprada para 26/4, somente consegui o agendamento para 7/5 então estou remarcando a passagem, não tem como, eles não fazem sem agendamento, mesmo que não tenham ninguém para atender……

          • Beatriz Covelli

            Obrigada pela ajuda, Alexandre… É muito triste esta situação…
            Como se o consulado já não dificultasse o suficiente ao colocar a barreira de 10 anos para se conseguir uma cidadania por aqui, ainda colocam esse entrave burocrático para a legalização de documentos, destruindo os planos de muita gente…

          • Beatriz e Alexandre

            Eu sempre reclamei da enorme corrupção e da máfia que existia dentro dos consulados até 2009, quando um bando de vagabundos cobravam e passavam pessoas na frente dos outros, prejudicando um monte de gente honesta. Agora não tenho como discordar do consulado, quando querem cumprir a lei, doa a quem doer!!!

            Se os guichês estão vazios é exatamente porque um bando de gente IRRESPONSÁVEL agenda sem ter os documentos prontos. Não culpem o consulado, culpem parte da população brasileira que acredita que é sempre mais importante resolver os próprios problemas do que os problemas coletivos. Enquanto existirem pessoas achando que os órgãos devem flexibilizar seus métodos para resolver os problemas individuais de cada um – mesmo que isso signifique prejudicar outros, que cumpriram tudo à risca – o país nunca vai sair da porcaria em que se encontra!!!

            Se o consulado aceita legalizar os documentos a alguém que não entrou na fila, significa que todos aqueles que fizeram as coisas de forma correta e estão esperando o seu lugar na fila são simplesmente idiotas.

            @Beatriz, legalização de documentos para fins de cidadania não tem absolutamente nada a ver com estudos ou qualquer outra atividade. O consulado vai te responder exatamente isso: ninguém está te prejudicando ou colocando nenhum “entrave” na sua vida e muito menos “destruindo seus planos”, venha para realizar os seus estudos e boa sorte. Mas não queira utilizar deste fato para ser beneficiada a receber outro serviço consular que sem agendamento não é seu por direito! Você não pode culpar as instituições porque quer simplesmente ser beneficiada, passando na frente de outras pessoas para resolver um problema pessoal. A justiça não pode funcionar desta forma. Abs

          • Adriana DallIgna

            Seria muito simples, todos comprariam uma passagem e entrariam na fila de URGÊNCIA. Completamente sem sentido.

  • Anna Paula Favaretto

    Fábio, depois de toda documentação legalizada no Consulado Italiano, aqui em SP, qual é o prazo que temos para dar entrada na a ITÁLIA?? Meus clientes querem saber…

  • Alexandre Entendeu Muniz

    Pelo visto muitos estão reservando sem ter toda a documentação pronta, estive hoje no consulado e vi os guichês de legalização sem ninguém com documentos e muitos nomes na lista de agendados para o dia, certamente muitos agendam e não comparecem, para acabar com esta pratica creio que poderiam adotar o mesmo sistema do consulado americano, quer agendar, pague uma taxa!

    • Anna Paula Favaretto

      Alexandre, você é consultor?

      • Alexandre Entendeu Muniz

        Nao sou nao, estou fazendo meu processo com o Fabio e pesquisei um bocado sobre o assunto, alem de estar passando meus apertos com os documentos rsrsrsrs

    • Anna Paula Favaretto

      Fizemos do meu filho em dezembro, em Cecina-Li. Foi tempo recorde, ele deu entrada em 16/12/2014 e em 26/01 estava com o passaporte em mãos. Dai surgiu a idéia de eu oferecer serviço de consultoria, para o preparo da documentação no Brasil.

    • Pois é Alexandre, eu já propus isso ao consulado, porém eles me disseram que não podem exigir nenhum a obrigação ou condicionar a prestação de um serviço que pra eles é obrigatório com qualquer outra coisa.

      Não adianta: o Brasil é repleto de gente que pensa apenas em si e é por isso que o país está onde está, infelizmente nunca vai mudar. O famigerado jeitinho brasileiro que muitos gostam de bater no peito e levar vantagem, lamentável!

    • Cristiano Robson Alves

      seria bom mesmo. assim daria espaco para quem esta realmente pronto para legalizar .manda essa sugestao pra eles…

  • Anna Paula Favaretto

    Fabio… estou perdida!!! E como serão os agendamentos agora? Acho que piorar não tem jeito né??

    • Alexandre Entendeu Muniz

      Anna, pelo que pude entender, você deve se cadastrar no site e toda 1ª segunda feira do mês eles irão abrir as datas do mês seguinte, assim que esgotar as datas você terá de aguardar pelo próximo mês para novamente tentar uma data.

      • Anna Paula Favaretto

        Alexandre, qual site? Do Consulado Italiano ou continua pela VFS Global?

        • Anna você ao menos leu o artigo? Como você pode estar perdida e perguntar se continua pela Global se eu expliquei com detalhes que agora não existe mais a VSF Global e o sistema passou a ser online!

          • Anna Paula Favaretto

            Estou perdida em relação ao agendamento, sua explicação foi óbvia!! Será que vai melhorar??

    • Anna Paula Favaretto

      Me expressei mau, estou acompanhado o “MINHA SAGA”desde outubro de 2014, o estar perdida foi em relação a tantas mudanças… o Alexandre entendeu o que quiz dizer!!

  • Mario Zara

    UAAAAAAAAAAU como vc eh foda!!!!

  • Tiago Guarnieri Feracioli

    Fabio, essa é uma boa notícia realmente, porque a VSF não ajudava muito (só atrapalhava). Imagino que quem já tenha conseguido o agendamento via VSF a data está mantida, correto?

    • Marcelo

      tenho a mesma duvida

    • Olá Tiago

      Escreva imediatamente um email ao consulado confirmando com eles, pois aparentemente sim, quem já estava agendado será atendido, porém nada melhor do que confirmar por email e levar este email com a confirmação no dia do agendamento! Abs

      • Tiago Guarnieri Feracioli

        Fábio, mandei o e-mail para o consulado segunda e eles responderam hoje. Informaram que os agendamentos da VFS vão até o dia 20/abril
        e continuam válidos. Abs

  • Leonam Lima

    Entrei agora para dar uma olhada, mas pelo que percebi, não ha nenhuma data liberada que tenha disponibilidade.

    • MARCEL

      Fabio, por favor, em meio a tantas informações desencontradas de outras fontes, me explique uma coisa: As certidões em inteiro teor que devem ser legalizadas no Consulado de S Paulo para o processo judicial de cidadania por linha materna devem ser acompanhadas de tradução simples ou juramentada? Os próprios advogados na Itália não tem certeza é se contradizem. Como não acompanho a trajetória deles, as experiênciasexperiências etc, mas sim as suas, se você não conseguir colocar um ponto final nessa confusão, ninguém terá condições de fazê – lo.
      Desde já, agradeço pela ajuda.
      Abraço

      • Fabio Barbiero

        Olá Marcel, não tenho elementos para te responder, pois eu não trabalho diretamente com cidadania materna. Porém posso te dizer o que fazer com 100% de certeza: contrate UM advogado e siga as instruções que ele te der. Não perca tempo procurando outras soluções ou buscando outras informações, pois isso só fará com que você se perca neste mar de informações e ninguém poderá te dar qualquer informação melhor do que o profissional que você contratar, pois somente ele sabe como funciona o local onde ele trabalha, ok? Abraços