Perderam minhas malas, e agora?

Ciao a tutti

Imaginem a seguinte situação: depois de meses de preparação para a vinda a Italia, check-list feito, pomada minâncora comprada, novas cuecas ou calcinhas (oi?) na mala e mais um bocado de detalhes pensados, você pega o seu avião, passa horas e horas dentro dele, desembarca aqui na Italia com aquele cheiro de catimba e depois de ficar horas na frente da esteira ao recolher suas malas descobre que elas simplesmente…

SUMIRAM!

Calma, este artigo foi pensado exatamente pra você que nunca tinha parado para pensar que isso é um risco e infelizmente é algo muito mais comum do que pode parecer.

Portanto vejamos como a coisa toda funciona e o que fazer se suas bagagens forem extraviadas:

– Quando nos dirigimos ao balcão da companhia aérea e despachamos as nossas bagagens, como vocês puderam aprender neste artigo, o funcionário coloca uma etiqueta em cada uma das malas e também cola em nossa passagem outra parte destas etiquetas, como vocês podem ver abaixo:

malas

Nesta etiqueta constará o seu nome e também os códigos dos aeroportos de origem e destino, por exemplo Guarulhos é GRU e Pisa é PSA.

Este procedimento serve para que os operadores que trabalham no aeroporto saibam de onde vem e para onde vai esta bagagem ao redor do mundo.

Porém mesmo com todos este cuidado, erros humanos são muito comuns, como por exemplo o carregador acabar direcionando sua bagagem para outro voo ou ainda esquecer de carregá-lo no mesmo avião que você vai viajar.

O resultado disso é o que chamamos de bagagem extraviada.

O que fazer quando isso acontece? O primeiro passo é procurar o setor de bagagens perdidas do aeroporto onde você se encontra – este setor pode ter vários nomes:

  • LOST LUGGAGE
  • LOST BAGGAGE
  • LOST AND FOUND
  • BAGGAGE RECLAIM

Já aqui na Italia você poderá encontrar placas com as seguintes indicações (além do nome em inglês):

  • BAGAGLI SMARRITI
  • BAGAGLI RECLAMI

Muito bem, ao chegar neste local, a primeira coisa que o funcionário vai te pedir é a etiqueta que está colada no seu cartão de embarque, pois através dele, poderá controlar no sistema onde a sua bagagem se encontra.

Na maioria dos casos, as malas ficaram no aeroporto onde você fez conexão – por exemplo se você vem de São Paulo a Pisa, a conexão é feita em Roma e provavelmente suas bagagens ficaram por lá.

O funcionário então vai preencher o formulário de bagagem extraviada e aqui é importante que você tenha em mãos um número de telefone e um endereço para onde a cia aérea poderá enviar as bagagens quando as encontrá-las!

A dica é a seguinte: se você está vindo a Italia e vai ficar hospedado na casa de parentes, amigos ou consultor, solicite no momento do envio da carta di ospitalità o endereço e telefone de alguém, e traga anotado num pedaço de papel.

Desta forma, quando tudo estiver resolvido com a cia aérea, eles ligarão ao número para confirmar que as bagagens chegaram no aeroporto e te perguntarão se você prefere retornar ao aeroporto para retirá-las ou então se prefere que as mesmas sejam enviadas ao endereço fornecido – ficará a seu critério esta escolha!

Pela nossa experiência, 100% dos casos onde as bagagens foram extraviadas, o aeroporto entrou em contato e as entregou em apenas 24 horas depois do ocorrido.

5 DICAS ESPECIAIS DO SAGA

1 – Nunca, jamais, sob nenhuma hipótese despache os seus documentos para a prática de reconhecimento da cidadania italiana! Depois de tanto sacrifício, estes documentos devem vir contigo na sua bagagem de mão e você deve cuidar deles com a mesma preocupação que cuidará do seu passaporte, dos seus cartões e do seu dinheiro!

2 – Separe uma muda de roupas e as coloque também na sua bagagem de mão. Uma camiseta, uma calça, um par de meias e uma roupa íntima devem sempre estar presentes na arrumação da sua mala de mão.

Desta forma mesmo que demore um ou dois dias para entregarem a sua bagagem, você poderá pelo menos trocar de roupas sem maiores complicações.

3 – Da mesma forma que as roupas, você deve ter sempre consigo o kit básico de higiene pessoal: escova e pasta de dentes, anti-transpirante, perfume.

Você pode comprar este kit em qualquer aeroporto do mundo, chama-se normalmente “Travel Kit”, como este abaixo:

travel kit

4 – Coloque em suas malas uma etiqueta com os seus dados pessoais, incluindo o endereço e número de telefone citados acima. Este simples procedimento pode agilizar o envio da bagagem pra você.

Veja um exemplo disso:

etiquetas malas

5 – Personalize a sua bagagem: como muitas malas são parecidas (basta imaginar aquelas pretas) para facilitar que você encontre mais facilmente a sua mala no meio de tantas, amarre nela um lenço, fitas coloridas ou então opte por algo mais radical, como eu e as meninas fizemos na última viagem:

bagagens

É isso queridos leitores, espero ter contribuído mais uma vez ao ajudar no planejamento de vocês, e qualquer dúvida sobre o assunto já sabem: basta deixar o seu comentário logo abaixo 😉

  • Rafael Italiano

    Melhor dica! Sem dúvida, uma valiosa informação de grande utilidade pública.

  • Fernanda L.

    Olá Fabio.

    Gostaria de contratar os serviços de vocês e já enviei o email mas não consigo obter resposta. Como o Thiago abaixo, já li tudo e se puder me responder o meu contato também agradeço desde já. Obrigada!

  • carina

    haha sem contar que esse plástico ajuda muito pra não destruírem sua mala!

  • Thiago Caetano Cecilio

    Oi Fábio, tudo bem ?! Nossa, não vejo a hora de poder viajar também assim para tirar a minha cidadania, na verdade queria muito a sua ajuda, mandei um contato para você semana passada e estou aguardando a resposta, por favor, já li tudo, saga Book, artigos, tudo, mas ainda assim queria sua assessoria, se puder me responder o contato, agradeço muito. Desculpe invadir seu espaço aqui, Ok?!
    Obrigado.