Perguntas e Respostas #3 – Bilhete, Naturalização, Visto de Cônjuge

Ciao a tutti

Hoje trago mais um vídeo lá no nosso canal do Youtube, desta vez respondendo várias perguntas que vocês me pediram.

Os assuntos tratados neste vídeo são os seguintes:

  • Necessidade de ter o bilhete de retorno;
  • Possibilidade de realizar a naturalização do cônjuge junto com o nosso processo, verdadeiro ou falso?
  • Como viver no exterior sendo casado com um cidadão italiano;
  • Realização do processo em outro consulado italiano pelo mundo, que não seja no Brasil

Segue abaixo o vídeo e como sempre, não esqueçam do joinha 😉

 

  • Antonia T

    Oi Fábio!

    Sou cidadã italiana e vou no fim do ano morar em Milão com o meu marido e pediremos o permesso di soggiorno dele lá. Como vamos pra ficar, ele precisa ter uma passagem de volta pro Brasil, que seria inutilizada depois, ou se tiver uma de saída da Itália, pra França, por exemplo, já serve? Porque saíria bem mais barato do que comprar a passagem de volta pra cá.

    Desde já muito obrigada!

  • Lavinia

    Ola Fabio, como vai?
    Meu namorado e’ cidadao italiano, eu apenas brasileira, queremos ir morar no norte da Italia em 2018. Estamos em processo de validar nossos diplomas de nivel superior. A questao e’ que nao somos casados… ainda assim eu consigo ir com ele, ter permissao para residir e trabalhar na minha area, mesmo nao sendo casada? Ou precisaremos casar antes de ir? Muito obrigada!!

  • Olá Maria até que você tenha o permesso di soggiorno ou o visto equivalente do país onde pretende morar, terá sim que ter o bilhete de fora da UE de retorno. Abraços

  • Fab

    Olá Fábio,
    Desde já agradeço pela super ajuda que seu blog proporciona a todos.
    Notei que já não existe o post sobre cidadania por matrimônio ?
    Sempre que tenho duvidas dava uma olhadinha para esclarecê-las.
    espero que volte logo o post.

    ?

  • Márcia Guzella

    Olá Fábio!
    Não sou cidadã italiana. Indo para a Italia com meu marido que é, a certidão de casamento, que precisamos levar, deve ser de inteiro teor, autenticada pela Ereminas, traduzida e também legalizada pelo consulado?
    Obrigada

    • Fabio Barbiero

      Olá Márcia

      A certidão de casamento deve ser entregue no consulado onde seu marido é inscrito, para que eles possam envia-la ao comune onde os atos estão transcritos. Não são vocês que devem fazer isso. Abraços

  • Boa noite!
    Tenho uma pergunta,me chamo Jorge sou brasileiro mais vivo em Cancún no México,posso solicitar o passaporte italiano desde um consulado aqui no México?
    Toda minha familia tem a cidadania italiana assim como o passaporte menos eu,
    Aguardo sua resposta,
    Obrigado pela ajuda!
    Jorge Daniel Cordeiro

    • Fabio Barbiero

      Olá Jorge tudo bem?

      Se você vive regularmente por aí pode sim, sem problemas!

      Abraços

  • Mariella

    Oi Fábio,
    Tenho cidadania italiana, acabei de me casar e estamos querendo nos mudar para a Espanha.
    Devemos validar o casamento no Consulado italiano do Brasil e, na Europa solicitar a permissão de residência dele, certo?
    Pergunto: A solicitação da permissão de residência pode ser feita pelo Consulado na Espanha ou deve ser pela Itália obrigatoriamente?
    Muito obrigada!
    Amo seu blog!!
    Abraços!

    • Fabio Barbiero

      Olá Mariella tudo bem?

      Infelizmente não conheço os procedimentos na Espanha.

      Abraços

  • Gio Amorim

    Olá,
    Eu não sei exatamente como esclarecer algumas dúvidas que me surgiram. Talvez sejam dúvidas de outros leitores, por isso gostaria de lhe pedir auxílio, se possível 🙂
    Vou iniciar o meu processo de visto estudantil para ficar com o meu namorado italiano.
    Há muita dificuldade para encontrar uma escola em Brescia (onde ele vive) que atenda os requisitos.
    Em relação a quem irá custear a minha estada, será o meu namorado. Porém, eu levarei comprovantes de renda do meu pai ao consulado. Algumas dubidas são:
    Seria possível que o meu namorado fosse o meu responsável finceiro oficialmente? Se for ou nao for, é possível que ele possa abrir alguma conta bancária para mim, lá da Itália?
    E em relação ao tempo do processo… Vi que o agendamento deve aer feito online. Do agendamento até a resposta sobre o visto, quantos dias levam em média esse processo?
    Existe algum motivo fequente que induza a negação do visto?
    Agradeço muito

  • Eli Soares

    Ola Fabio,

    Primeiramente parabéns pelo blog, muito bom!

    Minha esposa é italiana e residimos no Brasil, no entanto em Outubro mudaremos definitivamente para a Italia. Gostaria de saber 3 coisas:

    1) Somos casados ha 8 anos, posso dar entrada imediatamente na minha naturalização assim que chegar por la, ou precisarei ter 2 anos de residência comprovada?

    2) Caso minha petição de naturalização seja aprovada por Roma, terei algum risco de perder a cidadania Brasileira?

    3) E possível obter a cidadania por tempo de residência legal? Ex: Caso tenha um emprego formal, ou contribua mensalmente com a previdência social, haverá um tempo (x) no qual após o cumprimento deste receberei a cidadania naturalmente?

    Desde ja agradeço sua atenção.

    • Olá Eli recomendo fortemente que você compre e leia o meu guia sobre a vida aqui na Italia, ok? Abs

  • Graça Leite

    Olá, Fábio.

    Não consegui achar a resposta aqui no blog e preciso da sua instrução.

    Meu marido e minha filha de 11 anos têm dupla cidadania. Nos divorciamos há 3 anos, e até agora não foi efetuada a averbação no consulado.

    Quero ir morar em Verona com minha filha pra educá-la lá, inclusive já temos casa da família dele reservada. Ele é funcionário público e irá só nas férias, ainda vai continuar aqui no Brasil por mais cinco anos até se aposentar.
    Dúvidas:
    1) Como fica minha situação?
    2) É ele quem tem que fazer pessoalmente a documentação na questura sobre a nossa residência (minha e dela) e a matrícula dela na escola?
    3) Ou pelo fato de a nossa filha ser criança existe a possibilidade de eu fazer tudo e morarmos lá?

    Desde já, agradeço.

  • Paulo Marzagão Neto

    Ola Fábio,vivi na italia por 8 anos,arrivato nel 2005, mia mamma e´ sposata ed ha due figli con suo marito,per me come un padre,fiz un sacco di permessi di soggiorno per ricongiugimento familiare,alla scadenza dell´ultimo nel 2013 pedi il rinnovo,pero pedi para carta di soggiorno tramite il kit delle poste,pois vivia a mais de 5 anos…mas acabei voltando para o brasil e vim fazer faculdade aqui……nunca peguei la carta di soggiorno nem nada….eu tinha o tagliandino che ti danno dopo che fai il rinnovo alle poste mas nao sei mais onde se encontra….tem alguma esperança para mim?

    • Se você solicita um permesso e depois não comparece, o mesmo é automaticamente cancelado. Abs

  • Aline Pellegrini

    Oi Fábio, tudo bem? Tenho uma pergunta 🙂 sou brasileira casada com um italiano, casamos no Brasil ano passado. Estamos nos mudando para a Itália e fui até o consulado perguntar sobre a questão de vistos, pois ainda uso meu passaporte brasileiro. Lá me disseram que não preciso de visto, que basta apenas traduzir minha certidão de casamento e a mesma receber o carimbo do consulado italiano. Acho meio estranho na imigração eu ter que apresentar apenas esse documento…tu já soube de alguém que fez isso? Que entrou na Itália sem visto? Apenas com a certidão de casamento traduzida e carimbada pelo consulado italiano? Me disseram que é uma lei nova….E o meu bilhete de volta ultrapassa os 90 dias permitidos pra quem não tem visto…ah, e parabéns pelo site! 🙂

  • Neste caso sim, procure aqui mesmo o artigo sobre o visto de cônjuge. Abs

  • Olá Patricia, se nenhum dos dois tem ainda a cidadania, é impossível que ele tenha qualquer tipo de direito aqui

    • Patricia Sesca

      certo, mas uma vez que ela conseguir a cidadania, o “marido” dela poderá pedir algum tipo de visto para ficar no pais legalmente, pois ela pretende morar na Italia.!

  • Olá Lilian, se vocês são maiores devem sim, pois a cidadania é individual, mesmo que sejam utilizados os documentos em conjunto com outros familiares, os órgãos públicos vão abrir uma pasta para cada requerente. Abs

  • Lilian

    Oi Fabio!! Parabens pelo seu trabalho e dedicação!!!! Bom, eu e minha irma queremos tirar a cidadania italiana. Meu pai é vivo e também nao tem a dele. Minha dúvida é : eu e minha irmã também precisamos ir para Italia
    ou apenas ele é preciso ir? Obrigada

  • Patricia Sesca

    Olá Fábio, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seu trabalho.! Estou há dias lendo e amando o Saga Book.
    Mas mesmo com todos os videos e explicações algumas duvidas sempre ficam, rs.!
    O que eu gostaria de saber é o seguinte.. Minha irmã vai dar entrada no processo de cidadania na Itália, só que ela é noiva e decidiu que vai casar em solo Italiano, porém o “noivo” dela não tem direito a cidadania e minha pergunta é a seguinte: “ELE PODERÁ ADQUIRIR ALGUM TIPO DE PERMESSO PARA FICAR LEGALIZADO DURANTE O TEMPO NECESSÁRIO PARA ELE SOLICITAR A CIDADANIA?
    Caso minha irmã opte em “morar” na Itália, como que fica a situação dele? Que no caso será casado com ela.?

  • Paula Cristina

    Ola Fábio, seu blog é muuuuito bom!! profissional mesmo!! Ja estou ha dois anos pesquisando, e aqui você é simplesmente fecha!!! fantástico nas explicações. Muito didático.
    Vamos lá tenho uma dúvida: meu marido é militar, ele irá em uma missão no exterior e vou aproveitar para tirar minha cidadania. Estarei completamente legal lá por dois anos por este motivo. Também precisarei do “permesso”para fins de cidadania? Sei que teremos a identidade italiana.

    • Olá Paula tudo bem?

      Antes de mais nada muito obrigado pelas palavras e pelo carinho 🙂

      Sobre a sua vinda, imagino que virá com algum tipo de visto de ingresso, correto? Neste caso, ao chegar aqui, terá 8 dias para transformar este visto em um permesso di soggiorno, e com ele poderá dar entrada tranquilamente no seu processo. Abs

  • Betânia Souza

    Olá Fabio, sou casada com um italiano a 1ano e 4 meses e vamos ter um filho, pretendemos morar na Itália em junho, minha dúvida é se preciso comprar passagem de ida e volta sem ter visto e tenho uma filha como faço para não ter problemas? Obrigado

  • Fábio

    Olá Fabio!

    Duas questões?
    – Estou em processo para ir para Itália conseguir a minha cidadania. Falta somente a CNN ser emitida. Está demorando, é normal? Solicitei há dois meses e meio contando todas as variações do nome do meu antenado.

    – Conseguindo os meu documentos italianos, ou seja, já como cidadão italiano, pergunta: minha namorada iria depois, é melhor que casemos aí, ou não faz diferença? abs

    • Magda

      O sistema está com problemas.
      Passei por esta situação recentemente e só resolvi enviando um e-mail para:
      estrangeiros@mj.gov.br

      Eles retornam com o documento em um prazo de 1 semana.

  • Anderson

    Bom dia Fabio.
    Minha esposa esta indo dar entrada na cidadania italiana por filiação ai na Italia, eu vou acompanhar ela como turista, acha que tem algum problema?
    E uma dúvida que tenho, apos ela estiver com o passaporte Italiano e quizermos passear na Italia e ela com passaporte italiano e eu com o brasileiro teremos que pegar filas diferente na imigração?

    • Olá Anderson, procure aqui mesmo um vídeo ou artigo onde eu condeno veementemente a vinda de pessoas estranhas ao processo. Abs

  • Mauricio Arantes

    To com tudo pronto… So faltava o horário… Fiz tudo certo, não marquei antes para evitar furar e decisão for verdade, perco tudo?????

  • Mauricio Arantes

    Fabio

    Cara, acabei de ler no ufficio de relazione com il publico que esta suspenso o agendamento de legalização…

  • Serapis

    Oi Fabio, sou casado no brasil e meu parceiro tem dupla cidadadia brasileira/italiana. Como podemos ir morar na europa já que a Itália não reconhece o casamento do mesmo sexo? Obrigado

    • Serapis

      Puxa nenhum retorno. É preciso ser assinante para receber resposta?

      • Não. é necessário ter paciência e entender que se perder um pouco do seu precioso tempo verá que a resposta já se encontra aqui no blog, no artigo que fiz especialmente para esclarecer sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. É fácil cobrar, difícil é correr atrás das informações…

  • PBono Capello

    Ciao, Fabio!

    Eu sou cidadao Italiano ja a muito tempo e somente agora quero ir morar na Italia. Mas nesse tramite fui deixando e não fiz o pedido de naturalização da minha mulher, apesar de que eu ja tenho a tempos a certidão de casamento transcrita para o Italiano na minha comune. Vamos viajar pela europa e ficar na casa de amigos durante 2 meses na inglaterra e 1 mes viajando outros paises, de la vamos ir morar na Italia, quero alugar uma csa e fazer todos os tramites, a questão é, minha mulher tem passaporte brasileiro e quando eu entrar na italia ja vai ter expirado os 3 meses que ela pode estar.

    Minha pergunta é, por ela estar comigo mesmo excedendo os 90 dias haverá problemas na imigracao da italia, que ja em nenhum dos paises firmei residencia e apenas estavamos passeando?

    parece bobo a minha pergunta, mas esta me preocupando.

    Obrigado

    • Ciao Capello

      A legislação européia diz que cônjuges de cidadãos do bloco devem ter um tratamento diferenciado em relação as regras de imigração, porém é necessário comprovar que ela é sua esposa, e isso se faz através do certificato di matrimonio emitido pelo comune. Portanto eu sugiro que vocês solicitem este documento antes da viagem e uma vez com ele em mãos podem curtir a vida por aqui rs Abs

      • PBono Capello

        me desculpe pelas perguntas.. Fabio eu sei que eu preciso de um medico de familia assim como os meus tios tem para ser atendido no hospital (ou no caso por ele antes). Eu e minha mulher ja temos o Codigo Fiscale mas eu não solicitei a tessera porque não fiquei muito tempo na Italia quando fiz minha cidadania, ou seja não deu tempo de ver o medico de familia na epoca em que fiz residencia em Firenze, mas ainda tenho os papeis do codigo fiscale, que acredito que ainda esteja valido.

        Se caso eu ou minha mulher precisar de atendimento de emergencia nesse periodo ou assim que chegar na italia eu somente com a minha identidade de firenze (ainda valida) e com o codigo fiscale (rs mesmo que impresso), posso ser atendido no hospital? Eu guardo o original do meu nascimento e casamento.

        muito obrigado por vc ter respondido, ja vou mais tranquilo. Estou estudando para valer as normas da UE pelo europe.eu.

        • Qualquer cidadão, seja italiano ou estrangeiro tem direito a ser atendido no sistema público de emergência. Médico de família só tem quem é residente aqui. Abs

  • Ariane Guarnier

    Ola Fabio, minhas tias, irmas do meu pai tem cidadania italiana. Sabe me dizer como faço para dar entrada na minha? Moro no brazil, Espírito Santo. Fui no consulado e a pessoa que me atendeu nao foi nada gentil e me disse que eu nao consegueria mais, pois tinha acabado. Falou para eu procurar o consulado no rio de janeiro. Sabe se esta suspenso algo?

    • Olá Ariane

      Efetivamente o consulado geral é no RJ, no ES existe apenas este órgão que você citou e que não serve pra muita coisa. Entre no site do consulado italiano no RJ e procure a sessão cidadania, lá você vai encontrar as informações que precisa. Abs

  • Cintia Dal Bo Correia

    Bom dia Fábio, tenho a cidadania Italiana(adquirida na italia) e não época era solteira. Voltei a morar no Brasil (alterei minha residência p Brasil), me casei tem 2 anos , mas me esqueci de comunicar esta alteração de estado civil ao consolato generale d´Italia. No entanto, daqu a 3 meses volto a morar na italia.,
    Pergunto: posso comunicar diretamente ao comune na Italia sobre esta alteração de estado civil, quando chegar aí? ou seria um problema?, Ou devo fazer isso aqui no consulado antes de sair do país?muito obrigada

    • Olá Cintia

      Na verdade você deve apresentar a sua certidão de casamento no consulado, pra que ela seja transcrita no comune italiano onde você efetuou a sua cidadania. Sem isso o seu marido não conseguirá um permesso di soggiorno aqui. Abs

  • Renato de Castro

    Olá Fabio, sou casado com uma italiana oficialmente desde 2009 e temos dois filhos italianos . Mudamos para a Itália em 2013. Por uma questao tributaria minha residência fiscal ainda está no Brasil aonde pago meu imposto de renda, mas vivo na pratica aqui na Itália, tenho permesso di soggiorno válido ate 2018. Minha dúvida É se necessito mudar minha residência fiscal aqui para a Itália para dar entrada na naturalização ou se posso manter minhas declarações no Brasil uma vez que toda a minha renda venda da minha empresa brasileira. E se caso eu transfira 100% para cá, posso continuar declarando no Brasil uma vez que os dois países possuem acordo de tributação ? Grato

  • Ana Carolina Bendasoli

    Olá Fabio.
    Há alguma ideia sobre o andamento da lei , que novamente daria direito aos descendentes de italianos da região de Gorizia?
    Grata

  • Renato de Castro

    Olá Fabio, sou casada com uma italiana oficialmente desde 2009 e temos dois filhos italianos . Mudamos para a Itália em 2013. Por uma questao tributaria minha residência fiscal ainda está no Brasil aonde pago meu imposto de renda, mas vivo na pratica aqui na Itália, tenho permesso di soggiorno válido ate 2018. Minha dúvida É se necessito mudar minha residência fiscal aqui para a Itália para dar entrada na naturalização ou se posso manter minhas declarações no Brasil uma vez que toda a minha renda venda da minha empresa brasileira. E se caso eu transfira 100% para cá, posso continuar declarando no Brasil uma vez que os dois países possuem acordo de tributação ? Grato

    • Você é inscrito como cidadão residente no comune onde vive? Se sim poderá solicitar a naturalização sem problemas; se não obviamente não terá como se beneficiar de qualquer serviço que seja dedicado apenas aos cidadãos residentes. Abs

      • Renato de Castro

        Fabio, obrigado pela resposta. Sou registado como hóspede na casa na minha esposa ( comunicazione di ospitalità ) que eh desse 2012. Este documento serve como prova de residência? Como havia explicado antes, não solicitei a residência fiscal para a Itália , ou seja, pago meus impostos no Brasil.

  • Capas Acessórios

    Fabio,
    Meu marido está indo pra Italia requerer a cidadania Italiana e assim que ficar pronto ele irá pra Inglaterra. Acontece que eu não entrarei na Inglaterra junto com ele. Quanto tempo depois que ele estiver lá que eu posso solicitar meu visto de acompanhante? Somos casados há 11 anos e temos um filho.

    • Não conheço a legislação inglesa para poder responder esta pergunta, recomendo que entrem no site do home office. Abs

  • Capas Acessórios

    Fabio,
    Meu marido está indo pra Italia requerer a cidadania Italiana e assim que ficar pronto ele irá pra Inglaterra. Acontece que eu não entrarei na Inglaterra junto com ele. Quanto tempo depois que ele estiver lá que eu posso solicitar meu visto de acompanhante?

  • Gustavo Alves

    VAMOS LA.. ciao Fabio!! a minha mae e meus irmaos residem aqui na italia a minha mae a uns 15 e meus irmaos a uns 10 anos como sou o mais novo fui criado com meus avòs kk e dps de grande a minha mae me trouxe pra morar com ela como eu fiz 18 anos ela ficou com receio mas disserao pra ela que podia me trazer por que ate 21 anos eu conseguiria o permesso por familia porem cheguei a italia dei entrada na questura e eles marcaram o apuntamento mas eles nao concederao como se passo um mes e pouco do pedido ate o apuntamento meu prazo venceu e no caso eu fiquei como ilegal no pais,queria saber o que devo fazer ??, e se posso recorrer a algum documento ou permesso estando aqui na Italia!! abraços e parabens pelo seu trabalho.

    • Olá Gustavo

      Infelizmente somente a questura poderá dar as informações sobre o seu status aqui na Italia, se já negaram o pedido é porque houveram motivos. Não adianta procurar na internet alternativas ou respostas, pois somente o oficial da questura onde vivem é que poderá respondê-las. Abs

  • Hilquias Barbosa Quia

    Ola Fabio, primeiramente queria pedir desculpas desa foto de troll que to usando como de perfil, é porque sono apena arivato qui e foi essa que apareceu. Minha duvida é:
    “Como uma familia brasileira, sem descendencia italiana ou qualquer vinculo com italiano, pode tirar um permesso di soggiorno ja estando na Italia?”. Obrigado e eu fico no aguardo.

    • Não pode, pois qualquer visto deve ser solicitado ANTES da vinda a Italia, não aqui.

      • Guest

        Certo, obrigado!

  • Erica Andrade

    Olá Fábio! Permesso soggiorno por motivo familia,pode ser solicitado sem ter dado entrada na cidadania? Minha Mãe mora na Itália,casada com italiano a mais de 4 anos(no civil) No caso,ela quer solicitar para meu irmão que já esta na Itália com ela…Obrigada!!!

    • Pode sim, pois não existe relação uma coisa com a outra. Basta que ela possa comprovar que tem meios financeiros para sustentar a si mesma e também ao seu irmão – a forma mais rápida e prática para obter estas informações é indo na questura onde ela é residente e pedir aos funcionários orientações, explicando que quer dar um permesso ao filho, ok? Abs

      • Erica Andrade

        Oi! Entendi…mas ela foi até a questura(mais de 01 vez) e disseram que ele é de maior e não tem direito…Terminou que agora passou dos 90 dias como turista…O que vc aconselharia? Ela está aflita com a situação e quer primeiro resolver isso e depois fazer a cidadania(já te indiquei inclusive) Obrigada mais uma vez e parabéns pelo seu trabalho!

  • Mauricio Arantes

    Fala Fabio,

    Tenho uma ótima pergunta para você.
    Casal em união estável ( que nada vale na Itália) tem 3 filhos.
    O homem vai reconhecer a cidadania e os 3 filhos também ( 3 menores) .
    Pergunta: qual a situação desta mãe que terá 3 filhos italianos??
    Boa hein rsrs
    Grande abraco

    • Ciao Mauricio

      Lembre-se: a cidadania passa de pai para filho e não o contrário, portanto a situação desta mulher será “cidadã brasileira casada com um cidadão italiano e com filhos italianos” 😉

      • Mauricio Arantes

        Aí que mora a questão, ela não é casada porém tem 3 filhos italianos.
        Teria, apos a legalização dos 4 pedir um permesso de família??????