Perguntas e respostas #4 – pai com cidadania, airbnb e ketchup

Ciao a tutti

No video de perguntas e respostas de hoje trataremos das seguintes dúvidas:

  1. Se o pai (ou mãe) obter o reconhecimento, podemos nos beneficiar?
  2. Ao dar entrada no pedido de reconhecimento no consulado no Brasil, caso decidamos ir posteriormente realizar o processo na Italia, podemos ter problemas? E no caso da falta do sobrenome italiano?
  3. Existe diferença entre cidadãos italianos nascidos na Italia e cidadãos italianos reconhecidos? O povo italiano é preconceituoso com quem obteve o reconhecimento no Brasil?
  4. Se eu ficar hospedado em hotéis, albergues ou casas tipo Airbnb posso utilizar este endereço para solicitar a residência no comune?

E por fim respondo uma pergunta sensacional, que não necesariamente tem a ver com a cidadania italiana, mas tem a ver com… ketchup!!!

Bóra assistir e não deixem de dar joinha! A propósito de joinhas, quero agradecer a todos que deixaram o seu like nos últimos vídeos, graças a vocês o Youtube tem classificado nosso canal como extremamente relevante, grazie mille!!!

  • Cesar Fibla

    Boa tarde Fábio,

    Pretendo ficar na casa de um amigo que e anfitrião no airbnb, então a minha duvida e em invés de eu ter um contrato de aluguel no meu nome, posso pedir para ele a carta de ospitalita?

    PS: Ele é anfitrião pois tem um comodo para turistas, mas ele vai me hospedar sem nenhum custo.

    Abçs,

  • Márcia Guzella

    Olá Fábio! Parabéns pelo seu trabalho!
    Solicito sua ajuda. Meu marido conseguiu a cidadania italiana em 1995. Temos um filho, hoje com 27 anos. A cidadania não foi concedida a ele, mesmo estando com 7 anos, acredito por não estamos casados na época. Nos casamos em 2003 e somente agora meu marido esta entregando a documentação do divorcio do casamento anterior e do nosso casamento. Nosso filho pretende fazer o processo na Italia e temos várias dúvidas, a começar pela documentação que ele deve apresentar. Como o pai já é cidadão italiano as certidões devem ser desde o bisavô ou partem do pai?
    Obrigada!!

    • Fabio Barbiero

      Olá Márcia

      Baixe e leia o manual Sagabook, lá constam todas as informações que você procura.

      Abraços

      • Márcia Guzella

        Bom dia Fábio!
        Já li o manual e não consigo esclarecer esta dúvida. meu filho deverá apresentar na Italia as certidões de toda árvore ou a partir do pai dele que já é cidadão italiano?
        Obrigada!

  • Alexandra Cardim Di Chiacchio

    Olá Fábio!
    Esse vídeo gerou uma dúvida.
    Me irmão já tem a cidadania italiana. Ele fez o processo aqui pelo Brasil. Nesse processo foram incluídas várias pessoas da família.
    Eu teria como aproveitar os documentos desse processo para tirar minha cidadania na Itália?
    Me disseram que só preciso legalizar os meus documentos aqui no Brasil e pedir uma carta de status de família a comune para comprovar a descendência.
    Seria isso mesmo? ou preciso pedir todas as certidões e legalizar novamente?

    • Fabio Barbiero

      Olá Alexandra

      O que te disseram não é verdade: nenhum documento apresentado no Brasil pode ser utilizado aqui na Italia e vice versa- Você deve reunir novamente todos os documentos, e traze-los para a sua prática, sem querer utilizar o documento de outros familiares, ok?

      Abraços

      • Alexandra Cardim Di Chiacchio

        Fábio,

        Obrigada pela dica!
        Só mais uma dúvida: é possível aproveitar o processo já feito aqui no Brasil (no caso, o processo de cidadania do meu irmõ) para que a minha cidadania saia mais rápido? Sempre ouvi falar que é uma continuidade do processo da família, porém agora que estou indo atrás da minha, vejo que tenho que começar do zero tudo de novo… é isso mesmo?

        • Fabio Barbiero

          Olá Alexandra

          Infelizmente não, você vai para o final da fila. Abraços

  • Elaine

    Ola Fabio!!! Muito bom esse vídeo!!!
    do macarrão eu sabia…..mas do ketchup não….mas acho que um pouquinho mais de recheio ia deixar essa pizza ai no ponto!
    Sobre o Airbnb, eu pensei em alugar por 1 mês, até encontrar algum imóvel pra alugar de fato. Minha dúvida é:
    Se eu chegar na Italia, tenho um prazo para ir na policia ou o orgão competente para dizer que cheguei e vou ficar, e devo apresentar um comprovante de endereço, qual é esse prazo? É assim mesmo que funciona?
    Grazie mille!

    • Fabio Barbiero

      Olá Elaine grazie mille!

      Sobre o prazo, se você chegar aqui com voo direto, não terá nenhum prazo não. Somente nos casos onde o requerente faz escala em outro país, que deve realizar a declaração de presença dentro de 8 dias da chegada aqui na Italia, e atualmente a questura tem enchido o saco para fazer este documento, pedindo documentos do imóvel onde a pessoa está hospedada. Abraços

  • Maria Julia Montini

    Olá!
    Sou menor de idade(15 anos), mas minha mãe gostaria que eu fosse à Italia sozinha requerer minha cidadania, é possível?

    • Fabio Barbiero

      Olá Maria tudo bem?

      Não, isso não é possível. Abs

  • Décio Bondi Laghi

    Olá!
    Minha situação é a seguinte. Meu pai é italiano nascido em Forli, não naturalizado, vivo e morando no Brasil, só possui cédula de Identidade de Estrangeiro, para que eu possa requerer minha cidadania preciso do “estratto dell’atto di nascita”, ou consigo somente com sua identidade estrangeira.
    Se eu precisar do “estratto dell’atto di nascita”, só consigo em Forli na Itália, ou se cadastrar ele no AIRE consigo no consulado aqui no Brasil.
    Pergunto isso porque li que “O Consulado presta aos cidadãos que residem no exterior os mesmos
    serviços que o Comune oferece para quem reside no território da
    República italiana.”

    • Olá Décio, a certidão de nascimento só pode ser emitida pelo comune onde o cidadão foi registrado, pois é lá que o livro de registro é conservado. Abs

      • Décio Bondi Laghi

        Buongiorno!Como havia dito meu pai nasceu em Forli (FC) em 05/01/1938. Gostaria de saber quais são as suas custas para que você pegue e me envie o

        “estratto dell’atto di nascita” dele.
        Atenciosamente. Décio Laghi.

  • Thiag

    Fabio Boa Tarde! Excelente seu trabalho!!
    Minha bisavó nascida em 1920 na Italia, vive na minha cidade no Brasil,ao chegar trocou de sobrenome por ser ter vindo fugida e nunca mais teve passaporte. Solicitando seu passaporte,gostaria de fazer a minha cidadania. A pergunta é: Meu avô e pai terão que fazer o processo deles primeiro para que então eu possa solicitar?

    • Olá Thiago não precisa não, você pode ser a primeira ‘cobaia’ rs Abs

  • Pesquise com a sua família e caso não consigam encontrar, contratem um pesquisador genealógico. Abs

  • cesar atila rocha maciel

    bom dia

    Estamos juntando a documentação para a cidadania italiana, Seguimos os Passos dos videos do Minha Saga e ja conseguimos todas as certidões inclusive a CNN, mais nos deparamos com um problema o nosso Antenato só aparece que ele e natural da Itália em todas as certidoes e nao diz qual a cidade que ele nasceu.
    O que devo fazer para descobrir a cidade onde ele Nasceu

  • Monica Grando

    Fábio, como eu estava sem tempo, vinhamos falando por e-mail e assim tirava teu tempo também, porém estou tentando ver um vídeo teu por dia e vou comprar o livro. Acredito que será de uma valia imensa. Entretanto, esse mecheu na minha ferida. Meu Tataravô, nascido em 1851 em Rocca d`arsie- Belluno. Belluno pertence a região trentina? Vi algumas outras informaçoes dispersas neste sentido em outros sites. Segundo, nunca se naturalizou brasileiro e morreu no Brasil no ano de 1923. Minha linha, até mim, toda masculina.

    • Olá Monica bom dia

      Já te respondi por email, o comune onde seu antenato nasceu jamais pertenceu ao império áustro-húngaro. Abs

  • Julio Hypolito

    Bom dia Fabio,

    Poderia, por favor, me tirar a seguinte dúvida:
    Ao chegar na imigração em aeroporto na Itália os cidadãos italianos ( no caso eu e meu filho de 7 anos) usam da fila para cidadãos europeus.
    Minha esposa DEVE ir para outro local (não europeu/turista), ou pelo fato de ser cônjuge de cidadão italiano tem direito de permanecer junto comigo na mesma fila?
    grazie mille
    Julio

    • Olá Julio, recomendo sempre a mesma fila que você, ou seja a fila de europeus. Abs e boa viagem

  • Mateus

    Fábio,
    Já tive a infeliz oportunidade de perguntar uma faca pra comer massa em um restaurante na Itália. A garçonete perguntou indignada: “Porquê você quer uma faca se você vai comer massa?”. Mas a minha ideia não era cortar a massa, apenas usaria a faca caso necessário. heheh
    Pergunta: Porque eles não gostam de cortar a massa?

  • Rosa

    Qual a melhor maneira de mantermos contato pra conversarmos sobre o processo na Italia?

  • Rosa

    Fabio, meus documentos estao quase prontos, eu preferiria ir na italia, será que vc pode me ajudar, uma amiga minha me indicou vc…pode me informar seu email pra eu manter contato?

    • Olá Rosa

      Clique na parte superior do blog, em “Contrate” e preencha o formulário, automaticamente eu o receberei e começaremos a conversar por email. Abs

  • Matheus Barbin

    Fábio,

    O consulado italiano no Brasil pode de alguma forma impedir o comune de continuar meu processo? Ele tem esse poder? Mesmo que o proprio oficial do stato civile tenha aceitado meus documentos e tudo??

    Um abraço!

    • Infelizmente tem, e muito – basta se negar a responder o pedido de non rinuncia que o comune é obrigado q suspender tudo. Não ha como continuar um processo sem este documento, e por mais que alguém pode concordar ou não com as práticas do consulado italiano, ele é um órgão importante da Italia e nenhum oficial de comune iria contra as suas indicações

  • Vanoli Maggi Jr

    Fabio, boa tarde.
    Estou gostando muito destes teus vídeo sobre as curiosidades da vida na Itália. Tenho algumas duvidaas que gostaria que, se possível, nos teus vídeos você falasse. São eles: Carta de motorista. Se eu for morar na Italia, tenho que fazer nova carta ou posso usar a minha?
    Outra é sobre os Impostos ali. Tipo Imposto de Renda, etc.
    No mais um abraço.

    • Olá Vanoli

      Aqui já consta um artigo extensíssimo sobre a patente de guida italiana e como eu fiz pra tirar a minha, dá uma procurada. Sobre os impostos, boa dica! Vou pesquisar e preparar algo, grazie

      • Vanoli Maggi Jr

        Obrigado pelo retorno. Na verdade o que eu gostaria de saber é se ja foi assinado o acordo de reciprocidade com a Italia, para poder converter a nossa CNH para a “patente de guida”.
        Abraços.

  • Patricia Diniz

    Fabiooo..vou infartar minha legalização pela VFS está marcada para 03.04(sim,marcaram na 6afeira santa…) e nem sei se serei atendida…(ai..ai). Perguntinha Oráculo: República ou Residencia Estudantil pode ser usada como residencia? Grazzie !

  • João Concurseiro

    Fabião, você é muito fera!

    Cara, disseram-me que existe a possibilidade dos consulados não utilizarem mais os serviços da VFS Global. Você está sabendo de algo?

    Abraço

  • Fábio Lanza

    Fabio, você não respondeu se os italianos natos tem mais direitos do que os brasileiros natos que tiraram cidadania italiana. Poderia por gentileza responder?

    • Como não? Falei que um simples pedaço de papel não tem nenhuma relevância. Apenas corrigindo-o: todos nós somos cidadãos italianos NATOS, é assim que a legislação italiana nos vê. O resto será consequência do próprio comportamento. Abs

  • Ettore Tonani

    hahahahahaha, muito bom. 10:51, tu respira fundo e puxa a cadeira pra frente: Nunca, Jamais…. Sensacional.