Cidadania em conjunto, como fazer

Ciao a tutti

No vídeo de hoje respondo a dúvida de um leitor sobre a realização do processo de cidadania em conjunto com um irmão ou outro familiar aqui na Italia.

Como fazer o agendamento dos documentos no site do consulado? E a utilização dos mesmos documentos, é realmente possível? Como funciona o troço todo na prática?

Estas e outras perguntas vocês encontrarão respondidas no vídeo, sem esquecer do joinhaaaaa

Para assisti-lo diretamente no Youtube basta clicar aqui.

Abbracci a tutti e até o próximo post 😉

  • Eduardo

    Oi Fábio, tudo bem? Uma pessoa que já teve sua certidão transcrita em um comune pode solicitar aqui do Brasil, por e-mail, ao comune, seu Estratto per riassunto dell’atto di nascita? Ela receberá uma certidão igual a uma pessoa nata no comune, quero dizer ele está registrado da mesma forma que um cidadão nascido lá? Ou é uma certidão diferente? Obrigado!

  • Dessa

    Fabio, tudo bem? Li todo o sagabook, além de ver esse vídeo, mas ainda fiquei com uma dúvida. Uma parente minha já fez a pesquisa e sabemos a paróquia onde está o registro de batismo do antenato. Já localizei o email da paróquia, mas gostaria de pedir que eles mandassem dois certificados, para que minha irmã também possa fazer o processo. Segundo a sua experiência, isso é possível? Outra dúvida: As igrejas costumam cobrar para enviar? Existe o risco de me mandarem sem o timbro da Curia?

    Muito obrigada!

  • Dhaiana Gonçalves

    Olá Fabio, as traduções juramentadas podem ser feitas por tradutor de qualquer estado?

  • Fernando

    Olá Fabio,
    Eu moro no Sul da Florida, USA, minha irmã já tem a cidadania italiana dela há alguns anos que foi adquirida por “juris sanguinis” no Rio de Janeiro. Você sabe se eu posso reutilisar toda a documentação dela, inclusive as traduções para o Italiano, (com exceção das certidões que tem prazo de validade como casamento e naturalização) e assim dar entrada com meu pedido na embaixada aqui nos USA? O site da embaixada aqui deixa tudo muito claro, mas não o suficiente no meu caso. Estou aguardando uma resposta deles quanto a isso, mas gostaria de saber de você, caso tenha ouvido alguma pergunta similar a minha. Obrigado!

  • Audizio

    Fabio, Minha dúvida é se para legalizar os docs no MRE, tambem preciso legalizar as traduções? ou as traduções é somente para mostrar no consulado italiano?.

    • Não, somente os documentos brasileiros são legalizados no MRE. Abraços

  • Olá Leonardo tudo bem?

    Não temos vagas, portanto não há como passar valores, já que não temos como receber novos pedidos no momento. Em todo caso agradeço a atenção e o interesse. Abraços

  • Paola Fico

    Oi fabio,
    Tudo bem. Adoro o seu site que me ajudou a identificar que eu posso solicitar o reconhecimento da minha cidadania. Irei solicitar seus serviços na italia para extrair a certidão do meu bisavô, mas fiquei com uma dúvida e espero que vc possa me esclarecer. Sou solteira e pretende me casar em breve, o meu futuro marido terá direito tb a cidadania? Preciso esperar o término do meu processo para isso caso seja possível?
    Feliz 2016.

    • Olá Paola tudo bem?

      Procure aqui mesmo no blog o artigo sobre a cidadania por casamento, tem até um vídeo onde eu explico sobre isso, ok? Abraços

  • Roberta Fernandes

    Oi Fábio
    então , eu já tenho a cidadania Italiana, minhas irmãs tem que refazer as certidões desde o nosso avô? ou só as certidões de nascimento , casamento e nascimento dos filhos?
    Elas querem montar o processo para ir para Itália.

    Obrigada
    Roberta fernandes

    • Fabio Barbiero

      Olá Roberta tudo bem?

      Depende do local onde você realizou o seu processo, da data e também do local onde seus outros familiares querem realizar o processo deles. Em todo caso, as informações estão todas contidas nestes artigo, ok? Abraços

  • Felipe Pagan

    Olá Fabio,

    Primeiro queria agradecer e lhe parabenizar por este trabalho magnifico e de grande valia.
    Já li o sagabook no Brasil e tenho algumas dúvidas que ainda não encontrei resposta.
    Na minha família iremos tirar a cidadania para 5 pessoas, meu pai, eu, meu irmão e suas duas filhas.
    Meu pai pretende fazer o processo na Itália, meu irmão e suas filhas farão aqui do Brasil e eu, como possivelmente me mudarei para Inglaterra ano que vem, gostaria de saber se consigo legalizar os documentos aqui no Brasil e prosseguir pelo consulado italiano na Inglaterra, é possível ? Sabe quanto tempo leva mais o menos?
    Diante disso, precisamos no mínimo de 3 jogos completos (meu pai, eu e meu irmão) e checar no comune se aceitam os documentos do meu irmão para as duas filhas, correto?
    Ainda não pedi a certidão de batismo e de casamento do meu antenato pois travei nesta dúvida. Peço 3 vias ou 5?
    Outra dúvida, será que eles enviariam 6 ou 10 documentos no total, não fica chato?
    Enfim, peço a gentileza de me orientar e o agradeço novamente.

    Ciao

    • Fabio Barbiero

      Olá Felipe

      Você só pode utilizar os serviços de um consulado se tiver um visto por tempo indeterminado ou de longo período. Em Londres eles exigem um visto chamado “indefinite Leave to Remain”, caso contrário você terá que realizar o processo aqui na Italia.

      • Felipe Pagan

        Olá Fabio, obrigado pela retorno.

        Sem problemas. Eu terei o visto de residência permanente pois vou com minha esposa que possui o passaporte português.
        Pelo que entendi, se tiver este visto de longo período posso usar a documentação legalizada aqui no consulado do Brasil, certo?
        Minha última dúvida é a certidão de batismo e casamento do meu antenato. Considerando que faremos 3 jogos (um para meu irmão(Brasil), outro meu pai (Itália) e um para min (Londres) Peço 3 vias? Eles enviariam 6 documentos no total?

        Abraço,

  • Bruna

    Fábio, olá!

    Meu irmão solicitou todas as certidões e legalizou em SP. Depois eu tirei a minha certidão e legalizei em SP, utilizando as certidões dele.

    Sei vídeo é super explicativo. A minha dúvida é que: eu gostaria de ir em janeiro 2016 para fazer o processo, e o meu irmão só pode em junho/2016. Tem algum problema? Eu usaria todas as certidões originais e as minhas e daria entrada. Quando ele fosse em junho ele iria na mesma comune apenas com as suas certidões pessoais, e usaria a minha com TODA A DOCUMENTAÇÃO?

    Resumindo: seria uma cidadania em conjunto, mas eu em janeiro e ele em junho. Isso é possível?

    Obrigada,

    • Fabio Barbiero

      Olá Bruna

      Normalmente é possível sim, porém somente o oficial do comune onde vocês pretendem realizar o processo podem responder esta dúvida, pois ele poderá ou não aceitar a mesma documentação, ok? Conversem com ele e pergunte sobre isso, assim já virão pra cá com a certeza do que fazer 😉

  • Anna Elisa Perillo Massa

    Fábio,

    parabéns pelo site.
    Gostaria de saber se você consegue o registro civil do meu bisavô, tenho o nome completo, data e local de nascimento, e também seu passaporte.
    qual seria o custo?
    fiz a besteira de solicitar ao comune e anexar a foto do passaporte. conclusão neme responderam e ainda to com medo de responder penalmente.

    obrigada

  • sergio

    ola Fabio eu gostaria de saber se quando fizer o a.i.r.e tranferimento a minha rezidencia pra irlanda , o consulado me manda uma notificaçao ??

    • Fabio Barbiero

      Olá Sérgio

      O consulado não, porém o comune onde os seus atos foram transcritos sim, te avisando que você foi cadastrado na lista deles, como cidadão italiano residente.

      Abraços

  • Laura

    Olá Fábio,
    primeiramente, gostaria de parabenizar pelo site. Eu e minha mãe iremos a Italia para fazermos processo de reconhecimento da cidadania. Minha tia já fez o processo na Italia e o comune para qual iremos aceita utilizar a documentação passada. Teríamos que levar duas copias da documentação da minha mae?

    • Fabio Barbiero

      Olá Laura tudo bem?

      Pergunte diretamente ao oficial do comune, se ele já aceitou a utilização dos documentos previamente apresentados, provavelmente vai aceitar também apenas um jogo de documentos, porém tirem esta dúvida com ele, ok? Abraços e bom processo!

      • Laura

        Muito obrigada!

  • Adriana N M Guedes

    Olá Fábio,
    Meu esposo está providenciando os documentos aqui no Brasil para dar o proximo passo. Como minha cunhada tb quer tirar a cidadania dela e no video vc fala que precisa de dois jogos de documentos, fiquei em dúvida.
    1. Depois de consularizarmos os documentos aqui no Brasil podemos tirar cópias dos mesmos pra que ela posso usar, inclusive das tradições?
    2. Quando chegarem na Itália e fizerm o registro de residência, quanto tempo leva pra o oficial verificar se realmente moram na região?
    3. É possivel conseguir trabalho na Itália com esse processo em andamento? Porque qdo viajamos pra alguns países da Europa não precisamos de visto(como nos EUA), porém não podemos trabalhar.
    4. Tenho amigos na Itália, onde provavelmente eles ficarão hospedados, eles poderão usar o endereço deles enquanto esperam o processo ou eles terão que alugar um lugar no nome deles.

    Obrigada pelo site tão informativo.

    • Olá Adriana tudo bem?

      1 – Não são aceitas cópias, todos os documentos devem ser originais

      2 – Não existe um prazo definido

      3 – Não é possível trabalhar enquanto aguarda o processo

      4 – Se o imóvel destes amigos for idôneo para receber novos residentes, não há qualquer problema.

      Sugiro que você baixe o manual Sagabook para que possam entender melhor como tudo funciona, ok?

      E também indico o Guia Prática da Vida na Italia que escrevi recentemente, lá tem um capítulo específico sobre os procedimentos relativos a cidadania aqui na Italia: http://www.minhasaga.org/guia

      Abraços

      • Adriana N M Guedes

        Obrigada pelas respostas Fábio, facilitou muito minha vida.

  • Caue Bertelli Cavallaro

    Ciao!

    Meu pai já possui cidadania italiana e estou iniciando a minha, vou entrar no processo dele.

    Sou casado e tenho uma filha de 4 anos.

    Minhas dúvidas: tenho que legalizar a minha certidão de casamento ou a minha certidão de nascimento?

    Fazendo com minha certidão de casamento, minha esposa e minha filha ja recebem a cidadania?

    Tenho que legalizar também outra certidão de casamento pra minha esposa ou é desnecessário?

    A certidão de nascimento de minha filha também deve ser legalizada?

    Obrigado!

    • Olá Caue antes de mais nada baixe e leia o manual Sagabook que eu disponibilizo gratuitamente aqui no blog, lá você vai encontrar a resposta para todas estas dúvidas. Abs

  • Juliana Freitas

    Estou fazendo com minha mãe e minha filha que é menor de idade. Minha mãe vai comigo pra Itália pra fazer o processo por la e minha filha precisa ir?

    • Não, filhos menores são reconhecidos automaticamente, procure aqui mesmo no blog o artigo onde eu falo sobre isso. Abs

  • Wesley Turci

    Oie, Fabio.

    Estou fazendo o processo com meu irmão e iremos para a Itália no fim do ano. Minha dúvida é em relação a cópia autenticada. Após a legalização dos documentos no consulado italiano, a cópia autenticada pode ser realizada em qualquer cartório de SP também, ou deve ser feita em algum outro lugar?

    Obrigado desde já!

    • Cópias autenticadas não são válidas para o processo

  • Thiago Bento

    Por favor!! alguém me ajuda, Ouvi falar que exite uma lei de 2010 que veta a cidadania para pessoas que nasceram em nova trento!?!? É verdade isso??//

    • Thiago, você se refere a cidade de Nova Trento em SC?

  • Giovanna Faglioni

    Fabio, as certidões de nascimento precisam ser com firma reconhecida ?

  • Stephany Vitelli

    Fábio, minha dúvida é igual a do Rafael Clarindo (no caso de irmãos indo à Italia em épocas diferentes, e não juntos), se puder respondê-lo, vai acabar sanando a minha dúvida também ^^

  • Rafael Clarindo

    Muito bom Fabio! Tenho dois irmãos, já casados e com filhos, eles tem o interesse em fazer o processo de cidadania também. Caso que faço primeiro que eles, aparentemente não terão nenhuma ‘vantagem’ em fazer depois, a não ser o fato de já sabermos onde estão todos os documentos, onde solicitar as certidões, ou seja, o caminho não terá tantos mistérios, mas para efeito de custos o que eu investir provavelmente eles também terão de investir. Fabio, caso o comune aceite que seja utilizada a mesma documentação, existe um prazo de validade para essa documentação? Já vi por aqui que alguns documentos valem um anos, mas que determinados documentos valem seis meses, e em um outro vídeo você até diz algo sobre “…menos de seis meses chance zero de o documento ser rejeitado.. etc…” (transcrevi sua fala de acordo com o que lembro, então não é uma cópia fiel rs rs rs). Clareando um pouco a questão: Se eu tivesse terminado hoje meu processo na italia, e o comune aceitasse documentos por até um ano, então posso entender que meus irmãos teriam este prazo para chegar na italia e iniciar o processo deles aí.
    (nossa, que sensação de que falei falei e não disse nada, heehe, conseguiu captar a mensagem? rs)

    No caso dos comunes em que você trabalha, eles aceitariam algo assim?

    Obrigado, tenha um bom dia!

    • Ciao Rafael não há como responder esta dúvida, pois cada comune age de forma diferente em relação ao arquivamento dos documentos. Alguns os arquivam no final de cada ano, outros depois de 3 ou 5 portanto tudo vai depender da forma como o comune onde você pretende realizar a sua prática se comporta. Via de regra é importante pedir ao comune que não arquive os documentos, já indicando a eles que dentro de um período x o seu irmão virá para a prática dele e aproveitará parte dos documentos. Abs

      • Rafael Clarindo

        Muito bem! Obrigado Fabio… Ótimo dia pra vocês aí!

  • Adriano Donato Couto

    Olá! O vídeo aparece como “privado” aqui. 🙁

    • Diene Pontes Lopes

      Aqui tbem…

    • Corrigido 😉

      • Adriano Donato Couto

        Grazie mille. 😀