Documento italiano enviado por email

Ciao a tutti

Nos últimos meses, tem aumentado o número de leitores enviando perguntas sobre a modalidade de recebimento do documento italiano por email e a sua real validade em relação ao processo de reconhecimento.

documento por email

Para explicar melhor, vejamos um exemplo:

O leitor João solicitou ao comune de nascimento do seu antenato a emissão e o envio do documento de nascimento ao Brasil. Poucos dias depois deste pedido, o comune respondeu a ele – sempre por email – e aproveitaram para anexar neste email de resposta a certidão de nascimento italiana do antenato!

A dúvida é: esta certidão em anexo é válida ao processo? Posso imprimi-la e anexar com os outros documentos?

Infelizmente a resposta é não. Este documento não é válido, pois não podemos apenas imprimir este documento e anexar juntamente com os outros.

É necessário solicitar ao comune o envio deste documento pelo correio, com o carimbo do comune e a assinatura do oficial que o emitiu. Vejam abaixo:

Na imagem acima podemos ver claramente o carimbo do comune italiano (padrão redondo) juntamente com a assinatura do oficial, juntamente com outro carimbo onde consta o nome deste funcionário (que ocultei por motivos de segurança).

SE O COMUNE ENVIAR APENAS POR EMAIL, O QUE FAZER?

Caso isso aconteça com você, não se preocupe! Responda o email com o seguinte texto abaixo:

Buongiorno

Innanzitutto La ringrazio per il rilascio del documento. Vorrei chiederLe cortesemente l’invio tramite posta ordinaria al seguente indirizzo:

RUA DA CONSOLAÇÃO, 1 (troque pelo nome da sua rua)
SÃO PAULO – SP (sua cidade e estado)
CEP 03500-000
BRASILE

La ringrazio in anticipo e Le porgo i miei più cordiali saluti

SEU NOME E SOBRENOME

Vejamos a tradução do troço todo:

Bom dia

Antes de mais nada agradeço ao senhor pela emissão do documento. Gostaria de solicitar gentilmente o envio (dele) pelo correio ao seguinte endereço

Blá – Blá – Blá

Agradeço antecipadamente e deixo meus sinceros cumprimentos (ok, traduzindo esta última frase ao português parece algo Don Casmurro, porém é uma frase padrão para lidar com autoridades rsrs)

Simples assim!

ENTENDENDO MELHOR OS DOCUMENTOS ITALIANOS

Se você tem dúvidas sobre como os documentos italianos se parecem, clique aqui.

Além disso, também escrevi um artigo específico sobre o formato plurilingue, basta clicar aqui para lê-lo.

Espero ter ajudado mais uma vez a todos que estão na luta para o tão sonhado reconhecimento da cidadania italiana, um grande abraço e até o próximo post 😉

 

  • Eduardo

    Olá Fábio!
    Minha esposa já tem a cidadania italiana, passaporte etc. Para que nossos filhos maiores obtenham a cidadania na Itália, estando com a mãe presente, eles terão de levar apostila das certidões deles, ok. Mas é necessária a apresentação das certidões do avô que fora nascido na Itália tb? E tem de ser feita no Comune onde o avô nasceu, Novara, ou pode ser em outro Comune da Itália? Ah! E seria um processo rápido?
    Muito obrigado!

  • Lisandro

    Olá Fábio, boa noite! Já fiz o levantamento de certidões de nascimento, casamento e óbito de todos os meus ancestrais, até o meu antenato italiano. Não encontrei a certidão de nascimento nem de casamento, do mesmo e de sua esposa, também italiana. Não encontrei a certidão de nascimento de seu filho, o meu avô. Em resumo: Não tenho a certidão de nascimento e casamento do casal italiano e nem de nascimento de seus filhos.

    Como sei que são italianos? A certidão de óbito deles diz isto, porém NÃO diz onde nasceram e NÃO diz a data de nascimento. Só sei que eram da Sicília e saíram de Nápoles.

    Tomei a iniciativa de consultar as comunes, por e-mails e em alguns obtive resposta negativa e em muitos obtive questionamentos a respeito do nome dos pais dos italianos, sem os quais não levantariam um dedo para pesquisar.

    Preciso saber se há a possibilidade de realizar pesquisas na Itália, sem o nome dos pais e quem faz estas pesquisas, pois não tenho como ir fazê-las.

    Desde já agradeço.

  • Leandro Barbieri

    Fabio, boa tarde.

    Na certidão de casamento do meu Bisavô infelizmente o local de nascimento está apenas Itália, porém, na certidão de óbito está escrito “natural de Montna Italia”. Não consegui encontrar nada sobre “Montna”, provavelmente está escrito errado, já viu algo parecido ou tem alguma ideia de qual local pode ser ?

    Desde já agradeço.

  • João Evandro

    Fabio, bom dia.

    Parabéns pelo blog e pelo sagabook. Fantástico.

    Ontem, depois de muita busca e persistência, recebi o documento italiano pela comune. Porém, eles enviaram por e-mail com duas observações:

    1) “Comune di Serrastretta – In allegato si trasmette quanto richiesto. N. B. SI PRECISA CHE L’ENTE INVIA ESCLUSIVAMENTE OGNI DOCUMENTAZIONE RICHIESTA A MEZZO POSTA ELETTRONICA CERTIFICATA (PEC). NON TRASMETTE IL CARTACEO.-“;
    2) Il presente estratto ha validità di sei mesi dalla data di rilascio (art 41 comma 1 DPR 28/12/200 N. 445).

    Pelo que entendi, 1) eles não enviam por correio e 2) o certificado tem validade de 6 meses.

    Como faço, sendo que o certificado veio com o carimbo redondo e assinado pelo l’ufficiale dello stato civile

    Devo pedir mesmo assim o original por correio?

    E ele sempre terá validade de 6 meses?

    Agradeço muito!

    Abraço.

  • Luana

    Fabio, minha cidadania seria por eleiçao, minha mae ja é reconhecida, ja fiz a declaraçao de maternidade porem o documento dela de identidade esta vencido. Posso apresentar uma copia simples dele que sera aceito? Aguardo.

  • Mariel Biancardi

    Olá fabio, minha família toda já tem a cidadania e passaporte, o processo está aberto. Gostaria de saber como proceder com os meus documentos para iniciar o meu processo, se é mais fácil ir até la, fazer tudo por aqui, se necessário ir até o consulado ou posso apenas enviar por correio. Se tiver algum arquivo explicando, agradeço muito. Obrigada!!!

  • Laureano Gardi

    Olá Fabio, bom dia.
    Estou pretendendo solicitar o documento de casamento do meu antenato ao comune de Medicina. Entrei no site deles e eles tem um passo a passo que deve ser seguido para fazer a solicitação.

    Porém, lá eles informam que devo enviar um envelope selado para que eles enviem via correio para mim o documento pois os custos postais devem ser meus.

    Existe esta possibilidade? Comprar o selo italiano e enviar o envelope já com o selo de retorno?

    Caso eu não consiga eles solicitam o pagamento de 20 euros. Porém, informam o número de um IBAN para fazer a transferência. Você sabe como eu conseguiria fazer esta transferência no Brasil?

    Agradeço a atenção e parabéns pelo blog.

  • Vinicius Donadel

    Olá, Fábio! Já enviei o e-mail para o comune de Treviso solicitando a certidão do meu trisavô. Após 10 dias, enviei o outro modelo conforme descrito no livro. Porém, ainda não obtive nenhum retorno. Como devo proceder? Você executa este tipo de serviço?

    Desde já, agradeço por transformar nosso sonho em um objetivo concreto!

    • Ediane

      Olá Vinícius, estou exatamente com o mesmo problema, conseguiu o contato? Como?

  • Gabriel de Melo

    Olá Fábio, Como consigo descobrir o numero do passaporte do meu antenado?

    • Olá Gabriel, não tenho ideia, porque você precisa deste documento?

      • Gabriel de Melo

        Eu estava fazendo uma confusão quando iria tirar a CNN, Pensei que o site pedia o Numero do passaporte do meu Antenado, Porem era meus dados, Parabéns pelo seu Blog.

  • Cássio Rossi

    Olá Fábio. Boa noite!

    Recorro novamente a você para tentar elucidar um mistério.

    Tenho comigo uma anotação da minha avó (já falecida) onde diz o local – teórico – do nascimento do meu bisavô (seu sogro). A nota diz “local: Lucca, caccio de dentro”.
    Lucca, parece claramente ser a província de Lucca, no entanto “caccio de dentro” não me parece com nada. O Google também não trás nenhuma ocorrência.

    Este termo “caccio de dentro” te remete a algum termo italiano de localidade?

    Muito obrigado pela atenção, abraços!

  • Gabrielle Landim

    Boa Noite, Fábio. Tenho uma dúvida. O meu bisavô por parte de pai era italiano, então estou solicitando todas as documentações necessárias para a retirada de minha cidadania. Consigo com apenas as documentações que venho juntando, retirar a cidadania do meu pai e meu irmão também? Por exemplo, a certidão de nascimento do meu avô pode ser utilizada uma única vez para retirar as 3 cidadanias? Obrigada!

  • Guilermo Fabr

    E quando a comune não responde o e-mail e nem a carta enviada? o que fazer?

  • Louise

    Oi Paulo Henrique! Tudo bem?
    Você descobriu como enviar o envelope selado daqui do Brasil para o comune? Se puder me ajudar, agradeço desde já!

    • Paulo Henrique

      Louise, a dificuldade era encontrar selos de Euros.
      Acabei contactando alguém q mora na Itália e essa pessoa enviou a solicitação (com o envelope selado) por mim. O custo é irrisório pra quem está lá.

      • Louise

        Muito obrigada! Pelo que pesquisei, essa parece mesmo a melhor opção.

  • Vinicius Cruzat

    Olá Fábio, antes de mais nada parabéns pelo site. Ajuda muito em muita coisa. A minha dúvida é simples. Eu nasci no Brasil, tb sou cidadão Italiano, morei na itália por 3 anos com meus pais. Meu pai é Italiano, eu tenho documento de cidadão Italiano espedido pelo comune di Cinisello Balsamo, Milano. Porém está perdido em casa. Desejo fazer meu passaporte italiano. É possível solicitar via on line ao comune e pedir via correio tb? Eu tb não sei se estou inscrito no AIRE, eu era muito pequeno. Para iniciar a inscri
    cão no AIRE preciso deste documento, correto? Abraços e muito obrigado.

    • Olá Vinicius tudo bem?

      Fique tranquilo que você não precisará deste documento, basta que esteja inscrito no AIRE, você tem recebido as cédulas de eleição? Se não, você terá que primeiro se inscrever no AIRE, para depois solicitar o seu passaporte, ok? Abraços

      • Vinicius Cruzat

        Oi Fábio, obrigado.

        Eu provavelmente estou. Pedí a meu pai, que é italiano e mora no Brasil que verificasse na embaixada. Nos proximos dias saberei como está meu cadastro. Definitivamente estou lá no AIRE, pois sim recebia sempre as cédulas para votar. Elas ainda são enviadas para o antigo local que morávamos em Porto Alegre, RS. Eu escreví para a embaixada da Italia aqui na Austrália e eles foram legais, mas me disseram que precisam de algum documento dizendo que sou italiano. Assim, espero que meu pai consiga me enviar e assim, poderei solicitar o passaporte daqui. Obrigado pela resposta. Eu ainda escrevo novamente pra vc pra contar como foi. Se eventualmente algum dia alguem tiver um problema parecido, poderá ler aqui em seu site. Um abraço, Ciao!

  • aline

    Oi Fábio! Seu blog está me ajudando muito, te agradeço por isso. Existe algum site onde eu possa achar os endereços de email das comunes? O meu bisa nasceu em Rovigo, mas não sei pra onde mandar email solicitando a certidão de nascimento dele. Desde já agradeço imensamente.

    • Olá Aline baixe o manual Sagabook Brasil que lá eu ensino isso, ok? Abraços

    • Paula Binotto

      Olá Aline, tudo bem? Eu também estou na saga da minha cidadania e meu antepassado também nasceu em Rovigo. Se quiser trocar umas idéias seria legal. Abs

      • Luis Paulo Bovolenta Patrinhan

        Estou no mesmo barco! Encaminhei o email para comune de Rovigo mas até agora estou sem resposta, daqui uns dias mando o email de confirmação! Alguem obteve sucesso com a Comune de Rovigo?

        • Ramon

          Você tem o modelo, para esse email de confirmação? To precisando.

  • Iago Motta

    Fabio, parabéns pelo blog! Consegui reunir todos os documentos necessários. No meu caso foi a certidão de nascimento do meu bisavô (italiano), certidão de casamento dele, nascimento e casamento da minha vó (brasileira) e nascimento e casamento do meu pai (1960, pós 1948) e minha certidão de nascimento. Ao analisar todos os documentos, vi que contem erros, e como sou advogado vou iniciar o processo de retificação, pq as certidões estavam espalhadas por vários cartórios em SP e eu moro em GO, pra mim é difícil ir em cada cartório e abrir um procedimento administrativo. Eu gostaria de saber como eu faço para que essa certidão de nascimento do meu bisavô (documento italiano) tenha validade aqui no Brasil para fins jurídicos, pq o juiz pode achar que é uma certidão falsa. Existe alguma maneira de eu legalizar essa certidão sem precisar ir na Itália para isso? Todo mundo que recebe essas certidões da Itália precisam legaliza-las na Itália? desde já muito obrigado!

  • jajunior

    Fábio, a oficial enviou uma cópia do documento para mim por email mas agora sei que precisa ser o original. Pretendo, contudo, realizar o processo no próprio comune do meu antenato, eu preciso pedir a cópia por correio ou posso solicitá-la quando chegar na cidade? Obrigado.

    • Se você pretende dar entrada no mesmo comune, pode sim deixar para pegar diretamente com eles. A cópia enviada deve ser impressa e apresentada ao consulado, no momento da legalização dos documentos brasileiros, para que eles façam a análise, ok? Abraços

  • carlos

    Fabio, busquei na sua apostila saga book brasil informações de como requerer o pedido da certidão de nascimento do antenato italiano. Porem no meu caso não tenho a província em que ele nasceu, nem o comune. Você conhece algum outro órgão ai na italia que possa encontrar fornecendo apenas a data de nascimento. Fico muito grato pela atenção, abraços.

  • Adriano Montagna

    Olá Fábio!!!!.
    Seguindo as dicas do Sagabook consegui entrar em contato com a comuna, me enviaram por email a certidão de nascimento e me disseram: Con la presente si invia in allegato file di cui all’oggetto.

    Per l’inoltro di certificati si richiede l’invio a mezzo posta ordinaria di una busta preaffrancata comprensiva di indirizzo.

    Distinti saluti”

    Se o translate funcionou direitinho.. pediu pra eu enviar um envelope com os selos…
    Como fazer isso se nao tenho acesso aqui no Brasil aos selos italianos e nem quantos selos seriam necessários.

    Pode me instruir de como proceder??

    Grato.

    • Cristiane Seratto

      Fábio tenho a mesma dúvida…

    • Louise

      Também tenho esse problema.

  • Mauro Bellini

    fabio..bom dia ai..nao me localizei ainda no disqus…nao sei ainda como abrir uma discusao..nao encontro minhasaga no disqus….bom vai aqui mesmo…
    eu me recadastrei e recebi seu post .
    ja acompanho minhasaga a varios meses , reuni praticamente todos os documentos , meu interesse nao e morar na italia , pelo menos nao ja , tenho duas duvidas antes de comecar analise de documentos:

    ja tenho todos os documentos por parte de pai , meu ANTENATO E MEU AVO , pelo que vi ha muitas correcoes a fazer e parte dos documentos estao em inteiro teor , outra parte simples.

    ja tenho quase todos os documentos por parte de mae , o antenato ai tambem seria o avo , ha menos correcoes a fazer , porem , nesse caso ainda nao tenho original da Italia , somente a copia , tambem parte inteiro teor e parte simples.

    Porque estao assim ? os que me faltavam ja pedi em inteiro teor , os demais eu ja tinha.

    Minha duvida : se eu pedir aos cartorio todos os documentos inteiro teor agora , depois das correcoes , nao terei que pedir novamente ?

    voce consegue analisar nesse momento , da forma que estao , parte simples e parte inteiro teor?

    abraco

  • Ariana Maira

    Olá Fabio, primeiramente agradeço por você compartilhar os problemas e soluções para adquirir a cidadania italiana. E parabéns por usar a sua sabedoria de usar essa ferramente chamada internet da forma mais bela possível. Fabio, a comune onde meu bisavô nasceu passou por um processo de informatização, e eles abriram um sistema chamado PEC. Uma forma de emitir os documentos legalmente via online. Eu solicitei a certidão de nascimento do meu bisavô por email e eles encaminharam a certidão escaneada com o carimbo oficial e assinatura do responsável, do jeito que você mostrou na matéria. Mesmo assim, terei que solicitar via correio? Grata

  • Olá Thomaz todas as dicas para pedir os documentos constam no manual Sagabook Brasil, baixe o seu exemplar e siga as instruções, ok? Abraços

  • Olá Oneida

    Se o documento foi emitido como estratto está correto sim, fique tranquila. Abraços

    • Oneida Oliveira

      Aí que Alívio!!!!! Obrigada Fábio!!!!

  • Olá Leonardo, depende da exigência consular – entre no site do consulado que atende a sua região e veja quais as exigências que eles tem, ok? Abraços

  • anitadash

    Olá, Fabio, tudo bom?

    Estou com as cópias escaneadas de dois documentos italianos (utilizadas pelo meu tio que fez a cidadania dele no consulado de BH, ele ainda não localizou as originais na casa dele, na verdade não sei se fica com ele ou no consulado, enfim), do meu bisavô, o antenato: “Estratto per riassunto dal registro degli atti di nascita”, com “annotazioni marginali” de casamento e óbito, de 2002. Tenho também a de matrimônio de 1991.

    A minha dúvida é: posso ir para Itália só com os documentos brasileiros legalizados, e com a cópia dos documentos pegar a segunda via original, logo antes de entrar com o processo, lá mesmo na comune do meu antenato ? (Supondo que eu vá fazer meu processo na própria comune do antenato ou nas proximidades, que era o meu plano).

    Muuito obrigada desde já!!!

    PS: Outra dúvida! Posso usar as mesmas traduções que meu tio usou, para a legalização (em SP)?

  • Fernando J

    Olá Fábio, boa noite.

    Meu antenato é de Sacile – PN, nascido em 1882, somente homens na linha de transmissão. Até aqui está tudo ok, mas há muito tempo vi aqui no seu blog ou no youtube um video seu sobre impedimento por conta do império austro-hungaro. Não estou mais conseguindo encontrar este vídeo para tirar a dúvida. Sabe me dizer, por favor, se tenho o direito? Agradeço.

    • Fabio Barbiero

      Olá Fernando

      Fique tranquilo, que você tem direito. Abraços

      • Fernando J

        Olá Fábio,

        Obrigado por responder!

  • Natália Valentim

    Ola Fábio boa noite,

    Estava toda feliz montando o processo das certidões, quando uma amiga me colocou uma dúvida. Meu tataravô Italiano, gerou seu filho Domingos, depois o domingos gerou a minha avó, onde seu ano de nascimento é em 1944, depois ela gerou meu pai, que nasceu em 1966, a dúvida é, meu pai tem que adquirir primeiro a cidadania para me passar? Ou eu posso adquirir diretamente?

    Obrigada

    Natalia

    • Fabio Barbiero

      Olá Natália tudo bem?

      Não, seu pai não precisa obter o reconhecimento antes de você, fique tranquila 😉

    • Carol Cavilha

      Olá Fábio, tudo bem???
      Minha prima está à procura da certidão de casamento de nossos tetravós italianos. Não sabemos os nomes dos pais deles, apenas que saíram da Liguria, chegando ao Brasil em março de 1836. Os dois já chegaram casados e com dois filhos, tendo mais dois filhos no Brasil.
      Minha prima falou com um profissional do ramo que disse que será muito difícil encontrar a certidão, pois faz muito tempo. Tu, sendo experiente nesses assuntos, vês alguma luz? É que ela disse que se preciso for, irá na Itália procurar sozinha (atualmente ela mora na Irlanda)…

      • Fabio Barbiero

        Olá Carol tudo bem?

        Neste caso você precisará contratar um pesquisador especialista em genealogia para poder fazer a pesquisa aqui na Italia, ok? Antes disso, porém baixe o manual Sagabook Brasil, que lá eu ensino a reunir as informações com os familiares. Abraços

  • Andre

    Fabio um italiano conhecido da familia pode pedir e pegar as certidoes ai na italia para nós

    • Fabio Barbiero

      Olá André

      Pode sim. Abraços

  • Rosane Cassol

    Buongiorno Fabio,

    Recebi um documento via correio da cidade do meu antenato, Feltre-BL, intitulado “RISULTANZA Dl NASCITA”.
    Lendo seu blog e o ebook, você menciona que o documento mais importante é o l’estratto per Riassunto dell’atto di Nascita. Enviei um novo email para a Comune pedindo tal documento mencionado, e pela 2ª vez enviaram o documento “RISULTANZA Dl NASCITA”.
    Enviei email hoje (06/11) questionando sobre o l’estratto per Riassunto dell’atto di Nascita, a responsável do Ufficio di Stati Civile me respondeu dizendo que só a partir de 1871, tais registros começaram a ser emitidos, e afirmou que posso utilizar esse documento como parte do processo de obtenção da cidadania.
    O que você me orientaria? Com sua experiência no assunto teria algo a me dizer sobre tal fato?
    Sds,
    Cassol Rosane

    • Fabio Barbiero

      Olá Rosane

      Isso está acontecendo porque você está pedindo o documento ao local errado: se o seu antenato nasceu antes de 1871 você deve entrar em contato com a igreja onde ele foi batizado e não ao comune, entendeu? Este documento é inválido, solicite o Certificato di Battesimo com a respectiva autenticação da cúria. Abraços

      • Rosane Cassol

        Grazie Fabio.

      • Rosane Cassol

        Realmente, relendo o Sagabook notei essa informação.

  • Odete Fracaroli

    Olá, Fábio!
    Para fazer a solicitação de cidadania no Consulado Italiano de São Paulo é necessário o pagamento da taxa inscrição?
    O site foi atualizado e não há mais tradução para o português.
    Grata, Odete

  • Joana Passarelli

    Tenho duas filhas menores que foram adotadas por mim e meu marido quando nasceram. Sou descendente de italianos (meu avô nasceu na Itália) e tenho todos os documentos, nascimentos, casamentos e óbitos de todos que compõem a árvore genealógica. Conheço o passo a passo do processo de cidadania e pretendo dar entrada em meu pedido de reconhecimento na Itália. Pergunto: é possível elaborar o meu pedido de reconhecimento de cidadania por direito de sangue e de minhas duas filhas menores por direito de adoção, juntos, no mesmo processo, digo, no mesmo pedido ?? Por favor me responda. Aguardo e agradeço. Joana Passarelli – e mail: joana.joana.passarelli@gmail.com

    • Fabio Barbiero

      Olá Joana

      Neste caso, elas só terão direito se a adoção foi feita através da justiça, conforme determina a legislação italiana.

      Abraços

  • Caique Souza

    Fábio, enviei um email perguntando ao comune como eu deveria enviar o meu pedido para eles através de uma carta. O comune me respondeu, porém não entendo italiano, e nem confio no tradutor!! Você poderia, por favor, traduzir a seguinte mensagem:

    Deve trasmettere lettera di richiesta motivata, firmata, allegando copia del documento di identità e busta affrancata per risposta.

    Cordiali saluti

    Muito obrigado!!!

    • Fabio Barbiero

      Olá Caique

      Eles querem que você envie o pedido assinado, e junto com ele uma fotocópia do seu documento de identidade (passaporte brasileiro ou RG), juntamente com um envelope já selado, para resposta.

      Abraços

      • Renata

        Obrigado Fábio..

        Só pra confirmar quando você diz fotocopia, seria uma xerox comum ou tenho que autenticar em algum cartório?

        Obrigado mais uma vez.

        • Fabio Barbiero

          Basta a fotocópia simples, pois eles querem apenas confirmar quem é você

          • Caique Souza

            Fábio, obrigado pela ajuda! Mas surgiu uma nova duvida…

            Fui aos correios fazer todo esse procedimento, mas o funcionário pediu para que eu confirmasse se os selos que vamos colocar na carta de resposta, são válidos ai na Itália.

            Você saberia me informar?

            Muito obrigado

          • Louise

            Prezados Caique e Fabio,
            Algum de vocês conseguiu resolver o problema dos selos? Recebi o mesmo pedido do comune, portanto estou com o mesmo problema do Caique.
            Muito obrigada!

          • Caique Souza

            Fabio, explicando, um pouco melhor….os selos que vou colocar no envelope para resposta são os daqui do Brasil, isso não interfere em nada quando eles enviarem da Italia?

            Obrigado

          • Fabio Barbiero

            Olá Caique

            Naturalmente selos de outros países não podem ser utilizados aqui na Italia, e vice versa. Portanto se quiser receber o documento no Brasil, deve providenciar selos italianos, com os valores que sejam compatíveis ao envio do documento ao exterior. Abraços

  • Thom

    Caro Fabio,

    O pároco enviou o documento de forma muita rápida! Vi que o selo custou 2 euros e 30 centavos. E agora? Como faço para paga-lo?

    Obrigado!

    • Fabio Barbiero

      Ele pediu para pagar algo?

      • Thom

        Na verdade não. Eu que gostaria de paga-lo.
        Ele foi muito prestativo e ágil.
        Hehehe
        Obrigado Fábio!

  • Leandro Bendinelli Mantovani

    Olá Fabio, boa tarde…
    Me ajuda por favor. Já tenho a certidão de nascimento ( certificato di nascita ) do meu bisavo ( bisnonno ), porém eu consegui essa certidão alguns anos atrás. A certidão está datada de 23/02/2005 e pergunto? essa certidão também precisa ter no maximo 1 ano para legalizar no brasil e dar entrada direto na italia?

    Gracie
    Grande Abraço

    • Fabio Barbiero

      Olá Leandro

      O documento italiano tem legalmente 6 meses de validade, porém a maioria dos comunes o aceitam normalmente com um ou até mesmo dois anos de emissão, portanto no seu caso, solicite um documento atualizado ao comune, ok?

      Abraços

  • Paulo Henrique

    A resposta ao meu e=mail: Pediram pra eu mandar envelope selado..

    Spett.le Paulo
    la informo che per avere i certificati in originale via posta ordinaria all’indirizzo richiesto, deve far pervenire la richiesta scritta, una busta e un francobollo per la spedizione. Il francobollo deve essere valido per l’Italia e l’estero; non è possibile mandare posta con tariffa a carico del destinatario ne usare francobolli internazionali brasiliani (tipo voucher).
    Cordiali saluti
    L’UFFICIALE DELLO STATO CIVILE
    ADAMO MANUELA
    TEL: 045/6339109

  • Humberto Santos De Grande

    Bom dia!
    Fabio,
    O que preciso fazer para enviar os e-mails para os comunis? (Da erro ao enviar e todos apresentam a seguinte mensagem “ERRORE: Messaggio rifiutato dal sistema‏”)
    Desde já obrigado

    • Fabio Barbiero

      Olá Humberto, provavelmente você está enviado para um email PEC, neste caso deve enviar para um email considerado “normal”.

      Abraços

  • roberta della noce

    Fabio, bom dia

    Por falar em documentos italianos, recebi na semana passada uma comunicazione do consulado italiano em São Paulo informando que os documentos foram enviados ao comune Sesto Ed Uniti (Cremona). Vc tem ideia quanto tempo demora para o reconhecimento de fato acontecer e se há algo que eu possa fazer para agilizar o processo? (enviar carta ao comune, falar no consulado).
    Quais são as etapas posteriores a essa fase e quanto tempo demora até a emissão do passaporte? Já posso solicitar a emissão do passaporte somente com essa carta?
    muito obrigada mais uma vez por sua ajuda!

    • Fabio Barbiero

      Olá Roberta é impossível prever o tempo que os órgãos públicos vão levar, escreva ao comune e confirme com eles o recebimento dos documentos, e quanto tempo vão levar para transcrevê-los.

      Abraços

  • Camila Di Nizo

    Olá Fábio tudo bem?
    Por gentileza, se for possível esclareça minha duvida…
    “Tem alguma diferença entre legalizar direto no Itamaraty ou fazer no ERESP?”
    Muito Obrigada.

    • Olá Camila, nenhuma diferença. Abs

      • Camila Di Nizo

        Muito Obrigada Fábio

        • Fabio Barbiero

          😉

  • Mauro Ciarlo Bellini

    Fabio..bom dia….estou reunindo meus documentos para posteriormente lhe enviar e fazer um orcamento…minha duvida? as certidoes brasileiras em inteiro ter tem que ter firma reconhecida? grato.

    • Olá Mauro, depende do consulado onde você vai legalizá-los, via de regra basta o carimbo do MRE, porém para ter certeza entre no site do consulado pertencente a sua jurisdição. Abs

  • Rafael Rossignoli
  • Rafael Italiano

    Grazie mille Fabio!

    Falando nisso, por gentileza, me esclareça uma dúvida: Recebi o documento italiano dobrado em um envelope pequeno. Há algum problema nisso?

  • Bruna Pollastrini

    Recebi por email o documento com o carimbo e assinatura. É válido?

    • É piada?

      • Bruna Pollastrini

        Entendi que, se caso a pessoa recebesse por email sem o carimbo e assinatura, deveria solicitar pelo correio. Obrigada!

  • João Segatti

    Podia jurar que estava lendo a minha historia…

    João, morando na consolação, pedindo pra eles mandarem por correio já que tinham mandado apenas por email.

    Só que eu tive de improvisar no italiano. Sorte que eles foram muito educados e prestativos.

    Agora com essa sua ajuda fica mais fácil pra todo mundo.

    • Renan lima

      hahahaha que coincidencia em Joao!po cara maneiro que vc improvisou ! poderia me da umas dicas? pois formato google translater acredito ser totalmente errado ! abraços email:renanrcl.live@gmail.com

      • João Segatti

        Mais dicas que o nosso querido Fabio já deu acima? Agora nem precisa de google Translator. Da uma olhadinha no Sagabook 2.0 que lá tem um modelo de como pedir pra Comune no primeiro email e aqui nesse post se eles não nadarem fisicamente, apenas digitalmente.

        • Renan lima

          poo dei molhe !! ja li o saga e nao tinha lembrado ,de qualquer forma vlw ai brow!