LANÇAMENTO: Guia Prático da Vida na Italia

Ciao a tutti

Eis que finalmente tenho a honra e o prazer em anunciar a vocês o Guia Prático da Vida na Italia

Guia Pratico da Vida na Italia

Com quase 200 páginas, eu procurei transmitir a você tudo que aprendi nestes quase dez anos que eu vivo aqui na Italia.

Antes que vocês me perguntem se ele será impresso, a resposta é não! Existem vários motivos que acabei escolhendo o guia apenas digital:

  1. Ele estará nas suas mãos minutos após o pagamento;
  2. Por ser digital, você não pagará frete para recebê-lo e tampouco vai ter que aguardando a chegada do carteiro;
  3. Você poderá carregá-lo no seu celular, tablet ou computador, sem pesar na sua mochila;
  4. Se quiser imprimi-lo pode fazer isso sem problemas. Aliás, pode até fazer melhor: imprimir apenas as páginas que te interessarem em um determinado momento;
  5. É um arquivo digital, portanto pode levá-lo para qualquer lugar, sem o risco de perder. Se fosse um guia impresso e você o esquecesse no trem, metrô ou até mesmo perdesse, teria que comprar outro;
  6. Sempre que eu fizer algum tipo de atualização, poderei te enviar o link para download, coisa que seria impossível se ele fosse impresso.

O QUE TEM NESTE GUIA?

Nele você vai encontrar duas partes distintas: a primeira dela eu explico os pormenores sobre o processo de reconhecimento da cidadania italiana (até tradução da circular K28 eu fiz!). Ali eu explico não só sobre o reconhecimento aqui na Italia, mas também explico a quem está interessado em realizar o processo diretamente no consulado como tudo funciona.Na segunda parte, eu organizei os assuntos pensando exatamente como eu gostaria que alguém tivesse feito comigo, quando cheguei aqui.

Com certeza a minha vida seria muito melhor e teria sido muuuito mais fácil rs

Ali eu começo explicando sobre a importância de já vir pra cá com o seu passaporte italiano em mãos e vou desenvolvendo o guia de acordo com a sua chegada na Italia, seguindo esta ordem:

– Como alugar um imóvel (tipos de contrato, como se comportar na imobiliária, documentos necessários, taxas referentes ao contrato e também ao imóvel, etc);

– Como se inscrever no sistema de saúde italiano, uma vez vivendo aqui, acho que esta é a primeira coisa a ser feita. Te explicarei como fazer exames, comprar remédios e tudo mais relacionado com o tema saúde;

– Em seguida te ensinarei a se locomover aqui na Italia, seja com o transporte público, seja com o seu próprio carro. A propósito de carro te ensinarei a comprar um novo ou usado, quais as taxas que existem, como tirar a carteira de motorista, como entender algumas placas de trânsito, o que fazer em caso de multas e muito mais;

– Te ensinarei também a comprar um chip italiano, juntamente com a abertura de uma conta corrente por aqui;

– Outra coisa importantíssima que eu te mostrarei é sobre o mercado de trabalho. Como procurar emprego, como entender melhor os conceitos, os tipos de trabalho, os contratos, as taxas, o holerite, a imposto de renda, aposentadoria com dicas mais que exclusivas que só quem vive aqui pode te ensinar;

– Te mostrarei ainda como funciona o sistema de benefícios sociais, como consegui-los e a quem são destinados;

– No final do guia, falo sobre o sistema de ensino, começando com as creches e o ensino infantil para terminar dando dicas sobre pós graduação e mestrado.

E pra fechar com chave de ouro, deixo algumas dicas de turismo com a lista de companhias aéreas que te permitirão viajar a preços extremamente baixos, afinal de contas ninguém é de ferro!

UPDATE: JÁ PUBLICAMOS A 2ª EDIÇÃO DO NOSSO GUIA PRÁTICO, COM AINDA MAIS INFORMAÇÕES!

Para saber mais sobre esta nova edição e também adquiri-lo basta clicar aqui!

  • Patricia Limongi

    Boa tarde Fabio, estou tentando comprar o guia mas não tenho cartão de crédito. Como posso fazer? Obrigada!

    • Olá Patricia, no momento não há outra forma de pagamento, apenas Paypal. Abraços

  • Marino Zinobile

    Olá Fábio. Logo após efetuar o pagamento, fui direcionado para uma página com o link do livro, Tentei baixar no meu Dropbox mas não deu certo. A pagina travou e fechou. Agora não consigo mais encontrar o link para baixar o Guia. Pode me ajudar? Onde encontro este link? Será que você pode me mandar de novo por email? Lembro até de ter visto que o arquivo tem por volta de 8MB de tamanho. Já enviei alguns emails solicitando ajuda para meu problema, mas ainda não recebi uma resposta. Fico no aguardo. Obrigado

  • Marcelo

    Olá, parabéns pelo seu trabalho…
    Tenho uma dúvida que não consegui localizar em seus posts, e trata-se de como funciona a declaração de imposto de renda para os italianos.
    Como funciona isso ai, preciso fazer a declaração todo o ano como no Brasil?
    Desde já agradeço e reitero protestos de elevada consideração.

  • Ivo Marini

    Ainda está disponivel para venda?

    • Fabio Barbiero

      Olá Ivo, absolutamente sim!

      Abraços

  • Raphael Carlini

    Bom dia Fabio, tudo bem ? Qual a diferença entre esse guia e o seu
    livro ? Tudo que tem nesse guia eu encontro no livro ? Sucesso para
    voce.

    • Olá Raphael o livro é sobre a história da minha vida em relação ao meu processo de reconhecimento. O guia é um manual prático para viver aqui, incluindo um capítulo especial sobre a realização do processo sozinho. Abs

  • beteaguilar

    **P*A*R*A*B*É*N*S!** e Obrigada querido! Baixei agora e começarei a ler em seguida.
    Saudades de nossa estada aí. Beijos Mil!

  • Israel Carli

    oi Fábio tentei comprar o livro, más na ultima pagina deu erro, liguei na operadora do cartão e está tudo certo, más no site não consigo finalizar a compra, tem alguma outra opção de pagamento?

  • Diego Louback Rufino

    Olá Fábio, uma pergunta que não sei se o livro responde… É possível contrubiur para a previdência pública italiana sem viver na itália, como profissional liberal? Imagine que você, vivendo na Itália pode manter uma poupança, por exemplo, no Brasil e utilizá-la para pagar pela internet contribuições como autônomo por guia de contribuição retira tb na internet e depois dar entrada na aponsetadoria pelo INSS… Isso é possível para quem tem cidadania mas não vive na Itália?

    • Não, pois qualquer contribuição é ligada a residência. Abs

  • Pablo Torres Gallucci

    Complimenti!!! Já adquiri o meu, excelente trabalho!

  • Marcos Grossi Baptista

    Congratulazioni, il libro è molto interessante, non posso smettere di leggere.
    L’informazione è molto importante.
    Io consiglio
    Cogliere l’occasione per scrivere in italiano per la formazione.

  • Lilian Zanini

    Parabéns pelo livro Fábio, está ótimo! Cada página é uma descoberta surpreendente e cheia de informações preciosíssimas pra todos que, como eu, pretendem construir uma vida no bel paese. com certeza ajudará muitas pessoas, parabéns pelo trabalho!

  • Giovanna

    Parabéns pelo lançamento. Ainda não comprei pois pedi uma cotação de assessoria com você… (ainda não recebi retorno) Se não for possível, aí pode ser o caminho.

  • Bruno Halushuk Loureiro

    Parabens pelo Lançamento !! sucesso

  • Marcelo Rauta

    Caro Saga. Parabéns pelo seu livro. Já comprei e o li. Notei que nele não consta o modelo para pedido de nossas certidões que foram enviadas do Brasil para serem transcritas na Itália. Fiz o processo aqui e preciso justamente dela. Muito obrigado. Abraço.

    • Olá Marcelo

      Ainda hoje subo o modelo pro diretório de arquivos. Abs e obrigado pela compra

  • Rafael Infante

    Opa! Já comprei aqui!

    Valeu Fábio!

  • Erik Schirato

    Parabéns pelo material. Já adquiri o meu e comecei a ler.

  • Renan Sacilotto

    Como diriam nos EUA: “Shut up and take my money!”. Ainda nao comprei, mas o farei em breve. Parabéns!