Universidade na Italia – Conceitos

No primeiro artigo da série Estudar na Italia, expliquei os conceitos fundamentais sobre o sistema de estudo, dando ênfase para as fases iniciais, da pré-escola ao final do ensino médio.

Caso você não tenha lido o artigo anterior, clique aqui, pois é fundamental que você entenda antes de mais nada, a diferença entre os anos de estudo entre o Brasil e a Italia.

Muito bem, neste artigo explicarei os conceitos e funcionamento da universidade na Italia

universidade na italia

VALORES

Embora existam centenas de universidades na Italia, pouquíssimas delas particulares, portanto é importante que vocês saibam que a maioria das universidades italianas, por serem públicas, também são gratuitas!

Existe apenas o pagamento da taxa anual, que é calculada com base no rendimento da sua família: quanto melhor a condição social, maior é o pagamento desta taxa. Segundo este estudo publicado pelo caderno de Economia da RAI, o valor médio da taxa anual nas universidades italianas gira em torno de 1000 a 1500 euros / ano.

TIPOS DE CURSO

Por aqui existem três tipos de graduação: a Triennale, a Magistrale e a Magistrale a Ciclo Único, vejamos cada uma em detalhes:

LAUREA TRIENNALE

Como o próprio nome diz, a Laura triennale é um curso universitário com a duração mínima de 3 anos. No final do mesmo, o aluno recebe o diploma de Dottore.

LAUREA MAGISTRALE (O SPECIALISTICA)

Neste curso só podem ser inscritos os alunos que já concluíram a Laurea Triennale. Ele tem a duração de outros 2 anos e no final o aluno recebe o titulo de Dottore Magistrale.

LAUREA MAGISTRALE A CICLO UNICO

Neste caso especifico, estão agrupados cursos como medicina, veterinária, giurisprudenza (direito), entre outros e tem a duração de 5 anos (ou 6 no caso de medicina). Foram formatados desta maneira, pois suas matérias não podem ser divididas tais quais os outros, pois necessitam de um estudo mais especifico.

CORSI AD ACCESSO PROGRAMMATO / CORSI AD ACCESSO LIBERO

Existe vestibular aqui na Italia?

Sim e não! Explicando melhor:

Uma vez escolhido o curso, é necessário verificar se ele faz parte daqueles chamados de numero chiuso ou acesso programmato.

Isso significa que são cursos onde é prevista a realização de um teste de ingresso, pelo fato de existir uma demanda maior do que a oferta didática da universidade.

Então neste caso, podemos dizer que sim, existe vestibular, porém apenas para este tipo de curso. Normalmente o acesso programmato é feito para os cursos da área da saúde (medicina, enfermagem, odontologia, veterinária), aos estudos de engenharia (arquitetura e engenharia civil) e algumas outras poucas áreas.

Já os demais cursos, são ad accesso libero (acesso livre) e não existe nenhuma prova de ingresso, basta efetuar a matrícula, pagar as taxas e começar a estudar

RECAPITULANDO

Aqui na Italia, os cursos de graduação se dividem em 3 categorias:

  • a Laurea Triennale que è realizada em 3 anos;
  • a Laurea Magistrale que tem a duração de outros 2 anos;
  • a Laurea Magistrale a Ciclo Unico, que é realizada diretamente em 5 anos (ou 6 anos no caso do curso de medicina).

Descobrimos também que existem cursos com vagas limitadas, e caso queiramos estudar em um destes cursos, temos que fazer uma prova de ingresso. Nos outros casos, o ingresso é livre.

E aprendemos também que o sistema de ensino público italiano é mais do que justo: quem ganha mais paga mais, enquanto que quem não tem recursos suficientes, pode chegar até a estudar gratuitamente, com a redução da taxa em até 100% do valor anual.

No próximo artigo, veremos passo a passo como efetuar a matrícula em uma universidade italiana.

Abbracci a tutti até o próximo post 😉

  • Alessandro Sendero

    “É justo quem ganha mais pagar mais “tambem concordo com você,é assim que funciona nos outros países ricos ou ajustados socialmente .até na Itália é assim,
    Na Europa alguns brasileiros se comportam assim, achando que é justo quem ganha mais pagar mais por isso,pois é o correto mesmo,Mas por aqui quando dois presidentes começaram o processo de inclusão social das camadas menos favorecidas a elite sangue suga se rebelou e deu no que deu :um golpe jurídico_político e midiático (juíz partidário,politicos corruptos e a grande mídia represent.pela tv globo)manipulando um monte de naruz de palhaćo na micareta da Paulista.enquanto isso as verdadeiras ratazanas estão liquidando com o Brasil.leiam sobre a nova PEC .o Brasil vai perder todo prestigio conquistado,perdeu o respeito.

  • marie

    Ola, eu sou italiana mas moro no Brasil há muito tempo. Esse ano concluo o ensino médio e em seguida irei voltar para Itália. Gostaria de saber como ingressar num universidade lá visto a diferença de anos estudados. Obrigada

  • Luana Silva

    Oi Fabio, gostaria de saber se aqui no Brasil estudamos 12 anos (11 anos pelo antigo sistema) e na Itália se estuda 13 anos, no caso se eu for morar na Itália vou ter que estudar mais 1 ano ou 2 anos, para então entrar em uma universidade ??

  • Wladila

    Olá! Terminei o ensino méCesarina colares faria allegra.dio em 2007 (11 anos de escola ), o que tenho que fazer pra entrar em uma universidade italiana?

  • Alexia Chiaramelli

    Olá Fabio, tenho duas duvidas. Quais sao essas universidades que são publicas e só tem uma taxa de 1000 eurosanuais. Porque nas minhas pesquisas eu estou achando de 5 mil pra cima só.
    E também queria saber em relação a trabalho ai, enquanto estou estudando, acha que consigo trabalho lavando prato, faxineira de empresa, etc ? Como voce ve o mercado nesse momento.

  • Jean Carlos

    Olá! Quero saber se após meu doutorado na Italia é dificil ser professor numa universidade italiana?

  • Alessandra Ceconello

    Na Itália existe algo parecido com o curso supletivo para terminar o que seria o 2º grau aqui no Brasil?

    • Sim, existem cursos nos CTP (Centro Territoriale Permanente). Abraços

  • Adenise Carra

    Olá, minha dúvida é, faço direito no Brasil e estou no meio do curso, como faço para transferir para Itália mas aproveitando algumas matérias que estudei, é possível? Ou terei que refazer o curso todo novamente?

  • Célia Nogueira

    Minha filha é cidadã italiana e pretende prestar medicina. Sugeri que tentasse prestar exame na Itália, mas será que este exame é muito diferente ao nosso aqui no Brasil? Pois imagino que a parte de literatura e história tenham enfoques bem diferentes, sem contar a própria língua, pois ela não sabe nada de italiano.

  • Vinicius Massoni

    Olá Fabio!
    Possuo a cidadania italiana e gostaria de saber se tenho direito de cursar em uma faculdade na Itália (mesmo tendo estudado a vida inteira aqui no Brasil).

    Obrigado.

  • Olá Glauber tudo bem? Até onde eu conheço não existem não!

    Abraços

  • Olá Lucas infelizmente não sei responder, recomendo que você entre em contato com a universidade italiana que pretende cursar e verifique com eles. Toda universidade tem um setor de estudantes internacionais, ok? Abraços

  • CarolineZambon

    Você sabe me dizer se existem faculdades (mestrado) 100% online na Itália? Sei que também existe a faculdade no interior que oferece bolsas pois não tem muitos alunos (http://unibz.it/en/inf/progs/default.html) mas queria uma online (como a Liverpool). Obrigada.

    • Olá Caroline tudo bem?

      Até onde eu conheço, não existem não 🙂

      • CarolineZambon

        Muito obrigada pela resposta! Que pena, o que li é que mesmo sendo fora do País é bemm difícil reconhecer aqui (tem que comprovar que morou no país da faculdade, etc). Enfim, obrigada.

  • Exite uma idade especifica que as universidades italianas nao aceite um brasileiro?

    • Fabio Barbiero

      Olá Bruna

      Não conheço esta informação. Abraços

  • Jazz

    Olá Fabio!

    Primeiramente parabéns pelo site e os livros! Muito bons e muito organizados! Tenho uma dúvida sobre Universidade e renovaçāo de permesso di soggiorno que nāo estou conseguindo encontrar uma resposta em nenhum lugar, será que você poderia me ajudar?

    Estou na Itália a 3 meses com visto de Studio, estou cursando uma Laurea Triennale. Como já tenho uma graduaçāo no Brasil, consegui reconhecer algumas disciplinas aqui na nova universidade, ou seja ganhei os créditos “CFU” para algumas disciplinas e fui colocada como no 2° ano da Laurea.
    Só que para renovar o permesso di soggiorno (no próximo ano, pois meu visto é de 365 dias e só poderá ser renovado de ano em ano) vi uma informação de que devo apresentar ao menos 1 exame feito no ano, a minha dúvida é: será que as disciplinas que reconheci aqui já valem para essa renovaçāo do permesso di soggiorno? Ou tenho mesmo que fazer algum exame?
    Pois infelizmente tive que iniciar um tratamento de saúde aqui e nāo terei estrutura para cursar o primeiro semestre e talvez o segundo com o empenho desejado, pois esse tratamento me exige repouso.

    La ringrazio e Le auguro un buon lavoro.

    Abbracio,

    Jazz

    • Fabio Barbiero

      Olá Jazz tudo bem?

      Infelizmente não tenho conhecimento prático em permesso di studio, recomendo que converse na questura onde você vive para ter certeza do que pode ser feito, ok? Abraços e bons estudos!

  • Glauber

    Olá Fabio tudo jóia? Gostaria de saber se os horários das Universidades são iguais aos nossos (manhã e tarde)na maioria das Universidades ou é integral? Um forte abraço e muito obrigado.

    • Fabio Barbiero

      Olá Glauber

      Não, aqui elas funcionam em tempo integral, por isso você não tem como trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Abraços

  • Andreia

    Olá Fábio, já acompanho seus canais e Parabéns pelo seu trabalho.
    Meu marido e filhos já possuem a dupla cidadania, estou em busca dos meus documentos para a minha… e pretendo entrar em breve em contato com você sobre esse assunto!
    Meu marido cirurgião dentista com 2 pós e eu formada em engenharia química e direito.
    Gostaria de entender melhor a “equipollenza” para nossas profissões. Se puderes nos ajudar, agradeço desde já.
    Meus filhos de 2 e 6 anos, já entendi em seus posts como proceder para matriculá-los nas escolas, aliás, muito bom os posts acerca do tema!
    Grande abraço!
    Andreia

    • Fabio Barbiero

      Olá Andreia tudo bem?

      Entre no site do consulado pertencente a sua região e lá você vai encontrar todas as informações que precisa sobre a equipollenza, ok? Abraços

  • Arthur Luiz Eccel

    Olá Fabio.
    Sei que este post é antigo, mas creio que ainda seja o local mais apropriado para minha pergunta.
    Procurei pela internet inteira, mas não consegui achar a resposta do meu caso, que é por sinal bem singular (Acho rsrs), e creio que você possa me ajudar pelo menos com dicas
    Tenho dupla cidadania italiana, e já estou aprendendo italiano a um certo tempo com o sonho de morar na Itália, porem tenho o desejo de cursar Direito. Existe alguma forma de cursa-lo na Itália? Sei que de nada adiantaria cursar direito no brasil para trabalhar ai, então qual a maneira mais fácil de cursa-lo ai?
    Sei que talvez não me possa ajudar totalmente, já que não é a sua área de atuação, mas creio que dicas de por onde começar você deva ter rsrsrs
    Agradecido desde já amigo! Adorarei ver os novos vídeos no canal!

  • Oswaldo

    Bom dia Fábio, sei que você sempre diz que não devemos entrar em pânico.
    Meu italiano ainda não é bom, vi que a nova cidadania do Renzi foi votada ontem na Camera, vi que foram adicionados parágrafos à lei de 92, mas pelo que entendi em nada muda o ius sanguinis.(Fui eu que entendi errado???)
    Porque em alguns jornais li “Addio quindi allo ius sanguinis”? em outro “Archiviato ius sanguinis”?
    Abraço!

    • Fabio Barbiero

      Olá Oswaldo

      Nada mudou em relação a nós, fique tranquilo 😉

      • Oswaldo

        Muito obrigado Fábio 😉

  • nadia brusadelli

    Olá Fábio,

    gostei muito deste artigo flando sobre 10 trbalhos rentáveis que ninguém quer fazer na Itália e também estou gostando bastante dos artigos mais recentes a respeito de estudo na Itália. Escrevo para saber se você pretende falar também sobre Cursos técnicos, em todas as áreas. Se não, fica a dica.

    Um abraço.

  • Gustavo Aguiar

    Fabio, Parabéns pelo artigo. Vi que haverá outros artigos neste sentido, mas caso não seja assunto dos próximos, gostaria de saber como ficaria minha situação. Eu sou advogado no Brasil e tenho duas pós, minha esposa é nutricionista e uma pós. Gostariamos de cursar medicina na Itália, assim, quero saber se esses cursos que temos precisariamos de fazer o “vestibular” também? Caso precise, você sabe me dizer ou indicar aonde procurar quais matérias são cobradas, grau de dificuldade, concorrência? Obrigado.

  • Fabio

    Oi saga, atualmente eu estou fazendo faculdade aqui em torino e acredito que vc saiba essa taxa anual pode ser reduzida através do cálculo do isee. Eu acabei de realizar esse cálculo e caso vc deseje postar como faz eu posso ajudar, pois é uma informação que não achei na internet e nem os CAFs ou o consulado brasileiro sabiam direito o que deveria ser feito.

    • Fabio Barbiero

      Olá Fabio

      Eu explico com detalhes como funciona o ISEE no Guia Prático da Vida na Italia: http://www.minhasaga.org/guia

      Abraços

  • Camilla Casetta

    Boa noite. Gostaria de saber se na Italia é aceito a formação do Ensino Médio pelo ENEM. Se sim, e eu quiser cursar uma universidade na Italia, eu posso fazer o ano a mais que me faltará, diretamente na Italia certo?

  • Rafael

    Caio, Rafael aqui de novo.
    Por exemplo, estudei os 11 anos no Brasil, e sou formado em artes cênicas, com mais 3 anos de estudo no curso superior. Isso quer dizer que passaram mais de 12 anos de estudo, certo? Posso, mesmo assim, utilizar esses 3 anos em outro curso, para assim entrar direto no curso de psicologia na Itália?
    Um abraço.

    • Fabio Barbiero

      Sim, no seu caso, os anos da universidade são somados aqueles anteriores. Abraços

  • Rafael

    Olá, Fábio! Tudo bem?
    Estarei com minha cidadania italiana em mãos em breve. Gostaria de saber se o curso de psicologia na Itália (ou em alguma universidade específica da Itália), é accesso libero. Você sabe?

    Obrigado.

    • Fabio Barbiero

      Olá Rafael

      Recomendo que você entre no site da universidade que pretende cursar e verifique diretamente na página do curso, ok?

      Abraços

  • CAIO

    BOA NOITE FABIO.
    TENHO DUPLA CIDADANIA E QUERO IR PARA ITÁLIA QUANDO ME APOSENTAR PARA MORAR E COMPLETAR OS ESTUDOS DE MEUS FILHOS.
    MEU FILHO MAIS VELHO VAI ESTAR SAINDO DO COLEGIAL E GOSTARIA DE SABER O QUE DEVO ORIENTÁ-LO NOS ESTUDOS OU QUE LIVROS OU APOSTILAS DA PROVA DE MATURITÀ ENCONTRO NA INTERNET PARA ELE COMEÇAR A ESTUDAR. QUAIS AS MATÉRIAS CAEM NESTE PROVÃO.
    SE ELE FIZER UM ANO DE QUALQUER FACULDADE ELE ELIMINA A NECESSIDADE DE FAZER A PROVA DE MATURITÁ?
    EXEMPLO: SE ELE FIZER UM ANO DE HUMANAS NO BRASIL PODE INGRESSAR NUMA FACULDADE DE MEDICINA NA ITÁLIA SEM O PROVÃO DA MATURITÁ?
    GRATO
    CAIO

    • Olá Caio tudo bem?

      No seu caso recomendo fortemente que adquira o ,eu Guia Prático da Vida aqui na Italia, pois tenho certeza que lá encontrará tudo que procura. O link para saber mais sobre ele é http://www.minhasaga.org/guia

      Abraços e boa leitura!

  • Bianka Almeida

    Ola, Fabio! Gostaria de cursar medicina na Italia e seguir a segunda opcao (ja terminei o ensino medio, agora quero cursar um ano de faculdade aqui no Brasil e depois me candidatar a universidade na italia). Minha duvida e , esse um ano de faculdade no Brasil, tem que ser no curso que quero cursar na Italia, ou pode ser em qualquer curso?

    • Olá Bianka

      Não precisa não, basta que este ano tenha sido concluído para que você possa adicioná-lo aos anos de estudo e com isso conseguir a declaração de valor no consulado, te permitindo a entrar diretamente na universidade italiana. Abraços

  • Fabio, boa noite. Somos nascidos no Brasil, mas temos a cidadania italiana. Eu, meus dois filhos e minha esposa. Atualmente moramos em nosso veleiro na Sicilia (Licata). Meu filho Caio fez o enem para obter o certificado de estudos. Ele tem 20 anos. Você sabe se é possível obter a equiparação do certificado de conclusão do ENEM aqui na Italia? Ele desistiu do Brasil e quer continuar os estudos aqui na Italia.

  • Eliana

    ola fabio fiquei muito estusiasmada das suas informaçoes e gostaria de saber se vc sabe me dizer se eu sendo cidada brasileira e tambem italiana com diploma de maturidade italiana estou no momento cursando o primeito ano de faculdade de nutricao no Brasil oque preciso fazer para continuar o curso na italia visto wue tenho wue retornar com meu marifo por motivos de problemas de saude de sua mae. estou desisperata porque nao queria abandonat o wue comecei e sei que pra fazer nutricao ai tem que se fazer um tipo de vestibular; vc pode me dizer que na minha cituaçao e assim tenho que fazer a prova de ingresso ou so um teste de reconhecimento? desde ja te agraço.

    • Olá Eliana

      Você deve obter esta informação diretamente com a universidade italiana que pretende cursar, ok? Abs

  • Coralina Araujo

    Olá fabio…no meu caso eu faço engenharia de agrimensura aqui no brasil e ja estou no terceiro periodo,vou passar um ano na italia por conta de uma bolsa que consegui,mas gostaria de morar definitivamente lá e fazer o curso de engenharia civil,será que a universidade da italia aceitam as materias que paguei no meu curso atual ou vou ter que começar do zero??,por que ambos os cursos tem materias em comum.obrigada 🙂

    • Olá Coralina tudo bem?

      Para saber disso, você deve entrar em contato com a universidade que pretende estudar e verificar com eles se isso é possível, ok?

      Abs

  • Clayton Mumic

    Olá Fábio,

    O meu filho está estudando na Itália ( curso de língua italiana ) e já tem a cidadania italiana ( conseguiu este ano ).
    E como ele pretente seguir os estudos na Itália, estamos buscando informações para entender como funciona todo o esquema.
    Estou lendo as suas informações de estudo na Itália e ele tem somente o segundo grau ( ainda não começou a faculdade ) e pelo que entendí, ele teria que fazer mais um ano de estudo para se equiparar a quantidade de anos escolares que a Itália tem.
    Ele pretente começar os estudos em setembro do ano que vem…e de março a setembro do mesmo ano, ele irá aperfeiçoar a língua italiana e trabalhar com um amigo.
    Estou fazendo os comentários acima para te fazer a seguinte pergunta : Já que ele estará na Itália de março a agosto do ano que vem ( ” disponível ” para regularizar algum ajuste ), é possível ele fazer este ano faltante neste período?? Ouví falar que tem alguma coisa similar ao supletivo que tem no Brasil, isto é verdade??
    Como vc me orientaria, por favor??

    Abs

    Clayton

    • Olá Clayton

      Este “ano faltante” não se resolve apenas frequentando um curso ou escola durante um ano – é necessário neste caso obter o diploma di maturità, continue lendo os artigos sobre os estudos aqui na Italia que vai entender melhor ok?

      Abs

      • Clayton Mumic

        Olá Fábio,..

        Grato pelo pronto retorno.

        Dio Santo….Que loucura é essa!!! Estava lendo os próximos artigos e fiquei sem palavras, vc fez uma maratona!!!
        Desculpe em seguir com novas perguntas, mas o meu filho, como cidadão Italiano e europeu….Por favor, vc saberia dizer se tem algum outro país na europa ( o meu filho tbém fala inglês ), que seria mais “receptivo” para entrar em uma faculdade??

        Obrigado desde já

        Abs

        Clayton

      • Clayton Mumic

        Olá Fábio,

        Sei que ainda não deu tempo de vc responder, mas como já li todos os seus artigos ( que por sinal altamente claros e explicativos ), me surgiu mais uma dúvida….se o meu filho optar em seguir o mesmo caminho que vc, ele pode começar a mecher no processo para adquiri o tal diploma de maturità, logo no primeiro semestre de 2014?? Apartir de fevereiro/março do ano que vem…

        Abs

        Clayton

        • Olá clayton

          Não conheço o sistema dos outros paises europeus, porém sobre a pergunta dos estudos, aqui na Italia o ano letivo começa em setembro e termina em junho, portanto seu filho não conseguirá entrar no meio do ano, entendeu?

          Abs

  • Diego

    Fabio sou enfermeiro aqui no Brasil e gostaria de cursar medicina ai na Itália, esse tipo vestibular que vc mencionou é muito difícil? muito concorrido para medicina? tem que fazer algum cursinho para passar? Vc saberia me dizer? lembrando que vou tirar minha cidadania italiana.
    Grato desde já.

    • Olá Diego

      Não tenho a menor ideia, pois eu não o fiz – porém você encontra na internet simulados deste exame, dá uma olhadinha 😉

  • Ciao Fabio! Os cursos de graduação são em tempo integral ou parcial? E pode trabalhar e estudar também?

    • Olá Johnny

      Depende: entre no site da instituição que pretende cursar e veja a grade de horários.

      Abs

  • Anônimo

    Oi, Fabio, tudo bom?
    Estou pensando em ir para a Itália para fazer ou um Mestrado ou uma Pós-Graduação. Estou pesquisando bastante, mas não entendi a diferença entre Master 1º livello e 2º livello. Você saberia me explicar?

    Abraços

  • Ugo Zanchi

    Fabio,

    Voce poderia me explicar a diferenca entre:

    “Prova in ingresso per la verifica delle conoscenze”
    e
    “Prova di ammissione”

    Estou olhando isso na Universidade de Roma, link:
    http://www.uniroma1.it/corsiperfacolta/Scienze%20MM.FF.NN.

    • Ola Ugo

      Prova de ammissione é o equivalente ao vestibular – é aplicado quando um curso tem mais demanda do que oferta, e é classificatorio: só passam aqueles que atingirem a nota minima.

      O test do conoscenza serve para identificar se voce tem o minimo conhecimento exigido para ingressar num determinado curso, e nao é classificatoria: se o aluno nao consegue obter o minimo necessario, ele nao será impedido de entrar, mas deverá cursar as materias integrativas afim de atingir este conhecimento, entendeu?

      Abracos

  • Paulo

    Fabio,

    Dei uma pesquisada no blog mas ainda tenho as seguintes dúvidas:

    1) No meu caso, cursei o ensino antigo (11 anos) + graduação de 4 anos, somando 15 anos de estudo.
    O meu interesse é um mestrado na Itália. Pela lógica, para eu cursar um Master universitario di I Livello, tenho que cursar 1 ano de Laurea di I Livelli, certo? Pois um italiano para fazer o mesmo mestrado, cursou 13 anos de escola mais 3 da graduação de primeiro nivel, 16 anos.

    2) Essa lógica é a mesma caso eu prefira fazer uma Laurea Magistrale ao inves do Master di I Livello.

    Um abraço.

    • Paulo

      Tudo vai depender da dichiarazione di valore que o consulado vai te dar, eu sugiro que voce và atè o consulado com seus documentos e solicite a dichiarazione, eles vao analisar e te dirao qual tipo de estudos voce poderà realizar aqui na Italia, entendeu?

      Abraços

  • Oi Fabio Adorei saber disso … Muito Bom …

  • Oi Fabio Adorei saber disso … Muito Bom …

  • Grande Saga! Finalmente algo interessante e de procedência em matéria de cidadania e agora Universidades italianas. Parabéns!

  • Alw

    Muuuito útil esses seus posts sobre como ingressar numa universidade italiana.

  • Caro Fabio,

    Também estarei de mudança para a IT no próximo ano, e pretendo voltar a estudar quando estiver aí…
    No meu caso, eu perdi a última prova do último semestre devido ao nascimento do meu primeiro filho e assim a faculdade não liberou meu diploma final, eles querem que eu curse o último semestre de novo…eles que sonhem com isso aff rsrs
    Só tenho a declaração dos anos anteriores cursados, sem o diploma final….Ou seja, pretendo fazer outro curso na mesma área (Administração/Recursos Humanos)quando estiver por aí….
    Minha pergunta também é se preciso traduzir e legalizar (tomara que não!!!!!) os certificados/diplomas ?

    Desde já, muito obrigada!

  • Fabio,

    Estarei de mudança para a Itália no ano que vem. Sou formada em nutrição e tenho pós graduação também. Gostaria de saber se devo traduzir e legalizar meus diplomas e se em Portugal seria mais fácil valida-los para serem reconhecidos ai e na UE.
    Minha mãe é portuguesa, meu marido é bisneto de italiano (cidadania em andamento).
    O mesmo deve ser feito com os diplomas de meus filhos de ensino fundamental e médio?
    Muito obrigada.
    Abraços

  • Gra

    fábio, acho q é consenso geral da galera aqui, saber também como faz para fazer pós, mestrado ou doutorado na italia.. tem como “liberar” esse post pra gente ? rs..
    Baci

  • Olá Fábio,
    Ufffffaaa, fiquei mais aliviado sabendo que laureado entra “direto” sem aquele ano adicional, porém nem tudo são flores, creio eu que o grande problema deve estar em toda a burocracia para se efetivar a matrícula (documentos, autenticações, traduções, blá,blá, heheheh).
    Aguardo seu próximo post e veremos!

    Abraccio

  • Saga…ringrazio per il tuo Post.
    Sono Italo brasiliano facio la medicina in Brasile…cè una domanda…Sei troppo dificile per fare una specializzazione in una università pubblica in medicina in Italia ?
    Ciao e buona domenica !
    Roberto

  • legal falar sobre isso… um dia vou fazer uma pós na Itália… Acho que vc vai gostar desse curso, tem a sua cara.
    Abraços…