Lançamento do Guia Prático da Vida na Italia 2.0

Ciao a tutti

Parece que foi ontem que eu lancei o Guia Prático da Vida na Italia, quem aí se lembra?

Na verdade ele foi lançado no dia 22 de junho de 2015, e eu tenho que confessar que jamais passou pela minha cabeça que pouco mais de 6 meses depois ele já teria sido vendido para cerca de 760 leitores, muitos dos quais mudaram completamente de vida após adquiri-lo.

Claro que quando lançamos um produto, escrevemos um artigo ou até mesmo gravamos um vídeo, pensamos em atingir um número considerável de pessoas.

Mas a verdade é que sempre partimos do zero!

guia

Nunca sabemos se efetivamente um vídeo vai alcançar 1000 visualizações, um artigo vai ser lido por 100, 200 ou 500 pessoas.

Basta pensar que este humilde blog recebe cerca de 100.000 visitas todos os meses, e quando o lancei em dezembro de 2006 (caramba, este ano completamos 10 anos de blog!) mal tinha 20 visitas semanais 🙂

E esta é a mensagem que eu quero compartilhar com cada um de vocês: não importa o tamanho do sucesso que temos, ou quão superlativo são determinados números: todos partimos do zero!

Eu tenho recebido muitas mensagens sobre o vídeo que eu publiquei Não Desista dos Seus Sonhos (clique aqui para assistir) de pessoas compartilhando comigo os medos e anseios que eles tem.

E após assistir o vídeo, muitas destas pessoas tiveram coragem para não deixar se abater pelas mensagens negativas, e estão correndo atrás dos seus sonhos!

Saber que de alguma forma pude contribuir com isso, é que faz toda a loucura e correria do dia a dia vale a pena!

Por isso a mensagem que eu deixo a cada um de vocês hoje é essa:

Não importa quanto sucesso alguém tem, lembre-se que, assim como você, ele também partiu do zero!

Não vou fazer jabá do Guia aqui, até porque quem segue o blog já sabe como adquiri-lo, vou apenas deixar o link para conhece-lo melhor, caso alguém ainda não tenha tropeçado com ele de alguma forma.

Um enorme abraço a todos e até o próximo artigo!

  • Oscar Fantozzi

    Boa noite Fábio! Quero muito adquirir o ebook, tem como disponibilizar boleto?não tenho cartão de crédito 🙁

  • Gibets

    Olá Fabio, tudo bem?
    Vi que você recentemente nao responde mais perguntas por nao ter uma nova, mas acho que essa é nova, lá vai:
    Caso o antenato tenha sindo naturalizado, devemos pedir a CPN (que por sinal agora deve ser solicitada por protocaolo eletronico, nesse link: http://protocoloeletronico.mj….. Pois bem caso na portaria da naturalizacao os dados estejam errados. Isso sera aceito pelo comune ou nao?
    Por exemplo no meu caso, seu nome era FERRO FEDERICO REMIGIO. Aqui no Brasil todos documentos estao como EMILIO FERRO e sua data de nascimento errada. corrigir seus documento é o basico, mas corrigir uma CPN acho que é um pouco mais complicado.
    Sei que é bem expecifica a pergunta, mas deve ter varias pessoas com esse problema.
    Abracos.

  • Luciano De Luca

    Olá Fábio, boa tarde.

    Comprei o guia prático 1ª edição, e até agora não recebi a atualização.
    Isso será enviado para o meu e-mail para eu baixar novamente?

    Abraços,
    Luciano.

    • Olá Luciano mande uma mensagem para o email de suporte do Guia que eu te oriento sobre a atualização. Abraços

  • Rodson Pagotto

    Olá Fabio, não consigo abrir o link para comprar o Guia. Grato!!

  • Marino Zinobile

    Olá Fábio. Logo após efetuar o pagamento, fui direcionado para uma página com o link do livro, Tentei baixar no meu Dropbox mas não deu certo. A pagina travou e fechou. Agora não consigo mais encontrar o link para baixar o Guia. Pode me ajudar? Onde encontro este link? Será que você pode me mandar de novo por email? Lembro até de ter visto que o arquivo tem por volta de 8MB de tamanho. Já enviei alguns emails solicitando ajuda para meu problema, mas ainda não recebi uma resposta. Fico no aguardo. Obrigado

  • Leandro

    Olá Fabio, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho! Acompanho você há algum tempo e tenho certeza que você ajuda muitas pessoas a realizarem seus sonhos.
    Estou morando em Milão tem alguns dias, vim fazer um mestrado por aqui. Minha esposa veio comigo e como tenho a cidadania italiana reconhecida, ela tem o direito ao Permesso di Soggiono. Fui informado que para solicitar o Permesso a ela, preciso primeiro declarar residência ao comune de Milão. Procede? O problema é que quando fui ao Comune me pediram um contrato de aluguel, o que não tenho, pois aluguei um apartamento pelo Airbnb. Você sabe se existe alguma forma para que eu possa declarar minha residencia aqui, mesmo não tendo um contrato padrão de alguel? Pois aparentemente, sem minha residencia declarada não consigo fazer nada nem mesmo pedir carteira de identidade ou me inscrever no serviço de saúde.

    Muito obrigado por sua atenção e parabéns mais uma vez pelo seu trabalho!
    Abs.

    • Olá Leandro

      Sua esposa só passa a ter algum tipo de direito aqui, se você for residente – o simples fato de ser cidadão italiano não te dá direito a dar nenhum tipo de benefício a ela, entendeu? Ou você é residente, ou está de passagem – neste último caso não há direitos. Abraços

      • Leandro

        Olá Fabio! Obrigado por responder! Entendo perfeitamente! Tendo em vista que aluguei o apartamento pelo Airbnb e não tenho contrato, sabe se existe alguma forma de eu conseguir declarar minha residência? Uma declaração do proprietário do apartamento talvez?

        Obrigado mais uma vez!

        • Oi Leandro, é impossível responder esta pergunta, pois eu não sei como o imóvel está cadastrado no comune. Se ele é cadastrado como uma estrutura turística, você não conseguirá jamais dar entrada na sua residência nele – somente o proprietário pode tirar esta sua dúvida, ok? Abraços

          • Leandro

            Obrigado pela resposta, Fabio! Vou procurar saber com o proprietário! Grande abraço!

  • Sara

    Oi Fabio, tudo bem?

    Estou planejando ir para a Italia para ter minha cidadania reconhecida, mas é difícil escolher para aonde ir. Li que alguns comunes (especialmente no Norte) podem ser problemáticos. Você que vive na Toscana, tem algum comune aí que pode ser “chato” também? Estive pensando especialmente em tentar ir para Prato, o que acha?

    Espero sua resposta. Muito obrigada!

    • Olá Sara infelizmente é impossível responder este tipo de pergunta, até porque um comune bom hoje, amanhã pode se tornar péssimo, não há como saber ou opinar.

      Abraços

      • Sara

        Oi Fabio, obrigada por responder 🙂

        Entendo, só gostaria de saber se você tem alguma experiência com esse comune (Prato) ou se já ouviu algum relato sobre ele?

        Como consultor, você só trabalha no comune da Toscana? Você também pode prover (ou ajudar na busca de) um apartamento aí? Caso a resposta seja sim, você tem vagas para 2017?

        Espero sua resposta. Muito obrigada!

        • OI Sara

          Não conheço Prato não e nunca conheci ninguém que tenha realizado o processo por lá.

          Em relação ao nosso trabalho, estamos fechados por tempo indeterminado, atualmente estamos prestando consultoria somente ajudando quem está vindo realizar o processo sozinho, seja através do Guia Prático (www.minhasaga.org/guia), seja respondendo das dúvidas pontuais e analisando os documentos na Área Vip (www.minhasaga.org/areavip). Abraços

          • Sara

            Oi Fabio,

            Que pena! Então vocês não conseguem mais ajudar no quesito do aluguel de um apartamento?

            Nesse caso, existe uma assessoria que você pode recomendar, ou diretamente uma imobiliária ou algo do tipo para alugar um apartamento aí?

            Espero sua resposta. Muito obrigada!

          • Sara

            Se puder me mande um email saraicdp@icloud.com 🙂

  • Flávia

    Olá, Fábio

    Seu trabalho é fantástico! Meus parabéns!

    Um dúvida: entrarei com o meu processo no consulado de São Paulo. As cópias do documentos precisam der 2a via simples E de inteiro teor ou apenas a de inteiro teor?

    Muito obrigada desde já,
    Flávia

    • Olá Flávia todas as certidões brasileiras devem ser em 2ª via original e no formato inteiro teor, é assim que você deve solicitar aos cartórios 😉

      Abraços

      • Flávia

        Muitíssimo obrigada!

      • Jonas Peiter

        boa noite Fabio gostaria da minha resposta vi que respondeu diversar pessoas e a minha pergunta ta sem resposta pq?

  • Jonas Peiter

    Bom dia Fabio tudo bem:

    Sou Jonas Maciel Peiter sou do Paraná e novo no seu blog ,minha cidadania ja esta sendo encaminhada mais tenho problemas com o agendamento da legalização, dos documentos entro todos os dias no horario de roma, a meia noite uns minutos antes mais não consigo agendar minha irma ja tem a cidadania eu preciso da legalização dos documentos italianos tem umas forma de entrar mais rapido pra agendar , ou nem preciso caso minha irma tenha .

    Agradeço por ter montado esse blog para ajudar as pessoas a conseguirem sua cidadania

  • Adriana

    Ola Fabio, tudo bem? Meu antenato casou-se aqui no Brasil em 1906 e consegui uma certidao da igreja, na época não havia cartório na cidade. A lei brasileira diz que casamentos realizados em igrejas tinham efeito civil ate 1890, se não me engano. Então, a minha certidão não servirá. Se realmente não houver um registro em cartório, significa que não poderei seguir com a minha saga? Ou tenho outra alternativa?
    Obrigada pela maravilhosa atitude de ajudar a todos que o procuram. Abraços, Adriana

    • Adriana

      Ah, Fabio, encontrei este mesmo antenato no arquivo militar de Padova, com a informação sobre o comune onde nasceu, enviei um email ao comune solicitando a certidão de nascimento, dez dias depois (19/02/2016) enviei a “cobrança”, conforme suas orientações no sagabook, mas até agora nada, nenhuma resposta, positiva ou negativa. Como proceder?

      • Olá Adriana infelizmente nem todos os comunes respondem rápido ou sequer respondem – escreva mais uma vez a eles solicitando uma previsão, em que ano ele nasceu? Se foi antes de 1871 não está no comune mas sim na igreja, ok? Abraços

        • Adriana

          Oi Fabio, ele nasceu em 1880, em Piombino Dese. Anexo ao primeiro email encaminhei cópia da tela do Arquivio di Leva, será que fiz mal?
          E quanto a minha dúvida inicial sobre a certidão de casamento, você tem alguma sugestão? Obrigada, abraços, Adriana

  • André Giaquinto

    Oi Fábio, bom dia. Comprei o guia anteriormente, porém, não recebi o link para atualização. Você tem alguma previsão de quando estará disponível?