Cidadania italiana. Consegui a minha, e agora?

Hoje proponho a vocês um vídeo que complementa um artigo que escrevi em 2007 e que ainda continua mais atualizado do que nunca!

Nele, aproveito a pergunta que recebi do leitor Rodrigo Passarelo sobre a vida aqui na Italia, para responder também algumas dicas, como por exemplo estas:

Aprenda as frases mais comuns, entre elas: non parlo bene l’italiano, ma sto imparando!

Durante o seu processo de reconhecimento crie situações e interações sociais. Saia de casa!

Ao chegar aqui na Italia, ao menos no início, comporte-se como se fosse um convidado.

Por mais que a Italia seja a “sua casa” você nunca moveu uma pedra para a sua construção – apresente uma boa primeira impressão!

cidadania italiana

Use bem a sua dupla cidadania: seja brasileiro no Brasil e italiano na Italia. Não misture as coisas!

Afastar-se de brasileiros. Na melhor das hipóteses você vai aprender sobre os diversos sotaques que existem… NO BRASIL.

Na maioria dos casos quem vai te mostrar os caminhos e principalmente os atalhos de como crescer e viver será quem nasceu aqui e conhece a fundo o sistema!

COISAS QUE PARECEM BOBAGENS, MAS NÃO SÃO

Muitos podem achar que as pequenas sugestões citadas acima são bobas, mas só quem vive aqui há tanto tempo sabe que elas são importantíssimas, pois refletem não apenas ações, mas sim a forma de pensar e se comportar.

Já em 2007 eu dizia que ser cidadão de um país é muito mais do que apenas um pedaço de papel.

E independente dos motivos pelos quais você quer obter o reconhecimento da sua cidadania italiana, é importante que você também tenha isso em mente, mesmo que neste momento ainda não entenda a importância destas afirmações.

Portanto, assista o vídeo e caso tenha dúvidas ou até mesmo tenha uma história parecida para compartilhar comigo, por favor deixe um comentário logo abaixo deste artigo, combinado?

Se gostar do vídeo por favor compartilhe nas suas redes sociais 🙂

  • Valtair

    Ola moro na Inglaterra e fiz a naturalizacao aqui mesmo.Poren, pra fazer o pedido do passaporte demora mais de 4 meses(sistema de agendamento) e gostaria de saber se caso viajasse pra Italia conseguiria fazer a ID ou mesmo o passaporte mais rapido?

    • Olá Valtair, infelizmente não, pois você sendo residente em UK deve efetuar o pedido do passaporte aí mesmo. Abraços

  • Telma Oliveira

    Fabio!bom dia! Por favor, gostaria de saber se há desvantagens em ser um ítalo-brasileiro, se isso pode acarretar em pagamento de impostos para os dois países, obrigação com exército no caso dos homens ou se por exemplo, eu viajar pra europa e entrando com passaporte europeu e caso precise de ajuda, não terei ajuda do consulado brasileiro… obrigada! abs

  • Olá Francesco basta clicar diretamente no botão do link http://www.minhasaga.org/areavip – você será redirecionado automaticamente para a página do PayPal e tudo será feito automaticamente pelo sistema, ok? Abraços

  • Francesco Meneguello Brenelli

    Olá Fabio! Estou tentando comprar a assinatura para a Area vip, mas o site do paypal não está abrindo, será que o link está com algum problema?
    Estou muito feliz por ter encontrado o seu site, muito grato pelas informações aqui compartilhadas! Abraço!

    • Olá Francesco tudo bem? Aqui tá tudo certinho, veja se não é um problema no seu navegador, ok? Abraços

  • Renata Minetto

    Fabio, boa tarde. Primeiramente gostaria de agradecer as dicas, é muito útil!!
    Tenho uma dúvida, hoje fui buscar uns documentos no cartório e uma pessoa ouviu minha conversa sobre a cidadania com o funcionário e disse que trabalhava com assessoria de cidadania fazendo o processo na Itália e então me disse que mesmo sendo pela linha paterna, o seu antenato, você deveria ter também os documentos das conjuges, isso procede? Fiquei meio confusa, pois aqui no minha saga nunca vi este tipo de informação. Varia de comune pra comune, ou existe alguma lei que informa sobre os documentos que devemos apresentar?
    Obrigada!

  • Gisele Kretzer

    Bom bom teus vídeos Fábio!

  • Maria Laguardia

    Oi Fábio !
    Para começar, tenho que dizer que seu blog eh quase uma bíblia para mim! me identifico com todos os seus vídeos, de perfis de imigrar, aprendendo o italiano…todas suas dicas..que.ja fiz (rsrs!)

    Já estava pensado em traduzir meu diploma e curriculum, mas estes precisam ser juramentados tb, pois já queria chegar na Itália preparada!rsrsr

  • Patricia Milan

    Olá Fábio, já assisti o seu vídeo sobre o procedimento para aplicar o VISTO PARA O CONJUGE depois que já estiver com meu passaporte italiano em mãos, e vc disse que no Brasil esse serviço é gratuíto e que só deixamos pago o valor do sedex para eles enviarem os passaportes de volta pelo correio certo?
    Porém meu esposo não quer ter que esperar os 6 meses aqui no Brasil enquanto eu fico na Itália sozinha…sei que é possível pedir o visto aí na Itália, e vc já falou das complexidades, então preciso saber QUANTO EU PAGARIA POR ESSA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO aí na Itália, e se vc presta essa assistencia? aguardo ansiosa o seu retorno!! Vídeo perfeito…assim como todos..parabéns e muito obrigado!!!

  • Renata

    Oi, Fabio! boa tarde.
    Obrigada pelo conteudo do site, é muito bom e serve como uma luz na escuridão para nós que estamos lidando diariamente com nossas “proprias sagas” rsrsrs

    Eu estou com uma duvida e gostaria de pedir sua ajuda. Tem certidão no meu processo que completou 2 e anos e dois meses de emissão, legalizada pelo ERESP, porem, não traduzida e não legalizada no consulado. Estou tentando diariamente marcar no consulado. Você acha que essa data pode vir a ser um problema no meu processo quando eu for legaliza-la?
    Muito obrigada desde já por nos ajudar!
    Abç, Renata

    • Olá Renata o consulado em SP não coloca mais limites na emissão dos documentos brasileiros, fique tranquila. Abraços

  • Bruno Chiavelli

    Fábio,
    Você comenta sobre como viver em outro pais da UE com a cidadania Italiana.. Tem algum artigo seu sobre isso?

    Gostaria MUITO de ter essa informação pois muito se diz sobre as “facilidades de viver como europeu” mas na prática nao se fala muito. Por exemplo, aluguel de casa, contratação por empresas etc.

    E também como faço para comprar a Marca da Bollo per passaporto em outro país europeu. Tenho quer ir ao consulado italiano neste país?

    Graziee

    • Olá Bruno aqui temos uma sessão “Italianos pelo mundo” onde o pessoal conta como é viver como italiano por aí, dá uma procurada, ok? Abraços

  • Mario Fernando Boniati

    Você faz o “codice fiscale” em qualquer consulado do Brasil!

  • Estevão Busato

    Acho que um bom lugar para interagir é um café, bar, etc. Se tornar frequentador “frequente”, daqueles que todo final de tarde dá uma passada. De preferência aqueles que, como você disse, tem os velhinhos. Esses tem história para contar e disponibilidade para ajudar.

  • silvana

    Olá Fábio, super bacana suas dicas. Estou concluindo a documentação aqui no Brasil e levarei para Italia em março 2016. Vou com a familia: marido e 3 filhos. Como está a vida no País? Estamos estudando italiano, para tentar interação com os italianos. Muito obrigada!

    abs,

  • Diogo Nunes de Almeida

    Fábio gostei muito do seu video, acho que esse ponto é fundamental: a lingua italiana, o que muitas pessoas pouco valorizam, sempre querem o passaporte italiano mas a lingua que é bom não se esforçam. Sempre estudei italiano, e nas vezes que estive na Italia (nunca morei), sempre perguntaram como eu falava tão bem, perguntavam se estava morando lá, claro, motivo de orgulho sempre !

  • Bruna

    Olá Fábio,

    Tenho dupla cidadania e estou indo viver por 8 meses na Itália para fazer um estágio de pós-doutorado, remunerado pelo Brasil. Fui orientada a abrir uma conta em um banco italiano para q eu possa receber meu pagamento em Euros. O único documento Italiano que tenho é o passaporte, porém me informei que necessitaria do RG e do código fiscal italiano para abrir esta conta. Como obter essa documentação? É necessário pedir o permiso de soggiorno? Estou alugando um mini apartamento em um hotel, esse endereço vale como comprovante de residência?
    Agradeço muito sua atenção!

    • Olá Bruna tudo bem?

      Se você é cidadá italiana não precisa pedir nenhum tipo de visto ou permesso para vir ao seu pais! Sobre os documentos italianos, entre no nosso canal de vídeos no Youtube e procure o vídeo “Consegui minha cidadania, e agora? – BUROCRACIA”. Abs

      • Bruna

        Obrigada Saga,

        Muito útil a informação!

        Um abraço

  • Fred

    Ciao,

    Gostaria de saber se tem alguma perpectiva de votação na lei favorecendo todos os descendentes maternos?

    Saluti.

    Fred.

    • Olá Fred tudo bem?

      Infelizmente nada em vista…

  • Décio

    Fabio, antes de tudo parabéns pelo excelente trabalho que você realiza.
    Uma dúvida, que na realidade é apenas uma curiosidade.
    Em um vídeo você comenta, se não me engano, que um funcionário do comune pensava que você tinha nascido na Itália e que se surpreendeu quando soube que você tinha nascido no Brasil.
    Pois bem, você está na Itália há quase 7 anos, quando você fala com um italiano ele não percebe nenhuma diferença ou sotaque?
    Como eu AINDA não falo italiano, evidentemente não consigo identificar nenhuma diferença entre você falando e um italiano nascido na Itália. Para mim é exatamente igual.
    Aliás, eu mesmo, quando falo em português tenho a impressão de não ter qualquer sotaque, mas quando converso com pessoas de outro lugar eles percebem a minha origem na hora.

    • Olá Décio

      É isso mesmo – eu acredito que estudar uma língua não deve ser apenas para poder compreender e ser compreendido, sempre me esforcei para falar como os nativos do lugar. Obviamente que isso requer muito mais estudos e muito mais esforço, principalmente no estudo da lingua italiana que tem uma forma bastante peculiar – como os gestos, a entonação de voz, etc.

      Porém não existe nada mais prazeroso do que alguém se espantar com o fato de você falar tão bem a língua do lugar onde você vive, sabendo que você não nasceu ali 😉

  • Paula

    Achei ótimo o vídeo! Os brasileiros têm umas manias horríveis, principalmente quando a pessoa é mais ignorante, tendem a se isolar e só querem falar com brasileiro, é terrível! Sempre que viajo para o exterior, fico longe de brasileiro pq é só atraso, além de alguns comportamentos que fazem a gente passar vergonha, como gritar e querer falar português o tempo todo.

  • Vania

    Sempre generoso com todos que buscam uma orientação..
    Muito bom!!!!
    Abraço
    Vania

  • RM

    Show de bola! Mais uma vez obrigado!

  • Claudia

    Oi, Fabio!
    Estou tentando fazer o download da circolare 68 e 32 pelos links que encontrei aqui no site, mas aparece a mensagem “File not found”. Você pode me enviar elas por e-mail?
    Abraços e obrigada!!

  • Rodrigo Passarelo

    Ciao Fábio,
    Ótimo vídeo, bem esclarecedor.
    Obrigado pela citação e ficamos aguardando o 2º vídeo.
    Se for possível abranger neste 2º vídeo, os caminhos para quem quer abrir empresa na Itália (aos empreendedores, caminhos, custos, etc) e qual tem sido um ganho mínimo mensal para quem é empregado.
    Ti saluto, abraço,

  • Anônimo

    Parabéns!!!! Excelente vídeo… como sempre suas dicas são muito valiosas!

  • Fabrizio

    Vídeo super interessante. Porém é lamentável que tudo que você disse precise ser sugerido às pessoas e não uma coisa que deveria ser expontânea. Afinal somos todos italianos!

  • Muito legal, Fabio!
    Você divertido como sempre 😀
    abs

  • Anônimo

    Muito boom

  • GiuseppeJr

    Fábio, essas dicas são importantíssimas!!
    Quando fui requerer minha cidadania em Parabiago (MI), tive que ir no Comune algumas vezes sozinho, na 1ª semana peguei o trem e o metro sozinho com o livrinho da Folha e dicionário na mão e fui me virando, indo açougue, na feira, e ai em 3 meses estava conseguindo me comunicar. Em Setembro eu volto pra Itália! Amo a Itália!

    • Thais Leonardi

      Bom dia, como foi requerer a cidadania em parabiago, demorou?

  • Anônimo

    Bravissimo.
    Além do segundo video, você também poderia fazer um video das diferenças culturais e costumes que só sabe quem mora ou já morou na Italia.
    Auguri !

  • Renan Sacilotto

    Aguardando ansiosamente o próximo vídeo!