Vale a pena emigrar ao exterior?

Ciao a tutti

Há algum tempo gravei um vídeo onde eu compartilho algumas ideias sobre o assunto “emigrar ao exterior“.

Como nosso público cresceu assustadoramente nos últimos meses e o vídeo foi gravado em 2013 (embora as informações contidas nele estão atualizadíssimas!), sei que muita gente ainda não teve a oportunidade de ve-lo.

EMIGRAR AO EXTERIOR – VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

emigrar ao exterior

Neste vídeo, proponho algumas perguntas que considero importantíssimas a todos aqueles que pretendem deixar o seu país e se aventurar pelo mundão afora, em especial:

  • Por que você quer emigrar?
  • O que você sabe em relação ao país que pretende emigrar?
  • Quais os pré requisitos que este país exige para morar legalmente? Ele exige visto? Tem custo?

E a última mas não menos importante:

– Você está disposto a deixar o conforto do seu lar para “começar do zero” neste novo país?

Então assista o vídeo e em seguida deixe aqui embaixo o seu comentário, para que eu possa saber em qual fase da sua preparação você se encontra e se, você realmente tem o perfil para emigrar!

Um grande abraço e arrivederci!

  • Roger Terassani

    Boas Fábio

    Estou com uma duvida.
    Estive a procura entre parentes de documentos dos meu bisavós e tataravos, e encontrei. Entretanto, descobri também que o italiano que imigrou para o Brasil, passou pela argentina e lá o casal no próprio consulado italiano de lá, mudaram de nome e sobrenome!!
    E agora como devo proceder?? Se puder me ajudar, desde já fico grato!!

    Abraço!!

  • Bruno Chiavelli

    Fábio, primeiramente parabéns pelo video e o site.

    Morei 2 anos na França como estudante, dei uma volta pela Europa (inclusive la Bella Italia) e acrescentaria aí uma 5a pergunta:
    – VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A DEIXAR QUE O BRASIL SAIA DE VOCÊ?

    Me explico: vi inúmeros brasileiros, emigrantes p trabalho, filhos de pais brasileiros com estrangeiros e até mesmo estudantes que não conseguiam deixar o Brasil. É aquele caso do “eu saio do Brasil, mas o Brasil não sai de mim”.

    Não estou dizendo que devemos esquecer nosso maravilhoso país, mas me refiro que se emigramos temos que ter mente aberta de viver como os nativos, experimentar coisas do país, a cultura, etc etc. Acho muito “pobre” quem vai para um país como a França e Italia p.ex. e quer comer feijão com arroz e farofa todo dia. Deixe-se mergulhar na cultura, na gastronomia.. viva o seu país! E quando sentir saudadades compre um guaraná no mercadinho latino haha

    Grande abraço

    • Olá Bruno tudo bem?

      Sensacional a sua observação, concordo plenamente!

      Outro grande abraço!

  • Luciene Fernanda Barros Scarav

    Ótimo artigo. Quando eu e meu marido ( na época noivos ) começamos a pensar em reconhecer a cidadania italiana nos informamos bastante a respeito. Assisti TODOS os seus vídeos, li acho que todos os seus artigos, já fazia aulas de italiano, comecei a assistir RAI, ver vídeos de quem morava na Itália, comecei a curtir no facebook igual uma louca páginas de jornais italianos. Mas ainda não conhecia a Itália. Pensamos em usar nossa lua de Mel para fazer o processo todo de reconhecimento mas ficamos com medo de como era na verdade o país. Fomos de lua de Mel e ficamos 1 semana (não é um tempo considerável para se conhecer um lugar mas era o q tinha pro momento, rs) e nos apaixonamos por tudo. Voltamos e agora depois de 2 anos estamos indo se Deus quiser pra ficar.

    • Olá Luciene que bacana, espero que vocês retornem 🙂

  • Katia

    Tenho muita vontade de morar na Itália, mas não sei qual a cidade ideal. Quero saber se é difícil de arrumar emprego, se o custo de vida é caro, se o salário mínimo é compatível com o valor de aluguel de imóvel e como faço para me tornar uma cidadã italiana.
    Desde já agradeço!!!

    • Fabio Barbiero

      Olá Katia tudo bem?

      Adquira o Guia Prático da Vida na Italia, lá eu ensino como procurar emprego e tudo mais relacionado com o assunto, o link é http://www.minhasaga.org/guia.

      Abraços

  • Fabio, já fiz algumas perguntas em outras postagens tuas e comentei que eu e meu marido iremos para a Itália, mais precisamente Milão, no ano que vem. Minha dúvida nesse caso seria em relação a tal crise que se fala tanto. Pois já vi brasileiros que moram lá dizendo que não tem emprego, que não vale a pena ir, bem como já vi outras pessoas dizerem que mesmo com crise vale a pena, bla bla bla. Qual a tua opinião? Porque vamos com uma reserva de dinheiro para nos manter inicialmente mas a nossa ideia é trabalhar!

    • Olá Lisa

      Eu costumo não entrar ou falar sobre este assunto, pois isso é muito pessoal. Sempre trabalhei no Brasil, jamais fiquei desempregado enquanto muitos amigos reclamavam da vida e diziam que vivíamos em crise. Portanto minha opinião é que quem quer trabalhar sempre vai encontrar algo pra fazer, embora no exterior existe o problema da língua e dos costumes – que talvez sejam o grande problema de quem emigra, pois o nível de cohecimento da lingua italiana e a compreensão da cultura do pais será proporcional ao sucesso: quanto maior, melhor, entendeu?

      Abs

  • Elisabeth

    Muito boa as suas perguntas!! Ajudam na hora de decidir! Vc ajuda muito as pessoas que pensam em viajar para outros Países.Parabéns

  • Anônimo

    Grande Fábio! Informações preciosas com bom humor e espontaneidade! Achei bem interessante sua idéia de expor vídeos do cotidiano vivendo na bota! E muito me interessou também seu comentário de crer ser um dever todo jovem passar um tempo em países diferentes do seu! Me diga uma coisa? Existe na Itália algum projeto, tipo ONG, que recebe estes jovens e transmita algum conteúdo aos mesmos para não deixá-los a relva e ampará-los? Digo isto por experiência própria, onde desde jovem sempre programei minha ida para Itália, e por percalços da vida, e até mesmo somado ao temor, cá estou no Brasil, e já além quarentão! rs Mas busco cidadania italiana desde 2007 pelo consulado de Sampa (agora estão atendendo 2004!!!), através de meu pai e extensível a meus filhos, provindo daí meu interesse e idéia similar a sua de mandá-los para estudar em breve. E claro… meu sonho não acabou! rsrs Apesar de ser Tiozinho! rs Obg pela paciência, e mais uma vez agradecido pelos informes, e parabéns! Faz bem ajudar ao próximo! Ciao

  • Ju

    Como sempre ótimas dicas, ótimo vídeo Fábio 😉

  • Muito bom vídeo Fábio.. Essas dicas são de extrema importância para nós que um dia pretendemos sair daqui do Brazil…
    Ah… e também excelente ideia dos videos que você irá fazer sobre as coisas do dia a dia!!!

    Parabéns e sucesso sempre!!!!

  • Ótimo video, parabéns!