9 anos do Aniversário da Minha Cidadania Italiana

Pois é, no último dia 24 de dezembro de 2016 completou-se 9 anos do aniversário da minha cidadania italiana.

E como já tinha acontecido nos últimos anos, eu simplesmente esqueci da data!

Hoje me peguei pensando, e acho que todos os problemas que eu passei, tudo que eu tive que enfrentar durante o meu próprio processo, me assombrou durante alguns anos.

Foram tantos problemas, tanta gente torcendo contra – e milhares torcendo a favor, tenho que admitir – que talvez não me lembrar da data do meu reconhecimento, é um bom sinal.

– Ah Fábio pó pará! Como esquecer da data do SEU RECONHECIMENTO pode ser um bom sinal?

É um bom sinal, porque hoje eu não associo mais a Minha Saga com o sofrimento daqueles 6 meses que eu passei para realizar o meu processo.

A grande maioria dos leitores atuais do blog não tem ideia do que foi chegar na Itália no dia 13 de junho de 2007 e passar por tantos obstáculos para chegar ao dia 24 de dezembro, e conseguir receber a minha carta d’identità italiana por volta do meio-dia.

E mais engraçado é que este artigo, completamente sem pé nem cabeça, escrito do nada, é um pouco reflexo daqueles tempos…

Pois o blog era o meu refúgio.

Foi aqui que eu me escondia dos problemas, era aqui que eu tinha os meus amigos e companheiros, que através dos comentários me davam força para continuar.

E cá estou – amanhã vou publicar um artigo: “O melhor de 2016” compartilhando um monte de coisa bacana que aconteceu comigo neste ano.

O MUNDO É REALMENTE REDONDO

Engraçado ver com o mundo dá voltas:

Num dia você não sabe se vai ter dinheiro para pagar o próximo aluguel; no outro você está hospedando amigos e familiares na sua casa, que vem ao exterior te visitar…

Falando em coisa bacana, já que muitos de vocês que estão aqui não tem ideia do que era o blog Minha Saga em 2006, 2007, 2008 e assim por diante, quero compartilhar algumas imagens do post que escrevi no dia da minha assinatura, vejam só e prestem atenção como era o layout do blog naquela época:

 

Até meados de 2010, o blog era hospedado no Blogger – e talvez muitos também não saibam, mas antigamente, blog era sinônimo de diário de adolescente.

Por isso não existia nenhum blog sobre cidadania italiana, o gordinho aqui foi o primeiro a se aventurar nisso.

E hoje é legal ver tantos blogs e sites sobre cidadania, tanta gente compartilhando o Sagabook, tantos outros criando canais no Youtube também.

O TIO DA CIDADANIA ITALIANA

Putz, acabei de me dar conta que sou o Rafinha Bastos da cidadania italiana.

Aliás, o único lugar onde se falava sobre cidadania italiana, era no finado Orkut, através de um punhado de comunidades.

Mal existia o Google senhoras e senhores, sou da época do Cadê (ok, melhor parar por aqui e ir dormir…)

Bom, antes de terminar este artigo, quero também deixar aqui registrado alguns comentários originais, deixados pra mim nos dias seguintes da publicação do meu reconhecimento:

Pois é, final de ano é isso: você começa a refletir sobre a vida.

Começa a lembrar do que passou e quando menos espera, tá revivendo um bocado de coisas – e que felizmente no meu caso – uma história com final feliz.

Quer dizer final não, pois mesmo sendo o tiozão da cidadania italiana, ainda tenho muito que ensinar, e aprender!

Um grande abraço a todos e nos falamos amanhã, no último artigo de 2016!

  • Ana Paula Souza

    Parabéns Fabio, com sua ajuda, eu e um amigo conseguimos a cidadania (Genova e Udine) sem grandes problemas, e já trabalhamos por aqui (ele na Espanha e eu continuo em Genova). Espero que o site ainda tenha muitos e muitos anos a frente! Abraços!

  • Rodrigo Brancaglion

    Olá Fabio, acho que é meu primeiro post aqui. Não sou muito de escrever sobre minha vida e tal, mais vendo este post, me senti na obrigação de falar com você. Quero compartilhar algo que também aconteceu comigo. Em 05/05/2016 dei entrada na documentação da cidadania e em 07/12/2016 fui retirar minha documentação (Eu já tinha sido informado em setembro/2016 que minha documentação estava pronta, mais só pude ir retirar neste dia, pois eu estava esperando para tirar férias junto com minha esposa). Mas o mais legal que também quero compartilhar é que muito foi graças a Deus, minha esposa e a você, que meu reconhecimento da cidadania foi realizado. Pois no dia 01/01/2016 comecei a ver os seus vídeos diários da série e com isso e algumas pesquisas consegui toda a documentação. Não pude fazer minha documentação sozinha na Itália e decidi contratar um assessor para isso. Hoje somos grandes amigos. Bem só quero te agradecer por ter me ajudado e cumprido minha grande meta de 2016.

  • Rafael Sacramento Ribeiro

    Fabio é cara no final do sempre paramos e refletimos sobre o que passamos neste ano , algumas coisas ruins , outras boas , o importante e sempre ver o lado positivo das coisas, acompanho seu trabalho nao faz tanto tempo, mas sei que voce e uma referencia, cheguei ate o minhasaga por indicação e sempre que possivel faço o mesmo, pois informação , conhecimento e bom que chegue a todos que estão nessa caminhadae nao so na cidadania , mas tambem de como funciona a vida na Italia. Voce traz para nos, nao só informações de cidadania , mas tambem esperança, fé e exemplo de profissional, Qualidade e melhor que quantidade. Abc , fique com Deus e Feliz ano novo.

  • Valeria BM

    Fábio agradeço por você existir! Acompanho todos seu artigos, vídeos e manuais( li todos e adorei!). Você é quem nos dá a maior força para essa jornada da cidadania, sempre com um conselho, dica e uma palavra de força. Você é uma pessoa iluminada, abençoada! Desejo tudo de bom e que quando for aí, fazer meu processo pretendo te conhecer! Deus te abençoe!

  • Rodrigo Barelli

    Eu lembro bem deste dia… toda vez que retorna nestes assuntos eu me recordo… sempre acompanhei sua saga… lembro que tinha um site que se chamava Muzzarella, onde encontrei o material que me norteou na minha busca… que em 2012 consegui terminar aqui no Brasil… qdo iniciei meu percurso… lá nos idos de 1997, eu usava a internet discada….. abraços.

  • Paula

    Parabens pela trajetoria de sucesso Fabio!