Feriado na Italia – Dia da Befana

Hoje é o último dia da série de feriados que se arrastam desde o Natal: é o Dia da Befana!

dia da befana

A Befana no folclore italiano é uma bruxa que visita as crianças na noite da Epifania (6 de janeiro) e deixa balas e chocolates para as crianças que foram boas.

Ou pedaços de carvão para as crianças mal criadas rsrs.

carvão
Doces em formato de carvão (fonte: http://www.giallozafferano.it)

Segundo a tradição popular, em uma determinada noite bateram na porta da casa da Befana três personagens elegantemente vestidos: eram os reis magos, que iam ao encontro do menino Jesus.

Perguntaram então a senhora o caminho para Belém, solicitando então a ela que fosse junto com eles para ajudá-los a chegar ao destino mais rápido.

Sem poder sair no momento e mais tarde arrependida por isso, fez uma cesta com doces e começou a procurá-los.

Como também não sabia o local exato, parava nas casas pelo caminho oferecendo doces a cada criança que encontrava, na esperança que uma delas fosse o menino Jesus.

E desde aquela fria noite de inverno, nossa querida Befana continua incessantemente a sua busca, na noite entre os dias 5 e 6 de janeiro…

NÃO MISTURE AS BOLAS

O importante é não confundir a Befana com o Halloween

A Befana é uma tradição tipicamente italiana, e que antigamente era chamada de Festa da Família.

É uma festa tão, mas tão importante que é mais comemorada que o próprio Natal por estas bandas de cá.

As crianças brasileiras aguardam ansiosamente a visita do Papai Noel, descendo pelas chaminés (quais?) e colocando os presentes debaixo da árvore de Natal.

Já na Italia as crianças aguardam a visita da bruxinha, que deixa uma meia cheia de guloseimas, como essas da propaganda de jornal abaixo:

dia da befana

Pois é gente, um grande abraço a todos e a quem está aqui na Italia, bom feriado 😉

9 Comentários


  1. que legal, estamos na Italia e hoje mesmo vou contar essa história aos meus filhos

    Responder

  2. Me lembrou os tempos de criança… Grazie Mille!!!

    Responder

  3. Ciao Fabio.
    Este post me fez recordar minha infância…
    Em nossa família, sempre deixávamos meias no pé da cama no dia 05 de janeiro, e ao amanhecer do dia 06 elas estavam cheias de doces trazidos pela Befana.
    Só que meu irmão e eu éramos “espertos”, e numa noite trocamos nossas pequenas meias por enooormes meias de nylon da minha mãe, rsrssss….
    Imagine susto dos meus pais, para encher com doces aqueles meiões…
    A sorte é que meu pai tinha comprado um sacão de balas, kkkkk…..

    Responder

  4. muito bom.. adorei o post.. Obrigado por manter o blog Fabio. É muito importante para nós as informações que vc disponibiliza.

    Responder

  5. Oi Fábio,Já estou quase terminando de ler a sua saga, vc deveria compilar tudo em livro depois (rrsr). Estou a companhando seu blog e achei sua vida uma verdadeira e surpreendente história, a fora o serviço que vc presta à sociedade.Meu marido vai para Itália agora no primeiro bimestre de 2009, estamos um pouco apreenssivos com essa mudança em nossas vidas e esperamos que tudo corra bem. As informações que encontramos no seu blog estão sendo valiosíssimas.Um grande beijo e boa sorte.Déa

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.