Dica Importante sobre Pedido do Documento ao Comune

Artigo original escrito em 2 de setembro de 2007 e revisado em março de 2017

Mais um documento encontrado desta vez numa cidadezinha de Treviso chamada Breda di Piave!

E vocês não vão acreditar no que aconteceu…

A oficial do setor anagrafe foi pegar o livro que constava as informações do antenato da minha “cliente-amiga-do-blog” e lá tinha nada mais nada menos do que a cópia do pedido do documento ao comune, que a cliente tinha enviado há alguns meses

Eu perguntei então por que o comune não havia mandado para ela, já que tinham recebido o email.

Ela respondeu que tinha ordens para não mandar mais nenhum documento para a América do Sul.

E mais: estavam pensando em criar um serviço pago para o envio destes documentos.

Eu falei que isso era um absurdo e desde quando ela tinha recebido essa instrução?

Ela então chamou outra mulher, esta sim a responsável pelo setor do comune.

Bastante simpática, esta senhora explicou que não tinha mais como enviar documentos para o exterior.

Em seguida, ela pegou uma pasta tipo arquivo morto entupida de folhas com pedidos vindos do Brasil.

E ainda completou:

– As pessoas antes de terem certeza de onde o antenato nasceu saem mandando email para todos os comunes da provincia.

Isso faz com que percamos tempo respondendo a todos e com isso acaba-se a verba para aqueles que realmente sabem onde estão os documentos do antenato italiano.

E me disse a mesma coisa que outro oficial já havia me dito: tem poucas pessoas no comune, principalmente os pequenos e não da pra “perder tempo respondendo cartas e e-mails”.

Para eles isso é perda de tempo enquanto pra nós é a parte mais importante e valiosa do nosso processo!

Por isso queridos leitores, eu vou repetir aqui o que já escrevi há algum tempo:

Enviar email ou carta para todos os comunes é a pior forma de encontrar o local de nascimento do seu antenato.

Faça a pesquisa primeiro no Brasil, de trás pra frente: comece com sua certidão de nascimento.

Lá consta o nome dos seus pais e dos seus avós.

Depois pegue a certidão do seu pai, e nela você encontrará o nome dos seus avós e dos seus bisavós.

E assim por diante.

Pergunte aos mais velhos da família, que com certeza sempre tem algo a acrescentar nas buscas.

Pesquisa metodica é a melhor forma de encontrar os documentos.

Quero terminar este artigo compartilhando com vocês algumas fotos que fiz lá em Breda di Piave:

  • Juliano Rossi Machado

    Boa tarde, falei com a a commune. Me pediram para enviar uma carta para eles, com um envelope de retorno já selado. Alguém sabe como fazer isso ? Com a greve dos Correios não consegui informação deles.

  • Bruno Vinicius Galbiati

    Olá Fábio e pessoal.
    Estou com uma duvida que não encontrei no sagabook e em nenhum outro post (QUE SERIA INTERESSANTE SE VOCÊ PUDESSE ACRESCENTAR NO SAGABOOK), que é como enviar uma carta fisica para um orgão publico da Itália com taxas para emissão do documento, por exemplo, o Archivio di Stato di Como respondeu ao meu e-mail me dizendo que encontrou o registro militar (lista di Leva) do meu antenato, mas para que eles possam me enviar, eles querem que eu envie uma taxa de € 3,00 (euros) para eles. Minha duvida é o seguinte: como tenho que endereçar a carta para eles? Posso enviar moedas na carta? Pois a menor cédula de papel é de € 5,00.

  • Lucas Kilian Oliveira

    Olá.
    Tenho uma cópia do passaporte do meu antenato.Depois de muita pesquisa descobri que está escrito em “nato a”, em seu passaporte, Vitulano.
    Gostaria de ajuda para mandar um email para o comune pedindo suas certidões de nascimento e casamento.

    O que devo fazer?

  • Marcus Bowkunowicz

    Não achei esta informação em lugar NENHUM !!!

    A certidão do Antenato, quando emitida pelo comune e enviada pelo correio ao Brasil, tem validade ??? Preciso pedir uma mais recente, quando eu for para italia dar entrada no processo ?

    por Exemplo: o Commune de Castiglioni di Garfagnana, Lucca enviou um Extratto di nascita para mim em Agosto de 2003 … em 2018 vou dar entrada no processo. PRECISO PEDIR UM MESMO DOCUMENTO novamente para o comune, só para ter a data mais recente no documento do antenato ?? Os outros eu sei que é melhor estar dentro de 6 meses(recentes).

    A proposito…. eu era para ter ido junto com vc Fabio em 2007 para Italia… estávamos combinando juntos…. eu tive graves problemas familiares e só agora vou poder ir para dar entrada. Pretendo ir em Maio de 2018. Mas vejo seu sucesso ao longo desses 10 anos.. Pababens !!! Estou estudando na procura de uma boa assessoria. Grazie Mille.

  • Ferrari

    Bom dia Fábio,
    Como sabes, os processos no consulado do RS são extremamente lentos (situação esta que parece ter mudado recentemente), em função disso, fizemos a busca da certidão de nascimento de nosso antepassado italiano a 10 anos atrás, tenho este documento em mãos, porém, antes de apresentá-lo, gostaria de saber se necessito de uma certidão atualizada ou se posso utilizar esta, que já é bastante antiga.
    Obrigado e parabéns pelo incrível trabalho!

  • Rodrigo Azevedo

    Pessoal.. Alguém poderia me ajudar? Consegui a certidão italiana de meu bisavô e agora começou outra saga… Os acertos das certidões brasileiras via processo administrativo nos cartórios (erros de sobrenome e idade por exemplo). São 11 ao todo. Consegui depois de 76 dias acertar a primeira. Agora, infelizmente as outras certidões estão em outros cartórios e agora o representante do cartório seguinte insinuou que minha certidão italiana é falsificada e que não tem nenhuma forma dele saber se ela é de fato verdadeira. Como posso fazer para provar para este burocrata que o documento italiano é de fato oficial? Por favor me ajudem! Uma ideia será muito bem-vinda! (detalhe: minha certidão italiana esta em formato internacional – várias linguas – e apresentei em conjunto com a mesma, a tradução juramentada, inclusive com reconhecimento de firma do tradutor).

  • Luiz Marchesini

    Oi pessoal gostaria de dizer que acabei de terminar o excelente curso de formação profissional em busca de documentos italianos ministrados pelo Fabio, com mestria, em que ele praticamente nos ensinou tudo, nos tornando aptos a iniciar este trabalho profissionalmente. Em agosto estarei indo para a Itália para buscar documentos no norte da Itália para os meus primeiros clientes. Caso alguém se interesse também, que eu busque documentos para dar início ao processo de cidadania italiana, me coloco á disposição. luizmarchesini@gmail.com Grazie. E obrigado Fábio pela excelente oportunidade de formação durante estes meses todos em nosso curso. Arrivederci!

  • Debora dalcin

    Fabio te mandei um email sobre esse assunto ,comune respondeu negativamente !!!
    como preceder ???
    Grata desde ja

  • Arlei Breda

    Oi Fabio , tudo bem esto buscando os documentos aqui no brasil , pelo q entendi tenho que buscar todos da arvore familiar desde meu antenato, mesmo tendo ja varios da familia q conseguirao a cidadania.

  • Mauri Palma

    Oi Fábio. Tudo bem? Meus parabéns pela iniciativa, pois vc está ajudando muitas pessoas, inclusive eu. Eu preciso pedir ao comune Sesto San Giovanni (Milano) uma cópia atualizada do meu “ESTRATTO PER RIASSUNTO DELL’ATTO DI MATRIMONIO para que eu possa requer a naturalização italiana para a minha esposa. Vc teria um modelo de carta para este fim? Por outro lado, será que esta comune enviaria o documento ou seria melhor retirá-lo diretamente na comune? Desde já muito obrigado, Mauri

  • Claudia Jorqueira

    Olá Fabio, Já tiramos o passaporte italiano de nossa filha, meu marido atualizou o estado civil para casado e o processo foi feito pela comune de Camisano Vicentino. Estamos pedindo a eles agora o “ESTRATTO PER RIASSUNTO DELL’ATTO DI MATRIMONIO para que eu como esposa possa requer a naturalização italiana. Entretanto ao ler seu post que não estão enviando mais documentos para América do Sul fiquei preocupada….. Ficaremos no limbo então? Temos um tio que mora em Camisano seria mais eficiente pedir a ele que solicite o Estratto ?Desde já obrigada, Claudia.

  • Karina Bezerra

    Oi Fábio.fiz todo o processo de cidadania conforme você instruiu só que errei ao digitar a naturalização no antecedente criminal e recebi um recado deles para corrigir mas agora que tenho o documento corrigido não sei como envia lo dentro do site .nao estou conseguindo e não achei nenhuma aula sua sobre isso.nao posso cancelar a demanda porque se não vai vencer os outros documentos que eles já haviam aceito

  • Amanda Hawk

    Oi Fabio! Me chamo Amanda, prazer! Desde 2015 acompanho seu canal no youtube, sou bisneta de português e trisneta de italiano. De meados 2015 a janeiro/2017 desisti de tirar minha cidadania portuguesa, pq minha avó não permitiu a atribuição. Então (brasileiro que não desiste nunca, rs) estou a 1 mês reestudando as questões da cidadania italiana. Graças a você com tua saga e dicas, clareou minha cabeça! Mt Obg!
    Você poderia tirar uma dúvida? (se estiver ao seu alcance). Bom, meu antenato se chamava “Elviro Ernesto Martignoni”. Porém, nas outras certidões (nascimento, casamento e óbito do meu bisnonno Luiz, filho do Elviro) Só consta “Elviro Martignoni”.
    Seria preciso retificar as certidões ou seria como um caso de variação?
    Pois busquei as duas variações do nome para a CNN, e ambas deram negativas. Muito obrigada, desculpe atrapalhar! Abraço!!

  • myrna torres

    Boa noite, adorei o site! Parabéns!
    Tenho duvida qto o que significa codice pratica”. preciso preencher este item no processo para a naturalização por casamento e também gostaria de saber como obter a “certidão de transcrição do matrimonio”? grata Myrna Torres

  • Rodrigo Strafacci

    Alguém conseguiu descobrir o que seria a tal busta affrancata aqui no Brasil?

    • Alda Regina

      Significa um envelope em branco com selo que vc deverá encaminhar ao comune, assim servindo para despachar o seu documento da Itália.

      • Sandra Choi Marchesano

        E onde compro os selos italianos? Essa é uma dúvida frequente em vários blogs que tratam sobre cidadania italiana. Se puder indicar o caminho vai ajudar muita gente!

        • Michelle Prioli Miranda Soares

          Por favor, estou na mesma situação. Acabo de receber um email da comune solicitando o envio da tal busta affrancata, como faço? Alguém tem mais informações?

  • Camila Santini

    ola tenho duvidas primeira: preciso apostilar tanto a certidão original e tem a tradução, não serve apenas o carimbo na certidão original de apostille, e o certificado na tradução???
    segunda duvida: a certidão de nascimento do meu tataravô esta na paroquia e não na comune posso ligar e solicitar ( falo italiano ) ?
    meus documentos sao expedidos no RS posso apostilar e traduzir em são paulo??

  • Paula Bispo

    Boa Tarde! Gostaria de tirar uma duvida?
    Quem tem passagem criminal e já foi reabilitado pode ou consegue tirar a cidadania?
    por favor me ajude!

  • Rafael Pansini

    Fábio,
    Meu antenato casou-se ainda na Itália, preciso de sua certidão de casamento? Coso positivo, como a consigo?

    Att.
    Rafael Pansini

  • Diego Ferrari

    Boa Noite Fabio, cheguei ate a parte da lista de leva, mas meu antenato era de Catanzaro, Calabria, mas no site eu não consigo encontrar essa lista de leva creio que não tem conforme vc falou no video que so alguns sites tem essa lista, e tenho outra dúvida, eu entrei no site da imigração achei quatro italianos com o nome do meu trisavó, um deles o nome da esposa bate, seria Maria, mais o nomes dos filhos não, tem a possibilidade de quando ele imigrou para cá pro Brasil, ele tenho trocado os primeiros nomes dos filhos ?

  • Fabio Magalhães Bullara

    Boa noite Fábio, tudo bom? A certidão de casamento, caso o Antenato tenha casado na Itália, segue o mesmo procedimento de solicitação? Solicito os dois juntos, no mesmo e-mail? Grato

  • André M. Ribeiro

    Olá Fábio. Estou acompanhando seus vídeos no youtube e já baixei o sagabook, mas ainda tenho algumas dúvidas e preciso de ajuda.
    Gostaria de saber primeiramente se eu consigo ter acesso ao processo que o primo do meu pai fez na cidade de Pordenone para tirar a cidadania dele. Pois se eu conseguir, economizo MUITO e fica bem mais rápido e fácil pra mim. O primo do meu pai foi o primeiro da família a tirar e ele fez tudo pelo Brasil, mas segundo ele os documentos estão todos em Pordenone.
    Obrigado.
    andremr84@hotmail.com

  • Fabiano Oliveira

    Olá Fabio preciso de um documento de meu antenato ai da itália gostaria de saber se você faz este serviço pra mim . Se sim deixo o meu email para contato
    Iopfabiano@hotmail.com
    Obrigado !

  • Walmir filho dominguito de lim

    Boa tarde.
    Já consegui as certidões do meu bisavô e o lugar que ele nasceu, queria sua consultoria para viabilizar minha cidadania italiana.
    Como faço?
    Aguardo contato.

  • Robson

    Olá Fabio, em relação as certidões em inteiro teor sãos apenas as de nascimento ou casamento e óbito também existem em formato inteiro teor.

    Obrigado + uma vez!

  • Moacir Bravi Junior

    Olá, Fabio! Tudo bem? Já tenho a cidadania italiana desde 2014 e sigo há mais de um ano as suas matérias, inclusive comprei o Guia Prático da Vida na Itália (2ª edição) e recebo todos os seus e-mails. A minha esposa deu entrada há mais de dois anos na cidadania por matrimônio aqui em São Paulo e agora já entrou na fase final do processo. Solicitei ao meu comune uma certidão atualizada do nosso casamento e descobri que há um erro feito pelo comune no registro (colocaram a cidade errada, está na certidão que minha esposa é de Rio Claro, mas o correto é São Paulo). Recebi a nova certidão com esse erro, mas toda a documentação do meu processo (de 2014) foi enviado com as informações corretas. Estou com medo que isso dê algum problema e precisarei que alguém vá até o meu comune verificar o que aconteceu e solicitar uma nova certidão para mim com a cidade natal da minha esposa correta. Por favor, entre em contato comigo pois preciso saber se você faz esse serviço e quanto custa. Muito obrigado desde já e ficarei no aguardo da sua resposta. Abraços.

  • Lucas Cosimatti

    Fábio !

    Preciso da sua consultoria pra busca de certidão de nascimento do antenato…….

    Att

  • Vania

    Fábio sempre muito importante e atual o assunto acima!!
    Estou escrevendo “aqui” sobre o vídeo JORNADA .. porque lá pede a o Facebook e não tenho rsrs

    Vídeo expontâneo, gostoso de assistir e muito útil, como todos !!
    Acompanho do início a “Minha Saga”, e já precisei dos seus serviços na busca de documentos. Trabalho que foi rápido e com preço justo!
    Já o tanto de dúvidas que no decorrer de anos vc exclareceu.. é impagável!
    Viver aí é um plano, que se torna viável, graças as suas dicas, livros etc! E se ainda ajudar pessoas.. então será perfeito!
    Abraço.

  • Luiz Henrique

    Grazie Mille ! Suas dicas são muito importantes. Acompanho seu canal a muito tempo, e me fez encontrar praticamente todas as certidoes. A unica que falto é a de nascimento, gostaria de saber se pode me ajudar com alguma dica: Ele nasceu aproximadamente em 1894, e veio ao Brasil em 1897 (através do Vapor Washington). Em sua certidão de casamento consta que é nascido em “Aquilea”, na de óbito diz “Natural deste estado”, na certidão de nascimento do seu filho (brasileiro), diz “Natural de provincia Aquila, ITALIA-ET.” Já mandei email para o comune de Aquileia, que fica no extremo norte da Italia, e mandei para o comune de L’Aquila, no centro, porém me responderam informando que não acharam. Você teria alguma dica para me dar? Desde já fico muito agradecido.

  • Carla Gasparetto

    Fábio, acompanho seus vídeos diariamente, e são sempre muito bons. Eu tenho uma dúvida referente a pasta familiar… Meu tio obteve a o reconhecimento da cidadania pelo consulado de Porto Alegre em 2004, senão me engano. Eu vou pra Itália tirar a minha…. Já reuni todos os documentos, até o do meu antenato. A minha pergunta é a seguinte, o fato dele ser reconhecido influencia no meu processo? Não tenho o documento dele original, mas uma versão digitalizada.

    • Joana Delfino

      Olá Carla! Não interfere em seu processo o reconhecimento da cidadania de seu tio.Fique tranquila e boa sorte!

  • luca de santis

    Muuuuito bom o texto.. Escrito dessa forma deu ainda mais vontade de ler até o fim. Muito bem explicado. Melhor do que algumas “receitas de bolo” de cidadania que às vezes vemos por aí. Não querendo desmerecer os outros, mas é que assim ficou muito bom. Meus parabéns pelo site.

    Gente, peço mil desculpas de estar comentando um assunto meio fora do foco, mas é que, como o post é o mais recente, tenho mais chances de ser respondidos. Pois bem. Já sou cidadão, morei inclusive um ano na Itália lá pelo 2008. Voltei pro Brasil em 2009 e só esse ano de 2017 fui me inscrever no AIRE e aproveitei para atualizar meu estado civil para casado (casei há 2 anos) Sei que fiz errado, mas juro que só vim saber que era necessário a incrição no final do ano passado.Eu nem sabia o que era aire até pq quem se encarregou do meu processo de cidadania não fui eu. Estou tirando agora o meu Passaporte. Sim… isso foi realmente culpa minha. Há tanto tempo já tenho a cidadania e nunca tirei o passaporte italiano. E nem o codice fiscale. =(

    Pergunta número 1: A história do Aire em atraso pode me dar problemas?
    Pergunta número 2: Quando eu chegar na italia, meu tempo de casamento vai começar do zero? É que como já tenho 2 anos de casado, queria pedir cidadania para a minha esposa quando completassem os 3 anos. Inicialmente já vamos pedir o permesso di soggiorno, claro.
    Pergunta 3: A italia seria uma entrada para a União Européia, pois nosso foco seria a espanha. Alguém já fez isso, de levar o conjuge para outro país que não fosse a itália?

    Muito agradecido! Peço desculpas pelo textão, mas é que já liguei para o Vice-consulado, mas nunca atendem e é beeeem longe da minha casa e essas dúvidas vieram após fazer o meu aire.

  • Caio Graco

    Obrigado!

  • João Francisco Demartini da Si

    Olá Fabio.
    Primeiramente quero te parabenizar pela sua seriedade e dedicação em tratar com algo tão importante que é o SONHO de uma pessoa. Acompanho o seu trabalho a algum tempo e estou na lista de e-mail aguardando ansiosamente pelo dia 20.03.17, a próxima segunda-feira, para saber mais sobre o seu novo projeto.
    Tenho uma dúvida com relação a certidão de nascimento do meu antenato italiano.
    Verifiquei que o sobrenome da mãe dele esta diferente do que na certidão de casamento dele aqui no Brasil.
    O nome e sobrenome do pai esta devidamente correto e é na linhagem do pai que iremos requerer.
    Será que terei que retificar a certidão de casamento pelo fato do sobrenome da mãe no documento italiano estar Ramini Chiara e aqui no Brasil consta Chiara Romineire ?
    Tenho um primo que esta fora do Brasil que já adquiriu a duplacidadania da mesma linhagem do pai e que não teve a necessidade de retificar a certidão, pois se tivesse retificado já estaria averbado no cartório aqui no Brasil. Não é mesmo?
    Outra dúvida é a que a CNN que emiti foi com o sobrenome da mãe, como está na certidão de casamento aqui no Brasil (Romineire) e não como a certidão de nascimento da Itália (Ramini). Será que fiz certo?
    Desde já agradeço a sua cordialidade.

  • Felipe Modenese Mazzola

    Olá Fabio Barbiero. Seu site tem muitas informações interessantes para orientação. Gostei demais. Parabéns por ajudar os descendentes de italianos.

    Como faço para solicitar a sua assessoria para buscar a certidão de nascimento do meu bisavô italiano?

    Grato.

    Aguardo retorno.

  • Ana Clara

    Fabio. eu tenho uma retificação onde eu pedi para retificar a naturalidade do meu antenato. na certidão estava Jose natural deste estado. e a moça do cartório pediu a retificação do nome além da naturalidade. e então ficou giuseppe natural de treviso. tem algum problema? O

    • Olá Ana se as informações estiverem corretas, nenhum problema!

  • Ana Claudia Ribeiro Silva

    Olá Fábio, tudo bem? Esta postagem me deixa um pouco apreensiva, pois, meu antenato veio desta comune, Breda di Piave. Achei a informação na certidão de óbito dele. E agora, como posso fazer para conseguir a certidão de nascimento dele?
    Espero que quando eu enviar meu pedido este seja atendido!
    Se puder me dar uma dica de como ser bem específica no pedido, ou se posso enviar algum documento que comprove a eles que meu antenato realmente saiu desta comune, ficarei eternamente agradecida!
    E desde já agradeço pelo blog, sanou várias das minhas dúvidas sobre como iniciar o processo para obtenção da cidadania italiana.

  • Juliana Bittencourt

    Ola Fabio td bem? Seu livro e seu site tem me ajudado muito, obrigada, Saberia me dizer se o comune de Veronella em Verona envia documento para o exterior? Sua empresa faz esse serviço se eu precisar solicitar la e enviar para mim? qual o custo desse serviço?

    • Olá Juliana tudo bem? Eu ensino a fazer isso gratuitamente no Sagabook ok? Abraços

      • Allan

        Fábio bom dia.

        Estou solicitando o sagabook e ele informa que demora alguns minutos para mandar o Link, mas até agora nada. Demora mais do que 3 horas para chegar? Abraços

  • Daniel Clásen

    Olá Fábio! Muito obrigado por todas as dicas! Temos um dúvida e ficamos grato de puder ajudar: apesar de seus conselhos, vou junto com minha namorada para Itália (só ela tem direito ao reconhecimento). No momento do pedido da inscrição anagráfica será melhor informar que nós dois residimos no imóvel ou somente ela? Obrigado!

  • Eduarda Maria Zanetti

    Olá Fábio. Aproveitando o momento, eu gostaria de agradecer por tantas informações e ajuda prestadas através do Sagabook e postagens.

    Estou super em dúvida, poderias me ajudar?
    Estou tentando obter a certidão de Nascita do meu antenato, eu entrei em contato há alguns meses atrás através do e-mail que estava site oficial do comune di Miane – Provincia de Treviso, mas até então nenhuma resposta. Já enviei o e-mail de confirmação também, como sugere o Sagabook.

    Já tenho todos os documentos, exceto a certidão de Nascita do meu antenato (só tenho uma copia scaniada dela que obtive através de outros familiares que conseguiram a cidadania anos atrás).

    O que é possível eu fazer? Eu não falo italiano.
    Você acha válido contratar uma empresa só para solicitar essa certidão na Itália?

    Muito obrigada.

    • Eduardo Piton

      Estou com o mesmo problema dela, tenho apenas a copia da certidão de Nascita do antenato, já mandei há alguns meses o e-mail conforme você ensina no Sagabook para a Comune di Cessalto – Provincia de Treviso!

      Tenho um aplicativo que mostra o dia e quantas vezes eles visualizam o e-mail e eles visualizaram meu e-mail 12 vezes num período de três meses mas não responderam nada, mandei outro e-mail de confirmação a responsável pelo Ufficio di Stato Civile a senhora Dott.ssa Giulia D’Este, mesmo processo olharam algumas vezes e nada de me enviarem a certidão de nascimento!

      O que é possível eu fazer?

    • Eduardo Piton

      Estou com o mesmo problema dela, tenho apenas a copia da certidão de Nascita do antenato, já mandei há alguns meses o e-mail conforme você ensina no Sagabook para a Comune di Cessalto – Provincia de Treviso!

      Tenho um aplicativo que mostra o dia e quantas vezes eles visualizam o e-mail e eles visualizaram meu e-mail 12 vezes num período de três meses mas não responderam nada, mandei outro e-mail de confirmação a responsável pelo Ufficio di Stato Civile a senhora Dott.ssa Giulia D’Este, mesmo processo olharam algumas vezes e nada de me enviarem a certidão de nascimento!

      O que é possível eu fazer?

  • Maitê Thomaz

    Olá, Fábio! Primeiramente gostaria de dizer que sou sua fã! Muito obrigada por dedicar tempo para fazer tantos vídeos com excelente qualidade.
    Tenho uma dúvida, poderia me ajudar?
    Pretendo viajar em breve para a Itália com a minha mãe que também fará o processo, temos o mesmo antenato. Preciso de duas vias de cada documento? Ou o processo pode ser feito junto?
    Muito obrigada!

    • Olá Maitê muuuito obrigado pelo carinho 🙂

      Neste caso geralmente não, somente comunes cujo oficial quer dificultar as coisas não aceita o mesmo jogo de documentos para ambos os requerentes, se você já sabe onde vai realizar o seu processo, entre em contato com o oficial e peça que ele faça a análise dos seus documentos, ok? Abraços

      • Maitê Thomaz

        Ok! Muito obrigada 🙂

  • Giovanna

    No meu caso, meu bisavô era italiano, pra eu conseguir o documento de cidadania italiana, minhas gerações anteriores também precisariam? Como pai e avô.

    • Maitê Thomaz

      Não. Você só precisa provar, apresentando os devidos documentos do seu pai e avô, que você descende do seu bisavô.
      Ou seja, vc vai apresentar as certidões do seu avô e pai, mas issso não quer dizer que você vai transformá-los em italianos 😉

  • Quack Print

    Tudo bem com você, Fábio?
    Sou registrado no AIRE no Consulado de São Paulo, mas não queria mais ter que lidar com eles.
    Eu posso renovar meu passaporte em qualquer lugar do mundo, ou só aqui mesmo?

    • Iris Almeida

      Eu renovei o meu na embaixada de Milano.

  • Ana Luiza Mattos

    Olá Fábio, tudo bem? Estou morando na Itália e buscando a certidadao do meu antenato, até agora só consegui a informação que nasceu na província de Lucca, fiz as buscas por lá e não deu em nada, qual seria sua sugestão para encontrar? Com todas as certidões que tenho dele, também dos irmãos o mais proximo que cheguei foi a província mesmo…

  • Aline Marquezin

    Oi, Fábio, como vai? Estou lendo o Sagabook e ele tem me ajudado bastante. Por sorte eu já sei que meu antenato nasceu em Montebelluna na Província de Treviso, no entanto estou com um certa dificuldade de conseguir o contato da paróquia. Eu consegui o contato da diocese di Treviso, mas acredito que eu tenha que fazer contato direto com a parrocchia, certo? Se for isso mesmo, é aí que estou tendo dificuldade, será que tu pode de dar uma orientação?! Ah outra coisa, queria saber como posso fazer para receber um orçamento dos serviços que tu oferece. Abraço 😉

  • Luiz Felipe M. Clementino

    Olá Fabio, tudo bom? Estou com uma dúvida bem específica. Já li o Sagabook, já procurei na internet e fui ao comite dos italianos no consulado e mesmo assim não consegui sanar essa dúvida. Meu antenato italiano veio ao Brasil, se casou aqui, e voltou para a Itália. Lá a esposa e minha ascendente faleceu. Alguns anos após ele se casou novamente na Itália. E esse segundo casamento está aparecendo como anotação na certidão de nascimento dele. Assim, que documentos preciso apresentar? Li em um site que precisa da certidão do 1o casamento, certidão de óbito da primeira esposa e documento de casamento com a segunda. Seria isso ?

  • Renato Carlos Pavanelli

    Olá Fábio. Boa tarde aqui / boa noite ai.
    Poderia por favor, descrever os detalhes e benefícios de busca de documentos na Itália (quando a busca for para homens), fazendo a tal buscas em setores das forças armadas, pois, parece-me que também é lugar apropriado tratando-se das forças armadas, onde, o serviço militar conserva o registro / nomes das pessoas.

    Obrigado.
    Abraço.
    Renato.

  • Cris Manzolli

    Oi Fábio.. podias dar uma dica de como apostilar os documentos do antenato aí na Itália. Pois para fazer as retificações de documentos aqui, o cartório me pediu um documento atualizado e apostilado. E só posso apostilar um documento no país de origem do mesmo. Como faço isso?

  • Hellison Pozzel

    Ola Fabio, muito obrigado pelas informações. ótimo post, gostaria de lhe fazer uma pergunta e se puder me ajudar, o meu comune respondeu para mim e relatou que para o oficial me enviar a certidão original ele exige que seje enviado o pedido em um envelope pré-franqueado, “dovete inviarmi una Busta pre – affrancata CON IL VOSTRO INDIRIZZO”, fui no correio da minha cidade e a atendente me informou nunca ter ouvido falar desse meio de envio, e portanto desconhece tal meio, em pesquisa na internet encontrei uma tal de Carta Mundial – 20g – Envelope Pré-franqueada, seria esse meio de envio ? desde já muito obrigado. Grande abraço.

    • Ricardo Fontana Almeida

      Olá Hellison, estou na mesma situação.

      • Hellison Pozzel

        Bom dia Ricardo, tudo bom ? que complicado né, eu ja mandei uns 300 emails, e umas duas cartas pra minha comune, o máximo que o oficial fez foi mandar um scanner da certidão, mas a original ele só vai me mandar com esse envelope pré-franqueado, eu vou novamente hj no correio e tentar falar com uma pessoa que possa me ajudar nisso e te dou um retorno, se não resolver vou mandar esse que vi no site do correio, só não consigo colocar o link aqui pois é bloqueado, mas está como: carta mundial – envelope pré-franqueado, abração.

        • Ricardo Fontana Almeida

          Oi….agradeço muito….eu tb continuo na pesquisa e se tiver qualquer novidade lhe aviso. Abraço

        • Priscila Sanches

          Olá! Estou com o mesmo problema. Deu certo?

    • Julio Cesar Bremenkamp

      Estou com o mesmo problema! Procurei esse serviço na internet, e li sobre essa Carta Mundial, só fazem esse serviço nas agências filatélicas dos Correios, porém quando fui à Agência, disseram que o serviço estava suspenso por tempo indeterminado. Acho que vou procurar alguém na Itália que possa fazer esse envio para mim, não consigo pensar em outra alternativa.

  • Eddie Lilian Pelliciari Veríss

    Bom dia Fabio, estou tentando fazer o cadastro no Liste di Leva em Rovigo e depois de tudo pronto não recebi o e-mail e se cadastro de novo diz que ja estou cadastrada, se peço nova senha, diz que manda para o e-mail e nunca recebo. Vc saberia dizer porque isso acontece? Precisava consultar pois não sei exatamente onde meu bisavô nasceu.

    • Rogerio Scarazzatto

      Oi Eddie!!!
      O que é este cadastro no Liste di Leva em Rovigo? Meu antenato, pelo que tudo indica, é de Rovigo.

      • Eddie Lilian Pelliciari Veríss

        Oi Rogerio, no sagabook pagina 22 o Fabio explica e ja tem ate o link de como entrar na comune e achar essa liste e fazer o cadastro, mas não consigo

      • Eddie Lilian Pelliciari Veríss

        Rogerio, tem um video no YouTube do Fabio, comi conseguir o documento do meu antenato, aula 2 que mostra direitinho comi entra neste site

        • Rogerio Scarazzatto

          Obrigado Eddie, mais tarde vou dar uma olhada.

          • Eddie Lilian Pelliciari Veríss

            Se vc conseguir fazer o cadastro me ensina ta.

          • Rogerio Scarazzatto

            Pode deixar.

    • Olá Eddie provavelmente é um problema no seu email, veja se não está indo parar na caixa de SPAM ou na aba “promoções” do Gmail – se utiliza Hotmail pode ser um complicador, pois ele é péssimo no gerenciamento de emails, ok?

      • Eddie Lilian Pelliciari Veríss

        É hotmail mesmo. Vou abrir outro e tentar. Obrigada

      • Eddie Lilian Pelliciari Veríss

        Fabio, deu certo achei meu antenato em Castelmassa porem o cartorio so tem registros a partir de1871 , pediram para procurar paroquia, mas não tem e-mail, e bem nome do paroco. Mesmo assim devo mandar uma carta? Sera que consigo a certidão de batismo?

      • Eddie Lilian Pelliciari Veríss

        Fabio, boa tarde.
        Tive uma informação q algumas igrejas perderam seus registro num terremoto. Se isso aconteceu, so me resta certidão de casamento. É o mesmo procedimento para pedir que a certidão de nascimento?
        Obrigada

        • Rafael Aguiar

          oi Eddie vc consegiu resolver seu problema, meu caso o padre da igreja disse que a certidão de nascimento de meu antenato se perderam na 1 Gerra Mundial, não sei mais o que fazer

          • Eddie Lilian Pelliciari Veríss

            Oi Rafael, ainda não consegui nenhuma informação da igreja de la, estou aguardando. Assim q souber te aviso. Uma pessoa disse que sem a certidão de nascimento ou de batismo eu não consigo a cidadania, sera que isso é verdade?? Não tenho essa informação

  • Marli Aparecida Ribeiro

    Olá Fábio Bom dia , estou procurando por Certidao de nascimento e casamento de meu Bisavo , porem no óbto dele ( unico documento que tenho aqui no Brasil ) consta que ele era da Provincia de Lecco. Diante disso não sei em qual comune posso procurar? pode me ajudar ou me dar algumas dicas? Fico muito grata.

  • Camille Sorrentino

    Olá Fábio, em outubro do ano passado enviei e-mail para a comune de Pisciotta e San Giovanni, origem dos meus antenatos paternos e maternos, solicitando as certidões de nascimento e casamento deles. Para facilitar o trabalho deles, ainda acrescentei as fotos das próprias certidões(antigas).
    Entretanto, não me deram retorno algum. Vc teria alguma outra dica a respeito desses comunes? O que devo fazer? Mandar novos e-mails ou tentar carta?

  • Rafael Rui

    Show!

  • Nega Gimenes

    Olá Fábio, sou nova nessa jornada e a Cris da Itália me falou de vc. Descobri que meu bisa Pietro pagliarini veio de rovigo, mas não consegui encontrar os dados, tem hipóteses de ser em igrejas??? Ou contínuo procurando em cidades de rovigo
    Tira essa duvida por favor

  • Rogerio Scarazzatto

    Olá Fábio!!!

    Encaminhei em junho do ano passado um e-mail a Comune de Rovigo, em agosto pedi a confirmação de recebimento e não consegui obter a resposta deles.
    De acordo com a pesquisa no Brasil, a respeito do meu bisavô, ele nasceu em Rovigo, assim como mostra a certidão de óbito.
    Não sei o que fazer. Como poderia proceder? Talvez se encaixe nestas condições que você apresentou neste artigo.
    Grato e parabéns pelas publicações.

    • Nega Gimenes

      Oi Rogério tbm estou tentando em rovigo mas com sobre nome pagliarini, ta difícil rs

      • Rogerio Scarazzatto

        Oi!!!!
        Realmente tá difícil, achei que fosse ser mais fácil.
        Eu ainda tenho a dificuldade do meu sobrenome, aqui no Brasil temos 4 variações para escrever:
        Scarazzatto, Scarazzato, Scarazzatti, Scarassati
        A certidão de óbito indica que ele nasceu em Rovigo, mas realmente pode acontecer de ter nascido em outras cidades daquela região.
        Vamos ver no que dá.

  • Daniel Urio

    Olá, Fabio.
    Estou tentando obter a certidão de nascimento do meu antenato que está no comune di Paese, mas eles só aceitam email PEC. Para mandar o email certificado como eles pedem tenho que ter o codice fiscale, o que já tentei fazer aqui nos consulados mas eles não fazem para cidadões que não são italianos.
    Enviei uma carta fazendo a solicitação, mas temo que aconteça como você relatou, eles recebem a carta e ignoram.
    =/

  • Javã de Carvalho

    Bom dia, Fábio. Parabéns pelo conteúdo. Meu registro de certidão de casamento é na Comune de Roma. Será que eles me enviam apenas com uma solicitação por email? Eu havia lido em algum lugar no songbook sobre esse formulário ano passado, mas agora tem esse seu post sobre o cancelamento dos envios. Como proceder? abs.

    • Olá Javã no próprio site de Roma constam as informações sobre o pedido de documentos e o envio para o exterior, dá uma olhadinha lá, ok?

  • Alexandre Aparecido Alves

    Bom Dia … Fabio .. Estou a procura dos documentos referente ao meu tataravô italiano … os documentos referente aos meus antepassados do Brasil já estão todos em mão … já os documentos referente ao meu antepassado Italiano ainda não paguei para uma possível busca … encontrei aqui no brasil muitos documentos na qual fala o nome a idade a província e até mesmo o local na qual se instalaram apos a chegada no Brasil … gostaria de saber o valor que você cobra para fazer a busca e envio destes documentos para o brasil…. Obrigado.

    • Olá Alexandre no momento não estamos aceitando novos pedidos, porém eu ensino a conseguir o documento gratuitamente no Sagabook, ok? Em todo caso, se você é inscrito para receber os meus emails aqui na Minha Saga fique ligado por lá, pois vou revelar uma novidade que está saindo do forno 🙂

  • Adriana

    Ola Fabio, tudo bem?
    Longe de mim querer justificar e defender quem faz esse tipo de coisa, mas no Brasil, vc sabe disso, há mtas mudanças de nomes e nestes casos fazer essa pesquisa de tras pra frente não funciona e foi meu caso. So consegui ter a certeza do comune qdo de repente recebi uma “propaganda” de uma associação de imigrantes do Vêneto…mas foi pura sorte ou o q costumo dizer é q o universo conspirou a meu favor. Abraços e parabéns pelo otimo trabalho.

  • Eduardo Zuquieri

    Ola, Fabio. Todas certiodoes que encontrei apenas diz natural da italia e todos que poderia informar ja faleceram, como achar certidoes na italia neste caso ?

    Obrigado

    • Olá Eduardo você já baixou o manual Sagabook? Lá eu explico com detalhes como fazer isso, ok? Abraços

    • Adriana

      Olá Eduardo, vc pode pesquisar nos museus de imigrantes, não sei de onde vc é, mas existem museus q fornecem essas informações. Mas se vc souber de qual região seu antenato veio, pode procurar também nos sites dessa região o “Archivio de Leva” que é onde constam alguns registros masculinos, nao lembro de ter visto mulheres neste site, deve ser algo para o exército italiano. Espero ter ajudado. Abraço

  • Alef Adiglerdan Bezerra

    Não concordo, pois quando esgotadas todas as fontes de informação no Brasil e lhe restar somente uma noção aproximada da província, enviar email pra todas as comunes é a única forma de encontrar por conta própria sem ser roubado por assessores que hoje chegam a cobrar um absurdo de R$2000 pra encontrar uma certidão.

  • Andre

    Ola Fabio como esta, muito legal seu blog esta de parabens, como posso posso contratar seus serviço ou fazer um orçamento.Meus antenatos são casado San Pietro, Santa Maria di Feletto, grato

  • Catia

    Olá Fábio,

    Tenho uma duvida…qual é a diferença entre Posta Raccomandata e uma
    Postapriority Internazionale?

    Obrigada

  • Gabriel Vinícius

    Meu tataravô nasceu em Mariano al Brembo,em 1886, por favor pode me ajudar a quem solícito a certidão de nascimento já que a mesma não existe mais,obrigado

    • Fabio Barbiero

      Olá Gabriel

      Solicite o documento ao comune de Dalmine. Abraços

      • Gabriel Vinícius

        Obrigado Fábio! Abraços.